A ACIRN (Assoc. Ciclistas do RN) e vários outros grupos de ciclistas que usam a Rota do Sol denunciam vários postes queimados em plena alta estação.
Está perigoso para os ciclistas, motoristas e turistas, pois é grande o risco de assaltos na região.
A ACIRN (Assoc. Ciclistas do RN) e vários outros grupos de ciclistas que usam a Rota do Sol denunciam vários postes queimados em plena alta estação.
Está perigoso para os ciclistas, motoristas e turistas, pois é grande o risco de assaltos na região.
Foto: Divulgação
O colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, afirmou que o governo Lula reagiu de forma diferente às tarifas impostas pelos Estados Unidos e pela China sobre produtos brasileiros.
Segundo ele, enquanto o presidente respondeu publicamente ao aumento de 25% anunciado pelos Estados Unidos, permaneceu em silêncio sobre a tarifa de até 67% aplicada pela China à carne bovina brasileira.
Para Cláudio Humberto, essa diferença de tratamento revela um viés ideológico do governo. Ele afirma que Lula criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e atribuiu o tarifaço a adversários políticos, mas não se manifestou publicamente sobre a medida chinesa.
Segundo Cláudio Humberto, a China adota uma cota anual para a importação de carne bovina brasileira. Depois que esse limite é atingido, passa a cobrar uma sobretaxa de 55%, elevando a tarifa total para 67%.
Na avaliação do colunista, tanto as tarifas impostas pelos Estados Unidos quanto as da China prejudicam o agronegócio brasileiro.
Ele também afirma que a forte dependência do Brasil da exportação de commodities amplia os efeitos dessas medidas e faz críticas à condução do governo federal diante da disputa comercial.
Foto: Divulgação/Sinmed
O Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, voltou a ter pacientes nos corredores em meio à superlotação, à falta de leitos e à dificuldade para liberar vagas de UTI. A unidade é referência em urgência e emergência para mais de 60 municípios da região Oeste do RN.
Os problemas também afetam os profissionais que atuam no hospital. Médicos da cooperativa SAMA afirmam que estão há quase cinco meses sem receber pelos plantões. Eles dizem que podem interromper os atendimentos caso os pagamentos não sejam regularizados.
O Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN) confirmou os atrasos e que o caso é acompanhado pela entidade e pelo Conselho Regional de Medicina. Também classificou a situação como grave.
Em entrevista à Tribuna do Norte, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, reconheceu atraso no repasse à cooperativa, mas contestou o prazo apontado pelos médicos.
Segundo o secretário, o Estado faz o repasse à empresa contratada, responsável pelo pagamento dos profissionais. Ele afirmou que o atraso é de cerca de um mês e atribuiu o problema a dificuldades financeiras.
Na manhã deste sábado (18), a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria para Assuntos Extraordinários, realizou a aula inaugural das novas turmas do projeto Fala Mais Idiomas.
O programa oferece cursos de Inglês, Espanhol, Mandarim (Chinês) e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nesta etapa, estão sendo beneficiados 120 alunos, distribuídos em quatro turmas com 30 participantes cada. A iniciativa busca ampliar a qualificação profissional da população e contribuir para a inserção no mercado de trabalho.
O prefeito Jaime Calado destacou a importância da formação em idiomas para a empregabilidade. “Ser bilíngue é um diferencial no mercado de trabalho. Aqui temos um aeroporto internacional, que é a porta de entrada do Rio Grande do Norte. Por isso, devemos qualificar o nosso povo para novas oportunidades”, afirmou.
A secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Calado, ressaltou que o município foi pioneiro na oferta gratuita de cursos de idiomas. “A Prefeitura de São Gonçalo, nas gestões do prefeito Jaime Calado, foi pioneira na oferta de cursos de idiomas gratuitos. Não medimos esforços para qualificar a população e torná-la mais competitiva na disputa por vagas de trabalho”, disse.
Também participaram da aula inaugural os vereadores Rayure Protásio, Ulisses Costa e Léo Medeiros, além de secretários municipais.
A Inglaterra conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história ao vencer a França por 6 a 4 neste sábado (18), em uma partida de dez gols e muita emoção. Os ingleses construíram uma ampla vantagem no primeiro tempo, mas viram os franceses reagirem na etapa final e pressionarem até o fim.
Saka marcou três vezes, enquanto Declan Rice, Konsa e Jude Bellingham completaram o placar da vitória inglesa. Pela França, Mbappé, Barcola e Dembélé balançaram as redes.
Com o resultado, a Inglaterra conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história, enquanto a França terminou o Mundial na quarta colocação.
CNN Brasil
Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs) | Imagem: reprodução
O Rio Grande do Norte ocupa a 20ª posição entre os estados no ranking nacional de liberdade para trabalhar, elaborado pelo Instituto Liberal de São Paulo (ILISP). A classificação considera o nível de regulamentação da Lei de Liberdade Econômica (LLE), que reduz a burocracia para abertura de empresas.
O principal critério do levantamento é a quantidade de atividades econômicas de baixo risco dispensadas da exigência de alvarás. Quanto maior o número de atividades liberadas, maior a pontuação do estado.
O ranking do ILISP mede o número de atividades liberadas dessa exigência de alvarás. A classificação das atividades de baixo risco é realizada com base no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Quanto maior o número de atividades liberadas (CNAEs), maior a liberdade econômica, segundo o instituto.
Apesar de ter aprovado a Lei Estadual nº 12.456/2025, o RN ainda não regulamentou a norma, ou seja, não definiu quais atividades terão direito à dispensa de alvarás. Por isso, o estado foi enquadrado no nível “rosa”, o antepenúltimo da classificação nacional.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) informou à reportagem da Tribuna do Norte, a regulamentação está em discussão e pode ser publicada ainda este ano.
Enquanto isso, representantes do setor produtivo afirmam que a falta de regulamentação mantém a insegurança jurídica e impede a redução da burocracia para empreendedores.
O Paraná lidera o ranking nacional. No Nordeste, apenas Sergipe, Piauí, Pernambuco e Maranhão já regulamentaram a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco.
Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
A violência provocada por facções criminosas no entorno de escolas da rede estadual tem afetado a frequência, a permanência e a aprendizagem de estudantes no Rio Grande do Norte, segundo relatório do programa Busca Ativa nas Comunidades Educadoras, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC) em parceria com o Instituto Cultiva.
O levantamento, publicado em reportgem da Tribuna do Norte, foi realizado em 49 escolas de 32 municípios, reunindo informações coletadas durante visitas técnicas realizadas entre os dias 18 e 27 de maio, e não identificou atuação organizada de facções dentro das unidades.
No entanto, gestores de escolas em cidades como Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Assú, Mossoró, João Câmara e Afonso Bezerra relataram impactos da violência nos territórios, incluindo redução da frequência escolar, risco de aliciamento de adolescentes e conflitos entre grupos criminosos.
Em algumas unidades, também foram registrados relatos de medo, esvaziamento de turmas no período noturno por ordem do tráfico e estudantes que enxergam a criminalidade como única perspectiva de futuro.
A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, ressaltou que os casos são pontuais e que não há evidências de atuação de facções dentro das escolas, nem elementos para classificar toda a rede como crítica. Segundo ela, situações de ameaça ou risco são acompanhadas e encaminhadas aos órgãos competentes.
Para enfrentar o problema, a SEEC ampliou o programa Busca Ativa Escolar, que passou de 72 para 119 escolas monitoradas. Entre 2024 e 2025, foram realizadas 545 visitas domiciliares, e atualmente 203 casos de vulnerabilidade são acompanhados pela rede.
Em nota à reportagem da Tribuna do Norte, a Polícia Civil afirmou que desenvolve ações preventivas voltadas ao ambiente escolar por meio da Operação Território Seguro, realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e instituições da rede de proteção.
Com informações de Tribuna do Norte
No acumulado de janeiro a maio de 2026, o Rio Grande do Norte teve queda de 15,5% no desempenho industrical, a mais intensa do Brasil. O resultado foi puxado novamente pelo setor de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (-27,8%), além das indústrias extrativas (-5,5%) e da fabricação de alimentos (-3,2%). A confecção de artigos do vestuário e acessórios foi a única atividade com crescimento no período, avançando 44%.
Em 2026, o Rio Grande do Norte registrou uma queda histórica na fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis. Essa retração chegou a atingir marcas superiores a 27% no acumulado do ano, impactando fortemente a economia do estado e refletindo diretamente na perda de arrecadação de royalties petrolíferos.
Queda na Arrecadação de Royalties
A diminuição na produção física e na movimentação associada aos derivados de petróleo resultou em forte impacto fiscal:
Retração de Royalties: Houve uma queda de 14,5% nos repasses de royalties do petróleo ao Estado e municípios nos cinco primeiros meses de 2026.
Cenário Municipal: Cidades do Vale do Açu, como Alto do Rodrigues, foram severamente afetadas com reduções de até 36,9% em suas receitas.
Perspectivas para o Setor
Para mitigar a queda, o Estado tem focado em revitalizar ativos em campos maduros e impulsionar a extração terrestre com novas licenças.
Participação no PIB potiguar:
Derivados de petroleo
RN – 14,7%
NE – 6,3%
BR- 7,4%
Vestuário
RN – 2,8%
NE – 1,6%
BR – 1,3%
Então dá para entender a queda mais acentuada no PIB potiguar diante da contribuição (14,7%) maior do setor de coque e derivados de petróleo na economia potiguar.
Como está o Brasil?
Exportações de petróleo em 2026
As exportações brasileiras de petróleo para a China somaram US$ 15,1 bilhões no primeiro semestre, um recorde para o período e valor mais que o dobro de tudo o que o Brasil vendeu à Argentina (US$ 7,3 bilhões). Na comparação com o primeiro semestre de 2025, a receita com petróleo vendido aos chineses cresceu 62%. O desempenho foi sustentado pela alta de 41% no volume embarcado e pela valorização de 15,7% no preço do produto, levando março, abril e junho de 2026 a registrarem os maiores faturamentos mensais da série histórica iniciada pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), em 1997.
Queda na produção e consumo de coque* no Brasil em 2026
A produção de coque*, derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil registrou queda de 6,1% em maio de 2026 em relação a abril, interrompendo cinco meses seguidos de expansão. Esse recuo no refino, puxado principalmente por gasolina e álcool etílico, foi o principal responsável pela retração de 0,2% da indústria nacional.
*O coque de petróleo é um subproduto sólido e rico em carbono obtido nas refinarias. Ele serve principalmente como combustível de alta queima para indústrias de grande porte e como insumo para a fabricação de eletrodos e metais.
A queda na produção e no consumo de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis no Brasil reflete, principalmente, o aperto da política monetária (com juros elevados) e a desaceleração de setores industriais intensivos em capital. Além disso, fatores Macro-industriais como a volatilidade internacional do petróleo bruto tem impacto direto na cadeia de refino e distribuição de combustíveis no mercado interno.
Dinâmica de Exportação: As vendas externas de petróleo bruto chegaram a sofrer quedas expressivas ao longo do primeiro semestre, uma vez que medidas governamentais (como o imposto de exportação) e o aumento do processamento nas refinarias da Petrobras para o mercado interno mudaram o escoamento do produto.
Fonte: Financial Bureau Consulting (FBC)
O senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou neste sábado (18) que não vai “abaixar a cabeça para tirano nenhum”. A declaração foi feita durante o lançamento da pré-candidatura de Maguinha Malta (PL) ao Senado, no Espírito Santo, um dia após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ampliar as restrições impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em seu discurso, Flávio criticou Moraes e acusou o ministro de concentrar poderes de forma indevida. “Eu não vou abaixar a cabeça para tirano nenhum”, afirmou, acrescentando que o retorno ao cumprimento da Constituição seria a única forma de reverter esse cenário.
O senador também disse que, se eleito presidente, não pretende agir por vingança, mas voltou a atacar Moraes e questionou a ausência de investigações sobre o ministro.
Promessa de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e autonomia à PF
Flávio ainda reafirmou a promessa de conceder anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, afirmando que pretende subir a rampa do Palácio do Planalto ao lado de pessoas beneficiadas pela medida.
Por fim, prometeu dar mais autonomia à Polícia Federal caso vença as eleições de 2026. Segundo ele, os policiais voltarão a ter independência para atuar no combate ao crime, enquanto agentes que, em sua avaliação, cumprirem ordens ilegais responderão na forma da lei.
Com informações de Gazeta do Povo
Mas as calças para o galego…
Flávio só faz cagadas,,, inventou do pai fugir, rompendo a tornozeleira e fugindo na multidão da vigília… a última é divulgar a carta do pai e fingir que nada aconteceu… e agora fica reclamando quando o STF trava seus planos… ahh uma jaula com ele dentro…
Foto: Antonio More/Gazeta do Povo
Os partidos políticos perderam quase 1,5 milhão de filiados entre jovens de 16 a 34 anos entre 2010 e 2026, uma queda de 54%, segundo levantamento do cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB), com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apenas entre 2022 e 2026, as 15 maiores legendas do país registraram a saída de 419 mil jovens. No período, União Brasil, Cidadania, PSD, PP, PV, PSB, Republicanos, MDB, PDT, PT e PSDB perderam filiados nessa faixa etária. Já PL, Novo, PSOL e Rede ampliaram suas bases entre os mais jovens.
Segundo o estudo, o afastamento não significa desinteresse pela política, mas uma rejeição ao modelo tradicional dos partidos. O pesquisador afirma que as siglas têm dificuldade para acompanhar as transformações da sociedade e dialogar com uma geração cada vez mais conectada ao ambiente digital.
Na tentativa de reverter esse cenário, alguns partidos começaram a adotar medidas de incentivo. O MDB, por exemplo, decidiu reservar 1% do Fundo Eleitoral para candidaturas de jovens entre 18 e 34 anos, com divisão igualitária entre homens e mulheres.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, passou 81 dias em viagens internacionais ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início do atual mandato, de acordo com levantamento feito pelo site Poder 360 com base em informações obtidas via LAI (Lei de Acesso à Informação).
Em nota, a PF afirmou que, além de integrar a comitiva presidencial, o chefe da corporação cumpriu agenda institucional própria para fortalecer a cooperação policial com outros países.
Segundo a Polícia Federal, nas 19 missões oficiais realizadas no período, Andrei assinou sete instrumentos de cooperação internacional, três memorandos de entendimento e quatro cartas de intenção voltadas ao intercâmbio de informações e à capacitação de agentes.
A corporação informou que as agendas foram divulgadas em seus canais oficiais e ressaltou que parte do conteúdo está temporariamente indisponível devido às restrições de comunicação do período eleitoral.
De acordo com a PF, as viagens incluíram reuniões com autoridades e forças de segurança de países como Estados Unidos, China, Japão, França, Alemanha, Índia, Coreia do Sul, Portugal, Espanha e México, além da participação em cúpulas internacionais. Entre os temas discutidos estiveram o combate ao crime organizado, cibercrime, garimpo ilegal, mineração clandestina e a ampliação da cooperação policial internacional.
Era para você se tivesse um pouquinho de coerência, divulgar o desempenho da PF no combate ao crime organizado e a corrupção durante essa gestão e não falando picuinha.
Infelizmente isso é um acontecimendo em boa parte da cidade. Agora acho injusto o grupo de ciclistas conseguirem tamanha visibilidade e outras pessoas não….
Na minha rua, Orlando Lima, situada em Ponta Negra, temos inúmeros postes queimados e os poucos que ainda iluminam, são com lampadas amarelas das mais antigas. Sem falar nos buracos da rua e o mato que cresce nos canteiros…
Estamos fazendo uma cota para trocar todas as lampas e ja compramos cimento para nos mesmos taparmos os buracos da rua,,,, "remendando" os paralelepípedos…
Agora um grupo, em sua grande maioria, composto por pessoas de um poder aquisitivo de um nível razoável… que compram bicicletas de 10…20…30 mil reais conseguir um espaço deste tamanho para ter seus pleitos atendidos (assim como foi com a ciclovia – que por sinal já falam que devia ter sido dos dois lados) e os demais cidadãos não…
Vou tirar fotos da minha rua e reunir os vários condomínios que nele existem (que se brincar da mais gente que o numero de ciclistas da rota do sol – só no meu são 96 aptos) e ver se consigo uma postagem aqui….
Passei ontem a noite por lá e realmente está um breu. Na verdade isso só demonstra o caos em que se encontra a Prefeitura de Parnamirim que não tem dinheiro para nada. É muita coragem desses ciclistas que circulam por lá.
Para reclamar mais que ciclista, só os gays.
Ô povo chato da "bixiga". Compra as lâmpadas então e deixa de chororô.
Queriam uma ciclovia na Rota do Sol e depois que fizeram continuam andando no acostamento.
Aí qdo um é pego por um carro, tome reclamação… Vão jogar Xbox e deixem de perturbar.
Tem funcionários contratados na saúde que estão a 3 meses sem receber !
Prezado Bruno, quero agradecer em nome de meu grp dos "Ciclistas da Rota do Sol" e também em nome da ACIRN (Assoc. Ciclistas do RN) ter atendido ao meu pedido pra divulgar a escuridão a partir da Barreira do Inferno (sentido Natal-Pium). Sua gratuita e gentil ajuda nessa divulgação é extremamente relevante, pois todas as vezes que o BlogdoBG e seu programa denuncia a escuridão na Rota do Sol, rapidamente os Órgãos resolvem o problema. Esperamos que a Pref. de Parnamirim resolva este problema, pois pagamos nossos impostos! Já está perigoso com luz, imagine "Sem iluminação"…
Esses ciclistas enchem o saco …quinta feira passada eu está vindo pela manhã ,em direção PIRANGI X NATAL e notei diversos ..leram bem ? Diversos ciclistas fora da ciclovia,me deu NOJO ,se NÃO EXISTE RECLAMAM …se existe NÃO ANDAM
Também sou ciclista e moro em Pium, uso Diariamente a Ciclovia tanto pra ir quanto pra voltar…Realmente o sr tá certo…os ciclistas devem usar a ciclovia na ida e na volta…Talvez pelo fato dela ainda não tá finalizada e nem Sinalizada Horizontalmente com as setas indicando o fluxo e contrafluxo…devem deixar os ciclistas confusos e a maioria pensa q a ciclovia é só de ida…pois era pra ter no sentido pium-natal também…os ciclistas pra ir de pium p natal…precisam fazer uma contramão da blitz do CPRE e até a área do alplhavile, ou então irempor cima do mato e da grama do Alphavile (px. ao muro) já que Não há ciclovia do Alphavile até o CPRE…
MAS quero lembrar ao sr. que o Código de Trânsito prevê que o ciclista em cima da bicicleta…pode ocupar um lugar de um automóvel na rua…e os carros devem respeita-los e passar a 1,5m do ciclista. A bicicleta c o ciclista podem andar em qualquer rua ou avenida..mas os ciclistas Devem respeitar tb as leis de trânsito!
Interessante seu pensamento. Mostra o quanto se pensa em mobilidade. Um motorista preocupado em não poder cortar o transito pelo acostamento. Vc, com certeza deve ser um daqueles que fazem isso, alem de furar a fila, atravessando na frente de todo mundo. Brasileiro não….Lei de Gerson sim.
Que imbecil!
O que a reposição das lâmpadas queimadas – obrigação do Poder Público, que a princípio nem precisaria de solicitações da população – tem a ver com o fato de ciclistas eventualmente não utilizarem a ciclovia?
Não desconfia que isso decorre do risco presente de assaltos na Rota? A ciclovia é uma trincheira sem chances de escapatória para quem vai de bike, local aonde os bandidos executam tocaias, razão pela qual alguns ciclistas tentam diblar essa realidade, seguindo no acostamento da própria via, pois ele possibilita alguma chance de fuga nessa situação de risco.
Além do mais, a ciclovia não foi concluída ainda. Inacabada no trajeto, ainda sem sinalização, não tem ainda ligação com o outro lado da via, para quem vem no sentido Pium/Natal.
Enfim, esse cidadão considera que solicitar a iluminação "enche o saco" de alguém. Deve ser servidor do quadro da Prefeitura, porisso essa reação sem qualquer relação com o assunto tratado na reportagem.
E se prefere conduzir o seu veículo no escuro, parabéns! Os "manos" gostam muito mais de carros…
Moro em Pium e acompanho diariamente o desrespeito dos ciclistas que se acham verdadeiros donos da via. Tanto fizeram reclamações quanto à inexistência de ciclovia e quando a tem, simplesmente alegam que são competidores e não poderão utilizar a ciclovia junto com "amadores".
Ciclistas sem sinalização noturna, andando na contramão, em zigue-zague… Colocam as suas vidas e de outros em risco e quando acontece alguma fatalidade, apontam logo o dedo na cara dos veículos. Irresponsáveis!
Não são as lâmpadas que estão queimadas?
É só comprar as lâmpadas.