Aprovada lei para corrigir desnível entre asfalto e tampas de bueiros

Tampas de bueiros em desnível com o piso também são capazes de fazer estragos. Basta dirigir alguns quilômetros pela cidade e a sensação será de estar numa corrida de obstáculos. No caminho, sempre há um bueiro pronto para danificar rodas e causar acidentes. Pensando nisso, a Câmara Municipal de Natal acatou em segunda discussão, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21), uma matéria encaminhada pelo vereador Dickson Júnior (PSDB) que determina o alinhamento das tampas de esgoto à manta asfáltica.

“Reconhecemos a importância da via asfáltica estar em boas condições ao trânsito dos veículos na cidade, a fim de evitar danos materiais e acidentes decorrentes de desvio dos veículos que se deparam com o desnivelamento do asfalto e as tampas de esgoto”, justificou o autor da matéria. “Um rápido passeio pelas ruas da capital potiguar é suficiente para constatar dezenas de “bueiros-crateras”. As depressões podem ser consequência de serviços malfeitos ou da degradação natural do asfalto”, acrescentou.

Também em segundo discussão, foi aprovado um projeto de lei apresentado pelo vereador Franklin Capistrano (PSB) sobre a obrigatoriedade das empresas de transporte coletivo municipais realizar campanhas educativas colocando avisos sobre questões de segurança no uso de telefone celular dentro dos ônibus. “A intenção é garantir a segurança dos usuários de ônibus que utilizam celular dentro deles, haja vista a insegurança vivida em nosso município”, defendeu Franklin.

Na sequência, o plenário derrubou um veto integral ao projeto de lei 269/2017, de autoria do presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), que cria atribuições para o Cargo de Auxiliar de Campo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – Semsur e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb. “O poder público tem o dever de observar as prerrogativas e valorizar o trabalho desses profissionais, responsáveis pela fiscalização das leis que regem o espaço urbano da cidade. Portanto, agradeço aos colegas pela sensibilidade ao decidirem derrubar o impedimento e manter o projeto”, argumentou o presidente.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Mafaldo disse:

    Precisava de uma lei pra isso??? O brasil é mesmo a terra da piada pronta.

  2. Carllos Henrique disse:

    Rapaz, essas leis são demais cara! Pense numa capacidade produtiva desse povo. Quer ganhar dinheiro fácil, vire político.

  3. Ericson disse:

    Sabem pq precisa de lei para isso? Pq no Brasil as coisas correm ao "bel prazer". É notória a condição precária de reparos e bueiros em nossas estradas. Vamos v se essa lei funcionará. Aqui se chama BRASIL…

  4. RAIMUNDO NONATO disse:

    Venham ver o asfalto da Av. Ayrton Senna, que se vocês quiserem, vão ter serviços para mais de um ano.
    A buraqueira é grande, a quantidade não dá pra contar, e sim, dá pra sentir!
    Acho que será mais uma lei que não sairá do papel, nunca!

  5. Azevedo disse:

    Mande esses vereadores de Natal arrajanrem uma lavagem de roupa, talvez eles sejam mais úteis nessa função.

  6. Azevedo disse:

    Esses vereadores de Natal são uma piada mesmo, aprovar uma lei para nivelar tampas de bueiros, é piada de mau gosto. Essa atribuição é totalmente dever da Caern e prefeitura de Natal, pois pagamos caro para que os mesmos executem esse serviço.

  7. Bruno disse:

    e precisa de lei pra isso

  8. Mortadela com pão disse:

    Precisa de lei pra isso? Meu Deus!

  9. Sérgio Montenegro disse:

    O Brasil é o país dos absurdos, precisar editar uma lei para esse fim é o fim do mundo, necessitava apenas um pouco mais de cuidado dos órgãos de fiscalização no momento da execução do serviço. O excesso de leis é um dos problemas do nosso país, elas são feitas para não serem cumpridas.

  10. Creso Rabêlo disse:

    Principalmente aqui na Av. Capitão Mor Gouveia, chega a irritar o barulho intenso dia e noite. Corre um vídeo na internet acho que é na Espanha, lá sim, tem uma qualidade de trabalho organizado. O Brasil devia se espelhar.

  11. Paulo Roberto disse:

    kkk…Hilário!E ridículo, muito ridículo.

  12. JACKSON MÁRCIO disse:

    Por que a Prefeitura não fiscaliza as lombadas irregulares? Será que precisa de uma lei para isso? Aqui no RN todo C..no se acha no direito de colocar uma lombada. Tem cada uma que parece uma barragem!

  13. José Romildo de Souza disse:

    Sempre achei um absurdo qd passo todos os dias de carro ou bike pela Ayrton Sena, fizeram o recapeamento, mais deixaram um desnível de uns 15 centímetros. Um verdadeiro descaso com a população.

  14. Damião Rocha disse:

    Isso é comediante, precisar de lei pra executar um serviço que, pela própria empresa que aplicar o asfalto, por obrigação de fazer, deverá nivelar tudo, não apenas as referidas tampas. Pelo amor de Deus, quanta palhaçada nesse "Circo" Municipal de Natal.

  15. Pablo disse:

    Será que há fiscalização?

  16. Heineken disse:

    Tinham que criar uma lei para evitar que imbecis dirigissem carros.
    Até hoje não entra na minha cabeça como certas pessoas possuem habilitação, se no momento que entra no carro esquece tudo o que aprendeu na auto-escola que custa uma nota…

  17. Zé Guerreiro disse:

    É pra isso que os nobres vereadores são pagos?
    Lamentável

  18. Amigo disse:

    Não precisa lei para isso. É óbvio q o nível tem q ser o mesmo. O problema são os órgãos da prefeitura q não fiscaliza/exige. A Carrn tá aí deixando toda a cidade desnivelada.

    • Amigão disse:

      Eh "Amigo"… as pessoas devem se informar antes de falar o que não sabe, mas é fácil de entender: esse "desnível" é ocasionado quando geralmente é realizado o recapeamento de uma via, de responsabilidade da Prefeitura, ou seja, deve se constar no mesmo projeto o nivelamento desses tampões, sejam eles de esgoto ou galeria pluvial, ou até mesmo de Concessionárias de TV/Telefonia. Ocorre que a mesma Prefeitura que você cobra fiscalização é quem deveria corrigir o problema. Os órgãos responsáveis por essas tampas devem deixar de forma nivelada, mas quando é realizado alguma intervenção, como na grande maioria dos casos, o dever de corrigir é de quem o faz! A Caern inclusive, mesmo sem ter essa obrigação, mantem um contrato de Nivelamento se Tampões apenas pra tentar amenizar essa deficiência ou inoperância das obras realizadas pela PMN, claro que desta maneira não tem como atender 100% da demanda que nem é de sua responsabilidade.
      Pronto, agora o "amigo" já sabe e não vai sair falando o que não sabe!

    • Siqueira disse:

      Inclusive a própria prefeitura não nivela as tampas quando executam o recapeamento asfáltico.

  19. Ivete Bezerra disse:

    Nossa, que progresso!!
    Apesar de que eu suspeito que os engenheiros e técnicos em edificações, isto é, os profissionais envolvidos na obra, tenham aprendido na faculdade, na academia, que a obra eficiente é deixar o solo de forma mais uniforme possível.
    O mais incrível é necessitar que a lei diga e determine o que deve ser feito de forma eficiente, o que, presumivelmente, já era para ser feito, sem favor e sem que a lei estabelece.
    Acho que é o equivalente a determinar que a pessoa que engoma a roupa tem que deixar a roupa sem amassados….

COMENTE AQUI