Diversos

Metade dos brasileiros podem comprar carro zero com 30% de desconto com lei pouco conhecida

Uma lei pouco conhecida pelos brasileiros pode te dar direito a comprar carro com desconto e nunca mais pagar IPVA. Não é novidade que deficientes físicos tem direito a comprar carro com desconto. O que você não sabe, é que talvez a receita federal te considere deficiente e você também tenha direito ao benefício.

Esse desconto é baseado em uma lei que completa 20 anos e mais da metade dos brasileiros não conhecem.

Todos achamos terrível pagar o preço cobrado nos carros aqui no brasil, ainda mais quando sabemos que grande parte disso é imposto.

Uma saída é lutar pelo direito de isenção fiscal, onde metade da população pode finalmente se livrar dos impostos cobrados nos carros.

Existe uma lista de doenças extremamente comuns que dão direito a esse maravilhoso benefício, como Hérnia de disco, escoliose, LER, Linfomas, Câncer de Mama… Você mesmo pode ser um dos beneficiados e está gastando dinheiro a toa, podendo nunca mais pagar IPVA.

Existem empresas que oferecem a realização do processo, cobrando valores enormes e reduzindo a vantagem do seu benefício.

Em alguns casos chegam a R$6.000,00.

Mas existe uma forma mais barata de conseguir o desconto? SIM! E o melhor, por um valor até 5x menor.

Testamos o Guia da Isenção um passo-a-passo rico em detalhes de como realizar todo o processo sem depender de nenhuma empresa ou despachante.

É um verdadeiro passo-a-passo a prova de falhas capaz de auxiliar na luta por esse direito tão valioso e escondido de você por anos.

Nele nós encontramos dicas essenciais para evitar as armadilhas da burocracia nacional… você sabe que ela é tão difícil quanto viajar numa estrada esburacada.

COMO FIZEMOS

Para ter certeza de que realmente funciona, convidamos nosso editor para realizar todo o processo, sem pedir ajuda de ninguém.
CNH Especial – Em cerca de 40 dias ele já estava com a CNH Especial.

Laudos – Com a sequência apresentada no guia, não foi difícil conseguir os laudos.

A escolha do carro – Além de como conseguir as isenções, o guia também trouxe dicas fundamentais na negociação do carro PCD.

Nosso editor escolheu um Corolla Automático, que saiu por menos de 50mil reais… Mais barato que muito carro popular manual.

O que eu posso saber se tenho direito?

São mais de 30 patologias que dão direito ao benefício. Listamos abaixo as mais comuns:

– Artodese
– Escoliose
– Artrite Reumatóide
– Hérnia de Disco
– Parkinson
– Artrose
– Derrame
– Vários tipos de câncer
– Próteses internas e externas
– Bursite
– Tendinite
– LER

Doenças como Síndrome de Down e Autismo também dão direito como Não condutor.

Do http://brasil-tech.info/ e https://novidadesdamatanortebecielarouxa.blogspot.com.br/2016/12/metade-dos-brasileiros-podem-comprar.html

 

Opinião dos leitores

  1. Faz mais de 2 anos q luto por esse direito o Detran me negou, tenho um desgaste na cabeça do fêmur e um encurtamento 1.4 na perna direita.Tenho laudo dos médicos, mas os peritos nem olha pra mim.

  2. Em novembro de 2017, fui acometido de infarto, permanecendo na uti do hospital por 4 dias. Passei por 2 procedimento de angioplastia e colocando 4 " stends '". Passei por peritos médicos e afirmaram que tenho cardiopatia grave e incurável. Pergunto:
    1 – Tenho isenção do pagamento do IPVA?
    2 – Como posso conseguir o CNH Especial?
    3 – Tenho o direito do beneficio dos 30% na compra de um carro novo?

  3. Fiz uma cirurgia dia 23 de dezembro de 2018 de, escoliose e 4 hérnias de disco. Foram implantados 15 parafusos.
    Tenho direito no desconto para aquisição do veículo e IPVA?
    COMO PROCEDER?

  4. Meu marido operou da coluna e tem 4 pinos ele tem direito a desconto na compra de um carro automático .

  5. o incentivo p/ vendas de carro no Brasil é imenso, mas por outro lado o investimento em aumentar a área de circulação desses carros vem paradoxalmente diminuindo porque os onibus tem agora faixa exclusiva, os pedestres tambem (e bem larga a calçada), os ciclistas entao nem se fala, são mais privilegiados do que os carros mesmos estes existindo em maior numero. Que delicia se morar em um país louco assim hahaha se um candidato quiser meu voto ele tem que acabar com faixa exclusiva de onibus (que aqui em Natal quase nao tem onibus), acabar com faixa de ciclista e acabar com calçadões p/ pedestres. Ou entao mantem isso tudo, mas proibe a venda à prazo de carros p/ controlar esses vendas e obviamente controlar a quantidade de carros circulando.

  6. Tenho lesão de manguito rotado fiz cirugia em 2009 tenhoo direto a ensençao
    tambem tenho artrose na coluna

  7. Boa tarde,
    Meu esposo sofreu acidente e deslocou o braço, é não conseguiu operar, ele teria direito a esse desconto?

  8. Meu carro é um Cruze Sport 6 automático.
    Quando comprei já optei pelo automático por causa desses problemas.

  9. Gostaria de saber se tenho 30 % de desconto em qualquer modelo de carro ?
    Tenho várias doenças da lista assim como escoliose bem acentuada , várias hérnias de disco , artrose e outras.Preciso mudar minha CNH ?

  10. Bom dia, Gostaria de saber qual é o meu direito de obter a CNH especial para compra de veiculo com desconto de 30 por cento, faço HEMODIALICE 3 vezes por semana, problema RENAL, fui reprovado pelo medico do DETRAN sp no dia 01/02/2018 diz o medico que não tenho o direito, Gostaria de saber como me proceder e qual a LEI que me protege.

  11. Boa tarde! Tenho uma doença degenerativa na visão em um dos olhos, tenho direito a isenção?

  12. tenho dois dedos apuntados na mão direita . Obs apuntados na falange tenho direito de requerer o veículo

  13. Bom dia!!
    Fiz uma cirurgia para colocar um CDI no coração, CARDIODESFIBRILADOR INTERNO. queria saber se tenho direitos aos beneficios, ja que eu tenho uma sindrome chamada, SINDROME DE BRUGADA.

  14. tenho diabetes tipo 2 comprovada eu tenho o direito aos 30% pois fiquei sabendo QUE EXISTE CLASSIFICAÇÃO COMO Doença degenerativa. E se é possível me indicar o caminho do processo.Sou aposentado por idade meu rendimento é um pouco mais que o salário.

  15. Bom dia fiz uma cirurgia na cervical retirei parte desta e tenho uma protese de titânio no local.Tenho os exames todos essa cirurgia foi feita a 8 anos. Gostaria de saber tenho algum direito?

  16. Sou portadora de hérnia de disco . Tenho 3 na região lombar . Gostaria de ter informações sobre como adquirir um carro com o desconto previsto em lei. Pode ser qualquer carro?

  17. meu nome é loreni, tenho 61 anos de idade, tenho a necessidade de comprar um carro, fiquei sozinha, tenho ernea de disco lombar e cervical, gostaria de saber se tenho direito do desconto e isençao de ipva.grata

  18. Meu filho e bipolar. Ele tem direito?
    E eu sofri um Abc isquemico . Temos direitos.?

  19. Boa noite! Minha mãe sofreu um AVC há dez anos e perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. Voltou a andar com muitas dificuldades e precisa se deslocar de segunda a sexta até uma cidade vizinha que fica distante 100km para fazer a fisioterapia. Ela tem direito aos "benefícios" na compra de um carro popular? Obrigado!

  20. Oi tudo bem?tenho turno do carpo nas duas mãos, ja operei,mas ñ obtive grande sucesso na cirurgia.As dores noturnas diminuíram,mas fiquei com pouca força nas mãos. Em época de frio não consigo segurar um copo de água, as mãos paressem que congelam.Isso me dá direito a lutar pelo desconto?

  21. Boa noite eu tenho hérnia de disco na lombar e na cervical já operei cervical no into agora vou entrar na fila para operar a lombar ou entrar na fila do ombro q está com artrose,Aida tive paralisia facial lado direito será q eu posso comprar um carro com desconto por favor espero um resposta de vcs muito obrigado q deus abençoe todos vcs.

  22. Ola boa noite .sou operado da coluna tenho 14,pinos isto me da .direito a conpra um carro com desconto.

  23. Por favor…quais sao as dicas passo a passo onde posso me informar sobre o post que me interessou muito…se tenho direito vou fazer jus do meu direito..

  24. Tenho artrose na coluna lombar tenho fibromialgia e tenho hérnia de disco na cervical … Como faço pra ter esse direito?

  25. Operei o coração 3 x e sinto muita dor por ter tido o osso serrado tinha um carro sem direção hidráulica e tive que vender pois não consigo dirigir por sentir muita dor será que consigo o desconto

  26. tenho artrite artrose nervo ciatico e ernia de disco, como faço para começar a entrar com os papeis.preciso de uma pessoa que saiba mexer

  27. Queria uma informação se possível, se a esposa tem uma determinada doença que dê a ela o direito do desconto mas a mesma não tem CNH, o esposo pode usar este direito?

  28. minha carteira nao é especial tenho direito.Pois
    tenho protese total joelho D e Artrose joelho E mas cnh a 41 ano e completo 62 anos em junho.

    1. boa tarde !
      gostaria de saber, se eu tenho direito esse beneficio , tenho os dois joelhos operado , com forme eu dirijo muito, meus joelhos incham.
      gostaria de saber se tenho direito .

  29. Espondilite anquilozante também da direito de insenção na compra do carro? Obrigado.

  30. Eu tenho um problema de coluna hérnia de disco com laudo e ressonância magnética qual é o primeiro passo que devo toma, onde ir ,que guia seria está,.

  31. Eu tenho um problema na coluna e tem laudo e mais e onde eu possa encontrar esse desconto aqui na Bahia eu moro na região de vitória da conquista

  32. Eu tenho uma vertebropastia?devido acidente de carro se enquadra no perfil de desconto?

  33. Gostaria de saber qual o maior valor do veículo que o deficiente pode adquirir? Pode ser qualquer tipo de veículo, passeio e utilitários?

  34. Bom dia,fiquei sabendo por meio que quem tem doenças cronicas podem comprar carro zero k,gostaria de saber se tenho direito e como posso fazer,tenho tendenite,bussite no braço direito e esquerdo e também ler,tunio do carpo não sei se assim que diz,fui mandada embora do emprego de 11 anos por essas doenças.

  35. O post colocou a coisa como se fosse muito facil e só chegar na loja e dizer que tem tendinite e sair com o carro ….Eu tenho reumatismo …bursite ….Hernia de disco ….coluna com degeneracao e to a 1 ano tentando .

  36. Incluzive as proprias lojas tem propaganda sobre veiculos especias as pessoas que sao tapadas e ficam assistindo só novela …

  37. As lojas de veiculos tem um setor especial pra atender essas vendas especiais chama VENDA DIRETA ai o deficiente tem desconto , CNPJ tem desconto, Pridutor Rural

  38. O processo necessita de laudo medico e exame direto no Detran com a junta medica …No total esta saindo em 9 meses a 1 ano . Qualquer loja de veiculo pode dar entrada no orocesso cobrando em torno de 1 mil a documentacao .Carros menos de 70 mil . As doencas sao essas do post. Levar exames de ressonancia e raio X atualizadas e laudo de um medico com o nome tecnico da doenca Cid

  39. Informação é sempre muito bem vinda e, quanto mais melhor. Parabéns ao Bloco do BG por nós trazer algo tão útil. Contudo, se dependesse dá população, em geral, pelo simples egoísmo, há muitos que encontram benefícios e não divulgam. Parece que é para evitar que, com muito uso (abuso), não se tenha mais o mesmo direito no futuro. Enfim, eu vou divulgar, e muito, agora mesmo.

  40. Fui operado de câncer de próstata em 2010 e faço acompanhamento médico anualmente fazendo psa normal eu tenho direito a inserção dos impostos?

  41. Qual é a lei que obriga uma pessoa que tem hérnia de disco a ter desconto em compra de carro? Quero saber para compra o meu,

  42. Agora tomar cuidado que a info leva a você a comprar um GUIA PARA ISENÇÃO que um picareta lá tá vendendo por de 1700 por 100 reais. Todo com muita cara de pilantragem, comentários falsos, notas pagas em sites duvidosos. Todo com essa cara de 100% garantido ou devolvemos seu dinheiro. Eu não confiaria muito nessa info.

  43. 2.2 .Imposto na compra de carro (IPI, ICMS, IPVA, IOF)

    Para gozar das isenções de impostos na compra de veículos é necessário que a pessoa seja portadora de deficiência física que a impossibilite de dirigir automóveis de fabricação nacional comuns.

    Pessoa portadora de deficiência física é aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.

    O direito às isenções não surge pelo fato de ter doença grave, é preciso que a mesma ocasione deficiência física, como acima explicado.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/17852/beneficios-fiscais-aos-portadores-de-doencas-graves-e-incuraveis/2

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa TS2/TCM: Walter Alves lidera nominata do MDB e figura entre os mais citados

Foto: Divulgação 

O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, aparece entre os nomes mais citados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, de acordo com a pesquisa TS2/TCM divulgada nesta terça-feira (28). Entre os integrantes da nominata do MDB, Walter é o mais bem colocado no levantamento.

O resultado reforça o fortalecimento da pré-candidatura de Walter Alves, que tem intensificado a agenda de visitas aos municípios, reuniões com lideranças políticas e encontros com apoiadores em todas as regiões do estado, ampliando o diálogo e consolidando apoios para as eleições deste ano.

Além de liderar a nominata do MDB, o desempenho na pesquisa confirma a competitividade do projeto político construído por Walter Alves e evidencia o reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória pública em favor dos municípios e da população do Rio Grande do Norte.

A pesquisa TS2/TCM ouviu 1.800 eleitores em 70 municípios do Rio Grande do Norte, entre os dias 22 e 25 de julho. O levantamento tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais, nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-06751/2026 e RN-02277/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Professora morre em acidente a caminho da escola na RN-118, no Alto do Rodrigues

Foto: Reprodução

Uma professora morreu em um acidente de trânsito registrado por volta das 6h desta quarta-feira (29), na RN-118, no trevo da Estrada do Óleo, no município de Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu.

A professora, identificada como Ana Karina da Silva Xavier Bezerra, morava em Carnaubais e estava a caminho do trabalho no momento do acidente. Ela seguia de motocicleta para uma escola no Alto do Rodrigues, onde daria aula naquela manhã, quando houve a colisão com um carro.

Com o impacto, a professora não resistiu e morreu ainda no local.

O automóvel envolvido no acidente também era conduzido por uma mulher. Ela foi socorrida após a colisão, recebeu atendimento médico e posteriormente foi liberada. A motorista passa bem.

Imagens registradas após o acidente mostram a motocicleta caída na rodovia, o carro envolvido na colisão e a movimentação no trecho durante o atendimento da ocorrência.

O acidente aconteceu em uma área de acesso entre municípios da região e chamou a atenção de quem trafegava pela RN-118 nas primeiras horas da manhã.

Até o momento, não há informações conclusivas sobre o que provocou a colisão. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser esclarecidas.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula determina que Brasil “baixe a poeira” sobre Milei

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que o governo brasileiro “baixe a poeira” sobre o embate ideológico com o argentino Javier Milei.

O receio do brasileiro é de que escalar a crise política possa gerar consequências econômicas e comerciais, prejudicando o setor produtivo nacional.

Em conversas reservadas, Lula tem ressaltado que o recado já foi dado e que a convocação do embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, já foi uma resposta à altura às críticas do argentino.

Além disso, o diagnóstico é de que responder a Milei na mesma moeda seria embarcar na estratégia política do argentino, apequenando o governo brasileiro e o próprio Lula.

Para assessores da gestão petista, Milei tem mergulhado em um embate ideológico na tentativa de fidelizar o eleitorado argentino insatisfeito com os resultados econômicos de sua gestão.

No Palácio do Planalto, a ordem agora é focar em um embate com o senador Flávio Bolsonaro, candidato do PL à sucessão presidencial, sobretudo em comparativos com a gestão de Jair Bolsonaro.

A balança comercial entre Brasil e Argentina é hoje de US$ 31 bilhões, mas registra queda recente nas exportações brasileiras em meio a tensões políticas.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SAMU Natal repudia agressão a enfermeira durante atendimento e cobra punição ao suspeito

Foto: Reprodução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Natal) divulgou, nesta quarta-feira (29), uma nota pública de repúdio à agressão sofrida pela enfermeira Alcilene Nogueira durante um atendimento realizado no último domingo (26), na capital potiguar.

Segundo a instituição, a profissional foi vítima de agressões físicas e psicológicas enquanto prestava socorro ao próprio agressor, durante uma ocorrência de urgência. A enfermeira sofreu lesões físicas e abalo emocional. O SAMU também criticou o fato de o suspeito, preso em flagrante, ter sido liberado após prestar depoimento.

Na nota, o serviço afirma que casos de violência contra profissionais da saúde deixaram de ser isolados e têm se tornado frequentes em Natal. De acordo com a coordenação, as equipes enfrentam rotineiramente agressões verbais, ameaças e episódios de violência física durante o exercício da profissão.

O SAMU informou que está prestando apoio institucional, jurídico e psicológico à enfermeira Alcilene Nogueira e reforçou solidariedade aos demais profissionais que também têm sido vítimas de situações semelhantes.

A instituição ainda cobrou das autoridades medidas efetivas para reforçar a segurança das equipes, além de investigação rigorosa e punição aos responsáveis por agressões contra trabalhadores da saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula defende financiar pesquisas com verbas ‘por fora do arcabouço fiscal’

Screenshot

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na última terça-feira (28) que o Brasil deve ampliar o orçamento para pesquisas científicas e, para isso, recorrer a investimentos “por fora das coisas que nós conhecemos como arcabouço fiscal“.

A fala de Lula ocorreu durante discurso na reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) ao lado da presidente da entidade, Francilene Procópio Garcia. “Eu tenho consciência disso, que se a gente não investir, sabe, em pesquisa, a gente não vai para lugar nenhum”, iniciou o presidente que apresentou o pré-sal e a ampliação do uso do biodiesel como conquistas do setor no país.

“Se não fosse pesquisa, a gente não tinha o pré-sal. Se não fosse pesquisa, a gente não tinha o biodiesel. Se não fosse pesquisa, a gente não tinha muitas das coisas que hoje nós temos. Então eu sei que é preciso investir.”

O presidente levou Francilene pela mão até o centro do palco para anunciar que pediu propostas para projetos “novos e ousados” e admitiu recorrer a financiamentos que vão além do que o arcabouço fiscal impõe. “Inclusive isso aqui dentro do orçamento não cabe. Nós vamos ter que construir o funcionamento disso até por fora das coisas que nós conhecemos como arcabouço fiscal.”

O arcabouço fiscal é a política monetária que limita o crescimento de despesas públicas com base na arrecadação do país, embora existam exceções para que certos gastos fiquem fora da meta financeira.

Lula, contudo, teve cuidado ao dizer na sequência que não vai desrespeitar a medida por saber “o preço que ele tem para mim”, mas que buscará metas como disputar o desenvolvimento da inteligência artificial com países como Estados Unidos e China.

“A gente vai deixar que a briga fique entre Estados Unidos e China ou a gente vai entrar no meio e dizer: ‘Nós existimos e o nosso povo não é mais burro do que o povo de vocês e nós queremos outro tipo de inteligência artificial?'”, provocou o presidente.

Os gastos do governo federal durante a gestão Lula se tornaram objeto de críticas de campanhas de presidenciáveis opositores e de especialistas. Até mesmo dentro do PT há uma ala que defende maior rigor no controle de despesas em um eventual quarto mandato do petista.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

ALERTA FINANCEIRO: quase metade dos brasileiros dizem que não têm R$ 500 para uma emergência

Foto: Reprodução

Quase metade dos brasileiros afirma não ter R$ 500 disponíveis caso precise enfrentar uma emergência financeira, segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (29).

O levantamento mostra que 47% dos entrevistados dizem que não conseguiriam reunir o valor para uma despesa inesperada. O índice subiu 13 pontos percentuais desde dezembro de 2025. Por outro lado, 48% afirmam que teriam os R$ 500 disponíveis em uma situação de emergência.

A pesquisa perguntou aos entrevistados: “E se você tivesse uma emergência e precisasse de R$ 500? Você teria esse dinheiro disponível?”.

O levantamento foi realizado pelo PoderData entre os dias 18 e 20 de julho, com 2.500 entrevistas em 147 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Como não é uma pesquisa de sondagem de intenção de votos, não há necessidade de registro na Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CORRIDA PELO GOVERNO: Blog do BG divulga nesta quarta (29) pesquisa Perfil com cenário eleitoral do RN

Foto: Reprodução

O Blog do BG divulga nesta quarta-feira (29) uma nova pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2026 no RN.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Perfil Pesquisa e será apresentado a partir das 12h30, durante o programa “Meio Dia RN”, da 96 FM.

A pesquisa mostra o cenário eleitoral no estado e deve trazer os números da disputa pelos principais cargos em jogo nas próximas eleições.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BOLSO APERTADO: 42% dos brasileiros dizem que vida financeira piorou nos últimos 6 meses

Foto: Reprodução

A sensação de aperto financeiro aumentou entre os brasileiros nos últimos seis meses. Pesquisa PoderData mostra que 42% afirmam que a própria situação financeira piorou no período, conforme informações do Poder360.

O número representa uma alta de 23 pontos percentuais em relação a dezembro de 2025, quando o percentual era menor. Segundo o levantamento, 38% dizem que houve melhora nas contas pessoais e 19% afirmam que a situação ficou igual.

Apesar da percepção negativa no presente, a maioria dos entrevistados mantém expectativa de melhora para os próximos seis meses. 52% acreditam que a situação financeira vai melhorar, enquanto 33% esperam piora e 9% avaliam que deve permanecer estável.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData entre os dias 18 e 20 de julho, com 2.500 entrevistas em 147 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Como não é uma pesquisa de sondagem de intenção de votos, não há necessidade de registro na Justiça Eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN tem aumento de casos de assédio sexual no trabalho; Justiça recebeu 50 ações em 2026

Foto: Reprodução

A Justiça do Trabalho recebeu 50 novas ações por assédio sexual no ambiente de trabalho no RN entre janeiro e maio de 2026. O número representa alta de 31,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ajuizados 38 processos, segundo o Monitor do Trabalho Decente, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Natal concentrou a maior parte das ações neste ano. Das 50 registradas no Estado, 34 foram ajuizadas na capital, conforme informações do Agora RN.

No acumulado entre outubro de 2024 e julho de 2026, o RN contabilizou 180 processos relacionados ao tema, sendo 172 em primeira instância e oito em segunda. A maioria das ações foi movida por mulheres.

Os registros se concentram principalmente em processos envolvendo pessoas físicas, com 27 ações. Em seguida aparecem os setores de teleatendimento (22), bancos e instituições financeiras (13), comércio (8), hotéis (8) e administração pública (6).

Para a juíza Fátima Christiane Gomes de Oliveira, ouvidora da Mulher no TRT-RN, o aumento das ações pode refletir uma maior conscientização sobre o assédio sexual no ambiente de trabalho.

Ainda assim, ela avalia que muitos casos continuam sem denúncia por medo de demissão, represálias ou dificuldade para reunir provas.

Orientações às vítimas

A magistrada orienta que as vítimas guardem mensagens, e-mails e outros elementos que possam comprovar o assédio. Também recomenda procurar os canais internos da empresa, a Ouvidoria, o MPT ou a Justiça do Trabalho.

Segundo ela, as empresas têm o dever de prevenir esse tipo de conduta, apurar as denúncias com sigilo e adotar medidas para proteger os trabalhadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DATAFOLHA: 59% dizem que Moraes errou ao impedir visita de Flávio a Bolsonaro

Foto: STF

Maioria dos brasileiros desaprova a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que proibiu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro durante o período de prisão domiciliar. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (29).

Segundo o levantamento, 59% dos entrevistados avaliam que Moraes “agiu mal” ao impedir a visita. Outros 36% consideram que o ministro “agiu bem”. Já 2% afirmam que ele “não agiu bem nem mal”, enquanto 4% não souberam ou preferiram não responder.

Imagens: Reprodução/CNN

A pesquisa também indica que 59% dos entrevistados defendem que Bolsonaro permaneça em prisão domiciliar, enquanto 35% entendem que o ex-presidente deveria cumprir a medida em um presídio. Outros 6% não opinaram.

Imagens: Reprodução/CNN

A restrição foi imposta por Moraes após Flávio divulgar uma carta escrita pelo ex-presidente, na qual ele o apresenta como porta-voz durante a disputa eleitoral.

Na decisão, Moraes afirmou que uma das medidas cautelares impostas a Bolsonaro proíbe o uso de redes sociais, de forma direta ou indireta, inclusive por intermédio de terceiros.

Metodologia

O Datafolha ouviu 2.004 pessoas em todo o país entre os dias 22 e 23 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01166/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *