Saúde

Brasil registra 90 mil acidentes com escorpiões e número deve aumentar; em 2018, foram os animais peçonhentos que mais mataram

Escorpião-amarelo, considerado o mais perigoso, é o mais incidente em São Paulo. Foto: Edu Garcia/R7

O Brasil teve 99 mortes e mais de 90 mil acidentes com escorpiões em 2018, segundo o Ministério da Saúde.

Mais de 40 mil deles ocorreram no Sudeste. E esse número deve aumentar, de acordo com o biólogo Claudio Maurício Vieira, do Instituto Vital Brazil, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Rio de Janeiro referência na área de soros antipeçonhentos.

“Os acidentes com escorpião estão em franco crescimento, principalmente no interior de São Paulo, onde ocorre a maioria dos acidentes graves”, afirma.

O crescimento do número de acidentes envolvendo escorpiões no país colocou o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan em alerta. Os órgãos estão desenvolvendo um projeto conjuntamente para instruir a população a como lidar com o problema.

O número de acidentes diminuiu em relação à 2017, quando houve registro de 124 mil casos, mas o de mortes subiu, de 90 para 99. Em 2018, os escorpiões foram os animais peçonhentos que mais mataram, ultrapassando serpentes (74), aranhas (24), lagartos (7) e abelhas (47). Já em 2017, as serpentes provocaram mais óbitos – 101 contra 74.

Devastação, e não o calor, aumenta a proliferação

O biólogo explica que a alta incidência de ataques está relacionada à devastação da Mata Atlântica e não ao aumento da temperatura. “Está ligado ao modelo de ocupação que o país sofreu em áreas dominadas pela Mata Atlântica. Entre as espécies perigosas que temos no Brasil, há duas que são endêmicas da faixa Oeste brasileira que se favoreceram dessa remoção e chegaram às áreas urbanas”, explica.

“O escorpião era um animal de campo aberto do interior de Minas Gerais. Ele se dispersou pelo país seguindo a trilha do desmatamento de forma ativa e passiva. Como está próximo ao homem, toda vez que o homem se movimenta, ele se movimenta junto”, completa.

Vieira faz uma analogia ao Aedes aegypti, pois assim como o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o escorpião tem facilidade de adaptação ao ambiente modificado pelo homem. “Esses escorpiões não são da Mata Atlântica, são de ambiente modificado. As galerias de esgoto são seu maior ponto de proliferação. Daí a importância do saneamento básico”.

Ele ressalta que os acidentes com escorpiões tendem a se intensificar no verão, mas que não se compara ao que ocorre com os acidentes com cobras. “Os acidentes ofídicos acontecem majoritariamente no verão. Já os acidentes com escorpiões, especialmente no Sudeste e no Nordeste, ocorrem o ano inteiro”, afirma. Depois do Sudeste, o Nordeste é a região com o maior número de casos, 39 mil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Espécie do Sudeste é a mais perigosa

A espécie mais incidente no Nordeste é a Tityus stigmurus e, no Sudeste, a Tityus serrulatus, – também chamada de escorpião-amarelo. “Esta é muito mais perigosa. Concentra-se mais no Sudeste, mas também está invadindo o Nordeste”, afirma.

Vieira explica que todo escorpião é venenoso, o que difere é a toxidade do veneno. Atualmente há 150 espécies conhecidas no Brasil. A maioria das picadas causa apenas manifestações dolorosas, como inchaço e vermelhidão e, no máximo, febre.

“Já os escorpiões chamados de perigosos podem levar uma criança de até 14 anos a um quadro moderado ou grave, ocasionando até a morte. Trata-se de um veneno complexo que se instala em velocidade muito grande, o que faz do envenenamento por escorpião diferente do envenenamento de outros animais peçonhentos”, explica.

De acordo com o biólogo, estudos mostram que crianças que são atendidas após 3 horas da picada têm maior probabilidade de morte. Isso significa que é preciso tomar o soro antiescorpiônico, nos casos de quadros moderados e graves, antes desse período.

“Como o envenenamento dá muita dor, serve de alerta para as pessoas acelerarem a procura por atendimento médico. É importante que o acidente seja diagnosticado e classificado se é leve, moderado ou grave, da forma correta”, afirma.

Prevenção vai além da galinha d´angola

A prevenção inclui uma série de intervenções ambientais como diminuir a oferta de abrigo ao animal, como pedras, madeiras e folhas, impedir o acesso às casas por meio do controle de frestas, ralos e janelas, e valorização de predadores naturais, como aves, lagartos e sapos, além do controle do alimento do escorpião, que são os insetos domésticos, principalmente a barata.

“Tem se falado em galinha d´angola como predadora do escorpião, mas todas as galinhas comem escorpião. Mas trata-se apenas de mais uma medida, não de uma solução definitiva. Muitas pessoas adquirem a galinha, mas acabam se desfazendo do animal por conta do barulho e da sujeira. Além disso, o escorpião é um problema urbano e, na cidade, não é permitida a criação de galinha”, diz.

Os escorpiões não são exclusivos de áreas pobres. “Há infestações em comunidades rurais bem pobres e também em condomínios de alto luxo. Para cada situação, é preciso fazer um diagnóstico de área e avaliar quais os fatores de risco para propor soluções”, explica.

Segundo ele, a informação de que inseticidas não funcionam contra escorpiões é um mito. “No laboratório, sabe-se que o inseticida é uma ferramenta muito útil. Mas falta realizar teste em campo. O Brasil ainda não tem um ensaio que permita saber quais são os aspectos positivos e negativos da aplicação desses produtos”, conclui.

R7

 

Opinião dos leitores

  1. Esse fds passado na casa da praia em Sibauma apareceram uns 6 mas o inseticida foi eficaz, matou todos.

    1. Amigo Edson não foi preciso usar nenhum tipo de inseticida, depois de minha esposa passar três dias usando o biquíni
      quando ela tirou bastou o "cheiro do biquíni" para resolver o problema dos escorpiões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes deixa comando do TSE após eleição polarizada e cerco a fake news

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Em pouco menos de dois anos como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes teve de lidar com a eleição mais disputada desde a redemocratização e o aumento da violência política.

A passagem de Moraes pela Corte termina daqui a pouco menos de um mês, em 3 de junho.

Antes, na próxima terça-feira (7), haverá a eleição que definirá a ministra Cármen Lúcia como nova presidente do TSE, sucessora de Moraes no posto — ele permanece no cargo até o começo de junho. Caberá à ministra comandar as eleições municipais de 2024.

Integrante titular da Corte desde 2020 e presidente a partir de agosto de 2022, Moraes emplacou um endurecimento das normas contra a propagação de notícias falsas e desinformação nas redes sociais, diante de um cenário de falta de regulamentação sobre as novas tecnologias e de intensificação do uso da internet para ataques.

O ministro ainda conduziu aquela que seria a eleição mais disputada desde a redemocratização. O processo eleitoral de 2022 levou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao seu terceiro mandato e deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Madonna se torna artista mulher com maior público da história

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Com o show histórico na praia de Copacabana no sábado (4), Madonna não apenas atingiu o marco de maior público da sua carreira, como também se tornou a artista solo mulher a alcançar o maior público em um show na história.

A apresentação de encerramento da “The Celebration Tour”, que comemora os 40 anos de carreira de Madonna fica em quinto lugar na lista de maiores públicos já registrados em shows gratuitos – com 1,6 milhão de pessoas.

Mesmo que o recorde de maior show não seja da rainha do pop, é da praia de Copacabana.

Segundo o Guiness Book, mais de 4,2 milhões de pessoas compareceram ao show da estrela do rock Rod Stewart no Réveillon de 1994 para 1995.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Garis recolhem mais de 280 toneladas de lixo das areias de Copacabana, após o show da Madonna

Operação de limpeza contou com mais de 1500 garis — Foto: Divulgação

A Comlurb retirou 287 toneladas de resíduos da praia de Copacabana, após a megaoperação de limpeza para o show da Madonna. Equipes de fiscais do Lixo Zero aplicaram 27 multas por descarte irregular de pequenos resíduos e publicidade irregular. A megaoperação contou com 1.518 garis divididos em três turnos de trabalho.

A limpeza incluiu as principais vias transversais do bairro, inclusive com lavagem das ruas com água de reuso. A partir das 22h o serviço foi intensificado, e toda a praia e entorno ficaram limpos já na madrugada deste domingo.

A companhia disponibilizou 1.500 contêineres de 240 litros na areia e calçadão da Av. Atlântica e principais vias de acesso, incluindo às estações de metrô, para o descarte de seus resíduos de forma correta.

A Comlurb contou com mais de 65 veículos, sendo 18 exclusivos para limpeza hidráulica com água de reuso e 38 equipamentos, com dez tratores que fizeram o peneiramento da areia antes e após o show.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

20 mil pessoas são resgatadas de enchentes no Rio Grande do Sul; trabalho é feito pelo ar, por terra e com embarcações

Foto: Giulian Serafim / PMPA

Vinte mil pessoas foras resgatadas, até este domingo (5/5), de áreas de risco afetadas pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

O trabalho de resgate é feito pelo ar, por terra e com embarcações nos 336 municípios devastados pelas chuvas em todo o estado.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, atualizado às 12h30 deste domingo, 16,6 mil pessoas estão em abrigos, 88 mil estão desalojadas, 780 mil habitantes foram afetados de alguma forma.

Foram registras 77 mortes, outras quatro estão em investigação. Há pelo menos 108 desaparecidos e 155 feridos.

O trabalho de resgate envolve aproximadamente mil militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e união entre Governo Federal, estado e municípios.

“Com o nosso trabalho de união, conseguimos salvar 20 mil vidas até o momento. Continuamos no trabalho 24 horas por dia, até que todas as pessoas estejam em segurança. Só posso agradecer, do fundo do coração, o bravo esforço dos profissionais militares, bombeiros, voluntários e voluntárias que estão dando tudo de si neste momento”, agradeceu o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena do Grêmio é saqueada em meio a transtornos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Fotos: MIGUEL NORONHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

A Arena do Grêmio foi saqueada na manhã deste domingo (5), em meio ao desastre climático que já causou a morte de pelo menos 75 pessoas no Rio Grande do Sul. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a loja Grêmio Mania, localizada na Esplanada do estádio, sendo saqueada por um grupo de pessoas. O clube tricolor confirmou o episódio e disse que ainda não é possível mensurar o prejuízo. A Arena foi considerada um ponto vulnerável pelas autoridades e foi evacuada na sexta-feira, após a declaração de calamidade pública pela Prefeitura de Porto Alegre, devido às fortes chuvas que causaram enchentes em toda a capital gaúcha.

O gramado foi invadido pelo alagamento que atingiu diversos pontos do bairro de Humaitá, na zona norte do município. Durante a madrugada de sábado (4), o estádio acolheu cerca de 80 moradores da comunidade local, incluindo crianças e uma grávida, mas está trabalhando para encaminhá-los para abrigos oficiais da Prefeitura, com auxílio do Exército. “A Arena está sem energia e água. Por essa razão, os desabrigados estão sendo direcionados para locais seguros. Recomendamos que a população se desloque aos abrigos oficiais”, comunicou a administração do estádio.

Os jogos do Grêmio, Internacional e Juventude foram adiados devido ao desastre climático. A Conmebol também anunciou o adiamento das partidas da dupla Gre-Nal, pela Libertadores e pela Sul-Americana, que ocorreriam no meio da semana, devido à paralisação das operações no aeroporto Salgado Filho e ao bloqueio das vias de acesso ou saída de Porto Alegre pelas enchentes. Os jogadores estão atuando como voluntários para resgatar pessoas ilhadas e em áreas de risco.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: Madonna, Itaú e a Heineken. Por Marcus Aragão

Foto: Kevin Mazur/WireImage para Live Nation

Uma coisa que definitivamente vamos ficar devendo a esse show da Madonna é que ele conseguiu suprimir da mídia o chifre que Gracyanne passou em Belo. Não aguentava mais ver essa ladainha sobre cornagem promocional — Jajá, Belo deve lançar uma música falando de traição e perdão ou traição e a beleza de um novo amor. E você aí pensando que o Belo é o bobo da corte. Hoje em dia vale tudo para ficar em evidência.

Particularmente, acho que Madonna vive de promoções tão forçadas quanto seu esforço em parecer jovem a qualquer preço. Desde sempre, ela catapultou bons hits com a mídia gerada por obscenidades.

Não tenho nada contra ela levantar bandeiras das minorias, mas simular fazer sexo oral no palco é outra coisa. Me parece que o que ela quer é chocar mesmo e gozar com sua grande exposição.

Enfim, essa é sua forma de gerar dinheiro, ok. Anita já preferiu tatuar o ânus. Sobre Madonna, não tenho dúvidas de que, se no futuro ninguém der bola para sua apelativa questão sexual, imagino que ela bem que poderá estripar um gato com os próprios dentes.

Quando pensava que nada mais que a rainha do pop fizesse me chocaria, eis que ela me choca pelo que não fez. Ela não cancelou seu show enquanto nossos irmãos do Rio Grande do Sul enfrentam uma de suas maiores tragédias naturais. Uma inundação violenta provocou dezenas de mortos, desabrigados e desaparecidos. Também não fez pedidos de doação ou preces para os desabrigados do RS.

— It’s a material girl?

A prefeitura e o Governo do Rio gastaram 10 milhões, cada um, para bancar o mega evento de Madonna. O cachê dela foi de 17 milhões, e mais 8 milhões pelas hospedagens, incluindo a equipe da cantora.

O @itau e a @heineken entraram com 40 milhões de reais nessa grande festa da rainha do pop. E agora, quanto essas duas icônicas marcas vão tirar de seus lucros bilionários para ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul?

Afinal, para vivermos na vida real a felicidade estampada em seus comerciais, é preciso estarmos juntos não apenas na alegria, mas principalmente nos momentos difíceis.

Marcus Aragão
@aragao01

Opinião dos leitores

  1. Mais um hipócrita de plantão. Foi um show de diversidade, paz e tolerância. Uma surra nos caretas facistoides!

  2. Dinheiro público gasto com show de putaria explícita é um absurdo, não sou contra quem queira assistir a esse tipo de esculhambação, desde que seja tudo patrocinado pelo setor privado, pois cada um tem o direito de gastar sua grana com o que queira e achar que deve.

  3. Marcus Aragão você, cada vez mais, assertivo em seus artigos. E esse, não está diferente porque representa os sentimentos e opiniões de muitos brasileiros que respeitam as diversidades, mas não toleram a promiscuidade. Parabéns!

  4. O show da Madonna resumiu-se a pornografia , militância esquerdista e cultura satanista . Todo esse lixo foi custeado com dinheiro de pagador de impostos que, na imensa maioria , tem asco do que foi apresentado no palco – culto a Sodoma e Gomorra , valor artístico ZERO , esgoto moral !

  5. Aragão e sua racionalidade sempre genial , texto perfeito , de uma sensatez admirável , parabéns ! Enquanto “maudonna “distrai os apedeutas , nossos irmãos gaúchos padecem lamentavelmente.

  6. Pois é meu amigo Marcos Aragão, senti que vc dessa vez foi bem maleável , já vi textos seus com linhas mais diretas . Pra começo não é só defender as minorias o que a Sra Madona fez ele simplesmente com o conluio da maior emissora do país fez cenas explícitas de pornografia, ela não deu uma palavra sobre a tragédia do vivida por parte do pais , artistas todos globais passando pano se esbaldando e a chamando de Diva , maravilhosa , transgressora como se fosse uma rebelde de 15 anos , ela já tem idade suficiente de saber o que é ridículo , o que é provocação em um país católico conservador onde a esquerda está transformando em um país comunista e demoníaco, ela representa tudo isso , como dizer aos meus filho que em uma época se cantava madona ? Não lá se perdeu totalmente e pra ela que se foda o País , dinheiro na mão calcinha no chão … nosso jovens não precisam desse tipo de referência .. o país chora e mídia vibra com capas e anúncios de Madona .. não compro mais Heineken esquece mudo meu gosto de cerveja , Itaú nem conta eu tenho lá agora minhas compras são na Havan gente que ajuda e pensa no país .. o que aconteceu no país nesse sábado foi uma crime contra o povo de bem desse país !!

  7. Certo. Aí era pra cancelar o show?
    70 milhões envolvidos, pessoas que se deslocaram, hotéis com reservas…
    Eu não gosto de Madonna, mas há quem goste e há quem goste dessas performances. Se não gosta tem uma dica infalível: pegue o controle da TV e mude de canal.

  8. Imagino Madonna neste momento lendo esse artigo de um senhor “internacionalmente conhecido”, que tem uma relevância social e tanto.
    No mínimo ela pensaria: -Quanto conservadorismo chulo! E viraria a página sem dar a menor importância, já que essa opinião não acrescenta em nada! Será que aqueles que condenam é praticante de toda essa santidade!? Estranhamente as indignações são seletivas. Mas a intenção da estrela do Pop, nessa sua trajetória artística de 40 anos, nunca foi trazer esse público careta, brega, sem sabor para perto, mas exatamente explicitar os quadrados que cada um se esconde.

  9. De quebra a grande defensora dos animais, com direito a gravatinha do maridon, conselheira mor do maridon, estava na plateia em êxtase, além de sermos um país em franco declínio financeiro, agora descemos degraus abaixo, no quesito moralidade.

  10. Parabéns Marcus pelo sensato texto. Enquanto muitos gaúchos sofriam na noite passada os fãs de Madonna debochavam nas areias de Copacabana, com apoio da prefeitura do Rio e dessas duas marcas, BANCO ITAÚ e CERVEJARIA HEINEKEN e pra finalizar a REDE GLOBO.

    1. Belo texto, mais infelizmente a humanidade perdeu o direito de amar o próximo, ou seja se colocar no lugar do outro. Acredito que alí naqueles mais de um milhão que estavam lá, possivelmente tinham gaúchos que não se importou com algum parente ou mesmo um conterrâneo. É simplesmente o individualismo em alta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gusttavo Lima anuncia que vai doar 100% do cachê de seu show “Buteco” em Palmas-TO para ajudar vítimas das enchentes no RS

Imagem: reprodução/Facebook

O cantor Gusttavo Lima anunciou que todo o cachê do show “Buteco”, que será realizado em Palmas-TO no próximo dia 11 de maio, será doado às vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul. O anunciou foi feito através do seu escritório Balada Eventos.

Leia a nota de Gusttavo Lima na íntegra

“Em solidariedade às vítimas das chuvas que estão atingindo o Estado do Rio Grande do Sul, o cantor Gusttavo Lima informa, por intermédio de seu escritório BALADA EVENTOS, que está realizando a doação do cachê do seu show que será realizado na edição do Buteco Despedida em Palmas (TO), no próximo dia 11/05.

Contamos com a solidariedade dos fãs do Embaixador nesta campanha em prol do Rio Grande do Sul.

Chave pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38
Instituição: Banrisul”

Opinião dos leitores

  1. Esse tipo de atitudes, dou valor.
    Parabéns ao Artista Cantor Gustavo Lima.
    Louvável o seu gesto.

  2. Parabéns, Gustavo Lima, pelo seu gestão de misericórdia, com os nossos irmãos que estão sofrendo muito, por terem perdido tudo. Deus dará recompensa a você

    1. Pois é Virgínia esses políticos ,na sua quase totalidade, que já tiraram tanto do povo brasileiro, não tem um gesto de grandeza para doar nem que seja um pão seco. Uma verdadeira vergonha. Esse povo acha que não vão pagar por seus atos quando desencarnaram!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Fãs de Madonna e Anitta sobem “chora crentaiada” entre assuntos mais comentados em rede social; cristãos reagem, “intolerância religiosa”

Foto: Manu Scarpa

O termo “Crentaiada” está entre o trending topic, os 20 assuntos mais comentados no ‘X’, antigo Twitter. O termo está sendo usado pelos fãs das cantoras em tom crítico aos cristãos, após também criticarem as performances de sexo explícito produzidas, publicamente, em evento de apresentação custeado com dinheiro público da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do RJ.

“Vai trazendo madonna toda promiscuidade e quebra de valores tradicionais de volta pro brasil! Vai espantando toda a crentaiada conservadora”, diz um internauta fã de Madonna e Anitta, após show no Rio. Outro internauta, continuava; “Vamos irritar essa crentaiada, que saia milhões e milhões dos cofres públicos. Obrigada Madonna”, provocava outro fã.

O termo “Crente” é utilizado em referência a uma pessoa que crê em algo, tipo Religião ou uma fé. Ou uma pessoa que segue rigorosamente uma religião.

Logo em seguida após as críticas, diversos católicos e evangélicos uniram-se e reagiram; “Eles são a favor da diversidade e do amor, mas não toleram e odeiam crente, tá?”, rebateu um internauta sobre as provocações.

“Intolerância religiosa é crime”, cadê o Ministério Público? Cadê o Ministério dos Direitos Humanos?”, questiona outro usuário em seguida.

Liberdade de religião, crença ou culto religioso, é um direito humano. Já a intolerância religiosa é crime no Brasil e diversas leis asseguram a liberdade proteção a quem queira professar a sua fé em território nacional.

A participação especial de Anitta causou furor no show de Madonna no Rio de Janeiro. As cantoras simularam uma cena em que ambas recebiam sexo oral no palco. Mais cedo, a diva americana do Pop, já tinha agradecido por aprender a “pagar boquete”.

Revista Ceará

Opinião dos leitores

  1. Eu não odeio crente, eu odeio pastor safado que come as crentes, inclusive as casadas, sem dó nem piedade e depois paga de indignado com o show de Madona. Com a relação as ovelhas só lamento a ingenuidade delas.

  2. Já sabia!
    A onde essas duas vai, a sacanagem vai atrás.
    Curti esse tipo de artistas quem quer, tô fora, essas duas aí dependessem de mim, era arriscado passarem fome, não dou a mínima pra esse tipo de “artista” olhem que nem crente sou, imaginem se fosse.
    Juro por Deus, prefiro Zezo, Xande Avião, Dorgival Dantas, Rai Saia Rodada, Circuito Musical, etc etc…
    Menos esse estilo das duas, mas quem gosta fiquem a vontade pra entupir os ouvidos de merda.
    Ok??
    Fui!!!

  3. O show da Madonna resumiu-se a pornografia , militância esquerdista e cultura satanista . Todo esse lixo foi custeado com dinheiro de pagador de impostos que, na imensa maioria , tem asco do que foi apresentado no palco – culto a Sodoma e Gomorra , valor artístico ZERO , esgoto moral !

    1. As igrejas também são custeadas pelo dinheiro público, uma vez que não pagam impostos!!

    1. Eu, mesmo quem não assistiu pagou. O show foi promovido com recursos públicos. Entendeu ou quer que eu desenhe?

    2. besteira, não….tem milhões de dinheiro público do contribuinte. Rico ou pobre crente ou não…todos ajudam a bancar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire e Joanna Guerra participam de primeiro evento de pré-candidatos à Prefeitura de Natal

O pré-candidato à prefeitura de Natal, Paulinho Freire, esteve, ao lado de Joanna Guerra, no lançamento da pré-candidatura do vereador Anderson Lopes à reeleição. O evento, realizado neste sábado (04), na Green House Recepções, na Zona Norte da capital, também contou com a presença do prefeito Álvaro Dias.

Em seu discurso, Paulinho destacou o trabalho de Anderson Lopes no legislativo municipal. “Anderson, as pessoas que estão aqui hoje, estão porque acreditaram em você. Eu posso testemunhar aqui, como presidente da Câmara, o seu trabalho como vereador”, disse Paulinho Freire.

O pré-candidato a prefeito também falou sobre a própria trajetória política: “Sou filho de funcionário público. Comecei na política há 30 anos sem nunca ter sido processado. Agora disponibilizo o meu nome para o povo de Natal para continuar o desenvolvimento da nossa cidade” discursou.

Paulinho Freire também destacou o trabalho da pré-candidata Joanna Guerra. “Ter Joanna ao nosso lado é a certeza que juntos iremos desenvolver ainda mais a nossa capital, gerando mais emprego, renda e, principalmente, elevando a qualidade de vida do povo natalense. Joanna tem capacidade, é participativa e conhece a nossa Natal”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo e Congresso preparam ‘orçamento de guerra’ com pacote de socorro ao Rio Grande do Sul

Foto: Mauricio Tonetto/Secom/Governo

O governo federal e o Congresso Nacional discutem a elaboração de um “orçamento de guerra” com um pacote de socorro ao Rio Grande do Sul. O Estado enfrenta uma calamidade devido às chuvas, que deixaram 75 mortos, além de desaparecidos e desabrigados. Em várias cidades, há imóveis destruídos, além de estradas e pontes colapsadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou uma comitiva de ministros, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, para visitar as áreas atingidas.

– criar um orçamento de guerra com liberação de recursos federais para o Rio Grande do Sul fora das limitações fiscais, entre elas o teto de despesas do arcabouço fiscal, a meta de resultado primário e a regra de ouro das contas públicas;

– criar um programa de socorro às empresas gaúchas que sofreram a calamidade;

– renegociar a dívida do Rio Grande do Sul com a União;

– liberar emendas parlamentares para o Estado que já estão autorizadas no Orçamento; e

– autorizar o Estado e os municípios gaúchos a aumentarem despesas além da sua arrecadação.

Na segunda-feira, 6, integrantes do governo e do Congresso devem se reunir com equipes técnicas, ministros e parlamentares para definir as regras específicas, o alcance do pacote e se haverá um limite financeiro para o socorro ao Estado. Tudo indica que, no momento, não será estabelecido um limite de gastos. Também é preciso discutir se haverá necessidade de aprovação de novas leis ou mudanças na Constituição.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. LULA recebeu quase 4 MILHÕES DE VOTOS DOS GAÚCHOS.
    OBRIGADO POR AJUDAR A SALVÁ-LOS, PRESIDENTE!
    HORA DE RETRIBUIR!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *