Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) constatou que a Arena das Dunas, construída para ser o principal equipamento multiuso do Rio Grande do Norte, teve repercussão positiva em Natal, no Estado e no Brasil em termos de geração de riqueza, movimentação financeira e geração de empregos. Em dez anos, desde o início de sua construção, a Arena das Dunas possui uma renda acumulada da ordem de R$ 1,4 bilhão em Natal.
Quando se associa à movimentação econômica no Brasil, esse valor alcança R$ 1,8 bilhão. Em média, por exemplo, a Arena representa 0,4% do PIB de Natal. Já no tocante aos empregos, o complexo da Arena das Dunas gera, direta e indiretamente, uma média anual de 3,5 mil ocupações nos setores formais e informais da economia, significando cerca 0,5% a 1,5% das ocupações na capital. Esses valores revelam que a Arena tem contribuído com 0,3% a 1% do PIB de Natal, segundo a FIPE.
Lendo opiniões como essas observamos como o nível de conhecimento econômico do natalense médio é sofrível. Se a Arena das Dunas não fosse construída e não tivéssemos a copa por aqui Natal não teria as obras que foram realizadas no período da copa e, principalmente, o turismo, que é a nossa chaminé produtiva, acabaria de vez. Obviamente, os nossos governantes não sabem explorar o equipamento esportivo e nossos clubes vão de mal a pior. Porém, esses números demonstram que mesmo assim a arena multiuso é uma realidade importante para cidade. Mas é justificável esse tipo de posicionamento, pois somos uma sociedade que estuda pouco e mal conhece as divisas fronteiriças além do nordeste brasileiro. Até aqueles que são “viajados “ tem uma visão míope da realidade que vislumbram lá fora. Paciência! Perdoa pai, eles não sabem o que fazem e falam.
Que obras voltaram pra o turismo foram feita? Zero. Vai em jampa e veja o que foi investido na cidade que hoje tem uma infraestrutura bem superior a natal. Pior que o investido não representa 40% do valor investido nesse elefante branco, sem utilidade nenhuma. Outra, espaço pra show não precisa de estrutura bilionária como é isso aí. Acredito que você deve ser um dos que estão na lista dos processados por desvios de verba nessa obra inútel.
Como que um mastodonte gigantesco, de manutenção cara e que vive fechada, responde por 1% do PIB, de Natal? Essa Arena produz o quê? Esse elefante não resiste a um mês de auditoria.
Que conversa fiada, se conta nos dedos os eventos de impacto que foram realizados nesta Arena. Nos foi “vendida” como sendo uma benção para o turismo e negócio do Estado, pois ia trazer grandes shows internacionais, grandes eventos, grandes clássicos esportivos, até agora fora a Copa do Mundo cujo maior legado foi faturas que pagamos até hoje, os únicos eventos que me recordo nesta arena é o clássico ABC x AMERICA e aquela feira que vende descascador de verdura fora isso nem bingo acontece mais lá. Esse elefante Branco foi outro presente de grego igual ao novo aeroporto que nos deram, custam caro e tem pouca ou nenhuma serventia.
Obra superfaturada, com desvios de verbas, desnecessárias, e de pouco retorno financeiro e social. Basta ver a pouca a ociosidade na ocupação. Tivessem investido levando em conta prioridade da cidade, com visão social e econômica seria a última opção. Entretanto objetivo desonesto particulares, obscuros e só agora constatado, o luladrão e sua quadrilha determinou a construção desse elefante branco em detrimento da racionalidade e boas práticas, muito comum a seus atos.
O pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias, recebeu na noite deste domingo, em Caicó, o apoio do prefeito de Ipueira, Ademir Medeiros, e de seu grupo político. O anúncio reuniu importantes lideranças do Seridó e reforçou a articulação da pré-candidatura de Álvaro na região.
Foto: Divulgação
Ao lado do prefeito Ademir Medeiros, participaram do encontro o ex-prefeito Galego Paiva, a presidente da Câmara Municipal de Ipueira, vereadora Nilmara Lima, além dos vereadores Rafaelzinho, Ricardo Alencar, Bruninho e Vitão da Saúde. Secretários municipais e outras lideranças políticas do município também estiveram presentes.
Foto: Divulgação
O ato contou ainda com a presença dos vereadores de Caicó Júlio Filho, Thales Rangel, Mancuso, Diogo Silva e Dedé Boneleiro, dos ex-prefeitos Roberto Germano e Robson Araújo, além do suplente de vereador Lobão.
Foto: Divulgação
Durante o encontro, Álvaro Dias agradeceu o apoio recebido e destacou a importância da união das lideranças seridoenses em torno de um projeto voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Foto: Divulgação
“Gostaria de agradecer o apoio das lideranças de Ipueira. Temos uma missão muito importante, que é resgatar o desenvolvimento do Seridó e de todo o Rio Grande do Norte. Será preciso muita coragem para enfrentar esse desafio, e coragem é algo que nunca me faltou”, afirmou.
Foto: Divulgação
Álvaro também ressaltou o papel histórico do Seridó na política potiguar e defendeu a construção de um projeto capaz de impulsionar o crescimento econômico e social do estado. “Quero agradecer o apoio de todos os amigos de Ipueira. Vamos enfrentar essa luta juntos, com determinação e compromisso”, declarou.
Foto: Divulgação
O apoio de Ademir Medeiros fortalece a presença de Álvaro Dias no Seridó e amplia sua base de apoios na região, considerada uma das mais importantes do estado.
A Colômbia elegeu neste domingo (21) o advogado Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Com 99,58% das urnas apuradas, o candidato da direita obteve 49,66% dos votos, contra 48,69% de Iván Cepeda, candidato da esquerda apoiado pelo presidente Gustavo Petro.
A vitória coloca a Colômbia entre os países da região que elegeram governos de direita nos últimos anos, como El Salvador, Argentina, Equador e Chile.
Aos 47 anos, Espriella assumirá seu primeiro cargo público à frente do segundo país mais populoso da América do Sul, com cerca de 53 milhões de habitantes.
Durante a campanha, o presidente eleito adotou um discurso de crítica à classe política tradicional, apresentando-se como alternativa aos “de sempre”. Também apostou em pautas nacionalistas e em promessas de endurecimento na segurança pública, tema que voltou ao centro do debate político colombiano.
A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já protocolou 63 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos primeiros seis meses do ano, incluindo pedidos de direito de resposta.
Um dos principais focos das representações é o uso de inteligência artificial em conteúdos publicados por adversários. Das 63 ações, 17 citam vídeos produzidos com IA, segundo os pedidos assinados pelo advogado Ângelo Ferraro.
As ações envolvem temas como o desfile de Carnaval que homenageou Lula, os casos do INSS e do Banco Master, além de publicações que associam o presidente e o PT ao crime organizado.
Entre os alvos estão a campanha de Flávio Bolsonaro, que concentra 18 representações, além de Romeu Zema e outros pré-candidatos ligados ao campo bolsonarista. A maioria dos processos questiona suposta propaganda eleitoral antecipada.
Segundo a equipe jurídica do PT, foi criada neste ano uma central de monitoramento das redes sociais em tempo real para identificar conteúdos considerados desinformativos e acionar o TSE quando necessário.
O volume de ações chama atenção porque a campanha oficial ainda não começou — o período eleitoral tem início em agosto — e o número de processos já supera o registrado no mesmo estágio das eleições anteriores.
Uma campanha solidária foi lançada para ajudar na reconstrução da tradicional Barraca da Ostra, localizada às margens da Lagoa de Guaraíras, no município de Senador Georgino Avelino.
O estabelecimento foi atingido por um incêndio que causou danos nas áreas interna e externa da estrutura, comprometendo parte do espaço utilizado para receber os clientes.
Para auxiliar na recuperação da barraca, familiares e apoiadores iniciaram uma campanha de arrecadação por meio de Pix.
As doações podem ser feitas pela chave (84) 99421-2690, em nome de Adailma Alexandre de Almeida.
Imagens mostram como ficou o local após o incêndio:
Brunão fez único gol da partida | Foto: Guilherme Drovas/ABC F.C.
O ABC saiu na frente na disputa por uma vaga na próxima fase da Série D. Neste domingo (21), o Mais Querido venceu o Altos por 1 a 0, em Teresina, pelo jogo de ida do mata-mata.
O gol da vitória foi marcado por Brunão nos acréscimos do segundo tempo. O atacante, que havia desperdiçado uma boa chance minutos antes, acertou um chute de fora da área e garantiu o triunfo alvinegro.
Com o resultado, o ABC joga por um empate na partida de volta para avançar à próxima fase. O confronto decisivo será no próximo domingo (28), às 16h, na Arena das Dunas.
Confira o gol da vitória do ABC:
BRUNÃOOOOOOOOOOOO!!! GOLAÇO DO NOSSO CENTROAVANTE!!! O GOL DA VITÓRIA DO MAIS QUERIDO! 🤩🔥
Agentes penais identificaram danos na estrutura de uma cela do Pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz durante uma fiscalização de rotina neste domingo (21).
Segundo informações do Sindicato dos Policiais Penais do RN, detentos teriam retirado ferros das chamadas “brisas” e utilizado o material para escavar uma possível rota de fuga.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) informou que a identificação do problema ocorreu graças às inspeções permanentes realizadas pelos policiais penais. Durante a vistoria, os servidores constataram alterações no teto da cela e identificaram os internos envolvidos.
Os presos deverão responder a procedimento disciplinar interno e também pelos danos causados ao patrimônio público.
A SEAP destacou que Alcaçuz passa atualmente por obras de reforma nos pavilhões, incluindo reforço estrutural das celas e das áreas de ventilação, e reforçou que as ações de fiscalização e monitoramento seguem sendo realizadas diariamente para prevenir fugas e garantir a segurança da unidade.
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) ultrapassou todos os limites do debate público ao insinuar, em vídeo publicado neste domingo (21), que facções criminosas estariam influenciando desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) no processo de promoção do juiz Henrique Baltazar.
Os questionamentos sobre o caso são legítimos. O Dr. Henrique Baltazar é o magistrado mais antigo entre os aptos à vaga aberta em outubro de 2025 e a legislação prevê que a promoção seja concluída em até 40 dias. Ao longo do processo, no entanto, ocorreram desdobramentos que levaram ao adiamento da votação da promoção do juiz.
A demora não tem a ver com nenhum boicote dos magistrados nem com teorias conspiratórias difamatórias, como a citada pelo Sargento Gonçalves. O caso envolve um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra o magistrado pelo suposto descumprimento de decisões judiciais superiores, procedimento que resultou posteriormente em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Na última quarta-feira (17), quando os desembargadores iriam deliberar sobre a promoção, surgiram fatos novos relacionados justamente ao procedimento disciplinar que deu origem ao TAC. Por essa razão, a defesa do juiz recebeu prazo para acessar as informações e apresentar manifestação antes da continuidade do julgamento.
Pode-se concordar ou discordar da condução do processo. O próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se manifestou na última quinta-feira (18), através da conselheira Jaceguara Dantas, determinando que a presidência do TJRN marcasse, em até 24 horas, uma nova data para a sessão que analisará a promoção de Henrique Baltazar.
O que não se pode fazer é insinuar, sem qualquer prova, que desembargadores estejam atuando sob influência do crime organizado. A insinuação do Sargento Gonçalves é gravíssima, irresponsável e indefensável.
O TJRN está sujeito a críticas, cobranças e ao escrutínio público, como qualquer instituição, mas a escolha de desembargadores é atribuição constitucional e regimental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O Dr. Henrique Baltazar pode ser promovido ou não, mas essa é uma decisão que cabe aos magistrados.
Defender o nome do juiz, cobrar celeridade e questionar a demora é legítimo. O que não é legítimo é tentar constranger o processo por meio de acusações sem provas. Henrique Baltazar construiu sua trajetória no combate ao crime organizado e conquistou respeito dentro e fora da magistratura. Justamente por isso, a discussão sobre sua eventual promoção deve ocorrer com seriedade, transparência e respeito ao devido processo legal.
A votação deverá ocorrer no dia 1º de julho, segundo anunciou o TJRN. Até lá, é natural que existam debates sobre um processo que já vem se alongando há bastante tempo, mas o que não é aceitável é transformar uma questão jurídica complexa em suspeitas infundadas contra toda uma instituição.
Neste episódio, Sargento Gonçalves ultrapassou a fronteira entre a crítica legítima e a acusação irresponsável. Para piorar, ele fez isso sem apresentar uma única prova que sustente uma insinuação tão grave. O parlamentar, repita-se, passou de todos os limites.
O vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), André Mendonça, determinou a remoção de um vídeo publicado nas redes sociais pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que associava o PT ao financiamento de campanhas eleitorais por organizações criminosas.
Vídeo mencionava a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos EUA. As imagens afirmavam que “há grandes suspeitas nos Estados Unidos que esse dinheiro ainda financia campanhas do PT”.
Ministro avaliou que a publicação extrapola os limites da crítica política. Segundo Mendonça, o vídeo atribuiu ao partido, “sem demonstração mínima de veracidade, a suspeita de recebimento de recursos oriundos de facções criminosas”.
Decisão liminar foi publicada na sexta-feira (19). O ministro determinou a remoção das publicações em até 24 horas, sob pena de multa diária.
André Mendonça proibiu também a republicação, o impulsionamento ou a divulgação de conteúdo idêntico ou equivalente. Mandou notificar as plataformas digitais para cumprimento da ordem judicial.
Procurado pela reportagem do UOL, o parlamentar não se manifestou.
A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta questionamentos no STF (Supremo Tribunal Federal) a poucos dias do vencimento do prazo inicial de 90 dias, previsto para quarta-feira (24). A apreensão de uma arma registrada em seu nome colocou em dúvida a continuidade do regime concedido em março.
O recolhimento domiciliar humanitário foi autorizado após internação hospitalar para tratamento de broncopneumonia. Até então, a prorrogação era tida como possível, uma vez que não havia registros de descumprimentos significativos das condições impostas pelo Supremo.
Os desdobramentos do caso alteraram esse cenário. O principal dele foi a apreensão de uma pistola Glock, calibre 9 milímetros, registrada em nome de Bolsonaro, que estava em posse de um militar que atua no esquema de segurança do ex-presidente. A justificativa apresentada pelo militar durante a abordagem foi de que estaria levando o armamento para manutenção.
Na sexta-feira (19), o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso do STF, autorizou a PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) a colher o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre a arma.
A oitiva foi agendada para a próxima terça-feira (23), às 15h. Ao contrário da sugestão inicial da Polícia Civil, que havia acenado com a possibilidade de uma videoconferência, o ministro determinou que o ato seja realizado de forma presencial no endereço onde o ex-presidente cumpre a prisão domiciliar, em Brasília.
No despacho, Moraes assinalou que a modalidade presencial é obrigatória, visto que Bolsonaro tem restrição legal vigente para o uso de comunicações eletrônicas.
Além de marcar o depoimento, o ministro também abriu um prazo de 48 horas para que os advogados de Bolsonaro prestem esclarecimentos sobre as condições de cumprimento da prisão humanitária, concedida em março após internação por broncopneumonia.
A defesa deverá comprovar se houve a contratação de um profissional da área de saúde para o acompanhamento noturno do ex-presidente.
Os advogados também precisarão confirmar a informação de que os agentes de segurança oficiais cedidos a Bolsonaro por sua prerrogativa de ex-mandatário são dispensados diariamente no período da noite.
Na sexta-feira (19), o vice-líder do governo na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), protocolou mais uma petição no STF pedindo a revogação imediata da prisão domiciliar e o retorno de Bolsonaro ao sistema prisional.
Lendo opiniões como essas observamos como o nível de conhecimento econômico do natalense médio é sofrível. Se a Arena das Dunas não fosse construída e não tivéssemos a copa por aqui Natal não teria as obras que foram realizadas no período da copa e, principalmente, o turismo, que é a nossa chaminé produtiva, acabaria de vez. Obviamente, os nossos governantes não sabem explorar o equipamento esportivo e nossos clubes vão de mal a pior. Porém, esses números demonstram que mesmo assim a arena multiuso é uma realidade importante para cidade. Mas é justificável esse tipo de posicionamento, pois somos uma sociedade que estuda pouco e mal conhece as divisas fronteiriças além do nordeste brasileiro. Até aqueles que são “viajados “ tem uma visão míope da realidade que vislumbram lá fora. Paciência! Perdoa pai, eles não sabem o que fazem e falam.
Que obras voltaram pra o turismo foram feita? Zero. Vai em jampa e veja o que foi investido na cidade que hoje tem uma infraestrutura bem superior a natal. Pior que o investido não representa 40% do valor investido nesse elefante branco, sem utilidade nenhuma. Outra, espaço pra show não precisa de estrutura bilionária como é isso aí. Acredito que você deve ser um dos que estão na lista dos processados por desvios de verba nessa obra inútel.
Como que um mastodonte gigantesco, de manutenção cara e que vive fechada, responde por 1% do PIB, de Natal? Essa Arena produz o quê? Esse elefante não resiste a um mês de auditoria.
Que conversa fiada, se conta nos dedos os eventos de impacto que foram realizados nesta Arena. Nos foi “vendida” como sendo uma benção para o turismo e negócio do Estado, pois ia trazer grandes shows internacionais, grandes eventos, grandes clássicos esportivos, até agora fora a Copa do Mundo cujo maior legado foi faturas que pagamos até hoje, os únicos eventos que me recordo nesta arena é o clássico ABC x AMERICA e aquela feira que vende descascador de verdura fora isso nem bingo acontece mais lá. Esse elefante Branco foi outro presente de grego igual ao novo aeroporto que nos deram, custam caro e tem pouca ou nenhuma serventia.
Conversa pra boi dormir
Obra superfaturada, com desvios de verbas, desnecessárias, e de pouco retorno financeiro e social. Basta ver a pouca a ociosidade na ocupação. Tivessem investido levando em conta prioridade da cidade, com visão social e econômica seria a última opção. Entretanto objetivo desonesto particulares, obscuros e só agora constatado, o luladrão e sua quadrilha determinou a construção desse elefante branco em detrimento da racionalidade e boas práticas, muito comum a seus atos.