Um péssimo exemplo de falta de compromisso com a população. Pois é, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Note vai divulgar hoje a lista de salários, mas de forma incompleta. Será publicada apenas a remuneração prevista por função – sem especificar quais benefícios cada funcionário recebe. Essa atitude dá ao legislativo estadual o troféu que todos já esperavam: o menos transparente de todos os poderes no RN.
A divulgação dos salários de maneira individualizada é prevista pela Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor há cerca de dois meses. E o descumprimento dela preocupa. O que pode existir de tão obscuro, que não pode ser divulgado?
E é preciso observar que quando alguém se torna voluntariamente um funcionário público, sua relação com o Estado é necessariamente objeto de interesse público e não está coberta pela privacidade. Em outras palavras, somos nós cidadãos quem pagamos esses vencimentos e temos todo o direito de saber como esta sendo feita essa distribuição.
O mais curioso ainda é o legislativo está fazendo vista grossa na própria legislação. A Lei das Transparência não só exige a divulgação, como prevê que o agente que fornecer informação “intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa” pode ser processado por improbidade administrativa.
Legislativo Municipal
E a Câmara Municipal de Natal está esperando o que? Via ficar se fazendo de morta até quando? A Casa deve publicar seus vencimentos também. Afinal de contas, a população precisa dessa prestação de contas. Agora – período de eleição-, mais do que nunca.
No momento que o poder legislativo precisa mais do que nunca passar imagem positiva, ainda vemos atitudes dessas natureza.
Foto: Brenno Carvalho/O Globo
A lista é mentirosa!!! o MP tem q investigar, mas não se sabe o pq que o Procurador Geral nunca toma nenhuma atitude contra a assembleia! a pessoa vai dormir comissionada e acorda efetiva, ainda ganha salario de R$ 40.000,00, a Procuradora Rita recebe mais de 40.000,00 por mÊs!!!
BG, isso deve estar deixando o presidente Ricardo Motta com o bigode em pé. Não é do interesse do grupo político abrir as contas da Assembléia. Eu que já trabalhei na AL sei disso, o público ficará assustado com a folha.