No já célebre “Como as Democracias Morrem”, Steven Levitsky e Daniel Ziblatt mostram como a intimidação à mídia está conectada à falência do Estado de Direito. O ataque sistemático à imprensa, que passa a ser apresentada como inimiga de políticos e regimes, está fartamente descrito no livro como parte do processo de fragilização das democracias pelo mundo.
O fenômeno não é, portanto, criação do Brasil. Nem novo é por aqui. Ganhou, porém, escala e organização inéditas na disputa eleitoral deste ano, protagonizado —sem exclusividade, é verdade, mas com destaque— por apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL).
Qualquer reportagem que incomode o candidato ou seus simpatizantes é descrita como fake. O Judiciário, o Congresso, os partidos e os adversários são alvos de tratamento semelhante. Até a Polícia Federal, exaltada por muitos dos que são “contra tudo o que está aí”, recebeu pedradas. Nenhuma instituição parece merecer voto de confiança.
Mas aqui vou me ater a ofensas contra jornalistas. Ah, não vai falar sobre a esquerda? Vou. Em 2013, fui cobrir pela Folha o ato de dez anos do PT no governo. Houve tumulto na entrada. Fui checar. Militantes viram meu crachá. Tomei um chute pelas costas e fui chamada de coisas como “cadela do PIG” —termo usado por detratores quando a imprensa era chamada de golpista, e não de esquerdista como agora.
A direção do PT emitiu nota lamentando o ataque e afirmando respeito —não expresso no discurso de seus líderes— aos profissionais de comunicação.
Em 2014, fiz reportagem que desagradou eleitores do PSDB. Um blogueiro do partido, já morto, escreveu: “Repórter que levou pontapés da esquerda ataca a direita liberal”. Novamente, pedidos de desculpas de líderes da sigla.
O episódio mais recente de manifestação de ódio veio neste ano e em grande escala, após o programa Roda Viva com Bolsonaro. Peço desculpas aos leitores que defendem a moral, os bons costumes e os valores da família, mas o que reproduzo abaixo foi expresso por quem diz pregar ideias parecidas.
“Vagabunda”, “filha da puta”, “piranha”, “mentirosa”, “bandida”, “jumenta”, “você é do tipo que merece receber menos do que os homens”, “você merece morrer”. Foi em julho. Não parou mais.
Neste mês, gravei um programa na internet sobre pesquisas. “Essa repórter é filha do cão. Petralha imunda. Nordeste, sai do Brasil!”. Outro: “Essa boca só serve para mamar mesmo”.
Na terça (25), os repórteres Rubens Valente e Marina Dias, da Folha, revelaram documento do Itamaraty que registra que, em 2011, uma ex-mulher de Bolsonaro disse ao órgão que havia fugido do país sob ameaça de morte. Hoje ela nega —a negativa já constava da reportagem antes de ela produzir vídeo contra o que chama de “mídia suja”.
Os dois repórteres foram alvo de um levante. Parte dos bolsonaristas errou a mira e atacou uma homônima de Marina. Um amigo foi às redes dizer que haviam pego a pessoa errada para Cristo. Em vão. “Olhem a cara dessa vagabunda. Putas de rua têm mais decência do que essa cadela.”
Jornalistas da TV Globo, de O Globo, do Estadão, de blogs, sites de checagem… Todos estão com as redes cheias dessas mensagens. O motim é contra a imprensa livre, crítica e profissional. Reportagem com documento oficial, três fontes e outro lado não presta. Vídeo de youtuber com teoria da conspiração sem qualquer prova? Esse vale.
Bolsonaro não representa ameaça à democracia, dizem seus apoiadores. Bolsonaro não é misógino, insistem. Ele e seus aliados, então, deveriam desencorajar oficialmente esse tipo de conduta —o que não foi feito até a conclusão desse texto. Afinal, o que dizer desses eleitores?
Se liga, onde vc vive ? Na zumbilândia, Bolsonada já fez acordo com a globo, a globo odeia o PT e quer que o PSDB governe, como Alckmin não tem a mínima chance , eles vão apoiar Bolsonada.
A midia/FIESP/Coxas/Flavio Rocha e afins na tara de acabar com o PT acabaram gerando um monstro. Agora nao sabem o q fazer com ele e sua legião de cães raivosos q o seguem.
Triste fim.
se os militares no poder foi tão bom, porque o brasil não virou uma superpotência econômica ?
se quem é preso é presidiário, porque o capitão ( coiso) não é também assim tachado ?
se o neonazista afirmam que o COISO é diferente, como explicar a WAL do AçAÍ, assessora fantasma ?
se os milicos são fazedores de obra, porque não concluíram a Transamazônica ?
se os civis não prestam, porque TODO MILITAR quer ser servidor público do estado ?
Porque a declaração dos direitos humanos não é aceita pelo milicos ?
Afinal de contas, o realmente fazem de útil á sociedade os milicos, seja na area urbana ou fronteiras ?
porque apenas os militares do brazil não foram julgados pelas atrocidades em época ditadura militar, considerando a América Latina ?
Afinal, a mulher merce ganhar menos porque gera os futuro do pais ?
onde se prova que a opção sexual é suficiente para segregar socialmente um ser humano ?
#elenão 29 de setebro #ELEnão 29/09
Vai em um pelotão de fronteira, no meio do nada. Só floresta por todo lado. Mosquito e animais selvagens. Homens que guarnecem a fronteira brasileira e que cantam todo dia nosso hino nacional, que pelo visto vc não conhece.
Isso é ótimo, o povo tem mais é que rebater, a mídia tá colhendo o que plantou, um bom sinal, significa dizer que o povão está esperto. Hoje em dia o povo também tem a sua rede, jornalistas tem que entender isso, daqui pra frente é assim, bateu, levou!
A desonestidade de jornalistas nos dias atuais atropela qualquer descencia, qualquer respeito , e sem medo das consequencias, liquidam reputações, destroem pessoas únicamente para valer os dinheiros de suborno que recebem de quem lhes contrata, para denegrir a imagem de pessoas com fins ideológicos. Não é nenhum segredo que a folha de São paulo é esquerdista e luta para ver de volta no poder os ladrões vermelhos, sejam do PT, Psol, PcdoB etc, desde que roubem e lhes dividam um pouco. Para isso, maldita prata, se vendem ao demônio, mentem, pervertem, falsificam dados, ou a exemplo desta senhora articulista cima, responsabiliza Bolsonaro, um homem acamado num hospital lutando por sua vida, e pela dela tambem, como sendo o reesponsável pelas consequencias dos escritos imundos e desonestos dela. Uma vergonha absoluta e completa. Ainda vai demorar umas 4 décadas de moralismo e civismo para que o povo do Brasil se livre dos esfeitos perniciosos, abomináveis do esquerdismo, cuja raíz é a desonestidade sem temor, pois sabem que jamais serão punidos por sua falsidade e todos os atos desonestos que praticam. É preciso haver punição. è preciso haver a quem prestar contas, e um órgão que lhes seja superior e de autoridade, ou serão para sempre estes arautos fabricantes de mentiras, ajudando os partidos que simpatiza, ou lhes subornam, não se importando quem destróem pelo caminho. No momento, enquanto Bolsonaro não assume ainda o poder, temos que esperar que Deus tome Justiça, e puna estes canalhas que vivem da mentira.
O problema começa, quando mal jornalistas, sem checar as fontes o que faz parte da profissão, publicam "fakes".Não quero entrar no mérito se proposital, remunerado, ou por razões outras.
Acho que podem e devem ter posição política, desde que assinem, pois são profissionais!
Quanto as "fakes" das redes sociais, feitas por qualquer um, usando um pouco do bom senso são relativamente óbvias,né?
Quem queria regular a imprensa era o PT e não vi preocupação nenhuma. Pelo contrário, aceitaram sem dizer um ai. A imprensa está tomada pela ideologia de esquerda e quando alguém questiona ficam logo ofendidos.
Imprensa quase sempre manipuladora e tendenciosa, quer aura de isonomia e qualidade?
Especialmente quem subscreve esse editorial, A Folha de SP presta muitas vezes um desserviço, acho é pouco sofrer a livre crítica do cidadão.
É preciso ressaltar que o jornalismo não é uma instituição que não pode receber críticas. Vivemos num decurso tecnológico no qual as redes sociais possibilita a viralização de notícia das quais se observa em sua ampla maioria uma tendência de implicância para com a cândidatura do Jair Bolsonaro. A internet democratrizou o acesso a informação e também a opinião das pessoas, a imprensa não é dona da verdade principalmente quando está se prontifica a difundir inverdades com o intuito de caluniar a vida de outrem por não concorda com o seu posicionamento político. Não compactuo com a utilização de palavras de baixo calão para intimidar a ninguém, todavia ressalto a responsabilidade que o jornalista tem de checar a informação sempre ouvindo os dois lados para não cometer injustiça para com ninguém. Toda opinião tem sua responsabilidade quem fala o que quer ouvirá o que não quer, logo está instituição que é corporativista se fecha em defesa da liberdade de imprensa e da democracia.em detrimento da honra e da vida do outro por ela destruída. Essa situação se resolveria com um simples editorial afirmando ser solidário aquele(a) candidatura no pleito expondo o posicionamento político da instituição, logo as suas opiniões seriam melhor compreendidas pela população em geral.
claro, essa mídia maldita não cansa de mentir.
não é só em eleições, é SEMPRE.
o brasileiro todo dia é enganado aí quando vai no whatsapp
vê a notícia real, um vídeo gravado por um amador e fica irado.
deveria virar CRIME publicar notícia sem fundamento
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, enviará cinco projetos de lei para a Câmara de Vereadores que tratam de investimentos em educação. O destaque é para programas que serão implantados pela gestão municipal, que incentivam o intercâmbio nacional e internacional de estudantes e criação de bolsa mensal para os estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental. Os projetos foram anunciados em live nas redes sociais pelo prefeito Allyson.
Um dos projetos de lei trata do Programa ‘’#PartiuBrasil’’, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de Mossoró o intercâmbio por cidades brasileiras, para estudantes do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino.
Também foi apresentado projeto de lei que trata do Programa “De Mossoró para o Mundo”, que tem como objetivo a internacionalização do ensino municipal através da oferta de curso de língua estrangeira e intercâmbio internacional para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino.
O prefeito Allyson Bezerra também enviará para o Legislativo projeto de lei que cria bolsas no valor de R$ 200 e R$ 300,00 para alunos regularmente matriculados no ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino, conforme os critérios apresentados no projeto, como por exemplo, a frequência escolar e situação de vulnerabilidade social e econômica. Ao todo, serão ofertadas até 5 mil vagas.
‘’É uma série de programas que tem como objetivo o investimento na educação de Mossoró, e ampliação da nossa educação através, por exemplo, de intercâmbio dos nossos estudantes para outros estados e países e de incentivo financeiro, no caso do pagamento de bolsa, para famílias que tenham alunos matriculados na rede municipal de ensino e estão em situação de vulnerabilidade. São incentivos, acima de tudo, para fortalecer a educação de Mossoró’’, pontuou o gestor.
Também está entre os projetos de lei, matéria relacionada ao Programa ‘’Investe Escola’’, que garante recursos para as unidades de ensino realizarem manutenção e reforma, investimento em segurança como instalação de câmeras de videomonitoramento nas unidades de ensino. Além de projeto de lei que trata do Novo Prêmio IDEB, ampliando a premiação em dinheiro para alunos, professores, supervisores, diretores e escolas.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira (9) para criticar duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros.
Segundo Ciro, a postura de Lula ao apoiar publicamente a opositora de Trump nas eleições anteriores foi prejudicial ao Brasil. “Era o melhor para o Brasil? Não. Mas o senhor preferiu colocar a ideologia acima do interesse do povo”, escreveu o senador.
O ex-ministro da Casa Civil acusou Lula de ter agido com imaturidade diplomática ao adotar uma postura hostil em relação aos Estados Unidos. “Ao invés de diplomacia, preferiu apostar em ataques infantis contra um país muito mais poderoso e mais forte do que o Brasil”, criticou.
Para Ciro, o governo Lula passa por uma crise interna causada por escolhas equivocadas e uma visão de mundo ultrapassada. Ele também acusou o presidente de isolar o Brasil de seu maior aliado estratégico. “Agora coloca o Brasil, pela primeira vez em toda a história, contra seu aliado estratégico mais tradicional, os Estados Unidos”, completou.
A medida, segundo analistas, pode impactar setores importantes da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria de base exportadora.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Gabinete Civil da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o prefeito Jaime Calado apresentou um detalhado balanço dos seis primeiros meses de gestão e sancionou o Plano Municipal de Recuperação Fiscal e Econômica (PMRFE), um conjunto de medidas emergenciais para reorganizar as finanças do município, hoje marcado por um déficit herdado de R$ 220 milhões. O evento contou com a presença de secretários municipais, do presidente da Câmara, vereador Nonato Queiroz, técnicos da gestão e representantes da imprensa estadual e local.
Foto: reprodução
Jaime iniciou sua fala com uma exposição franca do cenário caótico deixado pela administração anterior, que inclui dívidas não pagas, falta de acesso a dados contábeis durante a transição e a ausência de medidas estruturantes para manter os compromissos do município. “Assumimos com as finanças em colapso e contas bloqueadas. Os juros de um empréstimo sequer foram pagos, e não houve sequer a transparência necessária para que soubéssemos, de imediato, a real situação da Prefeitura. O plano que estamos apresentando hoje é um choque de gestão necessário para reconstruir São Gonçalo do Amarante”, afirmou Jaime Calado.
O PMRFE, que já entra em vigor com decreto regulamentador, tem validade até 31 de dezembro de 2025 e reúne medidas de austeridade aliadas à manutenção de serviços essenciais, como saúde e educação. Entre as ações previstas estão:
Redução de 25% nos contratos de terceirização;
Corte de 20% na frota de veículos locados (com exceção de ambulâncias e maquinário essencial);
Suspensão de promoções, nomeações e gratificações sem justificativa técnica;
Recadastramento de servidores ativos e inativos para combate a irregularidades;
Implantação de sistemas de autogeração de energia elétrica e aquisição de energia no mercado livre;
Criação de metas obrigatórias por secretaria, com monitoramento técnico semestral coordenado pela Controladoria-Geral.
O plano também prevê a recuperação de créditos tributários e não tributários e a implementação de medidas de eficiência energética em prédios públicos. Segundo Jaime, “esse conjunto de medidas é fundamental para restaurar o equilíbrio fiscal e garantir a prestação dos serviços que nossa população mais precisa. Não estamos aqui para administrar crise, mas para superá-la com responsabilidade.”
Além da apresentação do plano, o prefeito fez um balanço dos principais avanços dos primeiros seis meses de gestão. Mesmo diante das dificuldades, setores fundamentais já mostram sinais de retomada:
SAÚDE
Retomada e avanço das obras do novo Hospital Geral.
Abastecimento regular das Unidades Básicas de Saúde com medicamentos:
203 de medicamentos do componente básico
24 Hiperdia
33 psiccotrópicos
Ampliação das consultas e exames especializados.
Retorno do programa de prevenção e tratamento do glaucoma.
Mais de 700 cirurgias de catarata realizadas.
Reabertura do Laboratório de análises clínicas;
Mais de 114 mil visitas domiciliares dos agentes de saúde
Combate à dengue com mais de 54 mil imóveis visitados e borrifação em localidades com casos positivos;
Implantação do Atendimento de neuropediatria no CER III e Contratação de 21 especialistas para atendimento à população.
Instalação do CAPS II em espaço próprio, separado do CAPS AD.
Aumento do repasse ao Hospital Belarmina Monte: de R$ 400 mil para R$ 1 milhão.
Retomada das obras do novo CEO;
Retomada das obras da UBS de Novo Santo Antônio;
Mais de 244 mil atendimentos ambulatoriais e hospitalares.
EDUCAÇÃO
Construção da Escola Municipal Maurício Fernandes;
Força-tarefa para restaurar as escolas municipais. Já são 12 unidades restauradas.
Merenda escolar de qualidade garantida.
Pagamento do piso nacional aos professores (nenhum abaixo do piso).
Contratação e capacitação de novos profissionais.
Aquisição de carteira escolar para o ensino fundamental e infantil;
Contratação de cuidadores, através da cooperativa para acompanhamento dos alunos com necessidades especiais em grau elevado;
Aquisição de novo ônibus escolar para melhorar o transporte.
Implantação do Sistema Municipal Permanente de Avaliação da Educação com destaque para o Programa São Gonçalo Aprende Mais para reforço escolar dos estudantes.
JUVENTUDE E PREPARAÇÃO EDUCACIONAL
Retomada dos aulões preparatórios gratuitos para o ENEM, com professores renomados.
Retorno dos aulões para o IF, incentivando o ingresso no ensino técnico e profissionalizante.
Parcerias para cursos de qualificação profissional com o Senac, IF São Gonçalo e Corpo de Bombeiros
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Entrega de peixe e arroz da Semana Santa para 20 mil famílias.
Projeto Prefeitura Itinerante levando cidadania e serviços aos bairros.
Programa de Aquisição de Alimentos fornecendo alimentos frescos para famílias em vulnerabilidade. Quase 2 mil famílias atendidas.
Retomada da emissão da Carteira de Identidade em parceria com o ITEP;
Realização da 15ª Conferência Municipal da Assistência Social;
CULTURA
Criação da Secretaria Municipal de Cultura.
Realização do Carnaval das Tradições com apoio aos blocos e grupos carnavalescos.
Realização do Cinema Itinerante levando a exibição filmes para as comunidades;
Apoio financeiro aos grupos teatrais da Paixão de Cristo e quadrilhas juninas.
Grande festival cultural em celebração ao Centenário de Dona Militana.
Início da Reforma do Museu Municipal Séphora Bezerra;
Apoio financeiro aos grupos juninos de São Gonçalo do Amarante;
Fomento para intercâmbio cultural de grupos culturais do município;
Realização do Festival São Gonçalo Junino, o maior evento de São João da história de São Gonçalo.
ESPORTE E LAZER
Realização do evento São Gonçalo Verão para toda a família.
Retomada da Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal com grandes disputas.
Expansão do transporte universitário: mais rotas, mais estudantes atendidos gratuitamente.
Projeto Juventude Folia nas Escolas de Ensino médio com palestras de prevenção a doenças, a promoção de hábitos saudáveis e combate a preconceitos;
Realização do Torneio de Futebol Alusivo ao Dia do Trabalhador.
Início do Campeonato Municipal de Futebol de Campo (séries A e B);
Início da 2ª Etapa do Projeto Areninhas Potiguares em parceria com a FUNCERN E IFRN.
Manutenção e Reparos de infraestrutura, elétrica e hidráulico de equipamentos esportivos;
Parcerias com as Instituições nos eventos do Calendário Esportivo;
Apoio a atletas de Rendimento representantes do Município;
Apoio em ações esportivas e de lazer das comunidades.
INCLUSÃO E DIREITOS SOCIAIS
Criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência.
Reformulação do Programa Viver Melhor, com mais atividades de saúde e qualidade de vida, atendendo mais comunidades;
Emissão das carteirinhas do idoso e do autista.
Realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Gonçalo do Amarante;
*INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS*
Solução para a falta de água na zona rural com ações do SAAE.
Mutirão de limpeza urbana nas comunidades.
Mutirão de limpeza das lagoas de captação do município;
Limpeza e conservação de praças públicas.
Recuperação de vias com máquinas nas zonas urbana e rural;
Operação tapa-buracos para recuperação viária.
*DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA*
Apoio ao microempreendedor local;
Cooperação com a Defesa Civil Estadual para ampliar as ações de atendimento em casos de urgência.
Parcerias com as forças de segurança do estado para proteger a população.
Planejamento de soluções criativas para construir a São Gonçalo do futuro.
Apoio ao homem do campo e à agricultura familiar com horas de trator para o corte de terra e entrega de sementes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, nesta quarta-feira (9/7), que a resposta brasileira à taxação de Trump será por meio da lei da reciprocidade. O presidente dos Estados Unidos enviou uma carta ao petista, na qual comunica a sobretaxa de 50%, a partir de 1º de agosto aos produtos brasileiros.
“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, escreveu Lula na rede social X.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China. Em 2024, as exportações brasileiras para o mercado norte-americano atingiram US$ 40,3 bilhões, já as importações de produtos dos Estados Unidos foram de US$ 40,6 bilhões. O resultado demonstra um déficit para o Brasil no comércio entre os dois países.
Em carta enviada a Lula, Trump alega que há uma “longa e muito injusta relação comercial engendrada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil”. O petista responde que é inverídica a informação sobre a relação comercial entre os dois países.
“É falsa a informação, no caso da relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, sobre o alegado déficit norte-americano. As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”, destacou o chefe do Palácio do Planalto.
O republicano argumenta que a taxação é uma resposta a suposta perseguição contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido aos processos enfrentados por ele no Supremo Tribunal Federal (STF).
A secretária municipal de Assistência Social, Nina Souza, participou nesta terça-feira (9), em Brasília, de uma reunião com dirigentes do Banco Mundial no Brasil. Em pauta, o alinhamento de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento social de Natal. Uma discussão já iniciada em encontro anterior com a participação do prefeito Paulinho Freire.
Os objetivos da parceria proposta estão centrados na reestruturação e ampliação da infraestrutura da rede de assistência social no Município, incluindo a melhoria de equipamentos públicos, políticas para a população em situação de rua e programas de capacitação e inclusão produtiva. Também foram projetadas ações para fomentar o empreendedorismo e aproveitar as oportunidades de emprego nos setores de turismo, mercado imobiliário e construção civil.
“Na nossa gestão, políticas sociais são prioridade. Entendemos que as pessoas em situação de vulnerabilidade social precisam dispor de condições adequadas para avançar em qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, melhorar a infraestrutura de CRAS, CREAS e dos múltiplos serviços que a Semtas oferece é algo que tem que ser imediato”, defendeu a secretária Nina Souza.
A titular da Semtas acrescentou que, além das reuniões diretas do Banco Mundial, está buscando o apoio da bancada federal do Estado para esse projeto. Com essa união, aponta Nina, há chances da proposta de Natal ser aprovada com mais celeridade. “Vamos trabalhar por isso, para que, num futuro bem próximo, nós tenhamos os meios para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, tirando-os da vulnerabilidade”, arremata a secretária.
O encontro contou ainda com a presença do secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo, e do secretário de Acompanhamento Governamental, Marcos Nascimento, além de equipes técnicas da Sempla e da própria Semtas. Os representantes da Prefeitura apresentaram dados preliminares e propostas em formulação que envolvem integração de políticas públicas, qualificação profissional e parcerias com o setor privado para alavancar o desenvolvimento humano e econômico da cidade.
O Banco Mundial demonstrou interesse nas propostas e confirmou que irá apoiar tecnicamente e financeiramente a implementação de projetos na capital potiguar. Ficou acordado que uma missão técnica da instituição será enviada a Natal para levantamento de dados, aprofundamento dos estudos e consolidação das ações a serem implementadas. A visita será definida em breve.
“O Banco Mundial tem se mostrado um grande parceiro da nossa cidade e a agenda desta semana em Brasília reforça a credibilidade do nosso planejamento. Estamos confiantes de que vamos avançar na construção de um projeto transformador, com impacto direto na vida das pessoas”, define a secretária Nina Souza.
A Prefeitura de Natal reafirma, com essa articulação, o compromisso da gestão do prefeito Paulinho Freire em buscar soluções integradas e inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população, em especial dos que mais precisam.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta 4ª feira (9.jul.2025) que levará ao STF (Supremo Tribunal Federal), na audiência de conciliação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcada para 15 de julho, uma solução sem o “aumento de alíquotas”.
“Eu tenho conversado com os líderes. Nós temos feito sempre um debate que leva, sim, em consideração a busca por uma solução para as contas de 2025 e 2026. Porém, sendo extremamente preciso naquilo que, para nós, é importante, que é buscarmos resolver essa situação sem termos aumento de alíquota. É isso que nós temos defendido, não só a Câmara, como também o Senado”, disse Motta a jornalistas na Casa Baixa.
O deputado afirmou que a reunião com o governo na noite de 3ª feira (8.jul), para tentar resolver o imbróglio sobre a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), não teve um “desfecho”, mas foi “colaborativa”.
“Foi uma conversa tranquila, conversa ainda sem um desfecho. Foi a 1ª conversa depois da decisão do Congresso de derrubar a decisão do governo e também depois da decisão do STF, mas foi uma conversa, penso eu, colaborativa de ambas as partes para se encontrar uma solução”, disse.
O governo Lula classifica como “ação política” o anúncio do presidente Donald Trump de cobrar 50% sobre os produtos brasileiros e estuda, neste momento, a resposta que será dada aos Estados Unidos.
Fontes do governo ouvidas pela CNN afirmaram que a decisão do governo norte-americano de incluir na carta a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foge do plausível e extrapola a possibilidade de negociação entre os dois países.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência para definir a resposta que será dada pelo Brasil. Participam do encontro os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria e Comércio.
A avaliação de auxiliares de Lula é a de que a carta de Trump se baseia na falsa ideia de que os Estados Unidos têm déficit na relação comercial com o Brasil. Essas fontes mesmas fontes afirmam que o anúncio de Trump segue uma “nova lógica” com as menções a Bolsonaro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de acumulado de chuvas para 20 cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal. O aviso anterior abrangia 85 municípios e agora é válido até as 10h desta quinta-feira 10.
O alerta atual é classificado com a cor amarela, o mais baixo na escala de severidade do Inmet, que também inclui os níveis laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). O aviso prevê chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
Capturar
Aviso de chuvas do Inmet inclui Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo e outros 16 municípios do RN – Foto: Divulgação/Inmet
Segundo o Inmet, o risco de alagamentos e deslizamentos é considerado baixo, especialmente em áreas já suscetíveis a esse tipo de ocorrência.
A recomendação do órgão é para que a população evite enfrentar o mau tempo, observe mudanças em encostas e não utilize aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as chuvas.
Em caso de emergência ou dúvidas, o Inmet orienta o contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O aviso de acumulado de chuvas difere do alerta de chuvas intensas, já que considera apenas o volume de precipitação. O outro tipo de alerta inclui ainda riscos de descargas elétricas e ventos fortes, o que não é previsto neste caso.
Cidades incluídas no alerta:
Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Touros e Vila Flor.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que irá aplicar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil. A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.
O republicano compartilhou a notícia em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sua rede social, Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, escreveu Trump.
“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como recentemente ilustrado pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídias sociais dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, os EUA imporão ao Brasil uma tarifa de 50% sobre qualquer envio de produtos brasileiros aos Estados Unidos, além de todas as tarifas setoriais.”
De uma leva de tarifas que o presidente dos EUA anunciou nesta semana, esta é a mais alta até o momento.
O potiguar Ailton Soares de Oliveira, de 38 anos, está internado em estado grave em um hospital de Dublin, na Irlanda, após ser vítima de um incêndio em um apartamento na capital irlandesa, no último dia 24 de junho. pic.twitter.com/hZe0SYcWeU
O potiguar Ailton Soares de Oliveira, de 38 anos, está internado em estado grave em um hospital de Dublin, na Irlanda, após ser vítima de um incêndio em um apartamento na capital irlandesa, no último dia 24 de junho. Devido à gravidade das queimaduras, Ailton foi induzido ao coma.
Veja imagens do incêndio:
Segundo as autoridades locais, o incêndio teria sido causado pelas baterias da bicicleta elétrica utilizada por Ailton em seu trabalho como entregador, que estavam sendo recarregadas no momento do acidente. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Dublin e levado ao hospital, inicialmente registrado como indigente.
Outros dois moradores do apartamento também foram encaminhados a hospitais da região. As nacionalidades deles não foram divulgadas.
Os pais de Ailton só foram localizados dois dias após o ocorrido e, até o momento, são os únicos autorizados a visitá-lo.
Se liga, onde vc vive ? Na zumbilândia, Bolsonada já fez acordo com a globo, a globo odeia o PT e quer que o PSDB governe, como Alckmin não tem a mínima chance , eles vão apoiar Bolsonada.
A Globolixo vai penar proximo ano!!! Com Bolsonaro não tem acordinho nem acordo algum!!! Vai pagar a dívida gorda!!
A midia/FIESP/Coxas/Flavio Rocha e afins na tara de acabar com o PT acabaram gerando um monstro. Agora nao sabem o q fazer com ele e sua legião de cães raivosos q o seguem.
Triste fim.
se os militares no poder foi tão bom, porque o brasil não virou uma superpotência econômica ?
se quem é preso é presidiário, porque o capitão ( coiso) não é também assim tachado ?
se o neonazista afirmam que o COISO é diferente, como explicar a WAL do AçAÍ, assessora fantasma ?
se os milicos são fazedores de obra, porque não concluíram a Transamazônica ?
se os civis não prestam, porque TODO MILITAR quer ser servidor público do estado ?
Porque a declaração dos direitos humanos não é aceita pelo milicos ?
Afinal de contas, o realmente fazem de útil á sociedade os milicos, seja na area urbana ou fronteiras ?
porque apenas os militares do brazil não foram julgados pelas atrocidades em época ditadura militar, considerando a América Latina ?
Afinal, a mulher merce ganhar menos porque gera os futuro do pais ?
onde se prova que a opção sexual é suficiente para segregar socialmente um ser humano ?
#elenão 29 de setebro #ELEnão 29/09
SEU DELÍRIO É LIVRE, LULA NÃO!
Vai em um pelotão de fronteira, no meio do nada. Só floresta por todo lado. Mosquito e animais selvagens. Homens que guarnecem a fronteira brasileira e que cantam todo dia nosso hino nacional, que pelo visto vc não conhece.
Isso é ótimo, o povo tem mais é que rebater, a mídia tá colhendo o que plantou, um bom sinal, significa dizer que o povão está esperto. Hoje em dia o povo também tem a sua rede, jornalistas tem que entender isso, daqui pra frente é assim, bateu, levou!
A imprensa merece estar passando por todas essas críticas, pois ajudou e muito a que figuras fascistas e preconceituosas alcançassem esse patamar.
A desonestidade de jornalistas nos dias atuais atropela qualquer descencia, qualquer respeito , e sem medo das consequencias, liquidam reputações, destroem pessoas únicamente para valer os dinheiros de suborno que recebem de quem lhes contrata, para denegrir a imagem de pessoas com fins ideológicos. Não é nenhum segredo que a folha de São paulo é esquerdista e luta para ver de volta no poder os ladrões vermelhos, sejam do PT, Psol, PcdoB etc, desde que roubem e lhes dividam um pouco. Para isso, maldita prata, se vendem ao demônio, mentem, pervertem, falsificam dados, ou a exemplo desta senhora articulista cima, responsabiliza Bolsonaro, um homem acamado num hospital lutando por sua vida, e pela dela tambem, como sendo o reesponsável pelas consequencias dos escritos imundos e desonestos dela. Uma vergonha absoluta e completa. Ainda vai demorar umas 4 décadas de moralismo e civismo para que o povo do Brasil se livre dos esfeitos perniciosos, abomináveis do esquerdismo, cuja raíz é a desonestidade sem temor, pois sabem que jamais serão punidos por sua falsidade e todos os atos desonestos que praticam. É preciso haver punição. è preciso haver a quem prestar contas, e um órgão que lhes seja superior e de autoridade, ou serão para sempre estes arautos fabricantes de mentiras, ajudando os partidos que simpatiza, ou lhes subornam, não se importando quem destróem pelo caminho. No momento, enquanto Bolsonaro não assume ainda o poder, temos que esperar que Deus tome Justiça, e puna estes canalhas que vivem da mentira.
O problema começa, quando mal jornalistas, sem checar as fontes o que faz parte da profissão, publicam "fakes".Não quero entrar no mérito se proposital, remunerado, ou por razões outras.
Acho que podem e devem ter posição política, desde que assinem, pois são profissionais!
Quanto as "fakes" das redes sociais, feitas por qualquer um, usando um pouco do bom senso são relativamente óbvias,né?
Quem queria regular a imprensa era o PT e não vi preocupação nenhuma. Pelo contrário, aceitaram sem dizer um ai. A imprensa está tomada pela ideologia de esquerda e quando alguém questiona ficam logo ofendidos.
Chorei agora kkkk.
Tento comentar e não consigo
E ainda vai piorar…BolsoAsno vem aí…kkkkkkk
Melhor mudar de ramo BG…kkkkk
BOLSOASNO A MELHOR PIADA KKKKKKKKK
Imprensa quase sempre manipuladora e tendenciosa, quer aura de isonomia e qualidade?
Especialmente quem subscreve esse editorial, A Folha de SP presta muitas vezes um desserviço, acho é pouco sofrer a livre crítica do cidadão.
Os ataques a imprensa começou com os petralhas, depois eles compraram tudo, e tá nisso aí
Bora meu Presidente, se recupere, o senhor tem um Brasil pra governar!!!!!
É preciso ressaltar que o jornalismo não é uma instituição que não pode receber críticas. Vivemos num decurso tecnológico no qual as redes sociais possibilita a viralização de notícia das quais se observa em sua ampla maioria uma tendência de implicância para com a cândidatura do Jair Bolsonaro. A internet democratrizou o acesso a informação e também a opinião das pessoas, a imprensa não é dona da verdade principalmente quando está se prontifica a difundir inverdades com o intuito de caluniar a vida de outrem por não concorda com o seu posicionamento político. Não compactuo com a utilização de palavras de baixo calão para intimidar a ninguém, todavia ressalto a responsabilidade que o jornalista tem de checar a informação sempre ouvindo os dois lados para não cometer injustiça para com ninguém. Toda opinião tem sua responsabilidade quem fala o que quer ouvirá o que não quer, logo está instituição que é corporativista se fecha em defesa da liberdade de imprensa e da democracia.em detrimento da honra e da vida do outro por ela destruída. Essa situação se resolveria com um simples editorial afirmando ser solidário aquele(a) candidatura no pleito expondo o posicionamento político da instituição, logo as suas opiniões seriam melhor compreendidas pela população em geral.
claro, essa mídia maldita não cansa de mentir.
não é só em eleições, é SEMPRE.
o brasileiro todo dia é enganado aí quando vai no whatsapp
vê a notícia real, um vídeo gravado por um amador e fica irado.
deveria virar CRIME publicar notícia sem fundamento
Quando é fake, tem de ser contestada. Ou os senhores jornalistas são Santos, perfeitos e imparciais?
A imprensa se acha no mesmo patamar de DEUS !!!
Tadinha!!
Só faltou uma Manjedoura…
Tá bem pertinho desses jornais "imparciais" fecharem as portas …
Chega chorei agora. Kkkkk