Cidades

DEMISSÃO EM MASSA: UnP demite professores com Mestrado e Doutorado e revolta alunos

O clima é de revolta e insatisfação na Universidade Potiguar (UnP), informações apuradas pelo Blog do BG apontam grande número de demissões de professores com Mestrado e Doutorado quer tinham décadas de serviço a instituição.

Há pelo menos quinze dias houve demissões no Curso de Medicina e hoje estão sendo chamados os professores mais experientes do Curso de Direito. Segundo as informações que chegaram ao Blog, pelo menos 10 professores do Curso de Direito já foram demitidos. A UnP faz parte da rede de educação Laureate que estaria fazendo o mesmo processo de demissões na Paraíba.

A situação está sendo grande revolta dos alunos que estariam se mobilizando para protestar. A direção da universidade ainda não se manifestou sobre o caso.

Opinião dos leitores

  1. Na UnP sempre trocaram mestres e doutores por graduados. Isso não tem explicação complexa: mão de obra barata e desqualificada. Eu fui vítima disso. Uma vida inteira dedicada à ciência e estudo, e o valor disso é zero.

  2. O que tem haver contigenciamento da educação federal com o as demissões da empresa de capital fechado Unp?

  3. Salário mensal de R$ 1.100,00 (mil e cem reais) a professor universitário. Fazer FAXINA dá muito mais dinheiro.

  4. Sou aluno de engenharia e tá sendo humilhante estudar uma instituição tão desorganizada!!! Algumuns programa de disciplinas são dado pela metade e sua formação fica pela metade. Mostram as ementas com uma quantidade de conhecimento a ser ministrado mas só tem aula da metade. É quase uma propaganda enganosa!!!

    1. O seu português, repleto de erros básicos de concordância já é o indício do péssimo profissional que você será.

  5. A FADISP de São Paulo, também está demitindo Professores e acabou com o período matinal, prejudicando inúmeros alunos (as), inclusive eu

  6. No curso de Odontologia tiraram uma professora experiente da coordenação e colocaram um AMADOR que se encontra perdido sem saber o que fazer. A instituição IGNORA as constantes reclamações sobre a falta de gerenciamento no curso de Odontologia.

  7. Isso também ocorreu com os cursos de Educação da UNP, no o prédio que fica na Avenida Floriano Peixoto infelizmente o campos vai ser transferido para o campo da Roberto Freire.

  8. Infelizmente isso está acontecendo no Brasil devido a uma demonstração totalmente fracassada e sem rumo, os investimentos que vinham sendo feito na educação se perderam pelo caminho, agora podemos ver como um concerto que o povo queria, agora vem mais desaprendizado para poder comandar. Cada dia que passa nossa economia cai é como se tivesse em uma ladeira abaixo, triste povo brasileiro que acreditou e acabou se decepcionando com a política que continua a mesma ou até pior. O que está destruindo o nosso país é a política, nós trabalhadores lutamos cansavelmente todos os dias para manter o país de pé, nossos políticos simplesmente não estão preocupados com a economia do nosso país e muito menos com que o seu povo vai passar, Sim estão preocupados com suas mordomias que não tem tamanho e nem limite e tudo quem paga é você meu caro contribuinte, enquanto isso as empresas vão se fechando e o desemprego aumentando é a realidade do atual Brasil .

    1. Sem crise. Mas eu vi muitos alunos de universidades fazendo arminha com a mão apoiando o Bolsonarco. E endemoniado o PT agora estão tendo o presidente de merda que apoiaram seguindo os idiotas do MBL, é lamentável onde esses lixos jogaram a educação do Brasil aliás jogoram o Brasil no esgoto. Deviam tá batendo panela e fazendo a dancinha sincronizada no meio das ruas. O bozococa vai agradecer pondo todos no xelindró.

  9. A minha esposa é professora na Unp e ganha por essa árdua tarefa pouco mais de 1 mil reais. Não aguenta mais. Vai deixar. Aliada à desvalorização profissional, ali é a universidade da desorganização. Ganha das demais em todos os cursos. Nesse campo é vitoriosa.

  10. É uma pena esse desastre. Minha esposa é professora na Unp, ganha pouco mais de 1 mil reais, e até tenta de esforçar por esse valor, mas a desorganização é tanta que está desistindo. Vai deixar o barco seguir. Não tem mais força p tentar mudar essa bagunça.

  11. Qual a dificuldade de vocês entenderem que estamos falando de uma universidade privada, mais precisamente de uma empresa (capitalista) privada?
    Nenhum dos que foram desligados, possuía a prerrogativa de estabilidade, todos estão sujeitos a rotatividade desse tipo de empresa, este é ônus, afinal estamos falando de uma rede internacional de ensino privada, uma operação com presença em todo mundo.
    Não há o que se falar em abuso, vergonha, crime, descaso ou qualquer outro tipo de adjetivo negativo afim de denegrir e diminuir a imagem da instituição.
    A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?
    Enquanto empresa, se caso esteja em crise, é uma escolha dela em reduzir gastos, atitude legitimada por uma reforma trabalhista. Quanto instituição de ensino, é uma escolha saber quem emprega e mantém em seu quadro de funcionários, e qual o grau de conhecimento técnico ela exigira de sua equipe. Uma coisa eu garanto, a universidade, ela não é amadora, sabe muito bem o que faz, muita análise por trás de cada de ação, trabalha com números exatos e precisos, busca exatidão em tudo o que faz, e caso esteja errada, amargará as consequências em futuro, coisa que acho particularmente, muito difícil.
    A UnP é uma locomotiva para o mercado, onde até mesmo sua concorrência adere suas praticas e faz igual ou ao menos tenta copiar.

    1. Camarada essas demissões são seguidas de recontratação de profissionais menos qualificados ou de "acordos" com os funcionários antigos que são recontratados por metade do que ganhavam. O nome disso é sucateamento e desvalorização de mão de obra qualificada. Isso é consequência da reforma trabalhista aprovada na gestão Temer e se o Bolsonaro aprovar a reforma previdenciária vai ficar ainda pior. O estado deveria ser agente regular para evitar absurdos como este. Este tipo de situação aumenta a desigualdade social, deixa os 5% mais ricos com mais grana a troca de mão de obra barata e desvalorizada. Esse é o novo Brasil que queremos? Vamos acordar minha gente.

    2. Típico comentário de funcionária – reconhecível até os cacoetes do texto – da Laureate/UnP defendendo seu salario. Pena que ela vá perder também seu emprego…'alguém que sabe o que diz e avisa a alguém que acha que sabe o que está acontecendo mas está mais por fora que a quenga do côco.

    3. "A UnP, é uma universidade de proporções gigantes, com um impacto social ainda maior que seu metro quadro. Quantas vidas são transformadas através de seus cursos e atendimento a comunidade?"

      não aprendeu pontuação? a vírgula depois da 'UnP' quase me fez rir, mas depois me lembrei que o assunto é muito sério e está além da Laureate, afinal sendo vendida a UnP continuará servindo ao RN e – espero eu – com uma maior qualidade e respeito aos consumidores e à comunidade local.

    4. Locomotiva que precisa e vai ter que explicar isso aqui:
      https://apublica.org/2019/05/professores-acusam-laureate-de-forjar-documentos-para-obter-o-reconhecimento-de-cursos-ead-no-brasil/

      Professores acusam Laureate de forjar documentos para obter o reconhecimento de cursos EAD no Brasil
      Docentes denunciam irregularidades, dizem que foram obrigados a mentir para o MEC e a dar aulas em disciplinas fora de sua área de formação; documentos e áudio obtido pela Pública apontam algumas denúncias

  12. Lamentável o status da Unp Laureat em Natal. Ora, enxugar despesas pode sim! Mestres e doutores podem ser demitidos, também podem, desde que sejam incompetentes e não atendam requisitos etc. Mas o que se sabe pela boca de dezenas de alunos é o contrário!Até professores com média de aceitação alta pelo discentes também entraram na leva. Estão brincando de administrar uma empresa deste porte com "meninos"sem nenhuma experiência administrativa na direção de cargos estratégicos na instituição. Veja como aconteceu: "eu não gosto de fulano e de cicrano, vou demitir quantos eu não for com a cara deles" Pode? Espere e vejam o que vai acontecer com a Unp com esse estado de coisas amadoras numa Academia!

  13. Fui vitima de fechamento de turma em Mossoró no início do ano, e agora estão demitindo professores. É um desmonte na educação no Brasil. Seja privada ou pública. Triste!

  14. A UnP de tempos em tempos faz isso. Demite os professores mais qualificados para contrata-los novamente como horista ou outros com qualificação idêntica, mas sem experiência.

  15. É por esses e outras que as universidades privadas no Brasil são uma bosta, quase não produzem pesquisa alguma, são irrelevantes, servem apenas de caça-niqueis. Conheço professores de universidades privadas aqui em Florianópolis que me falam que os alunos chegam no TCC e não sabem nem escrever. É um desastre só.

  16. Sou aluna da Unp, já tenho uma graduação pela casa, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos, exigimos um serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 ( dependendo da área), muito alta para não termos um ensino de qualidade. Sem falar na desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ainda fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos o direito de exigir, pois não dependemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta por sinal. Essa LAUREATE está em decadência, está sendo uma catástrofe essas demissões. A Unp já foi a melhor!

  17. Sou aluna da Unp a algum tempo, já tenho uma graduação, estou terminando uma Pós e faço outra graduação … a Universidade está um caos, uma verdadeira balbúrdia. Estão demitindo os professores Mestres e Doutores mais experientes, para contratarem ( serviço prestado) e pagarem mais barato. Mas nós alunos exigimos serviço de qualidade e a Unp está deixando a desejar. Uma mensalidade de uma Pós é R$ 622,00 muito alta para não termos um ensino de qualidade. Fora a desorganização que está na instituição, requerimentos abertos desde Fevereiro e não temos respostas. Isso é uma falta de respeito com os profissionais e nós, que infelizmente ai da fezemos parte da instituição. E mais, não estamos de " favor" então temos direito de exigir, pois não depenfemos do " Governo" para estudar, pagamos mensalmente uma mensalidade alta.

  18. Bem vindos ao mercado com mis de 13mi de desempregados!!! Gestã americana é assim, antes de quebrar e dar calote em todo mundo, os caras tentam enxugar e manter a viabilidade… Qnd não der mais, vai todo mundo pra rua e fecham as portas…No Brasil, preferem raspar tudo antes, fechar, deixar o rombo com os fornecedores e não pagar nem as rescisões!!!!

    1. As faculdades vêm demitindo desde o ano de 2018, após a aprovação da "reforma" trabalhista que, aliás, já era proposta desde Dilma… E foi aprovada no governo de seu vice, Temer. Minha esposa também foi 'contemplada' com essas demissões. Lamentável que as empresas de "educação" tenham esse tipo de tratamento com os profissionais docentes.

  19. O enxugamento do quadro, à custa da qualidade do ensino, só reforça o caráter "caça-níqueis" dessa instituição, que não está se preocupando de fato com a formação do aluno.

  20. O MEC é 100% conivente com a situação, acorda Brasil, estão acabando com os professores. Ser pipoqueiro, vendedor de espetinhos, salgados, etc. Financeiramente é mais interessante e não exige especialista, mestres e doutores.

  21. Já passou da hora do governo intervir a favor da classe docente, os professores estão sendo massacrado e exterminados de maneira irresponsável e covarde em nome da redução de custos com consequente aumento na lucratividade. Exigem titulação de mestrado e doutorado como se estes títulos fossem conquistados gratuitamente. Quem pagar um valor hora aula que mau cobrem os custos de deslocamento e alimentação do professor. Uma simples diarista possivelmente ganha mais que um professor, e ainda tem condição e alimentação por conta do contratante. O valor hora aula não paga as horas que o professor trabalha em casa para elaborar aulas, criar e corrigir provas e trabalhos extras além de outros trabalhos de administração e secretaria que estão sendo impostos ao professor. Pensem bem professores, está mais que na hora de buscar outras opções de trabalho e fazer estes mercenários disfarçados de empresários da área acadêmica repensar suas formas de conduzir a educação que se transformou numa indústria de diplomas sem lastro.

    1. Nimguém é obrigado a aceitar uma proposta de emprego…Quem conhece as condiçoes de solvência é o empregador (q vai pagar a conta), se o empregado aceitar, ok, se não, bola pra frente e busque condições mais adequadas, isso se chama acordo mútuo ou bilateral…

  22. No curso de Serviço Social também demitiram, e é previsto que na semana que vem aconteça novamente.

  23. Isso é o resultado de uma lei do Governo Lula que não obrigava as universidades de contratar somente professores com Mestrado e Doutorado, aí as universidades estão contratando só professores formandos com salários bem abaixo dos Doutores. Viva Lula minha gente…

    1. Agora Lascou mesmo … Tudo é Lula … Lula tá preso homi … idiotice da porra desse povo … Só vivem com essa Putaria de PT e Bolsonaro … já tá ficando chato isso !! Isso q tá levando o Brasil para o Buraco … essa divisão idiota … TODOS erraram e TODOS vão errar !!!

    2. Você tá certo, sendo pra penalizar o que o luladrão fez de ilegal, de maquiagem, de fraude, de entrega de riquezas pra países ditatoriais e alinhados com corrupção, ele teria que devolver uns 100 bilhões e pegar, no mínimo, 500 anos de cadeia. Ô caba de pêra esse nove dedos!

    3. Lula? foi a reforma trabalhista que quase ninguém se interessou em discutir, as consequências estão chegando!! E quem paga a conta é o empregado!!! vai piorar muito!!

    4. Pior que tem a culpa de Lula e Dilma sim senhor!
      Eles priorizaram as entidades particulares drenando bilhões para as bolsas da Kroton, Laureate etc. Além disso fazem avaliação de faz de conta. Estas empresas vampiras contratam professores com boa titulação apenas para aparecer diante do MEC, passada a visita do MEC, não precisam mais de Mestres nem de Doutores e os alunos que se lasquem com a mão de obra formada por professores precarios, muitos deles bem intencionados mas ralando pesado para sobreviver e porisso mesmo sem condições de darem boas aulas.

  24. a direção nacional da Laureate foi mudada recentemente. Trouxeram um cara de Baltimore para assumir a operação no Brasil, com ordens expressas de enxugar tudo. Aqui tem uma noticia maquiada com muito cuidado para não deixar transparecer a realidade:
    https://neofeed.com.br/blog/home/laureate-troca-de-comando-para-voltar-a-brilhar/
    " “Acontecerão outras vendas, eles estão se desfazendo de ativos e vão continuar”, diz um grande empresário do setor de educação."

  25. Só não nota quem não quer: A Laureate está indo embora do Brasil. Deve demais lá fora(3.2 bi de dolares) e já vendeu muitas pelo mundo e nem assim se equilibrou, agora começou a vender aqui. Vendeu a Uninorte(Manaus) e eu não ficaria surpreso se as proximas forem as nordestinas(PE, PB e RN). As demissões são os ajustes necessários para as vendas. Aqui dizem que tem um grupo forte que pode respaldar o antigo dono, Paulo de Paula, que inclusive continua como dono dos prédios, para reassumir as operações da Laureate no Nordeste, excetuando a Bahia, que dizem, não interessa a Paulo.

  26. Se forem professores Petista tem todo o meu apoio…meu amigo isso é uma adequação do mercado.. com certeza os salarios estavam altos.. infelizmente na iniciativa privada vc pode demitir. o que não acontece na publica. vá abrir uma empresa para vc ver como toca a musica.

    1. Ele faz isso não apenas com a UNP. Existem empresas concorrentes que patrocinam o blog. Simples.

  27. Notícia recorrente, lógica de mercado. Qual a razão de pagar mais caro para um Doutor, se pode pagar um salário chibata para um graduado/especialista? Se os preços dos cursos ainda fossem menores, até compensava estudar lá.

    1. Você quer aprender, saber mais sobre o mercado e novos conceitos, você acha que um graduado sabe mais que um professor com doutorado ? Outro fator, pesquisas sem fazem em cima de dados e conceitos, professores com doutorado já obtiveram resultados bem expressivos em sua linha de pesquisa, repassando a todo corpo docente até caminhos para se tentar encontrar soluções para casos jamais esclarecidos. Só tenho a externar cada vez mais a baixa qualidade dos professores desta instituição.

    2. Amigo, Doutorado não quer significa didática nem garante que a pesquisa seja relevante ou recente, é só ver na UFRN a quantidade de doutores que não publicam faz tempo. Fora o fato de se doutorar em uma sub-área específica não signifique que se entenda das diversas matérias do curso.
      Há casos e casos, se a UnP quiser pesquisa ela tem que trazer de volta o pessoal mais graduado.

  28. Em sua maioria defendiam a Reforma Trabalhista, agora aguentem as consequências de terem pensamento de elite sendo povo.

    1. João kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      O que uma coisa tem haver com a outra? Você mora em que mundo?
      A reforma trabalhista não atingiu a UNP em nada.
      A UNP vem demitindo os mestres e doutores desde o governo de Dilma, será que assim você consegue entender?

    2. A instituição vem fazendo demissões em massa progressivamente e recompondo o quadro com novos contratados, já com a legislação nova. Caso você não tenha conhecimento, se um professor for demitido hoje, não poderá ser contratado pelo mesmo empregador num prazo de 06 meses. Então o que a empresa faz é contratar novos professores e diminuir seus ‘custos’, aumentando seu lucro e lascando os empregados. Não estou dizendo que a instituição está errada, até porque se eu fosse empregador faria o mesmo. Mas o sentimento de ‘acho é pouco’ vem à cabeça quando lembro dos professores que defendiam essa agenda das reformas eheheheheh e eu estive dentro da instituição durante todo esse período, inclusive no governo Dilma, e lhe digo que as demissões, à época, não eram em massa, mas existiam como em qualquer grande empresa.

  29. Em Estética e Cosmética tbm já tiraram excelentes professores , o pior que não tem professores e ficam enrolando com uns nada haver como curso.

  30. Isso não é novidade, essa prática vem sendo adotada desde 2016, onde os antigos e preparados professores da instituição, vem semestralmente, gradativamente sendo afastados.
    Quem cursou na UnP até 2015 e hoje for visitar a universidade, provavelmente encontrará um quadro docente diferente em 90% dos cursos.
    A UnP já foi referência, destaque em alguns cursos em passado recente, será que essa prática vai manter a qualidade? Agora chegam notícias de um volume considerável de reclamações, vindas de todas as áreas. Em futuro próximo poderemos constatar a qualidade do ensino na UnP.

  31. Odontologia também passou o rodo. Na verdade tem 03 semestres que eles demitem todo fim de semestre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gonet volta a pedir a Fachin acesso de todos os ministros do STF a documentos do caso Banco Master

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) reforçou neste sábado (12) o pedido para que todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) tenham acesso aos documentos das investigações envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

Em documento enviado ao presidente do STF, Edson Fachin, o procurador-geral Paulo Gonet afirmou que o acesso integral é importante para que os ministros possam avaliar o caso. “Da mesma forma, parece-nos relevante, sobretudo e especialmente dadas as peculiaridades da causa, que todos Ministros tenham conhecimento prévio da integralidade dos dados necessários para a formação de juízo sobre o tema posto em debate”, diz o documento.

Mendonça já havia liberado parte dos documentos e, após a decisão de Fachin, também tornou públicos dados relacionados ao filme “Dark Horse”, financiado por Vorcaro a pedido de Flávio Bolsonaro.

Na sexta-feira (11), Fachin determinou que o ministro retirasse, em até 24 horas, o sigilo de todo o material da investigação, ressalvando informações que possam comprometer diligências ainda em andamento.

O ministro ainda divulgou documentos de investigações envolvendo outros políticos, como Cláudio Castro, Jaques Wagner e Ciro Nogueira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DATAFOLHA: 76% dizem que ministros do STF têm poder demais

Foto: Gustavo Moreno/STF

A maioria dos brasileiros ouvidos pelo Datafolha considera que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm poder excessivo. Segundo a pesquisa divulgada neste sábado (12), 76% concordam com a afirmação de que os magistrados possuem poder demais, enquanto 18% discordam, 3% não concordam nem discordam e 4% não souberam responder.

A percepção também aparece na avaliação sobre a imagem da Corte, quando 77% afirmam que as pessoas acreditam menos no STF hoje do que no passado. Outros 16% discordam, 3% não concordam nem discordam e 4% não sabem ou não responderam.

Apesar da avaliação negativa dos membros da Corte, 71% dos entrevistados concordam que o STF é essencial para proteger a democracia no Brasil. A afirmação é rejeitada por 21%, enquanto 3% não concordam nem discordam e 5% não souberam responder.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Globo. O Datafolha ouviu 2.002 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número de registro no TSE é BR-01833/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Ezequiel publica vídeo desmentindo boatos e reafirmando apoio a Álvaro Dias para o Governo do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), publicou um vídeo nas redes sociais neste sábado (12) reafirmando seu apoio a Álvaro Dias (PL) para o Governo do Estado.

Na gravação, Ezequiel chamou de “muído político” os boatos que circularam usando uma fala descontextualizada dele durante um ato político no município de Parazinho.

“Ontem estive no município de Parazinho, onde elogiei outro candidato por ser ex-deputado e ter convivido comigo. Mas deixo claro que meu posicionamento é Álvaro 22, governador do Rio Grande do Norte”, enfatizou o presidente da ALRN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Matheus Faustino denuncia boicote do União Brasil à sua candidatura e promete expor bastidores da eleição

O candidato a deputado federal Matheus Faustino afirma estar sendo boicotado pelo próprio União Brasil por não apoiar o candidato do partido ao Governo do Estado e por manter uma postura independente nas fiscalizações que vem realizando no interior do Rio Grande do Norte.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Faustino afirma que passou a sofrer retaliações após denunciar prefeituras ligadas ao União Brasil ou a grupos que apoiam Alyson Bezerra, além de apresentar denúncias envolvendo candidatos da própria chapa.

Faustino também questiona a distribuição de recursos dentro da campanha. Segundo ele, enquanto candidatos que considera pouco conhecidos estariam recebendo cifras milionárias em apoio, sua candidatura teria recebido pouco mais de R$ 200 mil.

Para o candidato, a diferença demonstra o preço de manter uma candidatura independente e não se submeter aos interesses das estruturas partidárias.

Mesmo com poucos recursos, Faustino afirma que não vai se intimidar nem abandonar a disputa. A promessa é continuar percorrendo o RN, fiscalizando prefeituras e enfrentando políticos, inclusive aqueles que fazem parte de seu próprio campo político.

“Se o preço da independência é ter menos dinheiro, eu pago. O que não vou fazer é me vender.”

Faustino diz ainda que pretende transformar as dificuldades em combustível para a campanha e fazer história nas eleições do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carla Dickson reúne mais de 600 lideranças e mostra força política em Natal

A deputada federal Carla Dickson(PL-RN), reuniu na noite de ontem, mais de 600 lideranças de Natal durante encontro realizado no bairro das Quintas. A mobilização demonstrou a força política da parlamentar na capital potiguar e reforçou sua articulação para as eleições de 2026.

O encontro contou com a presença da vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra, que representou o candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias. Em sua fala, Joanna destacou o trabalho desenvolvido por Carla Dickson em favor de Natal durante a gestão de Álvaro Dias à frente da Prefeitura.

A vice-prefeita ressaltou que Carla foi uma das deputadas que mais destinou recursos de emendas para a capital potiguar, contribuindo para que a administração municipal pudesse viabilizar importantes obras e ações em benefício da população.

Carla Dickson agradeceu a presença das lideranças e aproveitou o momento para prestar contas do trabalho realizado ao longo de seu mandato como deputada federal. Ao falar sobre o futuro, destacou a importância de dar continuidade a esse trabalho na Câmara Federal, especialmente na defesa das famílias atípicas do Rio Grande do Norte.

“Nosso trabalho precisa continuar. Temos muito a fazer por Natal e pelo Rio Grande do Norte, principalmente pelas famílias atípicas, que precisam de uma voz forte e atuante em Brasília”, destacou Carla.

O evento nas Quintas reuniu lideranças de diferentes regiões de Natal e consolidou mais um momento de demonstração de força e articulação política da deputada federal na capital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “É preciso parar com essa babaquice de fazer superavit e ter controle fiscal”, diz Lula

O presidente Lula (PT) classificou como “babaquice” a cobrança por controle fiscal e superavit durante um comício em Curitiba (PR) neste sábado (11).

“Para gerar emprego, a economia tem que crescer. E para a economia crescer, o governo tem que investir. E para o governo ter que investir, é preciso parar com essa babaquice de que tem que fazer superavit, fazer superavit, de tem que ter controle fiscal. Porque a grande dívida do Brasil é a taxa de juro que nós pagamos, R$ 1 trilhão e 300 milhões de juros. Isso é que é grande. O restante é investimento”, afirmou.

O Brasil vive um cenário de juros elevados e aumento da dívida pública. A Selic está em 14% ao ano, enquanto a dívida bruta chegou a R$ 10,9 trilhões em julho, equivalente a 82,5% do PIB. O endividamento cresceu 10,8 pontos percentuais durante o terceiro mandato de Lula.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] FLAGRA DO BEM: Dança de mãe e filha em hospital viraliza ao celebrar a vitória de adolescente que voltou a andar após doença rara

O que parecia uma simples dança entre mãe e filha em um quarto de hospital ganhou outro significado depois que a história por trás das imagens veio à tona. A gravação foi feita pela neuropsicóloga Lidiane Klein, que viu a cena do prédio em frente ao Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre. Há cerca de uma semana, e sem conhecer a história, ela publicou o vídeo com a frase: “Não espere que tudo esteja bem para permitir que a vida aconteça”. Resultado, as imagens viralizaram.

O vídeo mostra Livia Borges, de 14 anos, comemorando a recuperação dos movimentos após enfrentar a Síndrome de Guillain-Barré, uma rara doença autoimune que provoca fraqueza muscular.

Livia depois comentou na postagem e explicou o significado daquele momento: “Sou eu no vídeo, num ato de extrema felicidade de poder voltar a andar e ainda mais, poder dançar”, afirmou. Para ela, a dança representava “uma grande vitória”.

A mãe, Elisiane Marques Lopez, contou que os passos eram um ensaio para a Semana Farroupilha. As duas dançavam a “rancheira”, ritmo tradicional gaúcho. “Entre paredes de hospital, desafios e dias difíceis, nós duas encontramos um jeito de continuar dançando”, disse Elisiane.

Depois que o vídeo viralizou e conheceu a história da família, Lidiane afirmou que passou a enxergar a gravação que fez de outra forma. “Eu achava que estava registrando simplesmente uma menina dançando. Depois compreendi que aquela dança representava muito mais: representava a possibilidade de voltar a dançar”, disse.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senadores reclamam de ‘silêncio’ de Alcolumbre e querem convocar ministro da Justiça e chefe da PF para prestar esclarecimentos sobre relatórios usados contra Mendonça

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Senadores criticam o que consideram um “silêncio” do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), diante da crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal e o caso Banco Master. Enquanto Alcolumbre evita levar o tema ao plenário, parlamentares da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) preparam requerimentos para ouvir autoridades.

“Há um silêncio do Alcolumbre e o Senado está fechado até para discursos”, afirmou o senador Eduardo Girão (Novo-CE). “A quem interessa o Senado calado nesse momento? Só ao Alcolumbre”, acrescentou.

A CCAI deve analisar no início da semana a convocação do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, e o convite ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Os requerimentos foram preparados pelo senador Esperidião Amin (PP).

A ideia dos senadores é pedir que o ministro da Justiça preste esclarecimentos sobre o afastamento e a posterior recondução de Andrei ao comando da PF. Já o diretor-geral deverá ser ouvido sobre a produção de relatórios de inteligência usados pelo ministro Alexandre de Moraes para pedir uma investigação contra André Mendonça.

A movimentação ocorre em um contexto de pressão feita por congressistas para a abertura de um processo de impeachment contra Moraes após a divulgação de mensagens trocadas entre o ministro e Daniel Vorcaro. Alcolumbre já declarou ser contrário à iniciativa neste momento.

Com informações de Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin marca julgamento de relatório da PF sobre Mendonça para 23 de setembro

Foto: Alejandro Zambrana/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin marcou para 23 de setembro a sessão que vai analisar os relatórios da Polícia Federal envolvendo o ministro André Mendonça. Alexandre de Moraes havia solicitado que seu caso e o de Mendonça fossem analisados conjuntamente na próxima terça-feira (15), mas Fachin rejeitou o pedido.

A investigação envolvendo Mendonça ainda não teve a fase instrução concluída, alegou Fachin ao não marcar a sessão conjunta. O ministro destacou que foram solicitadas manifestações do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do próprio Mendonça antes da análise do caso. Fachin afirmou ainda que os dois procedimentos têm objetos distintos e, por isso, podem ser julgados em momentos diferentes.

A disputa entre Moraes e Mendonça começou após Mendonça determinar que a PF identificasse o interlocutor de Daniel Vorcaro em mensagens trocadas antes da prisão do banqueiro. Os investigadores apontaram Moraes como o interlocutor. O documento foi posteriormente tornado público por Mendonça e encaminhado a Fachin.

Após a divulgação, Moraes solicitou documentos da PF que mencionassem ministros do STF. Em resposta, a corporação encaminhou relatórios que questionam a atuação de Mendonça nos casos Banco Master e INSS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO DARK HORSE: Defesa de Flávio Bolsonaro pediu ao STF que investigação fosse transferida de Dino para Mendonça

Foto: Fabiano Rocha

A defesa do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) fez pedidos ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a investigação sobre o financiamento do filme “Dark Horse” fosse transferida do ministro Flávio Dino para André Mendonça.

A defesa diz que houve erro na distribuição do caso para Flávio Dino, que ficou com a investigação por sua relação com emendas parlamentares, suspeita também levantada no financiamento do filme.

A defesa afirma também que a distribuição para Dino criou uma espécie “prevenção artificial”, já que a relação entre os processos seria apenas indireta, não havendo conexões suficientes para justificar que Dino seja o relator da investigação.

Vale lembrar que Flávio Dino foi indicado ao cargo de ministro do STF pelo presidente Lula, enquanto Mendonça foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Ambos trabalharam como ministros dos respectivos governos antes de chegar aos cargos de ministros da Suprema Corte.

Opinião dos leitores

    1. Dino está querendo fazer pesca probatória. A função dele é investigar emendas e não relação com Vorcaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *