Diversos

Anitta, o fenômeno em números, causa espanto pela competência com que administra a carreira e ganha milhões

 

Ver essa foto no Instagram

 

? VAI, MALANDRA <<Navegue pela galeria >> No dia em que a reportagem de #VEJA foi à casa de @anitta, o vaivém era intenso. Cinegrafistas da Netflix filmavam tudo para a segunda temporada de ‘Vai Anitta’, um reality show à la Kardashians. No meio do zum-zum-­zum, a cantora surge animada, de blazer e legging da grife italiana Fendi, e instrui em altos brados: “Põe bem grandão na chamada: eu sou a artista da década”. Para o bem ou para o mal, é mesmo (tanto da que acabou, quando se fez e se impôs, quanto da próxima, para a qual tem altos planos). Anitta revelou a VEJA que pretende lançar em breve um álbum todo em inglês produzido por @ryantedder, que já trabalhou com Beyoncé, Adele e Ariana Grande. Leia a reportagem completa: (link na bio)

Uma publicação compartilhada por VEJA (@vejanoinsta) em

81 milhões de seguidores nas redes sociais

• 1 º lugar entre as famosas mais seguidas no Instagram brasileiro

• 4,5 bilhões de visualizações de vídeos no YouTube

• 13 milhões de curtidas só no Facebook

• 413 milhões de streamings de Downtown, sua música mais ouvida no Spotify

• 250 000 reais é o cachê mínimo de um show

• 5 milhões de reais é quanto cobra por uma campanha nacional em TV

• 18 contratos de publicidade ao mesmo tempo em 2019, recorde para um artista no mercado

Como cansa ser a todo-­poderosa rainha do funk. Em uma manhã típica no fim de dezembro, vinda direto de um festival em Natal, no Rio Grande do Norte, Sua Alteza Real, Anitta, a primeira e única, desembarcou às 7h30 de um jatinho alugado no Aeroporto de Jacarepaguá, a poucos quilômetros do condomínio fechado em que mora na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma vez em casa — uma mansão de 600 metros quadrados e três andares com elevador, piscina, sauna e salão de ensaios —, desabou na cama para preciosas duas horas de sono. Ainda dormia quando dois cabeleireiros e um maquiador entraram em ação, sob o olhar atento de Douglas Romeu, 33 anos, amigo de infância alçado a “uma espécie de babá”. A correria cotidiana, porém, teria uma pausa. Naquele dia a artista embarcaria para uma semana de folga em Aspen, nos Estados Unidos — sim, Anitta gosta de esquiar na neve, e dessa vez teve o prazer adicional de topar por acaso com Mariah Carey, de quem é fã incondicional.

Nada mau para a menina de 26 anos que saiu do Morro do Brinquedo, na Zona Norte do Rio, com uma ideia fixa na cabeça, os quadris em frenesi e um funk mais, digamos, família. Brandindo essas ferramentas, construiu praticamente sozinha uma carreira artística — e uma fortuna — de impor respeito até a quem torce o nariz para a música das quebradas. No dia em que a reportagem de VEJA foi a sua casa, o vaivém era intenso na sala, onde uma parede de tijolinhos exibe um grafite do artista Marcelo Ment. Cinegrafistas da Netflix filmavam tudo para a segunda temporada de Vai Anitta, um reality show à la Kardashians. No meio do zum-zum-­zum, a cantora surge animada, de blazer e legging da grife italiana Fendi, e instrui em altos brados: “Põe bem grandão na chamada: eu sou a artista da década”. Para o bem ou para o mal, é mesmo (tanto da que acabou, quando se fez e se impôs, quanto da próxima, para a qual tem altos planos). Anitta revelou a VEJA que pretende lançar nos próximos meses um álbum todo em inglês produzido por Ryan Tedder, que já trabalhou com Beyoncé, Adele e Ariana Grande. “Ela entende a cultura global e está preparada para o mercado americano. Todo mundo em Los Angeles e Nova York quer trabalhar com Anitta”, diz Tedder.

A mais bem-sucedida mulher artista em um gênero musical machista por excelência, Anitta acumula superlativos em todas as mídias que contam. Foi a brasileira mais ouvida no exterior em 2019, tanto no YouTube quanto na plataforma de streaming musical Spotify. No onipresente Instagram, é a personalidade feminina nacional mais influente, com estrondosos mais de 44 milhões de seguidores. Os ingredientes de sua receita para alimentar o universo digital são de primeira linha: gravar com Madonna, ter uma canção na trilha sonora do novo As Panteras, lançar 25 clipes em um ano. Nos últimos meses acumulou dezoito contratos publicitários, possível recorde entre artistas brasileiros. Anitta não fala sobre dinheiro, mas sabe-se que chega a ganhar 5 milhões de reais por uma campanha nacional de TV. Faz em média quatro shows por semana, de quinta a domingo, com cachê mínimo de 250 000 reais. Neste pré-Carnaval, já botou nas ruas do Rio seu Bloco das Poderosas, vai repetir o feito em Salvador e ainda, pela primeira vez, em São Paulo. “Ela é uma máquina de sucesso e, desde que começou conosco, em 2013, produz sem parar. Mantém uma constância que raros artistas alcançam”, diz Sérgio Afonso, presidente da gravadora Warner no Brasil.

Há seis anos a artista determinada, centralizadora e ultraprofissional é sua própria empresária, decidindo os rumos da carreira, as parcerias e a direção de seus perfis em redes sociais. Embora mantenha um escritório com 34 funcionários, a última palavra é sempre dela. “A Anitta só pensa em trabalho. Nunca está satisfeita”, atesta o produtor Papatinho, que trabalhou em Bang, seu terceiro álbum. Ativa como poucas, pensa em diversificar e acaba de dar um passo nesse sentido: gravou uma participação na novela global Amor de Mãe (Anitta que é Anitta começa logo no horário nobre) como Sabrina, uma fã que se envolve com o cantor Ryan (Thiago Martins) — sim, haverá beijo técnico nas cenas que irão ao ar no fim de fevereiro. “Não descarto aceitar outros convites, mas agora não é prioridade”, disse a VEJA.

Há cerca de seis meses Anitta é empresariada no exterior pelo americano Brandon Silverstein, agente de Normani, do Fifth Harmony. “No segundo em que a conheci, senti vibrações de superestrela”, derrama-se ele. Para o disco em inglês produzido por Ryan Tedder, ela foi aos Estados Unidos gravar trinta músicas em segredo e agora seleciona parcerias. Anitta tem consciência de que não será fácil repetir o feito da colombiana Shakira, a única latina até hoje a conquistar o mundo cantando em inglês. “Estudei com um professor americano e sou obcecada por documentários de tudo em inglês, de bichinhos a serial killer”, diz a cantora. Entre os frequentes duetos com celebridades (o rapper Snoop Dogg, a banda Black Eyed Peas, os DJs Snake e Alesso, o trio Major Lazer), o apogeu foi gravar com Madonna o funk Faz Gostoso (Eu não nego / Ele é safado / E ainda por cima é carinhoso / Ele faz tão gostoso). “Ela me ligou dizendo que tinha sempre mulheres empoderadas no seu radar e havia se identificado com o meu trabalho. Fingi naturalidade, mas, quando desligou, comecei a gritar”, lembra. No dia da gravação, em um estúdio em Nova York, tremeu nas bases. “Cheguei antes e fiquei trinta minutos trancada no banheiro, com dor de barriga”, revela a cantora, que cogita passar uma temporada morando nos Estados Unidos.

Mestra em capitalizar cada passo que dá, Anitta vive abastecendo suas mídias sociais com textos, fotos e vídeos. Vale lançamento de clipes, viagens, shows e muitas caras e bocas. Outro manancial de retuítes e likes são os enroscos sentimentais. “Se eu ligasse para tudo o que dizem de mim, não viveria”, afirma, com cara de quem não liga mesmo. Um encontro com o inglês Lewis Hamilton, campeão de Fórmula 1, rendeu faíscas. Namoraram? “Namoro é uma coisa muito forte. Não gosto de falar de situações que envolvem outras pessoas, a menos que tenha sido combinado antes”, declara, pensando em cada palavra. Em junho, o mundo ficou sabendo, por meio de fotos de uma viagem a Bali, que seu acompanhante era o surfista Pedro Scooby, ex-marido de Luana Piovani. Passados três meses de idílio intercalado com troca de farpas com a ex, Anitta encerrou o romance, pelo celular. “Estou solteira e sempre vou ter alguém. Para casar, eu preciso procurar, testar, né, não?”, pondera. Recentemente, pôs as redes em polvorosa ao se declarar bissexual. “Isso nunca foi segredo para a minha família”, relata. Ela e Ohana Lefundes, uma bailarina de sua equipe, se “curtem”.

Ao longo da carreira, tem tido lá suas brigas. Com a também funkeira Ludmilla, desentendeu-se porque assinou como coautora da música Onda Diferente, que as duas gravaram com Snoop Dogg. Anitta justificou-se dizendo que o crédito era por ter produzido o vídeo, mas elas estão de mal até hoje. Após a gravação de Sua Cara, com Pabllo Vittar, o imbróglio entre as duas foi motivado pela recusa da funkeira em alugar um jato particular para o Marrocos. Um áudio vazado traz Anitta se defendendo. “O clipe eu estava pagando sozinha. Clipe caro pra c…, 70 000 dólares, dólares! Sou pão-­dura?”, questiona. As frases viraram memes na internet. A rixa mais longa e desgastante foi com a ex-empresária Kamilla Fialho, dispensada sob a alegação de haver desviado milhões de Anitta. Nada foi comprovado. A pendenga seguiu na Justiça até 2018, quando chegaram a um acordo e Kamilla levou cerca de 9 milhões de reais. “Anitta desconfia de todo mundo. Até cria histórias para ver se elas vazam”, conta uma pessoa de seu círculo. Os mesmos anônimos confidenciam que, quando a poderosa chefona baixa na cantora, salve-se quem puder. “Ela grita com todo mundo”, revela um deles.

Uma estratégia de Anitta, que estourou em 2013 com a canção Show das Poderosas (Prepara que Agora É a Hora), é municiar o público com novidades constantemente. Em 2018, ela divulgou uma música com clipe por mês, durante seis meses, no projeto CheckMate. O pacote incluiu Vai Malandra, o clipe brasileiro mais visto no YouTube em um período de 24 horas, gravado na favela do Vidigal. Nele, a cantora surge de biquíni de fita isolante e “põe as celulites para jogo”, como diz. Uma vez por mês, Anitta veste um terninho e faz palestras sobre marketing em grandes empresas e feiras. Cachê: 150 000 reais. Graças aos dotes de marqueteira, foi contratada pela área de criatividade e inovação da Ambev, o que rendeu mais um bate-boca. O DJ Polyvox a acusa de plágio do nome de seu primeiro projeto, a Skol Beats 150BPM. O caso está na Justiça e a Skol Beats 150BPM, na boca do povo.

O fato é que tudo em torno da cantora vira business. Até um de seus cinco cachorros, o galgo Plínio, foi escalado para o comercial de uma operadora de celular. Anitta possui doze produtos licenciados do Clube da Anittinha, desenho exibido em canais infantis. É milionária com fama de mão-fechada: seu único bem é a mansão onde mora, só usa os carros da marca da qual é garota-propaganda e, embora viva grifada — Louis Vuitton e Givenchy são seus xodós —, ganha a maioria das peças. Nas viagens a lazer, costuma levar a mãe, a artesã Mirian, tios e amigos. “Ela banca todo mundo, mas vai de primeira classe e o restante lá atrás, de econômica”, diz uma celebridade que a conhece bem. Em meio à rotina trepidante, a funkeira assume que luta contra a depressão. “Em 2017 tive uma crise pesada. No ano passado comecei a sentir que ia bater e corri para me tratar”, conta. Mesmo estando de bem com a fama, confessa que já saiu disfarçada. “Um dia em que eu estava triste e queria ficar anônima, fui montada de drag queen à boate Love Story, em São Paulo. Ninguém percebeu, e eu ainda tive de pagar como homem”, orgulha-se.

Em seus anos de estrada, Larissa de Macedo Machado, que se inspirou na minissérie global Presença de Anita na hora de adotar o nome artístico, vem se transformando a olhos vistos. A repaginada inclui ao menos oito plásticas. Ela mexeu no nariz, aumentou o queixo, reduziu os seios e fez lipoaspirações. “A única coisa que me incomodava era o nariz, o resto fiz porque deu na telha”, confessa. A voluptuosa funkeira, que mede 1,62 metro mas não informa quanto pesa, afirma que só bebe em festas e que experimentou drogas em viagens ao exterior. “Queria entender a sensação, mas não é a minha praia”, ressalta. Entre os planos para este ano está diminuir o ritmo de trabalho, mas nem ela acredita que vai cumpri-lo. É melhor acatar o aviso de Sua Cara. “Me encara, se prepara”, ela canta. Ainda vem muita Anitta por aí.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Gente q coisa feia fica detonado uma pessoa q vc só ver na tv. Ou é inveja ou falta de educação mesmo. E outra coisa os meios de comunicação publicam a notícia vc ver pq que ninguém está ti obrigando.

  2. Não curto lá suas músicas, mas ela se impôs e conseguiu seu espaço e seu público. E falem o que quiserem, a Mulher é extremamente profissional e determinada!????

  3. Um lixo, mesmo que rodeado de milhões de moscas, JAMAIS DEIXARÁ DE SER "LIXO"!!
    Vai, porqueira !!

  4. Amigo BG, pense numa informação que não me ajuda em nada, aliás ZX só mostra a imbecilidade do mundo dos famosos, só buscam fama e dinheiro, que mediocridade..
    Amanhã, se morre, tudo que foi conquistado, as vezes, até por meios ilícitos, fica, não se leva nada.
    E agora? Será que toda riqueza vai te levar pra um lugar melhor?

    1. Muito fácil amigo é só vc não ler! Realmente a mulher é um fenômeno quando o assunto é administrar sua carreira! Tem muito empresário q poderia ter aulas com ela. Acho natal sofrida está com uma inveja da porra

    2. Grande parte das Views do youtube feita através de fanspays. Inclusive com uma equipe bem gerenciada por "voluntários".
      Ano passado saiu umas matérias denunciando o uso de bots seguidores e Views manipuladas e por coincidência os estouros de visualização diminuíram bastante. Coincidência?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Empresa investigada por ligação com PCC recebeu R$ 26 milhões de financiadora de filme sobre Bolsonaro

Foto: Reprodução

Uma empresa que, segundo a investigação, recebeu R$ 26 milhões de uma companhia ligada ao financiamento do filme sobre a vida de Jair Bolsonaro passou a ser alvo de apuração por suspeita de movimentação de recursos ligados ao PCC.

De acordo com relatório da Polícia Civil de São Paulo, obtido pelo Metrópoles, a Entre Investimentos e Participações Ltda. repassou R$ 26.225.110,00 para a ACX ITC Serviços de Tecnologia Ltda., entre fevereiro e abril de 2025.

A investigação aponta que a ACX ITC teria sido usada para movimentações financeiras suspeitas. A empresa aparece em um relatório do Denarc (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) com indícios de ligação com recursos oriundos do tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, a ACX movimentou cerca de R$ 918 milhões e tinha como proprietário formal Ericsson Azevedo, que afirmou em depoimento ser um “laranja” no negócio.

Ainda conforme a investigação, a ACX teria repassado R$ 1,3 milhão para empresas ligadas a integrantes do Superior Tribunal Militar (STM) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso foi encaminhado para a Polícia Federal devido a possíveis conexões com outras investigações federais.

A Entre Investimentos está registrada em nome de Antônio Carlos Freixo Junior. Foi por meio dessa empresa que, segundo a versão apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro, o banqueiro Daniel Vorcaro teria enviado recursos para financiar o filme sobre a trajetória de Jair Bolsonaro. A investigação segue em andamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANTES DA ELEIÇÃO: Governo Lula paga R$ 34 bilhões em emendas e bate recorde pré-eleitoral

Foto: Reprodução

O governo do presidente Lula (PT) pagou cerca de R$ 33,9 bilhões em emendas parlamentares entre janeiro e 4 de julho de 2026, segundo dados do sistema Siga Brasil, mantido pelo Senado Federal.

O valor é o maior já registrado em um período pré-eleitoral e supera o total pago durante todo o ano de 2022, quando ocorreram as últimas eleições presidenciais.

Os recursos liberados em emendas também ficaram acima dos investimentos do Novo PAC no mesmo intervalo, que somaram R$ 19,65 bilhões, de acordo com o levantamento.

Os pagamentos ocorreram até o início do chamado defeso eleitoral, período que restringe a liberação de determinadas transferências voluntárias da União nos três meses anteriores às eleições.

Do total liberado, R$ 18,55 bilhões foram destinados a emendas individuais de deputados e senadores. Outros R$ 7,68 bilhões correspondem a emendas de comissão e R$ 7,28 bilhões a emendas de bancada estadual.

A Secretaria de Relações Institucionais informou que a execução dos recursos segue a legislação e as determinações do STF, além de depender de análises técnicas e da disponibilidade orçamentária.

Segundo o levantamento, a Comissão de Saúde da Câmara recebeu o maior volume de recursos por meio de emendas em 2026, com R$ 3,6 bilhões destinados à área. Entre os parlamentares, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) aparece com o maior valor individual pago, com R$ 88,85 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

LULINHA TENTA ARQUIVAR: Defesa pede fim de investigação da PF sobre caso do INSS

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A defesa de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, busca o arquivamento do inquérito da Polícia Federal que cita seu nome nas investigações sobre fraudes no INSS envolvendo o lobista conhecido como “Careca do INSS”.

Os advogados alegam que a apuração já ultrapassou o prazo considerado adequado e afirmam que não foram encontradas provas suficientes que justifiquem a continuidade da investigação, conforme informações do Diário360.

Segundo a defesa, o inquérito não teria reunido elementos que comprovem o envolvimento de Lulinha nos fatos investigados. Com isso, os advogados querem o encerramento do procedimento antes da conclusão das diligências.

A defesa também pretende apresentar seus argumentos ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, em uma tentativa de discutir o andamento da investigação.

Enquanto isso, a Polícia Federal continua analisando materiais recolhidos durante a apuração e pediu ao Supremo Tribunal Federal a ampliação do prazo para concluir as diligências.

Até o momento, não há decisão sobre o pedido de arquivamento. A análise dependerá dos argumentos apresentados pela defesa e do andamento das investigações conduzidas pelas autoridades responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Itamaraty replica “mentira oficial” e contesta PCC e CV como terroristas, diz Cláudio Humberto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Itamaraty contestou a possibilidade de classificar facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

A manifestação foi enviada em resposta a questionamentos da Câmara dos Deputados e afirma que uma eventual mudança poderia gerar impactos nas áreas financeira, migratória e penal.

Segundo o colunista Cláudio Humberto, a posição do Ministério das Relações Exteriores reproduz uma “mentira oficial” ao argumentar contra a medida. A crítica ocorre diante do debate sobre o enquadramento de facções brasileiras em listas internacionais de organizações terroristas.

No documento, o Itamaraty também citou a possibilidade de interpretações envolvendo “uso da força militar dos EUA em território brasileiro” caso grupos criminosos fossem classificados dessa forma.

O texto, assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirma ainda que a designação de PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas “não trará benefícios” ao Brasil.

A posição do governo federal tem sido questionada por parlamentares e críticos, que defendem medidas mais duras contra a atuação de facções criminosas no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PRESIDENTE DEMOCRÁTICO: Petro diz não reconhecer vitória de candidato de direita na Colômbia e convoca manifestações

Foto: Getty Images

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que não reconhece a vitória do presidente eleito Abelardo de la Espriella e declarou que considera o resultado eleitoral ilegítimo. Em publicação nas redes sociais, Petro alegou que houve fraude na eleição e afirmou ter informações sobre uma suposta manipulação do sistema de apuração por algoritmos que teriam favorecido De la Espriella.

O presidente colombiano também disse que teria ocorrido votação irregular em mesas eleitorais no exterior e em diferentes regiões do país. Até o momento, Petro não apresentou provas públicas das acusações.

Na mesma manifestação, Petro citou uma empresa israelense de inteligência privada, a BlackCube, e afirmou que uma empresa de lobby teria atuado para aproximar De la Espriella do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Abelardo não ganhou as eleições”, escreveu Petro, ao afirmar que não reconhece a legitimidade do próximo governo.

O colombiano ainda convocou manifestações para o dia 20 de julho, data da Independência da Colômbia, pedindo que apoiadores ocupem praças públicas.

Eleições 

De la Espriella teve a vitória confirmada após a autoridade eleitoral concluir a verificação da apuração dos votos. O candidato de direita venceu o esquerdista Iván Cepeda por cerca de 250 mil votos.

Após o resultado, o presidente eleito afirmou que a vitória representou uma derrota do governo Petro e prometeu ampliar ações contra o crime organizado e fortalecer relações com países como Estados Unidos e Israel.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula banca cursos caros e viagens internacionais para servidores com dinheiro público, diz coluna

Foto: Getty Images

Servidores da Presidência da República participaram de cursos e viagens ao exterior custeados com recursos públicos, segundo informações publicadas pela Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, nesta terça-feira (7). Os gastos incluem mensalidades, passagens aéreas e diárias para capacitações no Brasil e fora do país.

De acordo com a coluna, no mês passado 11 servidores fizeram um curso de Gestão de Cerimonial, com mensalidade de R$ 3,9 mil por participante. A lista também inclui cursos de preparação para a aposentadoria e aulas de idiomas para 522 servidores do Palácio do Planalto.

Ainda segundo a publicação, a Presidência desembolsou mais de R$ 6,2 mil em um curso sobre Governança, Riscos e Compliance. Em maio, um servidor participou de um congresso sobre zoológicos e aquários, com custo de R$ 1,2 mil pela inscrição, além de R$ 843 em passagens e R$ 3,3 mil em diárias.

A coluna também informa que uma servidora viajou ao exterior, entre 13 e 17 de abril, para participar de um curso. As passagens custaram R$ 14,8 mil e as diárias somaram R$ 16,1 mil.

Em outro caso citado pela publicação, outra servidora participou de curso na mesma instituição no exterior. A viagem, classificada como “urgente”, teve custo de R$ 32,8 mil entre passagens e diárias, conforme a Coluna Cláudio Humberto.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Acusado de importunação sexual, ministro do STJ apresenta exame de disfunção erétil ao STF

Foto: Divulgação/STJ

A defesa do ministro afastado do STJ Marco Buzzi anexou ao processo que tramita no STF laudos médicos que apontam disfunção erétil, ausência de libido e outras condições clínicas para contestar uma das denúncias de importunação sexual contra o magistrado.

Segundo os advogados, os exames indicam que Buzzi sofre de disfunção erétil de origem multifatorial, hipogonadismo, ausência de ejaculação anterógrada e outras doenças, como diabetes e hipertensão, além de ter passado por cirurgia de próstata. A defesa afirma que esse quadro seria incompatível com o relato da denunciante.

A jovem, de 18 anos, afirmou às autoridades que, durante um banho de mar em Balneário Camboriú (SC), sentiu a genitália do ministro pressionando seu corpo enquanto ele tentava segurá-la. Os advogados sustentam que a condição clínica descrita nos laudos inviabilizaria a situação narrada.

A defesa também apresentou o depoimento de uma testemunha que disse ter visto os dois no mar sem contato físico. Segundo esse relato, eles permaneceram separados por cerca de um metro e meio e o ministro apenas ofereceu a mão para ajudar a jovem ao sair da água.

Marco Buzzi está afastado do STJ desde fevereiro e nega as acusações. Além da denúncia feita pela jovem, uma servidora terceirizada do tribunal também o acusou de importunação sexual. O caso é investigado pelo STF, pelo STJ e pelo CNJ.

Opinião dos leitores

  1. Vixeeeeee. Kkkkk, quer se tornar “vitima”. Aí vem uma aposentadoria integral com direito a tudo e algo mais. Eita Brasil desmantelado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

MP aciona Justiça após reforma no Walfredo Gurgel ficar 2 anos parada mesmo com verba federal garantida

Foto: Reprodução

O Ministério Público do RN (MPRN) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-RN) ajuizaram uma Ação Civil Pública para obrigar o Governo do Estado a retomar a reforma do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel, paralisada há dois anos, apesar de contar com recursos federais já garantidos.

Única unidade de alta complexidade para queimados no RN, o CTQ opera hoje com estrutura reduzida e em condições consideradas inadequadas pelos órgãos de fiscalização.

Segundo a ação, o CTQ funciona com poeira, infiltrações, escombros e fiação exposta. As vistorias também apontam que a capacidade da unidade caiu de 22 para 12 leitos, obrigando pacientes a serem atendidos em setores não especializados, o que aumenta o risco de infecções.

Foto: Reprodução

O MPRN, a DPE-RN e o Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) afirmam que a paralisação compromete diretamente o atendimento aos pacientes. De acordo com a ação, áreas como isolamento, unidade semi-intensiva, sala de balneoterapia e ginásio de reabilitação foram desativadas.

O ambulatório, que antes realizava cerca de 22 mil atendimentos por ano, passou a funcionar apenas dois dias por semana. A ação também aponta déficit de profissionais na unidade.

Os órgãos pedem que a Justiça determine a retomada da obra em até 30 dias, por meio de contratação emergencial ou outro mecanismo legal, além da apresentação de um cronograma para conclusão dos serviços.

Foto: Reprodução

Também solicitam que o Estado conclua a reforma, reative os setores desativados e recomponha a equipe para restabelecer a capacidade plena de atendimento.

Explicação da Sesap

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que a paralisação ocorreu após problemas com as empresas responsáveis pela obra. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura já trabalham na preparação de uma nova licitação.

O secretário acrescentou que uma eventual decisão judicial autorizando a contratação emergencial poderá acelerar a retomada da reforma e permitir o uso dos recursos federais disponíveis.

Opinião dos leitores

  1. Incrivel essa guinvernadora goipi, incompetente. O povo sofrendo e ela conhecendo o mundo as custas do erário público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA: Governo Fátima já deve mais de R$ 100 milhões às prefeituras do RN, diz Femurn

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Mais de R$ 100 milhões em repasses constitucionais ainda não chegaram às prefeituras do RN, segundo levantamento da Federação dos Municípios do RN (Femurn).

A entidade afirma que a retenção dos recursos pelo Governo do Estado compromete a prestação de serviços públicos, principalmente nas cidades do interior.

De acordo com a Femurn, o montante é formado por R$ 43 milhões do IPVA, R$ 35 milhões do ICMS e R$ 21 milhões do Fundeb.

A Federação destaca que esses recursos pertencem aos municípios por determinação legal e, por isso, não podem ser retidos nem destinados a outras finalidades pelo Estado.

O presidente da Femurn, José Augusto Rego, afirmou que os atrasos afetam diretamente o funcionamento das prefeituras.

“Quando esses repasses atrasam, quem sofre é o cidadão, especialmente nos municípios de menor porte, que dependem diretamente dessas receitas para manter suas atividades”, declarou.

A entidade também demonstrou preocupação com os novos repasses previstos para os próximos dias e defendeu a regularização imediata dos pagamentos para evitar o aumento da dívida.

Segundo a Federação, a demora reduz a capacidade financeira das prefeituras e dificulta a manutenção de serviços essenciais.

Natal

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), também criticou os atrasos. Segundo ele, além do impacto financeiro, a falta dos repasses prejudica o planejamento das administrações municipais e compromete a execução de ações voltadas à população.

O prefeito acrescentou que os municípios já recebem uma parcela menor dos recursos do pacto federativo e defendeu o diálogo para resolver o problema.

Opinião dos leitores

  1. Tem que fazer um protesto de todas as prefeituras para chamar atenção do povo e da imprensa nacional.

  2. Tá muito Estranho essa falta de dinheiro expressada pelo governo do estado. o que se está arrecadando nao dar para pagar a folha salarial dos servidores. ONDE ESTAR O DINHEIRO? o que estar sendo feito com o dinheiro? nao tem obras, nao tem pagamento segundo dizem a fornecedores, nao tem repasse dos consignados, nao tem repasse de verbas para as prefeituras e onde mulesta tá o dinheiro?

  3. Não paga não inocentes, tão pagando outras dívidas, inocentes, não paga pq não tem pressão, não acontece nada com os gestores, não tem punição, paga não, não presta conta, se não houver punição exemplar, é disso pra pior, faz tempo q vem nessa pisada e órgão nenhum toma providências, vergonhoso, kd q pagou aos bancos os consignados, faz mais de ano e nada, essa governadora não vai pagar, só se ela quiser, kkkkkkkkkkkk, não paga não ingênuos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

SURREAL: Governo petista cria cota obrigando empresas a empregar quem sai da prisão

Foto: Ricardo Stuckert

O governo do Piauí, chefiado pelo petista Rafael Fonteles, sancionou uma lei que reserva vagas de emprego para egressos do sistema prisional e condenados que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto em contratos firmados pela administração pública estadual.

A iniciativa provocou forte reação da oposição. Ao Diário do Poder, parlamentares acusam o governo petista de criar uma política que beneficia criminosos em detrimento de trabalhadores sem antecedentes.

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), destacou que o PT “prioriza criminosos”:

“Essa legislação, típica do PT e da esquerda, prioriza o criminoso, obrigando o empresário a preterir um trabalhador honesto e desempregado em favor de um condenado. Tempos difíceis!”, disparou.

Também pré-candidato ao Senado, o deputado federal Rodrigo Valadares (PL-SE) afirmou que a iniciativa transmite um sinal equivocado à sociedade.

“Essa medida é um tapa na cara do trabalhador. O governo transformou o cumprimento de pena em um pré-requisito para estabilidade profissional. Na prática, a mensagem oficial é de que o crime compensa no longo prazo, pois garante uma vaga reservada que deveria ser disputada por mérito por quem nunca cometeu um deslize.”

Outro pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sanderson (PL-RS) disse que o governo deveria priorizar ações voltadas à segurança pública e às vítimas da criminalidade.

“Em vez de focar em políticas robustas de segurança pública e no apoio às vítimas da violência, o governo escolhe premiar quem violou as leis. Garantir vagas de emprego exclusivas para ex-detentos, sem o mesmo critério para os jovens que lutam pelo primeiro emprego honesto, é um deboche que alimenta a sensação de impunidade.”

Na mesma linha, o deputado Coronel Tadeu (PRD-SP) classificou a política como um “absurdo administrativo”.

“O Governo do Piauí criou o maior absurdo administrativo recente: a cota para quem cometeu crimes. O recado é claro e assustador: cometa um delito, cumpra a pena e garanta o seu emprego na saída. E o cidadão honesto? Esse que continue pagando a conta sem nenhum direito garantido.”

Conheça a lei que premia o criminoso

A Lei nº 9.029/2026, publicada no Diário Oficial do Estado, determina que empresas contratadas pelo governo reservem parte de seus postos de trabalho para esse público. Pelo texto, contratos que empreguem 25 ou mais trabalhadores deverão destinar ao menos 5% das vagas a egressos do sistema prisional e pessoas em cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto.

Nos contratos com entre seis e 24 funcionários, será obrigatória a reserva de uma vaga.

A própria lei estabelece que os beneficiários serão selecionados pelos Escritórios Sociais, pelas Varas de Execução Penal ou pela Secretaria de Estado da Justiça, e que as empresas deverão comprovar o cumprimento da regra para receber pagamentos do Estado.

O descumprimento poderá gerar sanções previstas na Lei de Licitações.

Entre os objetivos previstos na norma estão a oferta de capacitação profissional, incentivo à educação continuada, regularização documental e fortalecimento dos vínculos familiares dos beneficiários.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *