Polícia

ABSURDO: Contra Temer, MST invade e paralisa fábrica de celulose na Bahia

Um grupo de 1.400 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) invadiu na madrugada desta segunda-feira (13) a fábrica da Suzano Papel e Celulose no município de Mucuri, extremo sul da Bahia.

Com a ocupação, as atividades da indústria -uma das maiores de celulose do país- foram interrompidas por tempo indeterminado, informa o MST.

Além de questionar o modelo de produção do agronegócio e defender a reforma agrária, a manifestação também tem como alvo o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB), chamado de “ilegítimo e golpista”.

“Não aceitamos as ações deste governo ilegítimo e golpista que se configuram num ataque às conquistas sociais da classe trabalhadora”, disse Paulo César de Souza, membro da direção nacional do MST.

Os sem-terra ainda criticam a extinção, pelo presidente interino, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do MST. Na Bahia, também estão ocupadas as oito sedes regionais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e três da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba).

AMPLIAÇÃO

A ocupação da Suzano acontece semanas depois de a empresa assinar com o governo da Bahia um protocolo de intenções para ampliação da fábrica, num investimento de R$ 700 milhões.

O projeto inclui a ampliação e modernização de setores já existentes e a implantação de uma nova linha de produção para papel tipo tissue, usado na produção do papel higiênico.

Segundo Souza, do MST, a ampliação da fábrica vai agravar os impactos ambientais e sociais da cultura do eucalipto na região: “Será um ataque ao meio ambiente”, diz.

Procurada pela reportagem, a Suzano ainda não se posicionou sobre a ocupação e paralisação da fábrica.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. A sociedade brasileira não aceita e repudia este vandalismo (MST.PT), quê coloca em risco a tranquilidade.isto não é instrumento da democracia, é um ato dê terrorismo comunista eestamos nôs organizando para combater estes atos, já quê o governo não interfere. Vamos tomar nosso país de volta. Aguardem. Intervenção já.

  2. Bando de vagabundos atrapalhando a vida de quem trabalha. Cadê o chefe da quadrilha que não vê isso. Outro desonesto que não tem projeto pro Brasil. Só para ele e sua gangue. Safados!

  3. Policial nenhum vai usar da força para expulsar sem terra. Quando fizeram isso, tiveram suas vidas arruinadas. Respondendo processos e sendo presos.

  4. Só tem um remédio para estes baderneiros, pau na moleira!!!!

    Já passou da hora de dar um basta nesta organização criminosa.

    Chega de aceitar as ameaças e arruaças destes vandalos, que só tem interesses político partidário.

  5. Vamos ver como o General-de Exército Sérgio Stchegoyen,Ministro do Gabinete de Segurança Institucional vai se pronunciar a respeito dessa "safadeza"…..

  6. Onde está o Ministério Público?????? Isso é apropriação indevida. Se Bolsonaro tivesse por aí, duvido que esses batedores de carteiras fizessem isso. Onde está a policia federal ???? Que país é este ??????
    O da baderna e da desordem???? Temer, Põe ordem na casa!!!!!

  7. Golpistas e pra sentar a Pua nesses destruidores esse exercito do Lula

  8. Fim do MST golpista! Golpe é invadir propriedade, roubar dinheiro público, destruir empregos. PT e seus aliados do PMDB hoje no poder são todos golpistas. Petista é um manipulado pela mídia petista bancada com nosso dinheiro. Chega de estatais.

  9. PAU NESSES CANALHAS DO PT !!!!
    TEM QUE ACABAR COM ISSO DIREITOS IGUAIS UM CARALHO !!!
    PORRADA MESMO

    1. São uns Facistas massa de manobra

  10. O golpe nao é absurdo…a midia está ficando cada vez mais patética

    1. O que e ruim pra vocês e bom para 90% do Brasil quando você ver um molitonto reclamando e porque as coisas estão boas

    2. So sendo um molitonto mesmo ???

  11. Se não retirarem essa cambada na base da peia, eles vão tacar foco e destruir tudo. Tem de agir rápido!!

    1. E pra pagar por todos os danos causados por eles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GASTO PÚBLICO: 94% do “pacote de bondades” de Lula fica fora do arcabouço fiscal

Foto: Reprodução

Um estudo aponta que a maior parte dos benefícios anunciados pelo governo federal não entra nas regras do arcabouço fiscal. As informações são da Revista Oeste.

Segundo levantamento do economista Marcos Mendes, pesquisador associado ao Insper, cerca de 94% das medidas do chamado “pacote de bondades” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam fora dos limites de controle de gastos.

O total anunciado pelo governo chega a R$ 187,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Desse montante, aproximadamente R$ 176,7 bilhões não são contabilizados dentro das regras fiscais, segundo o estudo. Isso representa 94,3% das medidas analisadas.

Entre os programas citados estão iniciativas como o Move Brasil, Move Aplicativos, Desenrola Brasil, Gás do Povo, ampliação do Minha Casa Minha Vida, além de mudanças em tributos e liberação de recursos do FGTS.

O arcabouço fiscal, aprovado em 2023, estabelece limites para o crescimento das despesas públicas.

O estudo destaca que, apesar das regras, a maior parte das medidas recentes do governo acaba ficando fora desses limites formais de controle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”

Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias

Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Neymar treina com o grupo e se aproxima de estreia na Copa do Mundo

Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF

Neymar voltou a treinar com o elenco da seleção brasileira neste domingo, no campo do Columbia Park, em Morristown, e avançou na preparação para uma possível estreia na Copa do Mundo, conforme informações do Estadão.

O atacante participou da atividade junto com os companheiros que foram ao gramado, em mais uma etapa do processo de recuperação de uma lesão na panturrilha.

Esta foi a terceira vez que Neymar treinou no campo com o grupo desde o início da preparação para o Mundial. A tendência é que ele fique à disposição no banco de reservas na partida contra a Escócia, na próxima quarta-feira, em Miami, pela última rodada do Grupo C.

Durante parte do treino aberto à imprensa, não houve esboço de equipe. Sete jogadores considerados titulares fizeram atividades na academia, entre eles Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Douglas Santos, Casemiro, Bruno Guimarães e Matheus Cunha.

A comissão técnica trabalha com a possibilidade de utilização gradual do atacante, dependendo do andamento da partida.

O Brasil precisa de uma vitória com boa margem de gols para tentar a primeira colocação do grupo, já que a disputa segue equilibrada na tabela.

Outro desfalque confirmado é Raphinha, que trata uma lesão muscular na coxa direita. Ele já iniciou o processo de recuperação e pode voltar apenas nas fases finais da competição, caso a seleção avance.

Com isso, Luiz Henrique surge como principal opção para a vaga, enquanto Rayan também aparece como alternativa no setor ofensivo.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

“Leão e tigre rugem na América Latina”, diz Milei ao comemora vitória da direita na Colômbia

Foto: Reprodução/Diário360

O presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou o candidato de direita Abelardo de la Espriella pela vitória na eleição presidencial da Colômbia, realizada neste domingo (21).

Em publicação nas redes sociais, Milei afirmou: “O leão e o tigre rugem na América Latina!”, em referência aos símbolos usados nas campanhas dos dois políticos.

O argentino destacou ainda que o resultado representa a escolha por “liberdade econômica, prosperidade e segurança”, além do combate ao crime organizado e ao narcotráfico.

Segundo ele, “a liberdade avança na América Latina e já não há volta atrás”.

A manifestação reforça o alinhamento político entre os dois líderes, ambos identificados com pautas de direita na região, e foi celebrada como um gesto simbólico de aproximação entre Argentina e Colômbia no campo ideológico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ELEIÇÃO NA COLÔMBIA: esquerda pede impugnação de 33 mil urnas após vitória da direita

Foto: Reprodução/Metrópoles

A eleição presidencial na Colômbia entrou em nova fase de tensão após o candidato de esquerda Iván Cepeda anunciar que vai pedir a impugnação de 33 mil urnas em todo o país.

Segundo ele, o pedido será feito por meio de sua equipe jurídica e de observadores eleitorais, após a divulgação de resultados preliminares da apuração.

Cepeda afirmou que reconhece que os números divulgados ainda não são definitivos, mas disse que só vai aceitar o resultado final após a análise das contestações.

De acordo com o resultado preliminar com 99,98% das urnas apuradas, o candidato de direita Abelardo de la Espriella aparece com 49,66% dos votos, enquanto Cepeda registra 48,70%.

Em discurso a apoiadores, Cepeda declarou que sua equipe “está procedendo à impugnação de 33 mil seções eleitorais em todo o país” e que só após o escrutínio final irá reconhecer o resultado oficial.

O segundo turno registrou 62,51% de participação dos eleitores. Na Colômbia, o voto não é obrigatório.

O resultado divulgado ainda é preliminar. A confirmação oficial depende da contagem final e das verificações do Registro Nacional, que podem ser concluídas nos próximos dias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] Mãe de preso relata problemas com alimentação e saúde em unidades prisionais de Mossoró

Imagens: Reprodução/Fim da Linha Oficial

Um possível caso de intoxicação alimentar está sendo investigado em duas unidades prisionais de Mossoró, no RN. Internos da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio e da Cadeia Pública de Mossoró apresentaram sintomas de mal-estar nos últimos dias.

Entre os relatos estão dores abdominais, náuseas, indisposição e outros sinais compatíveis com possível contaminação alimentar. Os presos estão recebendo atendimento médico dentro das unidades.

As duas unidades recebem alimentação fornecida pela mesma empresa, o que levantou a suspeita de relação entre os casos e a comida servida.

As direções das unidades registraram boletins de ocorrência na Delegacia de Plantão da Polícia Civil, que vai investigar o caso. A expectativa é de que amostras dos alimentos sejam coletadas e analisadas para verificar possível contaminação.

Enquanto isso, as autoridades acompanham o estado de saúde dos internos e aguardam os resultados dos exames periciais.

Uma mãe de um dos detentos relatou a situação enfrentada pelos presos e fez críticas às condições relacionadas à alimentação e à saúde dentro do sistema prisional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

SURTO NO PRESÍDIO: Quase 500 detentos têm diarreia, vômitos e febre em Mossoró; comida está sob investigação

Foto: Reprodução

Cerca de 500 detentos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró apresentaram sintomas de infecção intestinal, como diarreia, vômitos e febre, nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) investigam as causas do problema. Uma das principais suspeitas é que os casos estejam relacionados às refeições servidas aos presos.

Segundo relatos recebidos pelas autoridades, alguns detentos reclamaram da qualidade da comida. Há denúncias de refeições com odor desagradável e até registro da presença de larvas em quentinhas. AS informações são do perfil Mossoró Hoje.

Para atender os internos, foram mobilizados 12 profissionais de saúde, incluindo quatro médicos. Os pacientes estão recebendo medicação, antibióticos e hidratação dentro da unidade prisional.

Fotos: Reprodução

Amostras das refeições fornecidas pela empresa Líder Refeições foram recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial. O objetivo é identificar se há alguma bactéria, vírus ou outro agente causador dos sintomas.

A principal preocupação das autoridades é evitar que o quadro evolua e exija internações em larga escala. Segundo a avaliação dos órgãos envolvidos, a rede hospitalar teria dificuldades para absorver um grande número de presos ao mesmo tempo, além dos desafios relacionados à segurança e escolta dos detentos.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades de saúde e pela administração penitenciária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vorcaro contrata advogado de Mauro Cid e prepara terceira tentativa de delação

Foto: Reprodução

O empresário Daniel Vorcaro, apontado como um dos alvos centrais das investigações da Operação Compliance Zero, estaria preparando uma nova tentativa de acordo de delação premiada, conforme informações do Diário360.

Segundo informações que circulam entre fontes ligadas ao caso, Vorcaro contratou o advogado Cézar Roberto Bittencourt, conhecido por atuar na defesa do tenente-coronel Mauro Cid, para reformular a proposta.

As duas tentativas anteriores de colaboração não teriam sido aceitas pela Polícia Federal nem pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o que levou a uma mudança na estratégia da defesa.

A expectativa é que a nova proposta apresente informações e elementos diferentes dos já analisados pelas autoridades, na tentativa de avançar nas negociações.

O receio de medidas cautelares mais duras, incluindo uma eventual prisão preventiva, teria influenciado a decisão do empresário de buscar um novo acordo.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre o conteúdo da eventual nova delação nem sobre a aceitação da proposta pelas autoridades responsáveis pelo caso.

Caso seja formalizado, o pedido ainda precisará passar pela análise dos órgãos competentes e pelas instâncias judiciais responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Toma lá, dá cá: Lula já pagou R$ 18,4 bilhões em emendas, diz Cláudio Humberto

Foto: Reprodução

O governo do presidente Lula (PT) já liberou R$ 18,4 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso Nacional em 2026, segundo análise publicada pelo colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo o levantamento, o dado que chama atenção é a concentração dos pagamentos no mês de maio. Apenas nesse período, foram liberados R$ 14,1 bilhões, o equivalente a cerca de 77% de tudo o que foi pago no ano.

Em junho, de acordo com a análise, o governo já autorizou o pagamento de mais R$ 605 milhões em emendas destinadas a deputados e senadores.

O colunista destaca ainda uma comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio de 2025, os repasses para emendas parlamentares somaram pouco mais de R$ 188 milhões, valor muito inferior ao registrado neste ano.

A publicação também observa que, às vésperas da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o governo reservou cerca de R$ 12 bilhões para o pagamento de emendas.

Segundo os números citados por Cláudio Humberto, a maior parte dos recursos liberados em 2026 foi destinada às chamadas emendas individuais, que já consumiram mais de R$ 13 bilhões.

Outros R$ 4,5 bilhões foram destinados às emendas de bancada, apresentadas coletivamente pelos parlamentares dos estados.

Os dados citados na análise reforçam o peso das emendas parlamentares no Orçamento da União e o volume de recursos movimentado entre o governo federal e o Congresso Nacional ao longo deste ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ESQUERDA NÃO ACEITA? Petro se recusa a reconhecer vitória da direita na pré-contagem da Colômbia

Foto: Reprodução

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou neste domingo (21) que nenhum candidato pode ser considerado eleito antes da conclusão da apuração oficial dos votos do segundo turno presidencial.

A declaração foi feita após a pré-contagem indicar a vitória de Abelardo de la Espriella, candidato de direita, sobre o senador Iván Cepeda, apoiado por Petro, segundo informações do Poder360.

“Não se pode proclamar nenhum presidente. É o escrutínio que determina quem é o presidente”, escreveu Petro nas redes sociais.

Com 100% das urnas apuradas na pré-contagem, De la Espriella apareceu com 49,66% dos votos, enquanto Cepeda registrou 48,70%, uma diferença apertada.

Apesar do resultado preliminar, a legislação colombiana prevê uma etapa posterior chamada escrutínio, que começou nesta segunda-feira (22). Nessa fase, autoridades eleitorais revisam documentos das seções de votação, analisam possíveis inconsistências e avaliam questionamentos apresentados pelas campanhas.

Segundo Petro, a população deve aguardar a conclusão desse processo antes de considerar o resultado definitivo. O presidente também afirmou que o país está dividido e defendeu um acordo nacional para preservar a estabilidade política.

Quem é Abelardo de la Espriella

Advogado de 47 anos e estreante em disputas eleitorais, De la Espriella construiu sua campanha com forte discurso de combate ao crime, redução do tamanho do Estado e incentivo ao setor produtivo.

Foto: Reprodução/Folha de SP

Conhecido como “El Tigre”, o candidato do partido Defensores de la Patria citou durante a campanha lideranças de direita como Donald Trump, Javier Milei e Nayib Bukele. Trump chegou a declarar apoio público ao colombiano antes da votação.

Entre as propostas defendidas por De la Espriella estão a redução de até 25% da estrutura estatal, corte de impostos, diminuição dos custos de energia, combate ao narcotráfico e reformas na administração pública.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *