Diversos

43% dos brasileiros defendem a volta da intervenção militar, diz pesquisa

Pesquisa de opinião exclusiva feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da coluna detectou que 43,1% dos brasileiros defendem a volta da intervenção militar provisória ao Brasil. 51,6% são contra e 5,3% não sabem ou não responderam.

A coluna encomendou o levantamento após perceber o apoio de internautas às declarações do general Antonio Mourão, que há duas semanas defendeu em palestra uma intervenção e não foi punido pela fala.

O resultado da pesquisa deixou o diretor do instituto, Murilo Hidalgo, surpreso com os números.

— Em 27 anos de pesquisas de opinião é o resultado que me deixou mais surpreso. Mas é importante lembrar que fizemos essa mesma pergunta em dezembro de 2016 e o apoio foi de 35%, então há um apoio crescente.

O apoio à volta da ditadura militar é maior entre os jovens de 16 a 24 anos, quando chega a 46,1% (numericamente empatado com os que se dizem contrários, que são 47,8%) e menor entre os mais velhos, de 60 anos ou mais, com 37,2% de apoio à volta da ditadura e 56,2% contrários. O motivo pode ser o fato de os mais jovens não terem vivido durante o regime militar.

— As pessoas que defendem querem ordem. O perigoso é que há uma parcela grande da população que não viveu a ditadura e não sabe como foi e tem uma sensação de que era melhor. Não pensa que em um regime militar eu e você estaríamos presos só de estar falando sobre isso, fazendo e divulgando a pesquisa.

Por escolaridade, o apoio à volta da ditadura é maior entre os menos escolarizados, com 44,4% de favoráveis à volta do regime e 38,9% de apoio entre os entrevistados de nível superior. Entre entrevistados que trabalham e os que estão desempregados não houve muita diferença: apoio de 43,6% entre os que estão no mercado de trabalho e 42,1% entre os que estão fora.

Já entre as regiões, Norte e Centro-Oeste concentram o apoio à volta da ditadura militar com 44,8%, seguido de Sudeste, com 43,2%, Nordeste com 42,9% e Sul com 41,1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de setembro de 2017 com 2.540 brasileiros de 16 anos ou mais por meio de questionário online. O grau de confiança de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para os resultados gerais.

Coluna do Fraga – R7

 

Opinião dos leitores

  1. Eu duvido que tenha só 43 % da população pedindo pela intervenção , ninguém aguenta mais a vida no Brasil cada dia acontece uma denuncia nova e roubo toda hora eu mesmo já tive esse ano 4 carros roubados só esse ano , e não aguento mais o que está acontecendo clamo pela intervenção se demorar mais pode ser tarde demais.

  2. O que muitos não sabem sobre o que foi chamado "Milagre Econômico" do governo militar e quais suas consequências?
    Ou melhor, a que preço nós aparentemente progredimos?

    Por meio de empréstimos vultuosos do Banco Mundial e do FMI, cujos objetivos eram, além de ganhar dinheiro com os juros da dívida gerada, nos manter em rédea curta, dominados. Pois a interferência americana em todos os setores da sociedade eram uma verdadeira invasão de privacidade e entrega da soberania nacional em forma de submissão a tudo que o Banco Mundial e o FMI diziam, recomendavam ou simplesmente receitavam.
    Nessa época era comum "missões" do FMI e do Banco Mundial aqui no Brasil dizendo como fazer ou não fazer, cobrando resultados e ditando normas.
    Qualquer semelhança com o RN SUSTENTÁVEL não é mera coincidência. E´assim que funciona, pois não existe almoço grátis e o que eles querem é entrar em nosso país e abocanhar as nossas riquezas nos convencendo que somos incapazes de cuidar dela sozinhos.

    O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período.
    Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.

    Principais características deste período:

    Aspectos positivos:

    – Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 7% e 13% ao ano;

    – Melhorais significativas na infraestrutura do país;

    – Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria.

    – Significativo desenvolvimento industrial, alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica. O setor foi puxado, principalmente, pelo crescimento e fortalecimento das empresas estatais.

    Aspectos negativos:

    – Inflação elevada. No período, a inflação ficou entre 15% e 20% ao ano.

    – Aumento da dívida externa. O desenvolvimento econômico foi bancado, principalmente, com empréstimos no exterior. Esta dívida prejudicou o desenvolvimento do Brasil nos anos futuros, pois criou uma dependência com relação aos credores e ao FMI (Fundo Monetário Internacional), além de comprometer uma significativa fatia do orçamento para pagamento de juros da dívida.

    – Embora a economia tenha crescido consideravelmente, não houve distribuição de renda e, portanto, aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país com o aumento da concentração de renda nas mãos dos mais ricos.

    Ao final do período, estávamos tão endividados, a desigualdade social tão absurda e a inflação tão alta, que não foi mais possível segurar a "onda pela democracia" representada pela luta pelas "DIRETAS JÁ".
    Será que já esquecemos porque lutamos tanto e queremos voltar pro cativeiro?

    1. Depois da ditadura veio o grande "sarney", inflação de 85% ao mês e o começo da ROUBALHEIRA desenfreada dos ditos "democratas das diretas já", essa corja de políticos não a um que preste são todos desavergonhados, tomaram o País de ASSALTO. Abaixo todos eles e seus defensores.

    2. Você misturou as coisas. A pesquisa é pela INTERVENÇÃO MILITAR e não DITADURA MILITAR. Leia novamente.

    3. WEB, que garantia você dá de que uma coisa não leve a outra?

  3. Pessoal, intervenção militar já está acontecendo agora no Rio de Janeiro, como também já teve em Natal, portanto, tá passando da hora de ter no Brasil como todo, até colocar ordem nesse cabaré que tá bagunçado de mais da conta em todos os sentidos.

  4. O texto é tendencioso. O apoio é pela INTERVENÇÃO MILITAR, e não pela Ditadura militar. O texto começa falando que a população apois a intervenção. Aí, no 5° parágrafo muda o termo para ditadura. Disto só podemos concluir que quem o escreveu agiu de má fé. Ou seja, é uma pessoa mal intencionada.

  5. Você, quê tá falando em democracia, me diga onde está o compromisso, o respeito, desses políticos corruptos e bandidos com o povo Brasileiro, me diga onde está o STF que é prá impor a ordem jurídica no pais? eu digo a vocês, tá defendendo a corrupção no pais, porquê? porquê todos quê estão lá foram colocados por políticos. se o STF não devesse favores a esses bandidos já estavam todos presos, Militares no poder não é ditadura não, é moralizar um país de corruptos, Militares fechem senado, câmara de deputados, STF, esses são o câncer do país, o remédio é as FORÇAS ARMADAS.

    1. Excelente comentário, essas pessoas vem falar de democracia em um país que esta claro que não existe (democracia).
      Poderes corrompidos, leis frageis, juizes com interpretações ridiculas, bandidos que fazem todo tipo de atrocidades soltos, desemprego, saude, educação e segurança uma bosta…

  6. Perguntar não ofende , os defensores de regime militar, respondam me , "Qual a nação do mundo que se desenvolveu sob o domínio de uma ditadura militar?" Gente, Democracia se faz com participação, compromisso,Liberdade, Respeito fiscalização e educação…. Estes são os princípios da democracia, nós Brasileiros reduzimos a democracia ao simples fato de votar…. Pergunto novamente , EM QUEM VOCÊ VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO E SENADOR? Você acompanha , cobra , vai atrás… passa email? fiscaliza? você delega sua representação e depois não cobra, não vai atrás, espera que o seu representante faça aquilo que você não faz…. Agora com relação a MILITAR NO PODER, só se for pelo voto, já que estão bem nas pesquisas, não será difícil vencer as eleições é só candidatarem um MILITAR .

    1. Eu respondo o BRASIL
      Só pode falar do regime militar "ditadura" quem tem mais de 60 anos os mais novos só sabem por
      Lucros e quem escreveu esses livros eram todos que queriam ganhar no mole como hoje seria os políticos

  7. Acredito que na atualidade as pessoas nao querem uam DITADURA, a intervenção militar teria que ser apenas para banir os políticos do poder, até pq nos tempos atuais, em plena era digital, os militares não teriam como controlar, por exemplo, a liberdade de expressao, a ideia atual de intervenção nao esta associada a DITADURA, com excessos de proibições, principalmente relacionado ao povo.
    Os militares devem assumir, única e exclusivamente para dar jeito nos tres poderes, q estao podres.

    1. Quem dar jeito é votando correto e nao eleger representantes de empresas.

    2. Brother, na moral, quantas pessoas votaram naqueles que elas julgavam uma pessoa idônea e no final o canditado foi pego envolvido em algum caso de corrupção?
      Antes já era dificil, pelo menos para mim, acreditar na classe polítca, atualmente entao piorou.
      Não adianta votar, presidente nao governa só, a podridao do país não é so no legislativo e excutivo, existe o judiciário tbm.

    3. Melhor votar em empresario do que em pelego ou servidor publico que so pensa no proprio bolso.. pelo menos o empresario tem gerado emprego, enquanto o sindicalista-pelego tem gerado desemprego e muito imposto pra o povo pagar. Metade do país é sustentado pela outra metade que produz.. isso é ridículo.

    4. Quem colocou um "OPERÁRIO " no poder que roubou tanto ele é sua turma que quebrou o Brasil

  8. Só quem tem medo que a casa seja posta em ordem são os políticos (CORRUPTOS). As pessoas de bem não tem o que temer, pois , pior do que está com certeza não ficará.

  9. O brasileiro e sua mania de querer um "salvador da pátria" para resolver seus problemas… Até parece que nunca existiu corrupção no seio da caserna! O máximo que conseguiríamos com um novo golpe é carimbar o país definitivamente com o rótulo de República das Bananas, que sempre são retratadas nos filmes americanos como governadas por ditadores militares corruptos. Não existe saída viável que não seja pela democracia, embora os "falsos profetas" da internet digam que a intervenção militar é a solução!

    1. E o sr. acredita que exista democracia?
      Isso é o que querem que pensemos.
      Tudo é controlado por quem domina o capital mundial.
      Alem do mais ja esta mais q provado q o povo brasileiro é pessimo quando se trata de escolher seus representantes e tambem é um povo acomodado que nao luta por seus direitos.

  10. Estamos prontos pessoal, acreditem em nós, vai ser melhor para nossa nação.

    Avante BRASILLLLLLLLLL.

  11. Não entendo porque o Brasil passando por uma enorme crise de moral e ética, com uma inversão de valores inconcebíveis, onde a palavra honestidade não mais existe na cabeça dos corruptos e ladrões desse país, ainda tem gente com medo do regime militar, será que acreditam que a impunidade deve continuar? seria uma coisa benéfica prá quem?, duvido que um "HOMEM DE BEM" tenha sido punido com o então Regime Militar.
    Basta assistir TV e depois refletir.

    1. E vc inocente acha q nao houve/há corrupção e bandidos no exército Tá "serto". O povo tem o poder nas mas mas só vota em representantes de empresas.

  12. BG
    O regime Militar só foi ruim para BANDIDOS, COMUNISTAS e VAGABUNDOS. Hoje temos uma "democracia" faz de contas com ladrões do dinheiro público em todos os três poderes, foram criados no serviço público (justiça comum, Federal e do Trabalho, ministérios públicos estaduais e Federal, fiscais de estado e de prefeituras só para citar alguns) verdadeiras castas onde se ganha ABSURDOS e não se respeita a LEI que determina o limite máximo que é o supremo (para Inglês Ver) e fica o País sem a menor estrutura hospitalar, de segurança, educacional e muitas outras necessidades básicas ao ser humano. Isto tem que acabar e logo, nós Cidadãos já fomos TOLERANTES demais com essas praticas. Só um regime de força e com o apoio da população vai conter essa BANDALHEIRA do Oiapoque ao Chui.

  13. EU MOLEQUE COM MEUS 15 ANOS…FUI AS RUAS PEDINDO DIRETAS JA….FUI UM GRANDE ERRO. COMO DISSE O PRESIDENTE ERNESTO GEISEL…..UM DIA O POVO BRASILEIRO VAI SENTIR SAUDADES DOS MILITARES. SABIO PRESIDENTE GEISEL…SAUDADES.

  14. Eu era contra até o final do ano passado, mas cansei. Hoje eu peço que haja essa intervenção e que a situação do país seja enfrentada como ele deve ser: estado de exceção e tudo mais que isso implica. Toque de recolher, tolerancia zero para crimes, alteração de leis,nova constituinte e tudo mais.
    Nós estamos em guerra, se convençam disso.

    1. Como vai ter toque de recolher se existem vários comércios e serviços que funcionam à noite?

    2. Toque de recolher é exegeiro, coloquem uma coisa na cabeça, os militares so devem assumir para por ordem nos poderes, e nao no povo (exceto as facçoes criminosas e etc)

  15. Quem é contra o Regime Militar é a favor da desordem que se encontra a atual conjuntura desta nação. Vive em pleno Regime Militar e estou vivo, já no civil apenas Deus, só Deus sabe até quando continuaremos vivendo…

    1. Ou é alguém que tem um mínimo de entendimento da república, e entender que força militar tem seus propósitos (e deveria deixar de ser sucateada), ajuda no desenvolvimento da ciência, mas deve deixar os civis governarem.

      Militar que quiser mudar o país internametne, se candidate ou vá para outras esferas do serviço público.

    2. Cabral, já que você viveu o tempo do Golpe Militar, deve estar lembrado do desmonte do ensino público do país (antes as escolas públicas tinham qualidade, pergunte a qualquer um que estudava na época), das obras faraônicas que nos deixaram como legado uma enorme dívida externa ( Usinas Angra I e II, Transamazônica etc), da hiperinflação (que só conseguiu ser domada nos anos 90), da censura dos meios de comunicação (haja receita de bolo nos jornais), do atraso tecnológico criado pela proibição das importações…

    3. Rómulo não minta
      Ou você é mentiroso ou você não viveu no regime militar vice deve saber isso por livro escrito pelos esquerdista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Delegado revela que arma de homem que atirou durante show falhou e evitou tragédia ainda maior em festa de Apodi

Foto: reprodução

O guarda municipal Reginaldo Mendes de Lima, que atirou durante um show na Feira Multissetorial de Apodi (Femulti) na madrugada de domingo (9), recebeu alta médica no mesmo dia e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Mossoró, onde aguarda audiência de custódia nesta segunda-feira (10).

O ataque ocorreu por volta das 3h, durante o show da banda Lagosta Bronzeada. Segundo a Polícia Civil, o guarda deixou o local após uma discussão, foi até o carro, pegou uma pistola e retornou atirando. Uma pessoa foi morta e outras ficaram feridas. O delegado Luiz Antônio afirma que havia desavença antiga entre o suspeito e a vítima fatal.

Falha em arma evitou tragédia maior

A arma chegou a falhar porque uma cápsula ficou enganchada, evitando mais disparos; ainda restavam cinco munições.

Reginaldo também foi baleado — o tiro atravessou abdômen e tórax —, mas passou por avaliação no Hospital Regional Tarcísio Maia, recebeu alta e foi transferido para o sistema prisional.

De acordo com a Polícia Civil, Reginaldo já tinha histórico de comportamento agressivo quando ingerira álcool e, em outra ocasião, teria sacado uma arma durante uma discussão.

A investigação continua, e testemunhas serão ouvidas.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo texto de Derrite para o projeto antifacção vai ampliar perda de patrimônio e manter equiparação a atos de terrorismo

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Guilherme Derrite (PP-SP), relator do projeto de lei antifacção, afirmou que vai apresentar uma nova versão do relatório ainda hoje. A principal alteração será ampliar os casos em que bens e patrimônio de empresas usadas pelo crime organizado poderão ser bloqueados e confiscados.

Na primeira versão, a perda de patrimônio estava prevista apenas quando o crime fosse equiparado a terrorismo. Agora, Derrite vai estender a medida também para crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, aumentando o alcance da descapitalização de empresas ligadas às facções.

“A descapitalização vai ocorrer também nos crimes da lei de organizações criminosas”, afirmou o relator.

Derrite, que está licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo, também confirmou que não vai recuar na equiparação de crimes cometidos por facções ao terrorismo.

Mesmo sem classificar facções como organizações terroristas, o texto prevê tratamento penal equivalente, com penas de 20 a 40 anos.

O substitutivo inclui na Lei Antiterrorismo atos típicos das facções, milícias e grupos paramilitares, como:

  • ataques contra forças de segurança,

  • bloqueio de vias,

  • sabotagem de serviços públicos,

  • domínio territorial armado.

Integrantes do governo criticam o texto, alegando risco de insegurança jurídica e de que a equiparação possa permitir intervenção estrangeira no Brasil. Também dizem que o texto reduz o papel da Polícia Federal e dificulta a cooperação entre forças de segurança.

Derrite rejeitou mudanças nessa parte: “O principal ponto do projeto permanece como está.”

Ele também negou que a lei possa ser usada contra movimentos sociais: “Só vale para organizações criminosas. Não tem relação com protestos.”

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Megaoperação: Moraes determina que governo do Rio preserve imagens das câmeras dos policiais e apresente laudos de autópsia

Foto: Philippe Lima

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o governo do Rio de Janeiro envie ao Supremo todos os laudos de autópsia, os relatórios de inteligência e as imagens das câmeras corporais relacionadas à operação nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes.

A ordem faz parte da ADPF das Favelas, ação que estabelece regras para operações policiais no estado.

Na mesma decisão, Moraes também deu determinações para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), do Ministério Público e a Defensoria Pública:

  • Ministério Público: deve entregar os relatórios e laudos da sua perícia independente.

  • Defensoria Pública: precisa informar se as famílias das vítimas estão tendo acesso aos procedimentos de acompanhamento e assistência.

  • Tribunal de Justiça do RJ: deve informar quantos mandados de prisão foram cumpridos, os resultados das buscas e apreensões e das audiências de custódia.

Na semana passada, Moraes também mandou abrir inquérito para investigar a atuação de grupos criminosos no Rio e determinou que a Polícia Federal apresente um relatório do que foi apurado até agora.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vítimas de tiroteio em Apodi se envolvem em acidente após receberem alta de hospital; motociclista morreu

Motociclista morreu após bater em carro onde estavam vítimas de tiroteio em Apodi — Foto: Polícia Civil/CedidaFoto: Polícia Civil/Cedida

Cinco das oito pessoas feridas no tiroteio que deixou uma pessoa morta em Apodi na madrugada deste domingo (9) se envolveram em um acidente de trânsito na volta para casa após receberem alta do hospital em Mossoró, no Oeste potiguar.

O carro de linha onde os pacientes estavam seguia pela BR-405 no sentido a Apodi quando bateu em uma moto que transitava no sentido oposto e invadiu a contramão. O motociclista morreu na hora.

O acidente aconteceu ainda na manhã do domingo (9), por volta das 8h, na altura do quilômetro 21 da rodovia federal, a cerca de 3km da comunidade do Jucuri, zona rural de Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

É mais barato cuidar do clima do que fazer guerra, diz Lula na COP30

Foto: Paulo Mumia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou, nesta segunda-feira (10), durante a abertura da COP30, em Belém.

Ele ressaltou a importância da realização da Cúpula na floresta. “É mais barato colocar 1,3 tri para acabar com problema climático do que para fazer guerra, como fizeram no ano passado”, disse.

Antes de Lula, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, também discursou, assim como Simon Stiell, secretário executivo do UNFCCC, chefe do clima da ONU e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, de Baku.

“A convenção do clima retoma a sua terra natal. Pelas próximas duas semanas, belém será a capital do mundo. Trazer a COP para o coração do Amazonas foi uma tarefa árdua, mas necessária”, disse o presidente.

A COP30 segue até o dia 21 de novembro, em Belém, com representantes de 194 países e da União Europeia.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Nem das florestas , rios mares e lagoas o seu governo cuida. Velho mentiroso. Cuidado com Macron kkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Jovem de Mossoró morre atropelada por motorista alcoolizada em SP

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Novo Notícias (@novonoticias)


A mossoroense Isaura Luzia de Oliveira, de 24 anos, morreu na manhã deste domingo (9) após ser atropelada por uma motorista embriagada na Avenida Ede, na Vila Medeiros, Zona Norte de São Paulo.

O acidente ocorreu por volta das 7h40. Isaura caminhava pela calçada e se preparava para atravessar na faixa de pedestres quando foi atingida por um carro em alta velocidade. O impacto arremessou a jovem, que morreu ainda no local. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento da colisão.

A motorista, também de 24 anos, fugiu sem prestar socorro. O veículo foi encontrado a cerca de 1,6 km do local. A condutora foi localizada em seguida e presa em flagrante pelos crimes de embriaguez ao volante, homicídio e omissão de socorro, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O Samu confirmou o óbito e o corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).

Isaura era natural de Mossoró (RN) e havia se mudado para São Paulo em busca de oportunidades.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que Amazônia foi ‘destruída’ para construção de rodovia

Foto: Wikimedia

Um dia antes do início oficial da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30) em Belém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em sua rede social, a Truth Social, nesta domingo, 9, uma mensagem dizendo que a Amazônia foi destruída para a construção de uma estrada.

“Eles destruíram a Floresta Amazônica no Brasil para a construção de uma rodovia de quatro faixas para que ambientalistas pudessem viajar”, escreveu Trump na mensagem, dizendo que o caso “se tornou um grande escândalo”.

Junto com a mensagem, Trump postou um vídeo de quatro minutos da Fox News, com uma reportagem do enviado da emissora a Belém para cobrir a COP-30. A reportagem cita a Avenida Liberdade, uma das apostas do governo estadual para destravar a mobilidade. Ela corta a Área de Proteção Ambiental da Região Metropolitana (APA Belém) e passa próximo ao Parque do Utinga.

Ainda na reportagem postada por Trump, o jornalista destaca que pela primeira vez não há uma delegação oficial dos Estados Unidos em uma conferência das Nações Unidas sobre o clima desde 1992. A reportagem fala ainda da queda das vendas de carros elétricos e de demissões em fábricas nos Estados Unidos.

Estadão Conteudo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Estrutura que desabou e matou duas pessoas na Grande Natal não tinha alvará de construção

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante se manifestou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas (SEMURB), sobre o desabamento de uma estrutura durante a construção de um galpão particular que deixou duas pessoas mortas e uma ferida. Segundo o órgão, a obra estava sendo executada sem alvará de construção, o que caracteriza irregularidade.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mudanças Climáticas de São Gonçalo do Amarante (SEMURB) lamenta profundamente o grave acidente ocorrido neste sábado (8), em uma obra particular de construção de galpão, que resultou no desabamento de estruturas e no óbito de duas pessoas, deixando ferida uma terceira”, disse a pasta em nota oficial.

O acidente ocorreu na tarde do sábado (8), na Rua das Amapolas, no bairro de Jardins, e mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Defesa Civil. Uma das vítimas foi socorrida com vida e levada ao hospital logo após o acidente. As outras duas pessoas ficaram presas sob os escombros e foram encontradas sem vida durante o trabalho de resgate.

De acordo com a SEMURB, já foram realizados registros fotográficos que irão compor o relatório para abertura de Processo Administrativo na segunda-feira (10), com o objetivo de identificar os responsáveis pela obra. Além disso, será emitido auto de embargo imediato, suspendendo qualquer continuidade da construção.

No domingo (9), a Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN) esteve no local para realizar uma perícia de engenharia no galpão. A equipe técnica esteve no local para coletar vestígios, registrar evidências e avaliar as condições estruturais da construção. De acordo com a PCI, o objetivo é identificar o que provocou o colapso da estrutura, analisando possíveis falhas no projeto, erros na execução da obra, qualidade dos materiais utilizados ou sobrecarga na sustentação.

A pasta destacou que, conforme o Código de Obras e o Plano Diretor do município, o proprietário poderá responder a sanções que incluem multas, demolição da estrutura e demais penalidades previstas em lei.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Os caras nao conseguem fiacalizar oubra de um galpao no meio da cidade e botam no nome da reparticao o combate às “mudanças climáticas”.
    Kkkkkkk
    Pqp.
    O brasil merece o buraco onde está.

  2. Hoje, em todos os municípios da grande Natal, a montagem desses galpões é uma epidemia, tem em todo canto e o que é pior, a fiscalização é ZERO, não existe.

  3. O motivo do desabamento não foi por falta de licenciamento e sim pela má qualidade das vigas de sustentação, com licença ou sem licença essa estrutura iria desabar do mesmo jeitinho que já desabaram várias em todo o nosso estado, tem que ser intensificada a fiscalização nas fábricas de pré moldados.

    1. concordo plenamente. as licencas são so arrecadadoras de dinheiro, fiscalização deveriam ser nas fabricas de premoldados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Viver Saúde chega ao Rio Grande do Norte com proposta inovadora de cuidado integrado e medicina preventiva

Foto: Reprodução

Será lançado em Natal, amanhã, dia 11, o Viver Saúde, um novo plano de saúde que propõe uma forma diferenciada de cuidar das pessoas com atenção integral, foco em medicina preventiva e uma visão centrada no bem-estar e na qualidade de vida.

Com uma rede credenciada de excelência, clínicas próprias e uma estrutura moderna, o Viver Saúde nasce com o propósito de promover saúde, equilíbrio e cuidado contínuo em todas as fases da vida, do recém-nascido ao idoso

Sob a liderança da CEO, Dra. Eva Rodrigues, do diretor comercial e marketing, Idris Saldanha, e do diretor médico, Dr. Jean Walber, a operadora apresenta ao mercado potiguar um modelo inovador baseado na medicina integrativa, uma abordagem que considera o paciente de forma completa, estimulando hábitos saudáveis, acompanhamento multiprofissional e a prevenção como essência do cuidado.

Mais do que oferecer planos de saúde, o Viver Saúde se posiciona como uma operadora moderna, sólida e próxima das pessoas, comprometida em transformar o cuidado em uma experiência acolhedora, eficiente e acessível. O conceito central da marca traduz esse propósito: A vida é feita de escolhas. A melhor é viver.

Entre os diferenciais do Viver Saúde estão o foco na prevenção, a atenção personalizada e o acompanhamento contínuo de cada beneficiário, com integração entre tecnologia, gestão e relacionamento direto. A operadora contará com clínicas próprias estrategicamente distribuídas nas zonas Norte, Sul e Central de Natal (Lagoa Nova), oferecendo atendimento multiprofissional, pronto atendimento e programas de saúde preventiva.

A estrutura da sede, estrategicamente localizada na Rua Maxaranguape, esquina com Campos Sales, foi pensada para proporcionar uma experiência completa de saúde e bem-estar, reunindo serviços de psicologia, nutrição, terapias em grupo, ioga, pilates, dança e cozinha experimental; iniciativas que estimulam o equilíbrio entre corpo e mente.

Outro destaque é o Programa de Atenção ao Idoso, que oferece atividades preventivas, regenerativas e inclusivas como hidroginástica, pilates e aulas de dança, reforçando o compromisso da marca com o envelhecimento saudável e a longevidade ativa.

Mais do que uma nova operadora, o Viver Saúde representa um novo olhar sobre o cuidar. Uma proposta que une excelência médica, estrutura de qualidade e empatia, para entregar o que há de mais essencial: o compromisso com a vida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguares são campeões na Bocha e Halterofilismo no Parapan de Jovens, no Chile

Foto: Divulgação 

O Rio Grande do Norte ganhou destaque internacional com as conquistas dos paratletas da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) no Parapan de Jovens, realizado no Chile. José Antônio foi o campeão na categoria BC4 da Bocha, e Paulo Roberto faturou o ouro na categoria até 49kg do Halterofilismo. “São conquistas de jovens atletas, que reforçam a renovação que vem acontecendo no paradesporto potiguar. Os talentos continuam surgindo nas terras potiguares”, celebra o presidente da Sadef, Dário Gomes.

Paulo Roberto, paratleta com nanismo, ficou com o ouro por melhor levantamento e também no total levantado. “Ele validou os três levantamentos: 132, 134 e 136kg. E fez a melhor marca de sua carreira, 2 quilos acima do que já tinha levantado. E acredito que ele ainda não foi ao máximo. Deixamos para dar 100% no Brasileiro, que vai fechar a temporada, no próximo mês”, diz Jeferson Rego, técnico de Paulo e da Sadef. Paulo foi prata na edição anterior do Parapan, em 2023.

Na bocha, José Antônio também voltou com duas medalhas de ouro: na prova individual e na disputa por pares, com a paraense Joice Lira. Resultados que confirmam a boa fase do potiguar, atual campeão mundial juvenil e da Copa América. “A bocha mudou a minha vida, estou tendo grandes resultados em pouco tempo. Meu sonho é competir é os Jogos Paralímpicos”, disse o atleta da Sadef.

O Parapan de Jovens é a principal competição paralímpica juvenil das Américas e reuniu mais de 1.500 atletas de até 23 anos. A Sadef tem apoio da Caern, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, vereador Tércio Tinoco, Uninassau, Unimetais, Sesi, Cirúrgica Bezerra e TAG.

Novo Notícias 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *