Advogado, você se comunica bem com seu público-alvo?

Pedro Ratts
@rattscom

Dia desses fui convidado por um grupo de advogados para falar sobre comunicação para os integrantes de um conceituado escritório de advocacia. Fiz alguns ajustes no conteúdo de uma palestra que eu já tinha dado sobre comunicação corporativa e o direcionei para a área em que eles atuam, a área jurídica, mais precisamente a advocacia. Foi uma experiência bacana, uma troca de ideias bem rica, e que eu resolvi dividir um pouco aqui com os milhares de leitores do blog. Se você é advogado ou se interessa pelo tema, leia com atenção os tópicos que separei (de forma bem resumida).

Em primeiro lugar gostaria de te dizer o seguinte caro advogado: comunicação é tudo, seja em que segmento for. E na advocacia não seria diferente. Cuide do conteúdo digital que você ou o seu escritório postam nas redes sociais, no mundo digital. É preciso que sejam conteúdos de qualidade e que estejam antenados com temas atuais, temas relevantes. As novas gerações têm pressa e sede de informação, e vão consumir seu conteúdo. E as gerações mais antigas vão respeitar o seu conhecimento e atualização. Cuide do texto. Tenha muito cuidado com a gramática. Seja conciso nas abordagens. E lembre-se da importância do título das postagens, pois 70% das pessoas só lêem o resto do conteúdo se o título as atrair, se o título as capturar. Vejo muito conteúdo bom escondido atrás de títulos medíocres. Perca um tempinho nisso.

Outra dica: não esqueça de cuidar da interação das postagens. Não deixe seu público sem resposta. Tenha também muito cuidado ao abordar temas polêmicos, pois o sincericídio não costuma trazer clientes novos. Invista em webvídeos curtos, de no máximo um minuto ou, estourando, um minuto e meio (acredite, a turma olha logo a duração do vídeo antes de clicar nele, inclusive você). Uma

outra boa dica é investir em podcastings opinativos, se posicionando sobre temas relevantes atuais. Enfim, crie autoridade nos assuntos que você domina ou com os quais mais trabalha. Tem muito mais coisas claro. Eu aqui quis apenas dar uma pincelada rápida e deixar a seguinte mensagem: foi-se o tempo em que advogado ficava sentado no seu birô esperando cliente bater na porta. Advogados: comuniquem-se. E se quiser saber mais, manda um zap pra mim: 99981-1112. Tenho uma palestra prontinha pra fazer pro seu escritório.