Trânsito

Blitz educativa do Detran será realizada no litoral Sul neste sábado

IMG000000000103577O Governo do Estado por meio do Detran/RN encerra as ações educativas de trânsito realizadas durante o mês de fevereiro com uma blitz educativa programada para acontecer neste sábado (27), das 8h às 12h, no posto de Polícia Rodoviária Estadual, situado na comunidade de Pium, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. A blitz de conscientização de condutores vai reunir 15 técnicos do setor de Educação de Trânsito do Órgão, que vão priorizar informações sobre os perigos da união álcool e direção.

A intenção do Detran/RN é alertar sobre aspectos da Lei Seca ainda no deslocamento dos motoristas com destino as praias. Nesse sentido, a ideia fazer com que os condutores que consumam bebida alcoólica não tentem conduzir seus veículos na volta para casa, já que blitzen de fiscalização devem ser montadas na volta dos condutores, no intuito de inibir possíveis desobediências ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente as relacionadas à Lei Seca.

Os motoristas vão ser informados ainda sobre conceitos preventivos relacionados a evitar acidentes de trânsito e o perigo do uso do celular enquanto dirige, como também sobre a proibição de trafegar na faixa de areia de praia com automóvel não autorizado. Vão ser distribuídos folders informativos com dicas e posturas corretas no trânsito e será efetivada a adesivação de veículos com a logomarca das campanhas educativas do Detran/RN.

Opinião dos leitores

  1. Falta só o governo do estado fazer blitz educativa para dizer aos marginais que proibido roubar, furtar, matar, praticar estelionato, etc.
    A partir do momento que o estado entrega a carteira de habilitação ao condutor de veículos, este último já fica obrigado a ter ciência, obedecer e cumprir as normas de trânsito e, portanto, o estado já deve aplicar a multa cabível a quem desrespeitar o Código Nacional de Trânsito.
    Não fazendo isso, o cidadão fica com a sensação de que o estado patrocina a impunidade no trânsito.
    Por outro lado, ninguém vê notícia de que o Detran tenha realizado alguma fiscalização nas auto-escolas, para verificar se o ensino está condizente com as melhores práticas de direção e se a escola possui algum simulador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mesmo após ação da PF contra Jaques Wagner, PT usará Caso Master contra Flávio Bolsonaro

Foto: Reprodução

O PT decidiu manter a estratégia de associar o senador Flávio Bolsonaro ao Caso Banco Master, mesmo após a operação da Polícia Federal que teve como alvo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Segundo informações divulgadas pela Jovem Pan, integrantes da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliam que o foco deve permanecer em Flávio, por ele ser apontado como potencial adversário na disputa presidencial de 2026.

Nos bastidores, aliados petistas reconhecem que a operação contra Jaques Wagner acabou fornecendo argumentos para adversários políticos e ampliou o desgaste no debate público.

Ainda assim, a avaliação da cúpula do partido é que uma eventual tentativa de vincular o episódio diretamente ao governo Lula não deve produzir os mesmos efeitos eleitorais.

Wagner foi alvo de uma ação da Polícia Federal na última quinta-feira (19). De acordo com a investigação, o senador teria recebido R$ 8 milhões do empresário Augusto Lima, ex-sócio do banqueiro Daniel Vorcaro, para defender pautas de interesse do Banco Master. O parlamentar nega as acusações.

O Caso Master já vinha sendo explorado pelo PT após a divulgação de um áudio em que Flávio Bolsonaro solicita R$ 134 milhões a Vorcaro.

O episódio ganhou novos desdobramentos depois que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, apresentou uma versão diferente da relatada pelo senador sobre um encontro com o banqueiro.

Nos bastidores, a avaliação é que o tema seguirá sendo utilizado por ambos os lados da disputa política, ampliando a troca de acusações e o embate em torno da corrida presidencial de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

INDIFERENÇA? Trump diz que “não poderia se importar menos” com Lula

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não pensa no presidente brasileiro Lula (PT) e declarou que “não poderia se importar menos” com o petista, segundo informações do Diário do Poder.

Ao comentar líderes internacionais, Trump fez referência a Lula e classificou o brasileiro como uma pessoa “muito volátil”. “Eu assisti ao Brasil, o líder que eu conheço um pouco. Ele é uma pessoa muito volátil”, afirmou.

Ao ser questionado sobre sua relação com Lula, Trump respondeu de forma direta: “Eu não penso nele, para ser honesto com você. Eu realmente não penso nele. Não poderia me importar menos”.

Trump acrescentou ainda que assistiu recentemente a um discurso de Lula e voltou a descrevê-lo como “muito volátil”. “Eu assisti enquanto ele fazia um discurso. Foi muito volátil e está tudo bem”.

As declarações ocorrem em meio a recentes divergências entre Washington e Brasília. Nos últimos dias, Lula afirmou publicamente que Trump deveria evitar qualquer tipo de interferência no processo eleitoral brasileiro de 2026, defendendo a soberania nacional e a independência das instituições do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Lula flerta com acusação de obstrução da Justiça, avalia Cláudio Humberto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O jornalista Cláudio Humberto afirmou, em sua coluna deste sábado (20), que o presidente Lula (PT) estaria “flertando” com uma acusação de obstrução da Justiça após determinar o retorno de policiais federais que atuavam em investigações consideradas sensíveis para o governo.

Segundo o colunista, a medida atingiria equipes envolvidas em apurações relacionadas ao escândalo do Banco Master e aos desvios investigados no INSS. Humberto também cita o afastamento anterior de um delegado que investigava suspeitas envolvendo Lulinha.

A coluna reproduz ainda uma declaração da deputada Carol De Toni. Segundo a parlamentar, o “alvo real” da mudança seria o ministro André Mendonça e os casos relacionados ao INSS e ao Banco Master.

Cláudio Humberto afirma que o governo justificou a decisão como parte de uma estratégia para reforçar o combate ao crime organizado. O jornalista, porém, questiona a explicação apresentada.

Na análise, o colunista também destaca que a retirada dos policiais ocorreu poucas horas antes da 9ª fase da Operação Compliance Zero, que teve como alvo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Ainda segundo a coluna, o senador é citado em investigações relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro. Humberto sustenta que os fatos reforçariam a percepção de que o governo busca proteger aliados e conter investigações que alcançam pessoas próximas ao presidente.

As informações e avaliações reproduzidas nesta matéria são de responsabilidade do colunista Cláudio Humberto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ERA O LEVA E TRAZ? Conversas de Vorcaro apontam líder do governo no Senado como canal para recado a Lula

Foto: Reprodução

Mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, citam o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), como possível intermediário para o envio de um recado ao presidente Lula (PT).

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, os diálogos foram trocados em julho de 2024 entre Vorcaro e Fernando Mascarenhas Filho, diretor comercial da instituição financeira, conforme informações do Metrópoles.

Na conversa, Mascarenhas afirma que havia comentários de que o Banco Master seria próximo do governo federal, comparando a situação à dos irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores do grupo J&F.

“Única coisa que falaram [foi] que somos próximos do governo, igual irmãos Batista são. O que é verdade rsrs”, escreveu o executivo.

Em resposta, Vorcaro comemorou a informação e afirmou que aquilo seria “marketing para nós”. Em seguida, pediu que a mensagem fosse compartilhada com “Lula” e com a “base aliada”.

O diretor comercial respondeu que enviaria o recado para “tio Guiga e Jaques”.

De acordo com a Polícia Federal, “Guiga” seria o publicitário baiano Guilherme Sodré, apontado pela investigação como amigo de Jaques Wagner e citado pelos investigadores como operador financeiro do senador.

Ao analisar o conteúdo, a PF afirmou que as mensagens “sugerem proximidade entre Daniel Vorcaro e pessoas com poder político no estado da Bahia”.

Procurado pelo Estadão, Jaques Wagner negou qualquer relação com o banqueiro. O senador afirmou que não pode ser responsabilizado por conversas de terceiros das quais não participou.

“Não existiu intermediação e não existe relação”, declarou o líder do governo no Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

WEB NÃO PERDOA: Gol de Endrick é anulado na Copa e reação toma conta das redes

Foto: Reprodução

O atacante Endrick chegou a marcar em sua estreia na Copa do Mundo de 2026, mas teve o gol anulado por impedimento durante a partida entre Brasil e Haiti, nesta sexta-feira (19), pela segunda rodada do Grupo C.

O lance aconteceu aos 33 minutos do segundo tempo. Após receber passe de Rayan, o camisa 9 finalizou para o fundo das redes e chegou a comemorar com os companheiros.

No entanto, a arbitragem assinalou impedimento na jogada e invalidou o gol brasileiro.

Foto: Reprodução

A decisão gerou repercussão imediata nas redes sociais. Diversos torcedores lamentaram a anulação e destacaram que o atacante ficou muito perto de marcar seu primeiro gol em uma Copa do Mundo.

Brasil e Haiti se enfrentaram no Lincoln Financial Field, em confronto válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] Brasil vence Haiti por 3 a 0 e assume liderança do Grupo C da Copa

Imagens: Reprodução/Seleção| Brasileira| Futebol

A Seleção Brasileira venceu o Haiti por 3 a 0 na noite desta sexta-feira (19), em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo. Com o resultado, o Brasil chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança da chave.

O destaque do jogo foi Matheus Cunha, autor de dois gols. Vini Jr também balançou as redes e completou a vitória brasileira.

O Brasil abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Após finalização de Vini Jr, Matheus Cunha aproveitou o rebote e marcou. A Seleção ampliou aos 36 minutos, com gol de Vini Jr.

Já nos acréscimos da primeira etapa, aos 47 minutos, o Brasil marcou o terceiro gol, novamente com participação ofensiva decisiva do setor de ataque.

Na etapa final, o técnico Carlo Ancelotti promoveu mudanças na equipe, com entradas de Endrick, Gabriel Martinelli, Éderson e Danilo Santos. O Brasil manteve o controle da partida e administrou o resultado até o apito final.

Líder do Grupo C

Com a vitória, o Brasil lidera o Grupo C, superando o Marrocos no saldo de gols. A Escócia ocupa a terceira posição, enquanto o Haiti foi eliminado da competição.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), contra a Escócia. O confronto definirá a situação do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT vai ao TSE para tentar derrubar vídeo de Flávio sobre organizações criminosas

Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira, 19, para pedir a retirada de um vídeo publicado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em seu perfil oficial no Instagram.

A peça, produzida com inteligência artificial (IA), noticiou a Revista Oeste, mostra o parlamentar, que é o pré-candidato do Partido Liberal à Presidência da República, em uma ação fictícia de combate a organizações criminosas. Na gravação, Flávio aparece a bordo de uma aeronave ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vestidos com trajes militares, os dois surgem disparando contra embarcações identificadas com as siglas PCC, referência ao Primeiro Comando da Capital, e CV, em alusão ao Comando Vermelho. Um terceiro barco, marcado com a sigla PT, também aparece nas imagens.

A ofensiva judicial do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorre em meio ao aumento do discurso de Flávio Bolsonaro sobre segurança pública e combate ao crime organizado.

Em nota divulgada à imprensa, a pré-campanha do liberal afirma que não pretende mudar sua estratégia política em razão da ação apresentada ao tribunal. “Flávio Bolsonaro não vai recuar no combate à criminalidade”, diz o comunicado.

Até o momento, o TSE não se manifestou sobre o pedido apresentado pelo PT.

Além das imagens produzidas por inteligência artificial, o senador publicou uma mensagem afirmando que daria uma “péssima notícia para o CV, o PCC e o PT” nesta quinta-feira, 18, ao se referir a operação da Polícia Federal contra o senador e líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Desde que autoridades dos Estados Unidos passaram a classificar PCC e CV como grupos terroristas, Flávio tem buscado ampliar sua participação no debate sobre segurança pública. O senador fluminense tem se apresentado como uma alternativa para o enfrentamento das facções criminosas e reforçado discursos voltados ao combate ao crime organizado.

A estética do vídeo faz referência a operações realizadas pelo governo do presidente norte-americano, Donald Trump, contra embarcações ligadas ao tráfico internacional de drogas. A atual administração norte-americana intensificou ações desse tipo no Mar do Caribe, utilizando forças de segurança para interceptar rotas associadas a grupos criminosos transnacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aliados de Lula e PT pressionam por renúncia de Jaques da Liderança

Foto: Saulo Cruz

O entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aliados e lideranças do PT (Partido dos Trabalhadores) pressionam o senador Jaques Wagner (PT-BA) a tomar a iniciativa de deixar a liderança do governo no Senado até a semana que vem.

A avaliação é que o presidente resiste em demitir sumariamente ministros e auxiliares envolvidos em investigações, e que isso seria ainda mais difícil no caso do senador, de quem é amigo pessoal.

O receio, porém, é que o Jaques arraste o governo para o centro da crise do banco Master e não tenha autoridade para liderar o governo em articulações sensíveis.

A entrevista do senador para a TV Bandeirantes da Bahia nesta quinta-feira, 18, foi criticada pelas fontes ouvidas pela CNN.

Nela, Jaques disse que recebeu a “solidariedade” de Lula e que não deixaria a liderança.

A pressão sobre o senador após a operação da Polícia Federal ganhou contornos públicos após o deputado Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, defender o afastamento em mensagem publicada nas redes sociais.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

No governo Lula, Brasil despenca para a 65ª posição em ranking global de competitividade

Foto: Canva

O ambiente de negócios brasileiro sofreu um duro revés no Ranking de Competitividade Mundial de 2026. Em um levantamento que avalia 70 economias globais, o Brasil perdeu sete posições em relação à edição anterior e estacionou no 65º lugar. O estudo, conduzido pelo IMD World Competitiveness Center com o apoio da Fundação Dom Cabral, mostra que o país atingiu seu nível mais crítico na série histórica recente.

Segundo informações da Revista Oeste, a pesquisa mede a aptidão das nações para fomentar um ecossistema favorável à atuação de empresas privadas e estatais. Na prática, o Ranking de Competitividade traduz a soma de políticas institucionais, estrutura e cenário econômico que impactam diretamente a produtividade corporativa.

O tombo do Brasil ocorreu de forma generalizada. A avaliação se divide em quatro pilares principais, e o país apresentou retração em todos eles. O maior destaque negativo foi a “eficiência empresarial”, que despencou 11 posições. O “desempenho econômico” também encolheu e caiu seis degraus. Os outros dois fatores analisados, que também registraram baixa, foram “eficiência governamental” e “infraestrutura”.

Para entender as raízes dessa queda, os pesquisadores analisaram subcategorias específicas. O diagnóstico da direção do estudo é claro: os gargalos históricos e estruturais do Brasil anulam os avanços em setores bem-sucedidos.

Os piores indicadores do país (todos na 70ª e última posição):

  • Custo de capital;
  • Endividamento corporativo;
  • Educação primária e secundária;
  • Mão de obra produtiva;
  • Habilidades financeiras e linguísticas.

Apesar do cenário negativo geral no Ranking de Competitividade, o levantamento identificou áreas onde o mercado brasileiro se destaca positivamente:

  • Crescimento de empregos a longo prazo (5º lugar);
  • Subsídios governamentais (5º lugar);
  • Matriz de energia renovável (5º lugar);
  • Fluxo de investimentos estrangeiros diretos (7º lugar);
  • Empreendedorismo em estágio inicial (8º lugar).

No topo do Ranking de Competitividade, Singapura consolidou sua liderança, seguida por potências asiáticas e europeias, com os Estados Unidos fechando a lista dos dez primeiros. Na parte inferior da lista, o Brasil encontra-se próximo a países como Gana, México e Venezuela.

Confira abaixo as dez economias mais bem avaliadas e os países que ocupam as piores posições do levantamento:

Top 10 melhores países:

  • Singapura
  • Hong Kong
  • Suíça
  • Taiwan
  • Emirados Árabes Unidos
  • Dinamarca
  • Irlanda
  • Países Baixos
  • Suécia
  • Estados Unidos

Os piores países no ranking:

63º – Eslováquia
64º – Gana
65º – Brasil
66º – México
67º – Botsuana
68º – Mongólia
69º – Nigéria
70º – Namíbia
70º – Venezuela

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Modelo diz que se apaixonou “por inteligência” de ex-presidente da CBF

Foto: Reprodução

A modelo e influenciadora digital Clara Brasil, de 32 anos, comentou sobre o seu relacionamento com o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo del Nero. Segundo ela, a inteligência do homem de 85 anos foi o que a fez se apaixonar por ele.

“Me apaixonei pela sua inteligência ímpar, sua sabedoria, sua gentileza e a forma respeitosa como sempre me tratou. Nunca conheci alguém com uma mente tão brilhante e com uma visão tão ampla da vida”, escreveu Clara em seu Instagram.

Ela completou: “Sua capacidade intelectual e a forma como conduz a vida e faz tudo com maestria foi o que realmente me conquistou”.

Na mesma publicação, Clara aproveitou para compartilhar um post que dizia: “Modelo 53 anos mais nova se declara ao ex-presidente da CBF e revela: ‘Me apaixonei pelo sorriso dele, nem sabia que era rico’”. Ela garantiu nunca ter dito esta frase sobre o amado.

Relacionamento desde 2019

A diferença de 53 anos entre Clara Brasil e Marco Polo Del Nero costuma repercutir nas redes sociais, mas a influenciadora já disse que não se deixa afetar pelas críticas.

O relacionamento começou em 2019, mas o casal só passou a aparecer junto em eventos e publicações em 2021. Desde então, os dois exibem viagens, momentos da rotina e declarações de carinho nas redes.

Com mais de 430 mil seguidores, Clara produz conteúdo voltado para moda, lifestyle, viagens e bastidores da vida pessoal, compartilhando parte do dia a dia com os fãs.

Antes de ganhar espaço como influenciadora, atuou como apresentadora de TV e integrou o Carnaval carioca, desfilando por escolas como Viradouro e Paraíso do Tuiuti. Ela também tem passagem pelo Zorra Total.

 

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *