Esporte

ABC faz, em 2019, seu segundo pior início de Série C na história

A campanha ruim que o ABC está realizando nos cinco primeiros jogos da Série C do Campeonato Brasileiro de 2019 é a segunda pior da história do clube na terceira divisão do país. De acordo com números do pesquisador Marcos Trindade, o aproveitamento atual, de 26,7%, só supera o início de 1987, quando a equipe teve modestos 13,3%.

Neste ano, o ABC faz sua 12ª participação na Terceirona. Até agora, em cinco jogos, o clube conquistou 4 pontos, frutos de 1 vitória (Náutico-PE), 1 empate (Treze-PB) e 3 derrotas (Confiança-SE, Botafogo-PB e Santa Cruz-PE), sendo os revezes de forma consecutiva. Em 1987, foram 2 pontos ganhos, com 2 empates e 3 derrotas.

Nas temporadas em que conquistou o acesso, o Alvinegro teve aproveitamento bem melhor. Em 2007, foram 10 pontos ganhos com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, mesmo desempenho de 2010. Já em 2016, último grande ano do time na Série C, foram 7 pontos conquistados, com 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

AGORA RN

Opinião dos leitores

  1. ASSIM COMO ACONTECEU NO JOGO CONTRA O BOTAFOGO-BP, O TIME RECUO DEMAIS QUANDO FEZ O GOL NO SANTA, RESULTADO, PRESSÃO DO ADVERSÁRIO E MAIS UMA DERROTA. A DERROTA CONTRA O BOTAFOGO, EM CASA, TEVE UM AGRAVANTE. O TÉCNICO TIROU UM ATACANTE E COLOCOU UM VOLANTE, CHAMANDO O ADVERSÁRIO PARA O CAMPO DO ABC, O QUE GEROU MAIS UMA DERROTA. Mais uma coisa, a torcida do ABC é muito INJUSTA, querer culpar EDSON é de uma covardia sem tamanho.

  2. temos uma diretoria fraca, omissa, um contratador de jogadores apesentados, alem de um time perdedor,com joadores cabisbaixo, alem da orla de ponta negra que muito bonita, principalmente a noite

  3. Rumo a Serie D 2020…2021 ficará novamente fora de Série, como foi uma constante em sua história.

  4. Não era pra menos, um time medíocre no estadual, acharam pouco e mantiveram o mesmo time pra série C, ai tambem já é abusar da sorte. O problema do ABC é la na diretoria e não é de hoje não, desde o tempo de seu Rogerio Marinho, até hoje o ABC não consegue fazer boas competições, taí o time a beira da série D. Eu não era a favor do Ranielle, mas ta evidenciado que o problema não é treinador, o problema ta la na diretoria, amadora e omissa.

  5. O ABC já vem ladeira abaixo faz tempo.
    Mas, basta ganhar um estadualzinho sem futuro e todo mundo esquece a real situação do clube, bate palminhas e fica saltitante.
    Enquanto o "bonde" passa por trás e arrasta o que ainda resta de um patrimônio que foi um dos maiores do nordeste.
    Ora, de que adiante ser o "maior campeão do mundo", se o clube nunca disputou uma primeira divisão do brasileiro e passeia na Série B somente para passar vergonha, levar porrada e ser rebaixado? Dois rebaixamentos em três anos comprovam isso!
    Se, por causa de dois míseros pontos ano passado na terceirona, não está fazendo companhia ao rival América numa Série D?
    De que adianta ter "história" se não converte isso em "tradição"?
    A derrocada do ABC começou já faz muito tempo.
    Desde muito antes da construção do frasqueirão, pois se não fosse a presença do estádio aquele local já estaria abrigando um portentoso condomínio.
    Aliás, o frasqueirão é um fato conflitante. Erguido numa época em que a realidade imobiliária era bem outra e o torcedor alvinegro vinha de duas temporadas vendo o clube ficar fora de série, sua construção foi um movimento sábio no tabuleiro do xadrez alvinegro.
    Porém, hoje, com a derrocada do clube que só conquista estadual e a densidade demográfica associada a péssima localização geográfica daquela localização, o público naturalmente se afastou. E o que outrora foi motivo de auto estima, hoje é o retrato do abandono refletido num gramado sofrível e na estrutura literalmente caíndo aos pedaços.
    Se fora de campo o alvinegro caminha para mais uma possível mudança, dentro de campo a situação é pior ainda.
    Mesmo tendo receita (e muita) farta já a algumas temporadas, faz tempo que o ABC não faz um "TIME" de responsa, daqueles que empolgue o torcedor.
    Só ganha (falido) campeonato estadual, nas outras competições é só decepção e seu maior feito nos últimos anos foi conquistar a fama de caloteiro, mal pagador, Brasil afora.
    Prá onde foi TANTO DINHEIRO??
    Se transformou num curral de empresários de futebol que tiram talentos das bases e empurram refugos no time profissional.
    È tanta maquiagem, congresso do futuro, reuniões, vakinhas, marketing, mas não tem jeito. O clube não decola.
    Sinceramente, se o ABC não tivesse uma torcida tão grandiosa e influente, já teria tomado os rumos do co-irmão (moribundo) Alecrim FC.
    E quem duvidar disso aí, que me prove o contrário!

    1. Postagem sensata que vai ferir os brios daqueles que colocaram o ABC nessa situação.
      Mas o ABC não está só nessa triste caminhada, vejam o América que está construindo um campo em japecanga. A única diferença é que o América já esteve na série A.
      Diretoria leva o clube a realidade e o América tinha um time estruturado e bem formado na série B, pronto para voltar a série A, quando uma briga entre jogadores, no intervalo de uma partida, virou o jogo negativamente.
      Negativamente por obra e graças de uma diretoria omissa que não puniu o responsável pelo tumulto e deixou o time cair em desgraça.
      Resultou no rebaixamento para série C e depois para série D.
      Sendo realista o tamanho e força no nosso futebol não está a nível da série A, mas o RN poderia ver seus times chegando as semifinais e finais do campeonato do nordeste e chegando, no mínimo, a terceira rodada da copa do Brasil.
      Porém o que temos é a realidade que impõe times na série C e D com tendência a serem 03 na D e apenas 01 na C em 2020. Triste, pequena e medíocre realidade.

  6. Se fizermos uma pesquisa dos últimos 100 jogos perdidos pelo ABC , 70 % foi nos últimos 5 minutos ou nos acréscimos, ou seja , BANDO DE AMADORES , jogadores FRACOS , sem GARRA , ganhando R$ 60.000,00 ….R$ 80.000,00 por mês , com idades em tempo de se aposentar , diretoria FRACA , admiro é o torcedor pagar para assistir esse tropa de PERNAS DE PAU , e olha que o AMÉRICA NSO FICA ATRÁS …

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

PROIBIÇÃO DO VAPE: 5 motivos pelos quais o cigarro eletrônico faz mal à saúde

Foto: Eva Hambach/AFP

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, na última sexta-feira (19), a manutenção da proibição dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vape”, no Brasil. O tabaco aquecido, assim como acessórios e refis destinados ao uso em quaisquer destes produtos também continuam proibidos no país.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) são uma polêmica no mundo inteiro. Desde seu surgimento e em muitos países, os cigarros eletrônicos e outros DEFs são considerados uma alternativa menos nociva ao cigarro tradicional. No entanto, estudos recentes mostram que esses dispositivos são nocivos à saúde, geram dependência e não trazem benefícios comprovados para a saúde pública. Além disso, eles têm um apelo muito grande entre jovens, incluindo crianças e adolescentes.

Confira cinco motivos, baseados em evidências científicas, pelos quais o cigarro eletrônico faz mal à saúde.

Dependência

O vape tem níveis de nicotina semelhantes ou superiores aos do cigarro tradicional. Além disso, devido à forma que entrega a nicotina, que “facilita sua inalação por períodos maiores, sem ocasionar desconforto ao usuário”, esses dispositivos teriam uma facilidade maior do que o cigarro convencional de tornar o usuário dependente. Um estudo do Hospital das Clínicas da USP mostrou que o cigarro tradicional tem um limite de 1 mg da substância no Brasil, enquanto os eletrônicos chegam a 57 mg por ml. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), um único vape equivale a um maço com 20 cigarros.

Substâncias químicas

Tais dispositivos podem conter quase 2 mil substâncias, a maioria não revelada. Um trabalho da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, encontrou outras milhares de químicos desconhecidos nos aparelhos, que não eram listados pelas fabricantes. Além disso, sabe-se que a inalação de substâncias conhecidas presentes nestes dispositivos, como propilenoglicol e metais, são tóxicas e cancerígenas.

Alteração no DNA

Trabalho publicado na revista científica Cancer Research no mês passado revelou que usuários de cigarros eletrônicos apresentam alterações de DNA em células específicas da bochecha semelhantes às dos fumantes convencionais.

Jovens

Os vapes, em especial os descartáveis de sabor açucarado ou frutado e embalagens de cores vivas que lembram doces são especialmente atraentes para os adolescentes. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2019 pelo IBGE, 16,8% dos adolescentes de 13 a 17 anos já experimentaram o cigarro eletrônico.

Danos ao organismo

Segundo um estudo feito pelo Center for Tobacco Research do The Ohio State University Comprehensive Cancer Center e da Southern California Keck School of Medicine, ambos dos Estados Unidos, apenas 30 dias de consumo dos chamados vapes podem gerar problemas respiratórios severos, mesmo em pessoas com boas condições de saúde e pouca idade, público que mais consome esse tipo de produto.

Usuários de cigarros eletrônicos há 30 dias tiveram um risco 81% maior de apresentar um sintoma chamado chiado. Para esse grupo, também foi demostrado um risco 78% maior de sentir falta de ar e um risco 50% maior de apresentar sintomas de bronquite.

Outro estudo, feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriu que a inalação do vapor de um cigarro eletrônico, mesmo a exposição moderada, pode impedir o funcionamento normal das células imunológicas capazes de enfrentar doenças. Já um trabalho da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que os cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes, aumentam em 1,79 vez a probabilidade de infarto. Ainda de acordo com estudos analisados pela SBC, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) também impactam na incidência de aterosclerose em seus usuários.

“O uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, aumenta a rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio da mesma forma que o uso de cigarros tradicionais diários. Em estudos de laboratório, com camundongos, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga”, disse a AMB.

A Associação também alerta para a ocorrência da EVALI, sigla para lesão pulmonar induzida pelo cigarro eletrônico. Trata-se de uma doença no pulmão associada aos dispositivos que foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos – onde já foram registrados 2.807 casos e 68 mortes associadas.

Outro estudo, publicado no periódico Inhalation Toxicology, observou que há vazamento de metais pesados das serpentinas (coils) para os e-líquidos (juices) dos dispositivos eletrônicos para fumar. Nas amostras, foram encontrados alumínio, ferro, cromo, cobre, níquel, zinco e chumbo, o que eleva o risco de câncer entre os consumidores, além de outras doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Brasil precisa manter mentalidade de reformas e esforço fiscal’, diz diretor do FMI

Rodrigo Valdés, diretor do Hemisfério Ocidental do FMI Foto: MARCELO CHELLO / ESTADÃO

Embora tenha melhorado a projeção para o crescimento do Brasil neste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para a necessidade de o País avançar na agenda de reformas e intensificar o esforço fiscal para reduzir a dívida, que seguirá crescendo nos próximos anos, na visão do organismo.

“O que é importante é manter essa mentalidade de reformas. Elas podem aumentar o crescimento potencial e isso vai produzir receitas fiscais para fazer tudo o que o País necessita. Sem crescimento, é muito difícil suprir essas necessidades”, diz o diretor do Hemisfério Ocidental do FMI, Rodrigo Valdés, em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast, durante as reuniões de Primavera, em Washington DC.

O alerta do FMI vem enquanto, no Brasil, “pautas-bomba” no Congresso – a exemplo da desoneração da folha de municípios, que compromete receitas geradas com a reforma da Previdência – podem minar os esforços do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de ajustar as contas públicas. O Fundo piorou as projeções fiscais para o Brasil e não vê superávit primário até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prevê caos na corporação com corte de R$ 122 mi no orçamento

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal prevê um caos na corporação devido ao corte de R$ 122 milhões no orçamento de 2024.

A corporação acredita que, se não for feito nenhum repasse adicional, haverá paralisação na emissão de passaportes, no abastecimento de viaturas e até no pagamento de servidores, entre agosto e setembro.

A avaliação é que no último ano a Polícia Federal aumentou o gasto devido a grandes investigações, como dos atos do 8 de Janeiro, do caso Marielle Franco e do genocídio Yanomami.

O corte, entretanto, não deverá afetar as equipes de investigações, que são prioridades da PF, mas outros serviços oferecidos pela corporação.

Guilherme Amado – Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem segundo menor número de mortes por dengue do Brasil

Foto: nuzeee/Pixabay

O Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo Governo Federal, mostra que o Brasil registrou 1.544 mortes confirmadas por dengue durante 2024, com dados contabilizados até 18 de abril. O Rio Grande do Norte ocupa o segundo menor número de mortes confirmadas em todo país, com apenas um caso. O quantitativo é igual aos estados do Ceará e Tocantins.

Não registaram mortes confirmadas de dengue os estados do Acre e Roraima. A lista com maiores casos é liderada por São Paulo (320), Distrito Federal (270), Minas Gerais (261), Rio de Janeiro (116) e Goiás (116).

De acordo com informações da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), a morte confirmada por dengue no Estado aconteceu no final do mês de março, na Região do Alto Oeste. O paciente era um “adulto jovem” e sem comorbidades registradas.

Até 18 de abril, o balanço do Painel de Monitoramento de Arboviroses mostra que o Rio Grande do Norte tem 12.374 casos prováveis de dengue, 2.274 confirmados, e duas mortes em investigação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Corpo de ‘Tio Paulo’ será enterrado neste sábado, 4 dias após a morte

Foto: Reprodução/g1

Será enterrado neste sábado (20), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, o corpo de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, o idoso que foi levado morto para atendimento em um banco em Bangu na última terça.

Um vídeo feito por funcionários da agência mostra o momento em que a sobrinha de Paulo Roberto, Érika de Souza Vieira Nunes, tenta liberar um empréstimo de R$ 17 mil na frente do idoso morto.

Érika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. A defesa dela alega que o idoso chegou vivo ao banco, mas a polícia afirma que ele já estava morto. Imagens de câmeras de segurança de um shopping perto do banco e da entrada da agência mostram o idoso aparentemente já desacordado.

Um motorista de aplicativo e um mototaxista dizem que o idoso estava vivo ao entrar no carro que os conduziu para o local.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MST ocupou 31 propriedades durante o “Abril Vermelho” de 2024

Foto: Divulgação/MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) finalizou nesta sexta-feira (19.abr.2024) as ações da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”. Foram realizadas 31 ocupações no período, dentre elas, com a construção de 5 novos acampamentos, em 13 Estados e no Distrito Federal.

Eis abaixo os Estados em que registraram ocupações:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Sergipe;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná; e
  • Pará.

Desde a segunda-feira (15.abr.), o MST organizou 70 ações diversas, que incluíram a construção de acampamentos unitários, assembleias populares e manifestações em órgãos públicos, como em sedes estaduais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os eventos foram realizados em 18 Estados.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula concorda com distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras

Foto: REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para o governo votar pela distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras.

A medida deve significar um ingresso de cerca de R$ 6 bilhões aos cofres da União, acionista controlador da empresa estatal.

A decisão do presidente de chancelar o voto do governo nessa direção foi tomada na tarde desta sexta-feira (19) após a avaliação de que a medida não vai comprometer o plano de investimentos da companhia.

Os outros 50% ficarão em uma reserva para uma nova avaliação do conselho de administração nos próximos meses.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes diz que “mercantilistas estrangeiros tratam o Brasil como colônia”

Foto: Reprodução

Sem fazer menção ao dono do X, Elon Musk, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que a Justiça “está acostumada a combater mercantilistas estrangeiros que tratam o Brasil como colônia”

A declaração, nesta sexta-feira (19), foi feita em meio a críticas de Musk a Moraes a respeito de decisões que pedem o bloqueio de contas no X, o antigo Twitter, rede social comprada pelo empresário sul-africano. O ministro participou de um evento no Museu da Democracia, no Rio.

Em sua fala, Moraes também fez referência à “união de irresponsáveis mercantilistas, ligados a redes sociais, com políticos brasileiros extremistas”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Belo chora em 1º show após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa; veja

Foto: Reprodução/Globoplay

Na noite desta sexta-feira (19), Belo chorou durante seu primeiro show, na turnê dos 30 anos de Soweto, após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa.

No palco, antes de cantar um de seus maiores sucessos o cantor desabou na frente de milhares de fãs. Na música “Reinventar”, o artista se emocionou e abaixou a cabeça. Ele levou as mãos ao rosto e chorou copiosamente.

O show no Allianz Parque, em São Paulo, na noite desta sexta marca o início da turnê do grupo. O início da turnê ocorre em meio ao anúncio de separação do cantor com a musa fitness.

Splash – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Arena das Dunas confirma partida entre América e Corinthians para 1º de maio

Foto: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

A partida entre América e Corinthians, válida pelo confronto de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, vai ocorrer no dia 1º de maio (quarta-feira), às 21h30, na Arena das Dunas. A informação foi confirmada pela administração do estádio, que garantiu a compatibilização com a operação de uma corrida marcada mais cedo na mesma data.

“Também está confirmada a realização da etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas, que acontece no mesmo dia no Setor Norte do complexo, a partir das 15h30. Os eventos ocorrerão em horários distintos e terão suas operações compatibilizadas”, informou a Arena das Dunas.

América e Corinthians voltarão a se enfrentar depois de 15 anos, justamente a única vitória do time potiguar no histórico do confronto. De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, já foram realizadas 10 partidas oficiais entre os dois clubes, com vantagem ampla dos paulistas, que venceram sete vezes, além de dois empates.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *