Cidades

Grupos de ciclistas denunciam vários postes queimados na Rota do Sol

A ACIRN (Assoc. Ciclistas do RN) e vários outros grupos de ciclistas que usam a Rota do Sol denunciam vários postes queimados em plena alta estação.

Está perigoso para os ciclistas, motoristas e turistas, pois é grande o risco de assaltos na região.

Opinião dos leitores

  1. Infelizmente isso é um acontecimendo em boa parte da cidade. Agora acho injusto o grupo de ciclistas conseguirem tamanha visibilidade e outras pessoas não….

    Na minha rua, Orlando Lima, situada em Ponta Negra, temos inúmeros postes queimados e os poucos que ainda iluminam, são com lampadas amarelas das mais antigas. Sem falar nos buracos da rua e o mato que cresce nos canteiros…

    Estamos fazendo uma cota para trocar todas as lampas e ja compramos cimento para nos mesmos taparmos os buracos da rua,,,, "remendando" os paralelepípedos…

    Agora um grupo, em sua grande maioria, composto por pessoas de um poder aquisitivo de um nível razoável… que compram bicicletas de 10…20…30 mil reais conseguir um espaço deste tamanho para ter seus pleitos atendidos (assim como foi com a ciclovia – que por sinal já falam que devia ter sido dos dois lados) e os demais cidadãos não…

    Vou tirar fotos da minha rua e reunir os vários condomínios que nele existem (que se brincar da mais gente que o numero de ciclistas da rota do sol – só no meu são 96 aptos) e ver se consigo uma postagem aqui….

  2. Passei ontem a noite por lá e realmente está um breu. Na verdade isso só demonstra o caos em que se encontra a Prefeitura de Parnamirim que não tem dinheiro para nada. É muita coragem desses ciclistas que circulam por lá.

  3. Para reclamar mais que ciclista, só os gays.
    Ô povo chato da "bixiga". Compra as lâmpadas então e deixa de chororô.
    Queriam uma ciclovia na Rota do Sol e depois que fizeram continuam andando no acostamento.
    Aí qdo um é pego por um carro, tome reclamação… Vão jogar Xbox e deixem de perturbar.

  4. Prezado Bruno, quero agradecer em nome de meu grp dos "Ciclistas da Rota do Sol" e também em nome da ACIRN (Assoc. Ciclistas do RN) ter atendido ao meu pedido pra divulgar a escuridão a partir da Barreira do Inferno (sentido Natal-Pium). Sua gratuita e gentil ajuda nessa divulgação é extremamente relevante, pois todas as vezes que o BlogdoBG e seu programa denuncia a escuridão na Rota do Sol, rapidamente os Órgãos resolvem o problema. Esperamos que a Pref. de Parnamirim resolva este problema, pois pagamos nossos impostos! Já está perigoso com luz, imagine "Sem iluminação"…

  5. Esses ciclistas enchem o saco …quinta feira passada eu está vindo pela manhã ,em direção PIRANGI X NATAL e notei diversos ..leram bem ? Diversos ciclistas fora da ciclovia,me deu NOJO ,se NÃO EXISTE RECLAMAM …se existe NÃO ANDAM

    1. Também sou ciclista e moro em Pium, uso Diariamente a Ciclovia tanto pra ir quanto pra voltar…Realmente o sr tá certo…os ciclistas devem usar a ciclovia na ida e na volta…Talvez pelo fato dela ainda não tá finalizada e nem Sinalizada Horizontalmente com as setas indicando o fluxo e contrafluxo…devem deixar os ciclistas confusos e a maioria pensa q a ciclovia é só de ida…pois era pra ter no sentido pium-natal também…os ciclistas pra ir de pium p natal…precisam fazer uma contramão da blitz do CPRE e até a área do alplhavile, ou então irempor cima do mato e da grama do Alphavile (px. ao muro) já que Não há ciclovia do Alphavile até o CPRE…

      MAS quero lembrar ao sr. que o Código de Trânsito prevê que o ciclista em cima da bicicleta…pode ocupar um lugar de um automóvel na rua…e os carros devem respeita-los e passar a 1,5m do ciclista. A bicicleta c o ciclista podem andar em qualquer rua ou avenida..mas os ciclistas Devem respeitar tb as leis de trânsito!

    2. Interessante seu pensamento. Mostra o quanto se pensa em mobilidade. Um motorista preocupado em não poder cortar o transito pelo acostamento. Vc, com certeza deve ser um daqueles que fazem isso, alem de furar a fila, atravessando na frente de todo mundo. Brasileiro não….Lei de Gerson sim.

    3. Que imbecil!

      O que a reposição das lâmpadas queimadas – obrigação do Poder Público, que a princípio nem precisaria de solicitações da população – tem a ver com o fato de ciclistas eventualmente não utilizarem a ciclovia?

      Não desconfia que isso decorre do risco presente de assaltos na Rota? A ciclovia é uma trincheira sem chances de escapatória para quem vai de bike, local aonde os bandidos executam tocaias, razão pela qual alguns ciclistas tentam diblar essa realidade, seguindo no acostamento da própria via, pois ele possibilita alguma chance de fuga nessa situação de risco.

      Além do mais, a ciclovia não foi concluída ainda. Inacabada no trajeto, ainda sem sinalização, não tem ainda ligação com o outro lado da via, para quem vem no sentido Pium/Natal.

      Enfim, esse cidadão considera que solicitar a iluminação "enche o saco" de alguém. Deve ser servidor do quadro da Prefeitura, porisso essa reação sem qualquer relação com o assunto tratado na reportagem.

      E se prefere conduzir o seu veículo no escuro, parabéns! Os "manos" gostam muito mais de carros…

    4. Moro em Pium e acompanho diariamente o desrespeito dos ciclistas que se acham verdadeiros donos da via. Tanto fizeram reclamações quanto à inexistência de ciclovia e quando a tem, simplesmente alegam que são competidores e não poderão utilizar a ciclovia junto com "amadores".
      Ciclistas sem sinalização noturna, andando na contramão, em zigue-zague… Colocam as suas vidas e de outros em risco e quando acontece alguma fatalidade, apontam logo o dedo na cara dos veículos. Irresponsáveis!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aposentados vão receber R$ 2,1 bilhões em atrasados da Justiça; saiba quem pode ter direito

Foto: reprodução

Aposentados e pensionistas que venceram ações judiciais contra o INSS começarão a receber R$ 2,1 bilhões em atrasados neste mês. Os recursos foram liberados pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e beneficiarão cerca de 141,4 mil pessoas em 100,8 mil processos de concessão ou revisão de benefícios.

O pagamento será feito por meio das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), destinadas a dívidas de até 60 salários mínimos. Têm direito ao lote os segurados cuja ordem de pagamento foi emitida pela Justiça durante o mês de maio.

Os valores envolvem ações relacionadas a aposentadorias, pensões, auxílios e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O calendário de depósitos será definido pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs), responsáveis por informar a data exata de pagamento.

Segundo o CJF, o montante total liberado aos tribunais chega a R$ 2,6 bilhões, considerando também outras ações de natureza alimentar. Os segurados podem acompanhar a situação do pagamento no site do TRF responsável pelo processo ou por meio de seus advogados.

Receberá neste lote mensal quem venceu a ação contra o INSS, conquistou atrasados de até 60 salários mínimos e teve a ordem de pagamento emitida pela Justiça no mês de maio.

TRF da 1ª Região (Sede no DF, com jurisdição: DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)

  • Geral: R$ 671.902.805,89
  • Previdenciárias/assistenciais: R$ 562.242.004,98 (27.460 processos, com 33.891 beneficiárias(os))

TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES)

  • Geral: R$ 192.464.861,23
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 131.512.019,09 (5.763 processos, com 8.311 beneficiárias(os))

TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e no MS)

  • Geral: R$ 397.391.769,28
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 315.657.361,75 (10.255 processos, com 13.649 beneficiárias(os))

TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição no RS, no PR e em SC)

  • Geral: R$ 548.828.566,87
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 471.508.991,69 (24.559 processos, com 35.247 beneficiárias(os))

TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição: PE, CE, AL, SE, RN e PB)

  • Geral: R$ 528.042.642,66
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 454.216.672,00 (21.364 processos, com 36.054 beneficiárias(os))

TRF da 6ª Região (sede em MG, com jurisdição em MG)

  • Geral: R$ 240.456.800,16
  • Previdenciárias/Assistenciais: R$ 212.060.626,98 (11.492 processos, com 14.217 beneficiárias(os))

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fachin diz que ‘momento do país’ exige prestação de contas do Judiciário e prevê proposta de reforma até o fim do ano

Foto: Gustavo Moreno/STF

O presidente do STF, Edson Fachin, afirmou nesta quarta-feira que o momento atual do Brasil exige das instituições uma “disposição sincera à autorreflexão sobre o que ainda não fazem bem o suficiente”. A declaração foi feita na abertura dos trabalhos do grupo criado pela Corte para discutir a reforma do sistema de Justiça.

Ao defender mudanças no sistema judiciário, o ministro apontou problemas que afetam diretamente a população. “A demora excessiva, o custo proibitivo, a linguagem inacessível, a desigualdade no acesso à tutela jurisdicional, tudo isso tem rosto e tem endereço. Este grupo existe, em última análise, para contribuir com respostas à altura dessas demandas“, afirmou.

Fachin pediu que a comissão apresente propostas até 15 de novembro e destacou que a sociedade espera respostas para temas como governança judicial, eficiência jurisdicional, transformação digital, acesso à Justiça e fortalecimento da confiança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BANCO MASTER: Segunda Turma do STF vai analisar pedido de Jaques Wagner para anular operação de busca e apreensão feita pela PF

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A defesa do senador Jaques Wagner pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da busca e apreensão realizada na semana passada no âmbito da investigação sobre o Banco Master. O recurso será analisado pela Segunda Turma da Corte, que tem confirmado as decisões do relator do caso, o ministro André Mendonça.

Ao autorizar a operação, Mendonça apontou indícios de supostas vantagens econômicas indevidas relacionadas à atuação parlamentar de interesse do Banco Master. Segundo o ministro, a medida era necessária para preservar provas como documentos, celulares e registros de comunicação.

A Polícia Federal suspeita que Wagner tenha sido beneficiário de pagamentos feitos por pessoas ligadas ao banco Master e apura possíveis articulações em temas de interesse da instituição no Congresso Nacional. A investigação cita mensagens e contatos entre o senador e empresários vinculados ao grupo.

No recurso, os advogados alegam que a decisão apresenta falhas que comprometem a legalidade da operação. A defesa também afirma que os valores em dinheiro encontrados durante as buscas, em Brasília e Salvador, possuem origem lícita e comprovada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Jair Bolsonaro cita quadro de saúde e precedente de Collor em pedido de prorrogação da prisão domiciliar humanitária

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a prorrogação da prisão domiciliar humanitária concedida em março. O prazo de 90 dias da medida termina nesta quinta-feira (25).

No pedido, os advogados anexaram relatório médico que aponta um quadro de saúde complexo, com doenças crônicas e sequelas permanentes. Segundo a defesa, a recuperação parcial de Bolsonaro ocorreu justamente durante o período em que ele cumpriu a prisão domiciliar.

Os advogados também citaram como precedente a decisão que concedeu prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Fernando Collor, argumentando que há semelhanças entre os casos.

Paralelamente, Moraes deve decidir sobre a manutenção da medida após a apreensão de uma arma registrada em nome de Bolsonaro com um de seus seguranças. O ministro solicitou manifestação da PGR sobre uma possível falta grave, situação que pode influenciar a análise do pedido de prorrogação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Resultado histórico: Colégio Porto conquista 1º e 2º lugares do RN em rankings do Enem

O Colégio Porto, referência em alto desempenho e formação integral no Rio Grande do Norte, conquistou o 1º lugar do RN no ranking que lista os 15 melhores alunos por escola no Enem, além do 2º lugar geral entre as escolas do estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), reforçando a posição da instituição como referência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ranking das escolas do Rio Grande do Norte pelos 15 melhores alunos, o Porto alcançou média de 793,7, sendo a única escola do RN a superar 790 pontos. Com as notas de redação (912) e matemática (885) contribuindo de maneira relevante para o resultado. Já no ranking geral, que considera o desempenho médio dos participantes, a escola registrou média de 706,8, garantindo a segunda colocação estadual. O número é importante levando em conta que 96 alunos participaram da avaliação, número significativamente maior que de boa parte dos concorrentes diretos.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Porto, Kennia Ísis, os números confirmam a consistência de um trabalho desenvolvido diariamente dentro e fora da sala de aula.

“Recebemos esses resultados com muita alegria porque eles reforçam uma filosofia que faz parte da identidade da escola. O alto rendimento é consequência de uma cultura de estudo construída de forma contínua, mas também de um cuidado permanente com o desenvolvimento emocional dos estudantes. A preparação para o Enem é importante, mas ela está inserida em um projeto maior, que busca formar jovens capazes de enfrentar desafios, fazer escolhas conscientes e conduzir a própria trajetória com autonomia”, destacou Kennia.

A escola destaca que a preparação para o Enem começa muito antes do último ano do Ensino Médio. O processo envolve o fortalecimento gradual de competências acadêmicas e socioemocionais, permitindo que os estudantes desenvolvam segurança, organização e responsabilidade ao longo de toda a vida escolar.

Nesse contexto, a aprovação e o desempenho em avaliações de larga escala aparecem como consequência natural de um percurso educacional construído com consistência e propósito.

Confira o ranking completo:

Ranking por escola dos 15 melhores alunos

1. Colégio Porto — 793,7
1. CEI Romualdo — 787,5
2. Colégio Marista — 781,2
3. Colégio Ciências Aplicadas — 777,4
4. IFRN Natal-Central — 770,0
5. CEI Roberto Freire — 763,8
6. FACEX — 759,1
7. IFRN Mossoró — 756,4
8. Colégio Diocesano Santa Luzia — 753,2
9. CEI Mirassol — 752,4

Ranking geral

1. Colégio Ciências Aplicadas — 726,4 (54 alunos)
2. Colégio Porto — 706,8 (96 alunos)
1. CEI Romualdo — 698,3 (139 alunos)
2. Colégio Marie Jost — 698,0 (15 alunos)
3. Colégio Marista — 697,0 (171 alunos)
4. FACEX — 695,6 (46 alunos)
5. CEI Roberto Freire — 690,7 (70 alunos)
6. Colégio Simples — 684,8 (28 alunos)
7. Salesiano São José — 674,3 (59 alunos)
8. Over Colégio e Curso Lagoa Nova — 674,3 (31 alunos)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes pede posição da PGR por eventual falta grave cometida por Bolsonaro

Foto: Reuters

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre a prisão domiciliar temporária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na solicitação, o magistrado deu prazo de 48 horas tanto para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, como para a defesa do dirigente de direita, se manifestarem sobre o episódio.

No documento, Moraes faz referência ao episódio da pistola registrada no nome de Bolsonaro e encontrada no carro de um militar que fazia segurança do ex-presidente de direita.

O ministro observa que o regime de cumprimento de pena pode ser alterado, inclusive com o retorno a uma prisão em regime fechado, caso medidas cautelares sejam desobedecidas.

“Nos termos da Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem”, ressalta.

O ministro cita trecho do depoimento concedido por Bolsonaro à Polícia Civil do Distrito Federal. Na oitiva, realizada na terça-feira (23), o dirigente de direita admitiu tanto a propriedade da arma de fogo apreendida quanto a posse em sua residência durante o cumprimento da prisão domiciliar.

No depoimento, Bolsonaro teria justificado a presença de três mulheres em sua casa e afirmado que “não podia ficar desarmado”.

“A Lei de Execução Penal prevê as consequências para o reconhecimento da prática de falta grave pelo condenado, como a regressão no regime de cumprimento de pena, inclusive com a cessação da prisão domiciliar”, ressalta.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio e Lula empatam no 2º turno, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Levantamento da Gerp divulgado nesta 4ª feira (24.jun.2026) mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão tecnicamente empatados em uma eventual disputa de 2º turno, considerada a margem de erro de 2,19 pontos percentuais. No cenário testado, o congressista registra 42% das intenções de voto, enquanto o petista aparece com 40%.

A pesquisa também simulou disputas de 2º turno entre Lula e os ex-governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD).

A Gerp entrevistou 2.000 pessoas em todo o território nacional de 15 a 20 de junho de 2026. A margem de erro é 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiança do levantamento é de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09657/2026. O estudo custou R$ 20.000. Foi pago com recursos próprios.

1º TURNO
O levantamento mediu as intenções de voto para um 1º turno da disputa pela Presidência da República. Nesse cenário, Lula e Flávio Bolsonaro voltam a aparecer em situação de empate técnico, com 37% e 34% das intenções de voto, respectivamente.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Trabalhador morre após ser atingido por viga durante obra de galpão

Vídeo: Reprodução

Um acidente de trabalho registrado na terça-feira (23) terminou com a morte de um jovem de 26 anos durante a construção de um galpão. A vítima foi identificada como Vitor Peixoto, de 26 anos.

Segundo informações repassadas por familiares, o jovem trabalhava em um depósito localizado ao lado da obra e costumava auxiliar o patrão na construção do galpão após o expediente.

Ainda de acordo com os relatos, Vitor realizava atividades no local quando foi atingido na cabeça por uma viga que se desprendeu da estrutura.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas, ao chegar ao local, a equipe constatou que o trabalhador já estava sem vida.

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Janja vem a Natal defender o fim da violência contra as mulheres, mas casos de feminicídio batem recorde no governo Lula

Foto: Reprodução

A primeira-dama Janja da Silva desembarca em Natal nesta quinta-feira (25) para participar do evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, uma agenda política voltada para fortalecer os palanques de Cadu Xavier ao Governo do Estado e de Samanda Alves e Rafael Motta ao Senado.

O discurso, no entanto, esbarra em uma realidade incômoda para o próprio governo federal. Enquanto Janja percorre o país defendendo o combate à violência contra a mulher, os casos de feminicídio atingiram o maior patamar da série histórica na gestão do presidente Lula. Dados do Ministério da Justiça mostram que 1.470 mulheres foram vítimas do crime em 2025, superando o recorde anterior registrado em 2024, que foi de 1.464.

O governo Lula transformou o enfrentamento ao feminicídio em uma das principais bandeiras políticas para 2026, com direito ao lançamento do “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio” e forte exploração do tema nos discursos oficiais. O problema é que os números caminham na direção oposta da narrativa petista.

Opinião dos leitores

  1. Será que ela defendeu a Ex espisa do filho do Lula, quando a mesma apanhou e foi ameaçada?
    E o que ela acha da fala do afilhado sobre a pergunta dele se a P₩t@ vai tá lá?

  2. Mulheres de bem, capitalistas,bolsonaristas de extrema direita radical como eu, vou ter muito cuidado com esta peste que vai se alastrar em nosso estado estes dias, todo cuidado e pouco, como diz uma amiga tão bem feita kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Jogo da Seleção Brasileira altera funcionamento do comércio em Natal nesta quarta-feira

Screenshot

Foto: Alex Régis

O funcionamento do comércio em Natal terá alterações nesta quarta-feira (24) em razão da partida da Seleção Brasileira conta a Escócia pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. A mudança afeta shoppings centers e supermercados, que terão horários especiais durante o período do jogo.

As alterações foram informadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, que divulgou a programação específica para os estabelecimentos comerciais da capital potiguar. A entidade orienta os consumidores a consultarem os horários de funcionamento antes de se dirigirem aos estabelecimentos. A seguir, confira a lista completa com a programação divulgada.

Confira a programação para está quarta (24):

  • Midway Mall
    Fechamento opcional às 18h30;
    Reabertura opcional às 21h30
  • Natal Shopping
    Fechamento operacional às 18h30;
    Reabertura opcional às 21h30
  • Via Direta
    Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação: das 8h30 às 18h
  • Partage Norte Shopping
    Lojas e quiosques: das 10h às 18h30h;
    Praça de alimentação: das 10h às 22h;
    Supermercado: das 7h às 18h;
    Cinema: funcionamento até 18h30
  • Praia Shopping
    Lojas e quiosques: das 10h às 18h;
    Praça de alimentação: das 11h às 22h
  • Shopping Cidade Verde
    Lojas e quiosques: das 10h às 18h30;
    Praça de alimentação: das 10h às 22h
  • Shopping Cidade Jardim
    Lojas e quiosques: das 9h às 18h30;
    Praça de alimentação: das 9h às 21h (funcionamento facultativo)
  • Shopping 10
    Fechado durante os dias dos jogos.
  • Supermercados
    Os supermercados irão encerrar suas atividadesuma hora antes do início de cada partida da Seleção Brasileira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *