Trânsito

Blitz educativa do Detran será realizada no litoral Sul neste sábado

IMG000000000103577O Governo do Estado por meio do Detran/RN encerra as ações educativas de trânsito realizadas durante o mês de fevereiro com uma blitz educativa programada para acontecer neste sábado (27), das 8h às 12h, no posto de Polícia Rodoviária Estadual, situado na comunidade de Pium, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. A blitz de conscientização de condutores vai reunir 15 técnicos do setor de Educação de Trânsito do Órgão, que vão priorizar informações sobre os perigos da união álcool e direção.

A intenção do Detran/RN é alertar sobre aspectos da Lei Seca ainda no deslocamento dos motoristas com destino as praias. Nesse sentido, a ideia fazer com que os condutores que consumam bebida alcoólica não tentem conduzir seus veículos na volta para casa, já que blitzen de fiscalização devem ser montadas na volta dos condutores, no intuito de inibir possíveis desobediências ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente as relacionadas à Lei Seca.

Os motoristas vão ser informados ainda sobre conceitos preventivos relacionados a evitar acidentes de trânsito e o perigo do uso do celular enquanto dirige, como também sobre a proibição de trafegar na faixa de areia de praia com automóvel não autorizado. Vão ser distribuídos folders informativos com dicas e posturas corretas no trânsito e será efetivada a adesivação de veículos com a logomarca das campanhas educativas do Detran/RN.

Opinião dos leitores

  1. Falta só o governo do estado fazer blitz educativa para dizer aos marginais que proibido roubar, furtar, matar, praticar estelionato, etc.
    A partir do momento que o estado entrega a carteira de habilitação ao condutor de veículos, este último já fica obrigado a ter ciência, obedecer e cumprir as normas de trânsito e, portanto, o estado já deve aplicar a multa cabível a quem desrespeitar o Código Nacional de Trânsito.
    Não fazendo isso, o cidadão fica com a sensação de que o estado patrocina a impunidade no trânsito.
    Por outro lado, ninguém vê notícia de que o Detran tenha realizado alguma fiscalização nas auto-escolas, para verificar se o ensino está condizente com as melhores práticas de direção e se a escola possui algum simulador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleição brasileira é tratada pela imprensa internacional como decisiva para o futuro da América Latina

Fotos: Ricardo Stuckert/ campanha Lula e Charles Vieira/Campanha Flávio Bolsonaro

A eleição presidencial brasileira ganhou amplo destaque na imprensa internacional neste domingo (4), com jornais de diferentes países voltando a atenção para a disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).

Na Europa, o britânico The Guardian classificou a eleição como decisiva para o futuro da América Latina e destacou a polarização entre os candidatos. O jornal também apontou a proximidade entre os dois nas pesquisas e a possibilidade de segundo turno.

O francês Le Monde chamou atenção para a incerteza do resultado e para o impacto internacional da eleição, enquanto o espanhol El País destacou o novo confronto entre a esquerda representada por Lula e a direita ligada à família Bolsonaro.

Nas Américas, o argentino Clarín ressaltou a pequena diferença entre os principais candidatos nas pesquisas e classificou a disputa como uma das mais acirradas desde a redemocratização brasileira.

Já o norte-americano The Wall Street Journal analisou o futuro da esquerda no país e afirmou que uma eventual derrota de Lula poderia deixar o PT afastado do poder por um período prolongado.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Ministro do STF Gilmar Mendes é flagrado com celular na cabine de votação; prática é proibida pela Justiça Eleitoral

Um vídeo registrado durante a votação deste domingo (4) mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes com um aparelho celular nas mãos dentro da cabine de votação, em Diamantino (MT), sua cidade natal.

Gilmar votou na Escola Estadual Plácido de Castro, no Centro Histórico do município, e deixou o local sem falar com a imprensa.

Pelas regras da Justiça Eleitoral, é proibida a entrada na cabine com celulares, câmeras ou outros dispositivos que possam registrar o voto. O aparelho deve ser deixado em local indicado pelos mesários antes do acesso à urna.

A legislação também prevê que o eleitor que se recusar a entregar o celular fica impedido de votar. O Código Eleitoral estabelece ainda punição para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto.

Até o momento, não havia informação sobre eventual manifestação da Justiça Eleitoral a respeito do registro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘A pesquisa que vai valer, ruim ou boa, é quando abrir a urna’, diz Lula após votar em São Bernardo do Campo

Foto: Maria Isabel Oliveira/O Globo

Após votar em São Bernardo do Campo (SP), no ABC paulista, às 9h15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou com imprensa e apoiadores sobre o “dia glorioso” de votação e disse estar confiante na vitória.

“Toda a pesquisa feita ontem, antes de ontem, não vale nada. A pesquisa que vale será feita hoje, as 17h. A pesquisa que vai valer, seja boa ou a ruim, é a que vai acontecer na hora que abrir a urna neste país”, disse o presidente.

“Hoje vamos decidir uma nova página da história desse país. Hoje o povo vai tomar uma decisão, elegendo deputados estaduais, federais, senadores. O que está em jogo é a definição de um projeto de Brasil.”, completou Lula.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zema usa celular na cabine de votação e TRE-MG vai apurar

Foto: Caio Ranieri/TV Integração

Durante a votação nesta manhã de domingo (4), o candidato à Presidência Romeu Zema usou o celular na cabine de votação. Em entrevista à imprensa, Zema disse que não foi impedido de usar o aparelho na seção.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), violar o sigilo do voto é crime previsto no Código Eleitoral. Para que haja punição, no entanto, é necessária uma denúncia formal do Ministério Público. O tribunal informou que o uso do celular por Zema será apurado.

“Em primeiro lugar, valem as regras e as regras, dizem que não é possível usar o celular na cabine de votação. Nós temos que apurar especificamente o caso, verificar os seus contornos para emitir uma opinião, para emitir um veredito, uma decisão final. Isso é irregular e caracteriza crime. Isso pode inclusive gerar pena de detenção”, disse o presidente do TRE-MG Carlos Henrique Perpétuo Braga.

Questionado sobre o uso do celular dentro da cabine de votação, Romeu Zema afirmou que entrou no local com o aparelho por hábito e disse que não foi alertado previamente.

“Eu ando com o celular o dia todo. Ele é quase como se fosse um dedo. Ninguém me lembrou ali e eu fui votar normalmente. Não fotografei nada, não fiz nada com o celular ali. Fui só votar mesmo. A cola eu levei no papel”, afirmou Zema.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Recebido sob aplausos, ministro do STF André Mendonça vota em zona eleitoral do DF

Foto: Luisa Rany/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça votou, na manhã deste domingo (4/10), na Escola Classe 8 da Octogonal, no Distrito Federal. Ele chegou por volta das 9h e foi recebido sob aplausos.

Mendonça aguardou na fila até chegar a sua vez de votar e, durante a espera, cumprimentou eleitores que estavam no local.

“Hoje é um dia importante para o país, um dia onde o povo é o protagonista e ele deve ser o grande vencedor. É um dia de festa para o povo, para a democracia e a nossa expectativa é que o povo, com responsabilidade, escolha na sua própria visão, dentro da sua própria perspectiva e realidade quem é o melhor candidato para governar o seu Estado”, declarou à impresa.

Mendonça também afirmou que cabe ao eleitor escolher, de acordo com a própria perspectiva, os candidatos que considera mais preparados para legislar no Estado, no país e para governar o Brasil. “O povo, ao final, é o grande vencedor desse dia e o grande protagonista”, acrescentou. O ministro também desejou um bom trabalho aos profissionais de imprensa e destacou a importância da cobertura jornalística durante o processo eleitoral.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nunes Marques suspende decisão que barrou candidatura de Deltan ao Senado

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, suspendeu neste domingo (4) a decisão que havia indeferido o registro da candidatura de Deltan Dallagnol (Novo) ao Senado pelo Paraná. Com a medida, Deltan permanece com a candidatura na situação de “deferida com recurso” e os votos recebidos neste domingo serão processados, com a validade condicionada ao julgamento do caso pelo Plenário da Corte.

A decisão suspensa havia sido tomada na noite deste sábado (3) pelo ministro Floriano de Azevedo Marques. De forma individual, o ministro reformou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que havia autorizado a candidatura de Deltan por quatro votos a três, e determinou que o registro fosse alterado para indeferido. Floriano também havia considerado nulos os votos atribuídos à chapa.

Ao analisar um pedido apresentado pela Coligação Fortaleza do Paraná, Nunes Marques afirmou que não estava examinando o mérito da discussão sobre a inelegibilidade de Deltan. Segundo o presidente do TSE, essa análise cabe ao Plenário da Corte.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] TUMULTO: Zona eleitoral na Bahia tem empurra-empurra e correria durante abertura dos portões

A abertura dos portões no Colégio Estadual Luiz Viana, considerado o maior ponto de votação da Bahia, em Salvador, registrou momentos de tumulto na manhã deste domingo (4).

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o empurra-empurra de eleitores que aguardavam a liberação do acesso para registrar seus votos no primeiro turno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cadu de Lula vota em Natal, no bairro do Tirol

Foto: Kléber Teixeira/Inter TV

O candidato ao governo do RN Cadu de Lula (PT) votou por volta das 10h50 deste domingo (4) no Colégio Marista, no Tirol.

Antes de ir à cabine de votação, Cadu cumprimentou eleitores, falou rapidamente com a imprensa e seguiu para a seção eleitoral, acompanhado por candidatos a deputado estadual e federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRE-RN registra substituição de três urnas eletrônicas no início da votação em Jucurutu, Natal e Areia Branca

Foto: José Aldenir / AGORA RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) registrou, até as 10h45, a substituição de três urnas eletrônicas durante a votação deste domingo (4).

As trocas ocorreram Jucurutu, Natal e Areia Branca.

Em Jucurutu, a substituição foi registrada na Seção 86 da 27ª Zona Eleitoral, na Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros.

Em Natal, a troca ocorreu na Seção 150 da 2ª Zona Eleitoral, no Instituto Sagrada Família.

Já em Areia Branca, a urna da Seção 73, da 32ª Zona Eleitoral, foi substituída no Instituto Dantas Monteiro.

As informações constam no primeiro boletim divulgado pelo TRE-RN sobre as substituições de urnas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM apreende mais de R$ 12 mil e material de propaganda política em Macau

Foto: Reprodução

Uma ação de fiscalização eleitoral resultou na apreensão de pouco mais de R$ 12 mil em dinheiro e material de propaganda política, neste domingo (4), em Macau, na região salineira do Rio Grande do Norte.

A apreensão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão relacionado a uma suspeita de compra de votos.

O material recolhido deverá ser analisado pelas autoridades responsáveis pela investigação. A ocorrência foi registrada durante as primeiras horas da votação no estado.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *