Saúde

Bactéria resistente já é ameaça global, diz OMS

A resistência a antibióticos se transformou em uma “ameaça global” e doenças que eram curadas com relativa facilidade até há pouco tempo podem voltar a matar cerca de 10 milhões de pessoas até 2050. O alerta faz parte de um plano que será apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste mês, na esperança de combater a resistência.

Os dados apontam para um cenário alarmante: pelo menos sete bactérias diferentes responsáveis por doenças como pneumonia, diarreia ou infecções sanguíneas começam a ganhar resistência. Pelo menos dois produtos usados até hoje já não funcionam em metade da população, entre eles o antibiótico contra infecções urinárias causadas pela bactéria E. Coli.

Em 2013, a OMS calcula que 480 mil novos casos de tuberculose foram detectados por conta da resistência aos remédios, em mais de cem países. No caso da malária, a entidade considera a resistência como uma “preocupação urgente de saúde pública”, diante do impacto em regiões inteiras.

Para a OMS, antibióticos se transformaram no pilar do desenvolvimento da medicina no século 20. Mas chegou o momento de agir para não perder o que o mundo atingiu. Numa era “pós-antibiótico”, a realidade é que muitos morreriam de doenças que já foram controladas.

Para a indústria farmacêutica mundial, o crescimento da resistência microbiana pode ter repercussões até no PIB mundial, com uma queda entre 2% a 3,5%. Na Federação Internacional das Indústrias Farmacêuticas, que reúne as maiores multinacionais do setor, as doenças causadas por bactérias, cada vez mais resistentes aos antibióticos disponíveis no mercado, aparecem como prioridade. Mas o grupo insiste para a necessidade de novos investimentos em medicamentos.

A OMS, em seu relatório publicado nesta semana sobre o mesmo assunto, também alerta para a falta de novos medicamentos. Segundo ela, nenhuma nova classe principal de antibióticos foi desenvolvida desde 1987. E não há resposta imediata. Além da demora para desenvolver um novo medicamento – cerca de 10 a 20 anos-, a indústria farmacêutica vê seu retorno financeiro restrito a um prazo considerado extremamente longo, o que desestimula o investimento.

Planos nacionais

Por isso, a OMS insiste que apenas desenvolver novos remédios não será suficiente. A entidade vai recomendar que planos nacionais sejam desenvolvidos sobretudo em países emergentes. Mas a Federação das Indústrias Farmacêuticas diz que não há tecnologia nesses países.

Já para Fernando Bellisimo, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o problema é mais uma questão de hábitos. “No Brasil, existe o costume de acreditar que o médico mais eficiente é aquele que prescreve remédios. Infelizmente, pessoas continuam acreditando que antibióticos combatem doenças virais (o que não é verdade)”, disse.

Bellissimo defende foco na prevenção e no combate à proliferação das bactérias resistentes. “É preciso maior atenção à higiene dentro dos hospitais.”

fonte: Estadão Conteudo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SEGURANÇA PÚBLICA: Após aprovação de PEC, Lula anuncia criação de novo ministério

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O presidente Lula reafirmou nesta terça-feira (3) que vai criar o Ministério da Segurança Pública após o Senado aprovar a PEC da Segurança. A proposta recebeu 75 votos favoráveis no segundo turno, sem nenhum contrário.

“Vamos somar a esse avanço a criação do Ministério da Segurança Pública, com foco em inteligência, planejamento e cooperação com estados e municípios para enfrentar as facções e as milícias”, afirmou Lula em publicação no X.

A PEC amplia a integração entre as forças de segurança, fortalece o combate ao crime organizado e prevê regras mais rígidas para integrantes de facções e milícias. O texto também amplia as atribuições da Polícia Rodoviária Federal para ferrovias e hidrovias federais.

A proposta segue para promulgação pelo Congresso Nacional, sem necessidade de sanção presidencial. A criação do novo ministério era uma promessa de campanha de Lula.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DISPUTA NO SENADO: Rogério Marinho calcula ter 44 votos e vencer Alcolumbre na eleição para presidente

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O senador Rogério Marinho (PL-RN) tem apresentado aos colegas uma projeção otimista para a disputa pela Presidência do Senado. Segundo a coluna de Bela Megale, de O Globo, o parlamentar calcula ter 44 votos, três a mais que os 41 necessários para vencer a eleição.

Nas contas de Marinho, o atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), teria 33 votos, enquanto Tereza Cristina (PP-MS) ficaria com quatro. O levantamento, porém, é visto com desconfiança por parte dos senadores.

Um dos motivos é a pressão do PL para que parlamentares declarem publicamente seus votos. Alcolumbre, por sua vez, trabalha com números diferentes e acredita contar com o apoio de pelo menos quatro integrantes do próprio PL.

O partido planeja oficializar nesta quarta-feira (4) a candidatura de Rogério Marinho à Presidência do Senado.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIORIDADE PENAL: Senado fecha acordo para tentar votar redução ainda nesta semana

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado fechou um acordo para tentar votar ainda nesta semana a redução da maioridade penal. A articulação prevê acelerar a tramitação de propostas que permitem responsabilizar criminalmente adolescentes a partir dos 16 anos.

A negociação ocorreu após a aprovação da PEC da Segurança Pública, nesta terça-feira (3). As propostas sobre maioridade penal foram retiradas do texto principal e passaram a tramitar separadamente.

Uma das propostas, apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), prevê reduzir a maioridade penal para 16 anos como regra geral e para 14 anos em determinados crimes graves. Outra, de Camilo Santana (PT-CE), estabelece 16 anos apenas para crimes hediondos.

Apesar do acordo, a votação ainda depende da aprovação de um calendário especial no Senado.

Com informações do g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES NOS EUA: Com vitória democrata no Congresso, Trump diz aceitar resultado, mas ameaça “onda de vetos”


Foto: Reprodução/Redes Sociais Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que aceitará os resultados das eleições de meio de mandato (midterms), nas quais as projeções confirmam que o Partido Republicano perdeu o controle do Congresso norte-americano. Com a apuração em andamento, os democratas já garantiram 51 cadeiras no Senado, assegurando a maioria e lideram a contagem na Câmara dos Representantes, com 180 assentos conquistados contra 107 dos republicanos.

“Estou absolutamente disposto a aceitar esses resultados”, declarou Trump em entrevista ao jornal The New York Times. “Vamos trabalhar com os democratas e, vocês sabem, esperamos trabalhar com eles. Provavelmente chegaremos a algum acordo”, completou o mandatário.

Apesar do tom conciliador na entrevista, o presidente adotou uma postura mais agressiva nas redes sociais ao publicar a foto de um boné com a palavra “veto”. A publicação reforça declarações dadas por Trump na segunda-feira (2/) ao podcast Pod Force One, do New York Post, nas quais antecipou sua estratégia caso perdesse a maioria legislativa. “Acho que vou me tornar o ‘Sr. Veto’. Eles vão enviar algumas propostas, você veta, e eventualmente, após um ou dois meses de vetos, eles virão até nós para fazer um acordo”, sinalizou.

Já na madrugada desta quarta-feira (4), Trump usou as redes sociais para desvincular sua imagem do desempenho do partido, atribuindo o resultado negativo ao fato de não ser o candidato direto nas urnas.

“Meu nome não estava na cédula, e se estivesse, teríamos vencido com uma vitória esmagadora!”, escreveu. A declaração contrasta com o discurso adotado pelo próprio presidente na reta final da campanha, quando apelou reiteradamente à sua base eleitoral: “Estou apenas pedindo a todos que finjam que meu nome está na cédula”.

O ciclo eleitoral de meio de mandato de 2026 renovou a totalidade dos 435 assentos da Câmara dos Representantes, 35 das 100 cadeiras do Senado e 36 governos estaduais.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PEC DA SEGURANÇA: “Não para um jovem que furta um celular”, diz líder do MDB ao defender maioridade penal só para crimes hediondos


Vídeo: Reprodução/Jornal Razão/Instagram

O relator da PEC da Segurança Pública no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), propôs nesta terça-feira (3) a retirada do debate sobre a redução da maioridade penal do texto principal da proposta. A intenção do parlamentar é transformar as emendas que tratam do tema em proposições autônomas, permitindo que a matéria seja discutida em uma votação separada.

A manobra recebeu o apoio formal do líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), que defendeu a aprovação da PEC na forma do relatório, “sem emendas e sem destaques”. Braga posicionou-se favorável à redução da idade penal apenas para crimes hediondos, criticando a aplicação da medida para infrações menores. “Não para um jovem que furta um celular ou um tênis”, declarou.

A estratégia do governo de isolar o tema provocou forte reação do PL e da oposição. O senador Rogério Marinho (PL-RN), autor de uma das emendas que propõe a redução da maioridade para 16 anos de forma geral e para 14 anos em casos de crimes graves questionou a postura da base governista no plenário, cobrando transparência sobre o posicionamento oficial do Palácio do Planalto a respeito da pauta. A emenda de Marinho conta com a coautoria dos senadores catarinenses Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL).

A proposta de fatiamento apresentada pelo relator ainda precisa ser apreciada e votada pelo plenário do Senado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de São Gonçalo divulga programação completa da 6ª Agrofest


Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante divulgou a programação oficial da 6ª Agrofest São Gonçalo (Feira Agropecuária da Região Metropolitana), que acontece de 5 a 7 de novembro, na comunidade de Poço de Pedra, zona rural do município.

Durante três dias, o evento reunirá produtores rurais, criadores, empreendedores e visitantes, com exposições de animais, torneios leiteiros bovino e caprino, julgamentos de raças, cursos, palestras técnicas e oportunidades de negócios.

Entre os destaques estão a 6ª Corrida de Jegue, no sábado (7), às 14h, e os shows de Ferro na Boneca, Flay, Maryana, Gabriel Luz, Kelvy Pablo, Ricardo Brito e artistas da região.

A Agrofest também contará com atividades voltadas à agricultura familiar, sustentabilidade, acesso ao crédito rural e valorização das tradições culturais, fortalecendo o agronegócio e movimentando a economia local.

Confira a programação completa

QUINTA-FEIRA (05/11)

– 7h às 12h – Recebimento dos animais.
– 13h – Curso de minitrator (motocultivador), com Jefferson Wallyrys (SEMADA). Local: Creche Maria Odete.
– 17h – Abertura oficial. Local: Pavilhão de Eventos.
– 17h30 – Palestra sobre piscicultura, com Clederson Rodrigues (SENAR). Local: Pavilhão de Eventos.
– 18h – Torneio leiteiro bovino (esgota/nivelamento). Local: Currais Bovinos.
– 18h30 – Apresentação cultural do Boi Calemba Pintadinho. Local: Pavilhão de Eventos.
– 19h – Forró dos Idosos. Local: Pavilhão de Eventos.
– 19h30 – Shows musicais: Márcia Forrozeira, Erlon Bezerra e Maryana.

SEXTA-FEIRA (06/11)

– 6h – Torneio leiteiro bovino (1ª ordenha). Local: Currais Bovinos.
– 6h – Torneio leiteiro caprino (esgota/nivelamento). Local: Currais Caprinos.
– 8h – Oficina de pescados (SENAR), com Sandro Siderley. Local: Creche Maria Odete.
– 8h às 12h – Admissão de caprinos e ovinos para julgamento. Local: Pista de Julgamento.
– 9h – Palestra: Produção Orgânica para a Sustentabilidade, com Leonardo Tinôco (Fazenda Matina). Local: Pavilhão de Eventos.
– 9h30 – Palestra: Uma Rede de Proteção, Muitos Compromissos — Educação, Conselho Tutelar e Selo UNICEF na Garantia de Direitos, com Cleanto Marques e Adams Kelly. Local: Pavilhão de Eventos.
– 14h às 17h – Julgamento classificatório de caprinos e ovinos. Local: Pista de Julgamento.
– 15h – Palestra sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), com Moacir Santos (EMATER). Local: Pavilhão de Eventos.
– 15h30 – Palestra sobre palma forrageira, com Alberto Jefferson da Silva Macêdo (EMPARN). Local: Pavilhão de Eventos.
– 16h – Palestra Crédito Agro da Caixa, com Helena Mara Pimenta e Thiago Pereira Neto. Local: Pavilhão de Eventos.
– 16h30 – Palestra sobre apicultura, com Nilson Dantas (Sebrae/RN). Local: Pavilhão de Eventos.
– 17h – Palestra sobre crédito rural e linhas de financiamento, com Irrailson Ferreira (Banco do Nordeste). Local: Pavilhão de Eventos.
– 17h às 18h – Produção de queijo quente com degustação, com Galego da Serra, de Tenente Laurentino. Local: Ao lado do Pavilhão de Eventos.
– 17h30 – Roda de conversa Mulheres do Agro, mediada por Magda Berreto (ANORC Mulher), com convidadas. Local: Pavilhão de Eventos.
– 18h – Torneio leiteiro bovino (2ª ordenha). Local: Currais Bovinos.
– 18h – Torneio leiteiro caprino (1ª ordenha). Local: Currais Caprinos.
– 18h30 – Apresentação cultural do Coco do Calemba. Local: Pavilhão de Eventos.
– 20h – Shows musicais: Deny Dantas (participação especial), Gabriel Luz, Flay e Ferro na Boneca.

SÁBADO (07/11)

– 6h – Torneio leiteiro bovino (3ª ordenha). Local: Currais Bovinos.
– 6h – Torneio leiteiro caprino (2ª ordenha). Local: Currais Caprinos.
– 8h às 12h – Julgamento classificatório de caprinos e ovinos. Local: Pista de Julgamento.
– 14h – 6ª Corrida de Jegue. Local: Pista de Corrida.
– 14h às 17h – Julgamento classificatório de caprinos e ovinos. Local: Pista de Julgamento.
– 17h às 18h – Produção de queijo quente com degustação, com Galego da Serra, de Tenente Laurentino. Local: Ao lado do Pavilhão de Eventos.
– 18h – Torneio leiteiro bovino (4ª ordenha). Local: Currais Bovinos.
– 18h – Torneio leiteiro caprino (3ª ordenha). Local: Currais Caprinos.
– 18h30 – Apresentação cultural do Pastoril Dona Joaquina. Local: Pavilhão de Eventos.
– 19h – Divulgação dos resultados dos torneios leiteiros bovinos, caprinos e ovinos.
– 20h – Shows musicais: Deny Dantas (participação especial), Ricardo Brito (Prefeito Cantor), Kelvy Pablo e MC WS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE: Saiba como agendar a emissão pelo celular no RN


Foto: Divulgação/Internet

O processo de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já pode ser iniciado diretamente pelo celular. A ferramenta digital permite que os cidadãos consultem as exigências estaduais, realizem o agendamento prévio e escolham o posto de atendimento mais próximo. No entanto, o comparecimento presencial continua sendo obrigatório para a validação dos dados no Rio Grande do Norte.

Desenvolvida para substituir o antigo Registro Geral (RG), a CIN adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como padrão único de identificação em todo o território nacional. O novo documento é disponibilizado nos formatos físico e digital, trazendo elementos de segurança avançados, como um QR Code para validação e verificação de autenticidade pelas autoridades.

Para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Rio Grande do Norte (RN), você deve iniciar o processo pelo site oficial da Polícia Científica do RN (PCI/RN) em identidade.pci.rn.gov.br ou pelo aplicativo Gov.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Senador petista Jaques Wagner diz que Lula defendeu reduzir a maioridade penal para o tema não ser usado na eleição


Vídeo: Reprodução/Jornal Razão/Instagram

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta terça-feira (3) que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva favorável à redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes hediondos refletiu uma “posição pessoal” do mandatário, e não uma diretriz oficial do governo ou do PT.

Segundo o senador, a manifestação do presidente durante a campanha eleitoral teve como objetivo principal blindar o debate político e impedir que a pauta fosse explorada por adversários no pleito.

A declaração foi feita no plenário do Senado durante os debates da PEC da Segurança Pública. O relator da proposta, senador Rogério Carvalho (PT-SE), atua para desvincular a discussão sobre a maioridade penal do texto principal da PEC, direcionando o tema para uma Proposta de Emenda à Constituição autônoma.

Wagner sinalizou apoio ao fatiamento da matéria promovido pelo relator e ressaltou que, quando a PEC específica sobre a maioridade for apreciada, tanto o governo quanto a bancada do PT apresentarão suas posições oficiais.

A alteração da idade penal via emenda à PEC da Segurança Pública é impulsionada pela oposição. A proposta apresentada pelo PL conta com a coautoria dos senadores catarinenses Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeituras de Fortaleza e Recife cancelam shows de Jorge e Mateus no Réveillon após apoio de cantor a Flávio Bolsonaro


Foto: Reprodução/Redes Sociais

As prefeituras de Fortaleza e do Recife cancelaram, nesta terça-feira (3), as apresentações da dupla sertaneja Jorge e Mateus programadas para os eventos oficiais de Réveillon nas duas capitais nordestinas. As decisões ocorrem em meio à repercussão do posicionamento político de Jorge, que declarou apoio publicamente a Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial.

O primeiro anúncio foi feito pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor explicou que o show havia sido contratado com meses de antecedência, mas ponderou que controvérsias recentes desviaram o foco da celebração. Segundo o prefeito, a retirada da atração ocorreu em comum acordo com os artistas. O Réveillon da capital cearense segue com nomes como Ivete Sangalo, Alok, Natanzinho Lima e Diogo Nogueira. Confira abaixo o pronunciamento do prefeito de Fortaleza.

Pouco depois, o prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), adotou medida semelhante. Embora tivesse defendido previamente que o evento da cidade deveria ser uma “festa para todos”, Marques cedeu à pressão do público e confirmou o cancelamento. “O final de ano é um momento de união, fraternidade e renovação da esperança. Por esse motivo, não há mais clima para a apresentação da dupla dentro da nossa programação”, afirmou o prefeito. Veja a declaração do prefeito abaixo.

A mobilização contra a presença da dupla ganhou força após a participação de Jorge em um encontro de artistas sertanejos em apoio a Flávio Bolsonaro. Durante o evento, o cantor entoou uma paródia da música “Pode Chorar”, um dos maiores sucessos da dupla, cantando: “Pode chorar, mas eu não voto no PT”.

A declaração gerou forte reação de eleitores de esquerda nas redes sociais, intensificando a pressão sobre as administrações municipais. O parceiro de palco de Jorge, o músico Mateus, não fez declarações de cunho político.

Com informações do Estado de Minas

Opinião dos leitores

  1. O GOLPE : DEPOIS DO GOLPE DE ESTADO / FRAUDE NAS URNAS QUE MANTEVE O DITADOR GENOCIDA ANTI-SEMITA DE 9 DEDOS NO PODER A DITADURA AGORA USA SEUS CAPACHOS NOMEADOS NOS ESTADOS ATRAVÉS DO PROCESSO ELEITORAL FRAUDULENTO DAS QUADRILHAS DE LULA DO STF / TSE PARA PERSEGUIR CANTORES QUE FIZERAM O L VOU REPETIR O QUE EU SEMPRE DIGO PETISTA Ë PIOR DO QUE NAZISTA E EU POSSO PROVAR

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VITÓRIA HISTÓRICA: James Talarico quebra jejum e é o 1º democrata eleito ao Senado pelo Texas desde 1988


Foto:  Adam Gray/Getty Images

Em uma reviravolta histórica nas eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, o estado do Texas, tradicional reduto republicano, elegeu seus primeiros representantes democratas para o Senado e o Governo estadual em quase quatro décadas, apontam projeções da Associated Press.

O deputado estadual James Talarico, considerado um azarão dentro da própria legenda no início da campanha, garantiu a vaga no Senado americano. Ele superou o procurador-geral Ken Paxton, forte aliado do ex-presidente Donald Trump e figura central em polêmicas de corrupção nos últimos anos. Com o resultado, Talarico torna-se o primeiro democrata eleito ao Senado pelo Texas desde 1988.

A segunda grande surpresa da noite ficou por conta da eleição para o executivo estadual: a democrata Gina Hinojosa venceu o republicano Greg Abbott, impedindo o quarto mandato do governador e pondo fim a uma sequência de 12 anos de gestão. Com a vitória, Hinojosa faz história como a primeira governadora latina do Texas e a primeira democrata a comandar o estado em 36 anos.

O pleito de meio de mandato redefiniu a totalidade dos 435 assentos da Câmara dos Representantes e 35 das 100 cadeiras do Senado, servindo como um decisivo teste de força política para a Casa Branca e para o controle do Congresso norte-americano.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *