Registro na BR-101 norte na manhã desta sexta-feira(28) assusta pela medida extrema e irresponsável de manifestantes. Trem da CBTU passou por objeto de concreto e, felizmente, não descarrilou. Vídeo: cedido
RECONHECIMENTO: São Gonçalo conquista certificado de regularidade emitido pelo Ministério da Previdência Social
Foto: Asscom
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante conquistou o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), emitido pelo Ministério da Previdência Social. O documento certifica que o Município está em situação regular quanto às exigências legais relacionadas ao seu Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Emitido no mês de agosto de 2026 e válido até 2027, o certificado representa um importante reconhecimento da organização e da responsabilidade na gestão previdenciária municipal, conduzida pelo Instituto de Previdência Municipal de São Gonçalo do Amarante (IPREV).
Além de garantir maior segurança aos servidores ativos, aposentados e pensionistas, a regularidade previdenciária tem reflexos diretos na capacidade do Município de buscar novos investimentos. O CRP é uma condição exigida para a realização de transferências voluntárias de recursos da União, celebração de acordos, contratos e convênios, além da liberação de recursos provenientes de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais.
Na prática, a certificação demonstra que São Gonçalo do Amarante atende aos critérios estabelecidos pela legislação previdenciária e permanece habilitado a estabelecer importantes parcerias com o Governo Federal, ampliando as possibilidades de captação de recursos destinados a obras, serviços e políticas públicas.
Para o prefeito Jaime Calado “a conquista é resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e pelo IPREV na busca pela recuperação e equilíbrio das finanças, transparência, sustentabilidade e modernização do sistema previdenciário”, afirmou.
O CRP é emitido em nome do ente federativo e tem validade para todos os órgãos e entidades do Município.
Comente aqui
Deixe um comentário
CASO MASTER: Dino manda apurar encontro de Mendonça com Vorcaro um dia antes de ministro suspender julgamento no STF
O ministro Flávio Dino determinou nesta terça-feira (15) que sejam apurados fatos envolvendo André Mendonça e Daniel Vorcaro e enviou a decisão ao presidente da Corte, Edson Fachin. Segundo a coluna de Manoela Alcântara, do Metrópoles, o caso envolve um encontro entre Mendonça e o ex-banqueiro ocorrido um dia antes de o ministro pedir vista e suspender o julgamento de uma ação sobre concessões de cemitérios e serviços funerários em São Paulo.
A reunião ocorreu em 14 de março de 2025, na sede do Instituto Iter, em São Paulo. Mendonça confirmou ter recebido Vorcaro a pedido de integrantes da Igreja Batista da Lagoinha, com intermediação do deputado federal Cezinha Madureira (PL-SP). No dia seguinte, Mendonça pediu vista e suspendeu o julgamento da cautelar. Quando o caso voltou à pauta, em abril, votou contra a medida concedida por Dino.
Dino ressaltou que os fatos não comprovam relação entre o encontro e a atuação de Mendonça no processo, mas considerou que a proximidade temporal e outros pontos de contato justificam apuração. O ministro afirmou ainda que não cabe, neste momento, antecipar eventual responsabilidade penal ou por improbidade.
A decisão também aponta ligações financeiras do Banco Master com o setor funerário. Um fundo ligado ao banco possui 20% das ações da Cortel, concessionária alcançada pela ação no STF. Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro, integrou o conselho da empresa e, segundo os documentos citados por Dino, utilizava endereços de e-mail institucionais vinculados ao Master.
Comente aqui
Deixe um comentário
ALERTA: Estudo relaciona remédios para emagrecer a depressão e pensamentos suicidas

Foto: Reprodução
Um estudo publicado na revista científica sul-coreana Korean Journal of Family Practice encontrou associação entre o uso de medicamentos prescritos para emagrecer e maiores chances de sintomas depressivos e pensamentos suicidas. A pesquisa, porém, não estabelece relação de causa e efeito e não avaliou especificamente as chamadas canetas emagrecedoras da classe GLP-1.
O levantamento analisou dados de 27.741 adultos na Coreia do Sul, dos quais 846 relataram uso de medicamentos para perder ou manter peso. Entre os usuários, 22,1% apresentaram sintomas depressivos, contra 11,4% entre quem não utilizava esses remédios. Pensamentos suicidas foram relatados por 9,9% dos usuários e 4,5% dos não usuários.
Após ajustes por fatores como idade, sexo, renda, escolaridade e estado civil, os pesquisadores identificaram entre os usuários chance 93% maior de sintomas depressivos e 2,68 vezes maior de pensamentos suicidas. Também houve associação com procura por aconselhamento de saúde mental, planejamento e tentativa de suicídio.
O estudo apontou ainda relação entre reganho de peso e problemas de saúde mental. Entre participantes que recuperaram 10 kg ou mais, a chance de relatar pensamentos suicidas foi 3,67 vezes maior na comparação com aqueles que ganharam entre 3 kg e menos de 6 kg.
Os próprios pesquisadores destacam limitações importantes: o estudo é observacional e transversal, não identificou quais medicamentos foram utilizados e não permite concluir que os remédios provoquem depressão ou comportamentos suicidas. Novos estudos serão necessários para investigar a relação.
Com informações do Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
Flávio modera críticas ao STF com empresários, mas endurece nas ruas e pede impeachment de Moraes
Foto: Rebeca Ligabue/Metrópoles
O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem adotado tons diferentes sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) de acordo com o público. Em encontro com empresários e banqueiros, evitou falar em impeachment de ministros. Dias depois, no 7 de Setembro, voltou aos ataques contra Alexandre de Moraes e defendeu a saída do ministro da Corte.
Em jantar com integrantes do mercado financeiro, em 27 de agosto, Flávio afirmou que a crise entre os Poderes deveria ser resolvida pela política e defendeu “virar a página, sem revanchismos”. O encontro ocorreu em meio à reaproximação do candidato com setores do mercado, após o desgaste provocado pelas revelações sobre sua relação com Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.
O discurso mudou no ato de 7 de Setembro, na Avenida Paulista. Diante de apoiadores, Flávio chamou Moraes de “laranja podre”, afirmou que o ministro “vai cair” e defendeu seu impeachment. “Temos que proteger o STF de Alexandre de Moraes”, disse.
A pauta contra o Supremo ganhou força após a crise entre Moraes e André Mendonça nas investigações do caso Master. O PL também colocou o Senado no centro da estratégia eleitoral: Flávio anunciou apoio a 47 candidatos à Casa, que terá 54 das 81 cadeiras em disputa neste ano.
O objetivo é ampliar a bancada a partir de 2027. Cabe ao Senado analisar pedidos de impeachment de ministros do STF e aprovar ou rejeitar indicações presidenciais para a Corte.
Com informações do Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
AGORA VAI? Após anos de atraso, Governo do Estado retoma obra do Centro de Treinamento de Queimados do Walfredo Gurgel

José Aldenir/O Correio de Hoje
O Governo do Rio Grande do Norte assinou a ordem de serviço para retomar, na última segunda-feira (14), a reforma e modernização do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. O investimento totaliza R$ 2.053.359,30, com recursos garantidos no orçamento do Fundo de Saúde estadual por meio de convênio e verbas ordinárias.
A reforma do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Walfredo Gurgel tinha recursos previstos desde 2019, mas só começou efetivamente em junho de 2024. Desde então, a obra ficou travada com apenas 2,33% de execução. Agora, depois de anos de atraso, o titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Alexandre Motta, anunciou a retomada da reforma.
A execução dos serviços ficou a cargo da HB Engenharia Ltda., selecionada por dispensa emergencial de licitação após impasses contratuais com gestões anteriores. O contrato tem vigência de 210 dias, enquanto o prazo estipulado para a conclusão da obra é de 150 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço.
Inaugurado em 2006, o CTQ é a única referência especializada no atendimento a pacientes com queimaduras em todo o estado, atendendo tanto a rede pública quanto a privada. A requalificação havia tido início em agosto de 2024, com previsão inicial de entrega em seis meses, mas sofreu paralisações devido a problemas com empresas anteriores.
Opinião dos leitores
-
Fátima Bezerra e Walter Alves são dois incompetentes
Comente aqui
Deixe um comentário
SESSÃO HISTÓRICA: STF decide nesta terça se investigará Alexandre de Moraes no Caso Master
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta terça-feira (15), a partir das 10h, uma sessão extraordinária de plenário para decidir sobre a abertura de investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do Caso Master. O procedimento ocorre após relatório da Polícia Federal apontar 52 mensagens enviadas por Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ao magistrado (sem indicação das respostas).
Antes de entrar no mérito, a Corte deve analisar questões de ordem e votações preliminares referentes ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para anular o relatório da PF produzido a partir de uma solicitação do ministro André Mendonça. Caso as preliminares sejam negadas, o plenário prossegue para a pauta principal sobre a investigação de Moraes. A análise específica da conduta de Mendonça, contudo, está agendada separadamente para o dia 23 de setembro.
Dilema do quórum e impedimentos
Um dos principais impasses nos bastidores envolve a definição de quem poderá votar na sessão. O ministro Dias Toffoli já havia se declarado suspeito em investigações do Caso Master no início do ano e precisa se pronunciar novamente. A participação de Alexandre de Moraes e André Mendonça é discutida nos bastidos e, no caso específico de Moraes, ele chegou a ser aconselhado a colegas a não integrar a sessão. Como o STF hoje tem 10 ministros, seriam sete magistrados aptos a se pronunciar, se os três não puderem.
Com informações do Metrópoles
Comente aqui
Deixe um comentário
Economista da equipe de Flávio Bolsonaro projeta corte de impostos e contas no azul em eventual governo

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo
Daniella Marques, ex-presidente da Caixa Econômica Federal e coordenadora econômica da campanha de Flávio Bolsonaro (PL), apresentou propostas centrais para um eventual governo do candidato. Entre as principais medidas anunciadas estão a reversão de impostos criados ou aumentados durante a gestão de Fernando Haddad e a eliminação de mais de mil normas burocráticas.
Inspirada pela gestão do presidente argentino Javier Milei, a possível ministra do eventual governo de Flávio Bolsonaro indicou que a equipe econômica mapeou obrigações e normas consideradas excessivas para desatar nós burocráticos do país.
No campo fiscal, Marques enfatizou que o foco de uma futura administração será colocar as contas públicas no azul. Para ela, a responsabilidade com o orçamento é o único caminho para permitir que o Banco Central reduza os juros de forma sustentável. “Quem não cuida das contas não cuida das pessoas. Então a gente vai focar em botar as contas no azul, para que se permita que haja redução de juros no Brasil.”
A coordenadora também reforçou o respeito à autonomia técnica do Banco Central, atualmente liderado por Gabriel Galípolo, destacando que a independência da instituição é vital contra a inflação, descrita por ela como o imposto mais cruel para a população de baixa renda. Na mesma linha, criticou a gestão econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, classificando-a como irresponsável diante de desafios matemáticos das contas públicas.
Questionada a respeito de cortes de gastos, Marques assegurou que programas sociais serão preservados. A economista explicou que um eventual governo de Flávio vai concentrar esforços para o enxugamento da máquina pública, direcionando exclusivamente ao combate a privilégios e à revisão de incentivos e subsídios tributários.
Com informações de O Globo
Opinião dos leitores
-
Mostre números , projetos e como vai fazer, falar é fácil!
Comente aqui
Deixe um comentário
Caravana 22 toma conta da Zona Oeste de Natal e mobiliza moradores de Cidade Nova e Felipe Camarão

Divulgação / Campanha
A Caravana 22 tomou conta da Zona Oeste de Natal no final da tarde e início da noite desta segunda-feira. A mobilização percorreu os bairros de Cidade Nova e Felipe Camarão e foi recebida de braços abertos pela população, em uma demonstração de carinho, confiança e apoio à candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Rio Grande do Norte.
Por onde passou, Álvaro recebeu manifestações de apoio dos moradores, em uma mobilização marcada pela proximidade com a população. O candidato esteve acompanhado do vice na chapa, Babá Pereira; da vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra; dos vereadores Preto Aquino, Daniel Santiago, Luciano Nascimento e Subtenente Eliabe; do candidato a deputado estadual Léo Souza; e do secretário municipal de Infraestrutura de Natal, Felipe Alves.
Durante a passagem pelos bairros, Álvaro defendeu a retomada do desenvolvimento do Estado e criticou a atual gestão. “Precisamos reencontrar os caminhos do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Precisamos de um governador que coloque a ordem na casa. Já fizemos muito por Natal e agora vamos fazer pelo RN. Vamos endireitar o Estado”, afirmou.





Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] Álvaro Dias defende investigação contra Alexandre Moraes
[VÍDEO] Álvaro Dias defende investigação contra Alexandre Moraes https://t.co/Kl3ctGyMfj pic.twitter.com/OMb3unHH7T
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) September 15, 2026
Reprodução / Redes Sociais
O ex-prefeito de Natal e candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), defendeu nesta segunda-feira (14), em entrevista ao jornalista Renato Cunha Lima, a investigação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
“Eu entendo que é um fato muito grave, é um fato inédito, nunca aconteceu, nunca ocorreu isso no nosso país. E o ministro Alexandre Morais precisa ser investigado. Qualquer cidadão, qualquer autoridade que tenha as suspeitas que estão recaindo hoje sobre o ministro Alexandre Morais precisa e deve ser investigado. As coisas têm de vir público da forma mais transparente, clara e limpa possível”, disse Álvaro Dias.
A declaração levanta o questionamento sobre a disposição dos demais candidatos em também manifestarem publicamente suas posições acerca da abertura de investigação que será deliberada nesta terça-feira (15) no Supremo Tribunal Federal (STF).
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] EDUARDO OINEGUE: O STF vai entrar para história colocando Moraes para correr ou passando vergonha?
[VÍDEO] EDUARDO OINEGUE: O STF vai entrar para história colocando Moraes para correr ou passando vergonha? https://t.co/LmaCa6VReP pic.twitter.com/lbgqEH2DuH
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) September 15, 2026
Reprodução / BandNews
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (15) uma sessão crucial para analisar as decisões tomadas pelo ministro André Mendonça no âmbito da investigação que envolve o Banco Master. O caso ganhou repercussão devido a um contrato de R$ 130 milhões estabelecido entre a instituição financeira e o escritório de advocacia pertencente à esposa do ministro Alexandre de Moraes e virou pauta do comentário de Eduardo Oinegue, na Band News.
“Vamos imaginar que o STF põem Alexandre de Moraes para correr. Vamos imaginar que seja esse o desfecho da sessão que começa nesta terça e que será histórica. A gente só não sabe como ela vai entrar para a história, como um episódio de orgulho ou um momento vergonhoso do supremo. Porque não dá pra achar normal que um escritório da mulher de um ministro da mais alta Corte feche um contrato de R$ 130 milhões com o dono do Banco Master que corrompeu todo mundo e diga que essa dinheirama era pra cuidar de Complaice”, comentou o apresentador.
Durante a plenária, a Corte avaliará múltiplos aspectos processuais, incluindo a legalidade das diligências ordenadas por Mendonça, o teor do relatório elaborado pela Polícia Federal e os desdobramentos da continuidade das investigações após a menção ao ministro Alexandre de Moraes. Além disso, o plenário poderá debater se há materialidade suficiente para fundamentar a investigação de um magistrado da mais alta Corte, bem como a eventual necessidade de seu afastamento das funções durante o andamento do processo.
Tem que cobrar da CUT tudo que eles quebraram até arrumar o trem
Alguém tem que ser responsavel
Manisfestar SIM, terrorismo e bandidagem, NÃO!!!!!
A culpa é todos os políticos do Brasil! Não adianta falar que A ou Bom é melhor! Nenhum presta e nós devemos nos unir todos por umá causa só : acabar com a mordomia desses miseráveis que só pensam neles . E por nós, eles não teem o menor interesse de fazer nada de bom. Todo esse dinheiro roubado poderíamos ter saúde , segurança e educação da melhor qualidade.
O CULPADO DE TUDO ISSO É AECIO NEVES , QUE NÃO ACEITOU A DERROTA , IMPEDIRAM DILMA DE GOVERNAR E DERAM UM GOLPE, USANDO A CORRUPÇÃO COMO DESCULPA ,SENDO QUE OS MESMOS ESTÃO ENVOLVIDOS ATÉ O ÚLTIMO FIO DE CABELO. POR QUE NÃO ESPERARAM PARA TIRAR DILMA E O PT NAS ELEIÇÕES 2018. ISSO É FATO.
Kkkkkkk
O país está sem ordem. A vagabundagem ocupou geral. Quando o povo de bem começar a reagir para valer, o pau vai comer.
Isso nao é manifestacao e nem vandalismo… isso é terrorismo fascista da CUT e do PT pra causar instabilidade no país. Estao usando a massa burra usando justificativas nobres.
Bandidos safados. Mete ficha nessa bandidagem.
Um verdadeiro absurdo. Devia-se demitir um grevista e empregar um desempregado.
Estes terroristas faziam pior na época em que os militares estavam no poder, e hoje ficam dando uma de vítimas. Cadeia neles !!!!
Com certeza atitudes como essa não faz parte de uma greve de trabalhadores. Não faremos nada que seja contra a lei ou prejudique qualquer pessoa!!! Nossa manifestação é e sempre será pacífica, a favor do povo!!! Toda e qualquer ação que prejudique um trabalhador não sera de nenhum grevista mas de infiltrados que tem como objetivo atribuir a nós trabalhadores esse vandalismo.
Está faltando é Homem com "Aquilo Roxo" nesse país,o resto é retórica!!!!!
Direito de "livre" manifestação?
CUT + PT = BANDIDOS. Operação básica,né?
Tem que prender esses bandidos!
verdadeiros bandidos, isto é o tal sindicato com medo de perder a boquinha, que nos trabalhadores pagamos todo ano q so serve para estes pilantras
No que dá deixar a agenda educacional brasileira sob domínio ‘dazisquêrda izkisofrênika istúpida’: a incivilidade e o desrespeito crônicos do califado vermelho flertam com a barbárie e o terrorismo, enquanto quem trabalha e produz paga a conta do prejuízo.
Resumo: urge que o cidadão de bem (o que resta dele ainda) tenha a hombridade de se apropriar de seu país, da forma mais vigorosa e inequívoca possível.
Lágrimas de omissão tardias de nada valerão quando isto aqui estiver transformado numa Venezuela sem eira nem beira.
BG.
Isso é manifestantes ou são bandidos.
BP Choque cair em campo e mostrar com quantos paus arrebenta um vagabundo!!!!!!
Em qualquer país civilizado isso teria o nome e a responsabilização que merece: TERRORISMO! Somente aqui nesse país de bananas que 30 gatos pingados fecham vias prejudicando milhares de pessoas e terroristas colocam obstáculos de concreto nos trilhos de um trem de passageiros e fica por isso mesmo!!! Brasil – Desordem e Retrocesso!
Isso é vandalismo e beira a tentativa culposa de assassinatos. Colocar uma manilha nos trilhos tem a clara intenção de provocar o descarrilhamento do trem e causar um sério acidente. Onde está a polícia? Onde estão as forças armadas que devem zelar pela ordem social?
e essa galera ai que quer ver lula voltando so tem bandidos
E vai ficar por isso mesmo?
PCC – Uma Organização Criminosa?
O jornal O Estado de São Paulo em editorial publicado (27ABR2017) acusa as autoridades policias de vários estado de adotarem uma política de avestruz frente ao Primeiro Comando da Capital.
O Editorial de O Estado de São Paulo é politicamente correto e foge covardemente do ponto principal. O Primeiro Comando da Capital (PCC) não é uma gangue criminal. É o braço armado de uma Organização Criminosa montada em redor de um Partido Político para a tomada do Estado Nacional.
Enquanto a Lava-Jato trata de uma ficção jurídica o "Caixa Dois", e contorna o principal foco que é o crime de Traição e Lesa-Pátria.
Mas isto foi o que a Sociedade Brasileira delimitou à Justiça Federal de Curitiba como o limite máximo de investigação.
No mais segue o processo de Guerra Híbrida na tomada do Estado.
O Atual Momento do Brasil
O momento Brasileiro segue duas tendências traçadas desde fora do país.A eleição do Presidente Donald Trump levou a uma reorganização de que todas as iniciativas de definição dos países por governos mais liberados do Globalismo, e seguidores fiéis do Politicamente Correto com todos os seus requisitos deve ser impedida.Assim a eleição na França já deve estar decidida. No Brasil o impedimento do Governo do PT, fiel seguidor do Globalismo, atrai a atenção dos formuladores de estratégias contra o governo Michel Temer.
Assim dois grupos lideram as ações no país:
1 – O Castrochavismo – A perda do seu maior financiador e base das articulações continentais não é aceita de forma impune. Isso explica a retomada de ações que não eram empregadas há cerca de 20 anos no Brasil, e,
2 – Globalistas – Aqui exercem a pressão total sobre a imprensa (GloboNews, Folha, etc), meios políticos com imposição de agenda exógena ao país.
Vale reler o trabalho do GenEx Pinto Silva: “O Brasil e a Guerra Híbrida no Pós Guerra Fria" (Link Abaixo)
PASSAGEM ÀS ATIVIDADES DE GUERRA HÍBRIDA: INÍCIO DA FASE VIOLENTA PARA A CONQUISTA DO PODER:
No Campo Interno efetiva ou incrementa:
– a utilização violenta de paramilitares, táticas terroristas, conexões com traficantes de drogas e criminosos, insurgência urbana, com a intenção de desestabilizar o governo, de desmoralizar as autoridades constituídas, os órgãos de segurança pública, e atemorizar a população.
– a busca da criação de mártir (manifestante morto ou ferido gravemente) para poder radicalizar o movimento;
– o uso, como massa de manobra, das organizações sociais, dos sindicatos, e dos estudantes universitários e secundaristas.··.
– a Guerra em Rede, a Guerra Psicológica Midiática, e o Letal Terrorismo Urbano.
O castrochavismo (bom neologismo), também conhecido como bolivarianismo, nada mais é do que uma vertente bananeira do globalismo. Globalistas usam os esquerdistas para implementar governos que fazem um monte de regulações encomendadas. Só que aqui abaixo da Linha do Equador os alucinados exageraram na dose.
Esquerdistas usam o discurso do dividir para conquistar (feminazismo, racialismo,
quebra da autoridade dos pais, liberação de drogas… No plano mais geral, são bancos e grandes conglomerados que, por meio de governos mais centralizadores, implementam leis que atendem aos seus interesses. Vejam porque fundações como a Ford ou a Open Society vivem dando dinheiro para esquerdista. No plano mais interno, vejam o que, por exemplo, a suruba entre empreiteiros e governo. Alguém consegue imaginar Lula abrindo o mercado brasileiro para empreiteiras de fora? Ele tá pensando nos interesses nacionais?
Se vc acredita nisso….
Isso é coisa de terrorista, guerrilheiro! Os poderes competentes precisam agir de imediato!
Tem que fuzilar uns 50 pra dar exemplo