Jornalismo

Abandonado por aliados, Eduardo Cunha cai e vira homem-bomba

El País

Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por muito tempo se vangloriava de ter sua própria bancada, que o alçou à presidência da Câmara em 2015. Era um baixo clero com mais de cem aliados de diversos partidos juntamente com seus correligionários e colegas que fez ao longo de quatro mandatos consecutivos e alegadas estratégias conjuntas para arrecadar fundos de campanha. Por isso, a cena que se via no plenário da Câmara dos Deputados que o cassou nesta segunda-feira era, até alguns meses atrás, inimaginável: Cunha quase unanimemente abandonado. Com exceção de Carlos Marun (PMDB-MS) e de Edson Moreira (PR-MG) – dois parlamentares em primeiro mandato que se tornaram quase guarda-costas dele -, pouquíssimos se aproximavam do ex-presidente da Casa. Apenas esses dois discursaram em sua defesa.

Esse isolamento resultou no placar de 450 votos a favor de sua cassação, apenas 10 contrários e 9 abstenções. O número foi bem superior aos 257 necessários para que ele fosse cassado. Foi o sétimo parlamentar a perder o mandato desde 2001, quando o Conselho de Ética foi criado. Com a cassação, Cunha se tornou fica-suja e fica inelegível até 2027. Sem o cargo eletivo e, consecutivamente, sem a prerrogativa de foro privilegiado, os cinco processos que tramitam contra o peemedebista no Supremo Tribunal Federal (STF) deverão ser enviados ao juiz de primeira instância Sergio Moro, o responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba. Era tudo o que ele não queria.

De todo-poderoso a abandonado, agora ele deve se tornar um homem-bomba, com potencial de abalar toda a classe política brasileira. O temor de parte de seus aliados é que, para se livrar de punições duras, como a prisão, o peemedebista faça um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal e entregue alguns de seus colegas em eventuais irregularidades. Ele nega que fará qualquer acordo (“Quem faz delação é criminoso e eu não sou criminoso”, repetiu após a cassação),mas diz que contará toda a história do impeachment de Dilma Rousseff em um livro no qual pretende relatar conversas com todos os políticos com quem conviveu neste período. Inclusive o atual presidente Michel Temer (PMDB) e um de seus principais auxiliares, Moreira Franco. Nada foi gravado. “Tenho uma boa memória”, disse o ex-deputado ao fim da sessão. Desempregado, Cunha afirma que sua primeira ocupação agora será buscar uma editora que queira publicar esse livro, com o qual ele afirma que pretende “ganhar muito dinheiro”. Depois vai pensar no que fazer.

Opinião dos leitores

  1. Se ele for preso, ai sim vai ter muito tempo pra escrever. Pela quantidade de crimes que ele cometeu se fosse preso de verdade da pra ele conta a historia do brasil inteirinha.

  2. O que eu acho mais legal nesse cabaré, perdão, nessa casa, é que existe o "Conselho de Ética"…

  3. Quem danado vai querer ler o que esse meliante diz? se de cada 4 palavras 3 não é verdade? Na Biblia tá escrito:
    Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário;
    o mentiroso não permanecerá na minha presença.
    Salmos 101:7

  4. Nesse meio podre, ninguém é amigo de ninguém . Lobos devorando lobos, e haja estômago para tanta patifaria !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

“GREVE ESTUDANTIL”: Alunos de Ciências Sociais da UFRN não terão aula amanhã para deliberar contra Bolsonaro e a extrema-direita dentro da Universidade

Foto: Reprodução

Conforme aviso veiculado através de e-mail para os estudantes de Ciências Sociais da UFRN, nesta quinta-feira (26) não haverá aula para os alunos. O motivo? Uma paralisação do curso “contra a extrema-direita e os ataques”.  A decisão foi tomada em assembleia do CACS na última sexta-feira (20)

Haverá uma mesa-debate e o assunto será: “como combater Bolsonaro e a extrema-direita?”.  O local do encontro será na própria biblioteca da UFRN, a Biblioteca Central Zila Mamede – BCZM.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Simone Tebet se diz ‘honrada com missão’: ‘O centro democrático vai ganhar essas eleições’

Foto: Reprodução

Confirmada como pré-candidata à Presidência pelo MDB, a senadora Simone Tebet (MS) disse nesta quarta-feira, 25, estar “honrada com a missão”. “Estou pronta, estou preparada, estou honrada com essa missão, ciente da responsabilidade e com fé em Deus que vamos para o segundo turno e depois do segundo turno o centro democrático vai ganhar essas eleições”, afirmou ela em entrevista coletiva em Brasília. “Vamos falar menos de Lula e Bolsonaro e vamos falar mais do Brasil real.”

Simone Tebet reconheceu que não tem o apoio de todas as alas do MDB, mas disse que terá “unanimidade” na convenção partidária. A senadora afirmou ainda que o fato de ser “desconhecida” pode ajudá-la na campanha. “Isso pra mim é algo que me fortalece porque isso me permite dizer ao Brasil aquilo que queremos”, disse.

Nesta terça-feira, 24, a Executiva Nacional do MDB e diretórios estaduais confirmaram a pré-candidatura presidencial da senadora. O encontro não contou com a presença dos diretórios do Ceará, de Alagoas e da Paraíba, que são publicamente contra a legenda ter uma candidatura própria e defendem o apoio da sigla à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Cidadania também reuniu sua Executiva nesta terça e decidiu pelo apoio à pré-candidatura de Simone. “Com Simone Tebet, MDB, PSDB e Cidadania dão um passo concreto na direção da manutenção da democracia com um programa comum: projetar o Brasil do Século 21”, disse o presidente do partido, Roberto Freire, por meio de nota.

Apesar da decisão, o Cidadania está atrelado ao que o PSDB vai deliberar. Os dois partidos vão formar uma federação e precisam ter decisões conjuntas nas eleições nacionais, estaduais e municipais por no mínimo quatro anos. A sigla tucana, que também deveria ter divulgado sua decisão nesta terça, adiou o encontro da cúpula para a semana que vem devido a conflitos internos.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. É o jeito votar nela, não voto em ladrões inveterados, luladrão já diz tudo e a moro confirmou, Bolsonaro rachadinha agora tá roubando com força, tendo o centrão como laranjas, pra facilitar a roubalheira e a impunidade ele sancionou leis que facilitam a vida dos corruptos como a improbidade administrativa, abuso de autoridade e juíz de garantia, além de apoiar a revogação da prisão em 2a instância e a decisão da exclusividade da banda vôou justiça eleitoral pra julgar crimes de corrupção. Portanto excluí totalmente votar nesses dois larápios. Eexquece!

  2. O Fundo eleitoral permite esse desperdício de dinheiro público. 💰 Alguns farão a rapinagem sem dó nem piedade.

  3. Pronto!!!!!
    Agora vai!!!
    Vão gastar o dinheiro do contribuinte para encomendar novas Urnas.
    Vai ter que mudar todas, tem que fazer de aço pra aguentar os votos dessa Tebet.
    Kkkkkkkkkkkk.
    Kkkkkkkkkkkkkkk…
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    Bozo disparado no primeiro turno.
    Continua sem adversários.
    Tenho dito!

  4. Sou do tempo que o trabalhador sacava o FGTS pra financiar a casa própria, hoje saca para se alimentar.
    É o governo da fome e da miséria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Guedes volta a falar em moeda única para Brasil e Argentina, o ‘peso-real’

 

Foto: Antônio Cruz

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar da possibilidade de uma moeda comum entre Brasil e Argentina, o “peso-real”, um tema que já havia aventado em 2019. “Eu acho que vamos ver, provavelmente, o peso-real”, disse em evento no Fórum Econômico Mundial ao defender maior integração na América Latina e falando de um cenário para 15 anos.

Guedes falou da pandemia e da disrupção das cadeias de produção, que provocou inflação nos mais diferentes países. Depois veio a guerra da Ucrânia, que exacerbou estes movimentos e está levando os bancos centrais a acelerar as altas de juros. “A inflação global está subindo, os preços de alimentos e petróleo estão subindo”, disse ele. “Águas turbulentas pela frente.”

Nesse ambiente, o Brasil e a América Latina são essenciais para prover segurança alimentar e energética para a Europa, disse Guedes.

Em viagem recente aos Estados Unidos, o ministro contou que ouviu da secretária de Tesouro, Janet Yellen, que o cenário de investimento no mundo mudou, em meio a uma alta dos riscos geopolíticos. Nesse ambiente, para receber investimentos e para o comércio, os países precisam estar próximos, o conceito de “naershoring”, e além disso, serem alinhados, o “friendly-shoring”. “Este é o novo ambiente”, disse Guedes.

Guedes participou de um evento sobre América Latina, para discutir empreendedorismo e práticas de governança, sociais e ambientais na região, que formam a sigla ESG. No mesmo evento, o fundador e CEO do Nubank, David Velez, contou a história do banco e falou do número ainda alto de pessoas sem acesso a bancos na região.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Se dr Paulo Quedes tá dizendo isso é porque é bom.
    O homi é PHD em economia.
    Formado em Harvard.
    É pouco ou quer mais??
    heim, heim decadente desacreditada dra Miriam Leitão?.?.?…
    Kkkkkkk.
    Essa daí, merval pereira, camarott, boner, renata, a globo lixo etc etc etc…
    Perderam o seu maior patrimônio.
    A CREDIBILIDADE.
    Ninguém mais acredita nesses esquerdistas da cara lavada com oleo de peroba.
    O pior é que não fazem sequer uma meia culpa, seguem no erro e se afundando cada vez mais.
    O chôro é livre!!
    Maju Coutinho.
    hihihihihihi.
    Kkkkkkkkkkk.
    Ja foi!!
    Já era!!
    Acabou!!!!

  2. Perto das eleições vai fazer de tudo pra iludir eleitor, o peso tá dando errado lá na Argentina, o real aqui desvalorizado aí se junta pra formar o quê? Se o ministro da economia não soube segurar o real vai propor juntar-se a outro pior?

  3. Já pode rir boiada imunda!???
    O Presidente Lula falou isso esses dias, a boiada ficou a venta e os chifres pegando fogo 🔥

  4. Para ele é fácil falar isso já q tem grande parte de seu dinheiro em dólar num paraíso fiscal…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 20,4%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 20,4%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (25). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 16.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 19,5% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 23,1% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 33 leitos críticos (UTI) disponíveis e 11 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 58 disponíveis e 5 ocupados.

Outros 10 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 1 leito clínico também está ocupado por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 33 leitos críticos e 58 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h40 desta quarta-feira (25).

Neste período, havia seis (06) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 33 leitos críticos e outros 58, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN não registra óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; Novos casos são 83

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (25). São 504.990 casos totalizados. Novos casos nas últimas 24h são 83.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.199. Óbitos em investigação são 1.421.

Recuperados são 496.046. Casos suspeitos somam 561 e descartados são 954.011. Estimativa de casos em acompanhamento: 745.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguar Renan Barão já tem data para retorno ao octógono; atleta não luta desde saída do UFC em 2019

Foto: Divulgação

O potiguar Renan Barão está pronto para retornar ao MMA. O ex-campeão peso galo do UFC enfrentará William Gomis no peso pena no ARES FC 7, em 25 de junho, em Paris. Barão anunciou o confronto em suas redes sociais. Com o evento, a luta será a primeira de Barão desde sua saída do UFC em 2019.

Renan Barão não deu sorte nos últimos anos com suas tentativas de voltar ao MMA. O potiguar, de 35 anos, viu três cards anteriores falharem desde sua saída do UFC, incluindo uma luta proposta em janeiro passado contra Horacio Gutierrez, no Eagle FC 44, que acabou sendo cancelada.

Em atividade, Barão foi considerado um dos melhores lutadores peso por peso no esporte. Ele teve uma impressionante sequência invicta de 33 lutas até conquistar e defender o título peso-galo do UFC, antes de uma derrota em 2014 para T.J. Dillashaw.

96 FM

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Videomonitoramento inteligente vai contribuir para melhorias no trânsito de Natal

Foto: Divulgação

A Interjato Soluções venceu a licitação para prestação de serviços de fornecimento, implantação, operação e manutenção dos sistemas de videomonitoramento e central de monitoramento de trânsito e de transporte da STTU, em Natal.

A empresa potiguar com mais de duas décadas de atuação apresentou uma proposta com equipamentos mais completos e modernos que os previstos em edital, com um custo 40% menor que o valor estimado.

A solução de Trânsito Inteligente da Interjato inclui 180 câmeras que permitem o reconhecimento de placas, cor e tipo do veículo, análise de fluxo, detecção de estacionamento proibido e contagem de veículos. Uma das tecnologias que vão ser entregues possuem capacidade de captar 30 faces humanas por segundo, alta resolução, conectividade, transporte de dados e armazenamento de imagens.

Outra entrega são as câmeras panorâmicas com visualização 360 graus, que devem contribuir com informações inteligentes constantes para os sistemas de segurança e também vão modernizar a forma de planejamento e infraestrutura pata administração do trânsito de Natal.

“Essa é mais uma conquista importante para a Interjato porque atesta a qualidade técnica de uma empresa que é potiguar e isso também se reflete na qualidade do serviço para o contratante, uma vez que a assistência está mais próxima e garante agilidade em caso de manutenção”, disse o CEO da Interjato Soluções, Erich Rodrigues.

Com o resultado do pregão e assinatura do contrato, o prazo de início da implementação é de 90 dias após a ordem de serviço.

Opinião dos leitores

  1. Não adianta tanta tecnologia se a STTU segue no tempo dos Flintstones. É como entregar uma Ferrari a quem não tem os braços.

  2. Impressiona ver a quantidade de fios existentes nas ruas. Tem para todos os gostos e modelos. É uma temeridade a quantidade de fios que existem entre os postes. Isso não existe em países desenvolvidos.
    Nenhuma autoridade vê isso? É um absurdo.
    Vai ser preciso outra tragédia como já ouve na zona norte para que seja planejada e tomada providências nesse sentido?

  3. Tem que avisar a esse prefeito chibata e incompetente Álvaro dias, que recapear e rapariga buracos melhora o fluxo e o trânsito de veículos e pedestres.
    Esse Prefeito Chibata quer arrecadar pra bancar suas mordomias e ajudar eleger seu filho.
    Prefeito chibata.

    1. Se for pra multar, dentro da LEI, os espertinhos que comentem infrações e idiotas que causam acidentes: que multe MUITO!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

95% da população acima de 18 anos se diz heterossexual, estima IBGE pela 1ª vez

Foto: Ilustrativa

Levantamento feito pela primeira vez pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 94,8% das pessoas de 18 anos ou mais no país se declaram heterossexuais. Entre os entrevistados, 1,8% se disseram homossexuais (1,13%) ou bissexuais (0,69%).

Divulgados nesta quarta-feira (25), os dados referentes à orientação sexual autodeclarada da população foram levantados em um módulo inserido na PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), realizada em 2019, em parceria com o Ministério da Saúde.

A pesquisa foi realizada em 108 mil domicílios, por amostragem probabilística. De forma inédita, os entrevistados foram questionados sobre sua orientação sexual, com seis opções de resposta —heterossexual, homossexual, bissexual, outra, não sabe e recusou-se a responder.

Cerca de 2,3% escolheram não responder, porcentagem superior à soma de homossexuais e bissexuais. Outros 1,1% disseram que não sabiam e 0,1% afirmaram que têm outra orientação sexual (como assexual e pansexual, por exemplo).

A soma das porcentagens passa de 100% em função do arredondamento, informou o instituto. Não houve coleta a respeito da identidade de gênero da população. O IBGE afirmou que ainda estuda metodologia para incluir o tema em suas pesquisas.

Segundo a PNS, em 2019 havia 159,2 milhões de pessoas acima de 18 anos no país. Assim, de acordo com a estimativa da pesquisa, eram 1,1 milhão de bissexuais, 1,8 milhão de homossexuais e 150,8 milhões de heterossexuais.

Considerando o sexo biológico dos entrevistados, o percentual de mulheres bissexuais (0,8%) é maior do que o de homens bissexuais (0,5%). Em paralelo, a porcentagem de mulheres homossexuais (0,9%) é menor do que a de homens homossexuais (1,4%).

Do total de 1,1 milhão de pessoas declaradas como bissexuais, a maioria são mulheres (65,6%). Já das 1,8 milhão de pessoas declaradas como homossexuais, os homens são a maioria (56,9%). A idade aparece como um fator que influencia a autodeclaração —conforme mais velhos os entrevistados, menor o percentual de não heterossexuais.

Na faixa entre 18 e 29 anos, 4,8% se declararam homossexuais ou bissexuais. Esse percentual cai para 0,2% entre os que têm 60 anos ou mais. O nível de instrução também pareceu impactar os resultados. Entre aqueles com superior completo, 3,2% se disseram homossexuais ou bissexuais. O percentual cai para 0,5% no caso dos entrevistados sem instrução ou com o fundamental incompleto.

O IBGE diz que os dados são experimentais e que ainda estão sob avaliação por “não terem atingido um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia, sendo, portanto, um primeiro exercício para a captação do tema em questão”.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Alguma coisa não bate ai: pelo próprio IBGE , Natal está em 2º lugar em relação ao maior número de homo e bi. A conta não fecha
    kkkkkkkkkkkk

  2. Herança maldita da libertinagem pregada pelas novelas da globo, junto a apologia da esquerda ao LGBT. Os hereges pervetidos querem acabar com a família que a bíblia trás como modelo social.

    1. Oh mentira deslavada kkkkkkkk, se mentir for pecado, meu Deus salve esses entrevistados.

  3. Ainda bem que somos maioria, pois o contrário representaria o fim da espécie humana na terra.
    BOLSONARO macho todo, Ainda vai deixar vários machos durante gerações.

  4. Que pesquisa mentirosa e comunista, onde já se viu 95% heterossexual, o brasileiro patriota não é isso não!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *