Diversos

AMARN repudia comportamento do sindicato dos servidores do TJ

NOTA DA AMARN

A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte – AMARN, em razão das manifestações de dirigentes do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário ocorridas durante a greve dos serventuários, vem se pronunciar, nos seguintes termos:

I- A AMARN repudia, com veemência e preocupação, a forma desrespeitosa e inconsequente utilizada pelos dirigentes sindicais para insuflar servidores e a sociedade contra a magistratura potiguar, na tentativa de convencê-los da justeza de sua pauta de reivindicações.

II – É inadmissível que dirigentes sindicais venham a se valer de comparação remuneratória entre servidores e magistrados, haja vista que se tratam de carreiras distintas com atribuições e responsabilidades diferentes, sendo a remuneração da magistratura fixada pelo Supremo Tribunal Federal, de forma idêntica para todos os magistrados brasileiros.

III – Constitui total equívoco e beira a má-fé o discurso de que as medidas de ajuste fiscal e orçamentário adotadas pelo TJRN, tenham por objetivo direcionar os valores economizados para o pagamento de verba específica da magistratura, quando se tratam de verbas de natureza diversa e que não integram os cálculos da LRF e, portanto, torna desprovido de razão e sentido o raivoso discurso sindical.

IV – A postura dos dirigentes sindicais de agredir a magistratura cria um insustentável clima de discórdia, com indesejáveis repercussões entre magistrados e servidores, e em prejuízo da prestação jurisdicional.

V – Por fim, a magistratura mantém sua postura de respeito aos servidores na busca dos seus direitos, porém exige e espera igual tratamento ético.

Natal, 20 de março de 2015.

Hadja Rayanne Holanda de Alencar

Presidente da AMARN

Opinião dos leitores

  1. Cara Leila, sou advogado há 20 anos neste Estado e sei a diferença de tarefas que vc omite. Juízes na sexta e depois das 15h, são muitos. Vejo juízes no Seabra e no Fórum zona norte trabalhando sábados e domingos e vcs servidores, antes das 14h, na sexta, somem quase todos. Na semana, cafezinho e etc. Os juizes, muitos da população não sabem, dão plantão noturno de segunda a domingo e, nessa extensão, mantifo o noturno, se vinculam a escala do plantão diurno do sábado e domingo. Respeitando uma escala, esses mesmos juizes emendam carnaval, outros na semana santa e natal e ano novo. Ou seja, juizes estam disponiveis a população 365 dias do ano e 24h ao dia. Isso acompanhados dos diretores que tiraram, ou tentam tirar as gratificações. E o resto fos servifores o que faz? Respindo: ganham muito para furar papel, carimbar documentos, isso quando as certidões já não são expedidas direto pelo sistema que é só imprimir, furar e colecionar aos autos. Esse serviço que paga uma media de 12mil reais e até 15mil, em alguns casos. E como já comentado aqui, por meras seye horas corridas ou um expefiente. 60 dias de férias e pelo que os juízes ganham, é pouco ainda. É vetdade que pode parecer muito para o Estado pagar, mas quem confiaria num juiz que ganhasse 8 ou 10mil, quando servidores ganham 15mil? Eu não. Outra coisa, ser juiz reclama se atualuzar, saber e isso e caro. Para responder os problemas a eles apresentados, só com muito estudo. Quase todos os juizes hoje fazem mestrado ou doutorado e as suas custas. Estudei com varios em diversas especializações, caras, por sinal. Quase todos fazem um curso de línguas, temos mtos estrangeiros que estão em audiências. Eu mesmo não quero ser juiz e, garanto que ganho muito mais do que eles e trabalho bem menos. Não tem cabimento vcs quererem comparar salários. Quer ganhar melhor, estudem para serem bons e setem juizes ou venham advogar. Paga mais que o valor por vcs recebido. Ah! A PAE não estava prescrita, leia mais sobre o assunto. Isso é dispeito de uma politica sindical fadada ao insucesso.

  2. Gente, eu tb quero comentar, eu tb acho um absurdo tudo isso, quem esses servidores pensam que são? Qualquer um de vcs pode ir a qualquer vara ou comarca do RN e me dizer quantos juízes vcs escontraram lá às 15h ou numa sexta-feira. Vcs sabiam que em 2014 os juízes receberam verba prescrita? Já ouviu falar num troço chamado PAE? Ahhhh! E tem tb o auxílio moradia, que é tanto dinheiro que o juiz precisa ter 60 dias de férias pra contar e botar a liga. Aproveitem e entrem no portal da transparência para ver os 60 mil que muitos juízes receberam só em dezembro/2014. E como diz o povão: SABE DE NADA INOCENTE!

  3. Parabéns AMARN. Juiz é juiz, servidor é servidor. O salario de muotos servidores superam o de alguns juizes. Moralize-se a JUSTIÇA. E ainda esses enormes salarios de servidores que só dão um expediente corrido. Ai menos deveriam se envergonhar e dar dois expedientes, como todo trabalhador. Os documentos se amontoam nos escaninhos, porque, no horario da tarde, reservado para trabalho interno, não tem viva alma no fórum. Os processos não andam. Não recebem impuldo. Ora, paga-se muoto por meio expediente e não se tem verba paradobrar o quadro de servidores, nem se dignam em impor a carga horaria total para a qual concorreram. Des. Cláudio Santos, o senhor está errado ao não apertar mais e obrigar a dupla jornada para juntarem petições no expediente da tarde. Faça valer o dinheiro do contribuidor. Parabéns pelo que já fez, mas fica a dica do que pode fazer:não precisa ser expediente externo, o interno basta.

  4. Alice e quem se incomoda com os servidores do TJ/RN, não sou servidor do TJ, sou do Judiciário, vcs ficam reclamando, mas bem que queriam ganhar o que quem estudou muito durante dias, para fazer um concurso muito concorrido, passar, esperar e finalmente se chamado,
    vão olhar para os seus rabos, parecer que são PTistas revoltados.
    Quem roubou bilhoes não foram os servidores públicos e o povo não, foi esse partido de ladrões, portanto, vão estudar e passar num concurso.

  5. Não dá para entender esses servidores. Passam num concurso de nível medio. Em seguida passam a ganhar como nível superior. Depois vem uma tal de GTNS e dobra os salários. Agora querem ganhar igual a Juiz. Fala sério.

  6. Tem que acabar com essa farra dos servidores da justiça!!!!

    As regalias a eles concedidas são imcompativeis com a realidade da grande maioria dos trabalhadores brasileiros, sem falar na produtividade que deixa muito a desejar!!!

  7. Soube que o TJ fez concurso de Juiz e não vai poder chamar nenhum aprovado em longo concurso porque não tem dinheiro, mesmo com metade das comarcas vagas. Enquanto isso 500 oficiais de justiça ganham salário de juiz (20.000) para cumprir cada um 20 mandados por semana, tudo em um mesmo bairro, o que dá para fazer em um dia na semana. Uma média de 5.000 mil reais o dia de trabalho. Dá pá tú?

  8. quer dizer que os servidores querem ganhar igual ao Juiz? que ridículo. A medida de congelamento da GTNS não reduz um centavo nos salários e estão em greve. Cuidado, vi Vara funcionando do mesmo jeito sem vocês, só com o Diretor e o Assistente do Juíz, esses sim mereciam maior respeito. Vão terminar demonstrando que voces fazem pouca falta. E essa história de buzinaço dos servidores para os Juízes. Que desrespeito. Molecagem. O chefe sendo xingado pelo seu funcionário. O Brasil está de cabeça para baixo mesmo. Acho que cabe processo por falta de decoro e demissão. Eu não dava prá ser juiz não. já tinha dado um basta nisso

  9. Sou a favor de serem retirados todos os auxílios de todo mundo. Todo a necessidade de manutenção do servidor deve ser retirado do seu salário. Quem não puder ir morar longe de casa com o salário que ganha, dê lugar a alguém de lá

  10. Sou servidor e concordo plenamente com a nota. Coisa de sindicalista que não sabe separar as coisas. Salário de Juiz é fixado para todo o Brasil. Não tem nada a ver com nossos salários. O sindicato tem medo do Desembargador e quer comprar uma briga com os juízes com um discurso chinfra destes. Acabou prejudicando os Diretores de Secretaria, que foram os únicos que perderam até agora. Tenho vergonha do meu sindicato.

  11. Meu Deus, estes servidores estão reclamando de que? A medida do Desembargador Claudio Santos não retirou um único centavo do salário do servidor. Apenas congelou a GTNS, que é uma gratificação absurda que havia duplicado o valor do salário. Resumindo: o Oficial de Justiça que ganha 19.000 reais não vai ter aumento automático e vai continuar ganhando só 19.000. Coitado. Na verdade só acho que o Desembargador errou em relação ao Diretor de Secretaria. No resto, apoio 100%

  12. Que discussão tola. Servidor comparando salário com juiz. Você não sabia, Alice, quando passou no concurso (concurso aliás que chamou até o último lugar) que iria ganhar menos que Juiz? Não sou da área mas acho tão absurdo comparação de salários de cargos tão diferentes. Será que existe algum país no mundo em que o Juiz tenha seu salário comparado ao do servidor que lhe é subordinado? Que coisa. Também sou contra este auxilio moradia mas não estou entendendo o argumento dos servidores se o salário e auxílio dos juízes é igual em todo o Brasil. Quer dizer que tiraram o salário do servidor do RN para pagar o auxilio moradia que o Superior Tribunal de Justiça deu para o Juiz do Paraná? Sim, porque o auxilio moradia foi fixado igual para todos os juízes do Brasil.

  13. Chega de mimimi… esse povo chora de barriga cheia, e ainda inventam de bloquear as
    ruas cortando meu direito de ir e vir, cheguei atrasado no trabalho por conta de quem não tem o que fazer, ora vão arrumar uma lavagem de roupa.

  14. O chamado poder judiciário,sem excluir o do rn,está num processo de total descrédito perante a população que paga seus absurdos salários e imorais gratificações,além de outros mal feitos incompatíveis com o regime democrático.Um dia a casa cai,como dizia minha saudosa e honesta avó.

  15. Vá estudar Alice, que vc também um dia vai conseguir auxilio alimentação e auxilio saúde, agora enquanto ficar só perdendo tempo nesse mimimi não vai conseguir nada.

    #Ficadica.

  16. Engraçado… para os servidores cortes, para o alto escalão aumento. Executivo, legislativo e judiciário funcionam dessa forma!Estamos vivendo uma crise financeira alardeada pelo governo e economistas, mas quando se fala em cortes salariais para ajuste de receita, sentem na pele apenas servidores e inativos. Enquanto isso, sem nenhum pudor, deputados, senadores e magistrados se presenteam com aumentos salariais, auxílios ou qualquer outra vantagem que tenha em lei (Pior que sempre tem). Eles são intocáveis!

  17. Esses servidores do TJ em greve ganham auxilio alimentação e auxilio saúde. Deviam pensar em devolver tb.

  18. Mas eh claro que eles vão criticar, tão falando do auxílio-IMoradia! Eh muita hipocrisia meu Deus! Mais eh claro que eles tiraram dos funcionários pra dar a eles!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jair Bolsonaro passa por cirurgia para tratar crises de soluço, diz Michelle

Imagem: reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou na tarde deste sábado, 27, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um novo procedimento médico para tratar as crises de soluços.

A atualização foi feita após Bolsonaro ter sido submetido, na quinta-feira, 25, a uma cirurgia para a retirada de duas hérnias.

“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo”, escreveu em uma rede social.

Minutos depois, Michelle informou que o procedimento foi finalizado, agradecendo à equipe médica.

O procedimento foi rápido e segundo o g1, o cirurgião-geral Cláudio Birolini afirmou que, em breve, um novo boletim médico será emitido.

Entenda a nova cirurgia pela qual passou Jair Bolsonaro

Bloqueio do nervo frênico: é um procedimento que reduz temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, ajudando a interromper soluços persistentes. Ele é feito com anestesia local, por meio da aplicação de um medicamento próximo ao nervo, geralmente guiada por ultrassom. É indicado apenas quando os soluços não respondem a tratamentos comuns e causam impacto clínico relevante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Galvão Bueno recebe alta de hospital; Narrador havia sido internado na véspera do Natal, depois de sentir um mal-estar

Imagem: reprodução/YouTube

O narrador Galvão Bueno, de 75 anos, recebeu alta hospitalar neste sábado (27), após período internado para tratar o início de uma pneumonia.

A informação foi confirmada ao g1 pelo Hospital Santa Casa, em Londrina, no Paraná.

A melhora no quadro clínico contribuiu para a liberação no prazo que havia sido divulgado anteriormente em nota oficial por Leticia Bueno, filha do comunicador.

Galvão havia sido internado na noite de quarta-feira (24), ainda na véspera do Natal, depois de um mal-estar em casa. Após exames, foi detectado um quadro de pneumonia. Ele seguiu em observação, mas com quadro considerado controlado.

Em novembro, Galvão Bueno foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após quadro de pneumonia. A informação foi publicada inicialmente pelo F5 e confirmada pela Itatiaia.

Galvão deu entrada no hospital depois de sentir dores no rim. O narrador passou por uma bateria de exames e foi descoberto um quadro de pneumonia viral, que desencadeou na internação do locutor de 75 anos.

CNN com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banco Central fala em “armadilha processual” e questiona no STF acareação determinada por Toffoli

Foto: REUTERS/Adriano Machado

O Banco Central apresentou embargos de declaração ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a acareação determinada pelo ministro Dias Toffoli entre um diretor da autarquia e investigados no caso Banco Master–BRB. No documento, o BC alerta para risco de “armadilha processual”, “constrangimento de entidades públicas” e prejuízo à atuação institucional do órgão fiscalizador. A informaçã é do blog da jornalista da CNN, Débora Bergamasco.

A acareação envolve o diretor do BC Ailton de Aquino, o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O procedimento foi marcado para a próxima terça-feira (30), apesar de parecer contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O Banco Central pede esclarecimentos sobre a motivação da acareação, os pontos considerados controversos, a urgência da medida durante o recesso e a condição em que Ailton participará — se como testemunha, pessoa física ou representante institucional. Questiona ainda por que ele não poderia se manifestar por escrito e se poderá ser acompanhado por técnicos da autarquia.

Segundo o BC, a falta de clareza pode gerar confusão de papéis, expor indevidamente a instituição e comprometer sua função regular de fiscalização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Circuito Musical, Zezo, Luan Estilizado e Augusto Dantas animam Ponta Negra neste sábado

Imagem: Secom

A Prefeitura do Natal realiza, neste sábado (27), mais uma noite de shows do Natal em Natal, na orla da Nova Ponta Negra, a partir das 19h30. A programação é gratuita e voltada para moradores e turistas que passam o fim de ano na capital potiguar.

Com o cenário da orla como pano de fundo, o evento transforma a Nova Ponta Negra em espaço de convivência e lazer, reunindo famílias, amigos e visitantes em uma celebração ao ar livre durante o período natalino.

A programação da noite começa com a banda Circuito Musical, seguido pelos shows de Zezo, Luan Estilizado e Augusto Dantas. As apresentações reúnem diferentes estilos e propostas musicais, compondo uma noite marcada pela diversidade e pela participação do público.

Além do entretenimento, o Natal em Natal contribui para o fortalecimento do turismo e da economia local, movimentando o comércio e gerando oportunidades de renda para trabalhadores da região. A iniciativa integra a política da Prefeitura de promover eventos gratuitos, acessíveis e descentralizados, valorizando os espaços públicos da cidade.

Para quem visita Natal, a programação oferece contato direto com a cultura local. Para os moradores, é uma oportunidade de aproveitar a cidade e celebrar o período de festas em um ambiente organizado e seguro.

Serviço
Local: Orla da Nova Ponta Negra
Data: Sábado, 27/12/2025
Horário: A partir das 19h30
Atrações: Circuito Musical, Zezo, Luan Estilizado e Augusto Dantas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes mandou prender condenados por trama golpista sem ouvir PGR ou PF

Foto: Ton Molina/NurPhoto via Getty Images

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou neste sábado (27) a prisão de condenados pela trama golpista por decisão tomada de ofício, sem pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ou da Polícia Federal (PF). Fontes da PF confirmaram à CNN Brasil que não houve solicitação ao STF. A PGR não se manifestou.

Segundo Moraes, a medida busca evitar novas fugas, após o caso do ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, preso na sexta-feira (26) no aeroporto de Assunção, no Paraguai.

Advogados de condenados afirmam, sob reserva, que a decisão cria um “precedente perigoso” e antecipa o cumprimento de pena, já que os réus ainda aguardam o trânsito em julgado. Para a defesa, não é possível estender a outros condenados a responsabilidade pela conduta de um réu específico.

Ao menos dez mandados de prisão foram cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal. Os presos devem usar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de usar redes sociais e de se comunicar com outros investigados.

A decisão também determina a entrega de passaportes em até 24 horas, a suspensão do porte de arma e a proibição de visitas, exceto de advogados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados; índice de abandono cresce no período das festas de fim de ano

Foto: Pexels

O período de festas de fim de ano concentra os maiores índices de abandono animais domésticos, além de aumentar riscos de fuga e estresse, especialmente por fogos de artifício e mudanças na rotina dos tutores.

A estimativa é de cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, número que se mantém estável desde o início da década. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), o vínculo entre pessoas e pets evoluiu, mas ainda falta planejamento antes da adoção. O mês de dezembro marca a campanha Dezembro Verde, que chama atenção para o cuidado responsável.

“Ser responsável por um animal exige atender necessidades físicas e emocionais ao longo de toda a vida, que pode ultrapassar 10 anos”, afirma Daniela Ramos, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP. Ela destaca que muitos abandonos poderiam ser evitados com reflexão prévia sobre viagens, mudanças e rotina familiar.

O conselho recomenda preparar os animais para períodos de ausência dos tutores, acostumando-os a outros cuidadores ou ambientes, reduzindo o impacto emocional.

Abandono é crime

O abandono de animais é crime previsto na Lei nº 9.605/1998, com pena de até 1 ano de prisão, agravada em casos de maus-tratos. Em São Paulo, denúncias podem ser feitas pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal ou pelo Disque Denúncia Animal (0800-600-6428).

Na capital, cães e gatos abandonados são recolhidos pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) em situações de risco à saúde pública ou sofrimento animal.

Com informações de Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Correios fecham empréstimo de R$ 12 bilhões com grupo formado por 5 bancos

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O governo federal oficializou neste sábado (27), no Diário Oficial da União, o empréstimo de R$ 12 bilhões aprovado para os Correios. Com a publicação do extrato, a estatal está autorizada a iniciar as captações, que fazem parte do plano de reestruturação da empresa. Os recursos poderão ser usados para capital de giro e investimentos estratégicos, além de cobrir despesas ligadas à própria operação de crédito.

O financiamento foi fechado com Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, terá prazo de 15 anos e juros próximos à taxa Selic. O aval do Tesouro Nacional foi concedido na semana passada.

Prejuízo

Os Correios acumulam prejuízo superior a R$ 6 bilhões entre janeiro e setembro de 2025 e déficits que já passam de R$ 10 bilhões desde 2022. Para tentar reequilibrar as contas, o plano inclui programa de demissão voluntária, com até 15 mil desligamentos entre 2026 e 2027, além do fechamento de agências e venda de imóveis, com expectativa de arrecadar cerca de R$ 1,5 bilhão.

Opinião dos leitores

  1. No final, advinha quem pagará essa conta? O contribuinte que rala toda santo dia e paga impostos abusivos.

  2. FAREMOS O “L” NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA ALCANÇARMOS A COLHEITA QUE O LULA PLANTOU. POR ENQUANTO, ELE ESTÁ SÓ CUIDANDO DA PLANTAÇÃO 💩💩💩💩💩👺👺👺👺😵‍💫😵‍💫😵‍💫

  3. Todos os governos do Ladrão de 9 dedos as estatais pagam o preço com a roubalheira para sustentar esse vermes da esquerda.

  4. Daqui a pouco tempo estará arrombado novamente,nos governo do PT é normal,as estatais servem pra isso mesmo,pobre Brasil.

  5. Onde está escrito “Correios” fecham empréstimo de 12 Bilhões, leia-se “População” vai pagar empréstimo de 12 Bilhões feito pelos Correios. Acorda população enquanto é tempo.

  6. Vixi! O réveillon do Lules e dos cumpanheiros tá garantido…os mau-caráter defensores de ladrão fica aplaudindo.

  7. Um empresário de médio porte devendo muito menos, bem menos, do que os Correios não tem banco nenhum que ajude. Já para os Correios os bancos vão ajudar e se não receberem o empréstimo eles aumentam as tarifas e nós correntistas pagamos… Viva o Brasil dos errados!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oito cidades do RN ficam sem abastecimento de água neste sábado (27) após furto de cabos em estação elevatória

Foto: Caern/Divulgação

Oito municípios do Rio Grande do Norte ficaram sem abastecimento de água neste sábado (27) após o furto de cabos de energia e a depredação da Estação Elevatória EB03, localizada em Lajes, na região Central do estado. O crime ocorreu por volta das 2h30 da madrugada.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), equipes técnicas foram mobilizadas para realizar os reparos e restabelecer o sistema. A empresa também informou que acionou as autoridades policiais para investigar o caso.

A suspensão do fornecimento de água atinge:

Lajes, Riachuelo (incluindo o distrito de Cachoeira do Sapo), Santa Maria, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedroza e Pedro Avelino.

A previsão é que os reparos sejam concluídos até as 19h deste sábado, mas a normalização total do abastecimento pode levar até 72 horas, já que a retomada ocorre de forma gradual, com a pressurização da rede. A Caern orienta a população a utilizar a água de forma consciente durante o período, priorizando atividades essenciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: 34% dos petistas se posicionam à direita, e 14% dos bolsonaristas, à esquerda

Fotos: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo e Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) mostra que 34% dos que afirmam ser petistas se dizem de direita ou centro-direita, enquanto 14% dos que se dizem bolsonaristas se identificam com a esquerda ou centro-esquerda, o que expõe incoerências entre a identificação ideológica dos brasileiros e o alinhamento a lideranças políticas, segundo o levantamento.

Para medir o alinhamento político, o instituto pediu que os entrevistados se posicionassem numa escala de 1 a 5, em que 1 e 2 indicam bolsonarismo, 4 e 5 petismo e 3 neutralidade. Já a ideologia foi avaliada numa escala de 1 a 7, do extremo à esquerda ao extremo à direita.

Veja detalhes:

  • Entre os petistas, 47% se declaram de esquerda ou centro-esquerda, 9% se dizem de centro e 9% não souberam responder.
  • No grupo dos bolsonaristas, a convergência com a direita é maior: 76% se identificam como direita ou centro-direita, 8% como centro e 2% não souberam classificar.

Personalização da política e confusão conceitual

Segundo cientistas políticos ouvidos pela Folha de S.Paulo, os dados refletem a personalização da política, a confusão conceitual sobre esquerda e direita e o impacto da polarização, que faz com que muitos eleitores se alinhem mais a líderes do que a ideologias.

Panorama geral

  • 47% dos brasileiros se dizem de direita ou centro-direita;
  • 28% se dizem de esquerda ou centro-esquerda.

Já a identificação com lideranças mostra 40% de petistas e 34% de bolsonaristas, indicando peso semelhante entre correntes políticas e ideológicas.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, com base em uma amostra de 2.002 eleitores, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Opinião dos leitores

  1. Na verdade, muita gente não sabe o que é, ou o que quer! Ou é sem noção mesmo. Um dia desses, uma ex-aluna minha me disse que se um cachorro fosse candidato pela esquerda, ela votaria no cachorro. Daí você vê o grau de insanidade dessas pessoas. Ideologias ou siglas, não definem o caráter de um candidato, ou candidata.

  2. O que é isso??
    Querem confundir?
    Vão levar até o final da eleição nesse xafurdo, pra depois as urnas do Nordeste cobrir as do país todinho.
    Palhaçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NATAL EM NATAL: Segundo dia de shows reúne inclusão, grandes atrações e solidariedade

Segundo dia de shows do Natal em Natal reúne inclusão, grandes atrações e solidariedadeFoto: Washington Dantas/Secom

O segundo dia do Natal em Natal, realizado na noite de 26 de dezembro, na Nova Ponta Negra, foi marcado por grande público, diversidade musical, inclusão e emoção. A programação confirma o sucesso do evento, que vem consolidando a capital potiguar como um dos principais destinos de celebrações de fim de ano no país.

Durante a programação, o prefeito Paulinho Freire esteve presente acompanhado da primeira-dama, Nina Souza, e celebrou o êxito do evento. Ele destacou a proposta de unir artistas nacionais e locais, ampliando o alcance da programação e atraindo públicos diversos para curtir a festa em família.

“Tenho certeza do sucesso absoluto dessa festa em seu segundo dia. Natal merece. Aliamos, este ano, artistas nacionais aos da casa, queremos agradar todos os públicos e esperamos todos aqui com muita alegria, para curtir com toda a família. Parabéns para Natal”, afirmou.

A abertura da noite ficou por conta da banda Bonde do Gragra, que deu início à sequência de apresentações. Desde as primeiras horas, o público já ocupava o espaço, incluindo a Área PCD, estrutura que garantiu conforto e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Entre os presentes estavam Mila Santos e sua filha Elisa Santos, de 26 anos, que convive com fibromialgia. As duas chegaram cedo para acompanhar toda a programação. Mila já havia utilizado a Área PCD em outras grandes festas da cidade, como o Carnaval e o São João. Elisa ressaltou a importância da iniciativa para o acesso ao lazer. “É uma forma de garantir que pessoas com algum tipo de limitação também possam aproveitar eventos como esse. No meu caso, não consigo ficar muito tempo em pé, e aqui me sinto acolhida”, destacou.

Outro ponto de destaque foi o Camarote Solidário, ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que garantiu acesso ao espaço mediante a doação de três latas de leite em pó, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o papel social do Natal em Natal.

A programação seguiu com Soanata, que manteve o clima animado do público para receber o cantor Zé Vaqueiro. Seus maiores sucessos foram acompanhados em coro, em um momento de grande interação com os fãs.

Mesmo com o grande número de pessoas, a segurança também foi ressaltada como um dos pontos positivos da noite. Adriana Gomes, bombeira civil, participou pela primeira vez do Natal em Natal e destacou a tranquilidade da festa, sem registros de ocorrências, evidenciando o planejamento e a organização do evento.

A estrutura montada na orla da Praia de Ponta Negra também atraiu turistas. Abraão Macedo, visitante de Maceió, contou que chegou à cidade no mesmo dia e foi surpreendido positivamente pela programação. Hospedado nas proximidades do evento, ele aproveitou a noite para conhecer a festa e celebrar o clima natalino em Natal.

Encerrando a programação, o cantor Dilsinho subiu ao palco e manteve o público animado até os últimos minutos. Muito aguardado, o pagodeiro foi recebido com entusiasmo e retribuiu o carinho, destacando a conexão especial com o povo natalense.

A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, confirmou que a programação segue conforme o planejamento e com excelente receptividade do público. Segundo ela, os shows têm agradado diferentes perfis e reforçado o caráter democrático da festa. Iracy lembrou ainda que a agenda cultural segue até o dia 30 de dezembro, dentro das comemorações pelos 436 anos de Natal, e será encerrada no dia 31 com o tradicional show da virada, reunindo artistas locais, regionais e nacionais.

O segundo dia do Natal em Natal reforça o evento como condutor de inclusão, diversidade cultural, segurança e solidariedade, proporcionando momentos de lazer e emoção para moradores e visitantes, em uma celebração pensada para toda a família.

Programação:

Orla de Ponta Negra

27/12 – Sábado
DJ Local
Circuito Musical
Zezo
Luan Estilizado

28/12 – Domingo
Hiago Medeiros
Priscila Freire
Léo Santana
Calcinha Preta

29/12 – Segunda-feira
DJ Local
Raynel Guedes
Nuzio Medeiros
Sorriso Maroto

30/12 – Terça-feira
DJ Local
Pedro Lucas
Cláudia Leitte
Limão com Mel

31/12 – Quarta-feira
DJ Local
Giullian Monte
Israel Fernandes
Durval Lelys
Henry Freitas
Ricardo Chaves

Avenida da Alegria – Redinha

31/12 – Quarta-feira
Banda Detroit
Ricardo Chaves
Banda Mel

Opinião dos leitores

  1. Como aparece dinheiro facilmente para desperdício e para manter postos de saude é uma dificuldade, é a lei da licitação, etc, é um mistério.

  2. Terminar às obras e trabalhar pelo povo não, vai na rua Laureano Gomes, no Panatis, por trás da escola josino Macedo, o mato tomou conta da rua, só passa moto, mas endividar a Prefeitura com empréstimo e fazer festa, ainda mais com o dinheiro dos cofres público, Painho Freire sabe como ninguém. Vamos pra Ponta Negra curtir pelo menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *