Diversos

"Vou revelar para vocês meu problema com o PT", por Flávio Rezende

Anúncio-de-foco-na-educa 222222222VOU REVELAR PARA VOCÊS MEU PROBLEMA COM O PT

Por Flávio Rezende

Chego neste começo de 2015 a 53 anos e seis meses de vida. Quando bem jovem, não era comum meus amigos terem gosto por política. Comecei a ter muito cedo. Lembro que fui orador do meu pré em 80, no IMA, quando o presidente era Figueiredo e o governador era biônico, naquele tempo Lavoisier Maia, pai de uma das amigas formandas.

No púlpito da igreja do Instituto Maria Auxiliadora, diante do então governador, das freiras, familiares e convidados, fiz um discurso político, incisivo, a anistia fazia meses tinha sido decretada, o clima já era de distensão, mas todo cuidado era pouco e ninguém ousava tocar no assunto abertamente. Todos ficaram boquiabertos. Papai me deu uns carões e, internamente, gozava com minha ousadia.

Com o tempo fui gostando dos comunistas, dos socialistas, lendo tudo que aparecia, participando de movimentos, greves na UFRN, passeatas e com o surgimento de Lula e dos movimentos grevistas em São Paulo, fui tomado por intensa paixão. Tudo ligado a Lula me embriagava, como jornalista fazia questão de cobrir suas passagens por Natal, o entrevistando em comício no Alecrim. Era da minoria, vestia camisa, empunhava bandeira e lembro-me de ter participado de uma das primeiras reuniões da fundação do partido aqui em Natal, numa salinha num primeiro andar perto da Igreja do Galo.

O tempo passou e participei das campanhas debatendo, escrevendo artigos, brigando com todo mundo que não era lulista/petista, chegando a ficar com amizade arranhada com muitas pessoas, pois brigava, chorava, esperneava e não acreditava nunca que nem Lula e nem ninguém do PT e nem o partido enquanto instituição política pudesse cometer de forma nenhuma nadica de nada de errado, o PT e Lula eram sagrados, incapazes de malfeitos, pois tudo que ouvia, lia e acreditava era que tudo aquilo tinha surgido justamente para fazer o contraponto das maldades que faziam com os trabalhadores, com o povo, com as instituições etc.

Apesar de nunca ter pensado em ter uma atuação política como vereador ou outro espaço qualquer e nem de ocupar cargos em nome do partido, minha paixão era por um ideal, pela loucura que sempre tive pelo povo, de ajudar, de ser útil, tanto que desenvolvo um trabalho social há 25 anos sem nunca em tempo algum ter recebido um só centavo por isso e nem ter pedido voto para seu ninguém atrelando meu trabalho social aos meus gostos pessoais, por ter a consciência que isso é uma coisa minha, pessoal, mais ligado ao espiritual que propriamente ao político, creditando ao espiritual no que diz respeito a achar que tenho que fazer algo pelo semelhante independente de quem o faça institucionalmente ou pessoalmente.

E esse amor pelo PT foi indo até um dia desses, parecia cego, numa confraria que ia todos os dias numa padaria, brigava, saia puto da vida quando confrontado com o julgamento do mensalão. No meu entender Lula era vítima, todos estavam sendo injustiçados, até que comecei a chegar a casa mais cedo para acompanhar atentamente o julgamento.

Ali vi que tudo se encaixava, que não tinha conversa de mídia golpista, de manipulação, as coisas foram clareando, a mente foi abrindo, comecei a perceber que todo o discurso que acreditava estava ruindo, o partido tinha optado por ter apoio de sua base aliada através da compra dos seus representantes, que o dinheiro saia de ministérios, bancos, não conseguia acreditar, os acusados confessavam, eu ia ficando pasmo, sem graça, internamente acabado, como isso era possível, como Lula tinha aprovado isso, como Dirceu, a quem admirava demais, Genoíno, meus heróis, almas boas, podiam concordar com isso?

Depois comecei a entender tudo, alianças com pessoas totalmente desqualificadas, nossos antigos inimigos, como justificar ser aliado de gente como Maluf, Collor, Sarney? Como justificar um turbilhão de evidências que foram surgindo?

A cada dia fui percebendo o jogo de palavras, as conversas fiadas, contradições, Lula dizia uma coisa num lugar, outra noutro, as desculpas amarelas, sem liga, uma hora aceitou e pediu perdão, noutra negou e culpou o tribunal, no Brasil diz uma coisa, no exterior outra, chegou até a negar proximidade com os acusados, tantas discrepâncias, ai fui desmontando o castelo de sonhos, fui cedendo a realidade e de lá para cá, a cada dia, surgem novos casos dando a real dimensão dos desvios, dos erros, dos malfeitos, das cagadas e maldades que todos fizeram.

No meio desse turbilhão os companheiros começaram tentando segurar a onda: é à direitona sacana, a mídia, a elite paulista, são os capitalistas, a CIA, os Estados Unidos, querem o petróleo, a Amazônia, querem isso, aquilo e eu vendo cada dia mais coisas concretas. Eles com conversa fiada e a Polícia Federal e o MP com a realidade dos fatos invadindo casas, mostrando provas, ligações, depósitos, contas no exterior. Ai começou: não tem nada com o PT, estamos vendo, apurando, nunca antes investigaram tanto, rapaz quanta inocência, quanta desculpa amarela.

Agora dizem que sempre roubaram, que os outros também são ladrões, ora, os outros eu sabia, era PT o tempo todo por saber dos outros, não precisa falar deles, quero saber de quem se apresentou para fazer diferente, ganhando nossa simpatia, nosso apoio, nosso sangue. Não votava neles, não os apoiava, já sabia quem eram.  Triste saber agora saber que quem atacava imitou no lugar de cumprir o prometido e ampliou e aperfeiçoou os procedimentos corruptos ao grau de excelência máxima, nunca antes postos em prática neste País.

Estou completamente decepcionado. Perdi a esperança, pois não tenho amor pelos outros, apenas nutro simpatia pela Marina Silva. O envolvimento criminoso do PT nos remete a todos os setores da economia, a todos os ministérios, não tem um lugar virgem, não tem uma área onde os ratos não tenham atuado e tenho absoluta certeza que nada, nada disso aconteceria sem o consentimento, aprovação da alta cúpula, especialmente Lula e agora Dilma.

Percebemos com olhos de ver que Lula e Dilma mentem descaradamente, buscam de todas as formas maquiar os malfeitos, nos bastidores existe intenso movimento de abafa e o discurso público é de apuração e elucidação, quando vemos que é tudo jogo de cena.

Perdi minha paixão, perdi meu amor, perdi meu discurso. Em minha opinião o PT governaria e teria apoio por fazer o certo, estaria sempre ao lado do povo, suas condutas seriam sempre absolutamente corretas, nunca, jamais na história deste país poderia haver compra de votos, desvio de recursos para pagamento de campanhas, caixa dois, indicações de ministros por questões políticas, os indicados seriam os mais técnicos e conhecedores de suas áreas, os cargos comissionados seriam de pessoas capazes, as relações internacionais seriam pautadas pelo interesse nacional e não ideológico e o PT nos levaria facilmente as reformas tão ambicionadas e elas seriam feitas resolvendo problemas históricos.

O PT não fez reforma nenhuma e culpa o congresso conservador. O PT aparelhou o Estado com gente da pior qualidade, militantes que roubam de todas as formas possíveis e trabalham em função do partido e não da pátria, o PT conseguiu dar potência máxima a corrupção, mostrando a todo planeta como se rouba bilhões de empresas tão caras a nós, como a Petrobras, hoje sinônimo de tudo que não presta e que pode nos levar ao fundo do poço com processos internacionais em andamento, altamente perigosos para nossa saúde econômica.

Hoje vivemos um governo de merda, mentiroso, disse uma coisa na campanha e agora faz outra, governo destinado à prisão, perdido e, neste contexto navega minha indignação. O PT acabou com o sonho, com a poesia de milhões de militantes, de simpatizantes. Jogou-nos na lama da corrupção em todo o planeta, hoje o Brasil é visto como o país dos ratos, dos malfeitos, dos bandidos.

Não posto nas mídias sociais minhas indignações por nenhum interesse em nada, não almejo votos, não quero apupos, não preciso de dinheiro, não estou a serviço de ninguém, muito pelo contrário, não tenho filiação partidária, não sou do PSDB, tenho perdido amigos, recebido ligações e avisos para parar, alguns deixando de ajudar as ações sociais, outros ameaçando, me bloqueando, mas não penso em parar, assim como vivia escrevendo loas para Lula e para o PT, falando, defendendo, elogiando e alimentando sonhos de um Brasil melhor, agora vendo o que fizeram, quem são e o que aprontaram, me sinto no dever e na obrigação comigo mesmo e apenas comigo mesmo, de ter a mesma energia, a mesma disposição para comentar os fatos do presente e criticar os malfeitos, pois eu continuo o mesmo, ainda quero antes de morrer, ver nascer uma liderança capaz de reavivar os sonhos e direcionar o governo para as práticas do bem, sem compra de votos, sem desvio de recursos, sem tantas ideologias, hoje furadas e ultrapassadas, o PT até isso conseguiu destruir, não existe mais direita, centro, esquerda, nada, existe sim é gente disposta a fazer o bem e gente disposta a fazer o mal e, sinceramente, a turma do PT que está ai a nível nacional, não me engana mais.

Os demais petistas estão devendo esclarecimentos à nação, tipo uma nota dizendo se apoiam as coisas que estão acontecendo ou se são contra isso, ficam em cima do muro, tirando onda de santos e dando sustentação a esses corruptos, covardes, adoram o dinheiro sujo que alimentam suas campanhas, idolatram os cargos públicos que rateiam entre seus pupilos, pecam pela omissão, fossem do bem expulsariam essa canalha que enlameia um partido que nasceu tão puro e cheio de ideais e começariam de novo a construção de um novo tempo, preferem o comodismo, se foram tão bravos no passado lutando até contra armas, agora devidamente pagos com o dinheiro sujo dos desvios federais, estão encastelados nas comissões, nas subvenções federais e, iludindo o povo com bolsas, com ideologia barata, atrasando nosso progresso e nos remetendo em todos os níveis a um Estado inflacionado, desmoralizado e processado internacionalmente, uma vergonha que merece oposição sem trégua, e não faço isso por ódio, por rancor, pois não tenho nada a ganhar pessoalmente, faço por amor ao Brasil e por ter coragem de dizer que errei ao ajudar a entronizar estes reis, que um dia postos na rua, passarão a história não como heróis e sim como ladrões, de sonhos, de ideais, de um futuro digno para o Brasil.

Lá na frente minha visão aqui expressa pode se revelar equivocada e a história provar a inocência de Lula/Dilma e membros do PT nacional, o que acho muito difícil diante do já exposto, mas caso isso ocorra, publicamente como já defendi e agora critico, reconhecerei meu equivoco.

Não sou dono da razão, mas, pelas evidências dos fatos expostos, acredito que o Partido dos Trabalhadores errou sua rota e vem decepcionando sistematicamente toda uma legião de fãs, eleitores e defensores, entre eles eu, lamentavelmente.

É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN

Opinião dos leitores

  1. Venho afirmar que não sou petista, apesar de meu ingresso no início deste partido. E foi em uma destas reuniões a portas fechadas que decidi nunca mais entrar na base partidária do PT. As ideologias que tentavam implantar em mim e em todos que ali estavam, não condiziam com a realidade democrática e de livre expressão em decisões. O Partido dos Trabalhadores em voga e na atualidade já era desenhado desde o seu início, até porque desconheço um partido comunista em qualquer parte deste mundo que não seja autoritário e que leve o país a ser opresso debaixo de suas ordens. É difícil aceitar que quando você vai até uma Assembleia Legislativa receber algo, você é intimado a deixar uma "gorjeta" para facilitar o recebimento. E estas e outras tantas do PT, se dá ao envolvimento puramente criminoso, espúrio e cheio de maracutaias. Não sou a favor do PSDB, ou outro partido, mas escolho sempre um que não seja esquerdista, pois a sua história mundial é de arrepiar. Não há liberdade de expressão quando eles entram em cena. Você tem que ficar calado ou você… Assim é meu amigo. É preferível estar decepcionado agora com você mesmo e com os que mentindo te enganaram, do que ao acordar fosse tarde demais. É tempo de mudarmos a história desta nação. É tempo de surgir um homem de integridade moral e cristã para zelar pelo povo. Chega de tanta falsidade. Nossa Nação precisa de homens e mulheres verdadeiros, e não de seguidores cegos, surdos e mudos que só ouvem o que eles querem ouvir.

  2. oi Flávio, sou ex- profa DA QUERIDA E SAUDOSA MALU…. Assino seu texto integralmente e me coloco nele- desde 1968 em JOão Pessoa.Além de brigaar com fam´~ilia e amigos pelo PT o o financie, i à bessa. Por ex. por que os ex- tesoureiros o PTm de Húnior Souto à Mineiro, desde 2003 quando chegaram ao poder, não nos procuram mais pra caixinha de eleição????????abrçao, maria do socorro quirino(ex- lima) escoda.

  3. Por não saber dize-las, não puder ou não ter tido oportunidades, parabenizo o Jornalista, pelas belas e esclaqrecedioras palavras à cerca do PT, que trouxe à mostra, a possibilidade de afundamento completo do Brasil, em um abismo de onde jamais sairá. Urgem providências daqueles que realmente são Brasileiros. Dedico ainda, a alguns amigos, que infelizmente, ainda permanecem adormecidos, hipnotizados ou iludidos, que acordem com essa leitura.

  4. Perfeito… é exatamente como me sinto e alguns amigos – de esquerda, socialistas – me chamam de "inocente" por acharem que estou sendo "convencida" pela mídia de direita que distorce toda a realidade, que combate os "programas" grandiosos do PT. Me sinto muito triste e – por que não dizer? – desamparada politicamente.

  5. Caro Pedro Paulo, estou no corre-corre da FIART, evento que assessoro e li seu comentário nas pressas. Não entendi direito um monte de coisas, creio ser a pressa e o juízo pensando em mil coisas a fazer, mas não tenho nada a acrescentar. Se nos meus comentários dos comentários cometi alguma indelicadeza de qualquer natureza com os dois citados, perdão, geralmente as coisas são muito claras, fui o que fui, vi o que vi, me decepcionei e externei, vc coloca umas coisas que merecem aprofundamentos e em comentários não podemos ser tão prolixos, o texto já foi longo demais, enfim, o desabafo foi claro, tanto que quase todos ai se identificaram, os que encontraram problemas geralmente pensam diferente e buscam complicar demais o babado, então, fica assim, quem gostou ok, quem não gostou ok também, que o governo melhore, a justiça apure tudo e no futuro saberemos melhor os acontecimentos do presente. Luz e paz e mais calmo caso poste algo mais, verei e me posicionarei. O título foi que achei estranho, decepção pós eleitoral. Venho manifestando minhas posições contrárias as práticas petistas já faz um tempo, tipo do mensalão para cá, então o processo eleitoral é apenas um acontecimento neste tempo ocorrido, FR

  6. Parabéns, você é uma pessoa, INTELIGENTE E SENSATA, e tudo que escreveu é exatamente o que aconteceu, acontece e foi a expectativa dos brasileiros em algum momento, quando queriam mudanças; para melhor e não para pior como o que ocorreu.

  7. ESTRANHA DECEPÇÃO PÓS ELEITORAL?
    De todos os comentários sobre o texto autobiográfico do senhor Flavio Resende, dois se destacaram sobremaneira pela inteligência e argumentos que trouxeram a baila do debate democrático: os comentários do senhor Rodrigo e do senhor Carlos Justo.
    Estes, de tão significativos, mereceram atenção especial do escritor jornalista ex militante apaixonado, como o mesmo se descreve.
    No entanto, embora seu brilhantismo na escrita, suas respostas a tais comentários, lançaram mais dúvidas do que clareza nas suas posições político ideológicas. Demonstrando que apesar de ser bem intencionado, sincero e aparentemente desvinculado da "organicidade" típica de intelectuais a serviço do establishment, descaracterizar e desqualificar seus interlocutores com essa cantilena de "viés acadêmico", "intelectual útil" ou "mídia golpista", não tornarão seus argumentos mais válidos e sustentáveis a luz da critica racional de analistas neutros acostumados com ciência política, sociologia, psicologia, direito e gestão pública. Melhor dizendo, recorrer ao velho truque de criticar seus "adversários" acusando-os do mesmo método que vc usa ao inverso, não vai fazer seu argumento ser melhor e mais verdadeiro aos olhos de observadores da cena sem nenhum viés de vinculação partidária ideológica não. Certeza e objetividade são provenientes de veracidade, clareza e verdade.
    Em relação ao comentário do senhor Rodrigo, vc faz uma defesa mais bem fundamentada em sua própria vida pessoal, demonstrando que por mais que goste de política seu forte não é a política, e sim a espiritualidade como seguidor de Sai Baba, ou de escritor de livros de ficção falando de extraterrestres e seres iluminados vivendo em outras dimensões. Se restringindo especificamente a tentar justificar sua posição tornada pública por alguma razão desconhecida, como de fórum íntimo, já que não existe acaso e tudo segue planos estratégicos elaborados com finalidades definidas, e deixar clara sua relação tranquila e amistosa com o capitalismo e suas benesses que todos reconhecemos (esquecendo-se seus defeitos e consequências, seus efeitos colaterais e riscos: concentração de renda absurda, exclusão, guerras, fome, desigualdade aviltante, etc.), tais como a distinção entre o Mickey do Walt Disney e os Lobos de Walt Street. Declarando-se independente e sem necessidades e dependências de qualquer natureza, coisa, pessoa, grupo, emprego, sistema…
    No segundo comentário, relativo a manifestação do senhor Carlos Justo, depois de saudado por inúmeros manifestantes, na sua maioria já com pensamento formado apenas recepcionando um novo aliado que acaba de ingressar em sua frente de batalha, o tom do comentário assume um outro rompante, se afastando da dúvida e da hesitação em relação a possibilidade da possibilidade de está errado e/ou a ver provado no futuro que estava errado, demonstrada no primeiro comentário , e ingressando no campo do ataque aos "ditos" colegas de universidade, que agride como a "fanáticos alienados" sem noção da realidade, atuando como "intelectuais orgânicos" do atual sistema político ideológico – "gozando nos autores e nos teóricos a la Boff…" e "embriagados pelos teóricos, filósofos e sociólogo…"; demonstra que mudou de posição, afirmando categoricamente o que antes havia dito: "que ainda havia dúvidas… Que era apenas provável, podendo ser provado o contrário no futuro…
    De maneira que, a questão da aparente contradição sutil entre os dois comentários (Rodrigo e Carlos Justo), REVELA um paradoxo que mais dúvidas do que certezas são lançadas no universo midiático que acolheu a manifestação do senhor Flavio Resende. Pois, qual é a verdadeira? Qual a razão da primeira parecer um pouco tímida e receosa nas afirmações categóricas (como se pisasse em ovos) e a segunda "cair matando" em cima dos seus "colegas da universidade", que supõe ser a origem do senhor Carlos Justo pela sua linguagem (sem nenhuma confirmação objetiva), chamando-os de alienados de maneira indireta? Será que a segunda opinião já era a primeira, lançada apenas como balão de ensaio para ver a aceitação e repercussão na blogosfera? Será que o senhor Flavio Resende como militante político não é apenas um excelente escritor de ficção espiritualista fazendo?
    Quando verdadeiramente temos dúvidas verdadeiras, não aguardamos o tempo passar e a poeira baixar para que os fatos e acontecimentos sejam depurados e a água do lago se acalme, ficando límpida sua superfície, permitindo-nos visualizar o fundo? Não são o silêncio, a calma e a meditação os instrumentos espirituais para se alcançar o discernimento e a paz?

  8. Parabéns amigo Flávio pela lucidez, decência e honestidade. Seu texto é verdadeiro e expressa fielmente o sentimento de milhões de brasileiros que se decepcionaram ou que nunca acreditaram no palavrório dessa esquerda corrupta e caduca.
    Esse povo que só acredita no partido e em um Estado cada vez mais dominado e obeso. Que não acredita no trabalho, na iniciativa individual, na liberdade, na propriedade privada, que debocha das leis, que ridiculariza o judiciário e põe o legislativo de joelhos. Esse gante não tem compromisso com o dinheiro suado da sociedade, não conhece planejamento, não tem ética e não sabe o que moral. Me enoja ver essa mesma gente esquartejando a maior empresa do Brasil e rido de tudo isso. Mas não se engane amigo Flávio, há de chegar o dia que essa mesma gente terá vergonha de sair de casa, de dizer abertamente o que pensa e irá andar se esgueirando pelos cantos com medo e vergonha, de tudo isso que fez com o Brasil. Viva Flávio Resende!

  9. Antes tarde do que nunca. É preciso coragem para reconhecer quando erramos no diagnóstico político que fizemos. Parabéns! Esse pecado eu nāo levo a Deus, porque eles nunca me enganaram. Mas, nunca se viu tanto ex petista. Já nāo era sem tempo. Esperemos por melhores dias pois acredito no nosso povo bom e trabalhador e que paga as contas no final. Depois da tempestade, sempre vem a bonança e hāo de surgir lideres honestos para nos conduzir. Um Joaquim Barbosa jamais será esquecido. Se aposentou precocimente, se desgastou fisicamente, mas nos deixou um legado de coragem sem igual, de honestidade e destemor. Enfim, deixou seu nome na história e na justiça. Parabéns mais uma vez pelo seu exemplo de voluntário e suas açőes sociais que acompanho e felicito. Precisamos de mais pessoas que sigam seu ecemplo.

  10. Que desabafo Flávio. Vou chamá-lo assim, se me permite. Conheço o seu lindo trabalho social, maravilhoso e sem buscar tirar proveito dele. Tiana é uma pessoa a quem muito amo e foi por ela que tomei conhecimento do seu trabalho.
    Depois de ler o que você escreveu, com tanta lucidez e inteligência passei a admirá-lo mais.
    Se algum dia eu puder ajudar de alguma forma na sua obra social, estou ao seu inteiro dispor. Um abraço

  11. Mais uma vez agradeço os comentários majoritariamente favoráveis ao exposto e, quanto ao amigo Carlos Justo, percebe-se um viés acadêmico em suas observações. Bem, como sou de lá, da UFRN, com leituras e leituras e fazendo mestrado e já de olho num doutorado, tenho certa familiaridade com a questão teórica também. O amigo embasa seus argumentos dando a entender que possa vir a ser um inocente útil, um leitor da tal mídia golpista, tentando reduzir a validade da indignação a uma hipotética ignorância dos processos históricos etc e tal. Na academia pululam estes tipos e eu mesmo já fui um deles, embriagados pelos teóricos, filósofos e sociólogos, tentam de toda forma encaixar o petismo em tudo quanto é coisa que sirva, mas a realidade é outra e se podemos justificar nossas posições por autores e citações, claro que temos para todos os gostos e que justifiquem todos os espectros da política partidária, ideológica e/ou gestão capitatalista, neoliberal etc e tal. Amigo, enquanto vocês gozam nos autores e nos teóricos a la Boff, a turma mete a mão, rouba, fica rica, abastece o partido, paga campanhas, manipula, mente, diz uma coisa, faz outra e você parece não perceber. Criticando Veja, Globo etc e se achando sabido ao ler outras fontes, vai se enredando neste universo palpável da realidade corrupta e, no fim, tentará a la Hitler justificar o injustificável, enquanto, lamentavelmente sustentou junto com muito outros estes operadores de uma máquina que está esquartejando o Brasil em todos os sentidos. Como não sou vidente, disse que podia estar errado e nisso não vejo nenhum problema, mas se o amigo prefere fazer tudo que SEU mestre mandar (Lula, Dilma, Genoino, Dirceu ou os locais), fique a vontade, estou fora, tenho meus insigths, minhas reflexões e não ando precisando de citar nada e nem de ler nada pois no meu entender, está tudo ai para quem quiser ver… luz e paz, FR

  12. Flávio Resende é uma excelente pessoa, ótimo pai, bom amigo, coerente com suas opiniões e posicionamento político. Além do mais, desenvolve voluntariamente um grandioso trabalho social, que é conhecido por todos e que fala por si só. Parabéns por externar suas indignações! Quisera o PT ainda poder contar com Flávio dentre os seus militantes entusiastas e a política do RN ter uma pessoa como ele nos seus quadros.

  13. Finalmente um homem petista inteligente. Esse quer bem ao Brasil e não a um partido político. Parabéns, vamos avante!!

  14. Um Jornalista que tem a sua “decepção” – condicional e condicionada – conduzida, ou melhor, “induzida” pelo processo de repetição exaustiva com cobertura direcionada e manipulações grosseiras (como a da capa da veja na véspera da votação do segundo turno) dos fatos e acontecimentos com requintes de sofisticação altamente elaboradas…
    Hummmm…
    PS.: Percebe-se isso pela sua dúvida norteando uma incerteza sobre suas próprias percepções e consciência nas passagens: 1- "Lá na frente minha visão aqui expressa pode se revelar equivocada e a história provar…" E 2 – "Não sou dono da razão…"
    Vejo que sua "paixão" frustrada provavelmente não passava de idolatria fanática juvenil guiada por ilusões trazidas dos antigos movimentos estudantis ingênuos, que ainda não conheciam os meandros da política e do poder num país de origem ibérico aculturado pela indústria cultural americana. Processo que teve início há mais de meio século e tem contribuído para nos distanciar de nossas raízes culturais, de nossa identidade nacional, da percepção da riqueza de nossas diversidades regionais e da conscientização dos nosso reais interesses como cidadãos brasileiros em conduzir a nação ao desenvolvimento econômico distribuindo renda, incluindo socialmente e criando oportunidades para o crescimento e convivência pacífica e respeitosa com os diferentes.
    Despersonalizados e coisificados, somos presas facilmente transformados em consumidores e trabalhadores "bem-comportados", em benefício da alta burguesia dos interesses internacionais, ou melhor dizendo, do projeto nacional e internacional de dominação, exploração e subserviência aos donos do mundo e servos do Deus MERCADO.
    Impregnados de propaganda que nos empurram clichês prontos e slogans preparados estrategicamente, renunciamos ao pensar global para poder agir local, e nos esquecemos das lições da história (Getúlio, Jango, Juscelino… Militares, Sarney, Collor, FHC…). Com isso deixamos de perceber que o problema é mais embaixo e o jogo é mais complexo do que se possa imaginar.
    Acredito, como vc mesmo diz ao final do texto, que o tempo esclarecerá melhor o que estamos vivendo hoje ainda em clima de campanha acirrada num ritmo de terceiro turno visando as eleições municipais e 2018. E que a história vai mostrar que a luta pelo poder tem facetas que tal são suas complexidades, que somente se distanciando delas com a frieza da razão, podemos compreender melhor.
    A cultura enlatada veiculada por meio de noticiários, documentários, artigos e programas de imprensa escrita e falada (INDÚSTRIA CULTURAL), com aparente neutralidade e imparcialidade pautam o que devemos ver, saber, conhecer, acreditar, e como devemos fazer isso: "FAREMOS TUDO O QUE O SÊO MESTRE MANDAR?"

  15. Lindo. Peço licença para fazer minhas também as suas palavras caro Flávio Rezende. Costumo admirar de longe textos lúcidos, verdadeiros desabafos como o seu, mas não me contive dessa vez. Parabenizo você aqui nesse espaço e antecipo que já vou compartilhar com outros amigos sua indignação. Jornalista bom como você, pessoa do bem, não pode deixar de indignar-se jamais, e o que não falta nesse País são motivos para indignação. Motivos não só provenientes do Executivo, mas protagonizados por outros poderes e órgãos mais nobres, que possuem papéis importantes na consolidação de um País mais justo, com melhores condições de vida para todos.
    Abração!
    Cassius Varela
    Jornalista

  16. Primeira Flávio; é como eu me sinto. Vejo que tudo aumenta, corrupção, impostos, desmoralização, apadrinhamento e aparelhamento, e as únicas coisas que diminuem são a meritocracia e transparência. O Supremo também está sendo aparelhado e o novo objetivo é o TCU. Os mal feitos de lulinha e lulão não são investigados ou negados. E a mentira (lembra o que fizeram com Lina Vieira? – potiguar perseguida por Dilma – a mentirosa) é utilizada com arma política. Os petista, poucos que não estão mamando nas tetas governamentais, quando defendem o seu legado, acenam com um passado socialista. Mas, não há avanços. Assino em baixo de tudo que vc falou. Também tenho o mesmo desencanto.

  17. Agradeço ao Bruno pela acolhida do texto, aos que ecoaram positivamente o exposto e aos críticos meu respeito. Ao Rodrigo digo que o texto revela apenas a insatisfação e sai do meu interior sem nenhum interesse em ferir o partido, em obter uma atenção qualquer, enfim, sem objetivo específico. Quem me conhece e me acompanha nas atividades que desenvolvo sabe que produzo semanalmente artigos de opinião que são publicados nos jornais e em sites noticiosos locais, este foi apenas mais um, portanto desprovido de qualquer intencionalidade pontual, sendo apenas mais uma de minhas posições, que podem ser da natureza humana, das questões espirituais geralmente ligadas a Índia, coisas das ações sociais etc. O que quero dizer é que não sou manobrado e se o exposto tem consonância com outras pessoas, isso ocorre naturalmente. Com relação ao fim, sugerindo algo patrimonialista, tipo largar o partido para dar andamento a uma empreitada capitalista e assim ficar livre para tal, se é que entendi corretamente, não preciso pois não tenho nada a justificar para ninguém, já tenho incursões no mundo capitalista, jornalístico, sou bem resolvido em todas as áreas e pode até alguém insinuar algo político. Até hoje nunca pensei nisso e já fui sondado por partidos, grupos de pessoas, inclusive ambientalistas, mas nunca senti atração por expediente em câmaras e assembleias, livre acredito que posso ajudar mais e aqui na mídia, exponho despretensiosamente meus pensamentos. Eles fluem de dentro do meu ser e são frutos unicamente do que passei/passo. Não são produzidos para atingir um algo ou chegar a um objetivo, posto que fieis a uma realidade interior, tem apenas a pretensão de revelá-la. Luz e paz para todos e aos amigos petistas, calma, democracia é isso, sigamos no bem.

  18. Aleluia!Acordou mais um.Se Deus quiser,mesmo que pouco a pouco,serão muitos outros.
    Infelizmente sempre haverão alienados e locupletados.

  19. Muito difícil alguem se expor com tamanha humildade espresando-se com tamanha lucidez e coerêcia. Independente de cores partidárias o Sr. Azevedo nos convoca para uma grande reflexão sobre valores morais, amor à pátria, responsabilidade social etc . Um show de texto.

  20. O texto de Flávio Resende, onde faz um desabafo que eu acredito que muitos brasileiros querem fazer e não tem coragem é perfeito. Desnuda o grande mico politico que é o PT. O PT é desde muito tempo um partido comum como o PMDB,PSDB,PP,DEM etc…, vendeu e tenta vender uma imagem de diferente. Acho que é diferente, quem criou o Mensalão, o Petrolão e outras roubalheiras realmente torna-se diferente.
    A verdade é que todos os nossos partidos políticos são podres e nojentos sem tirar nem pôr.

  21. Excelente texto. Excelente julgamento. Meus parabéns por acordar e expor seus pensamentos. Fora PT e prisao aos corruptos. Investiguem Dilma e Lula.

  22. De vez em quando dou uma passada para ler as notícias desse blog, vejo opiniões e paixões florando quando falam de política. Os petistas sempre com a paixão a flor da pele, longe da realidade, perdidos em tanto desmandos, cheios de desculpas para encobrir o injustificável, querendo criar uma realidade que não existe, seguindo alinha dos seus líderes, mestres em disfarçatez e mentiras do nível mais baixo atiradas para todos os lados. O PT tem compromisso com sua cúpula, não com o Brasil.
    Esse texto de Flávio Resende é uma das melhores postagens que já li por aqui, foi humilde para aprender com o erro e admiti-lo, teve coragem de desnudar as ações da corte petista sem ataques, centrado na razão, com olhos nos fatos, cercado pelas verdades. Foi homem o suficiente para mostrar coragem e se assumir como poucos tem a decência de fazer. Parabéns Flávio você se iluminou e está sendo um exemplo de dignidade e respeito.

  23. Valeu Flávio, parabens pelo texto, nunca fui Ptista mais votei em Lula nas duas vezes que ele foi presidente por acreditar em mudanças e que poderiamos ter um Brasil diferente, infelizmente o que vimos hoje é um grande desgoverno e agora estão querendo que o contribuinte pague a conta, ninguem aguenta mais pagar tanto imposto enquanto juízes, procuradores e promotores além de ganhar super salários ganham auxilio moradia.

  24. Falou tudo. Pena que a alienação desses sem cérebros petistas e gigantesca e eles não acordam para realidade.

  25. É muito importante ler o comentário e/ou manifestação do Flavio Resende.
    Para os que conhecem os bastidores do Partido e do governo, há na fala dele, tantos fatos sabidos, quanto "versões contaminados por vieses dados pela cobertura seletiva e direcionada com pitadas de manipulação" que merecem correções factuais ou de interpretação.
    Entretanto, embora a discussão sobre tais fatos e versões seja seguramente o mais saboroso, não é nem de longe o mais importante na narrativa de Flavio.
    O mais importante está contido na confissão de que cede a chavões do tipo: "ladrões, de sonhos, de ideais, de um futuro digno para o Brasil"; repetindo bordões publicados a exaustão nos portais da mídia familiar, ao mesmo tempo que finaliza a sua manifestação reafirmando que: "Lá na frente minha visão aqui expressa pode se revelar equivocada e a história provar a inocência de Lula/Dilma e membros do PT nacional, o que acho muito difícil diante do já exposto, mas caso isso ocorra, publicamente como já defendi e agora critico, reconhecerei meu equivoco".
    Resumindo, confessa que é um ex militante apaixonado decepcionado.
    Ideia similar está na boca e mente de muita gente. Gente de direita, de centro e de esquerda. Amigos do PT e inimigos do PT.
    Tanta gente e tão diversa falando coisa parecida demonstra basicamente: 1) o papel central que o PT ocupa na vida política nacional; e 2) a total divergência existente acerca do conteúdo da tal mudança programática e pragmática, que o PT fez para chegar ao poder e se manter nele e as que precisa fazer para continuar em seu rumo de ser veículo das transformações que tanto uns quanto outros consideram essencial para a sobrevivência do próprio partido e de seus ideais mergulhados nos meandros do jogo político democrático de um país visceralmente patrimonialista.
    Analisando tais assertivas com generosidade, está implícito que Flavio não percebe que de um lado, o lado que capitaneia a crítica ao PT pela Direita, o sentido de grande parte dessa campanha massiva crítica midiática ao PT é no sentido de mudança em direção aos interesses e preocupações do grande empresariado. E pela esquerda, a "decepção" tem sido conduzida, ou melhor, "induzida" pelo processo de repetição exaustiva com cobertura direcionada e manipulações dos fatos e acontecimentos com requintes de sofisticação altamente elaboradas, no que, embora dentro do Partido dos Trabalhadores, entre seus dirigentes há muita gente muito importante que adota o modo de pensar de outra classe social.
    Nessa perspectiva, Flavio não é a exceção: a maior parte das pessoas que saíram do PT nos últimos anos e meses, saiu fazendo críticas pela esquerda. Lembrando apenas que – como vimos no caso de Luíza Erundina, Heloísa Helena e Marina Silva — há pessoas que saem criticando as alianças do PT com a direita, mas terminam fazendo alianças com a direita contra o PT, e até ingressando em movimentos de extrema direita reacionária. Ou mesmo até, buscam "justificativas" para suas novas aventuras no mundo dos negócios numa economia de mercado, com discursos ideologicamente inatacáveis diante de sua inflexão ideológica para o pragmatismo como todo bom brasileiro culturalmente patrimonialista. O que espero não seja o caso de Flavio Resende.

  26. Parabéns pelo Texto muito objetivo e direto, como você mesmo fala o Governo que ai está podendo cortar os gastos com a maquina publica (MORDOMIAS, CARTÕES CORPORATIVOS, CARGOS DE APADRINHADOS POLÍTICOS E DIVERSAS FORMAS DE GASTOS), procura penalizar o mais fraco que é a classe trabalhadora com aumentos substanciais de imposto. Temos sim que sair as ruas para protestar contra gastos excessivos com a maquina publica, pressionar para fazer as reformas necessárias, só assim eles perceberão que o povo brasileiro não é mais tão fácil de ser manipulado.
    PARABÉNS PELO TEXTO Flávio Resende
    VAMOS FORMAR UMA CORRENTE EM BUSCA DE NOSSO DIREITOS.

  27. Concordo plenamente. Também acreditava no PT. Pensei que iriam mudar o Brasil para melhor. Ledo engano. Hoje acredito na alternância de poderes. Eleições gerais em todos os níveis na mesma época. Que juízes/desembargadores/ministros sejam escolhidos por eles mesmos. Para serem realmente independentes.

  28. Antes tarde do que nunca. Hoje o PT, como dito e esgotado no texto, não é muito mais que o ajuntamento de pessoas cujo objetivo comum é tirar o máximo dos cofres públicos. A repetição de escândalos mostra isso.
    Mentem de forma tão descarada que em 19 dias de mandato fizeram exatamente aquilo que sustentava o argumento de não votar na oposição. Aliás, fizeram bem mais.
    Claro que existem muitos "lavados" que ainda não percebem isso, alguns até se recusam a ver, mas a verdade está plenamente exposta. Há aqueles que convém não enxergá-la.

  29. Muitos ajudaram a alimentar e a criar este monstro é decepcionante, procurei no mundo um alguém para confiar, e só encontrei um… "DEUS", o homem é falho, muitos estão na terra para enganar, enriquecer e decepcionar. Lamentável.
    Limpou sua alma amigo com este desabafo, agora estas livre, leve e com saúde.

  30. Muito lúcido em seu texto. Uma pena que aqui no Brasil quando uma pessoa é contra um lado, logo se julga ser a favor do outro. Assim como você Flávio bem falou, tenho apenas um lado, o do BRASIL!!!

  31. Nossa, fiquei comovido….e acredita na Marina e em toda a aliança q a mesma costurava antes da eleição? rsrsrsrsrs Incoerente.
    Qualquer presidente eleito estará sujeito a esse congresso escroto, bem representado pelo PMDB, eleito por todos nós!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Tráfico de influência: ministro Mendonça autoriza 2º inquérito contra Lulinha

Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça autorizou, na tarde desta sexta-feira (31/7), a abertura de um segundo inquérito para apurar suspeitas de tráfico de influência de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O fato tem relação com as investigações da Polícia Federal (PF) sobre a atuação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A informação foi revelada pelo O Estado de S. Paulo e confirmada pelo Metrópoles.

O novo inquérito identificou indícios de irregularidades na relação de Lulinha com o empresário Cleber Ribas de Oliveira, sócio da empresa 3STRUCTURE IT.

A empresa teria buscado negócios na Dataprev, companhia de tecnologia do governo federal, e em outros órgãos. A investigação suspeita de que Lulinha tenha recebido ao menos uma viagem em troca de negócios na gestão federal.

A PF ainda pediu um terceiro inquérito para apurar suspeitas de tráfico de influência envolvendo o filho do presidente, mas a solicitação ainda deve ser distribuída no STF.

O caso de Lulinha está com Andre Mendonça após sorteio no STF. Como a Polícia Federal não pediu que os novos inquéritos fossem distribuídos ao magistrado, os processos foram submetidos ao sorteio entre os ministros.

Apesar disso, o sistema de distribuição da Corte sorteou novamente Mendonça como relator.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas e advogado de Lulinha, ressaltou ao Metrópoles que a defesa segue tranquila. No entanto, afirma que não teve acesso a essa nova abertura de investigação.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anvisa ordena retirada de paracetamol das farmácias; fabricante diz que testes não indicaram falhas

Foto: Divulgação

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da distribuição, venda e uso de um lote do Paramol 750 mg (paracetamol) após identificar comprimidos com sinais de possível contaminação por bolor, conhecido popularmente como mofo.

A decisão foi publicada nesta quinta-feira (30) no DOU (Diário Oficial da União) e determina o recolhimento de todas as unidades do lote 114053, da apresentação com 200 comprimidos, fabricada pela Belfar Ltda.

Segundo a Anvisa, foram encontrados comprimidos com sujidades cuja aparência é sugestiva de contaminação por bolor, um tipo de fungo que pode comprometer a qualidade do medicamento.

Lote específico de Paramol foi suspenso pela Anvisa

A medida preventiva vale apenas para o lote 114053 do Paramol 750 mg. De acordo com a Belfar, outros lotes do medicamento e demais produtos fabricados pela empresa não foram afetados pela decisão.

O Paramol é indicado para o tratamento de febre e para o alívio de dores leves a moderadas.

Após ser comunicada sobre a suspensão, a Belfar afirmou que realizou análises em amostras de referência do lote e informou à Anvisa que as contraprovas não apontaram desvios de qualidade.

Em nota, a empresa declarou que mantém diálogo com a agência para esclarecer o caso e que avalia as medidas administrativas cabíveis. A fabricante também afirmou que irá prestar esclarecimentos aos consumidores.

Com informações do portal NDMais

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Está faltando braço da PF’, diz Flávio sobre investigação contra Lulinha

Foto: Reprodução/Instagram

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta quinta-feira, 30, que a Polícia Federal carece de estrutura para investigar Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante uma transmissão ao vivo, ele questionou o tratamento dado ao empresário e comparou a situação com a hipótese de um filho de Jair Bolsonaro ser suspeito de corrupção.

O senador e candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta quinta-feira, 30, que falta estrutura na Polícia Federal para investigar Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em transmissão em seu canal no YouTube, o parlamentar questionou o tratamento dado ao empresário.

“Está faltando braço, faltando gente para esse pequeno grupo da Polícia Federal do Lula investigar o filho do presidente da República”, disse Flávio. “Vocês já imaginavam se o filho do presidente Jair Bolsonaro fosse suspeito de receber dinheiro desviado de aposentados?”

A declaração ocorreu horas depois de o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, autorizar a abertura de um inquérito para apurar suspeitas de tráfico de influência de Lulinha no governo federal. Flávio, no entanto, não comentou diretamente a decisão do ministro.

O pedido para a abertura do inquérito partiu da Polícia Federal e foi distribuído ao ministro André Mendonça. Os investigadores apuram suspeitas de corrupção e tráfico de influência relacionadas à autorização para a comercialização de Cannabis medicinal em programas do Ministério da Saúde.

No fim de 2025, quando surgiram as primeiras suspeitas que envolvem o seu filho, Lula afirmou que as autoridades deveriam apurar eventuais responsabilidades. “Ninguém ficará livre. Se a polícia encontrar meu filho metido nisso, a Justiça o investigará”, declarou na ocasião.

Flávio afirmou que na próxima quinta-feira, 6, fará uma live para confirmar os palanques do PL nos Estados, incluindo os apoios de partidos aliados. Segundo o senador, a iniciativa visa a reduzir a confusão entre os eleitores sobre as alianças partidárias para este ano.

Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

‘Ex-pardo’, ACM Neto se declara branco quatro anos após perder eleição em 2022

Foto: Divulgação/União Brasil

Quatro anos depois de informar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se considerava pardo, o ex-prefeito de Salvador e candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto, passou a se declarar branco. A mudança consta no sistema oficial da Justiça Eleitoral para as eleições de 2026 e reacende uma das principais polêmicas da campanha baiana de 2022.

Na disputa anterior pelo Palácio de Ondina, ACM Neto registrou a sua autodeclaração racial como parda perante o TSE. Pela metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizada também em políticas públicas e estatísticas oficiais, as categorias preta e parda compõem a população negra. A autodeclaração do então candidato provocou críticas de integrantes do movimento negro e de adversários, que o acusaram de oportunismo eleitoral em um estado cuja população é formada por 80,8% de pessoas negras, segundo o Censo de 2022.

A controvérsia ganhou força nos últimos dias da campanha, quando ACM Neto foi questionado sobre o tema durante uma sabatina do Bahia Meio Dia, jornal da TV Globo em Salvador. Na ocasião, perguntou ao entrevistador quem o considerava socialmente branco. Ao ouvir a resposta de que seria “toda a sociedade”, afirmou: “Eu me considero pardo”. Em seguida, ao ser informado de que o IBGE considera pretos e pardos como integrantes da população negra, rebateu: “Então o erro é do IBGE, não é meu. Simplesmente isso.”

A declaração rapidamente extrapolou o debate eleitoral e se transformou em um dos episódios mais lembrados da campanha de 2022. Nas redes sociais, ACM Neto virou alvo de memes que ironizavam sua identificação racial e a tentativa de se apresentar como um “irmão de cor” da maioria da população baiana. Naquele ano, ele acabou derrotado por Jerônimo Rodrigues (PT) no segundo turno.

A mudança na autodeclaração ocorre em um contexto em que o tema passou a receber maior atenção da Justiça Eleitoral. Desde 2014, o TSE registra a raça/cor informada pelos candidatos, permitindo acompanhar alterações ao longo das disputas. Nos últimos anos, o debate ganhou relevância com a ampliação das políticas de ação afirmativa e das cotas para candidaturas negras, levando movimentos sociais e especialistas a questionarem autodeclarações consideradas incompatíveis com a identidade racial publicamente reconhecida dos candidatos.

Patrimônio

Além da alteração na autodeclaração racial, ACM Neto informou ao TSE um crescimento expressivo de seu patrimônio. Segundo os dados registrados pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito declarou possuir 84,9 milhões de reais em bens neste ano, ante 41,7 milhões de reais informados na eleição de 2022.

O aumento de 103,5% corresponde a um acréscimo de 43,2 milhões de reais, impulsionado principalmente por novos investimentos em fundos imobiliários, aplicações financeiras, aportes em empresas, além da inclusão de um apartamento em Barra Grande, na Bahia, e dois veículos.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

DEU NÓ: No primeiro mês de Desenrola, endividamento e inadimplência continuaram iguais

Foto: Divulgação

Mesmo depois do lançamento, em maio, do Desenrola Brasil, o programa do governo com condições especiais para renegociação de dívidas, os números gerais de inadimplência e do nível de endividamento das famílias no Brasil pouco mudaram, e continuaram nos mesmos patamares recordes em que estavam.

Em maio, primeiro mês da vigência do programa, pouco mais de um quarto da renda das famílias continuava comprometido com o pagamento de dívidas: essa proporção oscilou de 31,2%, em abril, para 31,1% em maio. Um ano antes, em maio de 2025, era de 30,6%, e, no pico, em janeiro deste ano, bateu 31,4%. Os resultados estão atualizados até maior e fazem parte dos dados do mercado de crédito divulgados na quinta-feira, 30, pelo Banco Central.

O número não leva em consideração as dívidas com financiamento imobiliário. Quando estas entram na conta, as pessoas perdem quase a metade de sua renda: a parcela dos ganhos ocupada pelos empréstimos e financiamentos totais ficou em 49,8% em maio, ante 49,9% em abril.

O programa Desenrola Brasil, que ganhou neste ano uma segunda edição com a sucessão de recordes nos níveis de endividamento da população, foi lançado em 4 de maio pelo presidente Lula. Previsto inicialmente para durar por 90 dias, ele será prorrogado em mais um mês, até 31 de agosto, conforme anunciou o ministro da Fazenda, Dario Durigan, nesta semana.

Inadimplência alta

O lançamento do programa também mexeu pouco na inadimplência. Ela inclusive aumentou no primeiro mês de Desenrola, tendo subido de 7,4% para 7,6%, de abril para maio, e ficado estável, nos mesmos 7,6%, em junho, de acordo com o Banco Central. É a maior proporção desde pelo menos 2012, quando começa a série, e só em 2012 esse número chegou a bater nos 7%.

A taxa leva em consideração apenas a inadimplência das pessoas físicas e em operações de crédito livre, como empréstimos pessoais, cartão de crédito ou cheque especial, e que são o foco das renegociações permitidas pelo Desenrola. O dado não considera as linhas de financiamento que são reguladas, como o crédito imobiliário e o crédito rural, e que têm taxas de inadimplência mais baixas.

A inadimplência é medida considerando o valor total da carteira de crédito concedidos pelos bancos nessas modalidades que estão com os pagamentos em atraso.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo do Estado informa que fez acordo para pagar hospitais privados que atendem pacientes do SUS no RN, mas cirurgias eletivas continuam suspensas

 Foto: Bruno Vital/G1

O Governo do Estado emitiu uma nota informando que fez um acordo com os hospitais privados e cooperativas médicas para pagar, no dia 7 de agosto, as parcelas em atraso já acordadas, no valor de R$ 5.466.778,89. No dia 10 de agosto, segundo o comunicado, será feito o pagamento da produção mensal, no valor de R$ 12.389.777,16.

Apesar do acordo, as cirurgias eletivas continuam suspensas nos hospitais privados que atendem à rede estadual até a efetivação do pagamento das parcelas em atraso, previsto para o dia 7/08. Até lá, só serão atendidos casos de urgência e emergência.

Leia a nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que enviou aos hospitais e cooperativas médicas uma planilha atualizada referente aos pagamentos e cumprimento de acordos por parte do Estado do Rio Grande do Norte, pelos procedimentos cirúrgicos e intervencionistas de serviços credenciados em Natal/RN.

No documento encaminhado na quinta-feira (30) e reiterado nesta sexta-feira (31), a Sesap propôs, para o dia 07 de agosto, o pagamento de parcelas já acordadas, no valor total de R$ 5.466.778,89. E para o dia 10 de agosto, o pagamento da produção mensal, no valor de R$ 12.389.777,16.

Também foi pactuado com os prestadores a manutenção dos atendimentos de casos de urgência e emergência até a efetivação dos pagamentos programados, de forma a garantir os segurança à população.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Lula se comporta como se nada tivesse sido descoberto sobre Jaques Wagner”, diz colunista

Imagem: Reprodução/Instagram

Para o colunista Josias de Souza, o presidente Lula adota uma postura de complacência e isolamento estratégico ao minimizar o impacto político do caso que envolve o senador Jaques Wagner e o ex-sócio do Banco Master.

Segundo ele, Lula está negligenciando a polêmica envolvendo Jaques Wagner e ex-sócio de Daniel Vorcaro: “acha que isso não vai interferir na eleição”.

Com informações do UOL News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Thabatta faz relato emocionado sobre identificação com Zenaide: “uma admiração que vai além da política”

Imagem: Reprodução

Em um depoimento emocionado, a vereadora Thabatta Pimenta diz que sua admiração pela senadora Zenaide Maia vai muito além da política.

No relato, Thabatta lembra que foi Zenaide quem lhe estendeu a mão e a enxergou quando ninguém enxergava. Ela também destaca a sensibilidade da senadora em vários momentos marcantes da sua vida e cita a identificação entre as duas como mães atípicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Academia cristã só para homens viraliza e web não perdoa: “rosca direta”

Foto: Reprodução

Com o objetivo de criar um ambiente de treino alinhado com princípios cristãos, influenciadores dos Estados Unidos criaram uma academia exclusiva para homens que rapidamente chamou atenção nas redes sociais. Nomeada de Proverbs 27:17 Fitness, o lugar ganhou repercussão pela proposta de oferecer um espaço considerado mais adequado aos valores religiosos dos fundadores, além de evitar situações vistas por eles como possíveis “tentações”.

A iniciativa começou a ganhar espaço nas redes sociais após um dos idealizadores explicar que a criação da academia também está relacionada à preocupação com casos de infidelidade associados a ambientes tradicionais de musculação. Segundo os responsáveis pelo projeto, a ideia é proporcionar um local onde os frequentadores possam se exercitar sem distrações consideradas incompatíveis com as convicções.

Além dos treinos, a academia busca promover a convivência entre homens que compartilham da mesma fé. Segundo os fundadores, o espaço pretende fortalecer amizades, incentivar a disciplina e contribuir para o desenvolvimento espiritual dos alunos por meio de uma rotina baseada em valores cristãos.

Contudo, a proposta dividiu opiniões nas plataformas digitais. Enquanto alguns internautas apoiaram a criação de um ambiente voltado para pessoas com princípios semelhantes, outros questionaram a separação por gênero e criticaram a justificativa usada para defender o funcionamento exclusivo para homens.

A repercussão também foi acompanhada por uma onda de memes nas redes sociais. Termos como “rosca direta” passaram a circular em publicações de humor, fazendo referência ao universo das academias e aumentando ainda mais a visibilidade do caso.

Com informações do Portal Dol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Após PP barrar Tereza Cristina, Pedro Lupion vira aposta do agro na vice de Flávio

Foto: Pablo Valadares

Depois da negativa da federação para o nome de Tereza Cristina na vice, o agronegócio colocou dois nomes novos na mesa: Pedro Lupion, do Republicanos-PR e atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), hoje pré-candidato ao Senado. Entre os dois, é o nome de Lupion que ganhou força no entorno do senador nos últimos dias, justamente pela costura que ele já mantém com a bancada ruralista no Congresso.

Para nomes do entorno de Flávio ouvidos pela reportagem, o desafio agora é outro: convencer Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, a liberar um de seus quadros para a chapa.

A avaliação interna é que Domingos Sávio agrega mais peso eleitoral por ser de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, o que mantém o mineiro como alternativa caso a negociação com o Republicanos em torno de Lupion não avance. Questionados sobre a possibilidade de escolher uma mulher para a vaga, o discurso no entorno do senador tem sido o mesmo: falta opção. “Não tem muita gente disponível”, tem sido a resposta padrão.

O problema é que a informação não fecha com os fatos. Nomes como a deputada federal pelo Ceará Priscila Costa (PL), além de Simone Marquetto e Julia Zanatta, já sinalizaram disposição para compor a chapa do filho 01.

Entrando na última semana de convenções e definição de chapas, a campanha de Valdemar Costa Neto segue como a única, entre as grandes candidaturas presidenciais, ainda sem vice definido.

Jovem Pan

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *