Política

Quem lidera os protestos contra corrupção e Dilma

No protesto programado contra impunidade e o governo Dilma Rousseff para este domingo 13, uma série de movimentos estão na linha de frente das manifestações.

Esses movimentos têm como característica comum a adesão principalmente de jovens insatisfeitos com a corrupção e uma forma de cooptação bastante eficiente e rápida: as redes sociais.

Conheça três destes movimentos para compreender sua origem e o que reivindicam:

VEM PRA RUA

Tem início em outubro de 2014 e se autodenominam “a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado”. Seus criadores, como Rogério Chequer, afirmam que o movimento é contra qualquer tipo de violência e extremismo político. Apartidários, seus militantes vão desde jovens, profissionais liberais e donas de casa insatisfeitos principalmente com a política-econômica e a corrupção no País.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/

MOVIMENTO BRASIL LIVRE

Um dos principais responsáveis pelo movimento pró-impeachment. Em sua página na internet denominam-se “entidade que visa mobilizar cidadãos em favor de uma sociedade mais livre, justa e próspera”.

Um de seus líderes é Kim Kataguiri, escolhido pela revista americana Time como um dos jovens mais influentes do mundo.

No ano passado, organizou com outras pessoas do movimento uma marcha de São Paulo até Brasília para pedir o impeachment de Dilma Rousseff, que culminou com um encontro com Eduardo Cunha, para entrega do pedido de impedimento da presidente.

Defendem quatro pontos considerados críticos em suas próprias palavras:

– Imprensa Livre e Independente, sem verbas ou regulamentações governamentais que influenciem seus posicionamentos;

– Liberdade Econômica, um mercado livre de regulações abusivas e impostos escorchantes;

– Separação de Poderes: instituições independentes, livres da ingerência sufocante de partidos totalitários;

– Eleições livres e Idôneas: um processo eleitoral transparente e livre coerções partidárias;

– Fim dos subsídios diretos e indiretos a ditaduras, tributos cobrados do povo brasileiro devem ser investidos no Brasil.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/mblivre

REVOLTADOS ON LINE

Querem “banir o petismo e o bolivarianismo no país.” Quando surgiram, defendiam que apenas a intervenção militar daria jeito no Brasil, mas a afirmação acabou sendo alvo de críticas.

Um de seus líderes é Marcello Reis, um empresário que se diz falido pelo governo do PT e considerado radical em suas posições.

De acordo com reportagem do jornal El Pais, parte do grupo diz acreditar que o militar Jair Bolsonaro seria o mandatário ideal para comandar o Brasil.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/revoltadosonline

ISTOÉ

Opinião dos leitores

  1. Se perguntarem para a metade dos manifestantes q estararão nas ruas amanhã o "pq de estarem protestando"? Com certeza não saberão responder!

  2. E os poderes já não são separados? As eleições já não são livres? Desse jeito é melhor ficar em casa. Agora, se decidirem pedir uma reforma política, fim dos cargos comissionados (em todas as esferas e níveis de governo), fim da figura de suplentes nos cargo políticos (para evitar que após as eleições o candidato eleito assuma um outro cargo e seu suplente entre em seu lugar), aí eu irei. Por enquanto ficarei lendo algum livro…

  3. A maioria jovens que não viveram ou pouco conhecem a época da ditadura. Sem noção do tamanho do equívoco de suas ações. São contrários à corrupção, mas não se dão ao trabalho de reconhecer que este mal no Brasil não é de hoje e que, portanto, foi nos últimos governos que a corrupção foi colocada em Cheque, incentivado por políticas do próprio governo. Vão estudar!!! Vão ver as estatísticas sobre os avanços do Brasil. Pura vontade de aparecer, de fazer história a qualquer custo; de estar na mídia (afinal, está está cada mais mais potente e evidente), aparecer na "revista americana Time como jovens mais influentes do mundo".

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sucesso de público marca o tradicional Leilão de Sant’Ana organizado pelo ex-prefeito Álvaro Dias em Caicó

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na noite deste sábado do tradicional Leilão de Sant’Ana, realizado na Granja Caiçara, em Caicó. Integrando a programação oficial da Festa de Sant’Ana, o evento superou as expectativas de público e participação, reunindo fiéis, famílias e lideranças políticas de diversas regiões do estado.

Antes do leilão, a programação contou com a tradicional Peregrinação de Sant’Ana, marcada pela celebração da Santa Missa, reunindo devotos e famílias em um momento de fé, devoção e confraternização. Realizada anualmente, a peregrinação consolidou-se como um dos momentos mais tradicionais da programação que antecede a Festa de Sant’Ana de Caicó.

Durante a celebração, Álvaro Dias agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância da fé para o povo seridoense.

“Gostaria de agradecer a presença de todos vocês neste momento de fé e devoção. Com nossa fé em Sant’Ana, que ela continue protegendo o nosso Seridó.”

Participaram da programação o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira; o prefeito de Acari, Fernandinho; o prefeito de Natal, Paulinho Freire; a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome; os vereadores de Natal Kléber Fernandes, Irapuã Nóbrega, Daniell Rendall e Aldo Clemente; a pré-candidata a deputada estadual Anne Lagartixa; o deputado estadual Adjuto Dias; o deputado federal General Girão; a pré-candidata a deputada federal Nina Souza; o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante; os ex-prefeitos de Caicó Robson de Araújo (Batata) e Bibi Costa; o Padre João Júnior, pároco da Catedral de Sant’Ana de Caicó; o diácono Severino Neto; além de prefeitos da região, lideranças políticas, fiéis e representantes da sociedade caicoense.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ativistas promovem “enterro do capitalismo” em Fortaleza, com presença da ex-prefeita Maria Luiza

Imagens: Thays Maria Salles/O Povo

O movimento Crítica Radical realizou ato simbólico chamado “Enterro do Capitalismo” neste sábado, 18, na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza. O local é chamado pelos ativistas de Praça Rosa da Fonsêca, em homenagem a uma das suas fundadoras do grupo. A ex-prefeita da capital cearense, Maria Luiza, esteve presente no ato.

A atividade homenageou o filósofo alemão Robert Kurz (1943–2012) e marcou o início da Jornada Emancipatória, proposta apresentada pelo Crítica Radical com um conjunto de iniciativas para ampliar debates sobre meio ambiente, mobilidade, violência, direitos sociais, entre outros temas.

Com um caixão cenográfico, o ato reuniu militantes em frente à aroeira plantada em 2012 logo após a morte do filósofo alemão. Durante a roda de conversa, Jorge Paiva, um dos fundadores do grupo, explicou que Kurz promoveu uma ruptura no marxismo ao aprofundar a crítica ao capitalismo.

“A maior homenagem que nós podemos prestar ao companheiro é enterrar o capitalismo, sair dessa sociedade, construir uma outra sociedade. E, para isso, nós temos que estar autoconscientes. Temos que dimensionar bem o conteúdo da crise do sistema que não se fala. A palavra ‘capitalismo’ na direita e na esquerda é proibida. Ninguém comenta isso. Ou quando comenta é uma visão marxista da luta de classe”, contextualizou.

O Povo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PERIGO NAS REDES: perfis anônimos expõem crianças e adolescentes de escolas particulares de Natal em “rankings” no TikTok


O Blog do BG identificou a existência de perfis não oficiais de diversas escolas particulares de Natal no TikTok que usam o nome de “explana” ou “explanei” para criar rankings e expor estudantes — incluindo crianças e adolescentes — com base na aparência física, em características pessoais e até em supostos relacionamentos.

A denúncia que chegou ao Blog do BG através de um leitor foi confirmada pela reportagem. As páginas publicam fotos retiradas de perfis de WhatsApp e de outras redes sociais, sem autorização, para montar listas como “as mais bonitas”, “as mais gostosas”, “os maiores espantas”, “pessoas muito estranhas”, “quem não combina com a escola” e até “trisais que vão acontecer no veraneio”. Em alguns casos, os perfis ainda informam a escola, a série e até a turma dos estudantes, facilitando sua identificação.

Alem do bullying em si, ao divulgar imagens e informações de menores de idade, essas páginas expõem crianças e adolescentes a riscos reais, tornando-os potenciais alvos de criminosos, especialmente de pedófilos. Para agravar a situação, várias publicações são acompanhadas por músicas com forte conotação sexual, enquanto os próprios alunos aparecem comentando e interagindo com os rankings, como se tudo não passasse de entretenimento.

Na prática, porém, trata-se de uma conduta que pode configurar cyberbullying, difamação, injúria e violação dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tanto os autores, quando identificados, quanto os pais deles e até quem curte, comenta ou compartilha as publicações podem ser responsabilizados pela Justiça.

A situação acende um alerta tanto para as escolas, que precisam adotar medidas imediatas para combater a violência digital. A responsabilidade, no entanto, também envolve as famílias, que têm a obrigação de ficar de olho no que seus filhos andam fazendo nas redes sociais, além de alertar para os riscos e as consequências desses comportamentos. É fundamental também conscientizar os próprios estudantes que violência digital não é brincadeira e tem consequências legais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito de Nova York ameaça mandar polícia da cidade prender Netanyahu durante Assembleia da ONU

Foto: NYCMayor via X

O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, está avaliando se tentará prender o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, durante a próxima Assembleia Geral da ONU, segundo declarou em uma entrevista publicada no sábado, 18.

“Acho que o primeiro-ministro Netanyahu pertence a Haia”, disse Mamdani ao The New York Times. “É um criminoso de guerra que foi acusado pelo Tribunal Penal Internacional.”

O esquerdista muçulmano Mamdani, que qualificou Israel como um “regime de Apartheid”, acrescentou: “Essa é uma opinião compartilhada por muitos, simplesmente pelo que suas ações têm provocado ao longo de todos esses anos”.

Ele admitiu, contudo, que não tem certeza se possui autoridade para ordenar ao Departamento de Polícia de Nova York que detenha um líder estrangeiro, mas está debatendo o assunto com a equipe jurídica da cidade.

“Seja lá o que for que a lei me permita fazer na cidade de Nova York, é isso que faremos”, afirmou.

A Assembleia Geral da ONU, uma grande reunião de líderes mundiais, será realizada em setembro na sede da organização em Nova York.

No passado, Mamdani prometeu enviar a polícia de Nova York para cumprir mandados de prisão contra líderes procurados pelo Tribunal Penal Internacional, incluindo Netanyahu e o presidente russo Vladimir Putin.

O TPI, com sede em Haia, afirmou, em 2024, que tinha motivos razoáveis para acreditar que Netanyahu era responsável por crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados à ofensiva de Israel em Gaza após o ataque sem precedentes de 7 de outubro de 2023 perpetrado pelo Hamas.

Danny Danon, embaixador de Israel junto às Nações Unidas, respondeu rapidamente a Mamdani.

“Em vez de se concentrar nas suas responsabilidades como prefeito e enfrentar a crescente onda de antissemitismo na cidade, ele optou por incitar a hostilidade e gerar manchetes atacando o Estado de Israel”, escreveu Danon no X.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corrente de orações pela saúde do Monsenhor Lucas Batista Neto

magem: reprodução

O Monsenhor Lucas Batista Neto encontra-se internado na UTI após sentir um cansaço e arritmia cardíaca. Ele foi submetido a exames e o Dr. Kerginaldo Torres entendeu que seria mais prudente mantê-lo internado.

Conclamamos os cristãos para uma corrente de orações para restauração plena da saúde do nosso querido Monsenhor Lucas Batista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Viver Saúde abre nova clínica em Nova Parnamirim

Foto: Divulgação

A Viver Saúde inaugura nesta segunda-feira (20) uma nova unidade da Viver Clínica em Nova Parnamirim. A solenidade de abertura será realizada às 19h, na Rua Jabuticabeira, 159, na região de Cidade Verde.

A clínica passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados das 8 às 12h, atendendo beneficiários da operadora. A nova unidade conta com estrutura moderna e projeto arquitetônico assinado pela arquiteta Cypriana Pinheiro.

Segundo o diretor comercial da Viver Saúde, Idris Saldanha, a abertura da unidade acompanha o crescimento da região e a demanda por uma estrutura própria de atendimento.

“Quando a gente analisa a evolução da nossa carteira de beneficiários, fica claro que Nova Parnamirim passou a ocupar uma posição importante dentro da operação da Viver. Abrir uma clínica aqui é consequência desse crescimento. Estamos levando a estrutura para onde as pessoas estão e onde a demanda já existe”, afirma.

A unidade oferecerá consultas em clínica geral, pediatria, ginecologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia. A estrutura também contará com exames de ultrassonografia, mamografia e raio-X, além de serviços de fisioterapia.

Com a inauguração da unidade em Nova Parnamirim, a rede própria da Viver Saúde passa a contar com três Viver Clínicas em funcionamento: a primeira localizada na Avenida Prudente de Morais, a segunda no Harmony Medical Center e, agora, a nova unidade em Nova Parnamirim.

E o plano de expansão continua. Ainda neste mês, a Viver Saúde inaugura sua quarta unidade, no Partage Norte Shopping, ampliando o acesso a um atendimento de qualidade, mais próximo e integrado para seus beneficiários.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Michelle diz que “não há nenhuma possibilidade” de ser vice de Zema

Screenshot

Foto: Reprodução 

Após o ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) dizer que a ex-primeria-dama Michelle Bolsonaro (PL) é uma possibilidade para compor sua chapa no cargo de vice-presidente, a esposa de Jair Bolsonaro (PL) negou que exista essa chance.

Zema deu a declaração na tarde do último sábado (18), após o 10º Encontro Nacional e Encontro Estadual do Partido Novo, realizado em São Paulo.

Ele afirmou que o critério para a definição de vice é que a pessoa seja “ficha limpa”. Quando questionado sobre Michelle ocupar o cargo de vice, Zema respondeu: “É uma possibilidade, como outras também são”

Horas depois, por meio das redes sociais, a ex-primeria-dama publicou nos stories do Instagram que ainda não sabe se irá ser candidata ao Senado Federal e negou ser uma possibilidade ser vice de Zema.

“Primeiro, eu não defini se serei candidata nem ao Senado. Portanto, essa proposta não pode sequer ser cogitada. Segundo, estou filiada ao PL. Um mesmo partido não pode ter duas cabeças de chapa concorrendo em coligações distintas para os mesmos cargos majoritários”, iniciou Michelle.

Ela destacou ainda que continua “priorizando os cuidados” com Jair Bolsonaro, que segue cumprindo pena em prisão domiciliar, e finalizou dizendo que “não nenhuma possibilidade” de ser vice de Zema.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] REPERCUSSÃO NACIONAL: Caso de bando que fingiu ser polícia, invadiu casa com bebê e aterrorizou família em Natal ganha destaque

Imagens: Reprodução

O caso de suspeitos que se passaram por policiais durante uma invasão a uma residência em Natal repercutiu nacionalmente.

A ocorrência foi registrada neste sábado (18), em uma comunidade da região metropolitana de Natal. Segundo informações preliminares da polícia, os suspeitos chegaram ao local em dois veículos, usando armas e com os rostos cobertos, e afirmaram procurar um suposto integrante de uma facção criminosa rival.

No momento da invasão, estavam no imóvel apenas três mulheres, um bebê e dois cachorros. Conforme o registro da ocorrência, os suspeitos simularam uma abordagem policial e ameaçaram os moradores durante a ação.

Como o alvo procurado não estava na residência, o grupo roubou celulares, uma televisão e uma quantia em dinheiro.

Ainda segundo informações policiais, antes de deixar o local, os suspeitos efetuaram disparos para o alto. Durante a ação, um dos cachorros da família foi morto.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado ou preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

CAÇADA TERMINOU: Suspeito de matar ex-companheira e ex-sogro na Grande Natal é preso após 4 dias foragido

Foto: Reprodução

O policial penal Francisco Hélio Gomes, suspeito de matar a ex-companheira e o ex-sogro, foi preso neste sábado (18), em Senador Elói de Souza, no Agreste potiguar. Policiais militares do 15º Batalhão efetuaram a prisão, conforme informações do NOVO Notícias.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito foi encontrado após sair de uma área de mata, apresentando sinais de desorientação e escoriações pelo corpo. Com ele, os policiais apreenderam uma arma de fogo, que será periciada para verificar se foi usada no crime.

Foto: Reprodução

Francisco Hélio era procurado desde a noite da terça-feira (14), quando Dayane Gonçalves da Silva, de 37 anos, e Denilson Paiva de Oliveira, de 59 anos, foram mortos dentro de uma residência na comunidade de Dom Marcolino, em Maxaranguape.

De acordo com a investigação, o policial penal teria chegado ao imóvel por volta das 23h. A investigação está sob responsabilidade da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

DINHEIRO ESQUECIDO: Brasileiros ainda têm R$ 6,2 bilhões disponíveis para resgate

Foto: Reprodução

Os brasileiros ainda têm R$ 6,24 bilhões esquecidos em bancos e outras instituições financeiras, segundo dados de maio do Sistema de Valores a Receber (SVR), divulgados pelo Banco Central.

Do total disponível, R$ 4,44 bilhões pertencem a 24,08 milhões de pessoas físicas. Outros R$ 1,80 bilhão podem ser resgatados por 2,27 milhões de empresas.

Apesar do valor ainda ser bilionário, o saldo caiu em relação a abril. Naquele mês, havia R$ 10,32 bilhões disponíveis para saque. A redução foi de cerca de R$ 4,08 bilhões, o equivalente a 39,5%.

Em março, o volume de recursos esquecidos chegou a R$ 10,58 bilhões, o maior patamar registrado pelo Banco Central desde dezembro de 2025.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *