Bolsonaro avança sobre redutos eleitorais tradicionais do PSDB

A pouco mais de 40 dias da eleição, a distribuição geográfica das intenções de voto mostra o desafio do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, na briga pelo segundo turno: recuperar eleitores que já foram do PSDB. Em 2014, Aécio Neves foi o mais votado em dez unidades da federação no primeiro turno — hoje, Alckmin não está à frente em nenhuma delas.

Um levantamento feito nas 22 pesquisas estaduais do Ibope divulgadas até ontem mostra que Jair Bolsonaro (PSL) avançou sobre um eleitorado tradicionalmente tucano. Ele lidera em seis estados onde Aécio se saiu melhor há quatro anos, enquanto no Paraná quem está na frente é Alvaro Dias (Podemos). É um universo de 39 milhões de eleitores, com base em dados da eleição presidencial passada. Ainda não foram feitas pesquisas no Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde Aécio também venceu.

No mapa eleitoral que já foi tucano, Bolsonaro lidera em São Paulo, com 22%, enquanto Alckmin, que governou o estado por quatro mandatos, marca 15%. O candidato do PSL também está à frente em Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Rondônia e Roraima, outros redutos tucanos há quatro anos. No Paraná, Alckmin enfrenta ainda a concorrência de Alvaro Dias, ex-governador do estado, que chega a 27% — Bolsonaro tem 22%, e Alckmin, 5%.

Em 2010, no primeiro turno, José Serra (PSDB) já havia vencido em cinco desses estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rondônia e Roraima, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Canindé Lima disse:

    A mudança é Bolsonaro 17

  2. Ems disse:

    O RN todo é Bolsonaro !!!!
    Bolsonaro é 17 !

  3. Mario disse:

    Entre os meus parentes e amigos só tem voto para Bolsonaro! Juiz de Fora Minas Gerais!

  4. Jorge disse:

    Tão "viajando na maionese"!
    Não estão considerando Lula e/ou Haddad…
    Ora, a começar pelo Rio Grande do Norte. Onde e quem falou ou acredita que aqui quem está em primeiro lugar e Bolsonaro. É muita vontade…
    Lula livre e é 13 na cabeça!!!

    • joão gomes disse:

      13 na cabeça, disseram ai´…. pelo amor de Deus, só pode ser deficiência mental, 13 deficiências, levou 13 tiros na cabeça?
      não dá mais, o Brasil não pode virar uma venezuela

    • Ems disse:

      Lula tá na cadeia meu fiiii !!! Acorde !!!

    • Fábio disse:

      Deixe de ser ignorante, Lula tá preso, é um criminoso condenado e um condenado não pode disputar eleição, se fosse em um país sério ele não seria nem mencionado.

  5. Lino disse:

    Geraldo Alkim Centrão de eduardo cunha só tem crescido ultimamente o nariz, igual o do Pinóquio, ele e Ciro Gomes juntos são os que mente mais. O Geraldo e Ciro tem soluções pra tudo, são dois zé promessas, pode presta atenção nas entrevistas, eles só não explicam como vão fazer e de onde vai sair a dinheirama pra cumprir com tantas promessas mirabolantes. Existe um ditado polular que diz, quem enricou com promessas foi São Severino dos Romos. O povo, já não aguenta mais, tá é de saco cheio de ouvir tantas de quatro em quatro anos. Chega!! Não dá mais.

  6. Roberto Lucio disse:

    Bolsonaro votou em Aécio. Vcs esque eram disso?
    Na época, ao lado de Cunha, chegou a dizer que era uma honra ser vice de Aécio.
    Além de ser do PR, Partido de Maluf.
    Tradicional partido pelego que de forma fisiológica, se alia a qualquer que pagar pra isso.

    • Carlos disse:

      Poucas pessoas realmente votaram no Aécio. O que ocorreu era que não votariam em Dilma de jeito nenhum.

COMENTE AQUI