Política

‘Afirmar que governo federal pagou folha é resquício de feudalismo’, diz Jaime Calado

O secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, saiu em defesa da governadora Fátima Bezerra em relação à informação divulgada por aliados do presidente Jair Bolsonaro é quem seria o responsável por transferir os recursos que garantiram o pagamento das folhas de pagamento do funcionalismo.

“Não existe o dinheiro do governo federal, existe o dinheiro do Brasil, o IPI é um imposto sobre a indústria que o governo federal arrecada, mas uma parte é do estado e outra do município. O Fundo de Participação é formado pelo IPI e pelo Imposto de Renda. Então, aquilo não é do governo federal. Acho que isso é resquício do feudalismo, que ainda está na cabeça de muita gente, querendo manter os privilégios, é como se fazer a coisa pública fosse um favor, não é isso. Desde menino, minha avó dizia assim – “não fale em corda na casa de enforcado”, disse.

Opinião dos leitores

  1. Sua administração ba fundação de saúde (FEDERAL), foi catastrófica. Até o gás para combater o mosquito da dengue faltou. Os carros foram recolhidos, os agentes de saude foram dispensados.

  2. Jaime, você calado é bem melhor, até porque você sempre participou de cargos de qualquer partido, inclusive foi no Governo de Vilma que você se tornou conhecido. Você sabe que se não fosse Bolsonaro, os Estados e municípios, continuavam atrasando salários e 13 salário, como nos tempos do governo do PT. Hoje, os Estados e municípios, têm sobra de dinheiro em caixa. Reconheça ou fique CALADO!

  3. Vocês são tudo leigo. O governo repassa os recursos destinados pra combater o coronavirus porque a lei obriga. Se esse dinheiro fosse aplicado pra outros fins que não pra combater a pandemia, seria caso de desvio de finalidade e Nelter Queiroz e José Dias ja teriam requerido e votado o impeachment .

    1. Esse GALADO é um conversando de bosta você. Se não fosse Bolsonaro Esse estado estava fudido.

    2. Quer dizer que fatão dizer que ela pagou folhas atrasada é feudalismo? Concordo, ela engana, pois enquanto o governo não repassou o dinheiro pra o estado, ela não quitou os atrasados. Tem mais, como ela é recorrente, era bom verificar se ela não vai fazer como fez com o dinheiro repassado pra o estado comprar respiradores, nesse caso ela fez o dinheiro sumir, e com isso muitos potiguares foram a óbito sem ter o atendimento mínimo. Muita atenção.

  4. Este oportunista Calado é um poeta , neste mesmo blog temos notícias que 92 municípios do RN inclusive Mossoró estão inadimplentes com as obrigações fiscais com o governo federal , inclusive empréstimos ,tributos sociais e trabalhistas não honrados pelos prefeitos , o dinheiro é da união sim !pagos por nós que por sinal somos ínfimos como contribuintes.Além do estado receber milhões de reais extras na pandemia que ainda grassa está província. Grande parte desta soma está albergado em alhures pra serem distribuídos em outros fins não tenho dúvidas.Galado , o povo não é burro !!!

  5. Jaime Calado era melhor ter ficado calado. Aproveite e fale do aeroporto de São Gonçalo, a “porta de entrada” do Brasil, a “redenção do RN”, o “maior HUB de passageiros e cargas”…

  6. Resquício de feudalismo e se tentar manter uma chapa com caciques antigos para enganar o povo é manter famílias e grupos tradicionais no poder.
    Mas só fazem isto devido aos servos feudais que balançam a cabeça e apoiam seus senhores e senhoras.

  7. Calado seria um poeta ! Claro que pagou, mandou milhões de reais !!!! E o desgoverno do RN fez o que com tanto dinheiro p combater a pandemia ?!?!? Cite !! Onde o dinheiro foi usado ! Mané ! E de repente, no meio da pandemia e da crise de arrecadação o governo aparece com dinheiro p pagar o funcionalismo?? Deixa de ser palhaço!!

    1. Por acaso o dinheiro que veio pra saúde, segurança pode pagar folha de funcionário? Vcs sabem que não ou se não sabem procure o TCE que terá a resposta.

  8. Quer dizer que nosso estado agora se sustenta é kkkkkkk, o estado não tem dinheiro nem para pagar a folha é o tempo todo enfiando a faca no contribuinte que hoje não pode mais nem se locomover com tanto imposto que entrega na mão dessa governadora que pouco tem a nos oferecer de bom.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Varíola dos macacos: OMS confirma 80 casos no mundo e monitora surto em 11 países

Foto: Reprodução

Em uma reunião de emergência nessa sexta-feira (20) sobre o surto de varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou que ao menos 80 casos da doença foram registrados no mundo e outros 50 continuam em investigação.

Nos próximos dias, é provável que mais casos sejam relatados à medida que a vigilância epidemiológica for expandida, segundo a OMS.

“A OMS está trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença para encontrar e apoiar as pessoas que podem ser afetadas e fornecer orientações sobre como gerenciar a doença”, disse a agência da ONU, em um comunicado divulgado nessa sexta.

No Brasil, segundo confirmou o Ministério da Saúde, ainda não há relatos de casos, mas na Alemanha, um brasileiro de 26 anos, que esteve em Portugal e na Espanha, foi infectado.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Família divulga print de conversa em que ex se recusa a aceitar fim do namoro com jovem que foi morta a tiros

Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

A família da jovem que foi morta a tiros na última quinta-feira (19) em Pindamonhangaba (SP) divulgou uma troca de mensagens encontrada no celular dela de uma conversa com o ex-namorado, principal suspeito pelo crime. Nela, ele se recusa a aceitar o término do namoro. “Vai terminar comigo o c*”, escreveu.

O crime foi registrado por uma câmera de segurança e mostra que Juliana Fernandes Cândido havia saído da aula e estava entrando no carro dirigido pelo pai dela quando foi surpreendida por um homem que atirou nela pelas costas.

Após a troca de mensagens, ela enviou uma selfie a uma amiga chorando.

Crime

O pai de Juliana estava no carro e foi surpreendido pelos disparos. Ao sair para socorrer a filha, ela já estava morta. A família conta que sabia que ela tinha um relacionamento, conhecia o jovem, mas ela não havia comentado sobre o término. Os parentes souberam do fim da relação por amigos.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Para Mourão, Moraes é parcial e Bolsonaro usa “armas que Justiça dá”

Foto: Marcos Corrêa/PR

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), falou nesta sexta-feira (20) sobre a ação do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Mourão disse considerar Moraes parcial e que Bolsonaro “usa armas que a Justiça dá”.

Bolsonaro apresentou ações no Supremo Tribunal Federal, negada por Dias Toffoli, e na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Moraes por suposto abuso de autoridade.

O presidente também cogita acionar o ministro em cortes internacionais, começando pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. “Eu acho que o presidente está usando as armas que a Justiça te dá”, declarou Mourão nessa sexta-feira.

“Uma vez que você considera que o magistrado está agindo parcialmente em relação à sua pessoa, você tem as suas armas para utilizar, para considerar que ele tá sendo parcial.”

Ao ser questionado sobre se considera Moraes parcial, Mourão declarou: “Eu considero, acho que tá havendo uma certa disruptura nisso tudo. Então eu concordo que o presidente utilizou os instrumentos que tinha à disposição.”

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após mais de um mês de campanha, RN vacina 26% do público-alvo contra gripe e 30% contra sarampo

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O Rio Grande do Norte vacinou 26% do público-alvo contra a gripe e 30% contra o sarampo desde o início da campanha deste ano, há mais de um mês. Os dados foram fornecidos nessa sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que considera uma “baixa adesão”.

As campanhas de imunização contra as duas doença foram iniciadas juntas em 4 de abril e e a meta da pasta é vacinar 90% do público contra a gripe e 95% contra o sarampo.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% das 207.896 crianças que podem receber a dose contra o sarampo. Até o momento, segundo a Sesap, foram aplicadas 63.957 doses.

Até o momento, foram aplicadas 338.110 doses da vacina, o que representa apenas 26% do público a ser vacinado. Para a influenza a meta é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários.

g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moro diz que é “possível” ser candidato ao Senado por SP

Foto: ADRIANO MACHADO/REUTERS

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) disse nessa sexta-feira (20.mai.2022) ser “possível” e “provável” que ele seja candidato ao Senado por São Paulo nas eleições deste ano. Ele também afirmou que eventual candidatura “ainda está em construção”.

Moro também declarou que pode ser candidato “a uma outra posição”. Deu as declarações em entrevista à Webrádio Insuperável, sediada em Boston, nos Estados Unidos. Moro está no país desde 5ª feira (19.mai) participando de evento promovido pela American Academy of Arts e Sciences, segundo sua assessoria.

O ex-juiz disse que é mais importante discutir “bandeiras” do que nomes à eleição. “A minha bandeira sempre foi do combate à corrupção, da integridade da política, da segurança pública, que voltou a ser um tema de grande preocupação para os brasileiros com retorno das pessoas às ruas após a pandemia”.

Em ritmo de campanha, Moro tem viajado pelo Estado de São Paulo. Na semana passada, comeu pastel em Santos.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Prazo para opcionais assumirem linhas de ônibus é prorrogado em Natal

Foto: Reprodução

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, prorrogou até o dia 5 de junho o prazo para cumprimento da decisão judicial, proferida no último dia 4 de abril, para que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal restabeleça 20 linhas suspensas ou devolvidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn), permitindo que o transporte opcional as opere. Contudo, o transporte alternativo enfrenta uma dificuldade: a limitação de não ter acesso ao sistema de bilhetagem eletrônica.

O alerta é feito pelo presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal, vereador Milklei Leite (PV). “A data definitiva para reativação dessas linhas depende muito da viabilidade de operação das mesmas e a maioria dos veículos do sistema de transporte opcional não dispõe da bilhetagem eletrônica, que é disposta pelo sistema por ônibus”, relembrou o parlamentar.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Economia anuncia contingenciamento de R$ 8,7 bilhões do Orçamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Economia anunciou hoje (20) o contingenciamento adicional de R$ 8,2 bilhões no Orçamento para cumprir o teto de gastos. O novo bloqueio será somado ao contingenciamento de R$ 1,7 bilhão do primeiro semestre.

Também foi anunciada a redução da previsão do déficit primário de R$ 66,9 bilhões para R$ 65,5 bilhões. Houve ganho na arrecadação de R$ 49,1 bilhões. A receita ainda não leva em conta a estimativa de R$ 25,4 bilhões com a privatização da Eletrobras.

Os números foram anunciados hoje no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do Segundo Bimestre de 2022.

O relatório também mostra crescimento de R$ 4,8 bilhões de despesas para o pagamento de sentenças judiciais, além do aumento de R$ 1,2 bilhão com gastos com a reabertura do Plano Safra 21/22 e de R$ 2 bilhões com o impacto de eventos climáticos adversos do Proagro.

As despesas não consideram os eventuais reajustes salariais ao funcionalismo público, cujo valor de R$ 1,7 bilhão já está previsto no orçamento deste ano.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Programa Papo de Fogão: Peixe na crosta de rapadura e queijo coalho; e joelho de porco vão surpreender seu paladar neste fim de semana

O Papo de Fogão dessa semana esteve em Fortaleza/CE para aprender a preparar um delicioso peixe em crosta de rapadura e queijo coalho, prato do professor de Gastronomia Chef Edil Costa, do Espaço Edil Costa. E na dica rápida, o Chef Dantas, do Chef Dantas House, de Natal/RN, traz os segredos para preparar um Joelho de porco.

É neste fim de semana!
SÁBADO
Band Nordeste
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
ALAGOAS, 10h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD – 13h30

DOMINGO⠀
RIO GRANDE DO NORTE – TV Tropical – 10h

Ou no nosso canal do YouTube http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Mecânico conserta de graça moto de gari que caminhava 5h por dia para ir trabalhar

Cristiano Silva e Jair Lenz – Fotos: Arquivo Pessoal

O mecânico Jair Lenz, de Cruzeiro do Sul (RS), se comoveu com a história do gari Cristiano Silva, que caminhava 5 horas por dia para ir ao trabalho, por não ter dinheiro para pagar o conserto de sua moto.

Após ouvir a triste situação do morador pela rádio da região, o mecânico ofereceu ajuda para consertar a moto.

Quando o serviço terminou Jair disse que Cristiano demorou para acreditar: “Quando comecei a conversar com ele por telefone a ficha dele não estava caindo, parece que ele não estava acreditando porque me disse que não ia ter como pagar. E eu disse que não teria custo algum, simplesmente queria ajudar”, contou.

“Acabei fazendo de bom coração, como se fosse para qualquer outro cliente”, disse Jair.

Caminha 5 horas por dia

Morador de Forqueta Baixa, interior de Arroio do Meio (RS), Cristiano Costa, de 38 anos, caminha cerca de cinco horas por dia para trabalhar como gari, na cidade de Lajeado.

Para chegar na empresa às 7h15, ele sai de casa às 5h, e anda de Forqueta Baixa até a Rua João Abott, no Centro de Lajeado.

“Eu tinha uma moto, mas estragou o motor, desde então, ou caminho ou não trabalho”, contou o gari.

Trabalhando há doze anos na profissão, Cristiano passa oito horas por dia correndo atrás do caminhão, mais cinco no deslocamento entre sua casa e seu trabalho.

“Pela manhã vou mais rápido para Lajeado, mas na volta demoro mais, pois daí já estou bem cansado”, desabafa ele.

O mecânico explicou que desde 2013 não trabalha mais com motos de baixa cilindrada, mas isso não foi motivo para não oferecer ao novo amigo o serviço completo, que levou uma semana para ser concluído.

Só Notícia Boa

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

9 Prefeitos do RN na mira do MP; saiba o motivo

Foto: divulgação/MPRN

Os gestores dos municípios de Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, Canguaretama, Baía Formosa, Vila Flor, São José de Mipibu, Lagoa Salgada e Brejinho entraram na mira do MP por descumprimento de acordo para destinação de resíduos sólidos.

Com isso, eles deverão enfrentar uma ação civil pública, ação penal ou lhes ser dada mais uma chance, através de novo acordo, para cumprir o previsto no Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

A lista de municípios foi informada pelo Ministério Público em levantamento solicitado pelo Blog do Dina.

No âmbito criminal, pode haver acordo de não persecução penal com o gestor ou a ação penal, a depender dos contornos que cada caso teve.

O Rio Grande do Norte tem três aterros sanitários, sendo dois na região metropolitana de Natal e um em Mossoró. Todos os municípios citados nessa matéria poderiam destinar seus resíduos aos aterros da região metropolitana.

Via Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. O juiz federal Moro e mais duas instâncias da justiça mandaram um cara para o aterro, Veio o STF e mandou soltar a céu aberto, isso é que foi um erro 🤭🤭🤭

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *