Diversos

Walfredo Gurgel começa a reduzir macas no Corredor da Clínica Médica, destaca Sesap

Veja nota na íntegra:

Aos poucos a realidade do maior hospital de trauma do Rio Grande do Norte (RN) começa a tomar um novo rumo. A área mais crítica de pacientes internados começou a ter seu espaço regularizado na última sexta-feira (25) através de transferências para cirurgias ortopédicas, altas e a abertura de 40 vagas de leitos de retaguarda no Hospital João Machado. O processo que culminou com o completo esvaziamento do corredor da clínica médica teve seu ápice da última sexta-feira (25) até domingo passado, período em que permaneceu totalmente livre de macas. Porém, devido a mais um final de semana com número elevado de acidentes de trânsito, na manhã desta segunda-feira (28), seis macas voltaram a ocupar o corredor da clínica médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Assim como o corredor do trauma (que há quase um ano permanece sob controle – alternando seu esvaziamento com a permanência temporária de até cinco macas, por um período menor que 48h) um conjunto de ações articuladas pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), através do corpo diretivo do HMWG, Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH) e Núcleo Interno de Regulação (NIR), resultou na saída das macas da área conhecida como corredor da clínica médica.

A diretora geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), Maria de Fátima Pereira Pinheiro, diz que estas ações se dividiram em três frentes principais: a busca ativa do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) junto ao NIR e ao NAQH, a aplicação da ferramenta eletrônica Kanban e a abertura dos leitos de retaguarda no Hospital da Polícia Militar e do Hospital João Machado.

Através de uma equipe multidisciplinar, o SAD, o NIR e o NAQH, identificam pacientes em condições de receber alta, agilizam transferências para outras unidades de saúde e participam do constante trabalho de desospitalização responsável. O objetivo é, através da busca ativa, identificar internos com quadro de alta médica. Assim, é possível uma maior circulação dos leitos de enfermarias, gerando vagas e diminuindo o número de macas nos corredores. Já a ferramenta eletrônica kanban vem possibilitando o monitoramento 24h do volume de entrada e saída dos pacientes internos. O software tem garantido ainda conhecer os bairros e cidades de origem dos pacientes que dão entrada no (PSCS), além de identificar a demanda diária de cada especialidade. Por fim, a abertura de 40 leitos de clínica médica de retaguarda no Hospital João Machado e mais 16 no Hospital da Polícia Militar tem garantido uma maior rotatividade dos leitos no Walfredo Gurgel.

Apesar da rotina de trabalho estar alcançando os resultados (há tempos) esperados, Fátima é cautelosa e chama a atenção para o fato de que as áreas de circulação nunca foram próprias para a permanência de pacientes em macas. “Corredor é área de livre circulação e não de internação. É preciso que todos os entes entendam suas responsabilidades. Os municípios necessitam fortalecer os serviços da atenção básica e de pronto atendimento de suas cidades evitando a transferência sem controle de pacientes para os hospitais da capital. Os gestores municipais precisam entender esse fluxo de atendimento a fim de compreender que corredor não é vaga”.

A preocupação da diretora é justificada. Fátima relata que neste fim de semana recebeu uma ligação um tanto equivocada de um município do RN e que a deixou bastante chocada. “Recebi uma ligação esse fim de semana de um hospital afirmando que ia mandar um paciente para o Walfredo Gurgel somente porque nós tínhamos vagas, pois estávamos com os corredores vazios. Isso é um completo absurdo. Cada município deve criar mecanismos de melhorar a assistência aos seus pacientes e não, apenas, transferi-los para o Walfredo Gurgel”, questionou.

Outros profissionais do hospital, que lidam diretamente com a assistência aos pacientes no (PSCS), apesar do momento delicado, já começam a ver as mudanças com entusiasmo. A enfermeira da classificação de risco, Rita Lídia de Medeiros, conta que ainda na sexta-feira começou a receber através de uma rede social, as fotos do corredor vazio e, surpresa, ficou ansiosa para ver a área de perto. “Está muito bom. Quando deixei o hospital na última quinta havia mais de 20 pacientes no corredor (da clínica médica). Da forma que estar melhora a qualidade da assistência, o fluxo de pacientes e diminui a sobrecarga de trabalho para os funcionários”, afirmou.

O técnico de enfermagem, Ronilton França dos Santos, também recebeu com entusiasmo a clara redução do número de macas no corredor da clínica médica. Ao terminar seu plantão na sexta-feira passada, o Setor de observação II estava com 16 pacientes sob sua assistência. Hoje, ao chegar para começar seu plantão, ele possui apenas um paciente sob seus cuidados.

A diretora afirma que “o trabalho de desospitalização responsável até hoje é diário e muito importante para todo o hospital. Visitamos enfermarias, Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), Centro de Recuperação Pós-operatório, entre outros serviços e levantamos o número de transferência e altas. Isso nos permite uma melhor circulação dos leitos”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Canguaretama emitirá carteiras para identificar autistas e garantir direitos

O prefeito de Canguaretama, Wilsinho, sancionou a Lei 887, de 26 de abril de 2024, criando a Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), o que garantirá atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial áreas da saúde, educação e assistência social.

Serão beneficiadas, em média, 100 pessoas (sendo a maior parte crianças e adolescentes). A carteira será expedida, sem custo aos beneficiários, pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas). Em caso de extravio ou perda, será cobrada taxa simbólica para emissão da segunda via, exceto para casos de roubo e/ou furto, comprovados por meio do registro de Boletim de Ocorrência.

Prédios públicos e privados devem reservar vagas exclusivas, em seus estacionamentos, para pessoas portadoras do TEA, assim como os atendimentos prioritários a elas devem ser respeitados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Senado aprova teto de R$ 15 bilhões de incentivo ao setor de eventos até 2026; texto vai à sanção

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto de lei que reconfigura as regras do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O texto vai à sanção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Fugitivo de Alcaçuz já foi preso por fazer parte de uma quadrilha que roubava joias

Foto: divulgação

Ricardo Campelo da Silva, de 43 anos, um dos presos que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na tarde desta terça-feira (30), já foi preso em 2012. Ele foi suspeito de integrar uma quadrilha que assaltava residências e roubos de joias.

Segundo uma matéria publicada na Tribuna do Norte, em maio de 2012, Ricardo e mais duas pessoas foram presas no bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, após roubarem algumas joias de um comerciante no bairro do Tirol.

De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, Rogério e Gustavo eram classificados como criminosos de menor periculosidade. Eles possuíam um histórico de serviços prestados dentro do presídio.

Relembre o caso:

No dia 22 de maio de 2012, três pessoas, entre eles Ricardo Campelo da Silva, roubaram algumas joias de comerciante do bairro do Tirol, na zona Leste de Natal.

Equipes da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) da época prenderam os três, que eram suspeitos de integrar uma quadrilha de diversos crimes, como assaltos a residências e roubos de joias.

Além de Ricardo Campelo, a Defur prendeu Samuel Luiz Nunes da Costa e Débora Diana Santos de Araújo. Um outro homem identificado como Severino Ferreira Neto estava foragido pela policia. Segundo os suspeitos, Severino Neto foi o mentor dos assaltos realizados pela quadrilha.

Na abordagem realizada pela polícia também foi apreendida uma pistola calibre 380.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil passa de 2 mil mortes por dengue em 2024

Foto: CDC

O Brasil passou de 2 mil óbitos por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizados nesta terça-feira (30), o país registrou 2.073 mortes nas primeiras dezessete semanas deste ano.

Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o terceiro ano com maior número foi 2022 com 1.053.

No mesmo período do ano passado, em 4 meses, o Brasil tinha 671 mortes. Além disso, até o momento, 4.176.810 casos foram registrados nas primeiras dezessete semanas deste ano, uma taxa inédita. Em 2023, foram 989.924 casos entre as semanas 01 e 17.

Também de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, no momento, 13 estados e o Distrito Federal têm tendência de queda da doença: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Outros 8 seguem com tendência de estabilidade (AL, AM, BA, MA, MS, PE, PI, RS) e 5 têm tendência de aumento (CE, MT, PA, SE, TO).

Vacinas aplicadas

Segundo o Ministério da Saúde, 2.667.476 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da campanha de vacinação contra dengue. Deste quantitativo, 821.796 foram aplicadas e 1.865.238 não foram registradas (ou seja, podem não ter sido aplicadas ainda ou, por lentidão do município, não ter entrado no sistema).

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Programa Restaurante Solidário

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Ministro do Trabalho minimiza agro e diz que MST “bota alimento” na mesa do povo

Imagem: reprodução

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, exaltou nesta terça-feira (30) a agricultura familiar. Ele disse que os pequenos agricultores têm papel significativo no abastecimento interno.

Em entrevista a jornalistas, Marinho também defendeu o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) e afirmou que o grupo “bota alimento” na mesa dos brasileiros.

“Quem bota alimento na mesa do povo brasileiro de verdade são as pequenas propriedades, os pequenos agricultores, é a agricultura familiar, os assentamentos do MST, que muita gente torce o nariz quando fala, mas essa é a verdade”, declarou.

O ministro minimizou a atuação do agronegócio no consumo interno ao dizer que tem papel importante como “exportador”. Ele reconheceu que houve dificuldades com a alta dos alimentos no 1º trimestre.

“Nós devíamos ter tomado providência de importar arroz da Venezuela, por exemplo, porque houve uma diminuição da área plantada no Brasil”, disse.

As declarações foram dadas durante a divulgação dos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de março. O Brasil criou 244.315 empregos com carteira assinada em março de 2024.

O resultado é recorde e representa uma alta de 25,7% na comparação com o mesmo mês de 2023, quando foram criados 194.372 postos.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Pequeno agricultor tudo bem. Mas dizer que o MST bota alimento para o povo, é um exagero. Cara de pau.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pacheco minimiza atritos com o governo e diz que ‘divergências’ serão resolvidas

Foto: Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), minimizou nesta terça-feira (30) atritos que está tendo com o governo federal e afirmou que “divergências” entre os Poderes serão resolvidas “uma a uma”.

Pacheco deu as declarações durante entrevista a jornalistas. Segundo o colunista do g1 Valdo Cruz, mais cedo, nesta terça, o presidente do Senado cancelou um almoço que teria com ministros do governo Lula, para “discutir a relação” do Legislativo com o Executivo.

“Qualquer divergência que há, na política, é algo absolutamente natural, entre Poderes, entre Casas legislativas, entre pessoas que figuram nesses Poderes, nessas instituições Mas jamais são conflitos que afetam o que é o interesse público”, declarou Pacheco.

“Então a gente busca sempre a convergência e essas divergências certamente são dirimidas a cada dia”, completou o presidente do Senado.

PEC que turbina salários de juízes e promotores

O encontro entre Pacheco e ministros do governo Lula estava sendo articulado para tentar acalmar os ânimos de Pacheco e de integrantes do Executivo.

Os atritos se intensificaram nas últimas semanas, com uma troca de farpas entre o presidente do Senado e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Entre os motivos de “divergências”, estão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que turbina salários de juízes e promotores e a ação do governo contra a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores intensivos em mão de obra.

Nesta terça-feira, Pacheco defendeu a PEC e disse que o texto deve ser votado na próxima semana. O governo é contra a medida afirma que, se aprovada, a proposta gerará um impacto bilionário nas contas públicas.

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. Pacheco deveria agradecer a Lula todos os dias…
    Graças a vitória do Lula…ele, Pacheco, não está preso…pq essa era a ordem que havia na minuta golpista…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Não vamos negociar com o Incra ocupado”, diz Paulo Teixeira à CNN

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse à CNN que o governo não vai negociar com os movimentos sociais que invadiram a sede do Incra em Alagoas até que o local seja desocupado.

“Não vamos negociar com o Incra ocupado, mas também não aceitaremos hostilidades do novo superintendente com os movimentos”, disse Teixeira.

Ainda segundo o ministro, a ocupação foi feita por 7 movimentos sociais, e não apenas pelo MST.

Teixeira lembrou ainda que a indicação do superintendente do Incra é uma prerrogativa do governo federal e defendeu o nome Junior Rodrigues Nascimento, indicado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL) para substituir seu primo, Wilson César Lima, que foi exonerado do cargo de superintendente regional de Alagoas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por pressão dos movimentos sociais.

Nos bastidores, fontes ouvidas pela CNN dizem que um grupo ligado ao deputado Paulo Fernando dos Santos (PT-AL), o Paulão, reivindica o cargo.

A assessoria e lideranças do MST foram procuradas pela CNN, mas ainda não responderam. O espaço está aberto.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: detentos da Penitenciária de Alcaçuz fugiram de bicicleta

Imagens de câmeras de segurança registraram os dois detentos, Ricardo Campelo da Silva, 43 anos, e Gustavo da Rocha Dias, 30 anos, que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, nesta terça-feira (30), em uma bicicleta.

Segundo nota divulgada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), as forças de segurança estão mobilizadas para recapturar os detentos.

Nas imagens, eles aparecem usando boné, calças e camisa básica.

Fonte: Ponta Negra News

Opinião dos leitores

  1. O Brasil demorou para prender detento da penitenciária de Mossoró fugindo de bicicleta e Lula queria se meter da guerra da Ucrânia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após denúncia de servidores, MPRN faz visita ao Walfredo Gurgel e constata que não há falta de insumos básicos

Foto: Divulgação

Representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizaram nesta segunda-feira (29) uma visita técnica ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade da rede pública de saúde do Estado. A comitiva foi liderada pela promotora de Justiça da Saúde de Natal, Iara Pinheiro.

A visita do MPRN ocorreu após servidores da saúde denunciarem a falta de insumos básicos no hospital.

Durante a inspeção, a equipe técnica do MPRN vistoriou a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e o almoxarifado da unidade hospitalar. Na visita, foi constatado que o hospital estava abastecido de sabão, luvas, álcool gel, dipirona e antibióticos.

Antibióticos
A visita detectou que o hospital está com um abastecimento de 85% dos itens previstos na sua relação de antibióticos. Nos casos de falta, há substitutos disponíveis em estoque, além de já haver processos de aquisição em tramitação.

Entre os seis antibióticos em falta, o farmacêutico Fábio Mendes, diretor da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), esclareceu que quatro estão com empenhos expedidos e aguardando entrega por parte do fornecedor.

Diante do quadro, o MPRN pediu que a direção-geral do Walfredo Gurgel que, em até 48h, preste esclarecimentos adicionais sobre a possibilidade de substituição dos itens faltantes por itens em estoque, bem como a respeito dos processos de compra.

Enfermarias
A equipe técnica da promotoria de Justiça também visitou todas as enfermarias do 5º andar, que foi reaberto recentemente após atuação da 47ª Promotoria. O local dispõe de 15 leitos exclusivos para a ortopedia, especialidade apontada como maior demandante de internações no hospital.

Além disso, a equipe inspecionou as enfermarias do 4º e do 2º andares, que também passarão por reforma, sobre a qual existe termo de acordo formulado pelo MPRN e o Governo do Estado para garantia de nomeação de novos servidores.

Pronto-socorro
A equipe técnica do MPRN aproveitou a oportunidade para visitar o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, onde foram identificados pacientes internados nos corredores, tendo os representantes do órgão ministerial indagado de alguns usuários a data e a causa da internação, quando foi identificado que as principais causas de internação no dia eram acidentes de moto e quedas.

Providências
Os dados apresentados pela direção e colhidos durante a visita embasarão relatório técnico para análise e acompanhamento da situação da unidade hospitalar em todos os eixos que foram foco da visita, especialmente, quanto ao seu abastecimento.

O MPRN irá ainda apresentar o documento à Justiça, no âmbito de uma ação que acompanha o abastecimento de hospitais potiguares.

Fonte: 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *