A gestão do governador Robinson Faria não está tão bem assim na visão dos natalenses. De acordo com a pesquisa do Blog do BG feita em parceria com o instituto Consult, 47,8% da população desaprova a atuação do Governo do Estado.
Continuando com a pesquisa, um percentual de 31,3% disse aprovar o governo Robinson. Um total de 20,9% afirmou não ter opinião formada quanto ao assunto.
A pesquisa do instituto Consult feita a pedido do Blog do BG foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número de protocolo 01296/2016. A coleta dos dados aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro com 1200 entrevistas, uma das maiores já feitas em Natal, o que permitiu calculá-la com uma margem de erro de 2,8% e com confiabilidade de 95%.
Sou paulista e estou horrorizada com a violência e assaltos em Natal.
Aqui tá pior que São Paulo!!!!
Cadê os investimentos na área de segurança.como incentivar o turismo. Como Governador como?
isturismo
Sou paulista e estou horrorizada com a violência e assaltos em Natal.
Aqui tá pior que São Paulo!!!!
Cadê os investimentos na área de segurança.como incentivar o turismo. Como Governador como?
Sujeira e muitos escorpiões em todo canto.
Se turistas soubessem disso com certeza para natal não viriam.
Investimento em segurança precisa ser feito com urgência.
Como incentivar os turistas a vir para Natal sem as mínimas condições de segurança!!!
Horácio vc tá por fora!!!!!
Fale aí : quais as grandes obras de Carlos Eduardo?????
As licitações de transportes públicos nunca saíram pois os empresários são os que bancam a campanha dele.
A guarda municipal nem fardamento tem.
Dia 7 de setembro nem desfilaram por esse motivo.
As ruas de natal estão cheias de buraco e mal iluminadas, pois o serviço que a Semsur presta é de péssima qualidade.
O hospital municipal que ia ser referencia em Natal é um verdadeiro caos!
As unidades básicas de saúde são muito maquiadas, bonitas por fora e por dentro sem estrutura nenhuma.
E por aí vai!!!!
Fala sério!!!!!
Ser governador nesse estado ele nunca será, sem contar que é da oligarquia dos Alves que deixaram esse estado na situação que está.
O governador tem feito o possível e o impossível pra manter o estado de pé quando tantos já declararam falência como os estados do RJ e RS, e poi aí vai!
O atual prefeito só não será eleito governador ,em 2018,se não quiser.O atual governador vai no mesmo caminho do governo Rosalba ou, ainda pior, Micarla.
Horácio, a Tania tem razão. A crise atinge todos os estados. O governador tem boas intenções. Ele só não está fazendo mais porque as receitas do estado tem caído a cada mês. Sei que vc é um homem inteligente e sabe que o que estou dizendo é a realidade. Não vamos ser do tipo radicais, a ponto, de achar que só o RN está passando por essa situação. Sou funcionário do estado e entendo a situação que estamos passando. Devemos agradecer a Deus pelos nossos salários estarem apenas 10 dias de atraso, enquanto outros estados, estão dividindo o pagamento dos servidores em parcelas.
A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (22), regras que vão mexer com o STF e enviou o projeto ao Senado. A proposta regula julgamentos monocráticos e define prazos de até 12 meses para decisões de ações concentradas, como ADIs e ADPFs. Recurso do Partido Novo foi derrotado por 344 a 95.
O texto, do relator Alex Manente (Cidadania-SP) e baseado em anteprojeto da comissão de juristas de Gilmar Mendes, exige justificativa em plenário para decisões monocráticas e aumenta o quórum necessário para modulação de efeitos para 2/3 dos ministros.
A medida mais polêmica limita que apenas partidos que atinjam a cláusula de desempenho possam propor ações no STF. A regra, válida a partir de 2027, exige mínimo de 13 deputados em 1/3 dos estados ou 2,5% dos votos válidos em 1/3 das unidades da Federação. Para Talíria Petrone (Psol-RJ), a medida fere a Constituição, que garante a partidos representados no parlamento o direito de acionar a Corte.
Federações partidárias deverão atuar como uma só agremiação, mesmo que algum partido individualmente alcance a cláusula. Apenas confederações sindicais ou entidades de classe nacionais poderão propor ações de controle concentrado de constitucionalidade.
O presidente do STF, Edson Fachin, autorizou que o ministro Luiz Fux troque a Primeira Turma pela Segunda. O pedido de Fux atende à vaga aberta pela aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que, se permanecesse, assumiria posição no colegiado. A mudança de turma acontece logo após Fux votar pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro, do general Braga Netto e de sete integrantes do chamado núcleo de desinformação da trama golpista.
Com isso, a Primeira Turma agora terá apenas quatro ministros: Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, enquanto a quinta vaga só será preenchida após nomeação de Lula para substituir Barroso.
A Segunda Turma passa a contar com André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, enquanto a Primeira continuará julgando recursos de Bolsonaro e dos demais núcleos de réus com quórum reduzido. Até agora, o STF condenou 15 réus na trama golpista, sendo oito do núcleo liderado por Bolsonaro e sete absolvidos ontem.
Réus à espera
Os próximos julgamentos já têm datas: núcleo 3 será analisado em 11 de novembro, núcleo 2 a partir de 9 de dezembro, e o núcleo 5, liderado pelo empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo, ainda não tem previsão. Figueiredo mora nos EUA e sequer apresentou defesa.
O governo federal quer apertar o cerco contra o crime organizado. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou nesta quarta-feira (22) ao presidente Lula e à Casa Civil o projeto Antifacção, que cria o novo tipo penal “organização criminosa qualificada”, com penas de até 30 anos de prisão para líderes e integrantes de facções.
O projeto institui um banco de dados nacional com informações detalhadas sobre criminosos, incluindo nome, pseudônimo, endereço e até DNA. A ideia é centralizar dados estratégicos para rastrear facções em todo o país. Lewandowski afirmou que o Estado precisa estar “mais organizado do que o crime”, cada vez mais sofisticado.
Entre as medidas previstas estão apreensão de bens e valores durante investigações, infiltração de policiais e colaboradores nas facções, criação de pessoas jurídicas fictícias para operações e monitoramento de encontros de presos ligados ao crime organizado.
A pena para organização criminosa simples sobe de 3–8 anos para 5–10 anos, e agravantes como aliciamento de crianças, domínio territorial, uso de armas restritas ou morte de agentes de segurança podem dobrar a punição.
Facções dominam
Lewandowski alerta que o domínio territorial das facções deixa comunidades vulneráveis, sem saneamento, escolas ou saúde. Para enfrentar o problema, o ministério planeja retomar territórios ocupados por criminosos, combinando ação policial e avanço de serviços públicos.
O endurecimento das penas, segundo ele, não é solução única, mas funciona como fator de dissuasão, especialmente para os membros de menor escalão das facções.
O movimento social “Mensageiros do Riso” está de volta às ruas com a missão de transformar solidariedade em sorriso. O grupo, formado por voluntários, realiza ações em comunidades carentes levando alimentos, brinquedos, e momentos de afeto. Nesta semana, o Blog do BG, entrou em contato com os responsáveis e eles produziram um vídeo, com intuito de sensibilizar a população sobre a importância do apoio financeiro ao projeto.
Uma das formas encontradas pelo movimento para levantar recursos é a venda de rosas, buquês, e doces em festas e eventos, revertendo 100% do valor para as ações sociais. Agora, o chamado é para que mais pessoas se juntem, doando, divulgando ou participando.
A próxima ação já tem data marcada: 09 de novembro, especial Dia das Crianças, trazendo alegria para as crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade. Para que isso seja possível, o grupo conta com doações por pix.
📌 PIX para doação: 84981047882
Titular: Raquel Maria Baracho da Silva
Além da doação financeira, os voluntários reforçam a importância de ampliar a rede de solidariedade. Quem deseja acompanhar, apoiar ou participar das próximas ações pode seguir o movimento no Instagram e entrar em contato.
O ex-vereador de Parnamirim, Epifânio Bezerra de Lima, e dois de seus assessores foram condenados pelo Ministério Público do RN por improbidade administrativa. A sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública confirmou que o trio usou cargos na Câmara de Vereadores para enriquecimento ilícito e favorecimento de parentes e aliados.
As investigações revelaram que os assessores eram “funcionários fantasmas”, recebendo salários públicos sem cumprir qualquer atividade. Uma das servidoras é sobrinha do ex-parlamentar e admitiu não frequentar regularmente a Câmara, alegando estudar medicina na Universidade Federal da Paraíba, enquanto era deslocada ao município a mando do tio.
O outro assessor confessou que não cumpria expediente formal, afirmando que só “passava informações das comunidades ao vereador”, mantendo-se à disposição dele.
Segundo o MPRN, a prática teve intuito claro de beneficiar familiares e aliados, usando dinheiro público para despesas pessoais e educação dos parentes.
Mesmo com otimismo interno, caciques do PT já descartam vitória de Lula no primeiro turno das eleições de 2026. Fontes ouvidas pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, apontam que a polarização política vai forçar o petista a disputar segundo turno, independente de melhora na economia ou da popularidade do presidente.
Segundo líderes do partido, uma direita dividida não ajudaria Lula a bater os 50% dos votos válidos logo de cara. “Mesmo com vários candidatos adversários, ele não passa no primeiro turno”, resumem interlocutores do PT, revelando insegurança rara entre os próprios aliados do presidente.
O nome mais temido do lado de lá é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), embora ele negue pretensão de disputar a Presidência e diga que foca na reeleição estadual. Caso Tarcísio mude de ideia, outros líderes regionais, como Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, poderiam integrar a chapa de oposição, enquanto candidatos isolados seriam engolidos pela disputa.
O recado é claro: o cenário eleitoral ainda está aberto, mas o que se desenha é um Lula vulnerável, sem força para atropelar adversários no primeiro turno. Para a direita, a oportunidade de retomar o Palácio do Planalto em 2026 nunca esteve tão palpável.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com alegações finais pedindo a cassação dos diplomas do prefeito Léo de Doquinha, do vice João Eudes e do ex-prefeito Renato de Doquinha, assessor especial da atual gestão. O trio é acusado de abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024, conforme noticiou o perfil do Instagram @boragostoso.
Segundo o MPE, o ex-prefeito usou a máquina pública para beneficiar seus aliados. Entre janeiro e julho de 2024, a prefeitura contratou 385 servidores temporários sem justificativa plausível, fazendo o número de funcionários saltar de 411 para 796 — aumento de quase 94%.
A Promotoria diz que as contratações não tinham relação com calamidade ou aumento real de serviços, mas sim para influenciar votos, configurando o clássico “cabresto eleitoral” das cidades pequenas.
O documento, assinado pelo promotor Edisio Souto Neto em 22 de outubro de 2025, lembra ainda que o município já havia sido proibido, em decisão judicial transitada em 2023, de realizar contratações temporárias sem justificativa. Mesmo assim, o alerta foi ignorado e cerca de 800 pessoas foram contratadas em 2024, reforçando a suspeita de manipulação do pleito.
Diante das provas, o MPE requer cassação imediata dos diplomas e inelegibilidade de 8 anos para os três envolvidos. O caso tramita na 14ª Zona Eleitoral de Touros/RN e aguarda decisão da Justiça Eleitoral, que pode mexer fundo na política local.
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante publicou nesta terça-feira (21) o Decreto nº 2.053/2025, que estabelece novas regras para registro de ponto, controle de frequência, jornada de trabalho, banco de horas e regime de trabalho híbrido dos servidores municipais. O documento foi assinado pelo prefeito Jaime Calado (PSD) e marca um avanço importante na modernização e na transparência da gestão pública.
O Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE), que já funcionava em órgãos como Saúde, Juventude, Esporte e SAAE, será ampliado para todas as secretarias. Com biometria facial, o sistema garante mais segurança e confiabilidade, evitando falhas e permitindo um controle mais eficiente da presença dos servidores.
O decreto detalha diferentes modalidades de jornada — padrão, especial, reduzida, plantão/escalas e híbrida — e regulamenta o banco de horas, permitindo compensações controladas e evitando o acúmulo indevido de horas extras. Para reforçar a fiscalização, foram criados Fiscais de Ponto e um Comitê Permanente de Análise de Registro, responsáveis por acompanhar frequência e validar justificativas.
Durante os primeiros 60 dias, haverá uma fase piloto para adaptação e capacitação dos servidores, garantindo que a modernização do ponto eletrônico seja implementada sem atritos. O decreto já está em vigor e pode ser consultado na íntegra no Diário Oficial do Município: www.saogoncalo.rn.gov.br
.
Vai começar a temporada de protestos, servidores públicos, principalmente médicos, não gostam de ponto eletrônico porque ficam na obrigatoriedade de cumprir a carga horária de trabalho.
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes oficializou sua filiação ao PSDB nesta quarta-feira (22), em Fortaleza. A cerimônia teve a presença do ex-senador Tasso Jereissati, apontado como peça-chave para o retorno de Ciro ao partido, além de lideranças da oposição cearense. O Estado é hoje governado pelo petista Elmano de Freitas.
Ciro agradeceu a Jereissati pelo convite para “recomeçar sua vida pública” e chamou o ex-senador de “o maior estadista cearense”. Sem papas na língua, criticou a traição que sofreu no PDT e aproveitou para alfinetar Lula e o PT. “Para eles, pode tudo”, ironizou.
Ciro também reforçou a diferença da oposição com o PT: “Aqui não tem ladrão, e lá?”, cutucou. Líderes do PSDB esperam que o nome do ex-governador seja capaz de unificar a oposição contra Elmano de Freitas em 2026. Embora não confirme candidatura, Ciro avisou: “O tempo da libertação se aproxima. Moro pelo Brasil, mas mato pelo Ceará”.
O ex-ministro aproveitou para criticar o avanço de facções criminosas no Estado e o chamado “lulismo eterno” que quer se perpetuar no poder.
Já Tasso Jereissati destacou que Ciro terá duas missões históricas: reconstruir o PSDB e resgatar o orgulho de ser cearense. Ciro assumirá a presidência estadual do PSDB, enquanto o ex-prefeito José Sarto ficará à frente do diretório municipal de Fortaleza.
O prefeito de Serra Caiada, Joãozinho Furtado, alcançou o maior índice de aprovação entre os gestores municipais do Rio Grande do Norte, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Perfil. O levantamento mostra que 95,25% dos serracaiadenses aprovam a gestão do prefeito, enquanto apenas 2,25% a desaprovam.
Outros 2,50% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar, evidenciando o alto nível de satisfação da população com o trabalho desenvolvido pela administração municipal.
A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro, ouvindo 400 moradores com 16 anos ou mais em todas as regiões do município, incluindo a zona urbana e as comunidades rurais.
O levantamento tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%, o que reforça a credibilidade dos resultados e a expressiva aprovação da gestão de Joãozinho Furtado.
Gráfico: Divulgação/Instituto Perfil
Avanços e gestão
Os números refletem uma série de avanços concretos implementados em Serra Caiada. O município conta com 100% das vias asfaltadas, iluminação pública totalmente em LED e pagamento dos servidores rigorosamente em dia, com salário antecipado todos os meses.
Além disso, a cidade recebeu o Selo ATRICON Ouro em gestão fiscal, reconhecimento nacional que reforça o compromisso da administração com a transparência, a responsabilidade financeira e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Investimento urgente na área de segurança para que o turismo flua.
Sou paulista e estou horrorizada com a violência e assaltos em Natal.
Aqui tá pior que São Paulo!!!!
Cadê os investimentos na área de segurança.como incentivar o turismo. Como Governador como?
isturismo
Sou paulista e estou horrorizada com a violência e assaltos em Natal.
Aqui tá pior que São Paulo!!!!
Cadê os investimentos na área de segurança.como incentivar o turismo. Como Governador como?
Sujeira e muitos escorpiões em todo canto.
Se turistas soubessem disso com certeza para natal não viriam.
Investimento em segurança precisa ser feito com urgência.
Como incentivar os turistas a vir para Natal sem as mínimas condições de segurança!!!
Kkkkkkkkkkkkkk
Sonha zedobode!!!!
Sonhar não é proibido!
Do jeito que vai esse governo de Robson,Cabeção pode colocar a faixa de governador 2018!!!!
Horácio vc tá por fora!!!!!
Fale aí : quais as grandes obras de Carlos Eduardo?????
As licitações de transportes públicos nunca saíram pois os empresários são os que bancam a campanha dele.
A guarda municipal nem fardamento tem.
Dia 7 de setembro nem desfilaram por esse motivo.
As ruas de natal estão cheias de buraco e mal iluminadas, pois o serviço que a Semsur presta é de péssima qualidade.
O hospital municipal que ia ser referencia em Natal é um verdadeiro caos!
As unidades básicas de saúde são muito maquiadas, bonitas por fora e por dentro sem estrutura nenhuma.
E por aí vai!!!!
Fala sério!!!!!
Ser governador nesse estado ele nunca será, sem contar que é da oligarquia dos Alves que deixaram esse estado na situação que está.
O governador tem feito o possível e o impossível pra manter o estado de pé quando tantos já declararam falência como os estados do RJ e RS, e poi aí vai!
O atual prefeito só não será eleito governador ,em 2018,se não quiser.O atual governador vai no mesmo caminho do governo Rosalba ou, ainda pior, Micarla.
Horácio, a Tania tem razão. A crise atinge todos os estados. O governador tem boas intenções. Ele só não está fazendo mais porque as receitas do estado tem caído a cada mês. Sei que vc é um homem inteligente e sabe que o que estou dizendo é a realidade. Não vamos ser do tipo radicais, a ponto, de achar que só o RN está passando por essa situação. Sou funcionário do estado e entendo a situação que estamos passando. Devemos agradecer a Deus pelos nossos salários estarem apenas 10 dias de atraso, enquanto outros estados, estão dividindo o pagamento dos servidores em parcelas.