Polícia

A Lava Jato vira o jogo

A Lava Jato, a partir de agora, vai inverter as denúncias por caixa dois. Diz a Folha de S. Paulo:

“Se um réu afirmar, por exemplo, que arrecadou propina para investir ilicitamente em uma campanha, a Lava Jato deve pedir a inversão do ônus da prova — ou seja, se o réu diz que havia caixa dois, então que demonstre.”

Deltan Dallagnol explicou para a reportagem:

“A alegação do réu não basta. Você precisa de documentos materiais que comprovem aquilo, sob pena de que a competência seja determinada pela livre vontade do réu.”

O Antagonista

 

Opinião dos leitores

  1. Inversão do ônus da prova em direito penal? Eu acho que, deveriam investigar concursos públicos no Brasil.

    1. Vcs, esquerdopatas, além de não entenderem mesmo de nada (afinal, não são afeitos ao estudo), são incapazes sequer de ler e entender um texto, por mais simplório que seja. O que o procurador disse foi exatamente que, se o criminosos alegar que foi caixa 2 eleitoral (e não, crime federal), deverá se submeter à inversão do ônus da prova e demonstrar o que diz com documentos materiais. E vc entendeu (????) exatamente o contrário. É hilário.

    2. Ceará-mundão, criatura de Deus, no direito penal o ônus da prova é do Estado, ou seja, o MP deve provar a culpabilidade do agente. Inverter o ônus da prova nos moldes proposto de Procurador é admitir que o acusado "prove" sua inocência ou seu crime, facilitaria muito o trabalho do acusador. Na verdade tal conduta incriminadora deve ser do parquet. Este deve provar o ilícito penal. O crime de caixa dois ou corrupção deve ser comprovado pelo MP. Entendeu ou quer que desenhe?

    3. Desenhe prá si próprio, grande jurista. A inversão ocorrerá caso seja alegado crime eleitoral. Nesse caso, serão exigidas provas documentais para que a ação tramite na justiça ELEITORAL e não na justiça FEDERAL (crime comum). Acho muita pretensão da sua parte querer entender mais desse assunto do que os procuradores da Lava Jato, vc não concorda?

  2. Que país é esse onde uma parte da justiça, a que decide, trabalha pra soltar e proteger os maiores ladrões de dinheiro público do país, e a outra parte tentando fazer a justiça agir. Isso é o cúmulo do absurdo. Canalhisse grande. E uma apatia dos cidadãos.

  3. ……. Pronto com essa agora é que luladrão vai sair rapidinho da cadeia…. Procurador (procure)….. Que Acha…..
    Fica a dica

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GERP: Flávio Bolsonaro tem 52% dos votos válidos, contra 48% de Lula

Fotos: Reprodução

Pesquisa do Instituto Gerp divulgada neste sábado (24), véspera do 2º turno da eleição presidencial, mostra Flávio Bolsonaro à frente com 52% dos votos válidos, contra 48% de Lula.

Considerando os votos totais, Flávio Bolsonaro pontua com 49% da preferência, enquanto Lula soma 46%. Os eleitores que declaram voto em nenhum deles somam 1%, enquanto os que não sabem representam 3%.

A pesquisa Gerp Mercadologia entrevistou 2.400 eleitores entre 22 e 24 de outubro de 2026, por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,55%. O levantamento foi contratado por recursos próprios e está registrado no TSE sob o protocolo BR-09327/2026.

Com informações de Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘MUÍDO’ GRANDE: Noivo cancela casamento no Pará duas horas antes da cerimônia após descobrir traição da noiva com mossoroense


Foto: shutterstock

Um casamento que estava marcado para este sábado (24), no Pará, foi cancelado poucas horas antes da cerimônia após o noivo afirmar ter descoberto uma suposta traição da companheira com um mossoroense.

Um ‘comunicado oficial’ do noivo a familiares, amigos e convidados circula em grupos de WhatsApp, informando sobre o cancelamento do casamento, faltando apenas 2 horas para realização.

“Infelizmente, enquanto eu me preparava para dizer “sim” diante do altar, ela já havia dito “sim” a alguém que sequer constava na lista de convidados”, disse o agora ex-noivo.

Ao final do comunicado, ele assina como “O noivo que quase casou, mas descobriu a tempo” e deixou uma mensagem de reflexão: “O casamento custaria caro, mas descobrir a verdade duas horas antes do altar me poupou de um prejuízo muito maior”.

Leia o a íntegra do comunicado divulgado pelo noivo:

COMUNICADO OFICIAL

Prezados familiares, amigos e convidados,

É com imenso constrangimento, mas com a consciência absolutamente tranquila, que comunico o CANCELAMENTO DO CASAMENTO que seria realizado hoje.

Faltando apenas duas horas para a cerimônia, descobri que a mulher com quem eu estava prestes a dividir minha vida já estava dividindo sua intimidade com outro homem.

Infelizmente, enquanto eu me preparava para dizer “sim” diante do altar, ela já havia dito “sim” a alguém que sequer constava na lista de convidados.

Por respeito a mim, à minha família e, principalmente, à instituição do casamento, decidi não levar adiante uma união cuja fidelidade já havia sido rompida antes mesmo de começar.

Peço sinceras desculpas aos convidados que se deslocaram, compraram roupas, reservaram hospedagens ou reorganizaram seus compromissos para celebrar conosco.

Esclareço, entretanto, que o cancelamento não decorre de uma mudança de sentimentos da minha parte, mas da descoberta de uma conduta incompatível com os votos que seriam pronunciados hoje.

Agradeço a compreensão e o carinho de todos.

Por fim, gostaria de deixar uma reflexão:

O casamento custaria caro, mas descobrir a verdade duas horas antes do altar me poupou de um prejuízo muito maior.

Atenciosamente,

O noivo que quase casou, mas descobriu a tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Ex de Janones comenta sobre ida ao debate na Globo: “Não é sobre vingança. É sobre dar voz às mulheres que quem está no poder tenta calar”

A prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes (Avante), afirmou neste sábado (24) que sua presença no debate presidencial da TV Globo, no Rio de Janeiro, não teve motivação de vingança contra o ex-marido, o deputado federal André Janones (Rede-MG).

Convidada pela campanha de Flávio Bolsonaro (PL), ela acabou impedindo a ida do parlamentar ao estúdio por causa de uma medida protetiva em vigor.

“Não é sobre vingança, nunca foi. É sobre dar voz às mulheres que quem está no poder tenta calar, tenta diminuir e tenta silenciar. Eu não fui ao debate por mim. Eu fui por todas nós que fomos interrompidas, desacreditadas e atacadas só por ocupar um lugar que eles acham que não é nosso. Eu não vou me calar”, declarou Leandra em vídeo nas redes sociais.

“Só quem já passou por violência é que sabe a dor que carrega”, acrescentou a prefeita.

Janones afirmou que já não pretendia comparecer à emissora, pois iniciaria uma transmissão ao vivo de 24 horas em apoio ao presidente Lula (PT). O deputado está impedido de se aproximar da ex-mulher por uma medida protetiva concedida em 2025, após Leandra acusá-lo de ameaçar divulgar fotos e vídeos íntimos do período em que estiveram juntos. Em vez de ir ao estúdio, ele acompanhou o debate pela internet.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RECORDE: TSE registra 1.476 ações contra campanhas de Lula e Flávio, alta de 143% em relação a 2022

Fotos: Maria Isabel | Guito Moreto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra as eleições de 2026 com um volume recorde de processos envolvendo as campanhas presidenciais. Até a reta final do segundo turno, foram registradas 1.476 ações relacionadas aos candidatos Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), alta de 143% em relação a 2022, quando houve 607 processos.

Do total deste ano, 756 ações envolvem disputas diretas entre as duas campanhas. Flávio e seu partido, o PL, apresentaram 624 processos, enquanto Lula e sua campanha protocolaram 473. O presidente é alvo de 430 ações, e o senador, de 378.

Entre os 25 processos de investigação judicial eleitoral (Aijes), 12 questionam Lula e 13 envolvem Flávio. A campanha petista acusa plataformas digitais, especialmente a Meta, de favorecerem o candidato do PL. Já os aliados de Flávio questionam o canal de WhatsApp “Exército do Lula” e as ações coordenadas pelo deputado André Janones (Rede-MG), sob alegação de disseminação de desinformação.

As ações podem resultar em sanções graves, incluindo a cassação de diplomas, caso as acusações sejam comprovadas. Esse tipo de processo costuma levar meses ou anos, pois depende da produção e análise de provas. Em 2023, por exemplo, o TSE declarou Jair Bolsonaro inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, reconheceu a dificuldade de analisar todos os casos diante do aumento da demanda. Segundo ele, a Corte ampliou as sessões para julgar o maior número possível de processos, mas depende da liberação dos casos para análise.

Além das ações judiciais, o Tribunal terá de avaliar decisões administrativas relacionadas às plataformas digitais. Entre elas está a suspensão temporária do canal “Exército do Lula”, determinada por Nunes Marques com base em regras sobre planos de conformidade das empresas de tecnologia. No fim do ano, as plataformas deverão apresentar relatórios sobre as medidas adotadas durante a eleição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número do telefone de Lula vaza em live de Janones

Imagem: Reprodução

O deputado federal André Janones (Rede-MG) acabou expondo o número de telefone do presidente Lula (PT) durante uma transmissão ao vivo neste sábado (24). O parlamentar conversava com o petista por telefone enquanto o presidente se deslocava do Rio de Janeiro para São Paulo, onde participaria dos últimos atos de campanha antes do segundo turno.

Ao mostrar o celular para a câmera, Janones deixou o contato de Lula visível. Ao perceber o deslize, reagiu com surpresa e preocupação: “Não é possível que mostrei lá o número do Lula. Não é possível, gente”, disse, aos risos. “O pessoal vai ficar puto comigo”, acrescentou.

Antes da ligação, o deputado havia afirmado que mostraria o contato sem revelar os dígitos, por acreditar que o nome salvo na agenda seria suficiente para evitar o vazamento. Após a transmissão, usuários das redes sociais e de grupos de WhatsApp passaram a compartilhar imagens do contato, salvo com o DDD 61, de Brasília, e uma foto de Lula fazendo sinal de positivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do TSE Nunes Marques diz que sistemas eleitorais estão “prontos, autênticos e blindados contra qualquer ingerência indevida”

Foto: Leobark Rodrigues/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou neste sábado (24) que os sistemas eleitorais estão “prontos, autênticos e blindados contra qualquer ingerência indevida” para o segundo turno das eleições de 2026. A declaração foi feita durante a cerimônia de verificação da integridade e autenticidade dos programas instalados no Tribunal, em Brasília.

A checagem confirmou, por meio de assinaturas digitais e resumos criptográficos, que os arquivos em operação correspondem aos sistemas oficiais inspecionados, assinados e lacrados. “Nenhuma linha de programa” foi alterada, omitida ou acrescentada, declarou o ministro.

Segundo Nunes Marques, o procedimento encerra um processo de transparência iniciado em outubro de 2025, quando os códigos-fonte foram disponibilizados para fiscalização por partidos e entidades. O presidente do TSE destacou que a participação dessas instituições fortalece a confiança no processo eleitoral.

“Quando as instituições da República se unem para auditar, conferir e atestar a autenticidade dos sistemas, é a própria confiança pública que se fortalece, esvaziando narrativas desinformadoras e consolidando a estabilidade das nossas instituições republicanas”, afirmou.

O ministro também assegurou aos eleitores que, ao pressionar a tecla “CONFIRMA”, o voto será registrado, preservado e totalizado “com total integridade e transparência”. Os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em 4 de setembro, com a participação de representantes do TSE, da OAB-DF, do Ministério Público Federal e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro lota Praça da Liberdade e participa de motociata em Belo Horizonte (MG)

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) lotou a Praça da Libertade em Belo Horizonte-MG e participou neste sábado (24) de uma motociata ao lado do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e de aliados políticos, entre eles os governadores eleitos Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

O grupo saiu da Praça do Papa em direção à Praça da Liberdade. Durante o percurso, não houve discursos, pois, segundo Nikolas, as regras eleitorais não permitiam pronunciamentos no último dia de campanha. O deputado comandou o ato com músicas, incluindo “Tchau, Tchau PT”.

Antes da motociata, Flávio gravou um vídeo com Cleitinho, com quem ainda não havia dividido um palanque. Na ocasião, afirmou que não ameaçaria o governador eleito nem os mineiros, em referência a críticas dirigidas a Lula (PT). Também participaram do ato o ex-governador Romeu Zema (Novo) e Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Apoiadores de Flávio Bolsonaro rezam Pai Nosso e pedem ‘livrai-nos do PT’, em Belo Horizonte

Imagens: Luiza Muzzi/UOL

Milhares de pessoas reunidas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, rezaram juntas um Pai-Nosso encerrado com a frase “livrai-nos do PT, amém”, puxada pelo locutor do evento. Na sequência, os apoiadores de Flávio gritaram “Lula ladrão, seu lugar é na prisão”.

Na Praça do Papa, motociclistas vestidos com a camisa do Brasil aguardavam a chegada do senador Flávio Bolsonaro (PL) para iniciar um percurso pelas avenidas Afonso Pena e Brasil até a Praça da Liberdade. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também era esperado no ato, chamado de “Bloco do 22”.

Com informaçõe de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsa sobe com perspectiva de vitória de Flávio e dólar fecha abaixo de R$ 5 antes do 2º turno

Foto: Cris Faga/NurPhoto/Getty Images

O mercado financeiro encerrou a sexta-feira (23), último pregão antes do segundo turno presidencial, com alta na Bolsa e queda do dólar. Investidores acompanharam a prévia da inflação, a valorização do petróleo e as pesquisas eleitorais divulgadas às vésperas da votação.

O Ibovespa avançou 0,47%, aos 205.082 pontos, mas acumulou queda de 0,17% na semana. Entre as principais ações, Vale, Petrobras e bancos fecharam em alta. O dólar à vista caiu 0,90% e encerrou o dia cotado a R$ 4,993, abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde 12 de outubro. Na semana, a moeda americana acumulou desvalorização de 1,57%. As expectativas sobre o resultado da eleição e os rumos da política econômica também influenciaram as negociações.

Segundo Rodrigo Moliterno, da Veedha Investimentos, a pesquisa do instituto Veritá, que apontou Flávio Bolsonaro (PL) com 51,3% dos votos válidos e Lula (PT) com 48,7%, pode ter contribuído para a recuperação da Bolsa durante a tarde. O levantamento ouviu 15 mil pessoas e informou margem de erro de um ponto percentual e foi registrada no TSE sob o protocolo BR-06070/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Willer Tomaz desmonta fake news e nega que Flávio Bolsonaro fosse ‘usuário master’ de conta bancária de sua empresa

O advogado Willer Tomaz afirmou neste sábado (24) que Flávio Bolsonaro (PL) nunca teve acesso como “usuário master” a uma conta bancária de sua empresa no Santander. Tomaz mostrou uma carta emitida pelo banco na sexta-feira (23) confirma que apenas o próprio advogado ocupava essa função desde a abertura da conta, em maio de 2025.

Tomaz contestou reportagens que apontaram uma possível ligação financeira entre ele e o senador, negou qualquer sociedade com o candidato à Presidência e afirmou que a relação entre os dois é de amizade.

Tomaz também criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou medidas contra ele, incluindo a quebra dos sigilos bancário e fiscal, o cancelamento de passaportes e o bloqueio de bens até o limite de R$ 6 bilhões.

O advogado contestou o valor e acusou os responsáveis pela investigação de usar o caso politicamente, sem apresentar, na publicação, provas dessa alegação. O limite fixado para o bloqueio não significa que esse montante tenha sido efetivamente encontrado ou bloqueado.

As suspeitas surgiram após a divulgação de informações atribuídas a documentos da Polícia Federal, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro. Segundo reportagens sobre o caso, e-mails entre uma funcionária de Tomaz e o Santander mencionavam a desvinculação de contas associadas ao perfil master, incluindo uma identificada com o nome de Flávio. Os investigadores levantaram a hipótese de possível acesso operacional ou participação econômica, o que é negado pelos dois.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *