Política

Vitória de Joe Biden não foi a que democratas esperavam

Joe Biden será o 46º presidente dos Estados Unidos — e, após o governo Donald Trump, isto faz diferença. Muita diferença. Mas a eleição não foi a que seu Partido Democrata esperava. A expectativa era de que os americanos lhes entregariam, além da Casa Branca, folgada maioria na Câmara e comando do Senado. A vantagem na Câmara se manteve, mas apertou. E embora a maioria republicana no Senado tenha diminuído, pelos números que chegaram até aqui, o partido de Donald Trump tem mais chances de liderar a Casa. Presidente, Biden pode ter parte do Congresso na oposição.

Mas Joe Biden venceu e, como havia lembrado em um breve discurso na quarta-feira, fez de Trump o quarto presidente do pós-guerra para cá que tentou a reeleição e não conseguiu. É muito raro que algo assim aconteça. Biden também teve a maior votação que um candidato à Casa Branca jamais recebeu. Isto diz muito. Apenas Franklin Delano Roosevelt conseguiu proporção dos votos contra um presidente no cargo maior, no século XX. Estamos falando do homem que enfrentou a Depressão e venceu a Grande Guerra. Os americanos se esforçaram para colocar Joe Biden no comando do país. Deixaram muito claro que desejavam punir o comportamento de Donald Trump na Presidência. E também não é pouco que uma mulher, a senadora Kamala Harris, chegue à vice-presidência e, portanto, com potencial de se lançar talvez já no próximo ciclo à Casa Branca. Afinal, o novo mandatário terá 81 anos em 2024.

O problema para Biden é que, se Trump foi punido, o Partido Republicano que viabilizou seu tipo de política não foi. De fato, os eleitores compareceram às urnas em número recorde. Só que, diferentemente do que se esperava, não foi só para votar em candidatos democratas. Aumentou, por exemplo, o número de deputados federais republicanos. Aliás — de deputadas. Pelo menos dez parlamentares republicanas foram eleitas. Os democratas gastaram dezenas de milhões de dólares em cada uma de seis candidaturas para o Senado na qual depositaram esperanças — em pelo menos uma delas, na Carolina do Sul, foram mais de US$ 100 milhões. Só converteram duas destas.

Há também alguns sinais demográficos importantes. Segundo uma pesquisa encomendada pelo consórcio de jornais, desde Richard Nixon um candidato republicano à presidência não tinha tantos votos de não-brancos quanto Donald Trump, em 2020. Um quarto dos eleitores não-brancos votou nele, incluindo um terço dos latinos, que são a maior minoria do país. Não são, portanto, apenas os cubanos e venezuelanos e seus descendentes. Num país cada vez mais diverso, foi a guinada reacionária de Donald Trump que permitiu aos republicanos encontrar um voto latino de direita. Além disto, 18% dos homens negros votaram em Trump. Em 2016, foram13%. Ele ampliou a base como nunca. São ganhos muito relevantes. O partido precisa deste voto não-branco. Ao deixar a linha liberal-conservadora de Ronald Reagan para atacar os ritos democráticos tratando adversários qual inimigos, Trump encontrou um caminho que os republicanos sem Trump não vão largar.

Nos resultados da eleição, não há qualquer incentivo ao Partido Republicano para que se torne mais moderado. Se perde a Presidência, amplia a base social. Mas se há um talento que em décadas de carreira no Congresso Joe Biden desenvolveu foi o de desarmar fusíveis. Negociou com toda sorte de radicais. De segregacionistas do Sul nos anos 1970 à turma do Tea Party no início dos 2000. Dado a gafes nos palanques, nas mesas de negociação sempre conseguiu encontrar os pontos que tornavam acordos viáveis.

Neste momento, talvez nenhum talento seja mais importante do que este no Salão Oval. Não serão fáceis os próximos quatro anos. Mas a democracia não será mais tensionada, a ciência será critério em tomadas de decisão e Biden será um presidente americano normal. A notícia é boa.

POR PEDRO DORIA – ANALÍTICO – O GLOBO

 

Opinião dos leitores

    1. Sua inocência e maniqueísmo são infantis.
      Venceu o Partido Comunista da China, venceu (ou avançou ainda mais muralhas a dentro), o Cavalo de Tróia das pautas identidárias, venceu a crença em valores que revogam aqueles que fizeram a grandeza daquele país. Mas é assim, várias gerações geram riqueza, aí vem uma geração de mimados que acham que tudo aquilo é obra da natureza. Mas que é Brasil (e quem sou eu? um mísero pitaqueiro) para alertar que os EUA estão cavando a própria cova.

    2. Fernando, respeita a posição da Laila. Vê-se que a inteligência dela é muito superior a sua. Com poucas palavras ela disse tudo. E você só escreveu um monte de baboseiras.

    3. Fernando, não se deprecie, você não é um mísero pitaqueiro. Milhares ou até milhões de pessoas concordam com suas opiniões. Você é apenas mais um idiota.

  1. engraçando, um monte de imbecil comemorar a vitória de outro pais, kkkkkkkkk a derrota ainda esta entalada, aceita que dói menos….

  2. Rarará, aqui os jumentos petralhas agora comemoram eleição do yanke presidente do império EUA, isso só depois que foram mandatários do Brasil, e praticaram o recorde mundial de corrupção. paguei pra ver esse escárnio. Só falta pedirem pra ser chicoteados em praça pública, o que essa laia não fazem por dinheiro.

  3. Ouvi que falar que miliciano ligou pra Tramp, mas a ligação ? foi recusada.
    A semana não ser fácil pra o chefe da boiada ?…
    Russomano derreteu em SP, Crivela já era no RJ, foi pra 4º nas pesquisas, o filhote virou réu das rachadinhas, o auxílio tá acabando…
    Essa semana vai ser açoite e choro ? com força.

    1. Boi , gato , pasto …vocabulário de VAGABUNDO…imbecil, você é um passa fome que não sabe nem aonde fica os Estados Unidos no MAPA ,

    2. Calma gadinho! Assim seu coração bovino nao aguenta. Ah, e tenha vergonha quando olhar no espelho e ver um imvecil que colocou um jegue na presidência…

    3. Elo comentário RANCHO . A Gadolândia , bobinaria fica ouriçada no pasto , falta o feno da paciência ,a ração da prudência e a vacina da aceitação . NESSA hora o gado ? mia , a ? BOIADA LATE , e tudo fica muito nervoso , no entanto VERGONHA , não tenha vergonha de em alto e bom som liberar o STRESS . MUMMMMMMM

    4. Vixe o gado tá violento, calma, vou tocar o berrante pra lhe acalmar

    5. Valeu meu amigo. Só em vc acionar a veia do AVC nesse povo de "direita" tem meu respeito. Kkkkkk Vergonha pegou ar. Ele prefere quando a direita tá fora dos holofotes porque ele co segue fingir que tá tudo certo, NESSE MUNDO VIRTUAL QUE VIVE.

    6. Boi Açoitado, a direita "honesta" pegou ar.
      Bom sinal
      Mmmmmuuuuuiiiiiiiiiiii
      Kkk(kkkkkkkkkkkkkk

    7. Essa jumentalha a cada comentários se auto definem com mais nitidez. Só aguardando os asnos machos fazerem um trenzinho nus em frente ao instituto lula, organizados pelas menina de suvaco peludo fedorentas e Borno de lado com camisas pretas, porquê no sítio com lago artificial e pedalinho ninguém enxerga. rarará

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro diz que Moraes deve renunciar ou sofrer impeachment, pelo bem da democracia e do Judiciário brasileiro


Imagem: reprodução/X

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência, pediu a renúncia do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após a divulgação de mensagens atribuídas ao magistrado em conversa com o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master e preso na última quarta-feira (4).

Nas redes sociais, o senador afirmou que as mensagens indicariam que Moraes teria atuado como “advogado de fato”, o que, segundo ele, seria incompatível com o cargo. Flávio também defendeu que o ministro renuncie ou seja alvo de um processo de impeachment no Senado.

O parlamentar ainda criticou o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por não ter aberto investigação sobre o caso.

De acordo com a Polícia Federal, Vorcaro teria trocado mensagens com Moraes no dia da primeira prisão do banqueiro, em novembro de 2025. O conteúdo completo da resposta do ministro, no entanto, não foi recuperado.

Em nota, o gabinete de Moraes afirmou que as mensagens de visualização única atribuídas a ele não correspondem aos contatos do ministro nos arquivos apreendidos. Segundo a defesa, os registros estariam vinculados a outros números no computador de Vorcaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

América vence o Potiguar de virada no primeiro duelo pela semifinal do campeonato estadual

Foto: Gabriel Leite

O América venceu o Potiguar de Mossoró por 3 a 1, de virada, na tarde deste sábado (7), na Arena das Dunas, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Potiguar. O Potiguar abriu o placar com Adriano Babi, após uma falha da defesa americana. Os gols do América foram marcados no segundo tempo de jogo por Salatiel, Cassiano e Wellington Tanque.

Apesar do mando de campo ser do Potiguar, a partida foi disputada em Natal porque o Estádio Fião, em Serra do Mel, não atende à exigência do regulamento, que determina capacidade mínima de 3 mil pessoas para as semifinais. O jogo da volta será no domingo (15), também às 16h, na Arena das Dunas.

Na outra semifinal, ABC e QFC fazem o primeiro confronto no domingo (8), às 16h, no na Arena das Dunas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigadores apreenderam mais 3 celulares com banqueiro Daniel Vorcaro

Foto: divulgação/SAP

Investigadores da Polícia Federal apreenderam mais três celulares com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no momento da prisão dele em São Paulo, na última quarta-feira (4). Os aparelhos ainda estão lacrados e aguardam perícia.

Com isso, a investigação passa a contar com oito celulares do empresário para análise. Até agora, as informações divulgadas vieram de apenas um deles, do qual cerca de 30% do conteúdo foi examinado.

O andamento das apurações foi informado à equipe do ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, relator do caso. Policiais federais e auxiliares do magistrado devem se reunir na próxima semana para avaliar o estágio da investigação e definir os próximos passos.

A expectativa é solicitar reforço de peritos e analistas para acelerar a extração e análise dos dados dos aparelhos.

Vorcaro foi preso por ordem de Mendonça após a identificação, em mensagens de celular, de indícios de ameaças, corrupção e tentativa de interferência em decisões regulatórias. A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 22 bilhões em bens.

O banqueiro está detido na Penitenciária Federal de Brasília, presídio de segurança máxima inaugurado em 2018, onde cumpre pena em cela de cerca de 6 m².

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN tem aumento de 78,4% no valor pago em seguro-desemprego nos últimos 5 anos

Foto: Adobe Stock

O valor pago em seguro-desemprego no Rio Grande do Norte cresceu 78,4% nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O montante passou de R$ 364,4 milhões em 2021 para R$ 650,3 milhões em 2025.

No mesmo período, o número de segurados aumentou 33,7%, saindo de 65 mil para 86,9 mil trabalhadores.

Ao todo, foram registrados 420,1 mil pedidos do benefício no estado entre 2021 e 2025. Apenas em fevereiro de 2026, houve 8,2 mil solicitações, com 6,8 mil trabalhadores segurados.

No Brasil, o mês registrou 636,4 mil requerimentos e 525,4 mil beneficiários. O seguro-desemprego é pago a trabalhadores com carteira assinada demitidos sem justa causa.

Nos últimos cinco anos, o setor da construção liderou os pedidos no RN, com 139,7 mil requerimentos, seguido pelo comércio, com 107,6 mil. Em fevereiro deste ano, esses dois setores somaram 5,06 mil solicitações, de um total de 8,2 mil.

A maioria dos trabalhadores demitidos possui até o ensino médio e tem entre 30 e 39 anos.

Segundo o economista Helder Cavalcanti, o aumento no valor pago não indica necessariamente crescimento do desemprego. Ele explica que o resultado reflete fatores como a rotatividade no mercado formal e os reajustes anuais do benefício, que acompanham o salário mínimo e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Números

Valores pagos em seguro desemprego no RN

2021 – R$ 364.406.327,32

2025 – R$ 650.360.586,27

Setores com maior número de requerentes de 2021-2025 no RN

Serviços – 139.739
Comércio – 107.629

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Alguns de vocês estão em perigo”, diz Trump em encontro com presidentes latino-americanos e cita mísseis de alta precisão

Imagem: reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não vai tolerar “ilegalidade em nosso hemisfério por mais tempo”, ao abrir o encontro “Escudo das Américas”, idealizado por ele, para abordar o crime organizado, a imigração ilegal e a interferência estrangeira no continente, neste sábado (7), na Flórida, com a participação de governantes da América Latina e do Caribe.

Assista:

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio registra boletim de ocorrência após postagem sugerir que senador leve facada como Bolsonaro em 2018

Foto: reprodução/X

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registrou neste sábado um boletim de ocorrência na Polícia do Senado após identificar uma postagem em rede social que sugere que ele sofra um ataque semelhante à facada sofrida por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018.

De acordo com o registro policial, a publicação foi feita na plataforma X (antigo Twitter) por um usuário identificado como @MarcosB51733320, que escreveu: “QM mandou eu não sei. Mas quem quiser me pagar pro Flávio sofrer o mesmo…”.

Segundo o boletim de ocorrência, o senador tomou conhecimento da publicação e decidiu formalizar a denúncia por considerar que o conteúdo representa uma ameaça à sua integridade física. O caso foi registrado pela Secretaria de Polícia do Senado Federal como ameaça com conotação política, enquadrada no artigo 147 do Código Penal.

O documento aponta como suposto autor da postagem Marcos da Cunha Magalhães, de 40 anos, morador de Brasília.

De acordo com o relato incluído no boletim, a mensagem considerada ameaçadora foi publicada em resposta a uma postagem do perfil @FiorinoCarioca, que mencionava conteúdos supostamente extraídos de celulares ligados a investigações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e fazia referência ao atentado contra Jair Bolsonaro.

Na publicação original, o perfil escreveu:

“Vocês estão assustados com os prints do celular do Vorcaro? Imaginem os prints dos celulares de Adélio Bispo. Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”.

A mensagem do perfil identificado como @MarcosB51733320 foi publicada logo abaixo, em tom de resposta ao comentário. No texto, o usuário escreveu: “QM mandou eu não sei. Mas quem quiser me pagar pro Flávio sofrer o mesmo…”, em referência à facada sofrida por Bolsonaro durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

Além da mensagem considerada ameaçadora, também foi identificado outro conteúdo divulgado pelo mesmo usuário contendo uma imagem de Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro em 2018, acompanhada da frase “ANISTIA PARA ADÉLIO! Ele só tentou, mas não conseguiu finalizar o golpe!!”

O boletim foi registrado na manhã deste sábado pela Coordenação de Polícia de Investigação e Judiciária da Secretaria de Polícia do Senado, responsável pela segurança institucional da Casa. No documento, Flávio Bolsonaro aparece como vítima e comunicante da ocorrência.

A partir do registro, o caso poderá ser encaminhado para investigação para apurar a autoria da publicação e eventual responsabilização criminal do autor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petróleo dispara até 35% em primeira semana de guerra no Oriente Médio

Foto: reprodução/The Star

Os preços do petróleo dispararam na primeira semana de guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã, impulsionados pela escalada do conflito e pelo bloqueio do Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial.

O barril do Brent, referência internacional negociada na ICE, fechou com alta de 8,52%, a US$ 92,69, acumulando avanço de 27,2% na semana.

Já o WTI, referência nos Estados Unidos, subiu 12,21% no dia e encerrou cotado a US$ 90,90. No acumulado semanal, a valorização chega a 35,63%.

Analistas apontam que o mercado reage ao risco de redução na oferta global. Com o Estreito de Ormuz praticamente travado, cresce a preocupação com queda nos estoques mundiais caso o conflito se prolongue.

Além disso, países produtores do Golfo já enfrentam dificuldades na produção e no armazenamento de petróleo, enquanto refinarias asiáticas pagam prêmios mais altos para garantir o abastecimento.

Segundo especialistas, a alta da commodity também aumenta a aversão ao risco nos mercados e reacende temores de pressão inflacionária em escala global.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘ESCUDO DAS AMÉRICAS’: Com presidentes latinos, Trump anuncia coalizão para erradicar cartéis; Lula não foi convidado

O presidente dos EUA, Donald Trump, no centro, ao lado de presidentes de países da América Latina, como República Dominicana, Luis Abinader, da Argentina, Javier Milei, de El Salvador, Nayib Bukele, da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles, da Bolivia, Rodrigo Paz, e do Chile, o recém-eleito Jose Antonio Kast durante o evento ‘Escudo das Américas’ – Foto: Kevin Lamarque/REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (7) a criação de uma coalizão com países da América Latina para combater cartéis do narcotráfico. A iniciativa, chamada “Escudo das Américas”, foi apresentada durante encontro com líderes da região em seu resort em Doral, no estado da Flórida.

Participaram do evento o presidente da Argentina, Javier Milei; o presidente de El Salvador, Nayib Bukele; e o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast.

O presidente Lula não foi convidado para participar da iniciativa, assim como os líderes de Colômbia e México. A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Amanda Roberson, afirmou que participaram apenas países que já mantêm cooperação estreita com Washington na área de segurança.

Durante o discurso, Trump afirmou que a aliança busca ampliar a cooperação regional no combate ao narcotráfico e ao crime organizado, que, segundo ele, tem ampliado seu poder e influência em vários países da região. O republicano, no entanto, não detalhou como funcionará a coalizão.

O encontro ocorre após o lançamento da chamada “Doutrina Donroe”, proposta de Trump inspirada na Doutrina Monroe, com foco em reforçar a influência dos Estados Unidos no hemisfério ocidental e conter a presença de potências como a China.

Brasil

Sobre o Brasil, A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Amanda Roberson, disse que a parceria com os EUA continua ativa e citou operações conjuntas entre a DEA e a Polícia Federal do Brasil, que resultaram na apreensão de mais de 70 toneladas de cocaína em 2024.

Durante o evento, Trump também criticou a atuação de cartéis no México, afirmando que as organizações criminosas têm ampliado sua influência e representam ameaça à segurança regional.

O presidente americano ainda comentou a relação com a Venezuela, elogiando a vice-presidente Delcy Rodríguez pela cooperação recente com os EUA. Ele também voltou a criticar o regime de Nicolás Maduro e afirmou que Washington pretende avançar em negociações envolvendo Cuba.

Após o encontro com os líderes latino-americanos, Trump seguiu para Dover, no estado de Delaware, onde participa de cerimônia em homenagem a seis militares americanos mortos na recente Guerra no Irã.

Opinião dos leitores

  1. Neste momento ele está em um boteco, se preparando para organizar o Mundo.
    Conforme ele, os problemas não se resolvem em mesa de bar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do Irã suspende ataques a países vizinhos e pede desculpas

Foto: Reprodução/ Getty Images

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, pediu desculpas, neste sábado (7/3), aos países vizinhos pelos ataques feitos pelo país.

“Peço desculpas… aos países vizinhos que foram atacados pelo Irã”, disse Pezeshkian, em um discurso transmitido pela TV estatal e reproduzido pela imprensa internacional.

De acordo com ele, foi emitida uma ordem às Forças Armadas para só atacar caso o país seja atacado prmeiro. “A partir de agora, não ataquem os países vizinhos a menos que sejam atacados primeiro.”

Desde a ofensiva norte-americana e israelense ao país no sábado passado (28/2), o Irã tem respondido com ataques a países do Golfo que abrigam forças americanas.

Também neste sábado, um porta-voz do das Forças Armadas do Irã disse que os ataques só estão sendo direcionados aos países que estão deixando os EUA e Israel utilizarem seus espaços aéreos.

“Os países que não permitiram que os Estados Unidos ou o regime israelense utilizassem seu espaço aéreo ou instalações não foram alvos de nossos ataques até o momento, e não serão alvos no futuro”, disse.

Ontem, o Irã ameaçou atacar países da Europa em qualquer caso de envolvimento ou apoio militar aos Estados Unidos e Israel. A declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Majid Takht-Ravanchi.

“Se [algum país] se juntar aos Estados Unidos e Israel na agressão contra o Irã, também se tornará alvo legítimo de retaliação iraniana”, afirmou Takh-Ravanchi durante entrevista ao canal France 24.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro tem contato de Moraes na agenda desde 2023, mostram dados da PF

Foto: Maria Isabel Oliveira/O Globo

O número de celular do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está registrado na agenda do ex-banqueiro Daniel Vorcaro desde 26 de dezembro de 2023, segundo dados extraídos do celular do empresário.

Mensagens atribuídas a Vorcaro e reveladas pelo jornal O Globo, com confirmação da Folha de S.Paulo, colocaram o ministro no centro da crise envolvendo o Banco Master, investigado por um rombo estimado em cerca de R$ 50 bilhões.

No dia 17 de novembro de 2025, quando Vorcaro foi preso pela primeira vez, registros do celular indicam o envio de nove gravações de tela com mensagens que teriam sido encaminhadas ao ministro por WhatsApp. As mensagens teriam sido enviadas como visualização única, recurso que apaga o conteúdo após ser aberto. Não há registro das respostas de Moraes.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (6), o ministro negou ter recebido as mensagens. Segundo sua assessoria, os prints encontrados no aparelho de Vorcaro “não constam como direcionados” ao magistrado.

A defesa do ex-banqueiro pediu ao STF investigação sobre vazamentos de dados sigilosos extraídos dos celulares apreendidos no caso. Os advogados afirmam que o espelhamento completo dos aparelhos foi entregue à defesa apenas em 3 de março.

Opinião dos leitores

  1. Agora a anistia vai haver,tá todo mundo no barco afundando,$e gritar ladrão não fica um meu irmão

  2. 👉🏿https://youtu.be/AFvrAsmyFnM?si=R16sAdqeGp_l5NDK👈🏿 Será que Bolsonaro já sabia do esquema?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *