À DERIVA: Livre há três meses, Lula prioriza seu interesses, cria atritos com aliados e aprisiona a esquerda

QUARENTA ANOS DEPOIS… – Grupo fundador do PT: promessas de um novo padrão ético no poder público ficaram para trás Carlos Namba/Dedoc

 

“Se Lula for para a cadeia, o país vai pegar fogo.” “Quando Lula for solto, vai incendiar as massas.” Ditas e repetidas por aí, as frases apocalípticas acima não se materializaram. A mobilização em torno da prisão do ex-presidente decepcionou quem aguardava uma revolução. Sua libertação tampouco provocou o barulho esperado. Depois de amargar 580 dias na carceragem, na volta às ruas, o petista desancou o atual governo, repisou o mantra de que é vítima de um complô das elites e jurou mais uma vez vingança a Sergio Moro, o responsável por sua condenação. Fora os aplausos da claque dos convertidos, os discursos caíram no vazio. No trabalho de articulação política, Lula agora mais desagrega do que une. Antigos aliados reclamam da insistência em priorizar interesses pessoais e os do PT como condição para formar uma frente de oposição a Jair Bolsonaro. Até mesmo dentro da sigla começaram a surgir vozes dissonantes, o que era impensável alguns anos atrás. Resultado: o Lula livre aprisiona hoje a esquerda em uma encruzilhada de difícil solução.

Explica-se o dilema: de fato, o ex-­presidente ainda é o nome mais forte da oposição, conforme mostram as pesquisas. A questão é que ele está impedido de concorrer nas eleições em razão da Lei da Ficha Limpa, após ser condenado duas vezes em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá e no do sítio de Atibaia. Para voltar ao jogo, o petista depende de uma improvável pirueta jurídica do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, mesmo que concorra, Lula sofre um profundo desgaste de sua imagem. Um nome diferente poderia se beneficiar de sua força sem ser abalado por seus defeitos. Mas nem Lula nem o PT estão preparados para um movimento nessa direção.

LULA LIVRE – O ex-presidente com Janja: salário do PT e planos de casamento Ricardo Stuckert/PT

 

Desde a fundação do partido, o ex-metalúrgico sempre impediu o crescimento de outras lideranças que fossem capazes de rivalizar com ele. Sua prisão, em abril de 2018, deu a alguns petistas e a integrantes de partidos aliados a esperança de que haveria enfim uma lufada de renovação, com a ascensão de outros nomes e, assim, novas alternativas de poder. Tanto que, no ano passado, líderes do PT, PCdoB, PDT, PSB e PSOL se reuniram seis vezes com o objetivo de construir uma pauta comum e formar uma ampla frente de oposição ao governo Bolsonaro, a qual poderia ser o embrião de uma aliança para a sucessão de 2022. Com a libertação de Lula, em novembro último, esperava-se que essas negociações ganhassem corpo e que o ex-presidente, condenado a quase 26 anos de cadeia e inelegível, ajudasse na costura dos acordos.

Ledo engano. Lula não tem a intenção de abrir mão do cetro da esquerda. “Num momento em que a democracia precisa ser fortalecida, o PT e o Lula estão preocupados em defender o seu legado, a sua história e a sua biografia. Isso mostra a pequenez da visão estratégica de nação que o PT tem”, critica o presidente do PDT, Carlos Lupi, que foi ministro nos governos de Lula e de Dilma Rousseff. Na eleição passada, o PDT lançou Ciro Gomes à Presidência. Na ocasião, até mesmo petistas defendiam, reservadamente, a ideia de que o PT apoiasse o nome do pedetista, já que Lula estava impedido de concorrer e preso. Alguns encontros de importantes lideranças foram feitos com esse objetivo, mas o ex-presidente desautorizou essa articulação e se manteve no páreo até ser substituído como candidato pelo ex-prefeito Fernando Haddad. No segundo turno, mordido pela falta de cooperação, Ciro Gomes se recusou a trabalhar por Haddad, que acabou derrotado por Bolsonaro. A relação do ex-presidente com os outros aliados da esquerda também está estremecida. PSB, PSOL e companhia continuam a se reunir, mas agora sem a presença do PT. O motivo é o mesmo: a insistência de Lula em submeter o campo esquerdista à sua sobrevivência individual. “É um direito dele, mas ninguém de fora do PT vai fazer uma defesa apaixonada deles”, diz o presidente do PSB, Carlos Siqueira.

Para continuar lendo é só clicar aqui: https://veja.abril.com.br/politica/por-que-lula-ameaca-a-formacao-de-uma-frente-ampla-de-esquerda/

VEJA

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ivan disse:

    Lula é o palestrante mais caro do país, não precisa mais do PT nem da política! Péra, Moro acabou com a bocada das palestras!! Péra, a Odebrecht parou de contratá-lo…E quanto às consultorias do Zé Dirceu (o consultor mais caro do mundo)? Xiiii…zebrou…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora a batida é outra bandidagem….hahahahahahaha

  2. Chupacabra disse:

    Já era. É o fim de um partido que começou errado e terminou mais errado ainda.

    Lula é um morto politico fato.

  3. Rafael disse:

    Sempre a "elite" se achando superior, que pena não passam de gado do Bolsonaro. triste fim de um sonho igualitário social que, hoje, nas planilhas de Guedes não existe povo e sim, números a favor dos banqueiros. continuem cuspindo ódio, só assim a gasolina, o gás, a cesta básica vai baixar cada vez mais.

    Estamos no país dos inversos. onde 4% de desemprego é maior que 13%, onde 2,68 o litro de gasolina é maior que 4,89, onde o PIB de 6% é menos que 0,2%.

    • Neco disse:

      Ô desinformado, o principal índice que remuenera os títulos públicos é Selic.
      A Selic está no nível mais baixo da história. Agora, dos oito anos de Herique Meirelles
      no govenro de lula vc não se lembra, né? E que história é essa de que 4% hoje é maior do que
      12% por acaso a poupulação triplicou no período? Gaoslina eu paguei 4,27 numa promoção hoje.
      Num posto perto do Midway.

  4. Brasil Colônia disse:

    Ceará Mundão, você é muito inteligente!! A sociedade precisa de homens sóbrios com sua capacidade de reflexão invejável. Um verdadeiro camisa verde amarelo… Vou até cantar o hino nacional em sua homenagem!!

  5. Brasil Colônia disse:

    Como você é inteligente!!

  6. Pedro disse:

    Purissima verdade, nove dedos e seus seguidores xiitas, são prisioneiros de sua santidade, eles estão insistindo burramente com essa asneira de se dizer perseguido e vítima de um juiz, ou de uma sistema. As provas de seus malfeitos já foram analisadas por várias instâncias e juízes. Elas são robustas, só não as vê os cegos que o idolatram. Esse rapaz vai levar, com o seu egocentrismo, o partido para o fim. Todos são cientes, inclusive ele e seus seguidores, que seu tempo se foi, a idade não permite mais tanta coisa, ademais, ele sempre manteve com mão de ferro o PT, dando migalhas a alguns apaniguados, empurrou dilmanta de goela abaixo no partido, não aceita ser criticado e nem novas ideia e ou alianças. Ele é ele, o resto é babaquice de idiotas.

  7. Azevedo disse:

    Esses idiotas xiitas do PT estão mais perdidos do que cego em tiroteio. São verdadeiro rebanhos de desorientados procurando um horizonte que não existe mais, ou seja, ficou para trás com manchas irreparáveis que jamais sairão do corpo dos brasileiros, manchas que viraram feridas que nunca irão cicatrizar devido a profundidade causada por governos corruptos do PT em todas as áreas da administração pública federal e estadual.

  8. Valter disse:

    Em mais uma demonstração da falta de provas contra os corruptos, ontem (06/02) foram recuperados e devolvidos pela lava jato mais R$ 665 milhões de recursos públicos desviados pelas inocentes vítimas e perseguidos políticos dos magistrados.

  9. Roberto disse:

    Essa notícia enaltece o quanto a democracia é praticada pelo ex presidente e seu partido. Ele decide, ele manda e seus seguidores tem que obedecer sem questionar. Na democracia deles é exatamente assim, 01 manda, o resto obedece sem direito a qualquer questionamento.
    Sempre foi praticada essa democracia de forma inquestionável, desde sempre nesse partido.
    Ele determina tudo, ele dita as regras, ele define os candidatos, ele diz que será o presidente do partido, ele escolhe quem são as lideranças, tudo escolhido dentro do mais amplo processo democrático. Mas fascista, reacionário, ditador, anti democrático, arrogante é o Bolsonaro.
    Lá vai a récua seguindo seu mestre e mentor em absoluto silêncio e total obediência.

  10. Bento disse:

    À deriva não é de hoje sempre foi um bosta n'agua o erro foi nosso colocar um analfabeto na condição de presidente do PAÍS.
    Pagamos muito caro por este erro.
    O PAÍS foi governado por xiitas passamos por muitas dificuldades.

    • Marcos da Silva dantas disse:

      Vc disse um analfabeto que tem curso superior e essa desgraça que aí foi aposentado como doido e nao tem nem 2 grau e aí

  11. Nono Correia disse:

    Chola mais canalhada!!

  12. Gabriel Fernandes disse:

    Esse faz com que os lunáticos petistas, achem que são melhores e perfeitos, não existe uma autocrítica verdadeira, um caminho e um projeto de governança, a única coisa que existe é o projeto lula, por isso é um partido que tem levado tanta porrada e continuará assim! Bano de loucos!

  13. Manoel disse:

    Engraçado na foto não há uma mulher, um negro nem um gay, o PT nunca foi o partido da representatividade.

  14. Tarcísio Eimar disse:

    Porque esse traste não vai dar suas "palestras"? desaprendeu depois q passou uns dias no xadrez

  15. Bento disse:

    O mal por ele se destrói

  16. joaozinho da escola disse:

    Uma foto dessa da vontade de vomitar. Nao consigo entender como tem pessoas que defendem uma coisa dessas, um abuso com dinheiro dos pobres, uma ideologia da corrupcao que tem se parecido cada vez mais com os fascistas e nazistas nas ideias e atos. Esse modelo tupiniquim de esquerda deixou de ser uma opcao.

  17. Ceará-Mundão disse:

    Estou preferindo MUITO MAIS esse canalha solto (ele nunca mais estará "livre"), apesar de TODOS os crimes que cometeu, do que encarcerado. Pois ao menos para algo ele está servindo: para desmascarar essa esquerda vagabunda e contribuir para seu extermínio político, além de eliminar de uma vez por todas o discurso mentiroso e intimista desse verme e mstrar que ele, finalmente e com muita justiça, não passa de um cadáver político insepulto. De quebra, está jogando a pá-de-cal no PT, essa ORCRIM camuflada de partido político. O povo brasileiro do bem agradece.

COMENTE AQUI