Matheus Barbosa; São Raimundo-RR x Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
Na tarde desta quinta-feira (11) o América enfrentou o Real Brasília-DF, fora de casa, no estádio Serra do Lago, em Luziânia/GO, pela primeira fase da Copa do Brasil e mesmo podendo jogar pelo empate, venceu por 2 a 0 com gols de Caxito e Luan, ambos no segundo tempo. O resultado classificou o Alvirrubro para a segunda fase da competição cujo adversário será o tradicional Cruzeiro, que classificou no sufoco com um empate de 1 a 1 diante do São Raimundo-RR.
Na segunda fase da competição nacional, a diferença é que, se houver empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis. O mando de campo será definido por sorteio.
O América voltará a campo no próximo domingo (14), às 16h, para enfrentar o Globo, no estádio Barrettão, em jogo válido pela quarta rodada da Copa Cidade do Natal que equivale ao primeiro turno do Campeonato Potiguar. Para o compromisso, o técnico Evaristo Piza não deverá contar com o lateral Iranilson que deixou o jogo contra o Real Brasília-DF e foi direto para o hospital com suspeita de fratura no braço.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou no meio da tarde desta quarta-feira (17) as principais lideranças da oposição para uma reunião reservada em sua residência.
O objetivo é alinhar os termos do projeto de anistia. Deslocaram-se para o encontro o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), Luciano Zucco (PL-RS) e Carol de Toni (PL-SC).
Hugo Motta pretende convencer o grupo a aceitar uma “anistia light”, focada num redesenho da legislação penal sobre crimes contra a democracia.
Dentre as medidas, penas menores para crimes de tentativa de golpe e abolição do estado democrático de direito, uma reconfiguração desses dois crimes de modo a um ser absorvido pelo outro e a diferenciação entre quem foi executor de quem liderou ou financiou os atos..
O modelo, não teria obstáculos no Senado e no Supremo Tribunal Federal e é considerado o texto “possível” para a a anistia.
Na prática, atingiria penas menores para os condenados pelo 8 de janeiro e pela trama golpista, sem que impeça que os líderes da trama golpista se livrem da prisão.
A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, voltou a se posicionar nesta terça-feira (16) em defesa dos barraqueiros que atuam de forma artesanal na praia de Pitangui e foram atingidos por decisão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O órgão federal aplicou multas milionárias contra os trabalhadores e determinou a retirada das barracas erguidas à beira-mar.
De acordo com os comerciantes, a medida ameaça a principal fonte de sustento de dezenas de famílias que dependem exclusivamente da atividade para sobreviver. Muitos deles relatam ganhos inferiores a dois salários mínimos e alegam que sempre atuaram de forma rústica e sustentável, sem estruturas de alvenaria, além de realizarem a coleta diária do lixo produzido na área.
Jussara Sales demonstrou solidariedade aos trabalhadores e criticou a postura de alguns órgãos federais. “Hoje confesso estar triste pela forma como a alguns órgãos têm agido em alguns casos. Mas meu compromisso é com a população de Extremoz, continuaremos trabalhando com responsabilidade. A dor que sinto se transforma em força para seguir em defesa do nosso povo”, declarou.
A cobrança aplicada pela SPU ultrapassa R$ 2,5 milhões e inclui valores referentes a 43 meses de suposta “ocupação irregular” entre 2021 e 2025. Os barraqueiros afirmam que não foram previamente notificados e denunciam perseguição por parte do órgão.
O caso vem gerando ampla repercussão e deve mobilizar não apenas os trabalhadores de Pitangui, mas também autoridades locais em busca de alternativas que preservem a atividade turística e a renda das famílias.
A Missa de 7º Dia de Saudade em Memória de José Eduardo Vila acontecerá no próximo sábado, dia 20, às 10h, na Sala de Velório Central do Morada da Paz, em Emaús, Parnamirim. A cerimônia será conduzida pelo Padre Yago.
A vereadora Samanda Alves entrou em contato com o BLOGDOBG à respeito da publicação das matérias sobre as chamadas ‘salas vip’ para motoristas de aplicativo em Natal.
Segundo Samanda, o projeto consiste em salas de apoio, como já existem em outras capitais. Ainda de acordo com ela, o projeto foi discutido a Uber e a 99, empresas que operam em Natal. A ideia também foi debatida com o Sindicato dos Motoristas por Aplicativo.
A parlamentar explica que o projeto de lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Natal, sendo respaldado por um parecer da procuradoria jurídica da Casa.
Na última sexta-feira (12), o neurocientista e professor potiguar, André Davim, foi homenageado em Brasília, no Senado Federal, com a maior honraria concedida pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. A condecoração reconhece sua trajetória acadêmica e sua contribuição de destaque para a educação, a pesquisa científica e a sociedade brasileira.
Proficiente em Anatomia e Pós-doutor em neurociências, André Davim construiu uma carreira marcada pela dedicação ao estudo do cérebro humano e pelo compromisso em compartilhar conhecimento com alunos, colegas e a comunidade. O prêmio recebido simboliza não apenas o valor de sua produção acadêmica, mas também o impacto transformador da ciência e da educação no país.
“Esse reconhecimento não é apenas pessoal, mas representa também a força da educação e da ciência como instrumentos de transformação social. É motivo de orgulho para todos que acreditam no conhecimento como caminho de crescimento coletivo”, destacou o professor André Davim.
A conquista reforça o papel de Davim como uma das referências científicas do Rio Grande do Norte, levando o nome do Estado ao cenário nacional e inspirando novas gerações de pesquisadores e educadores.
O projeto de lei da vereadora do PT, Samanda Alves, que visa obrigar empresas de transporte por aplicativo instalarem ‘salas vip’ nas quatro regiões administrativas de Natal impõe multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento das obrigações previstas na proposta.
De acordo com o projeto (veja aqui), as empresas estariam obrigadas a instalar pelo menos um ponto de apoio a motoristas e entregadores em cada uma das regiões administrativas da capital potiguar.
Estas salas devem ter capacidade mínima para 25 pessoas e conter obrigatoriamente os seguintes itens:
– sanitários femininos e masculinos equipados, inclusive, com chuveiro privativo;
– uma sala de apoio e descanso;
– acesso às tomadas para carregamento das baterias dos celulares gratuitamente;
– condição adequada para refeição com mesas, cadeiras, bebedouro e micro-ondas;
– espaço para estacionar bicicletas e motocicletas;
– ponto de espera para veículo de transporte individual privado de passageiros;
– espaço para amamentação dos filhos.
E mais, pelo menos uma das quatro salas deve funcionar durante 24h.
Eu sou motorista de APP com maus de 15 mil corridas não tenho nenhuma necessidade de salas VIP, o que eu quero e corridas que não tem, essa vereadora deveria ser motorista de APP por uma semana aí ele saberia o que os motoristas precisam, ela deveria fiscalizar a potigas que o gnv não baixa e já está mais caro que etanol
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, uma emenda aglutinativa que reestabeleceu a votação secreta nas decisões sobre a abertura de processos criminais contra parlamentares, ponto central da PEC da Blindagem. Após a aprovação, o texto agora segue para o Senado Federal.
O voto secreto constava no texto original da proposta, mas o partido Novo havia solicitado uma votação separada sobre esse item. Na ocasião, o placar registrou apenas 296 votos favoráveis — abaixo dos 308 necessários. Em resposta, líderes do Centrão passaram a articular a retomada do dispositivo por meio de uma emenda assinada pelas bancadas do PP, União Brasil, Republicanos, MDB, PL, PSDB, Avante e Podemos. A proposta foi aprovada com 314 votos favoráveis e 168 contrários.
Ao iniciar a sessão nesta manhã, parlamentares apresentaram questões de ordem contra a medida aglutinativa, que foi defendida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB):
— Há legitimidade política e jurídica para a emenda em análise. O tema foi aprovado em primeiro turno por esta Casa, o que demonstra concordância. Registra-se que não há inovação — afirmou.
Líder do PT diz que vai ao Supremo
Durante a votação da emenda, o líder do PT, Lindbergh Farias, afirmou que irá judicializar a medida.
— Vamos, num caso como esse, recorrer ao Judiciário, porque está ferindo a Constituição, que diz que a matéria rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. Só nos resta depois de recorrer à CCJ, recorrer ao STF — afirmou Lindbergh, ao questionar a legalidade da medida.
Em resposta, Motta ironizou o líder petista:
— É um direito de Vossa Excelência ir ao Supremo, como faz quase diariamente — provocando reação de outros deputados presentes.
Pelo texto aprovado, o voto será secreto também nas votações sobre a manutenção ou não das prisões de parlamentares.
Na manhã desta quarta, o relator da PEC, Cláudio Cajado (PP-BA), se reuniu na residência oficial do presidente da Câmara com líderes do Centrão.
Enquanto isso, segue indefinida a negociação sobre a anistia a condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro. Aliados de Jair Bolsonaro (PL) pressionaram para votar a urgência nesta quarta, mas ainda não houve acordo sobre qual versão do texto deverá prevalecer. A decisão ficou para a reunião de líderes, prevista para o início da tarde.
O setor industrial do Rio Grande do Norte registrou queda expressiva na produção em julho de 2025, com variação negativa de 19,1% em comparação ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho acumulado no ano (janeiro a julho) também apresenta alto recuo (-18,5%), enquanto nos últimos 12 meses a queda foi de 14,7%, sendo estes os índices mais elevados entre os 18 locais pesquisados pelo órgão.
O resultado foi puxado principalmente pelo setor de petróleo e gás, responsável por mais de 40% do PIB industrial do estado. As atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, como o óleo diesel, registraram recuos significativos, refletindo diretamente no desempenho global da indústria potiguar.
Segundo Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), neste ano a indústria potiguar tem apresentado indicadores que retratam uma situação mais desafiadora que 2024. “A confiança do industrial, medida pelo ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), apresenta queda consistente desde janeiro do ano passado, quando saímos de 60,6 pontos para os atuais 51,6 (abaixo da média histórica calculada em 54 pontos)”, comenta.
Ele cita dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que apontam para uma queda de 28.155 (1,04%) barris produzidos em terra no primeiro trimestre de 2025, comparado a 2024. A redução também ocorreu na exploração em mar, com -111.186 barris (36,59%). “É possível esperar uma continuidade deste cenário mais desafiador para o setor de Petróleo e Gás que, por sua relevância na produção industrial, continuará impactando os resultados finais do estado”, analisa o presidente da Fiern.
O impacto no emprego é perceptível
O setor industrial formal apresentou retração de 13,8% no número de empregados entre 2024 e 2025. O segmento de transformação liderou esse recuo, com mais de 1.059 demissões e saldo negativo de 676 vagas em relação ao ano anterior. Apesar disso, os repasses de royalties no estado avançaram 26,23%, somando R$ 173,8 milhões, indicando que há investimentos em andamento. “A principal dificuldade competitiva potiguar está na limitada capacidade própria de investimento, que acaba gerando baixíssimo investimento em infraestrutura, atingindo a todos os setores econômicos”, aponta Serquiz.
Hugo Fonseca, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-RN), diz que qualquer variação na produção do petróleo e gás afeta o setor industrial potiguar. “Isso corrobora com os dados de exportação, onde o óleo combustível não foi exportado no mês de agosto. Isso afetou diretamente a balança comercial, com 6,5 milhões de dólares a menos. Ou seja, nós não produzimos o suficiente para exportar e basicamente foi absorvido pelo mercado interno”, explica. Reportagem completa na Tribuna do Norte.
A Câmara Municipal de Natal perdeu a noção e parece que quer ver empresas como Uber e 99 bem longe daqui. Afinal, é isso que vai acontecer caso continue tramitando o projeto de lei que obriga as empresas a construir verdadeiras “salas vip” para os motoristas das empresas.
A proposta foi da vereadora Samanda Alves, do PT. A brilhante ideia é que a Uber e a 99 paguem pelo espaços estruturados para os motoristas descansarem.
Alguém duvida que, se for mesmo aprovado, as empresas não vão repassar o valor da mordomia para os consumidores ou reduzir ainda mais o que os motoristas ganham com as corridas? Afinal, tudo vai entrar como custo de operação.
Essas, inclusive, são as melhores hipóteses. A outra seria a empresas deixarem Natal. Vai entender a lógica desse povo.
Quando é que esses gênios irão entender que gerar custos na operação só serve para encarecer o serviço e desestimular o consumo???? Perde o Uber, o motorista e o cliente….PQP!!!!!!!!!!!!!
O médico Claudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica que acompanha Jair Bolsonaro (PL), confirmou na tarde desta quarta-feira (17) que exames identificaram duas lesões compatíveis com câncer de pele no ex-presidente, que teve alta hospitalar há pouco.
No último domingo (14), Bolsonaro passou por um procedimento médico para remover oito lesões de pele. Por sua vez, um laudo feito com o material biológico indicou a “presença de carcinoma de células escamosas ‘in situ’, em duas das oito lesões removidas”, diz boletim médico divulgado nesta tarde (leia a íntegra abaixo).
“Duas das lesões vieram positivas para o carcinoma de células escamosas, que não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo, mas, ainda assim, é um câncer de pele”, disse Claudio Biroloni. Segundo o médico, as lesões – localizadas no tórax e em um dos braços do ex-presidente – são “precoces” e “demanda apenas de avaliação periódica”.
Comente aqui