O clima é de revolta e insatisfação na Universidade Potiguar (UnP), informações apuradas pelo Blog do BG apontam grande número de demissões de professores com Mestrado e Doutorado quer tinham décadas de serviço a instituição.
Há pelo menos quinze dias houve demissões no Curso de Medicina e hoje estão sendo chamados os professores mais experientes do Curso de Direito. Segundo as informações que chegaram ao Blog, pelo menos 10 professores do Curso de Direito já foram demitidos. A UnP faz parte da rede de educação Laureate que estaria fazendo o mesmo processo de demissões na Paraíba.
A situação está sendo grande revolta dos alunos que estariam se mobilizando para protestar. A direção da universidade ainda não se manifestou sobre o caso.
Na UnP sempre trocaram mestres e doutores por graduados. Isso não tem explicação complexa: mão de obra barata e desqualificada. Eu fui vítima disso. Uma vida inteira dedicada à ciência e estudo, e o valor disso é zero.
Sou aluno de engenharia e tá sendo humilhante estudar uma instituição tão desorganizada!!! Algumuns programa de disciplinas são dado pela metade e sua formação fica pela metade. Mostram as ementas com uma quantidade de conhecimento a ser ministrado mas só tem aula da metade. É quase uma propaganda enganosa!!!
No curso de Odontologia tiraram uma professora experiente da coordenação e colocaram um AMADOR que se encontra perdido sem saber o que fazer. A instituição IGNORA as constantes reclamações sobre a falta de gerenciamento no curso de Odontologia.
Isso também ocorreu com os cursos de Educação da UNP, no o prédio que fica na Avenida Floriano Peixoto infelizmente o campos vai ser transferido para o campo da Roberto Freire.
Infelizmente isso está acontecendo no Brasil devido a uma demonstração totalmente fracassada e sem rumo, os investimentos que vinham sendo feito na educação se perderam pelo caminho, agora podemos ver como um concerto que o povo queria, agora vem mais desaprendizado para poder comandar. Cada dia que passa nossa economia cai é como se tivesse em uma ladeira abaixo, triste povo brasileiro que acreditou e acabou se decepcionando com a política que continua a mesma ou até pior. O que está destruindo o nosso país é a política, nós trabalhadores lutamos cansavelmente todos os dias para manter o país de pé, nossos políticos simplesmente não estão preocupados com a economia do nosso país e muito menos com que o seu povo vai passar, Sim estão preocupados com suas mordomias que não tem tamanho e nem limite e tudo quem paga é você meu caro contribuinte, enquanto isso as empresas vão se fechando e o desemprego aumentando é a realidade do atual Brasil .
Sem crise. Mas eu vi muitos alunos de universidades fazendo arminha com a mão apoiando o Bolsonarco. E endemoniado o PT agora estão tendo o presidente de merda que apoiaram seguindo os idiotas do MBL, é lamentável onde esses lixos jogaram a educação do Brasil aliás jogoram o Brasil no esgoto. Deviam tá batendo panela e fazendo a dancinha sincronizada no meio das ruas. O bozococa vai agradecer pondo todos no xelindró.
A minha esposa é professora na Unp e ganha por essa árdua tarefa pouco mais de 1 mil reais. Não aguenta mais. Vai deixar. Aliada à desvalorização profissional, ali é a universidade da desorganização. Ganha das demais em todos os cursos. Nesse campo é vitoriosa.
É uma pena esse desastre. Minha esposa é professora na Unp, ganha pouco mais de 1 mil reais, e até tenta de esforçar por esse valor, mas a desorganização é tanta que está desistindo. Vai deixar o barco seguir. Não tem mais força p tentar mudar essa bagunça.
Qual a dificuldade de vocês entenderem que estamos falando de uma universidade privada, mais precisamente de uma empresa (capitalista) privada?
Nenhum dos que foram desligados, possuía a prerrogativa de estabilidade, todos estão sujeitos a rotatividade desse tipo de empresa, este é ônus, afinal estamos falando de uma rede internacional de ensino privada, uma operação com presença em todo mundo.
Não há o que se falar em abuso, vergonha, crime, descaso ou qualquer outro tipo de adjetivo negativo afim de denegrir e diminuir a imagem da instituição.
A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?
Enquanto empresa, se caso esteja em crise, é uma escolha dela em reduzir gastos, atitude legitimada por uma reforma trabalhista. Quanto instituição de ensino, é uma escolha saber quem emprega e mantém em seu quadro de funcionários, e qual o grau de conhecimento técnico ela exigira de sua equipe. Uma coisa eu garanto, a universidade, ela não é amadora, sabe muito bem o que faz, muita análise por trás de cada de ação, trabalha com números exatos e precisos, busca exatidão em tudo o que faz, e caso esteja errada, amargará as consequências em futuro, coisa que acho particularmente, muito difícil.
A UnP é uma locomotiva para o mercado, onde até mesmo sua concorrência adere suas praticas e faz igual ou ao menos tenta copiar.
Camarada essas demissões são seguidas de recontratação de profissionais menos qualificados ou de "acordos" com os funcionários antigos que são recontratados por metade do que ganhavam. O nome disso é sucateamento e desvalorização de mão de obra qualificada. Isso é consequência da reforma trabalhista aprovada na gestão Temer e se o Bolsonaro aprovar a reforma previdenciária vai ficar ainda pior. O estado deveria ser agente regular para evitar absurdos como este. Este tipo de situação aumenta a desigualdade social, deixa os 5% mais ricos com mais grana a troca de mão de obra barata e desvalorizada. Esse é o novo Brasil que queremos? Vamos acordar minha gente.
Típico comentário de funcionária – reconhecível até os cacoetes do texto – da Laureate/UnP defendendo seu salario. Pena que ela vá perder também seu emprego…'alguém que sabe o que diz e avisa a alguém que acha que sabe o que está acontecendo mas está mais por fora que a quenga do côco.
"A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?"
não aprendeu pontuação? a vírgula depois da 'UnP' quase me fez rir, mas depois me lembrei que o assunto é muito sério e está além da Laureate, afinal sendo vendida a UnP continuará servindo ao RN e – espero eu – com uma maior qualidade e respeito aos consumidores e à comunidade local.
Professores acusam Laureate de forjar documentos para obter o reconhecimento de cursos EAD no Brasil
Docentes denunciam irregularidades, dizem que foram obrigados a mentir para o MEC e a dar aulas em disciplinas fora de sua área de formação; documentos e áudio obtido pela Pública apontam algumas denúncias
Lamentável o status da Unp Laureat em Natal. Ora, enxugar despesas pode sim! Mestres e doutores podem ser demitidos, também podem, desde que sejam incompetentes e não atendam requisitos etc. Mas o que se sabe pela boca de dezenas de alunos é o contrário!Até professores com média de aceitação alta pelo discentes também entraram na leva. Estão brincando de administrar uma empresa deste porte com "meninos"sem nenhuma experiência administrativa na direção de cargos estratégicos na instituição. Veja como aconteceu: "eu não gosto de fulano e de cicrano, vou demitir quantos eu não for com a cara deles" Pode? Espere e vejam o que vai acontecer com a Unp com esse estado de coisas amadoras numa Academia!
Fui vitima de fechamento de turma em Mossoró no início do ano, e agora estão demitindo professores. É um desmonte na educação no Brasil. Seja privada ou pública. Triste!
A UnP de tempos em tempos faz isso. Demite os professores mais qualificados para contrata-los novamente como horista ou outros com qualificação idêntica, mas sem experiência.
É por esses e outras que as universidades privadas no Brasil são uma bosta, quase não produzem pesquisa alguma, são irrelevantes, servem apenas de caça-niqueis. Conheço professores de universidades privadas aqui em Florianópolis que me falam que os alunos chegam no TCC e não sabem nem escrever. É um desastre só.
Sou aluna da Unp, já tenho uma graduação pela casa, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos, exigimos um serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 ( dependendo da área), muito alta para não termos um ensino de qualidade. Sem falar na desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ainda fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos o direito de exigir, pois não dependemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta por sinal. Essa LAUREATE está em decadência, está sendo uma catástrofe essas demissões. A Unp já foi a melhor!
Sou aluna da Unp a algum tempo, já tenho uma graduação, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos exigimos serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 muito alta para não termos um ensino de qualidade. Fora a desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ai da fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos direito de exigir, pois não depenfemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta.
Bem vindos ao mercado com mis de 13mi de desempregados!!! Gestã americana é assim, antes de quebrar e dar calote em todo mundo, os caras tentam enxugar e manter a viabilidade… Qnd não der mais, vai todo mundo pra rua e fecham as portas…No Brasil, preferem raspar tudo antes, fechar, deixar o rombo com os fornecedores e não pagar nem as rescisões!!!!
As faculdades vêm demitindo desde o ano de 2018, após a aprovação da "reforma" trabalhista que, aliás, já era proposta desde Dilma… E foi aprovada no governo de seu vice, Temer. Minha esposa também foi 'contemplada' com essas demissões. Lamentável que as empresas de "educação" tenham esse tipo de tratamento com os profissionais docentes.
O enxugamento do quadro, à custa da qualidade do ensino, só reforça o caráter "caça-níqueis" dessa instituição, que não está se preocupando de fato com a formação do aluno.
O MEC é 100% conivente com a situação, acorda Brasil, estão acabando com os professores. Ser pipoqueiro, vendedor de espetinhos, salgados, etc. Financeiramente é mais interessante e não exige especialista, mestres e doutores.
Já passou da hora do governo intervir a favor da classe docente, os professores estão sendo massacrado e exterminados de maneira irresponsável e covarde em nome da redução de custos com consequente aumento na lucratividade. Exigem titulação de mestrado e doutorado como se estes títulos fossem conquistados gratuitamente. Quem pagar um valor hora aula que mau cobrem os custos de deslocamento e alimentação do professor. Uma simples diarista possivelmente ganha mais que um professor, e ainda tem condição e alimentação por conta do contratante. O valor hora aula não paga as horas que o professor trabalha em casa para elaborar aulas, criar e corrigir provas e trabalhos extras além de outros trabalhos de administração e secretaria que estão sendo impostos ao professor. Pensem bem professores, está mais que na hora de buscar outras opções de trabalho e fazer estes mercenários disfarçados de empresários da área acadêmica repensar suas formas de conduzir a educação que se transformou numa indústria de diplomas sem lastro.
Nimguém é obrigado a aceitar uma proposta de emprego…Quem conhece as condiçoes de solvência é o empregador (q vai pagar a conta), se o empregado aceitar, ok, se não, bola pra frente e busque condições mais adequadas, isso se chama acordo mútuo ou bilateral…
No curso de Serviço Social também demitiram, e é previsto que na semana que vem aconteça novamente.
Isso é o resultado de uma lei do Governo Lula que não obrigava as universidades de contratar somente professores com Mestrado e Doutorado, aí as universidades estão contratando só professores formandos com salários bem abaixo dos Doutores. Viva Lula minha gente…
Agora Lascou mesmo … Tudo é Lula … Lula tá preso homi … idiotice da porra desse povo … Só vivem com essa Putaria de PT e Bolsonaro … já tá ficando chato isso !! Isso q tá levando o Brasil para o Buraco … essa divisão idiota … TODOS erraram e TODOS vão errar !!!
Você tá certo, sendo pra penalizar o que o luladrão fez de ilegal, de maquiagem, de fraude, de entrega de riquezas pra países ditatoriais e alinhados com corrupção, ele teria que devolver uns 100 bilhões e pegar, no mínimo, 500 anos de cadeia. Ô caba de pêra esse nove dedos!
Lula? foi a reforma trabalhista que quase ninguém se interessou em discutir, as consequências estão chegando!! E quem paga a conta é o empregado!!! vai piorar muito!!
Pior que tem a culpa de Lula e Dilma sim senhor!
Eles priorizaram as entidades particulares drenando bilhões para as bolsas da Kroton, Laureate etc. Além disso fazem avaliação de faz de conta. Estas empresas vampiras contratam professores com boa titulação apenas para aparecer diante do MEC, passada a visita do MEC, não precisam mais de Mestres nem de Doutores e os alunos que se lasquem com a mão de obra formada por professores precarios, muitos deles bem intencionados mas ralando pesado para sobreviver e porisso mesmo sem condições de darem boas aulas.
a direção nacional da Laureate foi mudada recentemente. Trouxeram um cara de Baltimore para assumir a operação no Brasil, com ordens expressas de enxugar tudo. Aqui tem uma noticia maquiada com muito cuidado para não deixar transparecer a realidade: https://neofeed.com.br/blog/home/laureate-troca-de-comando-para-voltar-a-brilhar/
" “Acontecerão outras vendas, eles estão se desfazendo de ativos e vão continuar”, diz um grande empresário do setor de educação."
Só não nota quem não quer: A Laureate está indo embora do Brasil. Deve demais lá fora(3.2 bi de dolares) e já vendeu muitas pelo mundo e nem assim se equilibrou, agora começou a vender aqui. Vendeu a Uninorte(Manaus) e eu não ficaria surpreso se as proximas forem as nordestinas(PE, PB e RN). As demissões são os ajustes necessários para as vendas. Aqui dizem que tem um grupo forte que pode respaldar o antigo dono, Paulo de Paula, que inclusive continua como dono dos prédios, para reassumir as operações da Laureate no Nordeste, excetuando a Bahia, que dizem, não interessa a Paulo.
Se forem professores Petista tem todo o meu apoio…meu amigo isso é uma adequação do mercado.. com certeza os salarios estavam altos.. infelizmente na iniciativa privada vc pode demitir. o que não acontece na publica. vá abrir uma empresa para vc ver como toca a musica.
Ele faz isso não apenas com a UNP. Existem empresas concorrentes que patrocinam o blog. Simples.
Notícia recorrente, lógica de mercado. Qual a razão de pagar mais caro para um Doutor, se pode pagar um salário chibata para um graduado/especialista? Se os preços dos cursos ainda fossem menores, até compensava estudar lá.
Você quer aprender, saber mais sobre o mercado e novos conceitos, você acha que um graduado sabe mais que um professor com doutorado ? Outro fator, pesquisas sem fazem em cima de dados e conceitos, professores com doutorado já obtiveram resultados bem expressivos em sua linha de pesquisa, repassando a todo corpo docente até caminhos para se tentar encontrar soluções para casos jamais esclarecidos. Só tenho a externar cada vez mais a baixa qualidade dos professores desta instituição.
Amigo, Doutorado não quer significa didática nem garante que a pesquisa seja relevante ou recente, é só ver na UFRN a quantidade de doutores que não publicam faz tempo. Fora o fato de se doutorar em uma sub-área específica não signifique que se entenda das diversas matérias do curso.
Há casos e casos, se a UnP quiser pesquisa ela tem que trazer de volta o pessoal mais graduado.
Em sua maioria defendiam a Reforma Trabalhista, agora aguentem as consequências de terem pensamento de elite sendo povo.
João kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O que uma coisa tem haver com a outra? Você mora em que mundo?
A reforma trabalhista não atingiu a UNP em nada.
A UNP vem demitindo os mestres e doutores desde o governo de Dilma, será que assim você consegue entender?
A instituição vem fazendo demissões em massa progressivamente e recompondo o quadro com novos contratados, já com a legislação nova. Caso você não tenha conhecimento, se um professor for demitido hoje, não poderá ser contratado pelo mesmo empregador num prazo de 06 meses. Então o que a empresa faz é contratar novos professores e diminuir seus ‘custos’, aumentando seu lucro e lascando os empregados. Não estou dizendo que a instituição está errada, até porque se eu fosse empregador faria o mesmo. Mas o sentimento de ‘acho é pouco’ vem à cabeça quando lembro dos professores que defendiam essa agenda das reformas eheheheheh e eu estive dentro da instituição durante todo esse período, inclusive no governo Dilma, e lhe digo que as demissões, à época, não eram em massa, mas existiam como em qualquer grande empresa.
Em Estética e Cosmética tbm já tiraram excelentes professores , o pior que não tem professores e ficam enrolando com uns nada haver como curso.
Isso não é novidade, essa prática vem sendo adotada desde 2016, onde os antigos e preparados professores da instituição, vem semestralmente, gradativamente sendo afastados.
Quem cursou na UnP até 2015 e hoje for visitar a universidade, provavelmente encontrará um quadro docente diferente em 90% dos cursos.
A UnP já foi referência, destaque em alguns cursos em passado recente, será que essa prática vai manter a qualidade? Agora chegam notícias de um volume considerável de reclamações, vindas de todas as áreas. Em futuro próximo poderemos constatar a qualidade do ensino na UnP.
1 kg de peixe
800g de Camarão
Sal e pimenta a gosto
3 tomates a Juliana
1 cabeça de alho
2 cebolas roxa a Juliana
Limão
Coentro e cebolinha
Azeite de dendê a gosto
1 litro de leite de côco
Acompanha
Arroz branco
Batata palha caseira
Modo de preparo:
Coloque o alho em lâminas, a metade da cebola, os tomates e refogue com o azeite de dendê até murchar.
Coloque o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta.
Bata metade das verduras no liquidificador com o molho.
Volte o molho para a panela, engrosse com um pouco de amido de milho e reserve.
Tempere o camarão com sal e pimenta.
Tempere os medalhões de peixe com sal, pimenta do reino e limão.
Em um tacho bem quente, coloque um pouco de óleo de soja, e sele todo o peixe dos dois lados. Reserve.
Na mesma panela coloque os camarões para grelhar aos poucos para não juntar água. Reserve.
Em seguida, em fogo baixo, coloque o molho à base de coco, e quando ferver, colocar o restante das verduras, o peixe e os camarões.
Deixe ferver.
Decore com cheiro verde.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 20 min
DICA RÁPIDA CEVICHE DE CAMARÃO COM CAJU
Ingredientes:
150g de filé de camarão
1 caju cortados em cubo
10g de cebola roxa em lâminas finas
5g de pimenta dedo de moça fatiada sem semente
5g de pimenta de cheiro fatiada sem semente
5g de folhas de coentro
2g de flor de sal
70ml de suco de limão Taiti
20g de chips de batata doce
1L de água
Gelo
Modo de preparo:
Coloque 1L de água pra ferver, coloque os camarões até começarem a ficar rosado.
Retire os camarões e coloque na água com gelo para parar o cozimento.
Retire da água, coloque em um bowl e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Junte o caju, as lâminas de cebola roxa e as pimentas.
Adicione o suco de limão, misture e deixe incorporar aos ingredientes. Acrescente o coentro e misture. Finalize com flor de sal e sirva com chips de batata doce.
As investigações sobre o Banco Master avançaram e já resultaram na abertura de sete inquéritos pela Polícia Federal, espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Amapá, além de procedimentos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas pelo Valor Econômico.
Segundo as apurações, a tendência é de ampliação das frentes investigativas, especialmente após a inclusão de uma nova linha que analisa aportes realizados por fundos de Estados e municípios. Um dos focos recentes envolve investimentos da Amapá Previdência (Amprev), que teria aplicado R$ 400 milhões em papéis do banco.
Os casos centrais no STF e a chance de desmembramento
No STF, dois inquéritos são considerados centrais. Um deles apura a emissão de títulos sem lastro que teriam sido repassados pelo Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). O outro investiga a cessão de direitos creditórios milionários por empresas com capital social considerado reduzido a fundos ligados ao Master.
Os procedimentos tiveram início em São Paulo e no Distrito Federal. O relator, ministro Dias Toffoli, avalia a possibilidade de manter no Supremo apenas os casos que envolvam autoridades com foro privilegiado, com eventual envio do restante à primeira instância.
Influenciadores, “fake news” e a decisão pendente no Supremo
Outra investigação em análise apura a possível contratação de influenciadores digitais para atacar autoridades e instituições envolvidas na liquidação do Banco Master. Toffoli solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) antes de decidir se o caso permanece no STF ou será remetido à Justiça comum.
Essa apuração é conduzida pela Dicor, em Brasília. Caso haja o deslocamento de competência, o processo deve tramitar na Justiça do Distrito Federal.
A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro negou qualquer envolvimento com campanhas digitais ou disseminação de fake news contra autoridades públicas.
Operação “Zona Cinzenta”
Na última sexta-feira, a PF deflagrou a Operação Zona Cinzenta, voltada a apurar os aportes da Amprev no Banco Master. O caso integra o aprofundamento das investigações sobre a atuação de regimes próprios de previdência social (RPPS) em investimentos ligados ao banco.
As apurações avaliam suspeitas relacionadas à origem, estrutura e lastro de determinados títulos, em um contexto que mobiliza órgãos de controle e áreas especializadas da PF, tanto nos estados quanto em Brasília.
Rioprevidência, BRB e Grupo Fictor
No Rio de Janeiro, a Operação Barco de Papel investiga quase R$ 1 bilhão em investimentos realizados pela Rioprevidência no Banco Master. Paralelamente, a PF instaurou outros dois inquéritos.
Um deles, conduzido pela Dicor, apura suspeitas de gestão fraudulenta no BRB. O outro investiga o Grupo Fictor, por indícios de gestão fraudulenta, apropriação indébita, emissão de títulos sem lastro e operação irregular de instituição financeira. Esse procedimento tramita na Superintendência da PF em São Paulo.
As eleições estaduais de outubro devem provocar uma ampla renovação nos governos do país. Dos 27 governadores, 18 estão impedidos de disputar a reeleição, já que a legislação brasileira proíbe três mandatos consecutivos.
Após oito anos no cargo, esses gestores precisarão definir novos caminhos políticos e, em muitos casos, trabalhar pela eleição de sucessores.
Governadores que desejarem concorrer a outros cargos precisam renunciar ao mandato até abril, seis meses antes da eleição, conforme regra de desincompatibilização prevista na legislação eleitoral.
Nenhuma candidatura está oficializada. Pelo calendário eleitoral, os partidos definem seus nomes nas convenções entre julho e agosto, com registro no TSE até 15 de agosto, quando a campanha tem início.
Situação dos governadores – pode concorrer à reeleição?
AC (Acre) – Gladson Cameli (PP): ❌ Não pode concorrer
AL (Alagoas) – Paulo Dantas (MDB): ❌ Não pode concorrer
AM (Amazonas) – Wilson Miranda Lima (União Brasil): ❌ Não pode concorrer
AP (Amapá) – Clécio Luís (Solidariedade): ✅ Pode concorrer à reeleição
BA (Bahia) – Jerônimo Rodrigues (PT): ✅ Pode concorrer à reeleição
CE (Ceará) – Elmano de Freitas (PT): ✅ Pode concorrer à reeleição
DF (Distrito Federal) – Ibaneis Rocha (MDB): ❌ Não pode concorrer
ES (Espírito Santo) – Renato Casagrande (PSB): ❌ Não pode concorrer
GO (Goiás) – Ronaldo Caiado (União Brasil): ❌ Não pode concorrer
MA (Maranhão) – Carlos Brandão (PSB): ❌ Não pode concorrer
MG (Minas Gerais) – Romeu Zema (Novo): ❌ Não pode concorrer
MS (Mato Grosso do Sul) – Eduardo Riedel (PP): ✅ Pode concorrer à reeleição
MT (Mato Grosso) – Mauro Mendes (União Brasil): ❌ Não pode concorrer
PA (Pará) – Helder Barbalho (MDB): ❌ Não pode concorrer
PB (Paraíba) – João Azevêdo (PSB): ❌ Não pode concorrer
PE (Pernambuco) – Raquel Lyra (PSD): ✅ Pode concorrer à reeleição
PI (Piauí) – Rafael Fonteles (PT): ✅ Pode concorrer à reeleição
PR (Paraná) – Ratinho Júnior (PSD): ❌ Não pode concorrer
RJ (Rio de Janeiro) – Cláudio Castro (PL): ❌ Não pode concorrer
RN (Rio Grande do Norte) – Fátima Bezerra (PT): ❌ Não pode concorrer
RO (Rondônia) – Coronel Marcos Rocha (União Brasil): ❌ Não pode concorrer
RR (Roraima) – Antonio Denarium (PP): ❌ Não pode concorrer
RS (Rio Grande do Sul) – Eduardo Leite (PSD): ❌ Não pode concorrer
SC (Santa Catarina) – Jorginho Mello (PL): ✅ Pode concorrer à reeleição
SE (Sergipe) – Fábio Mitidieri (PSD): ✅ Pode concorrer à reeleição
SP (São Paulo) – Tarcísio de Freitas (Republicanos): ✅ Pode concorrer à reeleição
TO (Tocantins) – Wanderlei Barbosa (Republicanos): ❌ Não pode concorrer
Depois dos 40, a idade também é um fator clínico na fertilidade masculina e os exames tradicionais podem parecer “normais” e, ainda assim, o DNA dos espermatozoides já apresentar alterações importantes.
A ciência mostra que, com o avanço da idade paterna, podem surgir mudanças silenciosas como:
• aumento da fragmentação do DNA espermático
• alterações genéticas e epigenéticas
• impacto no desenvolvimento do embrião
• redução das taxas de implantação e de gestação evolutiva
É por isso que idade também é um fator clínico na fertilidade masculina.
De acordo com dados atualizados da literatura científica, homens acima dos 40 anos apresentam, em média, níveis mais elevados de fragmentação do DNA espermático quando comparados a homens mais jovens. Esse fator está associado a maiores desafios reprodutivos, mesmo em tratamentos de alta complexidade, como a fertilização in vitro (FIV).
Para o Dr. Fábio Macedo, médico do DNA Fértil, esse é um tema que precisa ser disseminado.
“O exame é simples, rápido e capaz de identificar alterações silenciosas que só aparecem anos depois. Detectar cedo permite corrigir problemas e preservar a fertilidade. A saúde reprodutiva masculina também exige prevenção.
A medicina reprodutiva moderna já entende que fertilidade não é apenas quantidade de espermatozoides ou mobilidade. É qualidade genética, integridade celular e saúde global. Por isso, hoje existem exames mais avançados que avaliam a fragmentação do DNA espermático e ajudam a definir condutas mais precisas e personalizadas.
Cuidar da saúde reprodutiva masculina envolve hábitos de vida, controle de fatores como estresse, sono, alimentação, exposição a toxinas e acompanhamento médico adequado, especialmente para homens que planejam a paternidade após os 40 anos.
Mesmo após a rejeição do pedido, o presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que pretende retomar a convocação de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, na comissão que investiga desvios bilionários de recursos de aposentados.
Em dezembro, o requerimento foi barrado por 19 votos a 12, mas Viana disse que o tema voltará à pauta “na primeira oportunidade”. Segundo ele, cada parlamentar deverá votar “de acordo com a própria consciência”.
A Polícia Federal apura menções a Lulinha nas investigações sobre fraudes no INSS. O presidente Lula já declarou que conversou com o filho e afirmou que, se houver irregularidades, ele deverá responder por isso.
Frei Chico e outros nomes
Além de Lulinha, Viana também pretende recolocar em votação a convocação de Frei Chico, irmão de Lula e vice-presidente do Sindnapi, e de Danielle Miranda Fonteles, publicitária ligada ao PT citada em transações com Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”.
A base governista, que tem maioria na CPMI, tem conseguido barrar esses pedidos. Em outubro, requerimentos contra Frei Chico e Danielle Fonteles foram rejeitados por 19 votos a 11.
Para a próxima segunda-feira, estão previstas as oitivas do deputado estadual Edson Araújo (MA) e de Paulo Camisotti, filho e sócio do empresário Maurício Camisotti. As reuniões deliberativas da CPMI, no entanto, costumam ocorrer às quintas-feiras.
Não vai passar. Apesar de nunca assinar uma CPI, a esquerda sempre sequestra e barra qualquer investigação que possa desmascarar alguém do seu espectro político. Isso é fato. A sorte é que deram mole e não conseguiram a presidência e relatoria, já estavam tão certos que, quando viram, tinham perdido.
O empate em 1 a 1 entre ABC e QFC, neste sábado (7), pela sétima e última rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar, terminou marcado por uma polêmica fora das quatro linhas. O atacante João Diogo deixou o gramado sob vaias e acabou fazendo um gesto obsceno em direção a um torcedor alvinegro no momento da substituição.
A cena foi registrada pelas câmeras da TV Tropical, emissora responsável pela transmissão do estadual, e rapidamente ganhou repercussão entre torcedores nas redes sociais. O episódio aconteceu enquanto o jogador caminhava em direção ao banco de reservas após ser sacado da partida.
Horas depois, uma das principais torcidas organizadas ligadas ao clube publicou uma nota dura criticando a atitude do atleta e cobrando respeito com a arquibancada.
Confira nota da Garra Alvinegra:
“AQUI É ABC, JOÃO DIOGO!
Resultado se discute, mas o respeito à arquibancada é inegociável. Não aceitaremos nenhum jogador batendo de frente com quem faz o sacrifício de estar no estádio todo jogo.
Queremos profissionalismo e postura. Se não aguenta a pressão da maior torcida do RN, não está pronto para o Mais Querido. Respeite nossa história!”
Diante da repercussão negativa, João Diogo se pronunciou ainda na noite do sábado e divulgou uma nota oficial pedindo desculpas pelo ocorrido. O atacante afirmou que reagiu após ser xingado repetidamente por um torcedor específico e destacou que o gesto não foi direcionado à torcida do ABC como um todo.
Confira a nota na íntegra:
“Eu, João Diogo, venho por meio desta nota me posicionar e esclarecer o ocorrido na tarde deste sábado, na partida entre ABC e QFC.
Por onde passei, sempre prezei pelo respeito às instituições que defendi e às suas torcidas, e aqui no ABC não é diferente. Tenho total respeito pela torcida que me recebeu muito bem e que vem nos apoiando constantemente, tanto dentro quanto fora de casa.
Na partida de hoje, um torcedor passou a me xingar de forma reiterada. No momento da minha substituição, o referido torcedor ultrapassou os limites e proferiu diversos xingamentos contra mim. No calor do momento, acabei fazendo um gesto obsceno em resposta. Reconheço o meu erro e peço desculpas pelo ocorrido. Ressalto que o gesto não foi direcionado à torcida do ABC como um todo, mas sim exclusivamente ao torcedor em questão. Ainda assim, reforço aqui o meu pedido de desculpas.
Estamos vivendo um momento importante da temporada. Somos líderes, já estamos classificados para a semifinal e seguimos juntos em busca do título.”
Dentro de campo, o resultado garantiu o ABC na liderança da primeira fase e com vaga assegurada na semifinal do Campeonato Potiguar. Fora dele, porém, o episódio envolvendo o atacante acendeu o alerta sobre a relação entre jogadores e arquibancada em um momento decisivo da temporada alvinegra.
O Ibama autuou a Petrobras e aplicou uma multa de R$ 2,5 milhões após um vazamento registrado no início de janeiro durante operação de perfuração na Bacia da Foz do Amazonas, na chamada Margem Equatorial. O incidente ocorreu a cerca de 175 quilômetros da costa do Amapá e envolveu a descarga de fluido de perfuração com base oleosa no oceano.
De acordo com o órgão ambiental, aproximadamente 18,44 m³ do material foram lançados no mar a partir do Navio Sonda 42 (NS-42). A substância é utilizada nas atividades de exploração de petróleo e gás e possui componentes classificados como de risco médio ao ecossistema aquático e à saúde humana, conforme normas ambientais vigentes.
A autuação foi realizada pelo Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas, ligado à Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama. A estatal tem prazo de 20 dias para efetuar o pagamento da penalidade ou apresentar defesa administrativa.
Em nota, a Petrobras afirmou que o produto derramado é biodegradável, que o vazamento foi rapidamente controlado e que não houve danos ambientais relevantes. A empresa informou ainda que as estruturas passaram por análise e reparos e que a atividade na região foi liberada novamente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nesta semana.
A decisão do ministro do STF Flávio Dino de suspender o pagamento de penduricalhos reacendeu o debate em Brasília e deve acelerar a análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre possíveis vetos a propostas que beneficiam o Legislativo. Integrantes do alto escalão do Palácio do Planalto avaliam que o cenário jurídico reduz a margem para adiar a definição.
A informação é da colunista Milena Teixeira, do Metrópoles. Nos bastidores, a avaliação é que Lula, que inicialmente pretendia postergar o tema, pode decidir o futuro do projeto dentro de até 60 dias, antes do fim do prazo estabelecido pela Suprema Corte. Apesar da pressão política, o presidente ainda não definiu qual caminho seguirá, já que o texto sequer chegou oficialmente à sua mesa.
Aliados têm orientado o chefe do Executivo a evitar novos atritos com o Congresso Nacional, mas a possibilidade de vetos parciais segue em discussão dentro do governo. O tema ganhou peso após a repercussão negativa em torno dos benefícios previstos.
Na terça-feira (3), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que cria um novo plano de carreira para servidores e amplia a Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE). A proposta virou alvo de críticas por elevar significativamente os salários e ampliar os chamados penduricalhos.
O esporte paralímpico brasileiro perdeu neste sábado (7) um de seus maiores nomes. O nadador potiguar Adriano Gomes de Lima morreu aos 52 anos, após passar cerca de dez dias internado em decorrência de uma cirurgia de descompressão da coluna. Referência nacional nas piscinas, ele construiu uma trajetória marcada por superação e conquistas históricas.
Natural de Natal, Adriano iniciou na natação durante o processo de reabilitação após um acidente de trabalho aos 17 anos, quando sofreu uma queda de um telhado que o deixou paraplégico. O que começou como tratamento se transformou em uma carreira vitoriosa, com presença em seis edições dos Jogos Paralímpicos, entre Atlanta 1996 e Rio 2016.
Ao longo da trajetória, o atleta acumulou nove medalhas paralímpicas e entrou para a lista dos maiores medalhistas do país. Entre os resultados mais marcantes estão o bronze nos 50m livre em Atlanta, múltiplas pratas e bronzes nos revezamentos em Sydney 2000, além do ouro no 4x50m medley em Atenas 2004, consolidando seu nome entre os grandes da natação adaptada.
Além das Paralimpíadas, Adriano Gomes brilhou em cinco edições dos Jogos Parapan-Americanos, onde conquistou 30 medalhas, e também subiu ao pódio 12 vezes em Campeonatos Mundiais. Sua história deixa um legado de inspiração para o paradesporto potiguar e para toda a natação brasileira.
A Avenida da Alegria ficou pequena na noite deste sábado (7) durante a prévia do Carnaval de Natal. Embalada pelo show de Wesley Safadão, a festa reuniu mais de 100 mil pessoas, consolidando um dos maiores públicos já registrados no polo carnavalesco da capital potiguar. Nem o ritmo intenso da programação afastou os foliões, que começaram a chegar por volta das 18h para garantir lugar na concentração.
Além de Safadão, a noite também contou com apresentação do cantor Abiel. Os shows tiveram início às 19h e transformaram a avenida em um verdadeiro corredor da folia, com repertório animado e clima de celebração que marcou o segundo dia consecutivo de grandes eventos no local.
A apresentação ocorreu apenas um dia após a abertura da prévia carnavalesca, que já havia reunido mais de 50 mil pessoas mesmo sob chuva. Na sexta-feira (6), os foliões acompanharam os shows da banda potiguar Bonde do Gra Gra e do cantor Natanzinho Lima, que estreou em Natal com grande participação popular, mostrando a força do calendário carnavalesco da cidade.
Para suportar o público, a Prefeitura do Natal montou uma estrutura especial, com praça de alimentação formada por 25 tendas, cerca de 100 banheiros químicos e um esquema reforçado de mobilidade coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Bloqueios e fiscalização foram implantados nos principais acessos à Avenida da Alegria e nas vias adjacentes para garantir a fluidez do trânsito.
Na área da segurança, aproximadamente 270 policiais militares atuaram durante o evento, além da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, bombeiros civis e equipes privadas. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o reforço também incluiu revistas pessoais com raquetes magnéticas nos pontos de entrada, buscando oferecer mais tranquilidade aos foliões durante a festa.
De onde vem o dinheiro para a prefeitura contratar tantos shows milionários. Será que a economia brasileira está quebrada com uma prefeitura como a de Natal organizando eventos durante todo o ano com atrações e estruturas caríssimas? Esse mundo de gente que está lotando todos os eventos públicos e privados vai sem dinheiro? De onde vem tanto dinheiro de quem organiza e de que curte essas festas? Será que está sobrando dinheiro na prefeitura de Natal? Sinceramente fico sem entender como os gestores públicos em geral, falam em dificuldades e sobra dinheiro para festividades com atrações tão caras. O Brasil e o brasileiro estão ou não estão em dificuldade financeira?
https://www.esquerdadiario.com.br/Anhembi-Morumbi-demite-cerca-de-100-professores-em-Sao-Paulo
A grande da Laureate em São Pualo demite em massa também.
Na UnP sempre trocaram mestres e doutores por graduados. Isso não tem explicação complexa: mão de obra barata e desqualificada. Eu fui vítima disso. Uma vida inteira dedicada à ciência e estudo, e o valor disso é zero.
O que tem haver contigenciamento da educação federal com o as demissões da empresa de capital fechado Unp?
Salário mensal de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) a professor universitário. Fazer FAXINA dá muito mais dinheiro.
Sou aluno de engenharia e tá sendo humilhante estudar uma instituição tão desorganizada!!! Algumuns programa de disciplinas são dado pela metade e sua formação fica pela metade. Mostram as ementas com uma quantidade de conhecimento a ser ministrado mas só tem aula da metade. É quase uma propaganda enganosa!!!
O seu português, repleto de erros básicos de concordância já é o indício do péssimo profissional que você será.
A FADISP de São Paulo, também está demitindo Professores e acabou com o período matinal, prejudicando inúmeros alunos (as), inclusive eu
O curso de Odontologia está um caos!
No curso de Odontologia tiraram uma professora experiente da coordenação e colocaram um AMADOR que se encontra perdido sem saber o que fazer. A instituição IGNORA as constantes reclamações sobre a falta de gerenciamento no curso de Odontologia.
Isso também ocorreu com os cursos de Educação da UNP, no o prédio que fica na Avenida Floriano Peixoto infelizmente o campos vai ser transferido para o campo da Roberto Freire.
Infelizmente isso está acontecendo no Brasil devido a uma demonstração totalmente fracassada e sem rumo, os investimentos que vinham sendo feito na educação se perderam pelo caminho, agora podemos ver como um concerto que o povo queria, agora vem mais desaprendizado para poder comandar. Cada dia que passa nossa economia cai é como se tivesse em uma ladeira abaixo, triste povo brasileiro que acreditou e acabou se decepcionando com a política que continua a mesma ou até pior. O que está destruindo o nosso país é a política, nós trabalhadores lutamos cansavelmente todos os dias para manter o país de pé, nossos políticos simplesmente não estão preocupados com a economia do nosso país e muito menos com que o seu povo vai passar, Sim estão preocupados com suas mordomias que não tem tamanho e nem limite e tudo quem paga é você meu caro contribuinte, enquanto isso as empresas vão se fechando e o desemprego aumentando é a realidade do atual Brasil .
Sem crise. Mas eu vi muitos alunos de universidades fazendo arminha com a mão apoiando o Bolsonarco. E endemoniado o PT agora estão tendo o presidente de merda que apoiaram seguindo os idiotas do MBL, é lamentável onde esses lixos jogaram a educação do Brasil aliás jogoram o Brasil no esgoto. Deviam tá batendo panela e fazendo a dancinha sincronizada no meio das ruas. O bozococa vai agradecer pondo todos no xelindró.
A minha esposa é professora na Unp e ganha por essa árdua tarefa pouco mais de 1 mil reais. Não aguenta mais. Vai deixar. Aliada à desvalorização profissional, ali é a universidade da desorganização. Ganha das demais em todos os cursos. Nesse campo é vitoriosa.
É uma pena esse desastre. Minha esposa é professora na Unp, ganha pouco mais de 1 mil reais, e até tenta de esforçar por esse valor, mas a desorganização é tanta que está desistindo. Vai deixar o barco seguir. Não tem mais força p tentar mudar essa bagunça.
Qual a dificuldade de vocês entenderem que estamos falando de uma universidade privada, mais precisamente de uma empresa (capitalista) privada?
Nenhum dos que foram desligados, possuía a prerrogativa de estabilidade, todos estão sujeitos a rotatividade desse tipo de empresa, este é ônus, afinal estamos falando de uma rede internacional de ensino privada, uma operação com presença em todo mundo.
Não há o que se falar em abuso, vergonha, crime, descaso ou qualquer outro tipo de adjetivo negativo afim de denegrir e diminuir a imagem da instituição.
A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?
Enquanto empresa, se caso esteja em crise, é uma escolha dela em reduzir gastos, atitude legitimada por uma reforma trabalhista. Quanto instituição de ensino, é uma escolha saber quem emprega e mantém em seu quadro de funcionários, e qual o grau de conhecimento técnico ela exigira de sua equipe. Uma coisa eu garanto, a universidade, ela não é amadora, sabe muito bem o que faz, muita análise por trás de cada de ação, trabalha com números exatos e precisos, busca exatidão em tudo o que faz, e caso esteja errada, amargará as consequências em futuro, coisa que acho particularmente, muito difícil.
A UnP é uma locomotiva para o mercado, onde até mesmo sua concorrência adere suas praticas e faz igual ou ao menos tenta copiar.
Camarada essas demissões são seguidas de recontratação de profissionais menos qualificados ou de "acordos" com os funcionários antigos que são recontratados por metade do que ganhavam. O nome disso é sucateamento e desvalorização de mão de obra qualificada. Isso é consequência da reforma trabalhista aprovada na gestão Temer e se o Bolsonaro aprovar a reforma previdenciária vai ficar ainda pior. O estado deveria ser agente regular para evitar absurdos como este. Este tipo de situação aumenta a desigualdade social, deixa os 5% mais ricos com mais grana a troca de mão de obra barata e desvalorizada. Esse é o novo Brasil que queremos? Vamos acordar minha gente.
Típico comentário de funcionária – reconhecível até os cacoetes do texto – da Laureate/UnP defendendo seu salario. Pena que ela vá perder também seu emprego…'alguém que sabe o que diz e avisa a alguém que acha que sabe o que está acontecendo mas está mais por fora que a quenga do côco.
"A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?"
não aprendeu pontuação? a vírgula depois da 'UnP' quase me fez rir, mas depois me lembrei que o assunto é muito sério e está além da Laureate, afinal sendo vendida a UnP continuará servindo ao RN e – espero eu – com uma maior qualidade e respeito aos consumidores e à comunidade local.
Locomotiva que precisa e vai ter que explicar isso aqui:
https://apublica.org/2019/05/professores-acusam-laureate-de-forjar-documentos-para-obter-o-reconhecimento-de-cursos-ead-no-brasil/
Professores acusam Laureate de forjar documentos para obter o reconhecimento de cursos EAD no Brasil
Docentes denunciam irregularidades, dizem que foram obrigados a mentir para o MEC e a dar aulas em disciplinas fora de sua área de formação; documentos e áudio obtido pela Pública apontam algumas denúncias
Nenhuma notícia mais impactante sobre o descalabro e o desespero dos "Alguém que sabe o que diz" com uma manchete dessas da Imprensa Internacional:
https://seekingalpha.com/pr/17539265-laureate-coo-ricardo-berckemeyer-step-helping-build-global-education-leader
"COO and CEO of Brazil out
Rearranging the deck chairs on the Titanic…"
o subtitulo é apavorante: reearrajando as cadeiras no deck do titanic…
Lamentável o status da Unp Laureat em Natal. Ora, enxugar despesas pode sim! Mestres e doutores podem ser demitidos, também podem, desde que sejam incompetentes e não atendam requisitos etc. Mas o que se sabe pela boca de dezenas de alunos é o contrário!Até professores com média de aceitação alta pelo discentes também entraram na leva. Estão brincando de administrar uma empresa deste porte com "meninos"sem nenhuma experiência administrativa na direção de cargos estratégicos na instituição. Veja como aconteceu: "eu não gosto de fulano e de cicrano, vou demitir quantos eu não for com a cara deles" Pode? Espere e vejam o que vai acontecer com a Unp com esse estado de coisas amadoras numa Academia!
Fui vitima de fechamento de turma em Mossoró no início do ano, e agora estão demitindo professores. É um desmonte na educação no Brasil. Seja privada ou pública. Triste!
A UnP de tempos em tempos faz isso. Demite os professores mais qualificados para contrata-los novamente como horista ou outros com qualificação idêntica, mas sem experiência.
Prefiro ir para o Walfredo do que ser atendido por um médico formado pela UNP, cada DOTÕ….
É por esses e outras que as universidades privadas no Brasil são uma bosta, quase não produzem pesquisa alguma, são irrelevantes, servem apenas de caça-niqueis. Conheço professores de universidades privadas aqui em Florianópolis que me falam que os alunos chegam no TCC e não sabem nem escrever. É um desastre só.
Sou aluna da Unp, já tenho uma graduação pela casa, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos, exigimos um serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 ( dependendo da área), muito alta para não termos um ensino de qualidade. Sem falar na desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ainda fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos o direito de exigir, pois não dependemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta por sinal. Essa LAUREATE está em decadência, está sendo uma catástrofe essas demissões. A Unp já foi a melhor!
Sou aluna da Unp a algum tempo, já tenho uma graduação, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos exigimos serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 muito alta para não termos um ensino de qualidade. Fora a desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ai da fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos direito de exigir, pois não depenfemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta.
Bem vindos ao mercado com mis de 13mi de desempregados!!! Gestã americana é assim, antes de quebrar e dar calote em todo mundo, os caras tentam enxugar e manter a viabilidade… Qnd não der mais, vai todo mundo pra rua e fecham as portas…No Brasil, preferem raspar tudo antes, fechar, deixar o rombo com os fornecedores e não pagar nem as rescisões!!!!
O governo quer acabar com a educação, só não vê quem não quer.
As faculdades vêm demitindo desde o ano de 2018, após a aprovação da "reforma" trabalhista que, aliás, já era proposta desde Dilma… E foi aprovada no governo de seu vice, Temer. Minha esposa também foi 'contemplada' com essas demissões. Lamentável que as empresas de "educação" tenham esse tipo de tratamento com os profissionais docentes.
O enxugamento do quadro, à custa da qualidade do ensino, só reforça o caráter "caça-níqueis" dessa instituição, que não está se preocupando de fato com a formação do aluno.
O MEC é 100% conivente com a situação, acorda Brasil, estão acabando com os professores. Ser pipoqueiro, vendedor de espetinhos, salgados, etc. Financeiramente é mais interessante e não exige especialista, mestres e doutores.
Já passou da hora do governo intervir a favor da classe docente, os professores estão sendo massacrado e exterminados de maneira irresponsável e covarde em nome da redução de custos com consequente aumento na lucratividade. Exigem titulação de mestrado e doutorado como se estes títulos fossem conquistados gratuitamente. Quem pagar um valor hora aula que mau cobrem os custos de deslocamento e alimentação do professor. Uma simples diarista possivelmente ganha mais que um professor, e ainda tem condição e alimentação por conta do contratante. O valor hora aula não paga as horas que o professor trabalha em casa para elaborar aulas, criar e corrigir provas e trabalhos extras além de outros trabalhos de administração e secretaria que estão sendo impostos ao professor. Pensem bem professores, está mais que na hora de buscar outras opções de trabalho e fazer estes mercenários disfarçados de empresários da área acadêmica repensar suas formas de conduzir a educação que se transformou numa indústria de diplomas sem lastro.
Nimguém é obrigado a aceitar uma proposta de emprego…Quem conhece as condiçoes de solvência é o empregador (q vai pagar a conta), se o empregado aceitar, ok, se não, bola pra frente e busque condições mais adequadas, isso se chama acordo mútuo ou bilateral…
No curso de Serviço Social também demitiram, e é previsto que na semana que vem aconteça novamente.
São os altos e baixos do mercado. Lá não tem Funpec não, seu menino.
Universidade lixo
e são deuses? não poderiam serem demitidos?
Isso é o resultado de uma lei do Governo Lula que não obrigava as universidades de contratar somente professores com Mestrado e Doutorado, aí as universidades estão contratando só professores formandos com salários bem abaixo dos Doutores. Viva Lula minha gente…
Agora Lascou mesmo … Tudo é Lula … Lula tá preso homi … idiotice da porra desse povo … Só vivem com essa Putaria de PT e Bolsonaro … já tá ficando chato isso !! Isso q tá levando o Brasil para o Buraco … essa divisão idiota … TODOS erraram e TODOS vão errar !!!
Você tá certo, sendo pra penalizar o que o luladrão fez de ilegal, de maquiagem, de fraude, de entrega de riquezas pra países ditatoriais e alinhados com corrupção, ele teria que devolver uns 100 bilhões e pegar, no mínimo, 500 anos de cadeia. Ô caba de pêra esse nove dedos!
Lula? foi a reforma trabalhista que quase ninguém se interessou em discutir, as consequências estão chegando!! E quem paga a conta é o empregado!!! vai piorar muito!!
Pior que tem a culpa de Lula e Dilma sim senhor!
Eles priorizaram as entidades particulares drenando bilhões para as bolsas da Kroton, Laureate etc. Além disso fazem avaliação de faz de conta. Estas empresas vampiras contratam professores com boa titulação apenas para aparecer diante do MEC, passada a visita do MEC, não precisam mais de Mestres nem de Doutores e os alunos que se lasquem com a mão de obra formada por professores precarios, muitos deles bem intencionados mas ralando pesado para sobreviver e porisso mesmo sem condições de darem boas aulas.
a direção nacional da Laureate foi mudada recentemente. Trouxeram um cara de Baltimore para assumir a operação no Brasil, com ordens expressas de enxugar tudo. Aqui tem uma noticia maquiada com muito cuidado para não deixar transparecer a realidade:
https://neofeed.com.br/blog/home/laureate-troca-de-comando-para-voltar-a-brilhar/
" “Acontecerão outras vendas, eles estão se desfazendo de ativos e vão continuar”, diz um grande empresário do setor de educação."
Só não nota quem não quer: A Laureate está indo embora do Brasil. Deve demais lá fora(3.2 bi de dolares) e já vendeu muitas pelo mundo e nem assim se equilibrou, agora começou a vender aqui. Vendeu a Uninorte(Manaus) e eu não ficaria surpreso se as proximas forem as nordestinas(PE, PB e RN). As demissões são os ajustes necessários para as vendas. Aqui dizem que tem um grupo forte que pode respaldar o antigo dono, Paulo de Paula, que inclusive continua como dono dos prédios, para reassumir as operações da Laureate no Nordeste, excetuando a Bahia, que dizem, não interessa a Paulo.
Bingo!
Se forem professores Petista tem todo o meu apoio…meu amigo isso é uma adequação do mercado.. com certeza os salarios estavam altos.. infelizmente na iniciativa privada vc pode demitir. o que não acontece na publica. vá abrir uma empresa para vc ver como toca a musica.
Lógica do mercado. Não entendo o porque das suas matérias sempre denegrir a UnP.
Ele faz isso não apenas com a UNP. Existem empresas concorrentes que patrocinam o blog. Simples.
Notícia recorrente, lógica de mercado. Qual a razão de pagar mais caro para um Doutor, se pode pagar um salário chibata para um graduado/especialista? Se os preços dos cursos ainda fossem menores, até compensava estudar lá.
Você quer aprender, saber mais sobre o mercado e novos conceitos, você acha que um graduado sabe mais que um professor com doutorado ? Outro fator, pesquisas sem fazem em cima de dados e conceitos, professores com doutorado já obtiveram resultados bem expressivos em sua linha de pesquisa, repassando a todo corpo docente até caminhos para se tentar encontrar soluções para casos jamais esclarecidos. Só tenho a externar cada vez mais a baixa qualidade dos professores desta instituição.
Amigo, Doutorado não quer significa didática nem garante que a pesquisa seja relevante ou recente, é só ver na UFRN a quantidade de doutores que não publicam faz tempo. Fora o fato de se doutorar em uma sub-área específica não signifique que se entenda das diversas matérias do curso.
Há casos e casos, se a UnP quiser pesquisa ela tem que trazer de volta o pessoal mais graduado.
Em sua maioria defendiam a Reforma Trabalhista, agora aguentem as consequências de terem pensamento de elite sendo povo.
João kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O que uma coisa tem haver com a outra? Você mora em que mundo?
A reforma trabalhista não atingiu a UNP em nada.
A UNP vem demitindo os mestres e doutores desde o governo de Dilma, será que assim você consegue entender?
A instituição vem fazendo demissões em massa progressivamente e recompondo o quadro com novos contratados, já com a legislação nova. Caso você não tenha conhecimento, se um professor for demitido hoje, não poderá ser contratado pelo mesmo empregador num prazo de 06 meses. Então o que a empresa faz é contratar novos professores e diminuir seus ‘custos’, aumentando seu lucro e lascando os empregados. Não estou dizendo que a instituição está errada, até porque se eu fosse empregador faria o mesmo. Mas o sentimento de ‘acho é pouco’ vem à cabeça quando lembro dos professores que defendiam essa agenda das reformas eheheheheh e eu estive dentro da instituição durante todo esse período, inclusive no governo Dilma, e lhe digo que as demissões, à época, não eram em massa, mas existiam como em qualquer grande empresa.
Em Estética e Cosmética tbm já tiraram excelentes professores , o pior que não tem professores e ficam enrolando com uns nada haver como curso.
Isso não é novidade, essa prática vem sendo adotada desde 2016, onde os antigos e preparados professores da instituição, vem semestralmente, gradativamente sendo afastados.
Quem cursou na UnP até 2015 e hoje for visitar a universidade, provavelmente encontrará um quadro docente diferente em 90% dos cursos.
A UnP já foi referência, destaque em alguns cursos em passado recente, será que essa prática vai manter a qualidade? Agora chegam notícias de um volume considerável de reclamações, vindas de todas as áreas. Em futuro próximo poderemos constatar a qualidade do ensino na UnP.
Odontologia também passou o rodo. Na verdade tem 03 semestres que eles demitem todo fim de semestre.