Diversos

Metade dos brasileiros podem comprar carro zero com 30% de desconto com lei pouco conhecida

Uma lei pouco conhecida pelos brasileiros pode te dar direito a comprar carro com desconto e nunca mais pagar IPVA. Não é novidade que deficientes físicos tem direito a comprar carro com desconto. O que você não sabe, é que talvez a receita federal te considere deficiente e você também tenha direito ao benefício.

Esse desconto é baseado em uma lei que completa 20 anos e mais da metade dos brasileiros não conhecem.

Todos achamos terrível pagar o preço cobrado nos carros aqui no brasil, ainda mais quando sabemos que grande parte disso é imposto.

Uma saída é lutar pelo direito de isenção fiscal, onde metade da população pode finalmente se livrar dos impostos cobrados nos carros.

Existe uma lista de doenças extremamente comuns que dão direito a esse maravilhoso benefício, como Hérnia de disco, escoliose, LER, Linfomas, Câncer de Mama… Você mesmo pode ser um dos beneficiados e está gastando dinheiro a toa, podendo nunca mais pagar IPVA.

Existem empresas que oferecem a realização do processo, cobrando valores enormes e reduzindo a vantagem do seu benefício.

Em alguns casos chegam a R$6.000,00.

Mas existe uma forma mais barata de conseguir o desconto? SIM! E o melhor, por um valor até 5x menor.

Testamos o Guia da Isenção um passo-a-passo rico em detalhes de como realizar todo o processo sem depender de nenhuma empresa ou despachante.

É um verdadeiro passo-a-passo a prova de falhas capaz de auxiliar na luta por esse direito tão valioso e escondido de você por anos.

Nele nós encontramos dicas essenciais para evitar as armadilhas da burocracia nacional… você sabe que ela é tão difícil quanto viajar numa estrada esburacada.

COMO FIZEMOS

Para ter certeza de que realmente funciona, convidamos nosso editor para realizar todo o processo, sem pedir ajuda de ninguém.
CNH Especial – Em cerca de 40 dias ele já estava com a CNH Especial.

Laudos – Com a sequência apresentada no guia, não foi difícil conseguir os laudos.

A escolha do carro – Além de como conseguir as isenções, o guia também trouxe dicas fundamentais na negociação do carro PCD.

Nosso editor escolheu um Corolla Automático, que saiu por menos de 50mil reais… Mais barato que muito carro popular manual.

O que eu posso saber se tenho direito?

São mais de 30 patologias que dão direito ao benefício. Listamos abaixo as mais comuns:

– Artodese
– Escoliose
– Artrite Reumatóide
– Hérnia de Disco
– Parkinson
– Artrose
– Derrame
– Vários tipos de câncer
– Próteses internas e externas
– Bursite
– Tendinite
– LER

Doenças como Síndrome de Down e Autismo também dão direito como Não condutor.

Do http://brasil-tech.info/ e https://novidadesdamatanortebecielarouxa.blogspot.com.br/2016/12/metade-dos-brasileiros-podem-comprar.html

 

Opinião dos leitores

  1. Faz mais de 2 anos q luto por esse direito o Detran me negou, tenho um desgaste na cabeça do fêmur e um encurtamento 1.4 na perna direita.Tenho laudo dos médicos, mas os peritos nem olha pra mim.

  2. Em novembro de 2017, fui acometido de infarto, permanecendo na uti do hospital por 4 dias. Passei por 2 procedimento de angioplastia e colocando 4 " stends '". Passei por peritos médicos e afirmaram que tenho cardiopatia grave e incurável. Pergunto:
    1 – Tenho isenção do pagamento do IPVA?
    2 – Como posso conseguir o CNH Especial?
    3 – Tenho o direito do beneficio dos 30% na compra de um carro novo?

  3. Fiz uma cirurgia dia 23 de dezembro de 2018 de, escoliose e 4 hérnias de disco. Foram implantados 15 parafusos.
    Tenho direito no desconto para aquisição do veículo e IPVA?
    COMO PROCEDER?

  4. Meu marido operou da coluna e tem 4 pinos ele tem direito a desconto na compra de um carro automático .

  5. o incentivo p/ vendas de carro no Brasil é imenso, mas por outro lado o investimento em aumentar a área de circulação desses carros vem paradoxalmente diminuindo porque os onibus tem agora faixa exclusiva, os pedestres tambem (e bem larga a calçada), os ciclistas entao nem se fala, são mais privilegiados do que os carros mesmos estes existindo em maior numero. Que delicia se morar em um país louco assim hahaha se um candidato quiser meu voto ele tem que acabar com faixa exclusiva de onibus (que aqui em Natal quase nao tem onibus), acabar com faixa de ciclista e acabar com calçadões p/ pedestres. Ou entao mantem isso tudo, mas proibe a venda à prazo de carros p/ controlar esses vendas e obviamente controlar a quantidade de carros circulando.

  6. Tenho lesão de manguito rotado fiz cirugia em 2009 tenhoo direto a ensençao
    tambem tenho artrose na coluna

  7. Boa tarde,
    Meu esposo sofreu acidente e deslocou o braço, é não conseguiu operar, ele teria direito a esse desconto?

  8. Meu carro é um Cruze Sport 6 automático.
    Quando comprei já optei pelo automático por causa desses problemas.

  9. Gostaria de saber se tenho 30 % de desconto em qualquer modelo de carro ?
    Tenho várias doenças da lista assim como escoliose bem acentuada , várias hérnias de disco , artrose e outras.Preciso mudar minha CNH ?

  10. Bom dia, Gostaria de saber qual é o meu direito de obter a CNH especial para compra de veiculo com desconto de 30 por cento, faço HEMODIALICE 3 vezes por semana, problema RENAL, fui reprovado pelo medico do DETRAN sp no dia 01/02/2018 diz o medico que não tenho o direito, Gostaria de saber como me proceder e qual a LEI que me protege.

  11. Boa tarde! Tenho uma doença degenerativa na visão em um dos olhos, tenho direito a isenção?

  12. tenho dois dedos apuntados na mão direita . Obs apuntados na falange tenho direito de requerer o veículo

  13. Bom dia!!
    Fiz uma cirurgia para colocar um CDI no coração, CARDIODESFIBRILADOR INTERNO. queria saber se tenho direitos aos beneficios, ja que eu tenho uma sindrome chamada, SINDROME DE BRUGADA.

  14. tenho diabetes tipo 2 comprovada eu tenho o direito aos 30% pois fiquei sabendo QUE EXISTE CLASSIFICAÇÃO COMO Doença degenerativa. E se é possível me indicar o caminho do processo.Sou aposentado por idade meu rendimento é um pouco mais que o salário.

  15. Bom dia fiz uma cirurgia na cervical retirei parte desta e tenho uma protese de titânio no local.Tenho os exames todos essa cirurgia foi feita a 8 anos. Gostaria de saber tenho algum direito?

  16. Sou portadora de hérnia de disco . Tenho 3 na região lombar . Gostaria de ter informações sobre como adquirir um carro com o desconto previsto em lei. Pode ser qualquer carro?

  17. meu nome é loreni, tenho 61 anos de idade, tenho a necessidade de comprar um carro, fiquei sozinha, tenho ernea de disco lombar e cervical, gostaria de saber se tenho direito do desconto e isençao de ipva.grata

  18. Meu filho e bipolar. Ele tem direito?
    E eu sofri um Abc isquemico . Temos direitos.?

  19. Boa noite! Minha mãe sofreu um AVC há dez anos e perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. Voltou a andar com muitas dificuldades e precisa se deslocar de segunda a sexta até uma cidade vizinha que fica distante 100km para fazer a fisioterapia. Ela tem direito aos "benefícios" na compra de um carro popular? Obrigado!

  20. Oi tudo bem?tenho turno do carpo nas duas mãos, ja operei,mas ñ obtive grande sucesso na cirurgia.As dores noturnas diminuíram,mas fiquei com pouca força nas mãos. Em época de frio não consigo segurar um copo de água, as mãos paressem que congelam.Isso me dá direito a lutar pelo desconto?

  21. Boa noite eu tenho hérnia de disco na lombar e na cervical já operei cervical no into agora vou entrar na fila para operar a lombar ou entrar na fila do ombro q está com artrose,Aida tive paralisia facial lado direito será q eu posso comprar um carro com desconto por favor espero um resposta de vcs muito obrigado q deus abençoe todos vcs.

  22. Ola boa noite .sou operado da coluna tenho 14,pinos isto me da .direito a conpra um carro com desconto.

  23. Por favor…quais sao as dicas passo a passo onde posso me informar sobre o post que me interessou muito…se tenho direito vou fazer jus do meu direito..

  24. Tenho artrose na coluna lombar tenho fibromialgia e tenho hérnia de disco na cervical … Como faço pra ter esse direito?

  25. Operei o coração 3 x e sinto muita dor por ter tido o osso serrado tinha um carro sem direção hidráulica e tive que vender pois não consigo dirigir por sentir muita dor será que consigo o desconto

  26. tenho artrite artrose nervo ciatico e ernia de disco, como faço para começar a entrar com os papeis.preciso de uma pessoa que saiba mexer

  27. Queria uma informação se possível, se a esposa tem uma determinada doença que dê a ela o direito do desconto mas a mesma não tem CNH, o esposo pode usar este direito?

  28. minha carteira nao é especial tenho direito.Pois
    tenho protese total joelho D e Artrose joelho E mas cnh a 41 ano e completo 62 anos em junho.

    1. boa tarde !
      gostaria de saber, se eu tenho direito esse beneficio , tenho os dois joelhos operado , com forme eu dirijo muito, meus joelhos incham.
      gostaria de saber se tenho direito .

  29. Espondilite anquilozante também da direito de insenção na compra do carro? Obrigado.

  30. Eu tenho um problema de coluna hérnia de disco com laudo e ressonância magnética qual é o primeiro passo que devo toma, onde ir ,que guia seria está,.

  31. Eu tenho um problema na coluna e tem laudo e mais e onde eu possa encontrar esse desconto aqui na Bahia eu moro na região de vitória da conquista

  32. Eu tenho uma vertebropastia?devido acidente de carro se enquadra no perfil de desconto?

  33. Gostaria de saber qual o maior valor do veículo que o deficiente pode adquirir? Pode ser qualquer tipo de veículo, passeio e utilitários?

  34. Bom dia,fiquei sabendo por meio que quem tem doenças cronicas podem comprar carro zero k,gostaria de saber se tenho direito e como posso fazer,tenho tendenite,bussite no braço direito e esquerdo e também ler,tunio do carpo não sei se assim que diz,fui mandada embora do emprego de 11 anos por essas doenças.

  35. O post colocou a coisa como se fosse muito facil e só chegar na loja e dizer que tem tendinite e sair com o carro ….Eu tenho reumatismo …bursite ….Hernia de disco ….coluna com degeneracao e to a 1 ano tentando .

  36. Incluzive as proprias lojas tem propaganda sobre veiculos especias as pessoas que sao tapadas e ficam assistindo só novela …

  37. As lojas de veiculos tem um setor especial pra atender essas vendas especiais chama VENDA DIRETA ai o deficiente tem desconto , CNPJ tem desconto, Pridutor Rural

  38. O processo necessita de laudo medico e exame direto no Detran com a junta medica …No total esta saindo em 9 meses a 1 ano . Qualquer loja de veiculo pode dar entrada no orocesso cobrando em torno de 1 mil a documentacao .Carros menos de 70 mil . As doencas sao essas do post. Levar exames de ressonancia e raio X atualizadas e laudo de um medico com o nome tecnico da doenca Cid

  39. Informação é sempre muito bem vinda e, quanto mais melhor. Parabéns ao Bloco do BG por nós trazer algo tão útil. Contudo, se dependesse dá população, em geral, pelo simples egoísmo, há muitos que encontram benefícios e não divulgam. Parece que é para evitar que, com muito uso (abuso), não se tenha mais o mesmo direito no futuro. Enfim, eu vou divulgar, e muito, agora mesmo.

  40. Fui operado de câncer de próstata em 2010 e faço acompanhamento médico anualmente fazendo psa normal eu tenho direito a inserção dos impostos?

  41. Qual é a lei que obriga uma pessoa que tem hérnia de disco a ter desconto em compra de carro? Quero saber para compra o meu,

  42. Agora tomar cuidado que a info leva a você a comprar um GUIA PARA ISENÇÃO que um picareta lá tá vendendo por de 1700 por 100 reais. Todo com muita cara de pilantragem, comentários falsos, notas pagas em sites duvidosos. Todo com essa cara de 100% garantido ou devolvemos seu dinheiro. Eu não confiaria muito nessa info.

  43. 2.2 .Imposto na compra de carro (IPI, ICMS, IPVA, IOF)

    Para gozar das isenções de impostos na compra de veículos é necessário que a pessoa seja portadora de deficiência física que a impossibilite de dirigir automóveis de fabricação nacional comuns.

    Pessoa portadora de deficiência física é aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

    O direito às isenções não surge pelo fato de ter doença grave, é preciso que a mesma ocasione deficiência física, como acima explicado.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/17852/beneficios-fiscais-aos-portadores-de-doencas-graves-e-incuraveis/2

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino fala em “caos” na PF e critica decisão de “único magistrado” que afastou cúpula da corporação

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Flávio Dino classificou como grave o cenário provocado pelo afastamento do diretor-geral Andrei Rodrigues e do diretor de Inteligência da Polícia Federal, Leandro Almada. Para ele, a decisão tomada individualmente pelo ministro André Mendonça criou um cenário de instabilidade dentro da PF.

Dino determinou nesta quarta-feira (9) a reintegração imediata de Andrei Rodrigues e Leandro Almada aos cargos na PF, restabelecendo integralmente suas funções. O ministro argumentou que a medida é necessária para garantir o funcionamento regular da Polícia Federal e evitar interferências externas nas investigações.

Na decisão, Dino afirmou que investigações urgentes não podem ser interrompidas por um “caos administrativo” e pontuou que a Inteligência da PF não pode ficar sujeita ao “alvedrio de um único magistrado”.

A crise começou após Mendonça afastar os dois dirigentes, alegando que a PF teria produzido relatórios de inteligência para monitorá-lo de forma ilegal. O ministro também apontou o que chamou de “arapongagem institucional” e determinou investigações sobre a atuação de integrantes da corporação.

A decisão de Mendonça chegou a obter maioria na Segunda Turma do STF, com votos de Luiz Fux e Kassio Nunes Marques, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista de Gilmar Mendes.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PALVER: Flávio lidera no segundo turno com 46%; Lula tem 44%

Foto: Carlos Moura/Agência Senado e Mateus Bonomi/Anadolu/Getty Images

Mais uma pesquisa nacional coloca o senador Flávio Bolsonaro (PL) numericamente à frente do presidente Lula (PT) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República. Levantamento do Instituto Palver, divulgado nesta quarta-feira (9), aponta 46% para Flávio contra 44% para Lula.

Apesar da vantagem de dois pontos, o resultado está dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais e, portanto, representa empate técnico entre os dois candidatos.

No primeiro turno, a disputa também aparece apertada. No cenário com Pablo Marçal, Lula e Flávio aparecem empatados com 40%. Já no cenário sem Marçal, Lula registra 40%, contra 39% de Flávio.

O levantamento ouviu 5 mil eleitores pela internet entre os dias 4 e 8 de setembro, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05420/2026.

Com informações do UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MVP apresenta em Mossoró empreendimentos que prometem unir moradia, turismo e investimento no litoral potiguar

Fotos: Divulgação

Mossoró foi a cidade escolhida pela MVP Incorporações para conhecer uma nova proposta de viver e investir em dois dos destinos mais desejados do Rio Grande do Norte. Em evento realizado nesta terça-feira (8), no Requinte Buffet, a empresa apresentou os empreendimentos Aruã Ponta Negra e Aruã Pipa, projetos assinados pelo arquiteto Flávio Góis que apostam em localização privilegiada, arquitetura contemporânea e forte potencial de valorização.

À beira-mar de Ponta Negra, com vista para o Morro do Careca e acesso direto ao calçadão, o Aruã reúne 102 unidades e já alcançou 65% de adesão apenas uma semana após o lançamento em Natal. Já em Pipa, o projeto Aruã Pipa propõe uma experiência integrada à natureza, com unidades exclusivas, piscinas privativas, jardins, solarium e jacuzzi.

Por trás da nova aposta está um nome conhecido de Mossoró: o engenheiro civil Marcelo Vitor Pereira, formado pela UFRN e fundador da MVP, que divide a sociedade com o irmão, o advogado Márcio Pereira. Com 19 anos de trajetória no setor e atuação em grandes obras no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, a empresa agora amplia sua presença no mercado imobiliário com projetos voltados para quem busca qualidade de vida e construção de patrimônio. “O Pipa Aruã e o Ponta Negra Aruã representam uma nova geração de empreendimentos, preparados para atender quem deseja investir em dois dos destinos mais valorizados do litoral brasileiro”, destacou Marcelo Pereira.

Quando entregues aos investidores, a gestão, manutenção e a garantia de rentabilidade das unidades nos dois empreendimentos, ficará sob a responsabilidade da empresa Quarto à Vista, sob a supervisão do empresário Ricardo Urbano.

Mais informações pelo telefone (84) 2030-2323 e no Instagram @mvpincorporacoes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Femurn vai acionar Ministério Público contra Governo Fátima por dívida de R$ 260 milhões

Fotos: Divulgação e Eduardo Maia

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) anunciou que vai acionar o Ministério Público Estadual contra o Governo Fátima Bezerra por uma dívida de R$ 260.151.072,11 em repasses devidos aos municípios potiguares. A entidade também avalia adotar outras medidas contra o Estado.

Em nota pública divulgada nesta quarta-feira (9), a Femurn afirma que a decisão foi tomada após “inúmeras tratativas internas” com a equipe do governo sem que a situação fosse resolvida.

A entidade lamentou o “insucesso do diálogo” e afirmou que o Governo do RN não tem demonstrado reciprocidade com os municípios.

A dívida apontada pela Femurn é referente a dois meses de atraso no pagamento de royalties aos municípios, que somam R$ 260,1 milhões. Na semana passada, a entidade já havia cobrado do Governo do Estado repasses atrasados de ICMS, Fundeb e royalties, que, naquele momento, chegavam a quase R$ 170 milhões.

Leia a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA direcionada a Sua Excia. Governadora do Estado, Profa. Fátima Bezerra

Senhora Governadora,

o dever nos impõe, depois de inúmeras tratativas internas com vossa equipe, noticiar a Vossa Excelência que faremos uma representação ao Ministério Público Estadual e estamos avaliando outras medidas contra o Governo do Rio Grande do Norte diante da reiterada prática de retenção de recursos financeiros devidos aos municípios potiguares. Atualmente, contabilizados repasses indevidamente retidos, o Governo do Rio Grande do Norte deve aos municípios a expressiva quantia de R$ 260.151.072,11.

Reiteramos respeito e atenção a Vossa Excelência, mas lamentamos o insucesso do diálogo com o Governo do Rio Grande do Norte que, neste caso, não tem tido a mesma reciprocidade com os municípios representados pela FEMURN.

JOSÉ AUGUSTO DE FREITAS RÊGO
Presidente
FEMURN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGU insiste em recurso no STF mesmo após Dino reintegrar Andrei ao comando da PF

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) decidiu manter o recurso apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o afastamento de Andrei Rodrigues da direção-geral da Polícia Federal, mesmo após o ministro Flávio Dino determinar nesta quarta-feira (9) a reintegração do delegado ao cargo.

Andrei havia sido afastado na terça-feira (8) por decisão do ministro André Mendonça. A AGU contestou a medida sob o argumento de que a decisão interferiu em uma prerrogativa exclusiva do presidente da República, responsável pela nomeação e exoneração do diretor-geral da PF.

O recurso está nas mãos do presidente do STF, Edson Fachin. O ministro deu prazo de 72 horas para que Mendonça explique os fundamentos do afastamento.

Mesmo com a decisão de Dino, integrantes da cúpula da AGU afirmam que os argumentos apresentados no recurso continuam válidos e que cabe a Fachin decidir sobre a questão. A expectativa do órgão é que o presidente do STF suspenda tanto a decisão de Mendonça quanto a de Dino, deixando para Fachin a definição sobre a permanência ou não de Andrei no comando da Polícia Federal.

A crise, portanto, está longe de terminar. Em menos de 24 horas, o comando da Polícia Federal passou por decisões conflitantes dentro do próprio Supremo, expondo uma disputa institucional que agora está nas mãos da Presidência da Corte.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em Ponta Negra, Álvaro reforça compromisso com investimentos no turismo e geração de empregos

Foto: Divulgação

Álvaro Dias (PL), candidato ao Governo do RN, se reuniu com empresários de Ponta Negra nesta terça-feira (8) para ouvir as principais demandas do setor e discutir ações para ampliar os investimentos no turismo, melhorar a infraestrutura e fortalecer a atividade econômica na região.

O encontro reuniu representantes da Associação dos Proprietários dos Estabelecimentos Comerciais de Ponta Negra (APEC-PN), que apresentaram reivindicações para o polo gastronômico da Avenida Praia de Ponta Negra, uma das áreas de maior movimentação turística e comercial da capital.

Entre as demandas apresentadas, os empresários destacaram a necessidade de melhorias estruturais e de ordenamento urbano para qualificar a região, receber melhor os turistas e criar condições para o crescimento dos estabelecimentos que geram emprego e renda.

Álvaro afirmou que o turismo será uma das prioridades de seu governo e defendeu uma atuação conjunta com o setor produtivo para ampliar os investimentos na atividade.

“Precisamos cuidar e potencializar nosso turismo. Tenho essa consciência. Sei das necessidades do setor na nossa cidade e vamos trabalhar juntos com os empresários, investindo pesado no turismo potiguar. Investir no turismo é investir diretamente na geração de emprego e renda para a população de Natal”, afirmou Álvaro.

Também participaram do encontro a candidata a deputada federal Nina Souza, o candidato a deputado estadual Eriko Jácome e o ex-vereador de Natal Raniere Barbosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

FALTA DE LEGITIMIDADE: Dino diz que partido Novo não poderia pedir afastamento do chefe da PF

Foto: Luiz Silveira/STF

Na decisão que determinou a reintegração imediata do diretor-geral Andrei Rodrigues e do diretor de Inteligência da Polícia Federal, Leandro Almada, o ministro Flávio Dino afirmou que o Partido Novo não tem legitimidade para pedir o afastamento de ambos da corporação.

A manifestação de Dino ocorre após o Novo ter provocado o STF e o ministro André Mendonça para afastar Andrei do cargo na PF.

O pedido do partido foi acolhido pelo ministro André Mendonça, que determinou o afastamento preventivo do diretor-geral e do diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada. A Segunda Turma do STF chegou a formar maioria para manter a decisão. Apenas Gilmar Mendes pediu vista do processo.

Ao analisar o caso, porém, Dino entendeu que o Novo não possui legitimidade para formular esse tipo de pedido, questionando a própria iniciativa que deu origem ao afastamento.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TROCA DE FARPAS: Dino critica Mendonça e diz que ministros do STF devem evitar vídeos que “insuflem” a política

Fotos: Victor Piemonte/STF e Carlos Moura/STF

O ministro Flávio Dino afirmou que juízes devem evitar a publicação de vídeos ou manifestações que possam “insuflar” disputas políticas. A declaração ocorreu após o colega de STF, André Mendonça, publicar um vídeo em que agradeceu manifestações de apoio recebidas nos últimos dias.

De acordo com Dino, integrantes do Poder Judiciário precisam manter uma postura de cautela diante da crescente polarização política e evitar atitudes que possam transformar ministros em personagens de disputas políticas.

A declaração ocorre em meio à crise que envolve o STF e às decisões recentes de Mendonça no caso Master, incluindo o levantamento do sigilo do relatório da PF sobre as conversas entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, além da recente decisão de afastamento do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. As decisões provocaram forte reação política com o ministro André Mendonça recebendo manifestações públicas de apoio de setores da direita, principalmente mas manifestações de 7 de Setembro.

Com informações do Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRISE GENERALIZADA: Dino cita encontro de Mendonça com Vorcaro e diz que ministro interferiu nas competências do STF

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Flávio Dino anulou a decisão do colega do STF, André Mendonça, que havia afastado o diretor-geral Andrei Rodrigues e o diretor de Inteligência da Polícia Federal, Leandro Almada. Os dois foram imediatamente reconduzidos aos cargos.

Ao justificar a medida, Dino afirmou que Mendonça teria ultrapassado os limites de sua atuação ao tomar decisões que, segundo ele, atingem as competências de outros ministros e do próprio Plenário do STF.

Dino também citou o encontro que Mendonça manteve com o empresário Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master e que teve conversas com integrantes do STF reveladas durante as investigações. De acordo com o ministro, o fato torna ainda mais grave a decisão tomada pelo colega.

“Mais grave se torna essa interferência na esfera de competências de outros Ministros e do próprio Plenário do STF quando, recentemente, veio a lume a informação de que o Ministro André Mendonça teria recebido, para reunião nas dependências de uma empresa privada, o Sr. Daniel Vorcaro”, escreveu Dino.

A crise entre os ministros se agravou depois que Mendonça determinou o afastamento da cúpula da PF e questionou a atuação da corporação na produção de relatórios relacionados a ele próprio. A decisão foi posteriormente levada para análise da Segunda Turma do Supremo.

O episódio amplia a divisão dentro do STF, que já vinha sendo marcada pelo confronto entre Mendonça e Alexandre de Moraes em torno das investigações envolvendo Vorcaro e o Banco Master.

Com informações do jornal O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bancários encerram greve nos bancos privados do RN, mas paralisação continua na Caixa e no BB

Foto: Sindicato dos Bancários do RN

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram encerrar a greve nos bancos privados após aceitarem o acordo apresentado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A paralisação, no entanto, continua nos bancos públicos. As negociações com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil seguem nesta quarta-feira (9).

A decisão sobre os bancos privados foi tomada em assembleia na noite desta terça-feira, após um dia de paralisação no Estado. A proposta prevê reposição da inflação mais 0,6% de ganho real, além da renovação de cláusulas da convenção coletiva e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

O Sindicato dos Bancários do RN (SEEB-RN), no entanto, criticou os termos. O diretor Marcos Tinôco classificou a proposta como “rebaixada” e destacou que o RN foi o único estado a manter a greve nos bancos privados durante todo o dia.

“Infelizmente, nós não temos as condições objetivas de continuar uma greve sozinhos, só o Rio Grande do Norte”, afirmou Tinôco. Segundo ele, a assinatura ocorreu após a proposta ser aceita nacionalmente pelas entidades ligadas à Contraf-CUT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *