Cultura

8 de outubro, Dia do Nordestino? Entenda a data e saiba por que mudou

Criado em outra região, o Dia do Nordestino caiu nos gostos de quem nasceu no Nordeste. Mas a data pode esconder vários estereótipos (Foto: O POVO.doc)

“Não nego meu sangue, não nego meu nome, olho para fome e pergunto: o que há? Eu sou brasilêro, fio do Nordeste, sou cabra da peste, sou do Ceará…”, enarrou Patativa em uma de suas inúmeras produções na pequena Assaré, município da Chapada do Araripe que emprestou seu nome ao poeta popular. Em homenagem ao centenário de Patativa do Assaré e aos nordestinos vivendo ali, a Câmara Municipal de São Paulo criou, em 2009, por meio da lei 14.952, o Dia do Nordestino, celebrado no 8 de outubro.

Dez anos depois, no entanto, o texto da lei que foi revogado pela lei 17.145 e a data acabou sendo alterada para o dia 2 de agosto, sendo este, agora, o Dia do Nordestino na capital paulista. O novo dia marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, falecido a 2 de agosto de 1989. O pernambucano, um dos maiores expoentes da música brasileira, é considerado um dos porta-vozes da cultura nordestina no Sudeste. O 2 de agosto também marca a Semana Nacional da Cultura Nordestina, de maior abrangência, embora esta não seja uma data instituída por força legislativa.

No 8 de outubro de 2009, quando foi comemorado o primeiro Dia do Nordestino, a Câmara de São Paulo homenageou não só Patativa do Assaré, mas também o poeta nordestino Catulo da Paixão Cearense. Catulo é apontado por muitos como um dos mais prolíficos compositores da música nacional, autor de canções como “Luar do Sertão”, cantada por Luiz Gonzaga, Chitãozinho & Xororó, entre outros nomes da música nacional.

Natural do Maranhão e filho de pai cearense, o poeta nasceu em 8 de outubro. É justamente o nascimento do Catulo o mais próximo de uma justificativa para a comemoração na data. Apesar de homenagem solene a Patativa, o cearense nasceu em um 5 de março e morreu a 8 de julho

Catulo da Paixão Cearense ganhou a alcunha de “poeta do sertão”. Fez músicas, poesia e até teatro (Foto: Reprodução/Jornal do Commercio)

O fato da certidão de nascimento do Dia do Nordestino estar em São Paulo não é contraditório. A capital paulista recebe, desde o século passado, um intenso fluxo de imigrantes nordestinos. Segundo a Folha de S. Paulo, uma Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) realizada no final da década de 90 apontava que 37% dos nascidos na maior cidade do Brasil tinham pais de origem nordestina – um número superior aos nascidos com pais de origem no estado de São Paulo.

Em 2009, segundo a Câmara Municipal de São Paulo, pelo menos 4 dos 11 milhões de habitantes da cidade tinham descendência de algum estado do Nordeste. O próprio projeto foi proposto pelo então vereador e hoje deputado federal Francisco Chagas (PT), natural de Riachuelo, no Rio Grande do Norte.

No ABC paulista, uma região tradicionalmente industrial na Região Metropolitana, 20% da população são de imigrantes nordestinos. Há em São Paulo o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), uma das principais organizações voltadas para difusão e preservação da cultura dos migrantes do Nordeste, fundado em 1991 e prestes a completar 30 anos com mais de 70 mil visitantes mensais, segundo dados da instituição.

Ainda assim, São Paulo não foi a primeira capital a introduzir uma data deste gênero. Em 2005, quatro anos antes, o Rio de Janeiro criou o Dia do Nordestino no 13 de dezembro, data de nascimento de Luiz Gonzaga. A homenagem carioca, no entanto, não recebeu tanta atenção quanto a paulista.

A despeito da alteração no calendário comemorativo, o 8 de outubro parece ter caído no gosto popular e foi bem recebido nos estados do Nordeste, onde costuma ser lembrado pelos governos, Câmaras e empresas, mesmo sem existir oficialmente aqui. Em 2019, quando já havia sido alterada a data, inúmeros usuários das redes sociais, famosos e até parlamentares prestaram homenagens aos nordestinos ou expressaram orgulho de suas origens, como o ator global Lázaro Ramos e o cantor Gilberto Gil.

Os homenageados e o Dia do Nordestino: uma cultura a celebrar?

A conexão de Catulo e Luiz Gonzaga ao Dia do Nordestino, seja no 8 de outubro ou 2 de agosto, tem algo em comum: as obras destes dois tiveram boa inserção no Sudeste. Gonzaga viveu por anos em São Paulo; Catulo, inclusive, morreu no Rio de Janeiro. Patativa nasceu e morreu em Assaré, mas sua produção tem adentrado, nos últimos anos, nos centros urbanos da região mais rica do País.

Os três, de origens distintas – Maranhão, Ceará e Pernambuco -, são símbolos, no entanto, de um título mais geral: o nordestino. Contudo, é possível falar em uma cultura nordestina? “Uma coisa é a cultura do Nordeste, no singular. Porque tem muitos Nordestes dentro do Nordeste. Outra coisa é falar da cultura do nordestino, porque o nordestino é uma construção histórica, caótica”, pondera o professor de Mestrado da Ciência da Informação na Universidade Federal do Ceará (UFC), Tadeu Feitosa.

Em 2019, completam 30 anos da morte do cantor pernambucano Luiz Gonzaga (Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

“Há uma cultura do modo de falar, do modo de viver, do que se come, do que se veste”, explica o docente, destacando as variações culturais entre os estados nordestinos e dentro destes estados. “Todo lugar, toda cidade, todo bairro, toda região tem um sotaque, uma aparato comportamental, uma produção de símbolos. O termo nordestino é perfeito se atrelado ao Nordeste e à sua cultura, mas ele foi incluído numa leitura que subtrai dele toda essa riqueza e pluralidade que ele tem”.

Isto porque, segundo o professor, a cultura se explica pelo que lhe é exterior. Assim como o bem se explica pelo mal, ou o bonito se explica pelo feio, traços culturais são identificados ou explicados ao serem postos em comparação. O problema é que estas percepções, muitas vezes, geram os discursos “preferenciais”, maneiras mais econômicas, mais simples de explicar algo. Daí nascem, por exemplo, os estereótipos, que “resumem” aquela cultura.

Datas como o Dia do Nordestino cumprem uma função simbólica, um rito de calendário, muitas vezes aproveitada nestes discursos preferenciais. Mas também acabam disputadas em ressignificações políticas, o que explica muitos nordestinos terem adotado o 8 de outubro como um dia para expressar seu orgulho nas redes sociais, ainda que a data tenha sido criada em outra região.

“O ato de dizer ‘eu sou’, com o sotaque que se tem, é um ato político. Uma das características da cultura é a demarcação de fronteiras. Ratificar nossa marca simbólica, na música, nos discursos, isso é demarcação política, posicionamento político. Essa demarcação é salutar e é o próprio sangue do que chamamos de cultura”, diz o professor Tadeu Feitosa. Uma manifestação saudável, distinta de um discurso preferencial supõe um nordestino único, viciado em estereótipos, sem sua pluralidade e complexidade. “Como dizia Patativa do Assaré, ‘nordestino sim, nordestinado não’. E eu acompanho ele”, finaliza.

Patativa nasceu e morreu em Assaré, mas sua produção tem adentrado, nos últimos anos, nos centros urbanos da região mais rica do País. (Foto: Tiago Santana)

Com O Povo

 

Opinião dos leitores

  1. Senhor Absurdo. Acho que o senhor não leu o que escrevi. E acredito totalmente que os gaúchos não se exasperam sem mais nem menos como Vossa Excelência fez. Você leu quando falei que somos fortes, valorosos e admiráveis? Em momento nenhum tenho vergonha de ser nordestina. Quanto ao dia do Gaúcho está baseado num fato histórico: A Revolução Farroupilha tendo como líderes Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, etc. Nao é uma data aleatória. Quanto a lavar roupa suja, faço com muito orgulho na minha casa, nunca achei humilhação. Discorde, mas não agrida as pessoas.

  2. Concordo com dona Lourdes. É muita babaquice e falta de ter o que fazer. Adoro o Rio Grande do Sul, mas não concordo com dr. Absurdo.

  3. Sou nordestina, porém, me incomoda essa babaquice. O paulistano criar o dia do Nordestino e o nordestino achar isso homenagem. Algumas datas buscam valorizar aqueles que de certa forma são considerados frágeis ou invisíveis para a sociedade: dia do índio, dia da mulher, dia da criança, dia do idoso, uma forma de compensar essa suposta "fragilidade". E o nordestino é frágil onde? Cadê o dia do Sulista? do Nortista?
    Não precisamos de UM DIA para nos sentirmos fortes, valorosos e admiráveis. Viva o povo brasileiro! Seja ele da região que for.

    1. Deixa de polemizar …dia20 de SETEMBRO FOI O dia da revolução FARROUPILHA, constituindo o DIA DO GAÚCHO ,, sou gaúcho com o maior orgulho, e acredito que se temos o dia do nordestino, tem sim que se valorizar o povo NORDESTINO, trabalhador, honesto , raçudo, sofrido pela seca e antes de tudo com HONRA …vá arrumar uma tanque de roupa suja e deixa de encher o saco

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros

Foto: Márcia Foletto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública colocou sob sigilo os números de fugas registradas nos presídios brasileiros no ano passado. A pasta, embora tenha os dados à disposição, alega que se trata de uma informação de caráter “reservado” e que, portanto, ficará em sigilo pelo prazo de cinco anos.

O Metrópoles requisitou os dados via Lei de Acesso à Informação (LAI), mas teve acesso negado. A negativa ao acesso ocorreu em todas as instâncias da pasta, tendo sido referendada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), que é vinculada ao MJ, alega que a exposição das informações poderia “pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população”, além de “pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Suposto ladrão é jogado no lixo durante confusão no show da Madonna

Foto: Reprodução

Um homem foi espancado e jogado em uma caçamba de lixo durante a concentração para o show da Madonna, no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (4/5).

Vídeo que circula na internet mostra o momento em que pelo menos três pessoas carregam um homem de camiseta preta até uma caçamba de lixo de cor laranja.

Enquanto o garoto é colocado dentro do lixo, as outras pessoas que o carregaram dão socos no rosto dele. Algumas pessoas que assistem a situação gritam. Por fim, uma pessoa fecha a tampa do lixo com o homem dentro.

Publicações na internet sugerem que o homem que foi colocado no lixo seria um ladrão que estava roubando fãs da cantora.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Anitta e Madonna protagonizam cena de sexo oral em palco do Rio

Foto: Reprodução/TV Globo

A participação especial de Anitta causou furor no show de Madonna no Rio de Janeiro. As cantoras simularam uma cena em que ambas recebiam sexo oral no palco. Mais cedo, a diva americana já tinha agradecido por aprender a “pagar b*****e”.

A cena foi durante a apresentação da música Vogue. Madonna chamou Anitta e as duas começaram a dar notas para os modelos que se apresentavam. Em seguida, Madonna puxou a perna de Anitta e convidou os dançarinos para fazer a encenação de uma “chupada”.

O show no Rio de Janeiro marca o encerramento da Celebration Tour. O espetáculo, que passou por diversas cidades do mundo, é uma celebração dos 40 anos de carreira da artistas e passa pelos 14 discos de estúdio que lançou desde 1983.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula e Moraes querem destruir a direita no Brasil, diz Bolsonaro

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (4.mai.2024) que o objetivo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é “destruir a direita no Brasil”. Bolsonaro não citou o magistrado nominalmente e se referiu a ele como “um juiz que preside o [TSE] Tribunal Superior Eleitoral”.

Bolsonaro participou do Space– podcast ao vivo no X (antigo Twitter)– do jornalista australiano Mario Nawfal. Durante sua participação, o ex-presidente afirmou que existe uma perseguição do governo federal e do Poder Judiciário contra políticos e perfis de direita.

Na visão de Bolsonaro, a imprensa tradicional é aliada da esquerda, enquanto as redes sociais são a única forma da direita combater as narrativas de seus adversários. Segundo o ex-presidente, o Judiciário mira as plataformas digitais só para calar as vozes de direita.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[VÍDEO] UFC 301: Michel Pereira atropela rival, usa golpe inédito e finaliza em 54 segundos de luta

Foto: Reprodução

Michel Pereira conseguiu uma das vitórias mais espetaculares do ano no card principal do UFC 301, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. Como sempre, o Paraense Voador foi com tudo para cima e precisou de apenas 54 segundos para vencer Ihor Potieria.

Michel foi com tudo para cima, derrubou o adversário com um lindo direto de esquerda e, quando Potieria estava no chão, deu uma cambalhota mortal seguida de uma cotovelada no adversário. Com o ucraniano tonto, ele aproveitou e encaixou uma guilhotina.

Veja abaixo:

Não precisou de nem cinco segundos para Potieria cair apagado e a luta ser finalizada. Após a vitória, ele ainda aproveitou para provocar o ucraniano, dançou no octógono, fez um sinal com a mão de uma arma e “atirou” no adversário caído.

Como o próprio Michel havia dito durante a semana, a vitória foi uma “vingança” contra Potieria, que venceu Mauricio Shogun, que estava na plateia e foi induzido ao Hall da Fama neste sábado (4).

ESPN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Globo exibe dançarinas nuas e beijo lésbico em show de Madonna

Foto: Reprodução/TV Globo

A Globo não se furtou de mostrar a nudez das dançarinas de Madonna durante a apresentação da música Hung Up no show de encerramento da Celebration Tour na Praia de Copacabana neste sábado, 4. Com uma coreografia sensual, a cantora é vendada por um de seus dançarinos, que depois tiram suas blusas no palco. Homens e mulheres, então, exibem seus seios enquanto dançam.

A rainha do pop beija uma delas de língua ao final. Tudo, é claro, faz parte do repertório padrão de Madonna, que celebra seus 40 anos de carreira. As cenas foram ao ar em rede nacional próximo à meia-noite. A transmissão do show também foi feita pelo Multishow na TV paga e no streaming pelo Globoplay.

Com informações de Tela Plana – VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Porto Alegre segue tomada pelas águas do Guaíba; Lula retorna ao RS neste domingo

Foto: Ricardo Reinbrecht

O Rio Grande do Sul ainda sofre com as consequências das devastadoras tempestades que atingiram o estado nos últimos dias. Apesar de a água começar a baixar em algumas cidades do interior, o lago Guaíba segue subindo na capital, Porto Alegre, em uma cheia jamais vista antes na história do estado.

Para este domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve retornar ao Rio Grande do Sul para acompanhar de perto os estragos e discutir novas medidas de apoio com o governador, Eduardo Leite (PSDB). No sábado (4), Leite disse que o estado precisaria de um novo “Plano Marshall” para se reerguer das consequências.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, também acompanharão o presidente Lula. A saída da Base Aérea de Brasília está marcada para as 8h deste domingo.

Segundo o último balanço da Defesa Civil do estado, são 55 mortes em decorrências das fortes chuvas. Outras sete mortes estão em investigação para saber se há relação com os eventos meteorológicos. Ainda segundo o boletim, 107 pessoas ficaram feridas. 74 estão desaparecidas.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Enchentes afetam meio milhão de pessoas em 317 municípios do RS

Foto: Filipe Serena/Divulgação

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou em boletim divulgado às 18h deste sábado 55 mortes decorrentes dos temporais que atingem o estado. Outros sete óbitos já confirmados estão sendo investigados para determinar se têm relação com a tragédia.

Ainda de acordo com os dados, há 74 desaparecidos e 107 pessoas feridas. Ao todo, 317 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 510,5 mil pessoas.

A Defesa Civil contabiliza 82,5 mil pessoas fora de casa, sendo 13,3 mil em abrigos e 69,2 mil desalojadas.

“Esses números podem mudar ainda substancialmente ao longo dos próximos dias, na medida em que a gente consiga acessar as localidades e consiga ter a identificação de outras vidas perdidas”, afirmou mais cedo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Em Porto Alegre, o nível do Guaíba ultrapassou os 5 metros na manhã deste sábado. A estação rodoviária da cidade foi inundada e 95% das viagens foram suspensas. O Aeroporto Salgado Filho foi fechado por tempo indeterminado.

Segundo a Defesa Civil, um total de 860.952 domicílios estão sem abastecimento de água em todo o Rio Grande do Sul. O número equivale a 14% dos imóveis atendidos pela Corsan.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pediu neste sábado, 4, que a população da cidade racione água.

Pelo menos 68 bairros podem ter problemas com abastecimento de água. Quatro das seis estações de tratamento da cidade estão paradas por causa das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

O Antagonista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desastres naturais, como chuvas no Rio Grande do Sul, custaram mais de R$ 105 bilhões ao País em 2023

Foto: Jeff Botega/Agencia RBS via Reuters

As tempestades no Rio Grande do Sul têm deixado nesta semana um rastro de destruição, com ao menos 57 mortos, 67 desaparecidos e cerca de 32 mil desabrigados e desalojados até este sábado, 4. Além das vítimas, o resultado mais grave da tragédia, desastres naturais trazem uma onda de prejuízos. Nos dias e semanas seguintes, são contabilizados os efeitos da destruição de moradias, equipamentos públicos e da produção econômica nas regiões afetadas.

Em todo o ano passado, os desastres naturais causaram prejuízo de R$ 105,4 bilhões ao Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Os dados foram levantados por meio do que Estados e prefeituras relataram ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres S2iD, plataforma do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

  • Em 2023, os desastres afetaram 37,3 milhões de brasileiros, deixando 126,3 mil desabrigados, 717,9 mil desalojados e 258 mortos.
  • O setor privado arcou com 69% do prejuízo – R$ 72,6 bilhões. Os prejuízos públicos somaram R$ 23,8 bilhões (22,6%) e houve ainda danos materiais de R$ 8,8 bilhões (8,4%).
  • As secas representaram 51% do total, com prejuízo de R$ 53,7 bilhões. Já as chuvas deixaram danos de R$ 51,4 bilhões (48,7%).
  • De janeiro a dezembro, foram decretadas 6.322 situações de emergência, sendo 50,3% devido às chuvas. O Sul teve 33% dos decretos, seguido pelo Nordeste com 29,8%.
  • A agricultura foi o setor econômico mais afetado, com prejuízos de R$ 53,6 bilhões, enquanto a pecuária perdeu R$ 15,3 bilhões.
  • Os prejuízos com abastecimento de água potável foram de R$ 10,8 bilhões, com obras de Infraestrutura foram R$ 3,9 bilhões e com habitação somaram R$ 3,5 bilhões.

Uma das principais catástrofes climáticas do ano passado também ocorreu no Rio Grande do Sul, quando a passagem de um ciclone extratropical acompanhado de chuvas deixou 54 mortos e destruiu várias regiões, sobretudo a do Vale do Taquari.

A tragédia desta semana já superou a marca: 57 óbitos confirmados e há 67 desaparecidos. A CNM estima que, do dia 29 de abril a esta sexta-feira, 3, pela manhã, os prejuízos ao Estado gaúcho tenham atingido a cifra de R$ 275,3 milhões.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja é criticada por ir ao show de Madonna em Copacabana em meio à tragédia no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução Instagram @janja

A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, chegou ao Rio de Janeiro neste sábado, 04, para acompanhar o show de Madonna na Praia de Copacabana, na zona Sul da cidade. A informação não agradou opositores que não hesitaram em criticá-la. O motivo são as fortes chuvas que deixaram o Rio Grande do Sul em crise nas últimas horas. Até a publicação desta matéria, a Defesa Civil já contava 57 mortos.

De acordo com os deputados federais da oposição, Janja deveria ter acompanhado o marido, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), na visita às áreas afetadas na sexta-feira, 03. Nikolas Ferreira foi irônico.

“Tomara que dê certo, o Brasil está todo focado nisso. Parabéns, Janja”, disse ele. O filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro postou mensagem similar: “Enquanto isso no Rio Grande do Sul…”. Já Ricardo Arruda (PL-PR) e Zé Trovão (PL-RS) publicaram em seus stories no Instagram uma imagem de Janja junto à frase “Empatia zero”. O paulista Paulo Bilynskyj puxou a hashtag #CancelaMadonna.

Não é a primeira vez que Janja sofre críticas por parte da “bancada bolsonarista”. No Carnaval de 2023, ela foi atacada por marcar presença em um camarote de Salvador quando o litoral de São Paulo enfrentou enchentes e deslizamentos.

Terra

Opinião dos leitores

  1. Uma Deslumbrada. Quem nunca come mel, quando come se lambuza. Um desrespeito aos nossos irmãos do sul.

  2. Na verdade nem Lula nem Bolsonaro deveriam ser mais candidatos, Lula Porque é um ancião, este ano ele fará 79, um homem com 79 anos não deveria jamais enfrentar , nem uma eleição, nem administrar mais um Pais grane como o Brasil, com 8.500 Quilômetros quadrados e 2ll milhões de habitantes, pois um homem com essa idade não pode jamais ter a força e saúde para enfrentar um retumba como essa. E Bolsonaro também porque já foi Presidente uma vez, foi um homem honesto, e teve sim algumas falhas, a primeira foi ele não ter um porta voz sempre ao seu lado para que pudesse evitar alguns garfes, não foi só ele como Lula também cometeu e comete diariamente, Bolsonaro , porém carrega a sequela da facada que levou, que foi um problema grave, ele só escapou por ser uma pessoa preparada fisicamente , visto que já foi militar, contudo atualmente ele não tem saúde 100%. É mais novo que Lula , mas na minha opinião um presidente da República deveria ter no máximo 50 anos, visto que o Brasil tem muitos homens com essa idade que são preparados fisicamente e intelectualmente. Porque Lula é uma vergonha como político, ele pode ter sido até um bom sindicalista que é um cargo que não exige um estudo aproximado.

  3. E Janja vai afetar em que por ir ou não ao Rio Grande do Sul. Garanto que o deputado bananinha vai esta lá no show de Paplo virar e Madona.

  4. Essa Janja, só não faz chover mas tudo que é deseja o lesado do Lula Faz, no momento em que um Estado brasileira passa por um estado de calamidade, com muitas mortes e enchentes, coisa rara acontecida lá. Na minha humilde opinião esse show da madona deveria ter sido, cancelado, porque em um estado desse em que passa uma capital importante, talvez seja a quinta o sexta capital do brasil, uma cidade que já teve muitas pessoas importantes como o senhor Salgado Filho, um homem de grande valia, para todo o brasil, e tantas outras personalidades. Teoricamente não sei o que o povo acha dessa cantora, para mim poderia ser em um lugar mais luxuoso, que não iria, jamais em um local campal, sujeito a mortes e agreções. Mas isso é o que o povão gosta, na hora todos gostam e todos aplaude. Por mim não dou valou a essas coisas. Mas o Brasil acontece isso vem um zé ninguém de qualquer pais, para abafar nesta terra de Cabral, que já foi de Cabral, um grande navegador português que foi convidado por D.Manoel , pai de D.João VI, para descobrir o Brasil, arregimentou 398 pessoas , entre marinheiros, pessoal de apoio, juntou 03 caravelas Pinta, Santa e Nina, sairam de Portugal dia 23 de fevereiro de 1500, com destino de descobrir o Brasil. No caminho encontrou várias dificuldades, com altas constantes da maré, visto que naquela época não existia cartas naúticas, e as navegaçoes eram feitas a Deus dará, finalmente no dia 21 de abril, do mesmo ano, Cabral avistou o monte Pascoal, animado disse aqui é a terra que estavam procurando, aportaram em Porto Seguro na Bahia, dormiram e no dia seguinte foi rezada a primeira missa em terra firme, por D.Sardinha, bispo que vinha na comitiva, Cabral fez uma avaliação da terra e disse , neste chão o que se plantar tudo dá, a maior riqueza daquela época era o ouro e o pau brasil. Vale salientar que o navegador Vicente Pinzon, já havia feito esse mesmo percurso em 1493, 07 anos antes. Outra figura importante da navegação era Pero Vaz de Caminha, tipo um jornalista da época, essa figura escrevia todos os acontecimentos da viagem, que depois foi entregue ao Rei de Portugal, no dia 23 de abril, todos retornaram a Portugal. Esse foi o ponta pé inicial desta terra tão amada, o nosso Brasil.

  5. Nem a trocadora de fraldas nem o ex-presidiário ligam para as desgraças do país, ela vai para o show se divertir e ele chega no sul do país para acompanhar a tragédia e diz do nada que estava torcendo para o Grêmio e o internacional, são totalmente sem noção, como todos da esquerda.
    “Namastê”.

    1. Concordo, esses dois não valem nada e tem gente que ainda defende

  6. Concordo!! Já pensaram se fosse Michelle e Bolsonaro o presidente??? Alô petralhas o que vocês vão dizer?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *