Alho, dono de inúmeros benefícios para a saúde, também é um poderoso antibiótico natural; saiba como fazer

Foto: Ilustrativa

Um excelente antibiótico natural que pode ser útil para complementar o tratamento de diversas doenças é o alho. Para isso, basta comer 1 dente de alho cru por dia para alcançar seus benefícios.

No entanto, também é possível fazer um xarope natural para tomar durante o dia, tornando mais fácil ingerir um dente de alho. Este antibiótico de alho é uma alternativa caseira para tratar infecções bacterianas comuns e pode ser usado para melhorar o sistema imune, sendo que neste caso deve ser ingerido mesmo depois problema estar tratado.

O alho cru também faz bem ao coração e uma outra forma de consumi-lo é cortar em pedacinhos, regar com azeite e usar para temperar uma salada ou batatas cozidas, por exemplo. As cápsulas de alho, encontradas em farmácias de manipulação, também alcançam o mesmo efeito.

Como preparar a água de alho

Ingredientes

1 dente de alho cru
1 xícara (café) de água, com cerca de 25 ml

Modo de preparo

Coloque o dente de alho cru descascado na xícara de café com água fria e esmague-o na água. Após 20 minutos de molho nesta água o antibiótico está pronto. Basta somente beber a água, podendo jogar fora o alho.

Uma boa dica para tornar mais fácil tomar esta água de alho é acrescentá-la a sucos ou batidos da sua preferência, pois as propriedades mantêm-se.

Alho reduz o colesterol e a pressão alta

O alho, especialmente o alho cru, é utilizado há vários séculos como tempero e como alimento medicinal devido aos seus benefícios à saúde, que são:

Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina;
Reduzir a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos;
Prevenir trombose, por ser rico em antioxidantes;
Proteger o coração, por baixar o colesterol e os vasos sanguíneos.

O alho pode ser usada como tempero de carnes, peixes, saladas, molhos e acompanhamentos como arroz e macarrão.

Além disso, é importante lembrar que o alho cru é mais potente que o cozido, que o alho fresco é mais potente que o alho velho, e que os suplementos de alho não trazem tantos benefícios quanto o seu consumo natural. Além do alho, consumir gengibre diariamente também ajuda a baixar a pressão alta.

Como utilizar o alho para proteger o coração

Para proteger o coração, deve-se dar preferência à utilização de alho fresco, que pode ser adicionado como tempero de preparações culinárias, colocado na água ou tomado na forma de chá.

Água de Alho

Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho amassado em 100 ml de água e deixar a mistura descansar durante toda a noite. Essa água deve ser consumida em jejum para que ajude a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

Chá de Alho

O chá deve ser feito com 1 dente de alho para cada 100 a 200 ml de água. Deve-se adicionar o alho picado ou amassado em água fervente por 5 a 10 minutos, retirar do fogo e beber morno. Para melhorar o sabor, pode-se adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e 1 colher de mel ao chá.

Receita de Pão de Alho
Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga amolecida sem sal
1 colher de sopa de maionese light
1 colher de café de pasta de alho ou alho in natura bem picado ou amassado
1 colher de café de salsinha picadinha
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes até virar uma pasta, espalhar nos pães e embalar em papel alumínio antes de levar ao forno médio por 10 minutos. Retirar o papel alumínio e deixar por mais 5 a 10 minutos, para dourar o pão.

Tua Saúde