Diversos

Astrônomos dizem que há comunidade alien na Via Láctea

sdss-dusk-750x500Por mais absurdo que soe, não há como dizer isto de outro modo: dois astrônomos no Canadá acreditam ter encontrado evidências de nada menos que 234 civilizações alienígenas na Via Láctea. Seus sinais, produzidos com pulsos de laser apontados na direção da Terra, estariam todos obedecendo a um mesmo padrão arbitrário, espertamente misturados à assinatura de luz de suas estrelas-mãe para facilitar sua descoberta.

Isso é o que eles acham que é. Provavelmente não é. Mas como evitar o assunto? Se, quando um grupo de pesquisa anuncia ter detectado um único sinal que pode ter sido enviado por uma única civilização alienígena, o mundo já é tomado por um frenesi descontrolado, imagine quando estamos falando de 234 detecções simultâneas, possivelmente uma vasta comunidade galáctica lá fora?

Nessas horas, o Mensageiro Sideral se sente um pouco como o tenente Frank Drebin, na cinessérie “Corra Que a Polícia Vem Aí”, tentando dizer que não há nada demais para ver.

Certo, agora aperte os cintos. Vamos entender essa história, tintim por tintim. Ela começa em 2012, quando o astrônomo italiano Ermanno Borra, da Universidade Laval, em Quebéc, no Canadá, se deu conta de que seria possível usar dois pulsos de laser separados por algo como um décimo de nanossegundo para gerar um sinal que indicasse nossa presença a quem estivesse por acaso estudando o espectro (a “assinatura de luz”) do nosso Sol. Isso contanto que tivéssemos disparado nossos pulsos de laser na direção deles.

Pode parecer insano esse negócio de disparar dois pulsos de laser separados por 0,1 nanossegundo, mas, de acordo com os cálculos de Borra, publicados no “Astronomical Journal” na ocasião, poderíamos perfeitamente gerar um sinal desse tipo com tecnologia atual que seria detectável a até 1.000 anos-luz de distância. Presume-se, claro, que alienígenas possam fazer ainda melhor.

Inevitável que, ato contínuo, ele se perguntasse: será que alguém está usando esse método para tentar sinalizar sua existência e se comunicar conosco? Borra então se emparceirou com o colega Eric Trottier para analisar os 2,5 milhões de espectros — um para cada astro — colhidos por uma das maiores varreduras astronômicas do céu, o Sloan Digital Sky Survey (cujo telescópio é o da imagem que ilustra a abertura desse texto).

Para isso, eles aplicaram um método estatístico conhecido como análise de Fourier para tentar extrair o tal sinal do ruído. Para sua surpresa, encontraram, em meio a essa vasta amostra de estrelas, uma pequena fração delas — 234 — que parecia ter em seu espectro exatamente o que eles haviam predito caso existisse alguém lá fora tentando se comunicar.

Hmm. Interessante. Mas calma. Fica ainda mais interessante.

TIPOS ESTELARES VELHOS CONHECIDOS

A imensa maioria dos sinais encontrados está concentrada entre as estrelas de tipo K, G e F. Há apenas uma estrela do tipo A com um sinal, e nenhuma do tipo M.

Traduzindo a sopa de letrinhas: os astrônomos classificam estrelas de acordo com a temperatura superficial, que por sua vez tem uma correlação com o tamanho. Da menor para a maior, temos M, K, G, F, A, B e O. As M são as anãs vermelhas, como a badalada Proxima Centauri, que são bem menores que o Sol e têm suas zonas habitáveis muito próximas de si. No outro extremo, as estrelas B e O são as anãs azuis, que de anãs não têm nada, exceto o nome. Muito maiores que o Sol, elas são velozes e furiosas — vivem apenas algumas dezenas de milhões de anos, na melhor das hipóteses.

Entre os dois extremos, temos as estrelas K, G, F e A. São elas as moderadas — vivem um longo tempo, pelo menos uns 400 milhões de anos e, na média, uns 10 bilhões de anos. São o lugar ideal para o eventual surgimento da vida complexa, até onde sabemos. O Sol, por exemplo, é uma estrela de tipo G.

Se a detecção fosse um artefato estatístico, dizem Borra e Trottier, não haveria razão para que os sinais se concentrassem em torno desses tipos estelares. Aliás, por conta da relação sinal-ruído, a tendência maior a um falso positivo estaria nas estrelas maiores e mais brilhantes — onde nenhum sinal foi detectado.

Hmmm. Calma. Não surte ainda.

Os pesquisadores estão convencidos de que a hipótese de que esses sejam sinais inteligentes é a mais provável. Eles fazem um esforço danado em seu novo artigo, que acaba de ser publicado no “Publications of the Astronomical Society of the Pacific”, para demonstrar que as detecções não podem ter sido causadas por efeitos instrumentais ou artefatos de análise de dados. Na opinião deles, ou essas estrelas têm alguma peculiaridade química completamente inesperada e desconhecida que explique esse fenômeno, ou só podem ser os ETs.

“Nós descobrimos que os sinais detectados têm exatamente a forma de um sinal de uma IET [inteligência extraterrestre] predita numa publicação anterior e estão, portanto, em acordo com essa hipótese. O fato de que eles são encontrados apenas numa pequena fração de estrelas numa estreita faixa espectral centrada perto do tipo espectral do Sol também está em acordo com a hipótese da IET”, dizem os pesquisadores em seu artigo. Mas, quando você acha que eles vão cravar a maior descoberta da história da humanidade e abrir um Chandon, eles moderam o tom: “Entretanto, nesse estágio, essa hipótese precisa ser confirmada por mais trabalhos. Embora improvável, também existe uma possibilidade de que os sinais estejam atrelados a composições químicas altamente peculiares numa fração pequena de estrelas do halo galáctico.”

A BUSCA PELA CONFIRMAÇÃO

Como você já deve ter reparado, há muitas estrelas lá fora. Muitas mesmo. Só na nossa Via Láctea, pelo menos uns 100 bilhões (e provavelmente mais). Não é fácil procurar inteligência extraterrestre em cada uma delas, olhando uma por uma. Portanto, qualquer estratégia que permita criar subconjuntos de estrelas mais promissoras para uma busca mais detalhada parece uma boa pedida.

No atual momento, o que o trabalho fez de melhor foi separar 234 estrelas que merecem essa olhada mais atenta. E é isso que vai fazer agorinha mesmo o projeto Breakthrough Listen — a maior iniciativa global de SETI (sigla inglesa para busca por inteligência extraterrestre), financiada pelo magnata russo Yuri Milner. Mas eles não estão esperando grande coisa.

“Picos em análises de Fourier de espectros estelares, como esses discutidos por Borra e Trottier, podem ser causados pela óptica instrumental ou introduzidos durante a redução de dados”, disse o pessoal do Listen, em nota divulgada à imprensa. “Artefatos nos dados, franjas e inconsistências na manufatura dos detectores são conhecidos dos usuários de espectrógrafos de alta resolução por causar padrões diminutos que aparecem nos espectros resultantes. O movimento do telescópio, variações nas condições de observação e o processo de calibração de comprimento de onda podem facilmente introduzir sinais indesejados em níveis que são apenas precariamente detectáveis. É, portanto, importante checar o suposto sinal usando um telescópio e instrumento diferente.”

O Breakthrough Listen no momento usa diversos radiotelescópios de grande porte em busca de sinais “clássicos”, de rádio, mas também tem um telescópio dedicado à busca de sinais ópticos, de laser, como os que supostamente Borra e Trottier encontraram. Trata-se do Automated Planet Finder, de 2,4 metros. “As capacidades do espectrógrafo do APF são bem equivalentes às da detecção original, e essas observações de seguimento independentes nos permitirão verificar ou refutar as detecções reportadas”, disse a nota.

Por ora, a atitude científica mais adequada — e a adotada pelo megaprojeto de SETI — é a do Frank Drebin lá em cima. Na escala Rio de detecção de inteligência extraterrestre, que vai de 0 a 10, os resultados de Borra e Trottier ganharam uma classificação entre 0 e 1, que é traduzida como “nada” ou “insignificante”. “Se o sinal for confirmado por outro telescópio independente, sua significância subiria, embora uma análise exaustiva de outras possíveis explicações, incluindo fenômenos instrumentais, seja necessária antes que isso apoie a hipótese de que pulsos artificialmente gerados são responsáveis pelo suposto sinal.”

É a velha frase de Carl Sagan, citada novamente pelo pessoal do Breakthrough Listen: “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.”

IMPLICAÇÕES

Provavelmente, a suposta detecção acabará tendo uma causa bem mais trivial. Na história da ciência, estamos cansados de encontrar fenômenos de início sem explicação — e, quando finalmente descobrimos do que se trata, nunca, até hoje, a resposta foi:

Bom lembrete disso é a descoberta dos pulsares — cuja regularidade de início foi cogitada como um possível sinal de inteligência extraterrestre, mas depois se revelou apenas um fenômeno natural.

É como disse o astrofísico Neil deGrasse-Tyson, em entrevista recente ao Mensageiro Sideral: “Bem, vamos olhar para a história das coisas que não entendíamos no passado. A explicação acabou sendo Deus, ou alienígenas ou energia espiritual, ou o que quer que seja? Não! Então, a história desse exercício é uma em que a explicação mais extraordinária para responder pelo que não sabemos tende a ser a menos provável. É divertido especular. Talvez sejam alienígenas. Mas, se eu fosse um apostador, não seria aí que eu colocaria meu dinheiro. Eu colocaria meu dinheiro em algum fenômeno cósmico que ainda temos que descobrir, que logo será revelado como uma nova coisa que acontece no Universo.”

Tendo dito tudo isso, caso Borra e Trottier contrariem essas expectativas e se mostrem corretos, as implicações são extraordinárias. E, aí, não custa nada deixar a imaginação voar para delineá-las.

A primeira e mais óbvia é que as duplas de pulsos que supostamente estariam gerando os vários sinais têm todas exatamente o mesmo intervalo entre elas: 1,64 x 10-12 s. E essa é uma escolha — se foi mesmo uma escolha — completamente arbitrária. Ou seja, se forem todas civilizações diferentes, elas precisam estar todas cientes umas das outras para optar por enviar a mesmíssima assinatura na nossa direção. Isso, por si só, já soa absurdamente improvável (e parece refutar a ideia de origem inteligente). Mas, se for esse o caso, implicaria que elas estão em contato entre si por muitos milhares, possivelmente milhões, de anos.

A segunda implicação é que, se esses sinais forem mesmo de ETs, deve haver muitas, muitas,muitas civilizações na Via Láctea. Um número tão enorme que faria Carl Sagan soar como um pessimista ranzinza.

Senão vejamos: foram 234 detecções dentre 2,5 milhões de estrelas. Dito desse modo, não parece muito. Mas, se levarmos em conta que essas 234 representam aproximadamente 1% de todas as estrelas dos tipos K-G-F na amostra, vamos inevitavelmente chegar à conclusão de que a evolução da vida para a inteligência deve ser extremamente comum.

Sabemos, por estatísticas confiáveis geradas pelo satélite Kepler, que um em cada cinco astros do tipo K-G-F tem um planeta potencialmente similar à Terra, em termos de dimensões, massa e distância da estrela. Juntando isso com a suposta detecção de Borra e Trottier, temos que a chance de um planeta como a Terra em torno de uma estrela como o Sol dar origem a uma civilização inteligente é de apenas 1 em 20!

(Não me chame de bidu, mas foi exatamente essa a minha estimativa para o item fi, fração de planetas com vida que evolui para inteligência, em minha “solução” da equação de Drake: para mim, fi = 0,05, ou 1 em 20.)

O que é mais assustador nem é isso, mas o fato de que o resultado da dupla do Canadá, se for realmente fruto de inteligência extraterrestre, exige que as civilizações tenham um tempo médio de vida incrivelmente longo — afinal, essas aí estariam todas transmitindo ao mesmo tempo! (Foi aí que a minha solução da equação de Drake pegou a rota pessimista, ao estimar, de forma assumidamente conservadora, um tempo de vida médio de uma civilização comunicativa em apenas 200 anos. Se você supuser um tempo de vida de muitos milhões de anos, pode facilmente chegar ao que Borra e Trottier acreditam estar vendo.)

Moral da história: se esses 234 sinais forem mesmo fruto de alienígenas, acaba que deve ter muita gente lá fora. Estimando grosseiramente que estrelas dos tipos K-G-F respondam por 20% do total da galáxia, e que a Via Láctea tenha 100 bilhões de estrelas, usando a amostragem de Borra e Trottier como referência, teríamos por aí uns 200 milhões de civilizações espalhadas pela galáxia. Para ter uma ideia do que isso significa, imagine o que seria produzir 10 milhões de temporadas de “Star Trek” sem repetir os alienígenas da semana uma única vez.

ONDE ESTÁ TODO MUNDO?

Vamos combinar que esses números não caem muito bem com a frase clássica que inspirou o famoso paradoxo de Fermi. “Onde está todo mundo?” Foi o que o brilhante físico Enrico Fermi se perguntou na década de 1950, e nunca é tarde demais para nos perguntarmos novamente. Se houvesse tantas civilizações assim, saindo pelo ladrão, a essa altura já não devíamos ter obtido algum sinal incontroverso de sua existência? Já não as teríamos reparado?

Bem, talvez estejamos reparando agora. Ou, o que é bem mais provável, talvez tenha algum caroço nesse angu todo. Essa seria a minha aposta.

De toda forma, pensar nessas possibilidades é um exercício interessante. E é assim que se faz ciência: formular hipóteses, testar predições, observar os resultados, e então chegar a hipóteses mais refinadas, que exigirão mais testes de suas predições, e por aí vai. O lance é não ter preconceito com ideia alguma, mas deixar os resultados falarem por si mesmos. A natureza, no fim das contas, é quem manda. Nós só jogamos as ideias para o alto, acompanhadas por formas de testá-las.

Se por ventura houver algo de concreto nesse estudo, agora que os olhos da comunidade SETI estão sobre ele, logo teremos chance de descobrir. Até porque, se é possível colher 234 civilizações numa única baciada, é sinal de que elas não estavam exatamente escondidas — o problema éramos nós, que até então não sabíamos como achá-las.

A PALAVRA DO PESQUISADOR

Para terminar essa longa história, segue um rápido bate-papo com o astrônomo italiano Ermanno Borra, que graciosamente encontrou tempo para me responder em meio à tempestade de e-mails que está acontecendo na caixa postal dele agora.

Mensageiro Sideral – Achei curioso que, no estudo, primeiro você defenda a necessidade de estabelecer uma taxa de sinal-ruído alta o suficiente para que você não obtivesse muitas falsas detecções, e então você adiante diga que é muito improvável que esses sinais sejam detecções falsas geradas por ruído aleatório, problemas instrumentais ou processamento estatístico. Isso não é um pouco contraditório? Se o sinal é tão certamente verdadeiro, por que se preocupar tanto sobre falsas detecções em primeiro lugar?

Ermanno Borra – Embora não houvesse chance [de falsa detecção] por ruído aleatório, poderia ser por fontes artificiais como análise de dados ou questões instrumentais. Por isso tínhamos que olhar isso também. Concluímos que os sinais não podem ter sido gerados por fontes artificiais como análise de dados ou questões instrumentais.

Mensageiro Sideral – O que acho muito interessante no conceito de vocês é o fato de que uma IET estaria escolhendo um meio de se fazer conhecida que seria facilmente detectável uma vez que se soubesse o que procurar. O fato de que vocês puderam usar uma varredura de 2,5 milhões de estrelas [feita para outros fins] é muito revelador nesse sentido. Mas, tendo dito, isso o que seria preciso para converter essa aposta em fato? Como podemos dizer com certeza de que se trata isso?

Borra – Mais trabalho precisa ser feito. Alguém terá de observar essas estrelas com instrumentação especializada para confirmar que elas são causadas por pulsos de luz.

Mensageiro Sideral – Outra coisa que se destaca é que, aparentemente, se isso for IET, eles devem estar em contato uns com os outros, de forma que eles possam usar o mesmo intervalo na separação entre os pulsos. Pode ser que tenhamos tropeçado no sinal de chamada comum usado por uma comunidade galáctica? Se esse é o caso, deveríamos nos juntar a ela?

Borra – Boa pergunta. A resposta é: provavelmente, mas a humanidade terá de discutir isso e tomar uma decisão.

Mensageiro Sideral – Quando combinamos seus resultados (cerca de 1% de todas as estrelas K-G-F têm esse tipo de sinal) com a equação de Drake, as coisas parecem muito, muito otimistas para o surgimento da vida inteligente. Um cálculo de verso de envelope sugere a existência de 200 milhões de civilizações na Via Láctea. Nem Carl Sagan seria tão otimista! Isso, por si só, não aponta a necessidade de uma explicação alternativa, que não seja IET?

Borra – Boa pergunta. Resposta: eu não sei. É também possível que exista um número muito pequeno de IETs e a razão pela qual seja 1% em nosso caso seja que observamos um número limitado de estrelas. Talvez se observássemos mais estrelas teríamos detectado o mesmo número em uma amostra maior e teríamos uma porcentagem menor.

Mensageiro Sideral – Seus resultados apontam uma concentração de sinais em estrelas de tipo solar, mas o que podemos dizer de sua distribuição na galáxia? Há algum padrão? Uma vez que o intervalo certo para os pulsos precisa ser aprendido, seria natural esperar que essas estrelas estivessem de algum modo agrupadas na Via Láctea, se fosse IET…

Borra – As estrelas não estão numa localização particular. Elas estão espalhadas por toda parte.

Mensageiro Sideral – Qual foi a reação da comunidade de SETI até agora ao seu artigo?

Borra – Nenhuma reação em particular ainda.

Mensageiro Sideral – Por que a escolha do “Publications of the Astronomica Society of the Pacific” para a publicação?

Borra – É um dos mais populares periódicos astronômicos.

Mensageiro Federal – Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. TUDO E POSSÍVEL LULA SE TORNOU PRESIDENTE DO BRAZIL E DEPOIS COLOCOU UM PESSOA 10 VEZES MAIS BURRA DO QUE ELE E OS BRAZILEIROS VOTARAM !! KKKKKKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carlos diz que Bolsonaro prepara lista de pré-candidatos ao Senado e aos governos estaduais

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL) informou neste sábado (21) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preparando uma lista inicial de pré-candidatos aos cargos eleitorais deste ano.

Em visita ao pai, que se encontra preso na Papudinha, uma ala do Complexo da Papuda, Carlos relatou um quadro instável de saúde e afirmou que, ainda assim, ele está elaborando uma lista de possíveis candidatos ao Senado e governos estaduais.

“Meu pai, preso político, continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde. Ainda assim, pediu que eu informasse aos senhores que está confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”, escreveu o ex-vereador no X.

Carlos disse que teve uma “longa e atenta” conversa com o ex-mandatário e que pôde cumprimentar os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ubiratan Sanderson (PL-RS), que também visitaram Bolsonaro nesta manhã.

“Mesmo diante da evidente degradação de sua saúde, mantém-se focado, lúcido e construtivo. Tudo verdadeiramente impressionante, dada a força que demonstra em meio a tantas adversidades”, acrescentou.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça absolve homem de 35 anos acusado de estupro de menina de 12 por ‘vínculo afetivo consensual’

Foto: Mirna de Moura/TJMG

A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que absolveu um homem de 35 anos acusado de estupro de vulnerável contra uma menina de 12 anos gerou forte reação de parlamentares e entidades de defesa da infância.

Por maioria, a 9ª Câmara Criminal derrubou a condenação de primeira instância, que havia fixado pena de nove anos e quatro meses de prisão. O relator, desembargador Magid Nauef Láuar, entendeu que havia um “vínculo afetivo consensual” entre o réu e a vítima, com conhecimento da família, apontando “peculiaridades” do caso ocorrido em Indianópolis, no Triângulo Mineiro. O processo tramita em segredo de Justiça.

A legislação brasileira tipifica como estupro de vulnerável qualquer ato sexual com menor de 14 anos, independentemente de consentimento — entendimento consolidado em súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em nota, o Ministério Público de Minas Gerais afirmou que a lei estabelece presunção absoluta de vulnerabilidade e informou que avalia medidas cabíveis. A Defensoria Pública de Minas Gerais, autora do recurso que levou à absolvição, disse ter atuado na garantia da ampla defesa. O TJMG declarou que não comentará o caso.

Reação política e institucional

A decisão foi criticada por parlamentares de diferentes espectros. A deputada Erika Hilton afirmou que acionará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já o deputado Nikolas Ferreira disse que o tribunal criou uma exceção ilegal à norma.

Após a repercussão, ao menos três projetos de lei foram apresentados na Câmara para reforçar que o consentimento é juridicamente irrelevante em casos envolvendo menores de 14 anos. Propostas de Duda Salabert e Henrique Vieira defendem a uniformização da aplicação da lei.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Rede Nacional de Conselheiros Tutelares e o Instituto Liberta também repudiaram a decisão, classificando-a como retrocesso. As entidades afirmam que a relativização da vulnerabilidade pode favorecer a naturalização da violência sexual infantil e esperam que o STJ reverta o entendimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lucas Cure é campeão sul-americano invicto de squash Sub-13

O jovem atleta Lucas N. S. Cure Agrelli conquistou o título de campeão sul-americano de squash na categoria Sub-13, de forma invicta, em uma das principais competições de base do continente, que reuniu atletas de 12 seleções nacionais.

Com uma campanha impecável, Lucas venceu todas as partidas do torneio e coroou sua trajetória na grande final ao derrotar o colombiano Tomaz Gonzalez, um dos destaques da categoria.

A conquista é resultado direto de um trabalho consistente de preparação física, técnica e emocional, desenvolvido sob a orientação do treinador Tiago “Japa”, profissional reconhecido pela formação de atletas de alto rendimento. Sua dedicação, metodologia e acompanhamento próximo foram fundamentais para o excelente desempenho de Lucas ao longo da competição.

O Campeonato Sul-Americano é referência na formação de novos talentos e reúne os principais nomes da base do squash na América do Sul. Vencer um evento desse porte, de forma invicta, reforça o potencial do atleta e o coloca entre os destaques da nova geração do esporte brasileiro.

Além do talento, Lucas se destaca pela disciplina, foco e comprometimento, refletindo os valores transmitidos por sua equipe técnica e família.

A conquista representa mais um passo importante em sua trajetória esportiva e reforça o crescimento do squash nacional no cenário internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Derrubada do tarifaço nos EUA isenta Brasil em US$ 21,6 bilhões, estima CNI


Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de barrar o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump isenta US$ 21,6 bilhões em exportações brasileiras para os Estados Unidos.

O cálculo é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados de 2024 da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos. As tarifas derrubadas variavam de 10% a 40% e incidiam sobre parte dos produtos brasileiros.

A decisão afetou principalmente as chamadas tarifas recíprocas, eixo central da política comercial do governo Trump. Permanecem em vigor, no entanto, sobretaxas sobre aço e alumínio.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que a entidade acompanha a decisão com cautela e seguirá monitorando os impactos, destacando a relevância da parceria comercial entre Brasil e EUA.

Após o julgamento, Trump classificou a decisão como “uma vergonha” e anunciou que pretende usar outro instrumento legal para impor uma tarifa global de 10% sobre importações. O republicano afirmou ainda que dispõe de “métodos mais fortes” para aplicar novas taxas.

Impactos recentes

Sob efeito do tarifaço, as exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6%, passando de US$ 40,37 bilhões em 2024 para US$ 37,72 bilhões em 2025. O déficit comercial do Brasil com os americanos saltou para US$ 7,53 bilhões — alta de quase 2.900% em relação ao ano anterior.

Dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que o Brasil acumula déficits comerciais com os EUA desde 2009. O resultado de 2025 foi o pior desde 2022.

Linha do tempo

O tarifaço começou em abril, com taxação geral para diversos países. Em agosto, Trump anunciou uma sobretaxa de 50% específica para o Brasil, mas com mais de 700 exceções, como suco de laranja, petróleo e aeronaves.

Com o avanço das negociações entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os EUA retiraram tarifas de produtos como carne bovina, café, açaí e cacau. Nesta sexta-feira, a Suprema Corte derrubou as tarifas adicionais que ainda vigoravam.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump aumenta tarifa global de 10% para 15% após decisão da Suprema Corte dos EUA

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Menos de 24 horas depois de anunciar uma tarifa global de 10% sobre todos os produtos importados pelos Estados Unidos, o presidente Donald Trump aumentou a taxa para 15%. A decisão foi divulgada pelo republicano na sua rede social Truth Social neste sábado (21).

Segundo Trump, o aumento acontece após uma “revisão minuciosa” da decisão “ridícula, mal redigida e extraordinariamente antiamericana sobre tarifa” da Suprema Corte do país, que derrubou nesta semana o tarifaço implementado pelo mandatário em agosto do ano passado.

Na mensagem publicada hoje, o presidente deu a entender que deve continuar retaliando a decisão dos juízes, prometendo ainda mais tarifas em breve.

Nos próximos poucos meses, o Governo Trump determinará e anunciará as novas tarifas legalmente admissíveis, que darão continuidade ao nosso extraordinariamente bem-sucedido processo de Tornar a América Grande Novamente — MAIOR DO QUE NUNCA!!!“, completou.

Donald Trump aumenta tarifa global de 10% para 15% | Reprodução/Truth SocialImagem: reprodução/Truth Social

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feminicídio em Extremoz: homem mata companheira com golpes de machado e tenta tirar a própria vida

Foto: reprodução

Uma mulher foi morta a golpes de machado pelo companheiro na manhã deste sábado (21), na Praia de Barra do Rio, em Extremoz. Após o crime, o homem tentou tirar a própria vida, mas foi socorrido com vida.

Segundo a polícia, o casal discutiu durante a madrugada. O homem atacou a mulher dentro da residência e, em seguida, pulou o muro para um imóvel vizinho, onde tentou se matar com uma faca.

Ele foi atendido pelo Samu e levado em estado grave ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. O estado de saúde não foi divulgado.

A Polícia Militar isolou a área e acionou a Polícia Científica. A Polícia Civil iniciou as investigações. Moradores relataram que as brigas entre o casal eram frequentes. O caso é investigado como feminicídio.

Com informações de Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após queda do tarifaço, EUA avisam que seguem investigando Brasil por ‘supostas práticas desleais de comércio’

Foto: Mandel Ngan/AFP

Os Estados Unidos avisaram que seguem investigando o Brasil no âmbito da chamada “Seção 301”, que apura supostas práticas desleais de comércio, após a Suprema Corte norte-americana derrubar uma série de taxas implementadas pelo presidente Donald Trump.

A investigação no âmbito da 301 pode resultar na aplicação de novas tarifas contra o Brasil. Nesta apuração os Estados Unidos miram temas que envolvem desmatamento ilegal, mercado de etanol, propriedade intelectual, pirataria, corrupção e até o Pix.

O USTR (Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos) indicou que, após a decisão da Suprema Corte contra as tarifas, o governo norte-americano adotará ao menos quatro medidas:

  1. Impor uma sobretaxa temporária global de 10%, nos termos da “Seção 122” da Lei de Comércio de 1974
  2. Iniciar novas investigações com base na “Seção 301” da Lei de Comércio de 1974
  3. Dar continuidade às investigações da “Seção” 301, contra Brasil e China, por exemplo
  4. Manter as tarifas atualmente impostas com base na “Seção 232” da Lei de Expansão Comercial de 1963

Com relação ao terceiro tópico, a continuidade das apurações da 301, o USTR destaca que: “caso essas investigações concluam que há práticas comerciais desleais e que medidas de resposta são justificadas, tarifas são um dos instrumentos que podem ser aplicados”.

A sobretaxa global de 10% também impactará o Brasil, assim como a manutenção das tarifas da “Seção 232”. Esta taxação atinge itens como aço, alumínio, cobre, madeira, entre outros e são aplicadas a cerca de US$ 10,9 bilhões das exportações brasileiras aos Estados Unidos.

Como mostrou a CNN, um total US$ 15 bilhões em exportações brasileiras para os Estados Unidos foram beneficiados pela decisão da Suprema Corte. Os dados foram colhidos junto ao Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Ao todo, US$ 6,2 bilhões em produtos brasileiros estavam sujeitos às tarifas recíprocas de 10%, enquanto US$ 8,9 bilhões sofriam com adicionais de 40%.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre aos 92 anos Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, em Natal

Morreu neste sábado, aos 92 anos, o Monsenhor Agnelo Dantas Barreto, pároco emérito da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal.

O religioso estava internado na UTI de um hospital particular desde o último domingo (15), tratando um quadro de pneumonia. Após apresentar leve melhora e deixar de respirar com auxílio de aparelhos, seu estado se agravou, levando ao falecimento.

O velório será realizado a partir das 16h, na antiga Catedral. A Missa de Corpo Presente ocorre neste domingo (22), às 7h, presidida por Dom João Santos Cardoso. O sepultamento está marcado para as 8h, na Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, no interior da igreja.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entrega de aparelho de raio-X no CCPAR marca novo avanço da saúde pública em Parnamirim

A gestão da prefeita Nilda Cruz deu mais um passo importante no fortalecimento da rede municipal de saúde com a entrega do novo aparelho de raio-X no CCPAR nesta sexta-feira (20). A iniciativa representa um grande avanço para o diagnóstico e tratamento dos usuários do SUS no município, ampliando a resolutividade da unidade e garantindo mais agilidade no atendimento.

O equipamento volta a funcionar após cerca de quatro anos parado, período em que a população ficou sem o serviço devido a danos e furtos de componentes. A atual gestão realizou a reposição das peças, modernizou o sistema e implantou um software com telelaudo, permitindo que os exames sejam analisados rapidamente e com maior precisão. Com a retomada do serviço, a fila de espera, que chegou a aproximadamente 300 pessoas, começa a ser reduzida, beneficiando pacientes que aguardavam exames de diferentes partes do corpo, como tórax, ossos, abdômen, cabeça e membros.

A entrega integra um conjunto de melhorias promovidas pela gestão municipal na unidade, que passou por um processo de recuperação estrutural e de humanização do atendimento. Entre os avanços, estão a implantação da ala auditiva para adultos e crianças, a criação de uma brinquedoteca e o reforço das equipes com novos profissionais, ampliando o cuidado e a qualidade da assistência.

A prefeita destacou o simbolismo da entrega para a população e o compromisso permanente com a saúde pública: “Hoje é um dia muito importante, porque estamos devolvendo à população um serviço essencial que ficou anos sem funcionar. Reativar o raio-X significa garantir diagnóstico mais rápido, reduzir filas e cuidar das pessoas com mais dignidade. Seguimos trabalhando com compromisso, atenção e zelo para fortalecer cada vez mais a nossa rede de saúde”, disse a prefeita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Federal sobe imposto de importação de mais de mil itens, incluindo celulares

Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Mais de mil produtos importados passaram a pagar imposto mais alto no Brasil neste mês, após decisão do governo federal que elevou em até 7,2 pontos percentuais as tarifas sobre bens de capital e itens de informática e telecomunicações — incluindo smartphones.

Segundo o Ministério da Fazenda, as importações desses segmentos cresceram 33,4% desde 2022 e já representam mais de 45% do consumo nacional, patamar que, segundo a pasta, ameaça a indústria local. O governo sustenta que a medida é “moderada e focalizada” e busca conter concorrência considerada assimétrica, além de reduzir a dependência externa.

Importadores e representantes do setor produtivo, no entanto, criticam a decisão e alertam para impactos na competitividade e no custo de investimentos. Para Mauro Lourenço Dias, presidente do Fiorde Group, o aumento pode afetar diretamente projetos de modernização. Ele avalia que o país já opera com máquinas antigas e que a elevação das tarifas tende a encarecer equipamentos essenciais à produtividade.

Na prática, o setor estima reflexos no preço de eletrodomésticos, motores de portão, manutenção hospitalar, exames médicos e obras de infraestrutura, como metrôs e projetos de mineração.

O governo, por sua vez, afirma que o impacto sobre a inflação deve ser baixo e indireto, já que os bens atingidos são majoritariamente insumos de produção. A Fazenda também aposta em maior substituição por produtos nacionais e melhora do saldo externo.

Apesar do aumento, foi aberta a possibilidade de pedidos de redução temporária da alíquota para zero até 31 de março, com concessões provisórias de até 120 dias para itens antes beneficiados.

A medida brasileira ocorre no mesmo momento em que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou parte do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump, reacendendo o debate global sobre o uso de barreiras tarifárias para proteção econômica.

Parte dos aumentos anunciados pelo governo já entrou em vigor, o restante começa em março.

Entre os produtos que tiveram as tarifas elevadas, estão:

  • Telefones inteligentes (smartphones)
  • Torres e pórticos
  • Reatores nucleares
  • Caldeiras
  • Geradores de gás de ar
  • Turbinas para embarcações
  • Motores para aviação
  • Bombas para distribuição de combustíveis ou lubrificantes
  • Fornos industriais
  • Congeladores (freezers)
  • Centrifugadores para laboratórios de análises, ensaios ou pesquisas científicas
  • Máquinas e aparelhos para encher, fechar, arrolhar, capsular ou rotular garrafas
  • Empilhadeiras
  • Robôs industriais
  • Máquinas de comprimir ou de compactar
  • Distribuidores de adubos (fertilizantes)
  • Máquinas e aparelhos para as indústrias de panificação, açúcar e cervejeira
  • Máquinas para fabricação de sacos ou de envelopes
  • Máquinas e aparelhos de impressão
  • Cartuchos de tinta
  • Descaroçadeiras e deslintadeiras de algodão
  • Máquinas para fiação de matérias têxteis
  • Máquinas e aparelhos para fabricar ou consertar calçado
  • Máquinas e aparelhos para fabricar ou consertar calçado
  • Martelos
  • Circuitos impressos com componentes elétricos ou eletrônicos, montados
  • Máquinas de cortar o cabelo
  • Painéis indicadores com LCD ou LED
  • Controladores de edição
  • Tratores
  • Transatlânticos, barcos de excursão e embarcações semelhantes
  • Plataformas de perfuração ou de exploração, flutuantes ou submersíveis
  • Navios de guerra
  • Câmeras fotográficas para fotografia submarina ou aérea, para exame médico de órgãos internos ou para laboratórios de medicina legal ou de investigação judicial
  • Aparelhos de diagnóstico de imagem por ressonância magnética
  • Aparelhos dentários
  • Aparelhos de tomografia computadorizada

Opinião dos leitores

  1. Canalhas mentirosos estão acabando com o Brasil , também não podia ser diferente se tratando de um LADRÃO CONSAGRADO !

  2. Façam o L. Votem novamente em Lula e em Fátima Bezerra. Depois ganhem grátis uma cangalha. Kkkkkk

  3. O Brasil adquire mais produtiviade adquirindo o que não produz, ainda mais esse monte de bem de capital. Esse governo é uma hecatombe.
    Tiro no pé.

    1. Queria saber onde fica os acéfalos que vive aqui falando “ grande dia “ sobre prisão do mito ou sobre a espinha de samba do papai larápio , vem aqui comemorar tbm esse grande dia 30 imposto criado/ aumentado do Governo do amor e do roubo tbm , viva o Brasil e viva os brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *