Foto: TRE-AP
A uma semana das eleições e na reta final da campanha eleitoral nas ruas e na internet, o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, registrou mais de 64,6 mil denúncias de publicidade irregular. A ferramenta da internet permite que o eleitor informe às autoridades sobre eventuais ilegalidades na propaganda irregular.
A maior parte dos casos se refere à disputa ao cargo de vereador — são mais de 34,6 mil pedidos de apuração. Na campanha para prefeito, o número de casos ultrapassou os 17,3 mil. Partidos, coligações e federações são alvos de 12,2 mil solicitações de providências.
As denúncias por problemas na campanha na internet chegam a 15% do total. Casos de irregularidade na propaganda em bens públicos alcançam 20%. Outros 20% têm relação com o uso de banners, cartazes e faixas. E 5% das reclamações se referem a outdoors.
São Paulo é o estado que concentra mais casos — mais de 12,5 mil pedidos de apuração. É seguido por Minas Gerais, com cerca de 9,2 mil casos; e pelo Rio Grande do Sul, com 6,4 mil relatos.
Pardal
O aplicativo Pardal é a ferramenta da Justiça Eleitoral para denunciar irregularidades na propaganda eleitoral.
As denúncias feitas pelos eleitores são encaminhadas para o juiz eleitoral competente, que vai tomar as providências para coibir eventuais atos ilícitos.
Antes de registrar a denúncia de uma suposta irregularidade, o app esclarece ao eleitor o que pode e o que não pode durante a campanha eleitoral. A partir daí, o usuário avalia se o caso que quer apresentar preenche os requisitos de uma propaganda irregular.
Desinformação e crime eleitoral
Para os casos de desinformação, há uma outra ferramenta específica — o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral. Já se a questão se encaixa em crime eleitoral, a pessoa será direcionada ao Ministério Público Eleitoral.
g1
Agora me diga:
Esse app vale de quê?
Quem vai apurar esse monte de denúncias?
Vcs acham que vão apurar as denúncias contra qual lado?
Esse app é uma bosta, é só pra dizer que estão atentos. No fim é só uma perda de tempo pra quem denúncia.
Antes de bostejar comentários inúteis pesquise sobre a atuação das instituições. Sei que gadriotas vivem num mundo paralelo e bizarro em que gostam de atacar as instituições pra descredibilizar inclusive a democracia. Faz parte da teoria da conspiração desse povinho. Não sei se vc eh desse tipo…
Radica deixa de onda, vcs ignorantes em materia de politica, deviam lembrar da queda da URSS, da fome em Cuba, Nicarágua e Venezuela, das mortes na China, Alemanha Oriental, coreia do norte, das proibições ridículas a que
são submetidos os cidadãos desses países, hoje sim, temos instituições desmoralizadas, quebradas, até a imprensa que defende vcs está passando fome e quebrando, vcs não cansam de passar recibo para esse fantoche alcoolatra e sua rampeira abrido.