A velocidade de Fátima Bezerra em afastar o PM do IFRN

Após a divulgação de vídeos mostrando a ação da Polícia Militar no protesto realizado pelos alunos do IFRN, a governadora Fátima Bezerra foi mais do que ligeira.

Em menos de duas horas, a governante chamou aos carretéis o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo e o comandante da PM, coronel Alarico. Fátima determinou o pronto afastamento do policial que comandou a ação no IFRN.

A ação da PM, que foi convocada ao IFRN pelo reitor interventor Josué Moreira, deverá ser objeto de apuração por parte do governo estadual.

Eventuais e possíveis excessos e exageros devem ser apurados e evitados em manifestações, principalmente se forem pacíficas. Os estudantes cobram um plano de reposição de aulas para os milhares que estão sem estudar desde o início da pandemia, mas o motivo do protesto não foi esse, foi exigir a renúncia do reitor pro-tempore.

Mas uma coisa é inegável no caso do IFRN: a governadora agiu com uma presteza e uma rapidez nunca antes vista no seu governo.

Quem dera Fátima Bezerra tivesse adotado a mesma resposta e em tempo parecido no caso do sumiço dos 5 milhões de reais que o Consórcio Nordeste recebeu do governo do RN para comprar respiradores. QUEM DERA.

No caso da ação da PM contra os alunos no Dia do Estudante, a governadora foi mais do que valente. Mas quando o assunto foi o sumiço do dinheiro do contribuinte que deveria ter sido gasto com equipamentos de saúde, a governadora foi omissa. Restou apenas uma notinha de protesto. Será que a valentia da governadora é questão de ideologia? Será?

Por último e não menos importante: o Governo Federal precisa respeitar à vontade expressa pela maioria da comunidade escolar do IFRN na eleição para reitor. A vontade da maioria é a expressão maior da Democracia. É assim que funciona: de reitor de escola federal, diretor de escola estadual ou municipal a presidente da República.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Marcos Antonio danras5 disse:

    A FATÃO BOKUS passou toda a sua vida política apoiando greves e paralisações com badernas envolvendo falsos trabalhadores e estudantes manobrados pelo PT, PARABÉNS A POLICIA MILITAR TEM QUE DESCER O CACETE MESMO pois essa cambada minoria não representa o verdadeiro estudante e esse comandante é UMA VERGONHA PARA A TROPA em aceitar afastar o policial.

  2. Junin disse:

    O caso em tese, deve ser federal ou não??? Se não? Só baderna mesmo….dá em nada …..

  3. Luciano disse:

    É gópi!!!

  4. Manoel C. disse:

    "O Governo Federal precisa respeitar à vontade expressa pela maioria da comunidade escolar do IFRN na eleição para reitor. A vontade da maioria é a expressão maior da Democracia. É assim que funciona: de reitor de escola federal, diretor de escola estadual ou municipal a presidente da República."
    Isso nunca vai entrar na cabeça dos Ceará-Bobões e os retardados que acham belo pegar celular de adolescentes.
    Reitero: Os servidores do IFRN continuarão a receber seus gordos salários e debaterem em suas reuniões virtuais, os alunos ainda estudam em uma das melhores escolas do estado e podem até meter um processo, PF já está se preocupando com outras coisas e a PM que achou que era uma incursão na periferia, se lascou.
    Enquanto isso, avenida afonso pena mais parece uma "gotham city".

  5. Deco disse:

    #quemacreditalevantamao. Comentário perfeito, perfeito! DIDÁTICO!
    Só os "tapados", e são muitos, não compeendem ou preferem se faze de inocentes.
    Os alunos, até que se admite, movimentos. São adolescentes precisam de um grupo para se afirmarem mesmo que logo depois cairão na real. Mas funcionários e professores tem que responder administrativamente pois são funcionários públicos sendo pagos por todos. Ficam se juntando com adolescentes pra fazerem política. Vergonhoso!!

  6. Direita Honesta disse:

    O que esperar dessa governadora? Como o estado está sendo gerido? Será que ainda há alguém que não consiga enxergar a administração catastrófica a que o RN está submetido? Aliás, a única esperança que consigo ver para o estado é torcer pelo sucesso do governo Bolsonaro, que certamente terá reflexos positivos por aqui.

  7. Azevedo disse:

    A PM tem que descer o cacete em estudante baderneiro sim. Reinvindicar direitos tudo bem, desde que seja de forma pacífica e respeitando a autoridade policial, coisa que a governadora E seu partido desconhecem. Como se trata de uma instituição federal de ensino, na próxima vez o reitor tem que chamar a Polícia federal ou a Policia do exército, pois aí o buraco vai ser mais em baixo, e se brincar até ela entra no cacete.

  8. Ze mane disse:

    Parabens governadora, eram alunos desarmados reivindicando que a democracia prevalecesse, nao havia necessidade de repressao , pois ninguem tava sendo ameaçado e nada sendo depredado.

  9. Cesar Bomone disse:

    ABSURDO, tanta agilidade para condenar quem foi combater uma BADERNA, o prédio da REITORIA é puramente ADMINISTRATIVO, invadir o prédio é impedir que a administração possa trabalhar.
    AGILIDADE devia ter tido para garantir os LEITOS DE UTI para o combate da COVID, muitos potiguares morreram por falta de agilidade do GOVERNO DO ESTADO em providenciar esses leitos.
    AGILIDADE devia ter tido para GARANTIR que o 5 MILHÕES não fossem mau utilizados.
    ABSURDO, punir o policial que foi fazer seu trabalho.

  10. DARLANILSON disse:

    Resumindo: Polícia perto incomoda , polícia longe faz falta .

    Gostaria que ela tivessem essa mesma rapidez pra pagar o 13° e dezembro de 2018. Que até agora nem água.

    Tv o crédito extraordinário de quase R$ 1,8 bilhão, tv a venda da folha , tv os rolyaties. O q ela tv capacidade de pagar atrasado foi um restinho de Novembro de 2018.

  11. Julio disse:

    Essa Governadora do PT deveria ser denunciada. Cadê os representantes do povo na assembleia.

  12. Tarcísio Eimar disse:

    Fatao the flash

  13. #quemacreditalevantaamão disse:

    Espera-se, da governadora, rapidez ainda maior (e EFETIVIDADE) nas medidas atinentes à saúde, segurança e educação da sociedade norteriograndense!
    Ah! E quanto ao aumento da arrecadação, abertura de novas empresas, etc… há algum bom exemplo a ser citado?

  14. Augusto disse:

    E saber que estudei aí e tive os melhores professores e os melhores dias de minha vida, vê hoje um punhado de débeis mentais, drogados, semi analfabetos, alienados fazendo e falando besteira, defendendo a parte podre dos costumes da sociedade. Moral, ética, respeito, soa palavras que nao consta no dicionário desses idiotas Envergonha com certeza aos ex alunos, que tanto defendiam a instituição e seus quadros.

  15. Gustavo disse:

    Bg , me desculpe , mas vc misturou 3 assunto, sem forcar o assunto principal e assim tentar distorcer a opinião pública, lamentável .
    Fica parecendo uma fofoca!

  16. Nascimento disse:

    Até quando ela faz o certo é criticada ? Pelo amor de Deus parem que tá feio !! Parabéns a governadora pela atitude.

  17. Glauce Moura disse:

    Imagine se a excelentíssima Governadora tivesse a mesma presteza em aparelhar as nossas Gloriosaa Polícias Civil e Militar com tudo e todos – logística, equipamentos e pessoal – que elas precisam para nos prestar, efetivamente, os serviços de Segurança Pública que a Constituição Federal vigente nos garante?
    E se ela fosse também tão rápida em condencorar as nossas heroínas e os nossos heróis policiais que, mesmo com todas as necessidades profissionais escasseadas, continuam nas ruas fazendo muito mais do que lhes é possível para proteger as nossas vidas e o nosso patrimônio???

  18. Andre disse:

    Lamentável a polarização dos pensamentos extremistas de alguns egocêntricos ( avessos ao respeito ao próximo)registrados nesses comentários. A internet possibilta a covardia com aparente impunidade para a agressão covarde ( único recurso de quem não tem argumento próprio).

  19. Costa disse:

    A apuração sobre o pagamento de R$ 5 milhões e o não recebimento do material já tramita contra a empresa. O blog foi infeliz ao invocar esse exemplo.

    Inocência é achar que a democracia seria violentada no IFRN com a nomeação de um reitor biônico e que os estudantes aceitem sem protestar.

    • Deco disse:

      O Reitor eleito foi BARRADO de assumir pela justiça pois responde a sindicância administrativa.
      Quem tiver dúvida procure o despacho da justiça.
      Se os alunos e professores quiserem mudar isso tem que fazer o protesto contra a justiça ou então o correto, legal e democrático: contestar na própria justiça.
      Isso é democracia, gente!!
      Se pessoas esclarecidas como professores, e alunos não entenderem isso é porque não querem ou são uns tapados, mesmo

    • Deco disse:

      O Reitor eleito foi BARRADO de assumir pela justiça pois responde a sindicância administrativa.
      Quem tiver dúvida procure o despacho da justiça.
      Se os alunos e professores quiserem mudar isso tem que fazer o protesto contra a justiça ou então o correto, legal e democrático: contestar na própria justiça.
      Isso é democracia, gente!!
      Se pessoas esclarecidas como professores, e alunos não entenderem isso é porque não querem ou são uns tapados, mesmo

    • Arantes disse:

      Desde quando responder processo é impedimento para se ocupar cargo público?
      Quantos processos responde Paulo Guedes?
      Quantos responde Rogério Marinho?
      Quantos responde os Ministros do Meio Ambiente?
      E tantos outros…
      Presunção de inocência e decisão transitada em julgado tem significados conhecidos e determinantes em relação a direitos e garantias fundamentais.
      E dá pra entender quando parte da população não entende isso. Mas quem é um pouco mais instruído sabe disso e por puro mal caratismo quer fingir que não sabe para manipular com inverdades e inverter os fatos.
      A intervenção no IFRN é política e ideológica e foi forjada para impedir que a decisão democrática da comunidade do Instituto seja efetivada como deve ser numa verdadeira Democracia.
      Isso os defensores da Democracia não conseguem vislumbrar.

  20. Greg disse:

    Estudante leva cacete e spray de pimenta. Eu já fui estudante da ETFRN e me solidarizo com a rapaziada. Parabéns governadora Fátima, cadê a urna pra apertar 13 outra vez?

  21. Vergonha disse:

    PTralhas são assim mesmos , defendem TUDO OQUE NÃO PRESTA, cadê que essa parasita bota o povo do detran para trabalhar com essa mesma velocidade., sabe porquê??? Ela não gosta de trabalhar, a tal professora sem nunca ter 1 aluno , o mercado de veículos todo parado por conta do Detran fechado , faça um teste ? Você não consegue transferir o seu veículo , se tentar , tem que morrer na mão do despachante R$ 100,00 e REZAR para o documento sair em 30 dias …..mas para desmoralizar o REAL TRABALHADOR ( militar) ela é VORAZ

    • Hedylamar disse:

      #JosuéMoreiraFixa
      #ForaEsquerdalhadaVadia
      #PTNuncaMais
      #VãoTrabalharVagabundos
      #ForaFatimaGopi

  22. Manoel disse:

    Perfeito.
    O interventor nao terá sossego. Entrou pela janela através de Bolsonaro sairá pelas portas do fundo pela força da democracia.
    Quanto a PM, ela tem que aprender que a ditadura acabou, que práticas como torturar, perseguir, bater e oprimir só leva a mais violência. Que apesar de termos um protoditador na presidência, isso não legitima atitudes violentas por parte da PM. Alí nao tinha bandidos, e sim estudantes querendo que as regras do jogo sejam limpas e implementadas: quem teve mais votos que seja empossado! Ninguém estava quebrando nada. Que o interventor vá embora e seja empossado quem realmente foi eleito. Simples.
    Parabéns a governadora Fatima pela atitude rápida e forte contra os abusos.

    • #quemacreditalevantaamão disse:

      Sobre "entrar pela janela"… A Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995, e o Decreto 1916/1996 (ambos anteriores à atual gestão) deixam claro que os reitores serão escolhidos pelo Presidente da República. No caso de pro tempore, utilizado quando há algo sendo investigado (como parece ser a situação do IFRN), é também claro que, passada a apuração e, nada sendo confirmado, assumirá o reitor eleito pela comunidade escolar. De resto, sobra só a militância e a falta de equilíbrio.
      Os servidores públicos do IFRN passaram num concurso público para, assim como nós, também servidores públicos de outras instituições, serem empregados do Estado, não sócios de uma organização! Isso precisa ficar claro. O Chefe maior das instituições de ensino público do país é quem senta na cadeira presidencial, seja lá quem for! Dia desses, tínhamos um analfabeto na presidência mas, como estava injetando dinheiro para a galera viajar e fazer caros doutorados e outras despesas, aí não tinha problema… Mexeu na mamata… começou a reclamação…
      Menos hipocrisia, turma… vamos estudar, vamos trabalhar… mais uma vez: servidores não são sócios do governo. São servidores!

    • antenado disse:

      kd os 5 milhões?

    • Deco disse:

      Amigo, pelos seus comentários percebe-se que é um cidadão tapado, Frustrado que esta sempre procurando desagregar

  23. Emerson Fonseca disse:

    Parabéns a Governadora, pela atitude a Instituição Polícia Militar, merece todo o respeito, " alguns" não sabem fazer seu trabalho e precisão de advertência ou punições, já que ali estão representando o Estado de Direito, não havia baderna ou depredação ao patrimônio.

  24. Santos disse:

    O instituto é federal, e no vídeo lá estava uma viatura da Polícia Federal. Alguém pode explicar pq os policiais militares não ficaram só acompanhando e os policiais federais que fizessem a negociação ou intervenção, caso necessário?
    Td só sobra pra PM.

    • Alex disse:

      Homi essas coisas só sobram pra PM, a gloriosa PF trabalha mais na parte refrigerada kkkk

  25. Thiago Lopes disse:

    Situações bem diferentes. Ela tem total comando sobre a PM. Sobre o tal Consórcio, não. Se ela não tivesse agido rapidamente tb seria criticada. Ela agiu certo dessa vez.

  26. Cristiano severo disse:

    Perfeito BG, acredito que a população pensa nesse sentindo.

  27. Ivan disse:

    Só sabe o valor que tem um policial, quando precisa dele. Fora isso a polícia estar sempre errada.

  28. J.Dantas disse:

    A governadora cumpriu o seu papel como gestora e defesa das suas origens. Os policiais vão continuar sendo policiais por anos, até as suas aposentadorias. Fátima, próximas eleições poderá voltar a simples condição de sindicalista. Fátima apenas expressou seus desejos e sentimentos que a fizeram ser Fátima: defesa e amor de " protestos" sindicatos e grêmios. E por outro lado, desprezo e repugnância aos que estão do outro lado, as forças de segurança.No mais, tenho certeza que a PM não saiu do quartel e foi ao IFRN sem ser convocada para manter a lei e a ordem( CF). Se a nomeação do reitor é ilegal, existe o poder judiciário para resolver. Mas, enquanto estiver no cargo, tem que haver respeito pelo mesmo e instituição. Assim como, pela governadora que afastou os policiais e pediu abertura de sindicância… Que o resultado é óbvio: GLO.

    • Jr disse:

      Ocorreu um protesto.
      Qual foi a desordem? Qual foi a baderna que fizeram?
      A desordem foi tanta que o PM correu atrás de um estudante p tomar um celular!
      GLO? Fala sério!

  29. Alex disse:

    Não é a primeira vez que a governadora é valente pra cima da PM, em uma ação de reintegração de posse nas margens da BR 304 há um tempo atrás, em decorrência da resistência dos integrantes do MST, houve a reação da PM. Na oportunidade a governadora agiu da mesma forma, rigor absoluto, afastando comandante da operação. Agora os 5 milhões dos respiradores deixa pra depois, sem stress!

  30. Jr disse:

    BG responda você mesmo meu comentário! A ação da PM foi um desastre. Não precisava de nada daquilo. Os estudantes estavam lá pacificamente p protestar contra a nomeação de um reitor que sequer participou da eleição e p COBRAR um plano de retorno às aulas. Qual a baderna que foi feita? Picharam, quebraram, agrediram? A cena de um PM correndo atrás de uma pessoa para tomar um celular é patética. O PM sentiu-se ameaçado pelo celular? O celular foi usado em algum ato criminoso? A PM não pode se prestar a um papel desses. Mais um desgaste p uma instituição que é gloriosa.

    • Alex disse:

      A PM foi chamada por quem e pra que? já que o protesto era pacífico e todos com rosas nas mãos.

    • Jr disse:

      Alex diga aí quais foram os atos de baderna? Até agora ninguém disse! Só se foi o celular que o PM desesperadamente correu p pegar!

  31. Cláudio disse:

    É uma pena ver um profissional tratado como se ele fosse o delinquente, as imagens mostram desacato desrespeito total para com os policias eu pergunto e os alunos baderneiros , robôs fabricados por essa esquerda, querem saber quem são estes mesmos passem apenas um dia com eles dentro do ifrn e tirem suas conclusões.

  32. Luiz disse:

    Excelente dia, BG.
    Só uma correção: no terceiro parágrafo, você fala que o reitor interventor "tomou posse no cargo depois de ter sido derrotado em eleição direita". Na verdade, o atual interventor se quer foi candidato nas eleições para a Reitor, ou seja, nem chapa ele registrou. O Ministério da Educação não respeitou a vontade da comunidade acadêmica. Ele teve a oportunidade de por seu nome para a comunidade acadêmica o escolher por meio de votação e nem isso o fez. Sugiro que veja os editais de inscrição das chapas e veja se encontra o nome de Josué Moreira. Isso tudo já foi judicializado e espero que a Democracia vença a arbitrariedade, dando posse ao professor Arnóbio democraticamente escolhido pela maioria dos que fazem o IFRN.

    • Chicote disse:

      A vontade acadêmica a qual você se refere é colocar mais um "politicamente correto" onde tudo pode, né?

  33. Celso disse:

    Em governos do PT, ninguém mexe com baderneiros. Tá louco! Quebrar patrimônio público é democracia, ora!

    • Jr disse:

      Qual foi a baderna?

    • joas andrade disse:

      Aonde os estudantes quebraram alguma coisa? vá na reitoria do IFRN e tome as suas próprias conclusões.

    • Augusto disse:

      Não é só com baderneiros que não pode mexer não, tem também os noiados, os drogados, os ladrões, os corruptos, os depravados, os analfabetos funcionais, os trambiqueiro, os vagabundos, todo traste que nao preste, são o melhor que eles tem em seus quadros.

  34. servidor de direita disse:

    ah meu amigo BG, você não viu nada… os reitores passados tinham era o whatsapp de fátima. Falavam com ela diretamente durante as reuniões pra cobrar promessas quando ela era senadora e botar medo na gente (dizendo que temer ia cortar nossos salários e benefícios). Quem convocou fátima foi o outro reitor que ganhou a eleição e não assumiu. Infelizmente o IFRN é totalmente dominado pela esquerda e coitados dos servidores de direita, como eu, que trabalham lá!

    • servidor de direita disse:

      ah, gostaria de acrescentar uma informação muito importante… estão acontecendo várias reuniões para decidir quando as aulas voltam via EaD… reuniões que não acabam nunca. Há professores que não querem voltar nessa modalidade, só querem presencialmente, ou seja, querem passar o resto do ano de 'férias'. Há também pedagogas colocando empecilhos. Enquando a UFRN, apesar dos problemas, já voltou via EaD, o IFRN, mesmo com toda infraestrutura, está nessa enrolação! Se o IFRN tem um campus só para educação à distância, porque não está funcionando?

  35. Nordestino disse:

    Governadora vá se preocupar com a saúde da sua população e ações que ajudem a economia voltar a girar, esses estudantes são um bando de baderneiros sem educação, não sabem protestar pacificamente, a PM do RN agiu corretamente e é um exemplo de autoridade, o que não podemos é aceitar uma rima de jovem bagunçar uma instituição federal e fica por isso mesmo .

COMENTE AQUI