Polêmica

Bahia: Para comandante da PM, ação que terminou na morte de soldado foi ‘necessária’

Foto: Divulgação / SSP-BA

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho, defendeu a ação que terminou na morte de Wesley Góes, soldado que sofreu um “surto psicótico” no Farol da Barra, em Salvador, no domingo. Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, Coutinho rebateu críticas de que a operação teria sido “desproporcional” e afirmou que a vida dos agentes de segurança estava em risco. As informações são do jornal “A Tarde”.

— Enquanto os disparos não estavam oferecendo riscos para a tropa e para as pessoas que circulavam, protegemos a integridade do soldado. Sempre temos esse cuidado, temos expertise de atender ocorrência dessa natureza. Foram utilizadas outras alternativas, porém ele estava com uma arma de grande poder de letalidade e em determinado momento todos os recursos de isolamento e proteção foram esgotados — ressaltou.

Wesley foi atingido por dez tiros feitos por agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) após quatro horas de negociações frustradas. O soldado manuseava e acionava um fuzil e uma pistola e chegou a dar tiros para o alto no local. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Wesley foi socorrido no Hospital Geral do Estado (HGE), no centro da capital baiana. Em estado grave, foi intubado, mas não resistiu e morreu.

De acordo com o comandante-geral, um inquérito policial será instaurado para apurar a conduta dos agentes que participaram da operação.

— Ocorrências críticas possuem muitas motivações e só podem ser esclarecidas após a abertura do processo investigativo. Mas ali foi um típico caso de um indivíduo que estava passando por um transtorno mental e estava desconectado da realidade. As imagens falam por si só — disse.

Coutinho também refutou a possibilidade de que a categoria realize para uma paralisação geral. Ainda na noite de domingo, um grupo de PMs ligados à Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA) convocou uma assembleia para esta segunda-feira.

— Temos que deixar bem claro que a PM é bem maior do que isso. Estamos com o alto comando da corporação em funcionamento para servir e proteger o cidadão. Qualquer manifestação de ordem política não cabe nesse momento — afirmou.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Um policial militar com um fuzil atira contra a tropa, infelizmente foi o desfecho. O que se deve discutir é o que leva reiterados surtos psicoticos, alcoolismo e desvio de conduta de policiais, e principalmente policiais militares d base da pirâdlmide.

  2. Mas não podia utilizar um sniper para dar somente um ou dois tiros no braço que o soldado portava o fuzil? Mas 10 tiros do BOPE já mostra a que veio a força policial né?

  3. Se um profissional de segurança, treinado, age assim, imagine quando as armas chegarem à posse dos cidadãos "de bem"?
    Deus e o STF que nos acudam…

  4. Esse é um assunto extremamente delicado para ser tratado com irresponsabilidade . O PM em surto psicótico representava um perigo para a sociedade e s polícia tinha que agir e agir rápido . Politizar uma situação dessa levando e incentivando a tropa a um motim é muito sério e de graves proporções. As policiais estão doentes . Péssimas condições de trabalho , stress , baixo salários , álcool, drogas e todo um contexto de muitas dificuldades. Politizar isso é muito complicado. Quando o capitão Adriano , foi neutralizado na Bahia , muitos criticaram a ação da PM, nesse caso também é a crítica é somente com viés político ideológico.O remédio foi amargo , as autoridades vão apurar , levar para a guerrinha urbana do interessa a quem quer ver o circo pegar fogo .

  5. Se essa infelicidade tivesse acontecido em um Estado a qual o Governador fosse sintonizado com Governo Federal, a turba de desordeiros já teriam cometido toda sorte de balbúrdia, tumulto, destruição de patrimônio, desordens e inclusive já teria criado um culpado. Mas, como é um Estado governado por um "cumpanheiro" nada de gritinhos histéricos. Vida de Policiais importam!!!

  6. Há relatos que ele estava revoltado por colegas de farda terem abordado pessoas que estavam trabalhando.
    O BOPE tem atiradores de elite que poderiam ter dado um tiro na perna ou até mesmo tiro com tranquilizante porque ele era alvo fácil por estar em uma área aberta.
    História muito mal contada.

  7. Comentários sem nexo, legião urbana e lixo é a mesma coisa. Queria saber se esse cidadão que defende o soldado se fosse ele que tivesse do outro lado iria esperar receber um tiro.

  8. Se fosse um bandido, eles ainda estavam negociando. Tinham chamado direitos humanos, imprensa, governador, a mãe, etc…

  9. Não boto bomba em banca de jornal
    Nem em colégio de criança isso eu não faço não
    E não protejo general de dez estrelas
    Que fica atrás da mesa com o cu na mão…..

    Legião Urbana

  10. Está explicado, se eles não poupam a vida de um de seus pares,que dirá a vida do pequeno comerciante, do camelô, do vendedor do carrinho de pipoca etc.

    1. Aponte um fuzil para soldados do BOPE e espere a eação. Caraca, meu irmão, qual é o seu problema? Parece que se faz de maluco tentando problematizar o que está na cara. Você fica tenttando distorcer a realidade para massagear seu ego! Que loucura!

    2. É cada opinião idiota que se vê aqui! Morreu disparando tiros de fuzil contra os companheiros da polícia. Era pra ser poupado e permitido que matassem os outros policiais? E Bia Kicis, presidente da CCJ da câmara disse que é um herói, com a concordância de Bananinha. Engraçado é que esse povo não pensa na hora de postar e depois apaga. Como se fosse possível desdizer o já dito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRAUDE NO INSS: sindicatos tentam retomar descontos em folha de aposentados

Foto: Erasmo Salomão – AscomMTPS

Associações que negam terem feito descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm cobrado o governo a retomar os pagamentos sob pena de interrupção dos serviços que prestam em contrapartida para os segurados do INSS.

Desde que veio à tona o esquema de fraudes em cerca de R$ 6 bilhões, o governo suspendeu todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades e associações, ou seja, todos os pagamentos de aposentadorias e pensões que eram feitos aos beneficiários.

Como os descontos foram suspensos, os segurados não precisam solicitar o cancelamento. Caso queiram prosseguir recebendo o benefício, precisam informar ao governo que estão cientes dos descontos. A expectativa é que o retorno dos pagamentos seja feito em junho.

A CNN apurou que, desde a investigação se tornou pública, o governo tem separado as associações em três grupos:

  1. batizado de “fraude pura”, reúne as empresas que devem ser desligadas por corrupção;
  2. empresas que prestam serviços mas demonstraram inconsistências em alguns contratos e precisam se explicar, a exemplo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que é uma das maiores associações;
  3. empresas que prestam serviços a aposentados e pensionistas, mas que também tiveram repasses suspensos por medida de segurança.

As associações que oferecem serviços alegam que a suspensão dos pagamentos coloca em risco a manutenção de seus funcionários. Muitas dessas entidades existem desde a década de 1990, e há aquelas que prestam assistência como plano de saúde e atividades de lazer especialmente para o público idoso.

De acordo com o governo, das 11 entidades alvo das investigações da CGU, somente uma teve acordo assinado em 2023. As demais são de 1994, 2014, 2017 (2), 2021 e 2022 (5).

Até que os pagamentos sejam retomados, o Ministério da Previdência e o INSS esperam ter realizado o recadastramento dos segurados para atestar quem de fato teve a assinatura fraudada e quem se cadastrou conscientemente.

CNN Brasil – Basília Rodrigues

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motorista embriagado é preso em Mãe Luíza conduzindo ambulância com 15 atletas de equipe de vôlei da Paraíba

Foto: Reprodução

Um homem de 47 anos foi preso em Natal, nesta terça-feira (13), após ser flagrado dirigindo uma ambulância embriagado. Além disso, ele transportava 15 jogadores de um time de vôlei amador, dentro do veículo. Quatro deles, menores de idade.

Segundo o major César Fagundes, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o grupo tinha saído da Paraíba para participar de uma competição em Natal.

A prisão ocorreu durante uma blitz montada pela operação Zero Álcool no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste da capital potiguar.

O teste de alcoolemia realizado pelos policiais com o condutor apontou valor de 1.03 mg de álcool por litro de ar expelido – mais de três vezes o limite que configura crime.

Além de dirigir o carro sob influência do álcool, o condutor realizava o transporte irregular dos jogadores no veículo, que é preparado para transporte de pacientes.

“A ambulância é de um município da Paraíba e saiu de lá do estado para um torneio de vôlei aqui em Natal, com esse time amador. Tinham 15 pessoas no interior dela, sendo quatro inclusive crianças menores de idade”, afirmou o major.

De acordo com a polícia, a ambulância é registrada no município de Boqueirão. Procurado pelo g1, o prefeito do município, Marcos Freitas informou que o veículo não pertence à prefeitura.

O infrator foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Natal, e ficou preso. Já o veículo, registrado na Paraíba, foi removido ao depósito por estar com licenciamento atrasado.

A equipe de vôlei voltou para a Paraíba em uma van conduzida por outro motorista.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: BG comenta a vergonha que virou Janja e esse Governo para o Brasil

Bruno Giovanni comentou a vergonha que virou Janja e o Governo Lula para o Brasil com o mais recente episódio ocorrido na viagem à China.

BG falou sobre as atitudes da primeira-dama Janja na viagem principal viagem diplomática do governo federal até agora. Em reunião com o presidente da China Xi Jinping, ela pediu a palavra para tratar da rede social TikTok e acusar a empresa chinesa de privilegiar a Direita, em seu algoritmo no Brasil, inclusive pedindo ao líder chinês para fazer uma intervenção na empresa e adulterar o algoritmo para ajudar a Esquerda. “O resultado colhido foi mais uma vergonha e mais uma patuscada”, afirmou BG. Uma clara demonstração da intenção petista em regular a mídia e as redes sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil é um ‘cachorro pidão’ latindo na relação com os Estados Unidos, diz diretor da Eurasia

Para Christopher Garman, Casa Branca tem prioridades em outros lugares; ele ressaltou que Brasil está ‘bem posicionado’ em meio a ambiente externo difícil, por ter ativos importantes do lado ambiental | Foto: Taba Benedicto/Estadão

O diretor-executivo para as Américas da Eurasia, Christopher Garman, disse que está menos preocupado com a relação do Brasil com os Estados Unidos, pois o foco de Washington está em outros lugares. O País foi taxado em 10% pelo governo do presidente americano, Donald Trump, a menor alíquota aplicada até a trégua de 90 dias que nivelou todos na mesma régua, exceto a China.

“Eu diria que (o Brasil) é um cachorro pidão latindo nessa relação bilateral, mas acho que é em função das prioridades que a Casa Branca tem em outros lugares”, disse ele, em evento do Valor Econômico, em Nova York, durante a Brazil Week.

Ele reforçou a visão de que o Brasil está “bem posicionado” em meio a ambiente externo difícil, uma vez que tem ativos importantes do lado ambiental. “É uma potência energética, ambiental e mineral. E no mundo de maior preocupação de segurança energética e alimentar, esses são bons ativos para ter”, avaliou.

O desafio do País é doméstico e está nas contas públicas, conforme ele. “O desafio é que precisamos arrumar nossa casa fiscal doméstica. Com juros reais muito elevados, não tem como conseguir potencializar essas oportunidades”, concluiu.

Para o ex-secretário-adjunto do Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, Ricardo Zúñiga, o Brasil agora tem o “mundo multipolar que sempre quis”. “É o momento no qual o Brasil tem que contemplar se o Mercosul faz sentido neste mundo”, afirmou.

Na sua visão, o Brasil não tem de escolher entre os EUA e a China, mas usar a diplomacia a seu favor, em especial, em áreas como minerais críticos. “O Brasil pode ser uma potência mineral, mas tem que arrumar a casa para poder fazer isso”, alertou, acrescentando a oportunidade que o País tem de influenciar a política industrial em diferentes partes do mundo diante da reorganização gerada pelas tarifas de Trump.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Operação Apáte”: Polícia Civil desarticula esquema liderado por casal suspeito de fraudes fiscais envolvendo verbas de escolas públicas na Grande Natal; prejuízo pode chegar a R$ 1 milhão

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a “Operação Apáte”, com o objetivo de desarticular um esquema de falsificação de documentos fiscais e fraudes em contratações públicas com escolas da rede estadual e municipal da Grande Natal. Os detalhes da operação foram informados em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14),

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em dois imóveis residenciais em Natal, um estabelecimento comercial em Parnamirim, duas escolas localizadas em Parnamirim e Nísia Floresta, além da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim e da Secretaria Estadual de Educação. O principal alvo da operação é um casal suspeito de liderar o esquema criminoso.

A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e teve início a partir de informações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/RN), que identificou a falsificação de notas fiscais supostamente destinadas às escolas. A empresa investigada, apesar de inapta para emissão de documentos fiscais, utilizava dados de notas previamente emitidas para confeccionar documentos falsos, que eram apresentados às instituições de ensino com o intuito de conferir aparência de legalidade a contratos firmados por dispensa de licitação.

O esquema envolvia ainda a produção de documentos de regularidade fiscal, trabalhista e empresarial, além de orçamentos forjados. Entre os documentos falsificados, constam certidões negativas de débitos nas esferas municipal, estadual e federal, bem como declarações de regularidade trabalhista, todos utilizados para simular a legalidade da empresa e viabilizar sua contratação junto a órgãos públicos. As apurações revelaram a existência de códigos de autenticação inválidos ou inexistentes, e a repetição dos mesmos números em diferentes processos, evidenciando um padrão sistemático de fraudes.

A ação resultou também na aplicação de quatro medidas cautelares diversas da prisão contra os investigados, incluindo a proibição de deixarem a comarca e de manterem contato entre si. O nome da operação faz referência à personagem Apáte, da mitologia grega, símbolo da fraude e da enganação. Segundo a lenda, Apáte foi uma das forças negativas libertadas da Caixa de Pandora, representando o caráter ardiloso e enganoso do esquema criminoso identificado pela investigação.

A operação contou com a participação de aproximadamente 40 policiais civis, além do apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN).

A Polícia Civil ainda apura o montante do prejuízo causado pelo esquema e reforça o pedido de colaboração dos profissionais da educação, que podem repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Jussara Sales aposta em protagonismo feminino no comando de Extremoz

Maioria do secretariado da gestão é formada por mulheres, reafirmando compromisso com a inclusão, a competência técnica e o fortalecimento da representatividade feminina na política

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, deu um passo firme na valorização da presença feminina nos espaços de poder ao montar um secretariado majoritariamente composto por mulheres. A nova configuração reforça não apenas um perfil de gestão plural e moderna, mas também simboliza um avanço na equidade de gênero no executivo municipal.

Com um time técnico formado por mulheres à frente de áreas estratégicas como Saúde, Educação, Assistência Social, Comunicação,, Cultura e Desenvolvimento Econômico, a gestão Jussara imprime um modelo de liderança que une sensibilidade, competência e resultado.

“Não se trata de cota, nem de bandeira ideológica. É reconhecimento de mérito. Temos mulheres preparadas, engajadas e com olhar social apurado para fazer a diferença”, disse a prefeita, durante reunião com o colegiado.

A escolha por um secretariado predominantemente feminino é um movimento raro entre municípios potiguares e posiciona Extremoz como referência em governança inclusiva no Rio Grande do Norte. Além de reforçar a identidade de uma gestão que dialoga com as demandas sociais, a medida também empodera novas gerações de mulheres a ocuparem espaços de decisão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram advogado fazendo disparos em via pública, na zona sul de Natal

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um advogado, em aparente surto psicológico, efetuou disparos de arma de fogo em via pública, atingindo um veículo estacionado em frente ao condomínio Eco Garden em Ponta Negra, zona sul de Natal.

O fato aconteceu na noite de terça-feira (13), assustando moradores. A polícia chegou a ser acionada, mas o advogado já havia fugido do local. em seu apartamento, foram encontrados uma pistola supostamente usada nos disparos e bebidas alcoólicas, indicando possível consumo excessivo momentos antes do ocorrido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ceará-Mirim registra queda histórica na criminalidade no 1º quadrimestre de 2025

Ceará-Mirim apresentou uma redução expressiva nos índices de criminalidade entre janeiro e abril de 2025. Segundo dados da SESED e da COINE, o município registrou uma queda de 14,5% nas ocorrências totais em comparação com o mesmo período de 2024 — foram 672 casos neste ano, contra 786 no anterior.

O destaque vai para os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que caíram 55,8%, e para os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que passaram de 8 para apenas 3 casos — o menor número desde 2011.

A gestão do prefeito Antônio Henrique atribui o avanço aos investimentos na Guarda Municipal, com novas viaturas, armamentos, equipamentos e capacitação dos agentes. “Reforçamos a estrutura da segurança e os resultados estão aparecendo. Seguiremos firmes para manter Ceará-Mirim no rumo da paz”, afirmou o prefeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Trabalhadores da praia de Ponta Negra trazem mensagens de apoio as ações da Semurb

Na manhã desta quarta-feira (14), trabalhadores da praia de Ponta Negra trazem mensagens de apoio as ações que a Semurb tem feito na praia.

São locadores, quiosqueiros e ambulantes, em uma das faixas diz “organizar, fiscalizar não é privatizar. desinformação contamina praia”, em outra: “Ponta Negra pra frente”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara de Natal cumpre decisão judicial e suspende título de cidadania a Bolsonaro

Foto: João Gilberto

A Câmara Municipal de Natal publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Município, a anulação da medida responsável por conceder o título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). A decisão foi motivada por uma determinação judicial que apontou irregularidades no trâmite do projeto na Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa.

A revogação se deu após sentença da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que acatou mandado de segurança impetrado pela vereadora Samanda Alves (PT), garantindo a ela o direito de acesso às vistas do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2025, antes da votação e publicação da homenagem.

O presidente da Câmara, vereador Ériko Jácome (PP), assinou o ato com base no artigo 259 do Regimento Interno do Legislativo e nos princípios constitucionais que asseguram o devido processo legal dentro da atuação parlamentar. Segundo o documento, o objetivo é cumprir a decisão judicial e preservar o pleno exercício da função legislativa por todos os vereadores.

Com a revogação, o decreto publicado no Diário Oficial do Município em 14 de abril de 2025 perde efeito, e o projeto que homenageava Bolsonaro retorna à tramitação na Comissão responsável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *