Diversos

Metade dos brasileiros podem comprar carro zero com 30% de desconto com lei pouco conhecida

Uma lei pouco conhecida pelos brasileiros pode te dar direito a comprar carro com desconto e nunca mais pagar IPVA. Não é novidade que deficientes físicos tem direito a comprar carro com desconto. O que você não sabe, é que talvez a receita federal te considere deficiente e você também tenha direito ao benefício.

Esse desconto é baseado em uma lei que completa 20 anos e mais da metade dos brasileiros não conhecem.

Todos achamos terrível pagar o preço cobrado nos carros aqui no brasil, ainda mais quando sabemos que grande parte disso é imposto.

Uma saída é lutar pelo direito de isenção fiscal, onde metade da população pode finalmente se livrar dos impostos cobrados nos carros.

Existe uma lista de doenças extremamente comuns que dão direito a esse maravilhoso benefício, como Hérnia de disco, escoliose, LER, Linfomas, Câncer de Mama… Você mesmo pode ser um dos beneficiados e está gastando dinheiro a toa, podendo nunca mais pagar IPVA.

Existem empresas que oferecem a realização do processo, cobrando valores enormes e reduzindo a vantagem do seu benefício.

Em alguns casos chegam a R$6.000,00.

Mas existe uma forma mais barata de conseguir o desconto? SIM! E o melhor, por um valor até 5x menor.

Testamos o Guia da Isenção um passo-a-passo rico em detalhes de como realizar todo o processo sem depender de nenhuma empresa ou despachante.

É um verdadeiro passo-a-passo a prova de falhas capaz de auxiliar na luta por esse direito tão valioso e escondido de você por anos.

Nele nós encontramos dicas essenciais para evitar as armadilhas da burocracia nacional… você sabe que ela é tão difícil quanto viajar numa estrada esburacada.

COMO FIZEMOS

Para ter certeza de que realmente funciona, convidamos nosso editor para realizar todo o processo, sem pedir ajuda de ninguém.
CNH Especial – Em cerca de 40 dias ele já estava com a CNH Especial.

Laudos – Com a sequência apresentada no guia, não foi difícil conseguir os laudos.

A escolha do carro – Além de como conseguir as isenções, o guia também trouxe dicas fundamentais na negociação do carro PCD.

Nosso editor escolheu um Corolla Automático, que saiu por menos de 50mil reais… Mais barato que muito carro popular manual.

O que eu posso saber se tenho direito?

São mais de 30 patologias que dão direito ao benefício. Listamos abaixo as mais comuns:

– Artodese
– Escoliose
– Artrite Reumatóide
– Hérnia de Disco
– Parkinson
– Artrose
– Derrame
– Vários tipos de câncer
– Próteses internas e externas
– Bursite
– Tendinite
– LER

Doenças como Síndrome de Down e Autismo também dão direito como Não condutor.

Do http://brasil-tech.info/ e https://novidadesdamatanortebecielarouxa.blogspot.com.br/2016/12/metade-dos-brasileiros-podem-comprar.html

 

Opinião dos leitores

  1. Faz mais de 2 anos q luto por esse direito o Detran me negou, tenho um desgaste na cabeça do fêmur e um encurtamento 1.4 na perna direita.Tenho laudo dos médicos, mas os peritos nem olha pra mim.

  2. Em novembro de 2017, fui acometido de infarto, permanecendo na uti do hospital por 4 dias. Passei por 2 procedimento de angioplastia e colocando 4 " stends '". Passei por peritos médicos e afirmaram que tenho cardiopatia grave e incurável. Pergunto:
    1 – Tenho isenção do pagamento do IPVA?
    2 – Como posso conseguir o CNH Especial?
    3 – Tenho o direito do beneficio dos 30% na compra de um carro novo?

  3. Fiz uma cirurgia dia 23 de dezembro de 2018 de, escoliose e 4 hérnias de disco. Foram implantados 15 parafusos.
    Tenho direito no desconto para aquisição do veículo e IPVA?
    COMO PROCEDER?

  4. Meu marido operou da coluna e tem 4 pinos ele tem direito a desconto na compra de um carro automático .

  5. o incentivo p/ vendas de carro no Brasil é imenso, mas por outro lado o investimento em aumentar a área de circulação desses carros vem paradoxalmente diminuindo porque os onibus tem agora faixa exclusiva, os pedestres tambem (e bem larga a calçada), os ciclistas entao nem se fala, são mais privilegiados do que os carros mesmos estes existindo em maior numero. Que delicia se morar em um país louco assim hahaha se um candidato quiser meu voto ele tem que acabar com faixa exclusiva de onibus (que aqui em Natal quase nao tem onibus), acabar com faixa de ciclista e acabar com calçadões p/ pedestres. Ou entao mantem isso tudo, mas proibe a venda à prazo de carros p/ controlar esses vendas e obviamente controlar a quantidade de carros circulando.

  6. Tenho lesão de manguito rotado fiz cirugia em 2009 tenhoo direto a ensençao
    tambem tenho artrose na coluna

  7. Boa tarde,
    Meu esposo sofreu acidente e deslocou o braço, é não conseguiu operar, ele teria direito a esse desconto?

  8. Meu carro é um Cruze Sport 6 automático.
    Quando comprei já optei pelo automático por causa desses problemas.

  9. Gostaria de saber se tenho 30 % de desconto em qualquer modelo de carro ?
    Tenho várias doenças da lista assim como escoliose bem acentuada , várias hérnias de disco , artrose e outras.Preciso mudar minha CNH ?

  10. Bom dia, Gostaria de saber qual é o meu direito de obter a CNH especial para compra de veiculo com desconto de 30 por cento, faço HEMODIALICE 3 vezes por semana, problema RENAL, fui reprovado pelo medico do DETRAN sp no dia 01/02/2018 diz o medico que não tenho o direito, Gostaria de saber como me proceder e qual a LEI que me protege.

  11. Boa tarde! Tenho uma doença degenerativa na visão em um dos olhos, tenho direito a isenção?

  12. tenho dois dedos apuntados na mão direita . Obs apuntados na falange tenho direito de requerer o veículo

  13. Bom dia!!
    Fiz uma cirurgia para colocar um CDI no coração, CARDIODESFIBRILADOR INTERNO. queria saber se tenho direitos aos beneficios, ja que eu tenho uma sindrome chamada, SINDROME DE BRUGADA.

  14. tenho diabetes tipo 2 comprovada eu tenho o direito aos 30% pois fiquei sabendo QUE EXISTE CLASSIFICAÇÃO COMO Doença degenerativa. E se é possível me indicar o caminho do processo.Sou aposentado por idade meu rendimento é um pouco mais que o salário.

  15. Bom dia fiz uma cirurgia na cervical retirei parte desta e tenho uma protese de titânio no local.Tenho os exames todos essa cirurgia foi feita a 8 anos. Gostaria de saber tenho algum direito?

  16. Sou portadora de hérnia de disco . Tenho 3 na região lombar . Gostaria de ter informações sobre como adquirir um carro com o desconto previsto em lei. Pode ser qualquer carro?

  17. meu nome é loreni, tenho 61 anos de idade, tenho a necessidade de comprar um carro, fiquei sozinha, tenho ernea de disco lombar e cervical, gostaria de saber se tenho direito do desconto e isençao de ipva.grata

  18. Meu filho e bipolar. Ele tem direito?
    E eu sofri um Abc isquemico . Temos direitos.?

  19. Boa noite! Minha mãe sofreu um AVC há dez anos e perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. Voltou a andar com muitas dificuldades e precisa se deslocar de segunda a sexta até uma cidade vizinha que fica distante 100km para fazer a fisioterapia. Ela tem direito aos "benefícios" na compra de um carro popular? Obrigado!

  20. Oi tudo bem?tenho turno do carpo nas duas mãos, ja operei,mas ñ obtive grande sucesso na cirurgia.As dores noturnas diminuíram,mas fiquei com pouca força nas mãos. Em época de frio não consigo segurar um copo de água, as mãos paressem que congelam.Isso me dá direito a lutar pelo desconto?

  21. Boa noite eu tenho hérnia de disco na lombar e na cervical já operei cervical no into agora vou entrar na fila para operar a lombar ou entrar na fila do ombro q está com artrose,Aida tive paralisia facial lado direito será q eu posso comprar um carro com desconto por favor espero um resposta de vcs muito obrigado q deus abençoe todos vcs.

  22. Ola boa noite .sou operado da coluna tenho 14,pinos isto me da .direito a conpra um carro com desconto.

  23. Por favor…quais sao as dicas passo a passo onde posso me informar sobre o post que me interessou muito…se tenho direito vou fazer jus do meu direito..

  24. Tenho artrose na coluna lombar tenho fibromialgia e tenho hérnia de disco na cervical … Como faço pra ter esse direito?

  25. Operei o coração 3 x e sinto muita dor por ter tido o osso serrado tinha um carro sem direção hidráulica e tive que vender pois não consigo dirigir por sentir muita dor será que consigo o desconto

  26. tenho artrite artrose nervo ciatico e ernia de disco, como faço para começar a entrar com os papeis.preciso de uma pessoa que saiba mexer

  27. Queria uma informação se possível, se a esposa tem uma determinada doença que dê a ela o direito do desconto mas a mesma não tem CNH, o esposo pode usar este direito?

  28. minha carteira nao é especial tenho direito.Pois
    tenho protese total joelho D e Artrose joelho E mas cnh a 41 ano e completo 62 anos em junho.

    1. boa tarde !
      gostaria de saber, se eu tenho direito esse beneficio , tenho os dois joelhos operado , com forme eu dirijo muito, meus joelhos incham.
      gostaria de saber se tenho direito .

  29. Espondilite anquilozante também da direito de insenção na compra do carro? Obrigado.

  30. Eu tenho um problema de coluna hérnia de disco com laudo e ressonância magnética qual é o primeiro passo que devo toma, onde ir ,que guia seria está,.

  31. Eu tenho um problema na coluna e tem laudo e mais e onde eu possa encontrar esse desconto aqui na Bahia eu moro na região de vitória da conquista

  32. Eu tenho uma vertebropastia?devido acidente de carro se enquadra no perfil de desconto?

  33. Gostaria de saber qual o maior valor do veículo que o deficiente pode adquirir? Pode ser qualquer tipo de veículo, passeio e utilitários?

  34. Bom dia,fiquei sabendo por meio que quem tem doenças cronicas podem comprar carro zero k,gostaria de saber se tenho direito e como posso fazer,tenho tendenite,bussite no braço direito e esquerdo e também ler,tunio do carpo não sei se assim que diz,fui mandada embora do emprego de 11 anos por essas doenças.

  35. O post colocou a coisa como se fosse muito facil e só chegar na loja e dizer que tem tendinite e sair com o carro ….Eu tenho reumatismo …bursite ….Hernia de disco ….coluna com degeneracao e to a 1 ano tentando .

  36. Incluzive as proprias lojas tem propaganda sobre veiculos especias as pessoas que sao tapadas e ficam assistindo só novela …

  37. As lojas de veiculos tem um setor especial pra atender essas vendas especiais chama VENDA DIRETA ai o deficiente tem desconto , CNPJ tem desconto, Pridutor Rural

  38. O processo necessita de laudo medico e exame direto no Detran com a junta medica …No total esta saindo em 9 meses a 1 ano . Qualquer loja de veiculo pode dar entrada no orocesso cobrando em torno de 1 mil a documentacao .Carros menos de 70 mil . As doencas sao essas do post. Levar exames de ressonancia e raio X atualizadas e laudo de um medico com o nome tecnico da doenca Cid

  39. Informação é sempre muito bem vinda e, quanto mais melhor. Parabéns ao Bloco do BG por nós trazer algo tão útil. Contudo, se dependesse dá população, em geral, pelo simples egoísmo, há muitos que encontram benefícios e não divulgam. Parece que é para evitar que, com muito uso (abuso), não se tenha mais o mesmo direito no futuro. Enfim, eu vou divulgar, e muito, agora mesmo.

  40. Fui operado de câncer de próstata em 2010 e faço acompanhamento médico anualmente fazendo psa normal eu tenho direito a inserção dos impostos?

  41. Qual é a lei que obriga uma pessoa que tem hérnia de disco a ter desconto em compra de carro? Quero saber para compra o meu,

  42. Agora tomar cuidado que a info leva a você a comprar um GUIA PARA ISENÇÃO que um picareta lá tá vendendo por de 1700 por 100 reais. Todo com muita cara de pilantragem, comentários falsos, notas pagas em sites duvidosos. Todo com essa cara de 100% garantido ou devolvemos seu dinheiro. Eu não confiaria muito nessa info.

  43. 2.2 .Imposto na compra de carro (IPI, ICMS, IPVA, IOF)

    Para gozar das isenções de impostos na compra de veículos é necessário que a pessoa seja portadora de deficiência física que a impossibilite de dirigir automóveis de fabricação nacional comuns.

    Pessoa portadora de deficiência física é aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

    O direito às isenções não surge pelo fato de ter doença grave, é preciso que a mesma ocasione deficiência física, como acima explicado.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/17852/beneficios-fiscais-aos-portadores-de-doencas-graves-e-incuraveis/2

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição quer ouvir diretor da PF após troca de delegado no caso de Lulinha

Foto: reprodução

O líder do PL (Partido Liberal), deputado federal Sóstenes Cavalcante, anunciou que apresentará um requerimento à Câmara dos Deputados para convocar o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para prestar esclarecimentos sobre a substituição do delegado responsável pelo inquérito das fraudes no INSS e pelas investigações envolvendo um pedido de quebra de sigilo ligado ao filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por se tratar de convocação, caso o requerimento seja aprovado, a presença de Andrei será obrigatória. Sóstenes ainda não informou em qual comissão pretende ouvir Andrei Rodrigues.

Em publicação nas redes sociais, o líder afirmou que a troca do delegado se deu em um momento “extremamente sensível” das investigações, o que gera “questionamentos legítimos” por parte da sociedade brasileira.

O deputado também comparou o episódio ao caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando houve tentativa de mudança no comando da Polícia Federal.

“Quando Jair Bolsonaro tentou substituir um superintendente da Polícia Federal, houve reação imediata de setores políticos, da imprensa e até do STF sob o argumento de defesa da autonomia da PF. Agora, diante da troca do delegado responsável por investigações ligadas ao filho do atual presidente da República, o silêncio de muitos chama atenção”, escreveu Sóstenes.

De acordo com o deputado, autonomia da Polícia Federal precisa valer para todos. Ele afirma ainda que a convocação busca dar ao povo brasileiro “explicações claras e a garantia de que não haverá qualquer interferência nas investigações”.

Durante seu mandato, Bolsonaro trocou o diretor-geral da PF quatro vezes. Em 2020, o ex-presidente se viu no centro de uma polêmica após um vídeo de reunião ministerial tornado público mostrar Bolsonaro defendendo mudanças no comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro para evitar que familiares e aliados fossem “prejudicados” por investigações em andamento.

Troca no caso do INSS

A Polícia Federal decidiu mudar a coordenação dos inquéritos relacionados às fraudes no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A mudança gerou polêmica em Brasília e acirrou as críticas da oposição ao governo federal, especialmente em razão das investigações terem como alvo Fábio Luiz Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Lula.

O setor da Polícia Federal que até então conduzia as investigações, sendo responsável, inclusive, pela quebra de sigilo de Lulinha em etapa anterior das investigações, foi retirado da coordenação do caso. A responsabilidade pelo caso agora é da Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores (Cinq).

Por meio de nota, a PF afirmou que a mudança “foi concebida para assegurar maior eficiência e continuidade às investigações, uma vez que a Cinq possui estrutura permanente voltada justamente à condução de operações sensíveis e complexas com tramitação perante o STF”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

SÉRIE D: América goleia o Laguna-RN por 5 a 0 e enfreta o ABC na próxima rodada

Foto: Gabriel Leite/América F.C.

O América goleou o Laguna-RN por 5 a 0 na tarde deste domingo (17) na Casa de Apostas Arena das Dunas, pela 7ª rodada da Série D 2026.

Alisson Taddei, Guilherme Paraíba, Luiz Thiago, Matheus Régis e Pedro Jorge marcaram os gols da vitória americana que deixa o time com 14 pontos, na segunda colocação do grupo A8 da Série D, atrás apenas do líder ABC, que tem 16 pontos. O Laguna-RN é o lanterna do grupo e segue sem vencer na competição.

O Mais Querido é justamente o próximo adversário do América. O Clássico-Rei valendo a liderança do grupo A8 da Série D acontecerá no próximo domingo (24), às 16h, no Frasqueirão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

PT estreia em ano eleitoral no RN com duas derrotas em eleições suplementares, em Itaú e Ouro Branco

O ano eleitoral não começou nada bem para o PT no Rio Grande do Norte.

Nas eleições suplementares realizadas neste domingo (17), as cidades de Itaú e Ouro Branco elegeram novos prefeitos e vices, e os candidatos petistas foram derrotados.

Em Itaú, Fabrício Regis (PT) perdeu para o candidato do União Brasil, Zé Roberto Pezão que obteve 54,61% dos votos, contra 45,39% do petista.

Em Ouro Branco, Dra. Fátima (PT) obteve 49,78% dos votos e foi derrotada pelo Professor Amariudo que venceu as eleições complementares com 50,22%.

Opinião dos leitores

    1. Só acredita nas narrativas de Flavinho lavanderia e Dudu master né ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz a aliados que não aceitou derrota e insistirá em Messias no STF

Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a aliados em conversas reservadas que não aceitou a derrota imposta a Jorge Messias e que insistirá na indicação do advogado-geral da União para o STF (Supremo Tribunal Federal).

No fim de abril, a indicação de Messias foi derrotada com 42 votos contrários e 34 favoráveis.

O chefe do Executivo tem dito nos bastidores que atuará pessoalmente nas articulações e que conversará inclusive com senadores de oposição para viabilizar a aprovação de Messias. Ainda não está definido, porém, quando Lula fará o reenvio da indicação.

Lula avalia que foi um equívoco do Senado o veto ao chefe da AGU por uma disputa política que vai além do nome escolhido para o tribunal. A leitura do petista, segundo apurou a CNN, é que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), atuou contra o chefe da AGU.

O preferido da cúpula do Senado para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no STF era o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG). O presidente, no entanto, preferiu escolher um nome do seu círculo mais próximo, o que desagradou parte da Casa Legislativa.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

E AGORA? Em reunião no Palácio do Planalto, Lula aconselhou Daniel Vorcaro a não vender o Banco Master ao BTG

Foto: Evaristo Sa / AFP e Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou pessoalmente o empresário Daniel Vorcaro a não vender o Banco Master ao BTG Pactual por um valor simbólico. De acordo com a reportagem, Vorcaro contou a Lula que o BTG, comandado por André Esteves, teria interesse em comprar o banco por R$ 1. O empresário pediu a opinião do presidente sobre a possível venda, segundo reportagem publicada neste domingo (17), no site Poder 360.

Lula teria orientado Vorcaro a continuar com o banco e criticado o então presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de fazer comentários negativos sobre André Esteves.

A conversa aconteceu em uma reunião no Palácio do Planalto, em 4 de dezembro de 2024, sem registros oficiais na agenda do presidente, e quando o Banco Master já enfrentava dificuldades financeiras.

Esse encontro de 4 de dezembro de 2024 foi articulado depois de uma audiência formal registrada na agenda do chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola. A audiência constou como realizada em 4 de dezembro, mas só entrou no sistema oficialmente em 27 de dezembro daquele ano, com Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, listado como participante. Ele atuava como representante e lobista de Vorcaro em Brasília.

Também participaram do encontro o então diretor do Banco Central Gabriel Galípolo, o ministro Rui Costa, o ministro Alexandre Silveira e Augusto Lima, então CEO do Banco Master.

Vorcaro interpretou a presença de Galípolo e o apoio de Lula como um incentivo para manter o banco funcionando, segundo a reportagem.

Mensagens obtidas pela Polícia Federal mostram que o empresário comemorou o encontro logo depois da reunião no Planalto.

Em março de 2025, o Banco Master anunciou negociação com o Banco de Brasília, mas o negócio enfrentou resistência no mercado e acabou vetado posteriormente pelo Banco Central.

Documentos encontrados pela PF também indicam que Vorcaro voltou a discutir, em abril de 2025, a possibilidade de vender o banco ao BTG após perceber dificuldades na operação com o BRB.

O caso é investigado na operação Compliance Zero e está sob relatoria do ministro André Mendonça no Supremo Tribunal Federal.

Opinião dos leitores

  1. Tudo quanto é DESGRAÇA tá ligado aos partidos da esquerda,algo impressionante,mas GRAÇAS A DEUS estaremos despachando esses encostos logo mais em outubro,o Brasil se conscientizou de o quanto essas moléstia fazem mal a nação,conseguiram transformar até às universidades em verdadeiros prostíbulos,vai de ré almas penada.

  2. Olha e engraçado o lula falou na quelé jeito dele que era caso de polícia , e agora o banco master tem um circulo grande kkk

  3. Kkkkk e agora o que? Aconselhar o banco a fazer uma safadeza que o BTG ia ficar com o File e o FGC com o “fumo”. Que narrativa tosca de vcs bozonaristas. Nao tem como emendar mais.

  4. Banco master lanca o seu cartão. Sem limites pra ser feliz. Vem desfruta o mais novo cartão. Master. O Blek bolsomastes. Melhor q qualque outro Cartão Blek . Cartão desse sem burocracia. Sem limite pra se feliz.
    So em filme. Brasileiro com americanos.

    1. Além de seguidor do Partido das Trevas é analfabeto e burro! Esperar o quê de um acéfalo marginal?

  5. Banco master lanca o seu cartão. Sem limites pra ser feliz. Vem desfruta o mais novo cartão. Master. O Blek bolsomastes. Melhor q qualque outro Cartão Blek . Cartão desse so se burocracia. Sem limite pra se feliz.
    So em filme. Brasileiro com americanos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nina Souza recebe apoio do deputado Tomba Farias, do presidente da Câmara e Vereadores em Santa Cruz

A pré-candidata à Deputada Federal pelo PL, Nina Souza, recebeu um importante reforço político em Santa Cruz com apoio do deputado estadual Tomba Farias, uma das maiores lideranças políticas da região Trairi.

Além de Tomba, também declararam apoio à pré-candidatura de Nina o presidente da Câmara Municipal, Glauber Bezerra, as vereadoras Talita Marielle, Nayara Fonseca e Luziana Medeiros,Giliard Paraibano, Israel e do ex-vereador Josemar Bezerra.

“Receber o apoio de Tomba Farias, que é uma referência política em Santa Cruz e em toda a região Trairi, além do presidente da Câmara e de importantes lideranças da cidade, é motivo de muita gratidão e responsabilidade. Isso mostra que nosso projeto está crescendo com diálogo, união e compromisso com os municípios do interior”, destacou Nina.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dra. Zenaide prestigia ação social na Zona Oeste de Natal e destaca força do empreendedorismo feminino

A senadora Zenaide Maia (PSD) esteve neste domingo (17) com moradores do bairro Planalto, na zona oeste de Natal, na maioria mães atendidas pelo projeto Aconchego do Bem. A iniciativa social atende mais de 500 pessoas, entre crianças, jovens e idosos.

Recebida pela comunidade, Zenaide destacou o impacto social do projeto e elogiou o protagonismo feminino desenvolvido dentro da ação. “Descobri aqui mulheres empreendedoras. Grandes artesãs, que me mostraram as lojas virtuais. Isso me dá um orgulho imenso. Estou encantada com tudo isso”, afirmou a senadora.

A presença de Zenaide reforçou o reconhecimento ao trabalho social desenvolvido na comunidade, que vai além da assistência e aposta na qualificação profissional, inclusão e geração de renda. O vereador João Batista Torres, apoiador do projeto e representante da região, agradeceu a visita da parlamentar e falou mais sobre a importância da iniciativa.

“Em um projeto como esse é oferecido, além do artesanato que a senadora destacou, dança, cursos profissionalizantes e atendimento médico em diversas áreas”, falou o vereador.

O encontro também reuniu importantes aliados políticos da senadora, entre eles o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra e o deputado estadual Hermano Morais, pré-candidatos a governador e vice-governador, respectivamente; e o presidente da Câmara Municipal de Natal Eriko Jácome, pré-candidato a deputado estadual.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ANÁLISE] JOSÉ PASTORE: Redução de jornada: um erro em cima do outro erro

Foto: Freepik

Por José Pastore*

Os deputados que integram a Comissão Especial que trata da redução da jornada de trabalho devem ter compreendido ser impossível enquadrar todas as atividades humanas em uma única regra constitucional. A imprensa noticia que eles pretendem aprovar uma lei que regulamente o ajuste das jornadas às diferentes situações de trabalho com base no projeto de lei 1.838 de 2026 encaminhado pelo Poder Executivo. Só depois da sua aprovação, entrariam em vigor as novas regras constitucionais das jornadas de trabalho.

Esse foi o modelo usado na reforma tributária. É um caminho perigoso. A Lei Complementar 214 de 2025 que regula os novos tributos tem 544 artigos, dezenas de anexos e mais de 500 páginas!

A diversidade do mundo do trabalho é muito maior do que a do mundo dos impostos. Se essa ideia vingar, só para tratar de jornada de trabalho, centenas de novos artigos se somarão aos 922 da CLT. E, com pouca possibilidade de contemplar os detalhes que cercam as várias ocupações e situações de trabalho.

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, que é elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil abriga 2.422 ocupações diferentes, cada uma com suas peculiaridades. Em matéria de jornada de trabalho, o que serve para as manicures e pedicures, classificadas como CBO 5161-20, não serve para os peões boiadeiros classificados como CBO 6230-10. A que atende o guarda de trânsito (CBO 5172-20), não atende o tradutor intérprete (CBO 2614-30).

As dificuldades existem até na mesma ocupação. A jornada que serve para o motorista de ônibus urbano (CBO 7824-10), não serve para o motorista de caminhão de carga (CBO 7825-10). A que regula o garçom de restaurante que serve almoço e jantar (CBO 5134-05) não regula o bartender (CBO 5134-20) que trabalha nas casas noturnas. E assim vai.

Além disso, o IBGE tem uma classificação das empresas e de atividades econômicas que somam 1.332 categorias detalhadas, todas elas agrupadas na Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), onde as peculiaridades são imensas.

Essa diversidade de ocupações e atividades econômicas é comum em todos os países, razão pela qual, na grande maioria, Brasil inclusive, os ajustes mais finos de jornada de trabalho são realizados por meio da negociação coletiva que leva em conta todos os detalhes das várias ocupações dentro das inúmeras atividades econômicas.

Esse ajuste não pode ser realizado por meio de legislação que sempre impõe regras gerais. Reduzir a jornada por meio de uma regra constitucional cria mais problemas do que soluções. Ao se tentar regular essa matéria por lei ordinária, colocaremos um erro em cima do outro erro. E os prejuízos, já bastante veiculados, cairão nas costas dos trabalhadores. Espero que isso não ocorra.

*José Pastore, 91 anos, é professor titular da Faculdade de Economia e Administração da FIA  (Fundação Instituto de Administração). Apesar de aposentado, leciona relações do trabalho para os cursos de MBA em recursos humanos. Ph. D. e doutor honoris causa pela University of Wisconsin (Madison, Wisconsin, USA), foi chefe da assessoria técnica do Ministério do Trabalho (1979-1983) e integrante do Conselho de Administração da OIT, em Genebra (1990-1992), e do Fórum Nacional do Trabalho (2003-1905) como consultor técnico.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bet do ‘maior grupo de apostas ilegais do mundo’ tem aval do governo Lula para operar no Brasil

Defy Ltda, dona da marca 1xBet no Brasil, anexou documento para dizer que site 1x-bet.com não pertencia a ela, mas a uma firma de Curacao; hoje, endereço direciona apostadores para site oficial da casa de apostas da Defy Foto: Reprodução/TJSC

A casa de apostas 1xBet, de origem russa, recebeu autorização do governo federal para operar no Brasil mesmo após atuar de forma irregular no país, segundo reportagem publicada neste domingo (17) pelo Estadão..

A licença foi concedida pelo Ministério da Fazenda. Antes disso, a empresa já funcionava no mercado brasileiro sem autorização oficial, mesmo após o início das regras mais rígidas para o setor, em janeiro de 2025.

A operação da marca no Brasil é feita pela empresa Defy Ltda, sediada em Caxias do Sul (RS). Em processos judiciais movidos por apostadores, a empresa negava ligação com sites da 1xBet acusados de bloquear pagamentos e impedir saques de prêmios. A Justiça, porém, rejeitou esse argumento em diferentes estados.

Em um dos casos, uma apostadora de Santa Catarina afirmou ter tido R$ 5,2 mil bloqueados pela plataforma em janeiro de 2025. Segundo o processo, a empresa exigia novos depósitos para liberar o valor.

Outro apostador, em Goiás, conseguiu na Justiça a devolução de R$ 3,1 mil após problemas semelhantes.

Documentos apresentados nos processos apontam que domínios usados pela plataforma sem licença passaram posteriormente a direcionar usuários para o site oficial autorizado pelo governo.

Enquanto a empresa negava relação com a plataforma na Justiça, o empresário Carlos Eduardo Ferreira, ligado à Defy Ltda, aparecia em eventos do setor como representante da 1xBet no Brasil.

O Ministério da Fazenda informou que a autorização foi concedida após análise da documentação da empresa e afirmou que a licença pode ser revista caso surjam irregularidades.

A 1xBet declarou que segue padrões internacionais de compliance e atua dentro da legislação brasileira.

A empresa também é alvo de críticas e investigações no exterior. Relatórios internacionais citam suspeitas de lavagem de dinheiro, exploração de apostas ilegais e uso de eventos esportivos falsos para manipular jogos.

A bet é proibida em alguns países da Europa e já foi associada por investigadores internacionais a operações ilegais envolvendo apostas online.

O avanço das bets no Brasil ocorre enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endurece o discurso contra o setor. Recentemente, Lula afirmou que as apostas contribuem para o endividamento da população e defendeu maior controle sobre as plataformas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: segurança e saúde têm pior avaliação no governo Lula


Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Novos dados da pesquisa do Datafolha divulgados neste domingo (17) mostram que segurança pública e saúde são as áreas com pior avaliação no terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o levantamento, 16% dos entrevistados apontaram a segurança pública como o setor em que o governo mais falhou. A saúde aparece em seguida, com 15%. Economia e combate à corrupção ficaram empatados com 13%.

Entre as áreas mais bem avaliadas, o combate à fome e à miséria lidera com 13%. Depois aparecem combate ao desemprego e educação, ambos com 10%.

O Datafolha ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 13 de maio. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-00290/2026.

A pesquisa também perguntou qual deve ser a principal prioridade do próximo presidente da República. A saúde lidera com folga, sendo citada por 34% dos entrevistados.

Confira as áreas consideradas prioridade pelos eleitores:

  • Saúde: 34%
  • Educação: 15%
  • Segurança pública: 12%
  • Economia: 11%
  • Combate à fome e à miséria: 7%
  • Combate à corrupção: 7%
  • Combate ao desemprego: 6%

O levantamento ainda mostrou leve melhora na avaliação geral do governo. O percentual de entrevistados que consideram a gestão ruim ou péssima caiu de 40% para 39%. Já os que avaliam o governo como ótimo ou bom subiram de 29% para 30%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *