Jornalismo

Blitz em Pirangi provoca caos na volta pra casa e rush de mais 3 horas

Foto. Rodolfo Dantas

Quem foi de Natal para o show de Chiclete com Banana, ontem na Arena Circo da Folia, em Pirangi, enfrentou um verdadeiro caos na volta pra casa. Os policias fizeram um operação padrão na frente do condomínio Porto Brasil, pegando quem saia do Circo. Bafômetro geral nos motoristas. O problema é que a medida estava sendo em todos os carros. Eram mais de 1000 carros para cerca de 30 policiais com menos de 20 bafômetros. Resultado? Muito trânsito, congestionamento, irritação e engarrafamento de mais de duas horas. Algumas pessoas ficaram mais de 3 horas no rush.

O trânsito que começava em frente ao condomínio na saída de Pirangi do Norte, seguia por toda avenida Deputado Márcio Marinho e chegava na altura do Tanticos. Teve gente que desligou o carro e ficou esperando no meio da rua. Teve médico plantonista do Hospital Walfredo Gurgel que fcou preso por mais de 2 horas, teve turista de BH que perdeu o vôo, a própria banda Chiclete com Banana por pouco não perde o seu vôo. Até 6h ainda tinha gente presa no trânsito relatando estar parado há mais de três horas, aguardando a volta pra casa.

O blog não tem nada contra as blitzen, pelo contrário, elogia e elogiou por todo o verão a iniciativa. As blitz deste verão mostraram que o poder público atuou para garantir a segurança da população. Mas dessa forma parando um universo gigante de veículos com cerca de 30 policiais? Fica claro, que esse número de PMs é insuficiente para atender a essa demanda. As autoridades competentes deveriam rever esse planejamento.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Diário de uma Blitz no Rio Grande do Norte, Brasil

    Episódio “A Blitz da Lei Seca” 

     

    O relato Abaixo, é sobre o Detran  e Policia do Estado, que prenderam mais de 20
    mil pessoas, com mais de 1000 veiculos, para fazer o teste de bafômetro com um
    efetivo de 30 soldados e 20 bafometros.

     

    Imaginem
    o que aconteceu, teve cenas como:

    ·       
    Gente querendo
    um táxi, mas os mesmos estavam presos.

    ·       
    Gente que foi
    atropelada e entrou na SAMU e a mesma ficou presa no transito

    ·       
    Gente que
    levou tiro, e como a Samu esta no transito não teve socorro,

    ·       
    Gente que foi
    levar ferido de tiro ao hospital, saiu apavorado, e foi preso por ter álcool no
    sangue.

    ·       
    Brigas de
    motoristas

    ·       
    Juiz querendo
    ajudar, mas quando o carro dele chegou na frente da fila ele foi embora

    ·       
    E muita coisa
    interessante.

  2. Eu estava na Blitz e vi coisas que nunca deveria acontecer, Como uma ambulancia da SAMU que socorreu um moça que foi atropelada, e a Polícia não liberou o transito, e foi até a ambulancia ficar presa no transito. E depois teve uma pessoa que levo um tiro, e como não tinha ambulancia, teve uma pessoa que foi socorrer o ferido, e foi preso.

    Mais informações sobre o relato no meu facebook. 
    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=335543913146395&id=100000723673943&notif_t=like 

    Mas no final as baterias do bafometro acabaram, e o Equipe da Lei Seca, tinha que recarregar os bafometros, e isto ainda atrasava mais o transito.

  3. Medíocre, é quem bebe e vai dirigir… Medíocre, é quem se acha competente e só faz criticar. Medíocre, é essa geração coca-cola  ( acho que vc faz parte dela )  que acha o máximo encher a cara, embalados pelos enlatados da Bahia.   Medíocre, é o cidadão que não valoriza a vida, que é o seu caso. Da próxima vez, tome leite ninho e não duas latas de cerveja. Esta é a réplica. Assunto encerrado.

    1. Para seu conhecimento eu nao encho a cara. Nunca fiquei embriagado. E tenho plenas condições de dirigir depois que bebo apenas duas doses de uisque. Sempre agi assim e até hoje nao matei ninguem no transito. Ok? Vc é muito radical cara! Reflita e veja que tolerancia zero neste caso nao resolve nao. Gera é o congestionamento que vimos em pirangi. Vc é parente do presidente do Irã? É  favor da ditadura?

      Vc acha mesmo que quem bebe só duas doses de uisque pode matar no transito por conta dessas duas doses de uisque? Entao vc é uma pessoa muito radical e desequilibrada. Se trate viu.

      Me conte se na televisao vc ja viu algum caso de alguem que tenha bebido duas doses de uisque e tenha matado alguem no transito que aí eu me calo. Mas nao é isso o que acontece amigo. Quem causa acidente e deveria ser penalizado é quem bebe meio litro de uisque. Só assim a lei atinge o verdadeiro o objetivo para o qual foi criada e sem radicalismoos. A aplicação de uma lei exige, antes de mais nada, razoabilidade e bom senso.

  4. falo em quem tava em casa, com idosos e crianças dormindo, que foi o meu caso, e foi acordado 2 da manha pelos paredões de som, pois  já que ninguem andava, fizeram a baderna ali mesmo. aqui pra nós, vai gostar de merda longe, asa, netinho dorgival e ainda isso, sofrer pra ir e pra voltar! quem gosta desses eventos, tem mais é que sofrer, exercitar o ofício do natalense, aparecer e fazer barulho pra ser notado, e pensar que isso é o futuro do brasil!!

  5. As observações do Carlos Eduardo são absolutamente corretas. Se o cidadão não é obrigado a assoprar no bafômetro quer dizer que não seria coação o fato de receber uma penalidade administrativa (multa) por não fazê-lo (assoprar)? O que tenho visto nos últimos 3 anos, e mais contundentemente aqui no RN, é um verdadeiro DESVANEIO JURÍDICO na interpretação de tal dispositivo legal. Concordo com o colega Carlos Eduardo: Entrem com uma ação anulatória suscintando a declaração de inconstitucionalidade da lei. E pra dar mais trabalho pra PGE/RN processem também o Estado por danos morais.

  6. Prezados cidadãos natalenes, vcs sabiam que sem bafometro é
    possivel reduzir os mesmos acidentes e as mesmas mortes que com o bafometro? Vou dizer
    como: se todo dia tivesse fiscalização para pegar quem realmente
    estivesse embriagado (leia-se: pessoa que consumiu alcool
    excessivamente). Não queiramos ser aquele ser irracional que usa viseiras (um animal
    que so olha p/ frente) para me convencer que uma pessoa que bebe duas
    doses de uisque estaria embriagado e deveria pagar uma multa. Ate porque
    a sociedade natalense tem uma carencia enorme de pessoas inteligentes.
    Muitos nao tem bom senso por falta de inteligencia mesmo. Infelizmente.

    E digo mais: nao é a lei seca quem está diminuindo as
    estatisticas de mortes no transito. É tão-somente o aumento de
    fiscalização, que antes nao existia, que esta fazendo esse numero
    diminuir.

    P/ diminuir as mortes nao é necessario que milhares de
    cidadaos pais de familia que tenham bebido apenas duas doses de uisque
    seja constrangido a fazer bafometro sob pena de multa absurda de 957
    reais. REPITO: se antes houvesse a fiscalização que existe hoje, nao
    precisaria de lei seca inconstitucional para diminuir os indices de
    mortes no pais. Espero que mais pessoas inteligentes defendam essa
    bandeira para que nosso pais nao vire uma ditadura. Radicalismo nunca
    foi bom para nada na vida.

  7. Faço um apelo extremo aos 70 cidadãos que receberam multa nessa operação de lei seca nas proximidades do circo da folia ontem após o show de chiclete c/ banana, de forma que voces nao sejam violados em seus direitos constitucionais fundamentais:

    entrem na justiça c/ uma ação anulatória de multa contra o Estado, pois o Juiz, se assim entender, pode declarar incidentalmente (difusamente) a inconstitucionalidade dessa lei q obriga o cidadão a fazer bafometro sob pena de multa se houver recusa por parte do cidadão.

    Tem que existir a lei seca sim, MAS NÃO com essa redação injusta de obrigar o cidadao, sob pena de multa, a ter que produzir prova contra si mesmo, é um total absurdo jurídico. O cidadão nao pode ser coagido a pagar multa porque deixou de fazer bafometro. Muitos ontem produziram prova contra si mesmo para que nao fossem obrigados a pagar uma multa já de cara! Isso nao existe em Estado Democrático de Direito. No momento em que eu tenho que pagar uma multa porque recusei a produzir prova contra mim mesmo, podem ter certeza que nosso pais está voltando aos tempos da ditadura!!!

    Com essa imposição de pagar multa se houver recusa de fazer o bafometro, continua havendo sim a imposição do cidadao produzir prova contra si mesmo, pq coage o cidadao a produzir tal prova atraves de multa. O Estado arrecadou ontem 70 mil reais em multas. cada multa no valor de 957 reais. E 70 cidadãos pagaram a tal multa porque se recusaram a fazer o tal teste. E quem bater palmas p/ essa lei inconstitucional, eu de cara já considero um ditador!

  8. sou policial e estava de serviço no circo da folia, tbm fiquei de 4 horas da manha ate as 6.30 no engarrafamento… acho legal a iniciativa. mais tbm deveriam aumentar o efetivo de policiais pra aplicar a lei.  vcs estavam curtindo e nós que alem de trabalhar no evento ainda tivemos que ficar como vcs no meio do transito.  um absurdo. fazer o que se tem a mao de alguem nisso. sabado tou la dinovo.

  9. Fiquei 3h nesse maldito engarrafamento… Pior tinha DOIS postos de bafômetro, ou seja, tinha carro que era parado DUAS vezes! Fora a desorganização, falta de estrutura… Resumindo: CAOS!

  10. Uma das coisas bacanas que vi por lá,  foi policial AMBIENTAL realizando bafômetro… sendo que, ele pegava o saquinho e jogava no chão… no final, tanto o asfalto quanto os terrenos com vegetação na lateral das pistas estavam completamentos sujos… poluídos… 

    Parabéns a nossa Polícia Ambiental pela sua excelente participação!!!

  11. Muita reclamacao, na blitz de ontem, aqui em Pirangi. Prefiro ficar duas hs parado, dentro do carro,do que uma madrugada inteira nos corredores de um hospital. Ou na porta de um necroterio. Quem sabe, numa delegacia. Alcool misturado com chiclete com banana, e os enlatadaos made in Bahia, pode ser fatal. Se vc tem filhos, pense nisso. Se vc não tem, pense nos seus pais. A vida agradece. BLITZ LEI SECA. EU APOIO.

    1. entao voce é um medíocre meu amigo. Eu que nao vou ficar duas horas esperando uma blitz desorganizada e ditatorial. Existe lei p/ pessoa nao ficar mais de 30 minutos numa fila em banco. Voce acha que existe essa lei porque? Porque é extremamente desconfortante quando somos submetidos a uma situação que nao tem estrutura para atender satisfatoriamente os cidadaos, sejam em bancos, sejam em blitz, sejam em supermercados. É por conta de cidadaos passivos que nem voce, que nosso país é uma quase ditadura onde os governantes montam no nosso lombo e nao estão nem aí se vc esta bem ou mal. 

  12. Isso se chama DESRESPEITO AO CIDADAO DE BEM!!! Viu Governadora? Nas proximas eleições se depender de mim, a senhora governadora vai ficar sem nenhum cargo politico.
    Uma lei seca que esta sendo mal aplicada. Foi isso o que eu vi. O aplicador da lei tem que ter bom senso. E a falta de bom senso imperou ontem nessa blitz. Os policiais viram o congestionamento que eles proprios estavam causando e mesmo assim CONTINUARAM FAZENDO BAFOMETRO ATE COM QUEM ESTAVA VISIVELMENTE OTIMO PARA DIRIGIR. Um absurdo total. Numa situação dessas, o policial de bom senso so aplicaria bafometo no motorista que ele visse que estava visivelmente embriagado. Aí sim isso seria fazer bom uso da lei. Governadora, me nomeie secretario de estado dessa pasta aí, secretario da SESED que garanto que nenhum cidadao vai passar novamente por esse congestionamento. Mas a senhora bota gente incompetente para gerenciar nosso Estado, aí a senhora se queima. Eu ja teria exonerado há muito tempo o secretario da SESED e o tenente que comandou a operação dessa blitz ontem. Todos dois incompetentes e sem bom senso. Uma vaia de protesto é o que merecem. Sou um cidadao de bem, pago meus impostos em dia e nunca matei ninguem no transito só pq bebi duas latinhas de cerveja.

  13. eu concordo com a operaçao verao, mas tem quer ver tambem o lado do cidadao q esta sendo prejudicado por conta do encarrafamento, já q estao parando todos os carros, tem q aumentar a quantidade de policiais, até por q , estao arrecadando muito dinheiro com as multas.

  14. Presenciei hoje de madrugada um caos na volta para casa. O trânsito estava completamente parado por mais de 3 horas, até que decidimos pegar a estrada de Nisia Floresta para retornarmos. Quero deixar claro que quem estava dirigindo o carro não havia ingerido nem uma gota de alcool. No retorno passamos pela blitz que estava em frente ao Supershow e observamos a desorganização da equipe do Detran e da Policia de Trânsito pois o teste de bafometro foi realizado duas vezes no mesmo local.

    Qualquer leigo pode observar que houve exagero na fiscalização da administração, onde não foi obedecido o princípio Contitucional do Direito Administrativo da EFICIÊNCIA(é a obtenção do melhor resultado com o uso racional dos meios. Atualmente, na Administração Pública, a tendência é prevalência do controle de resultados sobre o controle de meios) e da RAZOABILIDADE (Os poderes concedidos à Administração devem ser exercidos na medida necessária ao atendimento do interesse coletivo, SEM EXAGEROS.).

    Quero deixar claro que concordo em 100% na fiscalização, mas esse tipo de fiscalização deve ser feito com organização, planejamento e bom senso. Pois a fiscalização deveria ter sido feita por amostragem, não geral como estavam querendo fazer. A maior prova disso foi que não fizeram em todos.

  15. Sinceramente, essas festas ja deram o q tinham q dar. O primeiro sinal de estresse começa na entrada da casa de show, onde as pessoas sequer respeitam qm está entrando afim de curtir um show no fds, de férias e com amigos e amigas de bem, com empurra-empurra, xingamentos (pq querem passar na frente dos outros a todo custo) e falta de respeito, um verdadeiro absurdo!!!! Não bastando as brigas la dentro, a truculência da segurança e a má educação de alguns, aí vc resolve sair mais cedo (02:40) pra não pegar o congestionamento, aí vem essa ação desorganizada e desorientada da polícia. Que se alguem tivesse passando mal alí, iria morrer lá msm, pq passar mais d 3 horas num congestionamento estressante, e de sono não merece aplausos por uma iniciativa que poderia ter provocado uma desordem sem tamanho,  é sem noção. Sem falar nos preços pra entrar no evento, absuuurdo. tinha gnt vendendo o camarote a R$ 300. O melhor detalhe é q não bebi, e passei por tudo isso!!!! Essas festinhas não me pegam mais, não mesmo!

  16. Eu entrei no carro as 02:30, sai antes do show acabar q era p n "pegar engarrafamento" chego em casa 07 h da manhã… muito indignada com a falta de preparo da Polícia. Concordo com blitz, acho q não deveriam acontecer só no verão, e sim todos os dias, mas com estrutura. Teve uma hora em que eu e minhas amigas entramos em pânico, pois começou uma briga e até tiros teve, ficamos sem saber o q fazer, pois íamos correr p onde??? Governadora quer mostrar serviço, equipe a Polícia, não mande os coitados fazerem essa palhaçada que foi não. 

  17. Bruno nunca presenciei tanto absurdo na minha vida, entrei no meu carro as 3:30 e passei em frente ao barramares eram exatamente 6:15. Pessoas deixavam o carro enfileirado no meio da pista e desligavam e desciam, fora que tinha um funil a altura dos estacionamentos do circo, pq faziam mao e contra mao com quem vai no outro sentido. desorganização total da policia. Ao inves de acelerarem a retirada das mesas e cadeiras na frente do circo para liberar o fluxo de carros no sentido litoral sul, ficaram inertes ao caos que acontecia. Sem falar nos animos que ja estavam acirrados, cansado, aliado com raiva, vontade de ir pra casa e bebida, o clima de "briga" era visivel na fila e a qualquer momento podia começar um quebra-quebra. Fica aqui registrado a minha indignação.

    1. Concordo plenamente com a Lei Seca, porém também tem que ter respeito com o cidadão, ví muitas pessoas dormindo dentro do carro, passei mais de 3 horas dentro do carro pois não havia como passar… Como foi falado aí, e se alguém estivesse passando mal? E as pessoas que estavam a caminho do trabalho? Em determinado momento começou uma briga e teve até tiro em frente ao paçoca de pilão; e para que 2 pontos de bafômetro? Saí do show às 3:20 e só cheguei em casa às 7:30. Total falta de respeito com o cidadão.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Casal potiguar ganha fama na internet e prêmios falando sobre decorações de casas

As redes sociais, em especial o Instagram, se transformaram em um amplo espaço de oportunidades para pessoas que querem falar sobre um determinado assunto. Os chamados ‘influenciadores digitais’ apareceram aos montes na internet, mas nem todos conseguem se destacar.

E um desses casos que deram certo é de um casal potiguar. Ada e Leonardo Xavier, ou simplesmente Ada e Léo para os seguidores, são donos do perfil @402apto (https://bit.ly/3i9pytR), criado em 2016, ano do casamento dos dois.

“Eu sempre buscava muitas inspirações pra conseguir me decidir o que queria para a nossa casa e por causa disso seguia alguns perfis de decoração, eram eles o perfil de Débora Alcântara @apartamento.33 e o de Rayssa Nicácio @apartamento84”, afirmou Ada.

Segundo a jovem de 27 anos, que nasceu em Currais Novos e desde pequena vive em Natal, a ideia inicial para o perfil partiu de Léo – que é de Picos, no Piauí, mas mora na capital potiguar também desde pequeno. “O Léo sugeriu que eu criasse o meu (perfil). No início não me animei, pois não imaginava que meu apartamento podia um dia ficar tão bonito quanto os que eu seguia”, disse. “Então, em um dia que estávamos esperando um fornecedor chegar até o apartamento, o Léo criou a nossa conta. Ele que escolheu o nome, tirou uma foto da porta e escolheu essa foto como perfil para o nosso Instagram”, recordou.

No início tudo foi feito de forma sem compromisso, apenas para registrar o dia a dia do apartamento 402. “Léo que era mais empolgado para postar as fotos no início, mas com o tempo eu criei gosto e falava que se ninguém visse aquilo, serviria como um registro dessa fase de reforma que eu achei muito gostosa. Mas daí que as pessoas foram chegando, nossa família, amigos… e com um mês chegamos à marca mil seguidores e isso era surpreendente pra gente”.

Com as coisas caminhando bem, a dedicação com o perfil começou a gerar frutos. Hoje ambos são formados em design de interiores e postam todos os dias stories com diversas dicas sobre decorações para os mais de 60 mil seguidores do @402apto (https://bit.ly/3i9pytR). “Quando penso em mudar algo aqui em casa, já penso como irei registrar isso para o insta e aí que as coisas vão surgindo. Me encontrei nesse trabalho e hoje divido boa parte do meu dia com as pessoas que me acompanham”, destacou Ada.

Com o empenho e a qualidade do conteúdo postado, Ada e Léo venceram, no início deste ano, o prêmio de Microinfluenciadores Digitais na Categoria Decoração da revista Negócios da Comunicação, que reconhece os profissionais, com perfis entre 10 mil e 100 mil seguidores, que se tornaram essenciais nas estratégias de comunicação e marketing.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI DA COVID NO RN: Kelps Lima quer convocar governador da Bahia e outros seis pra explicar compra de respiradores

Foto: João Gilberto / ALRN
O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), provável presidente da CPI da Covid que será instalada na próxima semana na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou nesta quarta-feira (28) que, assim que os trabalhos da comissão forem iniciados, vai pedir a convocação do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Para isso acontecer, será preciso que a maioria da comissão (que tem cinco membros) aprove o requerimento. A primeira reunião da CPI está marcada para o dia 4 de agosto. Nesta data, serão escolhidos o presidente e o relator. Já há um acordo para que Kelps Lima seja o presidente e para que o deputado Francisco do PT seja designado o relator.

Segundo Kelps, Rui Costa será chamado para depor na condição de presidente do Consórcio Nordeste, do qual o Governo do RN faz parte. Se for oficialmente convocado, o governador baiano terá de dar explicações à CPI sobre a compra frustrada de 300 respiradores pulmonares no auge da pandemia de Covid-19.

Grande Ponto

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF rebate Bolsonaro sobre combate da pandemia e diz que ‘uma mentira contada mil vezes não vira verdade’

Em mensagem postada em uma rede social nesta quarta-feira (28), o STF (Supremo Tribunal Federal) reafirmou que a corte não impediu o governo federal de agir no enfrentamento da Covid-19.

“O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!”, afirmou no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse reiteradas vezes que foi impedido de agir contra a Covid-19 em razão de uma decisão do Supremo.

Folhapress

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

No recriado Ministério do Trabalho, Onyx quer acelerar mudanças em legislação trabalhista para economia digital

A decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de recriar o Ministério do Trabalho e Previdência deve, na avaliação de técnicos da pasta, dar mais celeridade a projetos da área. Entre os principais temas está a economia digital.

Antes, assuntos trabalhistas e previdenciários eram tratados por uma secretaria que estava dentro da estrutura do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

À frente da nova pasta estará Onyx Lorenzoni, que deixou o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. O time do novo ministro deverá focar, por exemplo, nos prestadores de serviço por aplicativos de celular.

Folhapress

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

VOCÊ SABIA? Buquê para medalhistas nos Jogos Olímpicos celebra passado e futuro do Japão; confira história

Cada medalhista olímpico recebe um buquê de flores, com a mascote Miraitowa. São três flores que simbolizam o renascimento japonês depois do terremoto e tsunami que o devastaram em 2011 e nos quais morreram cerca de 20 mil pessoas.

O girassol dos buquês vem de Miyagi, cidade mais conhecida pelo cultivo de rosas, e representa a memória de quem foi afetado pela tragédia. Em Iwate, no litoral que enfrentou ondas gigantes, nascem as gentians, uma pequena flor azul brilhante. A terceira flor do buquê é a Eustonas, verde, colhida em Fukushima, cujos habitantes a desertaram por causa do acidente nuclear, provocado pelo tsunami.

Com informações do Diário do Poder.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil acelera e se aproxima dos EUA na vacinação; confira infográfico interativo

O esporte preferido do brasileiro, há muito tempo, é reclamar do Brasil e não poderia ser diferente na vacinação. Assim, mais de 102 milhões de pessoas vacinadas viram motivo de desdém, apesar de equivalerem a 48,7% da população, mais que os EUA quando flexibilizaram medidas de isolamento e tornaram facultativo o uso de máscara. Em aceleração, o Brasil deve ultrapassar em duas semanas os EUA que vacinaram 56,5%. A diferença de desempenho dos dois países é de 8 pontos percentuais. As informações são do jornalista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Enquanto os EUA vacinaram apenas 2,3% da população em julho (de 54,2% a 56,5%), Brasil deu um salto de 13,1% (de 35,6% a 48,7%). Segundo o Our World in Data, os EUA aplicaram cerca de 580 mil doses por dia na última semana, enquanto a média no Brasil é de 1,45 milhão. Apesar dos negacionistas da vacinação, o Brasil fez despencar a média de mortes para 1.070, a menor desde fevereiro. Ministério da Saúde já disponibilizou 171,3 milhões de vacinas, suficiente para aplicar ao menos uma dose em toda a população adulta do país.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher

O presidente Jair Bolsonaro sancionou hoje (28) o projeto de lei que cria o programa de cooperação Sinal Vermelho para combater a violência doméstica contra as mulheres. Com a medida, o governo, o Ministério Púbico e a Defensoria Pública poderão firmar parcerias com estabelecimentos privados para ajudar a encaminhar denúncias contra os agressores. As informações são do Diário do Poder.

A sanção, realizada durante cerimônia no Palácio do Planalto, oficializa para todo o país a medida, que foi implantada inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

Nesses casos, os estabelecimentos são treinados para ajudar vítimas de violência. Basta mostrar um X vermelho na palma da mão, pintado com batom ou tinta de caneta, para que o atendente, ou o farmacêutico, entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acionar a polícia.
Durante o evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o presidente Bolsonaro tem compromisso com o combate à violência contra a mulher.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Para melhorar popularidade, governo deve criar auxílio para compra de gás

Na tentativa de melhorar a sua popularidade, o governo do presidente Jair Bolsonaro pretende lançar um auxílio para a compra de gás de cozinha. A informação foi publicada nesta 5ª feira (29) pela Folha de S. Paulo.

Com os reajustes recentes promovidos pela Petrobras em suas refinarias, o preço do gás está pesando no bolso do brasileiro. Na região Norte do país, que opera com alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) mais elevadas e tem maior custo com o transporte, o botijão de 13 kg está na faixa de R$ 100. Porém, o valor extra não é exclusividade dos nortistas. Os preços aumentaram em todo o país.

O “vale-gás” é uma alternativa encontrada pelo governo diante da resistência da equipe econômica de intervir no preço do item. De acordo com o jornal, a medida tem ganhado força entre os aliados do presidente, incluindo o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil recebe mais 1,9 milhão de doses de vacinas via Covax Facility

Foto: RAMZI BOUDINA/REUTERS

O Brasil vai receber dois novos lotes de vacinas contra a covid-19 via consórcio global Covax Facility nesta quinta (29) e sexta-feira (30), num total de mais de 1,9 milhão de doses. Os imunizantes são da Astrazeneca/Oxford: serão 1,5 milhão de doses na quinta-feira (29) e 441,6 mil na sexta-feira (30).

A aliança internacional de vacinas para enfrentamento à pandemia já entregou à pasta cerca de 8 milhões de doses de imunizantes. Com as duas novas remessas, serão 9,9 milhões de unidades entregues, sendo 9,1 milhões da AstraZeneca/Oxford e 842,4 mil da Pfizer/BioNTech.

O contrato do Brasil com o Covax prevê a entrega de 42,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 de diferentes laboratórios até o fim de 2021. A aliança é liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros parceiros.

R7

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Nova York dará 100 dólares para pessoas que se vacinarem contra a covid-19

Foto: TPopova/Getty Images

A partir desta sexta-feira, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, oferecerá US$ 100 (R$ 515,21) para quem se vacinar contra a covid-19, segundo afirmou hoje o prefeito, Bill de Blasio.

A medida busca dar um novo impulso à campanha de imunização na Big Apple, que já conta com 10 milhões de doses aplicadas, apesar de, nas últimas semanas, ter sido registrada uma queda no ritmo do processo.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelas autoridades, 54,4% da população (8,3 milhões de pessoas), estão totalmente imunizadas contra a covid-19 a partir da vacinação, índice que sobe para 65,5% quando só adultos são levados em conta.

Em entrevista coletiva, De Blasio destacou que o uso de agentes imunizantes é o único meio de garantir a recuperação da cidade e defendeu a importância dos incentivos financeiros para a população de Nova York.

“Nos centros de vacinação administrados pela cidade, quando você toma a primeira dose, receberá US$ 100”, garantiu o prefeito.

Anteriormente, a prefeitura de Nova York já havia dado diversos estímulos à população, incluindo lanches grátis e até sorteio de prêmios que poderiam chegar a US$ 5 milhões (R$ 25,7 milhões).

UOL

Comente aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *