APÓS VAZAMENTO: Se fosse parlamentar, Moro estaria cassado ou preso, diz presidente do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), classificou como “graves”, se comprovadas, as mensagens trocadas entre o ministro Sergio Moro (Justiça), quando juiz federal, e o procurador Deltan Dallangnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

“Se fosse deputado ou senador, estava no Conselho de Ética, cassado ou preso”, disse Davi, nesta segunda-feira (24), segundo o site Poder360, que promoveu um jantar com o presidente do Senado e convidados.

De acordo com o site, Davi avaliou que a troca de mensagens ultrapassou o limite ético.

“Do ponto de vista ético, sim [ultrapassou]. Se aquilo for tudo verdade… esse que é o problema. Aquilo é verdade? Vai comprovar? Aquela conversa não era pra ter sido naquele nível entre o acusador e o procurador. Se isso for verdade, eu acho que vai ter um impacto grande, [mas] não em relação à Operação [por inteiro] porque ninguém contesta nada disso e não vai contestar nunca”, disse o senador.

Em conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil desde o último dia 9, Moro sugere ao Ministério Público Federal trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobra a realização de novas operações, dá conselhos e pistas e antecipa ao menos uma decisão judicial.

O então juiz, segundo os diálogos, também propõe aos procuradores uma ação contra o que chamou de “showzinho” da defesa do ex-presidente Lula, sugere à força-tarefa melhorar o desempenho de uma procuradora durante interrogatórios e se posiciona contra investigações sobre o ex-presidente FHC na Lava Jato por temer que elas afetassem “alguém cujo apoio é importante”.

Segundo a legislação, é papel do juiz se manter imparcial diante da acusação e da defesa. Juízes que estão de alguma forma comprometidos com uma das partes devem se considerar suspeitos e, portanto, impedidos de julgar a ação. Quando isso acontece, o caso é enviado para outro magistrado.

Até aqui, Moro tem minimizado a crise e refutado a possibilidade de ter feito conluio com o Ministério Público. Assim como os procuradores, diz não ter como garantir a veracidade das mensagens (mas também não as negou) e chama a divulgação dos diálogos de sensacionalista.

Folhapress

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Juailson disse:

    Muda as caras mas os discursos dos políticos continua os mesmos… Mentem, faz discursos populista e se acham acima.de todos, se a gente fosse depender de políticos presos….

  2. Maria disse:

    Eu gostaria muito que esse senadorzinho de meia tigela me informasse onde fica a prisão que se encontram Renan Calheiros e Aécio Neves, ou em qual documento consta a cassação dos mesmos. Me poupe, se poupe, nos poupe

  3. Cavalcante disse:

    Moro deve está bem mansinho, doido para ir p STF, para começar a LavaSenado!

  4. Tarcísio Eimar disse:

    Da onde? Desde quando vimos políticos em mandato serem cassados ou presos? Se for assim, vamos por a regra em prática colocando em dia os atos dos seus colegas políticos

  5. Xexeu disse:

    Ôôô bonitão da tapioca, me explique porque vc ainda não foi cassado e não foi preso??
    Processo, sei que vc responde, né isso??

  6. Xexeu disse:

    É mesmo que tá vendo o batoré, não tem o que tirar.

  7. Paulo disse:

    PREZADOS, 30 OU O POVO VAI PEDIR O PROJETO DAS ARMAS, 2 PROJETO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA 3 PACOTE DO MORO E CLARO , CRITICAR ESSA CONDUTA ERRADA DA CÂMARA E SENADO

  8. João Rola disse:

    Um canalha desse tem moral pra falar isso! Sou mais Moro a comparar com esses canalhas.

  9. Bento disse:

    Presos e cassados deveria ser essa casa de corruptos.

  10. Arnaldo Lopes disse:

    Porta voz do crime organizado. Não sabe nem se essas matérias são verdadeiras. A eleição do senado houve uma fraude. Vc mandou apurar?

  11. Coutinho disse:

    A prisão tem que começar por esse cidadão, por que o Brasil fosse um país sério ele estaria em um presídio!!!

  12. Lorena Galvão disse:

    Se tiver de ser preso ou cassado, tem que começar por ai , casa de corruptos

  13. Elton Luiz de Carvalho disse:

    Essa opinião do presidente do Senado deixou claro que ele tem MEDO QUE SEJA FEITA JUSTIÇA. Demonstra que ele está publicamente CONTRA A LAVA JATO E A FAVOR DA IMPUNIDADE em que vive a classe política. Tanto que o FORO PRIVILEGIADO sofre todo tipo de boicote e resistência para sofrer qualquer alteração.
    Como nosso congresso e senado são presididos por políticos com o rabo preso. ISSO NÃO É ACUSAÇÃO É FATO!
    Quem foram os presidentes da Câmara em passado recente? João Paulo Cunha, Henrique Alves, Eduardo Cunha, Michel Temer, Arlindo Chinaglia e Marcos Maia. Desses quais respondem processo criminal ou são investigados? Algum desses nomes foram condenados?
    Por outro lado temos como presidente do Senado, Renan Calheiros, Eunício Oliveira, José Sarney, Tião Viana, será que esses foram citados em delações premiadas? Respondem a processos?
    Foi para isso que eles foram eleitos? É esse tipo de representante que o povo quer?
    Depois de responder e analisar facilmente se chega a uma conclusão. Nem precisa ser conhecedor de direito, basta ver a ficha que eles construíram na política, as causas que eles defendem e o que querem a todo custo evitar.
    Que formem seus entendimentos…

  14. Ceará-Mundão disse:

    O poste mijando no cachorro. Os corruptos levantando suspeita sobre autoridades de reputação ilibada, cujo único "defeito" é tentar punir os corruptos, os destruidores do Brasil.

  15. Edilberto Nogueira disse:

    Bicho mentiroso, se fosse assim tu já era pra tá na cadeia.

  16. Antonio Barbosa Santos disse:

    Verdade.
    Aécio Neves e Renan Calheiros que o digam.
    Só não foram cassados porque as acusações eram muito menos graves que essas de Moro, mas ainda assim o Senado, com toda moral e dureza que lhe caracteriza, quase cassa os dois.
    Esse aprendiz de Coronel Alagoano é uma comédia.

  17. Olimpio disse:

    Se no país tivesse leis rigidadas muitos parlamentares estariam presos . Sérgio moro foi quem colocou muitos parlamentares corruptos na cadeia, por isso causa essa revolta.
    Todos têm rabo preso.

  18. Jose de Arimatea Lopes Fernandes disse:

    Parece mais um deboche, coisa rara é político ser punido, são muito raros casos de punição, quando ele tem foro privilegiado, a lei não o alcança. O STF até hoje só puniu um deputado.

COMENTE AQUI