Jornalismo

Blitz em Pirangi provoca caos na volta pra casa e rush de mais 3 horas

Foto. Rodolfo Dantas

Quem foi de Natal para o show de Chiclete com Banana, ontem na Arena Circo da Folia, em Pirangi, enfrentou um verdadeiro caos na volta pra casa. Os policias fizeram um operação padrão na frente do condomínio Porto Brasil, pegando quem saia do Circo. Bafômetro geral nos motoristas. O problema é que a medida estava sendo em todos os carros. Eram mais de 1000 carros para cerca de 30 policiais com menos de 20 bafômetros. Resultado? Muito trânsito, congestionamento, irritação e engarrafamento de mais de duas horas. Algumas pessoas ficaram mais de 3 horas no rush.

O trânsito que começava em frente ao condomínio na saída de Pirangi do Norte, seguia por toda avenida Deputado Márcio Marinho e chegava na altura do Tanticos. Teve gente que desligou o carro e ficou esperando no meio da rua. Teve médico plantonista do Hospital Walfredo Gurgel que fcou preso por mais de 2 horas, teve turista de BH que perdeu o vôo, a própria banda Chiclete com Banana por pouco não perde o seu vôo. Até 6h ainda tinha gente presa no trânsito relatando estar parado há mais de três horas, aguardando a volta pra casa.

O blog não tem nada contra as blitzen, pelo contrário, elogia e elogiou por todo o verão a iniciativa. As blitz deste verão mostraram que o poder público atuou para garantir a segurança da população. Mas dessa forma parando um universo gigante de veículos com cerca de 30 policiais? Fica claro, que esse número de PMs é insuficiente para atender a essa demanda. As autoridades competentes deveriam rever esse planejamento.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Diário de uma Blitz no Rio Grande do Norte, Brasil

    Episódio “A Blitz da Lei Seca” 

     

    O relato Abaixo, é sobre o Detran  e Policia do Estado, que prenderam mais de 20
    mil pessoas, com mais de 1000 veiculos, para fazer o teste de bafômetro com um
    efetivo de 30 soldados e 20 bafometros.

     

    Imaginem
    o que aconteceu, teve cenas como:

    ·       
    Gente querendo
    um táxi, mas os mesmos estavam presos.

    ·       
    Gente que foi
    atropelada e entrou na SAMU e a mesma ficou presa no transito

    ·       
    Gente que
    levou tiro, e como a Samu esta no transito não teve socorro,

    ·       
    Gente que foi
    levar ferido de tiro ao hospital, saiu apavorado, e foi preso por ter álcool no
    sangue.

    ·       
    Brigas de
    motoristas

    ·       
    Juiz querendo
    ajudar, mas quando o carro dele chegou na frente da fila ele foi embora

    ·       
    E muita coisa
    interessante.

  2. Eu estava na Blitz e vi coisas que nunca deveria acontecer, Como uma ambulancia da SAMU que socorreu um moça que foi atropelada, e a Polícia não liberou o transito, e foi até a ambulancia ficar presa no transito. E depois teve uma pessoa que levo um tiro, e como não tinha ambulancia, teve uma pessoa que foi socorrer o ferido, e foi preso.

    Mais informações sobre o relato no meu facebook. 
    http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=335543913146395&id=100000723673943&notif_t=like 

    Mas no final as baterias do bafometro acabaram, e o Equipe da Lei Seca, tinha que recarregar os bafometros, e isto ainda atrasava mais o transito.

  3. Medíocre, é quem bebe e vai dirigir… Medíocre, é quem se acha competente e só faz criticar. Medíocre, é essa geração coca-cola  ( acho que vc faz parte dela )  que acha o máximo encher a cara, embalados pelos enlatados da Bahia.   Medíocre, é o cidadão que não valoriza a vida, que é o seu caso. Da próxima vez, tome leite ninho e não duas latas de cerveja. Esta é a réplica. Assunto encerrado.

    1. Para seu conhecimento eu nao encho a cara. Nunca fiquei embriagado. E tenho plenas condições de dirigir depois que bebo apenas duas doses de uisque. Sempre agi assim e até hoje nao matei ninguem no transito. Ok? Vc é muito radical cara! Reflita e veja que tolerancia zero neste caso nao resolve nao. Gera é o congestionamento que vimos em pirangi. Vc é parente do presidente do Irã? É  favor da ditadura?

      Vc acha mesmo que quem bebe só duas doses de uisque pode matar no transito por conta dessas duas doses de uisque? Entao vc é uma pessoa muito radical e desequilibrada. Se trate viu.

      Me conte se na televisao vc ja viu algum caso de alguem que tenha bebido duas doses de uisque e tenha matado alguem no transito que aí eu me calo. Mas nao é isso o que acontece amigo. Quem causa acidente e deveria ser penalizado é quem bebe meio litro de uisque. Só assim a lei atinge o verdadeiro o objetivo para o qual foi criada e sem radicalismoos. A aplicação de uma lei exige, antes de mais nada, razoabilidade e bom senso.

  4. falo em quem tava em casa, com idosos e crianças dormindo, que foi o meu caso, e foi acordado 2 da manha pelos paredões de som, pois  já que ninguem andava, fizeram a baderna ali mesmo. aqui pra nós, vai gostar de merda longe, asa, netinho dorgival e ainda isso, sofrer pra ir e pra voltar! quem gosta desses eventos, tem mais é que sofrer, exercitar o ofício do natalense, aparecer e fazer barulho pra ser notado, e pensar que isso é o futuro do brasil!!

  5. As observações do Carlos Eduardo são absolutamente corretas. Se o cidadão não é obrigado a assoprar no bafômetro quer dizer que não seria coação o fato de receber uma penalidade administrativa (multa) por não fazê-lo (assoprar)? O que tenho visto nos últimos 3 anos, e mais contundentemente aqui no RN, é um verdadeiro DESVANEIO JURÍDICO na interpretação de tal dispositivo legal. Concordo com o colega Carlos Eduardo: Entrem com uma ação anulatória suscintando a declaração de inconstitucionalidade da lei. E pra dar mais trabalho pra PGE/RN processem também o Estado por danos morais.

  6. Prezados cidadãos natalenes, vcs sabiam que sem bafometro é
    possivel reduzir os mesmos acidentes e as mesmas mortes que com o bafometro? Vou dizer
    como: se todo dia tivesse fiscalização para pegar quem realmente
    estivesse embriagado (leia-se: pessoa que consumiu alcool
    excessivamente). Não queiramos ser aquele ser irracional que usa viseiras (um animal
    que so olha p/ frente) para me convencer que uma pessoa que bebe duas
    doses de uisque estaria embriagado e deveria pagar uma multa. Ate porque
    a sociedade natalense tem uma carencia enorme de pessoas inteligentes.
    Muitos nao tem bom senso por falta de inteligencia mesmo. Infelizmente.

    E digo mais: nao é a lei seca quem está diminuindo as
    estatisticas de mortes no transito. É tão-somente o aumento de
    fiscalização, que antes nao existia, que esta fazendo esse numero
    diminuir.

    P/ diminuir as mortes nao é necessario que milhares de
    cidadaos pais de familia que tenham bebido apenas duas doses de uisque
    seja constrangido a fazer bafometro sob pena de multa absurda de 957
    reais. REPITO: se antes houvesse a fiscalização que existe hoje, nao
    precisaria de lei seca inconstitucional para diminuir os indices de
    mortes no pais. Espero que mais pessoas inteligentes defendam essa
    bandeira para que nosso pais nao vire uma ditadura. Radicalismo nunca
    foi bom para nada na vida.

  7. Faço um apelo extremo aos 70 cidadãos que receberam multa nessa operação de lei seca nas proximidades do circo da folia ontem após o show de chiclete c/ banana, de forma que voces nao sejam violados em seus direitos constitucionais fundamentais:

    entrem na justiça c/ uma ação anulatória de multa contra o Estado, pois o Juiz, se assim entender, pode declarar incidentalmente (difusamente) a inconstitucionalidade dessa lei q obriga o cidadão a fazer bafometro sob pena de multa se houver recusa por parte do cidadão.

    Tem que existir a lei seca sim, MAS NÃO com essa redação injusta de obrigar o cidadao, sob pena de multa, a ter que produzir prova contra si mesmo, é um total absurdo jurídico. O cidadão nao pode ser coagido a pagar multa porque deixou de fazer bafometro. Muitos ontem produziram prova contra si mesmo para que nao fossem obrigados a pagar uma multa já de cara! Isso nao existe em Estado Democrático de Direito. No momento em que eu tenho que pagar uma multa porque recusei a produzir prova contra mim mesmo, podem ter certeza que nosso pais está voltando aos tempos da ditadura!!!

    Com essa imposição de pagar multa se houver recusa de fazer o bafometro, continua havendo sim a imposição do cidadao produzir prova contra si mesmo, pq coage o cidadao a produzir tal prova atraves de multa. O Estado arrecadou ontem 70 mil reais em multas. cada multa no valor de 957 reais. E 70 cidadãos pagaram a tal multa porque se recusaram a fazer o tal teste. E quem bater palmas p/ essa lei inconstitucional, eu de cara já considero um ditador!

  8. sou policial e estava de serviço no circo da folia, tbm fiquei de 4 horas da manha ate as 6.30 no engarrafamento… acho legal a iniciativa. mais tbm deveriam aumentar o efetivo de policiais pra aplicar a lei.  vcs estavam curtindo e nós que alem de trabalhar no evento ainda tivemos que ficar como vcs no meio do transito.  um absurdo. fazer o que se tem a mao de alguem nisso. sabado tou la dinovo.

  9. Fiquei 3h nesse maldito engarrafamento… Pior tinha DOIS postos de bafômetro, ou seja, tinha carro que era parado DUAS vezes! Fora a desorganização, falta de estrutura… Resumindo: CAOS!

  10. Uma das coisas bacanas que vi por lá,  foi policial AMBIENTAL realizando bafômetro… sendo que, ele pegava o saquinho e jogava no chão… no final, tanto o asfalto quanto os terrenos com vegetação na lateral das pistas estavam completamentos sujos… poluídos… 

    Parabéns a nossa Polícia Ambiental pela sua excelente participação!!!

  11. Muita reclamacao, na blitz de ontem, aqui em Pirangi. Prefiro ficar duas hs parado, dentro do carro,do que uma madrugada inteira nos corredores de um hospital. Ou na porta de um necroterio. Quem sabe, numa delegacia. Alcool misturado com chiclete com banana, e os enlatadaos made in Bahia, pode ser fatal. Se vc tem filhos, pense nisso. Se vc não tem, pense nos seus pais. A vida agradece. BLITZ LEI SECA. EU APOIO.

    1. entao voce é um medíocre meu amigo. Eu que nao vou ficar duas horas esperando uma blitz desorganizada e ditatorial. Existe lei p/ pessoa nao ficar mais de 30 minutos numa fila em banco. Voce acha que existe essa lei porque? Porque é extremamente desconfortante quando somos submetidos a uma situação que nao tem estrutura para atender satisfatoriamente os cidadaos, sejam em bancos, sejam em blitz, sejam em supermercados. É por conta de cidadaos passivos que nem voce, que nosso país é uma quase ditadura onde os governantes montam no nosso lombo e nao estão nem aí se vc esta bem ou mal. 

  12. Isso se chama DESRESPEITO AO CIDADAO DE BEM!!! Viu Governadora? Nas proximas eleições se depender de mim, a senhora governadora vai ficar sem nenhum cargo politico.
    Uma lei seca que esta sendo mal aplicada. Foi isso o que eu vi. O aplicador da lei tem que ter bom senso. E a falta de bom senso imperou ontem nessa blitz. Os policiais viram o congestionamento que eles proprios estavam causando e mesmo assim CONTINUARAM FAZENDO BAFOMETRO ATE COM QUEM ESTAVA VISIVELMENTE OTIMO PARA DIRIGIR. Um absurdo total. Numa situação dessas, o policial de bom senso so aplicaria bafometo no motorista que ele visse que estava visivelmente embriagado. Aí sim isso seria fazer bom uso da lei. Governadora, me nomeie secretario de estado dessa pasta aí, secretario da SESED que garanto que nenhum cidadao vai passar novamente por esse congestionamento. Mas a senhora bota gente incompetente para gerenciar nosso Estado, aí a senhora se queima. Eu ja teria exonerado há muito tempo o secretario da SESED e o tenente que comandou a operação dessa blitz ontem. Todos dois incompetentes e sem bom senso. Uma vaia de protesto é o que merecem. Sou um cidadao de bem, pago meus impostos em dia e nunca matei ninguem no transito só pq bebi duas latinhas de cerveja.

  13. eu concordo com a operaçao verao, mas tem quer ver tambem o lado do cidadao q esta sendo prejudicado por conta do encarrafamento, já q estao parando todos os carros, tem q aumentar a quantidade de policiais, até por q , estao arrecadando muito dinheiro com as multas.

  14. Presenciei hoje de madrugada um caos na volta para casa. O trânsito estava completamente parado por mais de 3 horas, até que decidimos pegar a estrada de Nisia Floresta para retornarmos. Quero deixar claro que quem estava dirigindo o carro não havia ingerido nem uma gota de alcool. No retorno passamos pela blitz que estava em frente ao Supershow e observamos a desorganização da equipe do Detran e da Policia de Trânsito pois o teste de bafometro foi realizado duas vezes no mesmo local.

    Qualquer leigo pode observar que houve exagero na fiscalização da administração, onde não foi obedecido o princípio Contitucional do Direito Administrativo da EFICIÊNCIA(é a obtenção do melhor resultado com o uso racional dos meios. Atualmente, na Administração Pública, a tendência é prevalência do controle de resultados sobre o controle de meios) e da RAZOABILIDADE (Os poderes concedidos à Administração devem ser exercidos na medida necessária ao atendimento do interesse coletivo, SEM EXAGEROS.).

    Quero deixar claro que concordo em 100% na fiscalização, mas esse tipo de fiscalização deve ser feito com organização, planejamento e bom senso. Pois a fiscalização deveria ter sido feita por amostragem, não geral como estavam querendo fazer. A maior prova disso foi que não fizeram em todos.

  15. Sinceramente, essas festas ja deram o q tinham q dar. O primeiro sinal de estresse começa na entrada da casa de show, onde as pessoas sequer respeitam qm está entrando afim de curtir um show no fds, de férias e com amigos e amigas de bem, com empurra-empurra, xingamentos (pq querem passar na frente dos outros a todo custo) e falta de respeito, um verdadeiro absurdo!!!! Não bastando as brigas la dentro, a truculência da segurança e a má educação de alguns, aí vc resolve sair mais cedo (02:40) pra não pegar o congestionamento, aí vem essa ação desorganizada e desorientada da polícia. Que se alguem tivesse passando mal alí, iria morrer lá msm, pq passar mais d 3 horas num congestionamento estressante, e de sono não merece aplausos por uma iniciativa que poderia ter provocado uma desordem sem tamanho,  é sem noção. Sem falar nos preços pra entrar no evento, absuuurdo. tinha gnt vendendo o camarote a R$ 300. O melhor detalhe é q não bebi, e passei por tudo isso!!!! Essas festinhas não me pegam mais, não mesmo!

  16. Eu entrei no carro as 02:30, sai antes do show acabar q era p n "pegar engarrafamento" chego em casa 07 h da manhã… muito indignada com a falta de preparo da Polícia. Concordo com blitz, acho q não deveriam acontecer só no verão, e sim todos os dias, mas com estrutura. Teve uma hora em que eu e minhas amigas entramos em pânico, pois começou uma briga e até tiros teve, ficamos sem saber o q fazer, pois íamos correr p onde??? Governadora quer mostrar serviço, equipe a Polícia, não mande os coitados fazerem essa palhaçada que foi não. 

  17. Bruno nunca presenciei tanto absurdo na minha vida, entrei no meu carro as 3:30 e passei em frente ao barramares eram exatamente 6:15. Pessoas deixavam o carro enfileirado no meio da pista e desligavam e desciam, fora que tinha um funil a altura dos estacionamentos do circo, pq faziam mao e contra mao com quem vai no outro sentido. desorganização total da policia. Ao inves de acelerarem a retirada das mesas e cadeiras na frente do circo para liberar o fluxo de carros no sentido litoral sul, ficaram inertes ao caos que acontecia. Sem falar nos animos que ja estavam acirrados, cansado, aliado com raiva, vontade de ir pra casa e bebida, o clima de "briga" era visivel na fila e a qualquer momento podia começar um quebra-quebra. Fica aqui registrado a minha indignação.

    1. Concordo plenamente com a Lei Seca, porém também tem que ter respeito com o cidadão, ví muitas pessoas dormindo dentro do carro, passei mais de 3 horas dentro do carro pois não havia como passar… Como foi falado aí, e se alguém estivesse passando mal? E as pessoas que estavam a caminho do trabalho? Em determinado momento começou uma briga e teve até tiro em frente ao paçoca de pilão; e para que 2 pontos de bafômetro? Saí do show às 3:20 e só cheguei em casa às 7:30. Total falta de respeito com o cidadão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eriko Jácome declara apoio para o Senado: “Meu primeiro voto será de Styvenson

Foto: reprodução

Em entrevista concedida na tarde desta segunda-feira (7), o presidente da Câmara Municipal de Natal e também presidente da FECAM, Eriko Jácome, declarou publicamente que seu primeiro voto para o Senado Federal em 2026 será para o senador Styvenson Valentim, que deve disputar a reeleição.

“Eu admiro muito a trajetória de Styvenson, principalmente porque ela se cruza com a minha em pontos muito sensíveis. Ambos perdemos nossas mães para o câncer, e isso criou entre nós um elo forte na luta contra essa doença. Temos trabalhado nessa bandeira e isso gerou uma conexão verdadeira, de propósito e compromisso”, afirmou Eriko.

O presidente também ressaltou que integra o grupo político do prefeito Paulinho Freire e que seguirá alinhado com ele na escolha do segundo nome ao Senado, formando uma “casadinha” com Styvenson nas eleições de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Motociclista atravessa carro em acidente e causa vazamento de combustível na Felizardo Moura

Um motociclista colidiu com um carro e atravessou o veículo na tarde desta segunda-feira (7), na Avenida Felizardo Moura, na zona Oeste de Natal. O acidente aconteceu por volta das 14h30.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), ao ser atingido pela motocicleta, o motorista do carro também colidiu com um ônibus, o que provocou vazamento de combustível na pista.

Segundo a STTU, os envolvidos no acidente sofreram algumas escoriações, mas passam bem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros.

O Corpo de Bombeiros também foi chamado para realizar a limpeza da pista. A ponte de Igapó permanece engarrafada nos dois sentidos.

98FMNatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

protestos

Servidores do Detran-RN decidem paralisar atividades durante dois dias

Foto: Reprodução Detran-RN

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) decidiram suspender as atividades nesta terça-feira (8) e no dia 15 de julho. As paralisações, com duração de 24 horas, afetarão o atendimento ao público em todas as unidades do órgão, tanto em Natal quanto no interior do estado. A mobilização foi decidida em assembleia realizada em 3 de julho e coordenada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), após a ausência de respostas do Governo do Estado às reivindicações da categoria.

Durante os dois dias de paralisação, estão previstos atos públicos e piquetes. Na terça-feira (8), os protestos ocorrerão nas sedes do Detran em todo o estado. Já no dia 15, os trabalhadores irão se concentrar no Centro Administrativo, em frente à Governadoria.

A categoria cobra uma proposta concreta para a pauta de 2025, que inclui, entre outros pontos, a autonomia administrativa e financeira do Detran, o fim das terceirizações, a implantação do Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ), o reajuste do auxílio-alimentação, a definição de pisos salariais e a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), com reenquadramento funcional e reconhecimento de atribuições.

Apesar do crescimento na arrecadação do Detran e da folha de pagamento representar apenas 18% da receita da autarquia, que é equivalente a 0,41% da folha estadual, os trabalhadores afirmam que o Governo do Estado segue sem apresentar propostas concretas, inclusive sobre pontos que não implicam impacto financeiro direto.

98FMNatal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previsão do tempo

Inmet emite alerta de acumulado de chuvas para 85 cidades do RN

Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuvas para 85 municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Natal. O aviso é válido até as 10h desta terça-feira 8.

Segundo o órgão, o alerta é de cor amarela, que representa “perigo potencial” — o nível mais baixo na escala de severidade do Inmet. Acima dele estão os níveis laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.

De acordo com o Inmet, esse tipo de alerta considera apenas o volume das chuvas, diferentemente do aviso de chuvas intensas, que leva em conta também descargas elétricas e ventanias — o que não está previsto neste caso.

Ainda conforme o órgão, o risco é considerado baixo para alagamentos e pequenos deslizamentos, nas cidades que apresentam áreas com essa possibilidade.

O Inmet recomenda:

  • evitar enfrentar o mau tempo;
  • observar alterações em encostas;
  • evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

Em caso de necessidade, os contatos indicados são a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Cidades incluídas no alerta:

Assú, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Areia Branca, Arês, Baía Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Carnaubais, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Espírito Santo, Extremoz, Fernando Pedroza, Galinhos, Goianinha, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Jandaíra, Januário Cicco, Jardim de Angicos, João Câmara, Jundiá, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parazinho, Parnamirim, Passagem, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Poço Branco, Porto do Mangue, Pureza, Riachuelo, Rio do Fogo, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Caiada, Serra do Mel, Serrinha, Sítio Novo, Taipu, Tangará, Tibau, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

AgoraRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Superlotação mantém pacientes intubados em quatro salas de cirurgia no Walfredo Gurgel, denuncia Sindsaúde

Foto: Reprodução/Sindsaúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, iniciou a semana com superlotação e bloqueio de quatro salas de cirurgia. Segundo denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), os espaços estão ocupados por pacientes intubados que aguardam transferência para leitos de UTI.

A situação foi confirmada na manhã desta segunda-feira 7 e se mantinha até a tarde do mesmo dia.

“É uma situação muito séria, o corredor está cheio de pacientes, inclusive dos dois lados”, afirmou Rosália Fernandes, diretora do Sindsaúde e assistente social do hospital.

De acordo com o levantamento feito pelo sindicato, quatro pacientes permanecem intubados no Centro Cirúrgico. Outros três, também entubados, aguardam vaga de UTI no setor de Politrauma, e mais um paciente entubado está no setor de atendimento clínico.

Com a ocupação das salas por pacientes que não podem ser transferidos, apenas duas salas de cirurgia seguem em funcionamento. Técnicos e técnicas de enfermagem relataram sobrecarga de trabalho, já que precisam atender tanto os pacientes internados nas salas bloqueadas quanto os procedimentos em andamento.

O sindicato afirma que a superlotação no Walfredo Gurgel é recorrente e que os problemas não foram resolvidos por gestões anteriores ou pela atual, da governadora Fátima Bezerra (PT). Segundo o Sindsaúde, “as soluções apresentadas pelo governo Fátima Bezerra e seus antecessores só foram paliativas e ineficazes”.

A entidade defende maior investimento na atenção básica e nos hospitais regionais como medida para enfrentar a crise.

AgoraRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Trump faz pedido a Eduardo Bolsonaro sobre Alexandre de Moraes

Foto: Joyce N. Boghosian/Casa Branca

Integrantes do governo de Donald Trump fizeram um pedido ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante reunião nos Estados Unidos.

A Casa Branca solicitou ao parlamentar que não fale com terceiros sobre sanções estudadas por Washington contra o ministro Alexandre de Moraes (STF).

Segundo interlocutores de Trump, o vazamento poderia atrapalhar a implementação das diferentes medidas em análise.

Após tomar conhecimento de que os Estados Unidos estudam punir Moraes com a severa Lei Magnitsky, o presidente Lula acionou o Itamaraty para tentar demover a Casa Branca de prosseguir com a iniciativa.

Os esforços diplomáticos, contudo, não alcançaram, ao menos por ora, o resultado esperado pelo Palácio do Planalto.

Lula critica Donald Trump

Nesta segunda-feira (7/70, Lula acusou Donald Trump de interferir na soberania do Brasil por dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de perseguição.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Empresas chinesas aumentam compras de minas no exterior em 2024


Empresas chinesas compraram 10 minas no exterior em 2024. Os negócios somam R$ 541 milhões, maior volume da história do país, segundo dados da S&P (Standard & Poor’s) e Mergermarket levantados pelo jornal Financial Times. 

Segundo a consultoria, o movimento faz parte da estratégia da China para garantir matérias-primas essenciais em um cenário de tensão geopolítica. O país busca finalizar investimentos antes que encontre mais resistência em mercados como Canadá e Estados Unidos.

Um estudo do centro de pesquisa GAI (Griffith Asia Institute) confirma que 2024 foi o período com maior atividade para investimentos chineses em mineração e construção no exterior desde 2013.

Grupos mineradores chineses como CMOC (China Molybdenum Co), MMG (Minerals and Metals Group) e Zijin Mining lideram essas aquisições, competindo por ativos estratégicos globalmente. Empresas ocidentais e fundos de investimento como a Appian Capital Advisory frequentemente aparecem como vendedores nas transações.

O diretor do GAI, Christoph Nedopil, afirma que os investimentos chineses em mineração permanecem elevados, alinhados com a transição do país para manufatura de alta tecnologia, como baterias e tecnologias de energia renovável. 

A Zijin Mining divulgou planos para comprar uma mina de ouro no Cazaquistão por US$ 1,2 bilhão (R$ 6,49 bilhões) em 2025.  Em abril, a Baiyin Nonferrous Group comprou a mina brasileira Mineração Vale Verde por US$ 420 milhões (R$ 2,27 bilhões) da Appian Capital Advisory.

As operações ocorrem em diversos países ricos em recursos minerais, com foco especial em nações em desenvolvimento da África e da América Latina. Canadá e Austrália mostram crescente cautela em relação aos investimentos chineses em seus territórios, segundo a pesquisa. 

O fundador da Appian Capital Advisory, Michael Scherb, diz que houve “mais atividade nos últimos 12 meses porque os grupos chineses acreditam que têm essa janela de curto prazo. Eles estão tentando fazer muitas fusões e aquisições antes que a geopolítica fique difícil”.

Scherb afirma que há uma mudança na abordagem do governo chinês. “Houve uma sofisticação nas estratégias de fusões e aquisições de saída dos compradores chineses”, afirmou ao Financial Times. 

“O governo chinês costumava selecionar um comprador por processo de venda de ativos e apoiar esse grupo. O que evoluiu nos últimos 3 a 4 anos é que o governo está permitindo que grupos chineses concorram entre si. Isso significa que eles não temem mais perder para o Ocidente”, diz.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PODIA TER FICADO SEM ESSA: Moro critica Lula por encontro com Cristina Kirchner e aponta incoerência em fala sobre Trump

Foto: reprodução

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), utilizou suas redes sociais para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em publicação feita nesta segunda-feira (07), Moro apontou o que considera uma incoerência na postura do chefe do Executivo brasileiro em relação à política internacional.

Na postagem, o ex-juiz federal disse:

“Lula critica Trump por defender Bolsonaro, alegando indevida intromissão nos assuntos internos do Brasil, mas, há uma semana, ele, Lula, abraçou a corrupta Cristina Kirchner e mentiu que ela seria vítima de injustiça na Argentina. Ainda teve tempo de posar para uma foto ridícula.”

A fala de Moro faz referência à visita recente de Lula à ex-presidente argentina Cristina Kirchner, condenada por corrupção e atualmente em prisão domiciliar. O encontro aconteceu em Buenos Aires, durante a passagem de Lula pela Argentina para participar da cúpula do Mercosul. Nas redes sociais, o presidente brasileiro compartilhou uma foto ao lado de Kirchner e afirmou que ela era vítima de “perseguição política”.

Moro criticou o gesto e comparou com a recente fala de Lula contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu em defesa de Jair Bolsonaro. Para Lula, a declaração de Trump representou uma “intromissão nos assuntos internos do Brasil”. A crítica ocorreu após Trump dizer que Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição política no país.

A publicação de Moro repercutiu rapidamente nas redes sociais, com apoiadores do senador reforçando as críticas à aproximação de Lula com Kirchner.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Dê palpite na sua vida e não na nossa”, diz Lula a Trump após presidente dos EUA prestar apoio a Bolsonaro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou à imprensa, nesta segunda-feira (7/7), horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestar nas redes sociais em apoio a Jair Bolsonaro (PL).

O presidente brasileiro, que já havia soltado uma postagem nas redes reafirmando a soberania brasileira, tentou minimizar a fala de Trump, mas não deixou de critica-la. “Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Eu tenho coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, tem regra, esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida e não na nossa”, disse o presidente. O petista discursou ao final da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, e também fez um balanço sobre a reunião de líderes.

Minutos antes, o chefe do Planalto divulgou uma nota, sem mencionar a declaração do republicano, em que ressalta a soberania do país e afirma que o Brasil “não aceita interferência”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem em sua rede social, acusando o Brasil de fazer “caça às bruxas” com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em referência ao processo a qual ele responde por tentativa de golpe de Estado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ala do PT denuncia compra de votos em eleição interna do partido no Rio de Janeiro

Foto: Anderson Barbosa/PE

Realizado com cédulas de papel, o Processo de Eleição Direta (PED) do PT, ocorrido neste domingo (6), foi marcado por denúncias de compra de votos feitas por integrantes da corrente interna ‘Articulação de Esquerda’.

“Tenho certeza que houve compra de votos e uso do poder econômico no PED do Rio de Janeiro”, afirmou à CNN o secretário de formação do PT fluminense, Olavo Brandão Carneiro.

Ligado ao grupo mais à esquerda do partido, Brandão declarou que encaminhará as denúncias ao diretório nacional. Ele apontou o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, como responsável por uma mobilização “atípica” na cidade.

Vídeos e prints de conversas entre militantes, enviados à CNN, são citados como supostas provas do uso da máquina pública em Maricá para levar eleitores às urnas.

Diego Zeidan, secretário de Habitação da capital e filho de Quaquá, é o favorito para assumir a presidência do diretório estadual do PT no Rio de Janeiro.

Procurado pela CNN, Quaquá rebateu as acusações: “Isso é choro de quem não tem trabalho político”.

O PED também foi alvo de controvérsia em Minas Gerais. A deputada federal Dandara foi retirada da disputa por estar inadimplente com as contribuições partidárias obrigatórias. A judicialização da eleição mineira atrasou a contagem nacional dos votos e pode adiar o anúncio do novo presidente do PT.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *