Gastronomia

Churrasco aumentar o risco de câncer

Em uma entrevista recente ao jornal francês Le Figaro, o chefe do departamento de oncologia do Hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris, professor David Khayat, afirmou que todos os alimentos que são assados em contato direto com o fogo do carvão são potencialmente cancerígenos.

O especialista explica que o motivo é principalmente por causa dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) e aminoácidos heterocíclicas (HCA), que são produzidos durante o churrasco. Trata-se de duas moléculas que reagem devido ao contato direto dos alimentos com as chamas, que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer quando ingeridos ou inalados.

O churrasco e o risco de câncer

Khayat afirma que é possível reduzir os riscos de câncer sem deixar de apreciar um bom churrasco. “Não se deve, no entanto, banir esse método de cozimento. O risco pode ser diminuído com simples regras que impedem o contato direto do alimento com as chamas”, ressaltou.

Peritos da Agência Nacional de Segurança de Saúde, Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho, (Anses), também concordam com a opinião do especialista, afirmando que é possível evitar estes problemas de saúde seguindo algumas dicas e evitando o contato direto da carne com as chamas.

Dicas para diminuir o risco de câncer no churrasco

A primeira dica de como evitar a formação desses compostos químicos cancerígenos é observar a altura do cozimento, para que o fogo não chegue à carne. Para isto é importante entender que os alimentos devem ser assados pelo calor das brasas (aproximadamente 220 graus) e não pelas chamas, que podem chegar aos 500 graus. Neste caso, a dica é colocar uma tela a uma distância de aproximadamente 10 centímetros das brasas, com o objetivo de conter as labaredas.

Outra dica é utilizar uma churrasqueira na qual os espetos permaneçam na posição vertical (talvez um pouco inclinados). Vale a pena lembrar também que o carvão vegetal ainda é o melhor para fazer um bom churrasco, sendo bem mais saudável.

É importante também limpar toda a churrasqueira antes de começar a fazer o seu churrasco, tendo um cuidado especial com os espetos e grelhas. Com isto, além de evitar a contaminação dos alimentos, você também irá conservar o melhor sabor para eu churrasco.

A opção por carnes mais magras também é a mais indicada, pois evita que a gordura caia na brasa e acabe formando as substâncias tóxicas no fogo. Caso você não abra mão da gordurinha da carne, fique atento e cuide para que esta parte da carne fique bem afastada do fogo. “Em qualquer caso, não ingira os pedaços queimados”, lembra ainda o Dr. David Khayat.

O que podemos compreender é que não é preciso simplesmente banir o velho e bom churrasco do nosso dia a dia, mas sim ter muita responsabilidade no preparo e cuidado com o que se está comendo.

O Masculino

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro pede internação na quarta (24) e cirurgia na quinta (25); PGR tem 24h para se manifestar

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização para transferi-lo na quarta-feira (24) ao hospital DF Star, em Brasília, onde deverá realizar exames preparatórios para uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, prevista para o dia 25.

Os advogados também solicitam que Michelle Bolsonaro atue como acompanhante principal durante a internação e que os filhos Carlos e Flávio Bolsonaro possam acompanhá-lo de forma eventual.

Laudo da perícia médica oficial da PF confirmou o diagnóstico de hérnia inguinal bilateral e indicou a necessidade de cirurgia, mas sem caráter de urgência. O procedimento foi classificado como cirurgia eletiva.

O pedido será analisado após manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem prazo de 24 horas. Em seguida, caberá ao ministro Alexandre de Moraes decidir sobre a transferência, a data do procedimento e as regras de custódia e acompanhamento familiar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes confirma que teve reuniões com Galípolo e diz que encontros foram pra tratar sobre a Lei Magnitsky

Foto: Rosinei Coutinho/STF; Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira (23), que se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar exclusivamente dos efeitos da Lei Magnitsky, aplicada pelo governo dos Estados Unidos contra ele e familiares.

Segundo Moraes, além de Galípolo, também houve encontros com dirigentes do Banco do Brasil, Itaú, BTG, Santander, Febraban e da Confederação Nacional das Instituições Financeiras. De acordo com o ministro, todas as reuniões tiveram como foco as “graves consequências” da sanção, especialmente a manutenção de contas bancárias, cartões e movimentações financeiras.

A manifestação ocorre após reportagem da colunista Malu Gaspar, de O Globo, que afirmou que Moraes teria procurado Galípolo ao menos quatro vezes para interceder em favor do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro. Segundo a publicação, três encontros teriam sido presenciais e um por telefone.

Leia a nota de Moraes em resposta à reportagem da colunista Malu Gaspar, em seu blog no jornal O Globo:

“O ministro Alexandre de Moraes esclarece que, em virtude da aplicação da Lei Magnitsky, recebeu para reuniões o presidente do Banco Central, a presidente do Banco do Brasil e o presidente e o vice-presidente Jurídico do Banco Itaú. Além disso, participou de reunião conjunta com os presidentes da Confederação Nacional das Instituições Financeira, da Febraban, do BTG e os vice-presidentes do Santander e Itaú.

Em todas as reuniões, foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal em Macaíba reúne 20 mil pessoas no show de Joelma


Imagens: Edeilson Morais

O Natal em Macaíba foi encerrado em grande estilo com o show da cantora Joelma, que reuniu aproximadamente 20 mil pessoas e marcou mais uma edição de sucesso da programação natalina no município. A noite contou ainda com apresentações de Cezinha Garcia e Jeff Costa, garantindo diversidade musical e muita animação para o público.

A expectativa pelo show principal tomou conta da cidade desde as primeiras horas do dia. Fãs de Joelma começaram a chegar à Avenida Mônica Dantas ainda pela manhã, demonstrando carinho e fidelidade à artista, que é uma das mais populares do país.

No palco, Joelma empolgou o público ao interpretar seus antigos e novos sucessos, levando uma multidão a cantar e dançar do início ao fim da apresentação. A energia contagiante da cantora transformou o encerramento do Natal em Macaíba em um momento inesquecível para moradores e visitantes.

O prefeito Emídio Júnior destacou a grandiosidade do evento e a forte participação popular. “Ver essa multidão reunida é a prova de que o Natal em Macaíba é feito para as pessoas. A presença de Joelma aqui representa a realização de um sonho, especialmente para os fãs da artista e para o nosso município, que viveu uma noite histórica”, afirmou.

Além de promover lazer e diversão, o evento teve impacto positivo na economia local. O Natal em Macaíba fomentou o comércio, gerou ocupação, emprego e renda, garantindo renda extra para ambulantes, comerciantes, profissionais da cadeia de eventos e diversos trabalhadores envolvidos na realização da festa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jair Bolsonaro alega ‘questão de saúde’ e cancela primeira entrevista que daria após prisão

Foto: Paulo Cappelli – Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a entrevista que concederia ao jornalista Paulo Cappelli do portal Metrópoles.

A entrevista aconteceria às 11h desta terça-feira (23/12), no entanto, Bolsonaro cancelou algando ‘questão de saúde’, como mostra um bilhete manuscrito comunicado à coluna de Paulo Cappelli o cancelamento da entrevista.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia autorizado a conversa na Superintendência da Polícia Federal, onde Bolsonaro está preso desde o dia 22 de novembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ataque a ônibus na BR-101 pode ter ligação com conflito entre torcidas

Foto: Reprodução

Um ônibus do transporte coletivo foi alvo de um ataque na noite desta segunda-feira (22), enquanto trafegava pela BR-101, no bairro de Candelária, em Natal. O veículo pertence à empresa Trampolim da Vitória e fazia normalmente a linha J – Parnamirim/Natal, via Passagem de Areia, no momento da ocorrência.

De acordo com a Polícia Militar, o coletivo foi cercado por um grupo de pessoas que passou a arremessar pedras contra o ônibus, provocando pânico entre os passageiros. Cerca de 15 pessoas estavam no veículo no momento do ataque. Apesar da gravidade da situação, não há confirmação oficial de feridos.

A suspeita é de que a ação esteja relacionada a conflitos entre torcidas organizadas, já que haveria integrantes de uma torcida rival dentro do ônibus. A Polícia Militar foi acionada, mas os responsáveis fugiram antes da chegada das viaturas.

Por meio de nota, a empresa Trampolim da Vitória lamentou o ocorrido e classificou o ataque como inadmissível. Segundo a empresa, o ônibus ficou completamente danificado, e o episódio colocou em risco a vida de passageiros, motorista e colaboradores.

A concessionária destacou ainda que o transporte público é um serviço essencial e não pode ser alvo de violência motivada por conflitos alheios à sua atividade. A empresa ressaltou que ações desse tipo geram prejuízos, reduzem a frota disponível e afetam diretamente trabalhadores, estudantes e famílias que dependem diariamente dos ônibus para se deslocar pela cidade.

A Trampolim da Vitória informou que se solidariza com os passageiros e funcionários envolvidos e reforçou a necessidade de medidas que garantam mais segurança ao transporte coletivo. O caso deverá ser investigado para identificar os autores e esclarecer as circunstâncias do ataque.

Denúncias que possam ajudar nas investigações podem ser feitas de forma anônima pelos números 190 ou 181.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Luminova realiza ação de verão em Pirangi e oferece condições especiais de matrículas

Fotos: Divulgação

A escola Luminova Natal promove, entre os dias 26 de dezembro e 1º de fevereiro, uma ação de verão em Pirangi para apresentar sua proposta pedagógica e ampliar o contato com famílias interessadas em matrículas para o ano letivo de 2026. A iniciativa acontece de quinta a domingo, no Blow Planet, parque de brinquedos infláveis localizado na Rua Luiz Gonzaga Xavier (esquina com a Rua Maria Rodrigues de Oliveira, em frente ao Porto Brasil).

Durante o período, a Luminova estará presente com uma tenda no local, realizando sorteio de brindes e oferecendo condições especiais de matrícula para as famílias que visitarem o espaço e conhecerem a escola.

Localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal, a Luminova atende alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e mantém uma proposta pedagógica atualizada, alinhada às demandas da nova geração. O modelo de ensino prioriza o protagonismo do aluno, o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação de estudantes autônomos e disciplinados, equilibrando rigor acadêmico e cuidado socioemocional.

O acompanhamento dos estudantes é contínuo e vai além das notas, considerando também o desenvolvimento emocional. A escola oferece ainda aulas diárias de inglês para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e mantém uma relação próxima com as famílias.

As matrículas para 2026 já estão abertas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na unidade Luminova Natal, localizada na R. Joaquim Alves, 1976a – Lagoa Nova. O telefone e WhatsApp para contato é o (84) 2010-3000. Informações pelo Instagram @luminova.natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Oposição vai pedir CPI e impeachment de Moraes por atuação no Banco Master

Foto: Reprodução

A oposição vai apresentar um novo pedido de impeachment de Alexandre de Moraes tendo por base a atuação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) que teria defendido o Banco Master junto ao Banco Central. Os parlamentares de oposição também articulam um pedido de CPI sobre o caso.

A revelação feita nesta segunda-feira (22) pelo Jornal O Globo e confirmada pela CNN aponta que Moraes procurou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de interesses do banco de Daniel Vorcaro.

O banqueiro contratou a mulher de Moraes, Viviane Barci de Moraes, como sua advogada.

“Vamos aproveitar o fato de ter o recesso pela frente para buscar o máximo de assinaturas de deputados e senadores para esse pedido de impeachment e tendo em vista esse fato novo”, disse à CNN o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS).

“Também estamos avaliando abaixo-assinado para que a sociedade possa assinar também”, complementou Van Hattem.

Já o pedido de CPI está senado analisado pelo senador Alessandro Viera (MDB-SE).

“Vamos esperar a volta do recesso para providenciar”, afirmou o senador à CNN.

Procurados pela CNN, nem Moraes nem o BC quiseram comentar.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONSULT: Pesquisa aponta 50,1% de desaprovação ao governo Lula em Natal

Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, em parceria com a Tribuna do Norte, entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2025, mostra que 50,1% dos eleitores desaprovam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, 42,1% aprovam a gestão federal, enquanto 7,8% não souberam ou preferiram não responder.

O estudo ouviu 1.000 eleitores da capital potiguar e também apresenta o recorte por regiões administrativas da cidade. Na Zona Norte, a desaprovação chega a 53,9%, contra 35,9% de aprovação. Na Zona Oeste, 51,7% desaprovam e 43,5% aprovam o governo Lula.

Na Zona Sul, os índices mostram 49,6% de desaprovação e 42,1% de aprovação. Já na Zona Leste, a aprovação é maior do que a desaprovação: 47,5% aprovam a gestão do presidente, enquanto 43,8% desaprovam.

O percentual de eleitores que disseram não saber avaliar o governo varia entre as regiões, indo de 4,8% na Zona Oeste a 10,2% na Zona Norte.

Opinião dos leitores

  1. Não acredito que tem 42% de pedófilos, assassinos, estrupadores, traficantes, assaltantes, ladrão de celular e mau-caráter

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CONSULT: 62,6% desaprovam a gestão de Fátima Bezerra em Natal

Foto: Adriano Abreu

Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, em parceria com a Tribuna do Norte, mostra que 62,6% dos eleitores de Natal desaprovam a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). De acordo com o levantamento, 22,8% aprovam a administração estadual, enquanto 14,6% não souberam ou não responderam.

O levantamento também mediu a rejeição a nomes citados para uma possível disputa ao Senado pelo Rio Grande do Norte. Nesse cenário, 37,6% dos entrevistados afirmaram que não votariam de maneira alguma em Fátima Bezerra.

A pesquisa ouviu eleitores da capital potiguar e a pergunta sobre rejeição permitia múltiplas respostas, o que faz com que a soma dos percentuais ultrapasse 100%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viver Saúde registra primeiro parto e marca nova etapa na assistência aos beneficiários

Foto: Divulgação

A Viver Saúde registrou o primeiro parto realizado por meio do plano, marco que simboliza o início de uma nova etapa da operadora, pautada pelo cuidado integral, pela proximidade com as famílias e pelo fortalecimento de uma rede assistencial qualificada. O nascimento de José Matias, filho de Hanna, traduz na prática o propósito da empresa de acompanhar seus beneficiários nos momentos mais significativos da vida.
O atendimento contou com o suporte do Hospital Rio Grande, unidade credenciada da Viver Saúde e referência em urgência e emergência em Natal, reconhecida pela qualidade clínica, estrutura moderna e equipes especializadas. O parto ocorreu na Maternidade Delfim Gonzalez, também integrante da rede credenciada e hoje uma das principais referências em assistência materno-infantil na capital potiguar, com estrutura preparada para garantir segurança e acolhimento no nascimento.
Para a operadora, o episódio vai além de um procedimento assistencial e representa a consolidação de um modelo de atenção à saúde baseado na humanização, na confiança e na continuidade do cuidado. A proposta contempla desde o acompanhamento gestacional até a assistência permanente ao longo da vida, reafirmando o compromisso com um serviço acessível, responsável e centrado nas pessoas.
Com atuação no Rio Grande do Norte, a Viver Saúde vem se destacando por uma gestão transparente, pelo relacionamento próximo com a rede credenciada e pela atenção às demandas reais dos beneficiários, em um contexto de mudanças constantes no setor de saúde suplementar.
O primeiro parto realizado pelo plano inaugura, de forma simbólica, uma trajetória que tem início no acolhimento e se projeta para o futuro com foco em qualidade, responsabilidade e cuidado contínuo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *