Uma lei pouco conhecida pelos brasileiros pode te dar direito a comprar carro com desconto e nunca mais pagar IPVA. Não é novidade que deficientes físicos tem direito a comprar carro com desconto. O que você não sabe, é que talvez a receita federal te considere deficiente e você também tenha direito ao benefício.
Esse desconto é baseado em uma lei que completa 20 anos e mais da metade dos brasileiros não conhecem.
Todos achamos terrível pagar o preço cobrado nos carros aqui no brasil, ainda mais quando sabemos que grande parte disso é imposto.
Uma saída é lutar pelo direito de isenção fiscal, onde metade da população pode finalmente se livrar dos impostos cobrados nos carros.
Existe uma lista de doenças extremamente comuns que dão direito a esse maravilhoso benefício, como Hérnia de disco, escoliose, LER, Linfomas, Câncer de Mama… Você mesmo pode ser um dos beneficiados e está gastando dinheiro a toa, podendo nunca mais pagar IPVA.
Existem empresas que oferecem a realização do processo, cobrando valores enormes e reduzindo a vantagem do seu benefício.
Em alguns casos chegam a R$6.000,00.
Mas existe uma forma mais barata de conseguir o desconto? SIM! E o melhor, por um valor até 5x menor.
Testamos o Guia da Isenção um passo-a-passo rico em detalhes de como realizar todo o processo sem depender de nenhuma empresa ou despachante.
É um verdadeiro passo-a-passo a prova de falhas capaz de auxiliar na luta por esse direito tão valioso e escondido de você por anos.
Nele nós encontramos dicas essenciais para evitar as armadilhas da burocracia nacional… você sabe que ela é tão difícil quanto viajar numa estrada esburacada.
COMO FIZEMOS
Para ter certeza de que realmente funciona, convidamos nosso editor para realizar todo o processo, sem pedir ajuda de ninguém.
CNH Especial – Em cerca de 40 dias ele já estava com a CNH Especial.
Laudos – Com a sequência apresentada no guia, não foi difícil conseguir os laudos.
A escolha do carro – Além de como conseguir as isenções, o guia também trouxe dicas fundamentais na negociação do carro PCD.
Nosso editor escolheu um Corolla Automático, que saiu por menos de 50mil reais… Mais barato que muito carro popular manual.
O que eu posso saber se tenho direito?
São mais de 30 patologias que dão direito ao benefício. Listamos abaixo as mais comuns:
– Artodese
– Escoliose
– Artrite Reumatóide
– Hérnia de Disco
– Parkinson
– Artrose
– Derrame
– Vários tipos de câncer
– Próteses internas e externas
– Bursite
– Tendinite
– LER
Doenças como Síndrome de Down e Autismo também dão direito como Não condutor.
Do http://brasil-tech.info/ e https://novidadesdamatanortebecielarouxa.blogspot.com.br/2016/12/metade-dos-brasileiros-podem-comprar.html
Faz mais de 2 anos q luto por esse direito o Detran me negou, tenho um desgaste na cabeça do fêmur e um encurtamento 1.4 na perna direita.Tenho laudo dos médicos, mas os peritos nem olha pra mim.
Em novembro de 2017, fui acometido de infarto, permanecendo na uti do hospital por 4 dias. Passei por 2 procedimento de angioplastia e colocando 4 " stends '". Passei por peritos médicos e afirmaram que tenho cardiopatia grave e incurável. Pergunto:
1 – Tenho isenção do pagamento do IPVA?
2 – Como posso conseguir o CNH Especial?
3 – Tenho o direito do beneficio dos 30% na compra de um carro novo?
Fiz uma cirurgia dia 23 de dezembro de 2018 de, escoliose e 4 hérnias de disco. Foram implantados 15 parafusos.
Tenho direito no desconto para aquisição do veículo e IPVA?
COMO PROCEDER?
o incentivo p/ vendas de carro no Brasil é imenso, mas por outro lado o investimento em aumentar a área de circulação desses carros vem paradoxalmente diminuindo porque os onibus tem agora faixa exclusiva, os pedestres tambem (e bem larga a calçada), os ciclistas entao nem se fala, são mais privilegiados do que os carros mesmos estes existindo em maior numero. Que delicia se morar em um país louco assim hahaha se um candidato quiser meu voto ele tem que acabar com faixa exclusiva de onibus (que aqui em Natal quase nao tem onibus), acabar com faixa de ciclista e acabar com calçadões p/ pedestres. Ou entao mantem isso tudo, mas proibe a venda à prazo de carros p/ controlar esses vendas e obviamente controlar a quantidade de carros circulando.
Gostaria de saber se tenho 30 % de desconto em qualquer modelo de carro ?
Tenho várias doenças da lista assim como escoliose bem acentuada , várias hérnias de disco , artrose e outras.Preciso mudar minha CNH ?
Bom dia, Gostaria de saber qual é o meu direito de obter a CNH especial para compra de veiculo com desconto de 30 por cento, faço HEMODIALICE 3 vezes por semana, problema RENAL, fui reprovado pelo medico do DETRAN sp no dia 01/02/2018 diz o medico que não tenho o direito, Gostaria de saber como me proceder e qual a LEI que me protege.
Bom dia!!
Fiz uma cirurgia para colocar um CDI no coração, CARDIODESFIBRILADOR INTERNO. queria saber se tenho direitos aos beneficios, ja que eu tenho uma sindrome chamada, SINDROME DE BRUGADA.
tenho diabetes tipo 2 comprovada eu tenho o direito aos 30% pois fiquei sabendo QUE EXISTE CLASSIFICAÇÃO COMO Doença degenerativa. E se é possível me indicar o caminho do processo.Sou aposentado por idade meu rendimento é um pouco mais que o salário.
Bom dia fiz uma cirurgia na cervical retirei parte desta e tenho uma protese de titânio no local.Tenho os exames todos essa cirurgia foi feita a 8 anos. Gostaria de saber tenho algum direito?
Sou portadora de hérnia de disco . Tenho 3 na região lombar . Gostaria de ter informações sobre como adquirir um carro com o desconto previsto em lei. Pode ser qualquer carro?
meu nome é loreni, tenho 61 anos de idade, tenho a necessidade de comprar um carro, fiquei sozinha, tenho ernea de disco lombar e cervical, gostaria de saber se tenho direito do desconto e isençao de ipva.grata
Boa noite! Minha mãe sofreu um AVC há dez anos e perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. Voltou a andar com muitas dificuldades e precisa se deslocar de segunda a sexta até uma cidade vizinha que fica distante 100km para fazer a fisioterapia. Ela tem direito aos "benefícios" na compra de um carro popular? Obrigado!
Oi tudo bem?tenho turno do carpo nas duas mãos, ja operei,mas ñ obtive grande sucesso na cirurgia.As dores noturnas diminuíram,mas fiquei com pouca força nas mãos. Em época de frio não consigo segurar um copo de água, as mãos paressem que congelam.Isso me dá direito a lutar pelo desconto?
Boa noite eu tenho hérnia de disco na lombar e na cervical já operei cervical no into agora vou entrar na fila para operar a lombar ou entrar na fila do ombro q está com artrose,Aida tive paralisia facial lado direito será q eu posso comprar um carro com desconto por favor espero um resposta de vcs muito obrigado q deus abençoe todos vcs.
Operei o coração 3 x e sinto muita dor por ter tido o osso serrado tinha um carro sem direção hidráulica e tive que vender pois não consigo dirigir por sentir muita dor será que consigo o desconto
Queria uma informação se possível, se a esposa tem uma determinada doença que dê a ela o direito do desconto mas a mesma não tem CNH, o esposo pode usar este direito?
boa tarde !
gostaria de saber, se eu tenho direito esse beneficio , tenho os dois joelhos operado , com forme eu dirijo muito, meus joelhos incham.
gostaria de saber se tenho direito .
Eu tenho direito pois tive ler tenho certificado de reabilitação do inss e o medico ja me alertou a respeito porem não sei como fazer documentação podem me ajudar ?
Bom dia,fiquei sabendo por meio que quem tem doenças cronicas podem comprar carro zero k,gostaria de saber se tenho direito e como posso fazer,tenho tendenite,bussite no braço direito e esquerdo e também ler,tunio do carpo não sei se assim que diz,fui mandada embora do emprego de 11 anos por essas doenças.
O post colocou a coisa como se fosse muito facil e só chegar na loja e dizer que tem tendinite e sair com o carro ….Eu tenho reumatismo …bursite ….Hernia de disco ….coluna com degeneracao e to a 1 ano tentando .
As lojas de veiculos tem um setor especial pra atender essas vendas especiais chama VENDA DIRETA ai o deficiente tem desconto , CNPJ tem desconto, Pridutor Rural
O processo necessita de laudo medico e exame direto no Detran com a junta medica …No total esta saindo em 9 meses a 1 ano . Qualquer loja de veiculo pode dar entrada no orocesso cobrando em torno de 1 mil a documentacao .Carros menos de 70 mil . As doencas sao essas do post. Levar exames de ressonancia e raio X atualizadas e laudo de um medico com o nome tecnico da doenca Cid
Informação é sempre muito bem vinda e, quanto mais melhor. Parabéns ao Bloco do BG por nós trazer algo tão útil. Contudo, se dependesse dá população, em geral, pelo simples egoísmo, há muitos que encontram benefícios e não divulgam. Parece que é para evitar que, com muito uso (abuso), não se tenha mais o mesmo direito no futuro. Enfim, eu vou divulgar, e muito, agora mesmo.
Agora tomar cuidado que a info leva a você a comprar um GUIA PARA ISENÇÃO que um picareta lá tá vendendo por de 1700 por 100 reais. Todo com muita cara de pilantragem, comentários falsos, notas pagas em sites duvidosos. Todo com essa cara de 100% garantido ou devolvemos seu dinheiro. Eu não confiaria muito nessa info.
2.2 .Imposto na compra de carro (IPI, ICMS, IPVA, IOF)
Para gozar das isenções de impostos na compra de veículos é necessário que a pessoa seja portadora de deficiência física que a impossibilite de dirigir automóveis de fabricação nacional comuns.
Pessoa portadora de deficiência física é aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.
O direito às isenções não surge pelo fato de ter doença grave, é preciso que a mesma ocasione deficiência física, como acima explicado.
O Governo do Estado comemorou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Inep, que mostra o Rio Grande do Norte deixando a última colocação nacional no ensino médio, saindo de uma nota 3,2 em 2023 para 4,0 em 2025, um avanço de 0,8 ponto, equivalente a 25%.
O que a gestão da professora Fátima Bezerra não diz é que esse resultado é artificial e foi favorecido por uma mudança nas regras da própria Secretaria Estadual de Educação (Seec). Em 2025, o governo publicou uma portaria autorizando estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio a avançarem para a série seguinte mesmo reprovados em até seis disciplinas.
A medida interfere diretamente na taxa de aprovação, que é um dos principais critérios utilizados para calcular o Ideb. Na prática, ao reduzir artificialmente a reprovação, o índice tende a subir, ainda que isso não represente uma melhora efetiva na aprendizagem dos alunos. Desse jeito é fácil melhorar o Ideb.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou a anistia a multas aplicadas a caminhoneiros, motoristas e transportadoras que participaram de manifestações e bloqueios de rodovias depois das eleições de 2022. A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta 5ª feira (6.ago.2026).
A medida beneficiaria participantes dos atos realizados depois da vitória de Lula sobre o então presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno. Os manifestantes contestavam o resultado da eleição. Parte deles defendia intervenção militar e o impedimento da posse do petista.
O perdão foi incluído pelo deputado Zé Trovão (PL-SC), relator da MP 1.343 de 2026, enviada pelo Executivo para alterar as regras do piso mínimo do frete rodoviário. A Câmara aprovou o texto de forma simbólica em 17 de junho.
O trecho vetado estabelecia:
a anulação de multas judiciais e administrativas;
o cancelamento de sanções civis e administrativas;
a extinção de débitos inscritos em dívida ativa;
a suspensão das cobranças em andamento.
A anistia alcançaria transportadores de cargas, pessoas físicas e jurídicas, e motoristas punidos pela participação em manifestações, bloqueios de rodovias ou atos relacionados realizados em 2022.
Ao justificar o veto, o governo afirmou que a anulação genérica de multas violaria a separação dos Poderes e a garantia da coisa julgada. Também declarou que o perdão representaria renúncia de receita sem estimativa do impacto orçamentário e financeiro.
BLOQUEIOS PÓS-ELEIÇÃO
Os protestos começaram na noite de 30 de outubro de 2022, depois da divulgação do resultado do 2º turno. Houve registros de pedidos de intervenção militar e de impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
No dia seguinte, caminhoneiros bloquearam ou interditaram rodovias em 25 Estados e no Distrito Federal. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) contabilizou 321 pontos de bloqueio ativos na noite de 31 de outubro.
O Congresso ainda poderá analisar o veto presidencial. Deputados e senadores poderão mantê-lo ou derrubá-lo em sessão conjunta.
O rebaixamento das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina, determinado pelo Itamaraty nesta terça-feira (4) em resposta aos ataques do presidente Javier Milei a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é a mais grave crise entre dois países que trabalharam para construir fortes laços nas últimas quatro décadas.
A mais recente derrocada entre os vizinhos teve início em 2019, quando o ex-presidente de esquerda Alberto Fernández assumiu o poder no momento em que Jair Bolsonaro terminava seu primeiro ano de mandato no Palácio do Planalto.
Desde então, houve apenas um ano de trégua, no qual os aliados Fernández e Lula comandaram suas respectivas nações simultaneamente. Mas, mesmo nesse período de desavenças políticas iniciado há sete anos, nunca a relação entre Brasil e Argentina esteve em um ponto tão baixo quanto nos últimos dias.
A tensão teve início em 25 de julho, quando Milei chamou Lula de ladrão e presidiário durante o lançamento da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) em São Paulo —um combo que uniu 1. ofensa ao presidente; 2. no evento de um adversário; 3. em solo nacional.
A convocação dos embaixadores da Argentina e do Brasil no dia seguinte não foi suficiente, já que o ultraliberal reafirmou os ataques no último domingo (2), em entrevista a uma emissora argentina. Segundo membros do governo Lula, as relações se darão apenas com os encarregados de negócios nos dois países enquanto os ataques persistirem.
“Isso não tem precedente pelo menos desde o século 19”, afirma Miriam Saraiva, professora de relações internacionais da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). “Quando um país fica sem embaixador, precisa negociar com o segundo escalão. A relação fica mais limitada à manutenção do que já está em funcionamento, e iniciativas novas não conseguem ir para frente.”
O ineditismo da medida não significa que a convivência entre os dois países sempre tenha sido pacata. A história dessa relação, aliás, é marcada por rivalidades até o começo dos anos 1980 —incluindo conflitos armados quando o Brasil era um império e a Argentina ainda não havia se constituído como nação.
Mais recentemente, no século 20, as disputas se davam principalmente pela influência regional. “No início do século 20, por exemplo, houve a chamada Crise dos Encouraçados, a compra de armamentos navais por Argentina e Brasil que quase incorreu no risco de uma corrida armamentista entre os dois países”, diz Tullo Vigevani, cientista político e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Isso mudou na década de 1980, e os dois tratados que simbolizam esse novo momento são um acordo para uso pacífico da energia nuclear, primeiro passo para a criação da Abacc (Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares), em 1991; e, principalmente, a Declaração do Iguaçu, assinada em 30 de novembro de 1985 pelos então presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina) e embrião do que seria o Mercosul.
Isso não significa que não tenha havido desacordos ao longo desse percurso mais recente. “As tensões nas relações bilaterais entre países sempre existiram; elas são inerentes ao convívio internacional. Assim como existe alinhamento e acordo, existe o conflito e a disputa”, diz Leonardo Granato, professor de administração pública na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Algumas das principais disputas ocorreram em 1994, quando, sob o governo Itamar Franco, o Brasil pleiteou de forma mais explícita um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU; e em 1999, quando o presidente argentino Carlos Menem enviou uma carta ao então homólogo americano, Bill Clinton, pedindo a entrada de seu país como “membro associado” da Otan, a aliança militar ocidental.
Em nenhum momento, porém, a crise chegou ao ponto de rebaixar as relações —mesmo quando os dois países se desencontravam ideologicamente, o que não era um pré-requisito para a boa convivência. Isso mudou com a nova onda de direita na região.
Após Fernández vencer as primárias, em agosto de 2019, Bolsonaro afirmou que poderia haver uma onda de migrantes no Rio Grande do Sul “se essa esquerdalha” ganhasse, ao que o argentino respondeu afirmando que o ex-presidente brasileiro era “racista, misógino e violento”.
Quando Fernández por fim venceu as eleições, em outubro, Bolsonaro disse que a Argentina havia escolhido mal seu representante. Dois dias após o pleito, o então deputado federal Eduardo Bolsonaro compartilhou um meme que colocava lado a lado uma foto dele mesmo segurando um fuzil e do filho de Fernández, Estanislao Fernández, que é drag queen.
“O que a gente viu nos últimos oito anos é inédito nessas quatro décadas. São presidentes que não tem o menor desejo de trabalhar juntos, de manter encontros de alto nível. Isso não é tão essencial para a manutenção das relações —as questões práticas do dia a dia, o comércio, investimentos, se mantém”, afirma Paulo Velasco, professor de política internacional da UERJ. “Mas você não tem um impulso que ajude a catalizar projetos em um momento desafiador para a América do Sul.”
A escolha do deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) como candidato a vice-presidente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ocorreu menos de 24 horas antes do anúncio e incluiu uma consulta a outros nomes que estavam no páreo para o cargo.
Estavam cotadas a vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL), por quem Michelle Bolsonaro (PL) brigou pela vaga ao Senado do partido no Ceará sem sucesso, o da própria ex-primeira-dama e o do coordenador político da campanha de Flávio, senador Rogério Marinho (PL-RN).
Priscila, inclusive, foi sondada por telefone na tarde de terça-feira (4), poucas horas antes de Flávio bater o martelo pelo nome de Gaspar como seu companheiro de chapa.
A articulação foi feita em uma força-tarefa restrita ao núcleo duro da campanha. Pessoas envolvidas na negociação afirmam que o nome de Gaspar começou a ganhar força há cerca de duas semanas, em um movimento encabeçado por Marinho.
A busca por opções dentro do PL se intensificou depois que o partido entendeu que poderia terminar sem o apoio do PP e do Republicanos, inviabilizando a indicação de Tereza Cristina (PP-MS) ou de Daniella Marques (Republicanos-RJ) para a vaga.
Gaspar foi consultado sobre a possibilidade de ser vice de Flávio dias atrás. Segundo o relato de duas pessoas a par do assunto, o deputado federal respondeu que estava à disposição para ajudar a campanha, deixando a porta aberta para um convite formal.
O nome de Gaspar também recebeu o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de não ter mais acesso à casa do pai desde 13 de julho, Flávio mantém interlocução com ele por meio de advogados.
Um amigo de Gaspar afirma que o deputado estava em Maceió (AL) quando recebeu a ligação de Flávio na noite de terça, horas depois de lançar sua pré-candidatura ao Senado. Gaspar, segundo ele, voou para Brasília às pressas para participar do anúncio nesta quarta (5).
Antes da chegada de Flávio, Gaspar estava sentado na primeira fileira do auditório ao lado de poucos políticos, como o deputado federal Coronel Meira (PL-PE). Quando o presidenciável se posicionou no palco, Gaspar ficou ao fundo para não levantar suspeitas.
Antes da articulação da definição, Marinho telefonou para Priscila durante a tarde desta terça perguntando se ela aceitaria ser vice de Flávio, caso fosse convidada. Priscila pediu um tempo, conversou com a família dela, com Michelle e com líderes da igreja. À noite, respondeu para Marinho que toparia o convite. Na manhã desta quarta, porém, o senador ligou para avisar que a campanha havia escolhido outra pessoa —mantendo segredo sobre o nome.
Michelle também foi sondada sobre a possibilidade pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, na última sexta-feira (31). A ex-primeira-dama disse que precisava cuidar do marido, em prisão domiciliar, e que não conseguiria conciliar as duas coisas. Michelle só soube da decisão durante o anúncio oficial, de acordo com pessoas próximas.
Segundo relatos, Flávio também ligou para Tereza na noite desta terça para contar que Gaspar seria seu vice e convidá-la para a cerimônia desta quarta, pedindo para que ela mantivesse o nome sob sigilo.
Flávio estava do lado de Tereza quando divulgou que Gaspar seria seu vice, surpreendendo até mesmo parlamentares que já estavam no palco para acompanhar o anúncio.
Para tentar compensar a indicação de um homem para o posto após meses de procura por uma mulher, Flávio tentou se cercar de aliadas. Além de Tereza, estavam no palco a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) —que também foram cogitadas para a vaga.
Integrantes da campanha afirmam que o nome de Gaspar não foi testado em pesquisas internas encomendadas pelo partido.
Pesou, no fim, o entendimento de que um dos principais pontos de desgaste para Lula (PT) será o escândalo de descontos ilegais em aposentadorias e pensões —tema que projetou Gaspar no cenário nacional a partir da relatoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Como relator da CPI, Alfredo Gaspar vinculou as fraudes em aposentadorias e pensões ao governo Lula e a um dos filhos do presidente, o empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha.
O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a abertura de inquéritos contra Lulinha para apurar suspeitas de tráfico de influência. Também vieram à tona pagamentos da empresária Roberta Luchsinger ao ex-chefe de gabinete de Lula Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.
Na visão de correligionários de Flávio, Gaspar pode melhorar o desempenho da chapa junto aos idosos pela atuação dele na CPI. O deputado federal, na avaliação do grupo, também vai reforçar a mensagem de combate à criminalidade, tema central na campanha do PL.
O entorno de Flávio afirma que também pesou na escolha dados colhidos em pesquisas internas sobre a percepção do eleitorado a respeito de Priscila. Havia a preocupação de que a vereadora de Fortaleza passasse a mensagem de inexperiência e imaturidade —pontos que o próprio candidato do PL precisa afastar sobre si.
“O Alfredo é uma pessoa que traz senioridade e credibilidade. Ele defende duas pautas muito importantes, contra a corrupção e de [defesa da] segurança pública”, opina Tereza.
Durante o evento desta quarta, Valdemar tentou afastar a ideia de que Gaspar era a última opção do partido, dizendo que o nome dele era mencionado por Flávio e Marinho há pelo menos seis meses.
“Sempre foi o nome que eles falaram. Eu falava para eles o seguinte: Flávio, pelo menos fala para o Alfredo. [Ele dizia] não fala nada, isso não pode vazar. Vamos levar isso até o final. Não tem um vice melhor para nós do que o Alfredo Gaspar”, disse o presidente do PL.
A Justiz Terceirização divulgou uma nota desmentindo o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, que tentou transferir para a empresa a responsabilidade pela possível suspensão dos serviços de média e alta complexidade prestados à rede municipal de saúde de Natal, custeados com recursos financeiros do Orçamento Geral do Estado (OGE).
A empresa anunciou que esses serviços poderão ser suspensos a partir da próxima terça-feira (11) devido à falta de repasses referentes a dezembro de 2025 e fevereiro e maio de 2026. O secretário Alexandre Motta gravou um vídeo alegando que os pagamentos atrasados são referentes a “contratos anteriores que são indenizatórios”, que segundo ele “não estão protegidos por um contrato” e precisam de “um trâmite especial mais lento para poder fazer o pagamento”.
A Justiz, na nota, rebateu o secretário dizendo que a empresa “sempre esteve amparada por contrato regularmente firmado com a Sesap”. Além disso, afirmou que “o teto financeiro foi extrapolado pela própria Sesap”, o que levou à “necessidade de pagamento pela via indenizatória — modalidade que deveria ser usada apenas em situações pontuais, mas que se tornou justificativa para a inadimplência”.
Em bom português, a empresa está dizendo que o secretário criou uma falsa desculpa para justificar o atraso nos repasses, que poderá resulta na suspensão de serviços essenciais para os usuários da saúde pública em Natal. A incompetência do Governo do Estado, em espacial da Sesap, é mais uma vez desmascarada.
A eleição presidencial de 2026 será a primeira deste século a não ter mulheres nas chapas presidenciais competitivas. Desde 2002, ao menos uma mulher foi candidata a presidente ou a vice-presidente nessas chapas, segundo levantamento da Folha.
A reportagem considerou como competitivas as duplas cujo partido do candidato ao cargo de presidente tinha representante no Congresso Nacional e que conseguiram ao menos 1% dos votos no primeiro turno.
Atualmente, apenas duas mulheres compõem uma chapa presidencial com ao menos 1% de intenção de voto em pesquisas como oúltimo Datafolha, do fim de julho: Samara Martins, candidata a presidente pela UP (Unidade Popular), e sua vice, Raquel Bricio, do mesmo partido. A UP não tem representantes na Câmara e no Senado.
Havia a expectativa de que ao menos mais uma mulher compusesse as chapas fechadas para as eleições de 2026. O senador e candidato a presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aventou mulheres de vice para diminuir a rejeição junto ao eleitorado feminino, mas definiu nesta quarta-feira (5) o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) como parceiro na disputa.
A falta de mulheres com candidaturas para os cargos marca um ano eleitoral no qual a participação feminina na política foi alvo de figuras públicas de direita, como Paulo Figueiredo, aliado da família Bolsonaro que fez declarações questionando o voto feminino, na esteira de investidas contra esse direito no Brasil e nos Estados Unidos.
Nas eleições presidenciais de 2022, três mulheres estiveram em chapas competitivas. Simone Tebet foi candidata a presidente pelo MDB, mas recebeu menos de 5% dos votos no primeiro turno, que disputou ao lado da vice Mara Gabrilli, então no PSDB.
Tebet se tornou ministra do Planejamento no governo Lula (PT) e atualmente é candidata ao Senado por São Paulo pelo PSB.
Também foi vice Ana Paula Matos, na chapa de Ciro Gomes, ambos pelo PDT. Eles tiveram 3% dos votos no primeiro turno.
Já 2018 foi o ano com mais vices mulheres nas chapas presidenciais competitivas. Pelo PC do B, Manuela d’Ávila compôs com Fernando Haddad (PT) a chapa que chegou ao segundo turno, mas perdeu para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcado na vida pública por ataques a mulheres.
Ciro Gomes disputou também naquele ano na companhia de uma mulher, dessa vez Kátia Abreu, pelo PDT. Eles ficaram em terceiro lugar no primeiro turno, com 12,47% dos votos, em cenário no qual parte dos eleitores tentava uma alternativa a Bolsonaro e à candidatura petista.
Foram também candidatas a vice Ana Amélia Lemos, pelo PP, na chapa com Geraldo Alckmin, então no PSDB, e Suelene Balduino, vice de Cabo Daciolo, pelo partido Patriota.
Já Marina Silva, atualmente concorrendo ao Senado por São Paulo, tentou a presidência pela Rede, quando fez 1%.
O ano de 2014 foi marcado pelo feito singular de três mulheres na cabeça de chapas competitivas. Dilma Rousseff (PT) conseguiu a reeleição, mas sofreu impeachment menos de dois anos depois em um processo no qual ela acusou adversários de machismo.
Ela teve como concorrentes Marina Silva, que fez pelo PSB 21,32% dos votos no primeiro turno, e Luciana Genro, com menos de 2% pelo PSOL.
As duas principais concorrentes mulheres também tinham se confrontado em 2010, ano com Dilma e Marina disputando o cargo de presidente da República. A petista fez 46,91% no primeiro turno, contra 19,33% de Marina, que não foi para a segunda rodada da disputa, vencida por Dilma contra José Serra (PSDB).
Em 2006, a única mulher nas chapas competitivas foi Heloísa Helena. Ela fez, pelo PSOL, 6,85% dos votos, ficando em terceiro lugar na disputa. Por fim, 2002 teve uma candidata a vice-presidente: Rita Camata, do PMDB, foi vice de José Serra (PSDB). Eles fizeram 23,2% dos votos no primeiro turno, mas perderam para Lula e José Alencar no segundo.
O escritor e médico psiquiatra Augusto Cury (Avante) anunciou o ex-deputado federal Júlio Delgado como candidato a vice em sua chapa à Presidência da República. Em nota publicada nesta quarta-feira, 5, Cury afirmou que a escolha ocorre depois de receber “carta branca” do presidente nacional do partido, Luís Tibé.
No documento, Cury agradece a Tibé pela confiança e afirma que o dirigente está “preocupadíssimo com essa polarização insana que paralisou o país”. Segundo o candidato, o objetivo é “construir um projeto de Estado para governar a nação centrado em projetos e sem ataques pessoais”.
Na carta, Cury afirma que confiará a Delgado a missão de conduzir negociações de três propostas de reforma:
Mudança do sistema presidencialista para o semipresidencialista;
Fim do mandato vitalício dos ministros do Supremo Tribunal Federal, com mandatos de oito anos, além de alterações na composição da Corte; e
Transformar o ministro das Relações Exteriores em um “superministro secretário de Estado”, com atribuições voltadas à política externa e à promoção das exportações brasileiras.
Ao apresentar o companheiro de chapa, Cury destaca que Delgado foi deputado federal por seis mandatos e o define como um parlamentar que atuou em comissões estratégicas da Câmara, especialmente nas áreas de Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Fiscalização do Poder Público.
O candidato à Presidência também recorda que seu vice presidiu a CPI do Rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), e integrou CPIs como as da Lava Jato, do Mensalão e da Petrobras. Em seu histórico legislativo, ainda atuou como relator do processo que resultou na cassação do então deputado José Dirceu (PT-SP).
Júlio César Delgado é advogado, natural de Juiz de Fora (MG), e filiado ao Avante. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1990. Depois da graduação, trabalhou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados.
Em 1999, tomou posse como deputado federal na condição de suplente. Três anos depois, foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados pelo PPS, quando começou uma sequência de mandatos que se estendeu até 2023.
Ao longo da carreira, Delgado passou por diferentes legendas — PMDB, PPS, PSB, PV, MDB e, desde 2026, o Avante. Durante sua atuação no Congresso, liderou a bancada do PPS e integrou a Mesa Diretora da Câmara. Também disputou duas vezes a presidência da Casa, sendo derrotado em 2015 e 2017.
Em 2022, não conseguiu a reeleição para a Câmara dos Deputados. Dois anos depois, filiou-se ao MDB e disputou a Prefeitura de Juiz de Fora. Em abril de 2026, ingressou no Avante.
O Cicchetti Midway celebra o Dia dos Pais com uma seleção de pratos que reúne referências italianas e clássicos da gastronomia internacional. No domingo (9), o restaurante apresenta dois menus especiais, rolha free e música ao vivo com o cantor Warlan.
A principal aposta é o La Tavola del Papà , a R$ 125 por pessoa, que reúne clássicos italianos em diferentes etapas. Entre as entradas estão Gnocco Fritto com presunto de parma, Bruschetta de tomate com pesto e mozzarella de búfala, Ravioli Pecorino Trufado, Pappardelle Marinara com burratinha e o tradicional Spaghetti Carbonara.
Nos pratos principais, o destaque fica para o Bife Wellington, preparado com filé-mignon, mostarda Dijon, pasta de cogumelos e presunto de parma envoltos em massa folhada. O menu inclui ainda Polvo Grelhado ao molho romesco com batata rústica e chimichurri e Chorizo com purê de batata, cebola caramelizada e demi-glace.
Para grupos maiores, a casa criou o Tavola de Massas, a R$ 115 por pessoa, servido em grandes panelas para compartilhar, proposta que reforça o espírito das refeições italianas em família. Entre as opções estão Rigatoni alla Vodka com tartare de atum, Spaghetti al Mare, Risotto ai Funghi, Risotto al Limone, Penne all’Amatriciana, Gnocchetti com ragù de ossobuco, Linguine ao pesto da casa e Lasagnetta defumada com fonduta de béchamel.
Os pacientes da Unidade Básica de Saúde de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, foram transferidos na noite desta quarta-feira (5) após registro de tiroteio nas proximidades. De acordo com informações do Via Certa, uma das viaturas da Polícia Militar quase foi atingida por disparos durante a troca de tiros com criminosos.
O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, afirmou que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, vive em “condições precárias” na Espanha e negou que o filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha usado a posição do pai para enriquecer. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Poder360 nesta quarta-feira (5).
Quaquá declarou conhecer Lulinha e disse que sua situação financeira contraria as suspeitas. “Conheço bem o Fábio Lula, é um cara que vive hoje em condições espartanas, em condições precárias inclusive, na Espanha”, afirmou.
Ainda segundo Quaquá, “o Fábio Lula é um cara que vive em condições médias do brasileiro e que não é um cara rico, que não se utilizou do fato de ser filho do presidente da República para enriquecer”.
Quaquá declarou conhecer Lulinha e disse que sua situação financeira contraria as suspeitas. “Conheço bem o Fábio Lula, é um cara que vive hoje em condições espartanas, em condições precárias inclusive, na Espanha”, afirmou.
Ainda segundo Quaquá, “o Fábio Lula é um cara que vive em condições médias do brasileiro e que não é um cara rico, que não se utilizou do fato de ser filho do presidente da República para enriquecer”.
Em seguida, acrescentou: “O que vai ficar dessa história toda é que vai provar que ele não tem Ferrari, que ele não é sócio da JBS, que ele vive em condições de classe média e que não é um cara rico”, declarou. Lulinha é alvo de três inquéritos da Polícia Federal relacionados à suspeita de tráfico de influência.
Durante a entrevista, o dirigente petista reconheceu que as investigações podem repercutir na disputa eleitoral. “Ruído sempre cria, porque, infelizmente, a política brasileira é feita na antessala das delegacias”, declarou.
Na mesma entrevista, Quaquá também saiu em defesa de Marcos Rogério de Souza, o Marcola, ex-chefe de gabinete de Lula. Ao comentar os R$ 249 mil recebidos da empresária Roberta Luchsinger, ele afirmou: “Não vejo nenhuma ilicitude você pegar um empréstimo com uma pessoa que você conhece e pagar esse empréstimo”. Segundo o dirigente, é necessário respeitar “a presunção da inocência”
Faz mais de 2 anos q luto por esse direito o Detran me negou, tenho um desgaste na cabeça do fêmur e um encurtamento 1.4 na perna direita.Tenho laudo dos médicos, mas os peritos nem olha pra mim.
Comprar um carro zero
Em novembro de 2017, fui acometido de infarto, permanecendo na uti do hospital por 4 dias. Passei por 2 procedimento de angioplastia e colocando 4 " stends '". Passei por peritos médicos e afirmaram que tenho cardiopatia grave e incurável. Pergunto:
1 – Tenho isenção do pagamento do IPVA?
2 – Como posso conseguir o CNH Especial?
3 – Tenho o direito do beneficio dos 30% na compra de um carro novo?
Fiz uma cirurgia dia 23 de dezembro de 2018 de, escoliose e 4 hérnias de disco. Foram implantados 15 parafusos.
Tenho direito no desconto para aquisição do veículo e IPVA?
COMO PROCEDER?
Meu marido operou da coluna e tem 4 pinos ele tem direito a desconto na compra de um carro automático .
o incentivo p/ vendas de carro no Brasil é imenso, mas por outro lado o investimento em aumentar a área de circulação desses carros vem paradoxalmente diminuindo porque os onibus tem agora faixa exclusiva, os pedestres tambem (e bem larga a calçada), os ciclistas entao nem se fala, são mais privilegiados do que os carros mesmos estes existindo em maior numero. Que delicia se morar em um país louco assim hahaha se um candidato quiser meu voto ele tem que acabar com faixa exclusiva de onibus (que aqui em Natal quase nao tem onibus), acabar com faixa de ciclista e acabar com calçadões p/ pedestres. Ou entao mantem isso tudo, mas proibe a venda à prazo de carros p/ controlar esses vendas e obviamente controlar a quantidade de carros circulando.
Tenho lesão de manguito rotado fiz cirugia em 2009 tenhoo direto a ensençao
tambem tenho artrose na coluna
Boa tarde,
Meu esposo sofreu acidente e deslocou o braço, é não conseguiu operar, ele teria direito a esse desconto?
Meu carro é um Cruze Sport 6 automático.
Quando comprei já optei pelo automático por causa desses problemas.
Gostaria de saber se tenho 30 % de desconto em qualquer modelo de carro ?
Tenho várias doenças da lista assim como escoliose bem acentuada , várias hérnias de disco , artrose e outras.Preciso mudar minha CNH ?
Bom dia, Gostaria de saber qual é o meu direito de obter a CNH especial para compra de veiculo com desconto de 30 por cento, faço HEMODIALICE 3 vezes por semana, problema RENAL, fui reprovado pelo medico do DETRAN sp no dia 01/02/2018 diz o medico que não tenho o direito, Gostaria de saber como me proceder e qual a LEI que me protege.
Como conseguir esse guia
Boa tarde! Tenho uma doença degenerativa na visão em um dos olhos, tenho direito a isenção?
tenho dois dedos apuntados na mão direita . Obs apuntados na falange tenho direito de requerer o veículo
Pessoas abaixo de 1,50 m pode adquirir esse benefício?
Bom dia!!
Fiz uma cirurgia para colocar um CDI no coração, CARDIODESFIBRILADOR INTERNO. queria saber se tenho direitos aos beneficios, ja que eu tenho uma sindrome chamada, SINDROME DE BRUGADA.
tenho diabetes tipo 2 comprovada eu tenho o direito aos 30% pois fiquei sabendo QUE EXISTE CLASSIFICAÇÃO COMO Doença degenerativa. E se é possível me indicar o caminho do processo.Sou aposentado por idade meu rendimento é um pouco mais que o salário.
Bom dia fiz uma cirurgia na cervical retirei parte desta e tenho uma protese de titânio no local.Tenho os exames todos essa cirurgia foi feita a 8 anos. Gostaria de saber tenho algum direito?
Como obter essas infomacoes
Boa noite tenho uma hernia de disco. quero saber se eu tenho direito
Sou portadora de hérnia de disco . Tenho 3 na região lombar . Gostaria de ter informações sobre como adquirir um carro com o desconto previsto em lei. Pode ser qualquer carro?
meu nome é loreni, tenho 61 anos de idade, tenho a necessidade de comprar um carro, fiquei sozinha, tenho ernea de disco lombar e cervical, gostaria de saber se tenho direito do desconto e isençao de ipva.grata
Meu filho e bipolar. Ele tem direito?
E eu sofri um Abc isquemico . Temos direitos.?
Oi gostaria de saber como dou início para a isenção do IPva?
Boa noite! Minha mãe sofreu um AVC há dez anos e perdeu os movimentos do lado esquerdo do corpo. Voltou a andar com muitas dificuldades e precisa se deslocar de segunda a sexta até uma cidade vizinha que fica distante 100km para fazer a fisioterapia. Ela tem direito aos "benefícios" na compra de um carro popular? Obrigado!
Oi tudo bem?tenho turno do carpo nas duas mãos, ja operei,mas ñ obtive grande sucesso na cirurgia.As dores noturnas diminuíram,mas fiquei com pouca força nas mãos. Em época de frio não consigo segurar um copo de água, as mãos paressem que congelam.Isso me dá direito a lutar pelo desconto?
Quero os formulários pra conseguir
Boa noite eu tenho hérnia de disco na lombar e na cervical já operei cervical no into agora vou entrar na fila para operar a lombar ou entrar na fila do ombro q está com artrose,Aida tive paralisia facial lado direito será q eu posso comprar um carro com desconto por favor espero um resposta de vcs muito obrigado q deus abençoe todos vcs.
Fabrício. Me contacte por email por favor.
Ola minha mãe tem LER, como devemos proceder para obter esse desconto?
Ola boa noite .sou operado da coluna tenho 14,pinos isto me da .direito a conpra um carro com desconto.
Por favor…quais sao as dicas passo a passo onde posso me informar sobre o post que me interessou muito…se tenho direito vou fazer jus do meu direito..
tenho aneurisma da ahorta e cardiopatia grave tenho direito ao desconto
a
Uma cirurgia na coluna lombar com 6 pinos
Tenho artrose na coluna lombar tenho fibromialgia e tenho hérnia de disco na cervical … Como faço pra ter esse direito?
Posso ficar livre de ipva com alguma doença dessas?tipo tendinite.
Operei o coração 3 x e sinto muita dor por ter tido o osso serrado tinha um carro sem direção hidráulica e tive que vender pois não consigo dirigir por sentir muita dor será que consigo o desconto
tenho artrite artrose nervo ciatico e ernia de disco, como faço para começar a entrar com os papeis.preciso de uma pessoa que saiba mexer
Tenho interesse.
Mas o que tenho a fazer
Tenho hérnia de disco com laudo médico
Queria uma informação se possível, se a esposa tem uma determinada doença que dê a ela o direito do desconto mas a mesma não tem CNH, o esposo pode usar este direito?
minha carteira nao é especial tenho direito.Pois
tenho protese total joelho D e Artrose joelho E mas cnh a 41 ano e completo 62 anos em junho.
boa tarde !
gostaria de saber, se eu tenho direito esse beneficio , tenho os dois joelhos operado , com forme eu dirijo muito, meus joelhos incham.
gostaria de saber se tenho direito .
Qual a lei que prevê esse benefício?
E para conseguir o desconto do IPVA precisa de qual doc umentacao e em qual órgão dá entrada?
Espondilite anquilozante também da direito de insenção na compra do carro? Obrigado.
Qual órgão devo procura para dar entrada no proceso ?
Eu tenho um problema de coluna hérnia de disco com laudo e ressonância magnética qual é o primeiro passo que devo toma, onde ir ,que guia seria está,.
Eu tenho um problema na coluna e tem laudo e mais e onde eu possa encontrar esse desconto aqui na Bahia eu moro na região de vitória da conquista
Tenho tendinite no braço. Tenho direito de isenção do ipva ?
Eu tenho direito pois tive ler tenho certificado de reabilitação do inss e o medico ja me alertou a respeito porem não sei como fazer documentação podem me ajudar ?
Eu tenho uma vertebropastia?devido acidente de carro se enquadra no perfil de desconto?
Gostaria de saber qual o maior valor do veículo que o deficiente pode adquirir? Pode ser qualquer tipo de veículo, passeio e utilitários?
Olá,minha esposa tem um S na coluna será que ela se encaixe nesse desconto?
Bom dia,fiquei sabendo por meio que quem tem doenças cronicas podem comprar carro zero k,gostaria de saber se tenho direito e como posso fazer,tenho tendenite,bussite no braço direito e esquerdo e também ler,tunio do carpo não sei se assim que diz,fui mandada embora do emprego de 11 anos por essas doenças.
ola e o rozinaldo,o medico nao deixa mais ela dirigir.
minha esposa tem epilepecia tem direito a descontos na compra de carros novos,
O post colocou a coisa como se fosse muito facil e só chegar na loja e dizer que tem tendinite e sair com o carro ….Eu tenho reumatismo …bursite ….Hernia de disco ….coluna com degeneracao e to a 1 ano tentando .
Incluzive as proprias lojas tem propaganda sobre veiculos especias as pessoas que sao tapadas e ficam assistindo só novela …
As lojas de veiculos tem um setor especial pra atender essas vendas especiais chama VENDA DIRETA ai o deficiente tem desconto , CNPJ tem desconto, Pridutor Rural
O carro fica alienado ao motorista nao podendo repassar ….so depois de 2 anos .
O processo necessita de laudo medico e exame direto no Detran com a junta medica …No total esta saindo em 9 meses a 1 ano . Qualquer loja de veiculo pode dar entrada no orocesso cobrando em torno de 1 mil a documentacao .Carros menos de 70 mil . As doencas sao essas do post. Levar exames de ressonancia e raio X atualizadas e laudo de um medico com o nome tecnico da doenca Cid
Tenho tendinite. Tenho direito? Qual o procedimento?
Boa tarde, tenho ernia de disco como faço pra dar início a um carro novo?
Informação é sempre muito bem vinda e, quanto mais melhor. Parabéns ao Bloco do BG por nós trazer algo tão útil. Contudo, se dependesse dá população, em geral, pelo simples egoísmo, há muitos que encontram benefícios e não divulgam. Parece que é para evitar que, com muito uso (abuso), não se tenha mais o mesmo direito no futuro. Enfim, eu vou divulgar, e muito, agora mesmo.
Fui operado de câncer de próstata em 2010 e faço acompanhamento médico anualmente fazendo psa normal eu tenho direito a inserção dos impostos?
Tem sim, Airton.
Como essa lei beneficia as classes menos favorecidas ela nunca foi divulgada.
Esse post é sério mesmo? Foi testado pela produção?
Qual é a lei que obriga uma pessoa que tem hérnia de disco a ter desconto em compra de carro? Quero saber para compra o meu,
Agora tomar cuidado que a info leva a você a comprar um GUIA PARA ISENÇÃO que um picareta lá tá vendendo por de 1700 por 100 reais. Todo com muita cara de pilantragem, comentários falsos, notas pagas em sites duvidosos. Todo com essa cara de 100% garantido ou devolvemos seu dinheiro. Eu não confiaria muito nessa info.
Reportagem incompleta, faltou mencionar a lei.
Lei 8.989/95
Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995
2.2 .Imposto na compra de carro (IPI, ICMS, IPVA, IOF)
Para gozar das isenções de impostos na compra de veículos é necessário que a pessoa seja portadora de deficiência física que a impossibilite de dirigir automóveis de fabricação nacional comuns.
Pessoa portadora de deficiência física é aquela que apresenta alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho das funções.
O direito às isenções não surge pelo fato de ter doença grave, é preciso que a mesma ocasione deficiência física, como acima explicado.
Fonte: https://jus.com.br/artigos/17852/beneficios-fiscais-aos-portadores-de-doencas-graves-e-incuraveis/2
Onde consegue-se o guia?
Qual a lei???
Lei 8.989/95
Deficiente Auditivo tem direito?
Queria saber qual a lei????
Lei 8.989/95
Muito bom.saber!
Para essa postagem ser completa, só faltou mencionar qual e a lei. :/
Lei 8.989/95