Jornalismo

Árvore de Natal será ligada hoje, às 18h

Depois de dois meses totalmente apagada, a Árvore de Natal de Mirassol finalmente vai voltar a brilhar na capital potiguar. A previsão é que ela seja religada às 18h, de hoje.

Os números da árvore são impressionantes. São 186 mil lâmpadas de LED dando um efeito de neve em 126 metros de altura. É a maior árvore de Natal do Nordeste, já que Aracajú informou que não irá armar a sua esse ano.

Junto com a árvore, símbolo maior do período natalino, também serão ligados a casinha do Papai Noel e o Presépio de Natal, similar ao instalado nos jardins do Viaduto do 4º Centenário.

População está ansiosa e no aguardo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula confunde Obama com Trump ao dizer que esperava Nobel da Paz em 2010

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 2ª feira (20.abr.2026), em Hannover, que esperava ser indicado ao Nobel da Paz depois de mediar um acordo nuclear com o Irã em 2010. Na fala, ele se atrapalhou ao lembrar quem deveria tê-lo indicado, trocando Barack Obama (Partido Democrata) por Donald Trump (Partido Republicano) antes de se corrigir.

O fala foi durante coletiva com o chanceler alemão Friedrich Merz (CDU, centro-direita). Lula narrava os bastidores do Acordo de Teerã, quando Brasil e Turquia mediaram um entendimento com o governo iraniano para transferir parte do urânio enriquecido a território turco. Era uma tentativa de acalmar o Ocidente sobre o programa nuclear iraniano.

“Eu pensei que o Trump ia me indicar para o Prêmio Nobel da Paz”, declarou. Depois de uma pausa, disse: “Não era o Trump, era o Obama.”

Segundo Lula, a proposta que o Irã acabou aceitando havia partido originalmente de Barack Obama. O presidente afirmou que o texto chegou às suas mãos “escrito de próprio punho” pelo então presidente americano, com uma condição: se o Irã assinasse, os EUA apoiariam o acordo.

Lula disse ter convencido o então presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad a assinar durante um jantar, sem que o líder soubesse que a proposta era americana. O Irã assinou. A reação do Ocidente foi o oposto do esperado.

“Quando ele assina, eu pensei que o Obama ia me indicar para o Nobel da Paz. Eles aumentaram o bloqueio”, disse Lula.

O episódio serviu de trampolim para uma crítica mais ampla. Lula voltou ao tema do Irã no contexto atual –desta vez para questionar a justificativa do conflito em curso–. Emendou na sua defesa da reforma do Conselho de Segurança da ONU.

“Ou nós renovamos o estatuto da ONU, ou a gente vai continuar com guerras sendo decisões unilaterais de quem tem armas”, disse.

O presidente chamou de “mito falso” a alegação de que o Irã estaria desenvolvendo armas nucleares, traçando um paralelo com o argumento usado pelos EUA para invadir o Iraque em 2003.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet emite alerta de chuvas para todo o Rio Grande do Norte nesta segunda (20)

Foto: Heilysmar Lima

Todos os municípios do Rio Grande do Norte estão sob alerta meteorológico nesta segunda-feira (20). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia e segue válido até as 23h59.

O comunicado é classificado como “perigo potencial”, o nível mais baixo na escala do órgão, que também possui os níveis laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros acumulados ao longo do dia. Também há possibilidade de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Apesar do alerta, o risco de ocorrências mais graves é considerado baixo. Ainda assim, o órgão recomenda atenção da população durante o período, especialmente em áreas mais expostas.

Entre as orientações estão evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a estruturas metálicas como torres e placas, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.

O instituto também aponta que há possibilidade reduzida de eventos como quedas de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

O mundo não pode ser dirigido por mentiras, diz Lula na Alemanha

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã desta 2ª feira (20.abr.2026) da abertura do estande do Brasil na Hannover Messe –a maior feira industrial do mundo. Em seu discurso, Lula reforçou a defesa do multilateralismo e da paz e disse que “o mundo não pode ser dirigido por mentiras”.

“A humanidade está virando algoritmo. A revolução digital está induzindo a humanidade a ter um comportamento totalmente diferente daquilo para o qual os seres humanos foram criados, que era para conviver em comunidade e harmonia”, afirmou Lula.

“Nós estamos vivendo a era das fake news. A era em que quanto menos verdade você falar, mais importante você passa a ser”, acrescentou.

Sem citar o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), Lula disse que “o mundo não pode ser dirigido na medida em que alguém pensa que é mais importante que os outros, toma decisões para impor ao mundo como se o mundo não existisse democraticamente”.

Ainda nesta 2ª feira (20.abr), o presidente participa da abertura da 42ª edição do encontro econômico Brasil-Alemanha. O evento reúne empresários e autoridades dos 2 países para discutir temas como inovação, sustentabilidade, geopolítica, indústria de defesa e inteligência artificial.

Na sequência, Lula irá à sessão plenária da 3ª reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Brasil e Alemanha, com delegações ministeriais dos 2 países. Ainda está marcada uma visita à cidade de Wolfsburg, sede global da Volkswagen.

Portugal fecha a agenda do presidente na Europa. Na 3ª feira (21.abr), em Lisboa, Lula tratará da nova lei de nacionalidade, que afeta os brasileiros. Também discutirá cooperação bilateral com o presidente António José Seguro (PS, centro-esquerda) e com o primeiro-ministro Luís Montenegro (Partido Social Democrata, centro-direita).

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O mundo não, mas o Brasil já estar sendo governado por o maior mentiroso e enganador do mundo.

  2. Com essa fala Lula engana os gringos, os brasileiros não! Afinal são 46 anos de “narrativas”…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Parnamirim avança e comunidade celebra construção de UBS no Parque das Árvores

Foto: Divulgação

Um sonho antigo dos moradores de Parque das Árvores começou, finalmente, vai sair do papel. Neste sábado (18), a prefeita Nilda acompanhou a instalação da placa alusiva à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, marcando mais uma etapa importante para o início das obras de um equipamento aguardado há anos pela população.

A obra, que deveria ter sido iniciada ainda em 2024, avança agora com a conclusão das etapas exigidas pelo Ministério da Saúde, incluindo licitação homologada e contratação da empresa responsável pela execução dos serviços. Com isso, o município finaliza o processo para liberação do repasse federal, oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O investimento total é de R$ 2,9 milhões e a expectativa da gestão é que, com o recurso em conta, a obra seja iniciada em até 30 dias, beneficiando diretamente mais de 5 mil moradores da região, que hoje ainda enfrentam dificuldades no acesso à atenção básica de saúde.

Para a prefeita Nilda, o momento representa a concretização de uma luta antiga da comunidade e o compromisso da gestão com quem mais precisa: “Essa é uma conquista muito importante para Parque das Árvores. Essa UBS é aguardada há muitos anos pelos moradores e hoje estamos dando um passo concreto para transformar esse sonho em realidade. Saúde é prioridade e nosso compromisso é garantir dignidade e atendimento mais perto de casa para nossa população”, destacou a prefeita.

A nova unidade vai fortalecer a rede de atenção básica do município, ampliando o acesso aos serviços de saúde e oferecendo mais comodidade para os moradores da região, que passarão a contar com atendimento mais próximo e mais humanizado.

Opinião dos leitores

  1. O que a prefeita tem que fazer é o calçamento e drenagem do parque das árvores. Toda chuva gera alagamento na Olavo Montenegro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Policial agride homem durante abordagem em Natal e PM abre investigação

Vídeo: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar desferindo um soco contra um homem durante uma abordagem realizada por agentes do 5º Batalhão, na noite deste domingo (19), no bairro Pitimbu/Satélite, em Natal. Após o golpe, o homem cai ao chão e aparenta ficar desacordado. Em seguida, o policial o puxa pela camisa até a viatura.

Diante da repercussão, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte se pronunciou por meio de nota oficial. No texto, a instituição informa que determinou a “imediata instauração de procedimento administrativo” para apurar a conduta dos agentes envolvidos, além do “afastamento da equipe das atividades operacionais até a conclusão das investigações”.

A PM também reforçou que “não compactua com qualquer tipo de excesso ou desvio de conduta” e destacou o compromisso com uma atuação baseada “na legalidade, no respeito e na rigorosa observância dos protocolos técnicos”.

Opinião dos leitores

  1. Isso é o stress q os PM’s estão passando em decorrência dos famosos “bicos”, ou seja não descansam… Taí o resultado. Todos os superiores da corporação fazem vista grossa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Filho revela que Oscar Schmidt lutava contra sequelas de novo tumor

Foto: Reprodução

Felipe Schmidt revelou pela primeira vez, em entrevista ao Fantástico deste domingo (19/4), que Oscar Schmidt enfrentava um novo tumor na cabeça. O ex-atleta morreu na última sexta-feira (17/4), após sofrer uma parada cardiorrespiratória

Segundo o filho de Schmidt, a família descobriu uma nova massa no cérebro do ídolo do basquete em 2025, o que levou a uma terceira cirurgia.

“Como vocês todos acompanharam, ele passou por duas cirurgias na cabeça, aqui passou por muitos anos de quimioterapia, rádio… O ano passado a gente descobriu uma nova massa, né, muito pequena, um tumor nível 4, grau 4. Já de imediato a gente decidiu operar, né, meu pai decidiu”, contou Felipe.

Procedimento trouxe sequelas
De acordo com o atleta, o procedimento trouxe sequelas importantes e marcou uma mudança no estado de saúde do pai. “Desde então ele não voltou a ser mais muito o mesmo, né, por conta que a terceira operação foi do outro lado do cérebro, então o cérebro não conseguia muito compensar. Ele passou por algumas sequelas. Mas ele tava ali, ele tava muito presente”, relatou.

Felipe também descreveu o último ano como um período especialmente difícil para a família, sobretudo para Maria Cristina, esposa de Oscar, que permaneceu ao lado do ex-atleta durante todo o tratamento.

“Esse último ano foi muito difícil, principalmente pra minha mãe, que sempre esteve do lado dele. Esse último ano foi muito forte pra minha mãe”, afirmou.

Mesmo diante do avanço da doença, o filho destacou a força demonstrada por Oscar até os momentos finais.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

São Miguel do Gostoso recebe lançamento do selo “Quem Ama Gostoso, Cuida” e mobiliza lideranças em defesa do município

Foto: Divulgação

O município de São Miguel do Gostoso recebeu, na tarde de ontem, a apresentação do selo “Quem Ama Gostoso, Cuida”, iniciativa privada que busca incentivar o cuidado coletivo com a cidade e reforçar seu potencial turístico.

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre lideranças comunitárias, representantes políticos e convidados. Entre os presentes, estiveram o deputado estadual Gustavo Carvalho, Nina Souza, Renato Cunha Lima, o prefeito de Natal Paulinho Freire, além de Caio Fernandes e Tiquinho, que também aderiram ao movimento.

A proposta do selo é estimular moradores e lideranças a assumirem um papel ativo na preservação e valorização do município, independentemente de ações políticas. O foco é fortalecer o sentimento de pertencimento e a responsabilidade com o espaço urbano.

Com o turismo como um dos principais motores da economia local, a iniciativa destaca a necessidade de atenção contínua para manter São Miguel do Gostoso competitivo nos cenários nacional e internacional.

O movimento se apresenta como um convite à participação coletiva, com o objetivo de impulsionar melhorias e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

RN é 1º lugar em redução de investimentos, aponta estudo

Foto: Reprodução

Na contramão do restante do país, o Rio Grande do Norte registrou queda de 43,2% nos investimentos feitos nos últimos oito anos, segundo dados da Aequus Consultoria. Os números apontam que, em 2018, o Governo do Estado investiu R$ 1,41 bilhão, enquanto, no ano passado, o volume ficou em R$ 808,2 milhões. Além do RN, no Brasil, apenas o Amazonas apresentou redução de investimentos no período, de 26,3%. Outro dado que chama a atenção, dentro do recorte, é o aumento do comprometimento de receita corrente (de 78,7% para 98,4%), a elevação do déficit de caixa (de R$ 2,4 bilhões para R$ 3 bilhões) e o crescimento da dívida consolidada, de 49,8%.

Em números absolutos, a dívida consolidada saiu de R$ 6,64 bilhões em 2018 para R$ 9,95 bilhões. A chamada dívida consolidada na Receita Corrente Líquida (RCL) do Rio Grande do Norte (aquela que envolve o comprometimento de receitas com dívidas empenhadas, como pagamentos de parcelas futuras de financiamentos, por exemplo) saiu de 45,5% em 2018 para 48,9% em 2025. Já na variação entre 2024 e 2025, a queda no montante investido no RN foi de 25,1% (em 2024, o estado investiu R$ 1,07 bilhão), de acordo com a consultoria.

Com isso, o estado teve o segundo pior desempenho entre todas as unidades federativas, atrás apenas do Tocantins (que apresentou diminuição de 27% neste recorte temporal). No Brasil, os investimentos no ano passado somaram R$ 119,75 bilhões, alta de 7,9% em relação a 2024 (R$ 111,02 bilhões).

Para compreender o que impede o Rio Grande do Norte de retomar sua competitividade e capacidade de aporte, o professor do Departamento de Economia da UFRN, Thales Penha, destaca que, embora a dívida consolidada não apresente um patamar alarmante, o cenário é agravado por problemas estruturais que estrangulam o orçamento. Segundo o especialista, pelas normas de responsabilidade fiscal, a dívida poderia atingir até 200% da receita, já que seu impacto depende diretamente dos prazos.

No entanto, o gargalo norte-rio-grandense reside na rigidez orçamentária. “Todos os investimentos do RN desde 2018 a 2025 estão diretamente atrelados à restrição fiscal que o Estado enfrenta. Desde a crise de 2014, tivemos uma maior retração de receitas, e as despesas que se tornam obrigatórias crescem numa velocidade maior do que as receitas”, analisa Penha.

De acordo com o professor, duas grandes despesas têm crescido e estrangulado a capacidade de crescimento do RN. “Uma delas é o pagamento de salários e a falta de organização e estruturação de carreiras”, pontua.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Essa coisa que está à frente do governo do RN, é ums completa incapaz; um macaco faria melhor, porque nada faria e o que essa coisa fez, foi destrutivo; pela lógica, é menos pior nada fazer, que destruir, como essa coisa fez fez; quem em são consciência daria uma pipoqueira para ela administrar? Quebraria em uma semana; e como uma incapaz como essa, é eleita? Que vá pro quinto dos infernos após o mandado e nunca mais volte ao Estado.

  2. Era a boca da governadora Fátima Bezerra atacar o governo de Robson Farias, dizendo que deixou 2 folhas salariais em atraso. O governo da Fátima além de ruim para a população, prejudicou os servidores do Estado nas consignações. O governo conseguiu aumentar o valor do ICMS de 18 para 20%, e mesmo com muito dinheiro, não administraram bem as finanças Norteriograndense. https://www.blogdobg.com.br/aumento-do-icms-vai-elevar-precos-da-gasolina-diesel-e-gas-de-cozinha-no-rn-em-2026/ De aumento de impostos o PT entende, administrar, nota zero. Cadê os R$50 milhões dos respiradores da época da Covid 19 ???

  3. Fátima conseguiu destruir o RN. FATO! Tudo quanto é índice negativo, recebemos os troféus. Pense num desastre grande que foram e ainda são, infelizmente, as gestões do PT no Estado. Mas boa parte da população, dentre eles os mamadores dos cofres públicos, ainda irão eleger deputados dessa sigla satânica. Pobre RN.

  4. Aqui sinais do desgoverno surgem todos os dias,tomara que dezembro chegue logo,pelas misericórdias.Nao aguentamos mais esse povo a frente do estado e do Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Álvaro Dias associa alta rejeição do governo Fátima ao “Rei do imposto”, Cadu Xavier, e critica aumento de tributos

Imagens: Divulgação

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias (PL), intensificou o tom das críticas ao grupo governista e passou a responsabilizar o pré-candidato Cadu Xavier o desgaste da atual gestão estadual.

Em declaração incisiva, Álvaro atribuiu parte significativa da insatisfação popular ao período em que Cadu comandou a Secretaria de Fazenda, apontando aumento de impostos como um dos principais fatores de rejeição.

“Temos de ser justos com a professora Fátima Bezerra. Ter conquistado o último lugar no IDEB por vários anos seguidos é culpa do seu fiasco na educação. Mas 71% de desaprovação popular mostrados pela pesquisa Veritá se deve em grande parte aos aumentos abusivos de impostos implantados pelo secretário Cadu Xavier, quando ocupou a pasta da Fazenda”, afirmou.

O discurso ganha força após a divulgação da pesquisa do instituto Veritá, que aponta um índice de 71% de desaprovação do governo Fátima Bezerra no RN. Fátima tem a segunda pior avaliação entre governadores do país.

Opinião dos leitores

  1. Deixa de falar besteira! Na sua gestão de prefeito de Natal, mais de 2.000 crianças ficaram sem estudar por falta de creche, quer mais? A engorda de Ponta Negra foi o maior assalto ao bolso do contribuinte. Hoje é um depósito de águas feridas, e o Morro do Careca está sendo invadido pelas águas. Quem mais? E o hospital, inaugurado e fechado?

  2. A promessa era de 18 para 20% para que o Estado se tornasse uma Suécia Nordestina. Mas como o objetivo é so tirar dinheiro da classe trabalhadora, o estado ta mais parecendo com a lua, cheio de buraco em todas as áreas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Alckmin entra na onda de meme “gag de la gag” e chama atenção nas redes

Imagens: Reprodução/Instagram/Geraldo Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin entrou na onda das redes sociais e usou o meme “gag de la gag” durante agenda em Valparaíso de Goiás. O vídeo foi publicado em suas redes socias.

Durante visita a uma concessionária, Alckmin comentou os resultados do programa Carro Sustentável e fez referência à expressão que viralizou na internet. “Gag de la gag. Estou na concessionária Primavia, aqui em Valparaíso, e boa notícia: o programa sustentável está batendo todos os recordes”, afirmou.

O meme “gag de la gag” tem origem em expressões populares da internet e ganhou força no Brasil após viralizar nas redes sociais, especialmente com o Big Brother Brasil 26. A frase passou a ser usada em contextos de surpresa ou admiração.

Não é a primeira vez que o vice-presidente recorre a referências da cultura pop. Em abril de 2025, ele já havia usado uma menção à cantora Lady Gaga para comentar dados do turismo no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *