Bolsonaro diz que governadores do Nordeste têm ideologia e tentam manipular eleitores

O presidente Jair Bolsonaro disse que os governadores do Nordeste têm ideologia e tentam manipular os eleitores da região por meio de desinformação.

Na sexta-feira, durante uma conversa informal com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, registrada pela TV Brasil, Bolsonaro afirmou que daqueles “governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”; tem que ter nada com esse cara”.

O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos provocou a reação de governadores da região, que manifestaram “espanto e profunda indignação”.

Bolsonaro disse que foi “uma crítica em 3 segundos” e que a imprensa “fez uma festa” com a declaração. Questionado sobre se a declaração pode atrapalhar a votação da reforma da Previdência na Câmara, Bolsonaro disse que o Parlamento não “é tão raso” a esse ponto.

“Eles [os governadores] são unidos. Eles têm uma ideologia, perderam as eleições e tentam o tempo todo através da desinformação manipular eleitores nordestinos”, disse o presidente na entrada do Palácio da Alvorada, na tarde deste sábado (20), quando saía com a filha Laura para uma aula de equitação.

Ele atribuiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o que chamou de imagem negativa do Brasil no exterior. “Ele [Lula] disse claramente que vivia na Europa dizendo que o Brasil tinha 30 milhões de crianças na rua. Fez uma propaganda negativa do Brasil. Por isso que a nossa imagem é tão ruim fora do Brasil”.

Ao ser indagado sobre fome no Brasil e os 13 milhões de desempregados, o presidente determinou que jornalistas fizessem as perguntas a Lula. “O Lula falou que acabou com a fome, com a miséria. Tudo está uma maravilha com Lula”, ironizou.

No Twitter, Bolsonaro também criticou o PT. “Vou falar do PT sempre. Não adianta chorar. Não é porque perderam a eleição que seus crimes devem ser ignorados. Os efeitos devastadores do desgoverno da quadrilha ainda podem ser sentidos e é papel de todo aquele que ama o Brasil lembrar quem foram os culpados”, escreveu o presidente.

Estadão Conteúdo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Lucio disse:

    Será porque o nordeste foi a região que mais se desenvolveu nos governos de Lula e Dilma?
    O MICO 20/07/2019 às 19:14
    ACABOU A CORRUPÇÃO!!!
    O combate à corrupção foi um dos principais temas no Twitter de Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral que o levou à Presidência, no ano passado. Depois de assumir o poder, porém, o assunto perdeu espaço em sua timeline e, segundo levantamento no perfil do presidente, apareceu em apenas 1,4% das postagens.
    Qual o problema de se ter amigos milicianos envolvidos com assassinatos, filhos envolvidos com laranjas, e para protege-los pedir para suspender ou arquivar investigações?

  2. Gilvanir disse:

    Por acaso, ele mentiu?

  3. Chateaubriand disse:

    Tem nada de pejorativo, os cariocas quando se referem aos nordestinos, nos chamam de Paraíba, e quanto as referências aos governadores do nordeste, Estão planejando contra o governo federal, sim.

    • Gonçalo Alves disse:

      Caro Sr. Chateaubriand;
      É verdade que "alguns" sulistas se referem a nós, nordestinos" e aos nortistas com "paraíbas".
      Antigamente esta prática era mais frequente, sem dúvidas.
      Hoje em dia, seja no Rio ou em outra cidade lá de baixo, esta "forma de tratamento" já não é mais comum.
      Se permitido, recomendo que indo ao Rio de Janeiro evite tratar alguém como "paraíba" – a não ser que tenhas enorme intimidade.
      Os tempos mudaram, Chatô, mas os "paraíbas" ainda costumam se servir de peixeiras quando se sentem humilhados ou descriminados. Acabou-se o tempo….

  4. Gonçalo Alves disse:

    Antes de mais nada já deixo claro que não tenho nenhuma ligação ou atividade partidária. Menos ainda em se tratando de PT ou outro partido.
    Porém, já adianto que vejo o atual governo como um grande desastre que vai estourar lá na frente. Me parece que este sentimento de decepção é geral, porém o povo ainda está anestesiado e, talvez, disfarçando o seu arrependimento. Um governo com esse perfil, postura e práticas não pode terminar em boa coisa.
    Agora, para piorar, temos prestado a atenção que o Capitão Mor gasta a maior parte de sua energia e do seu tempo para se afirmar como um verdadeiro caudilho.
    Senão vejamos… "Caudilhismo é o exercício do poder político caracterizado pelo agrupamento de uma comunidade em torno do líder. Em geral, caudilhos são lideranças políticas carismáticas ligadas a sectores tradicionais da sociedade e que baseiam seu poder no seu carisma. As práticas mais adotadas pelos caudilhos são o apelo ao ultranacionalismo, o reforço do poder em torno de um núcleo familiar e militar, a evocação de valores tradicionais, morais (religiosos) e de hierarquia, o ataque às minorias e grupos étnicos, a adesão e louvor a grandes potências e, por fim, a prática das divisões regionais, étnicas e culturais."
    Leiam, observem e respondam a nós mesmos: há alguma coincidência entre a definição clássica de caudilhismo e o que vemos em nosso dia a dia?
    Era só o que nos faltava. Uma volta à práticas já extinta, mesmo nas republicas das bananas.

  5. Justiceiro disse:

    O pior que se vê no Nordeste hoje é nordestinos aceitando a discriminação e achando bom!!!

  6. Roberto disse:

    Muitas cabeças são altamente manipuláveis. Principalmente para viver das boas vidas dada nos cargos públicos. Quem lembra daquele político que disse: Hoje todo pobre pode ter um caro, preconceito nasce todos os dias. É gente julgando gente ou Maria vai com as outras. Não pensam por si só, precisam das motivações dos outros para absover idéias que nem são suas. Boa parte por Não ler e nem conhecer a história. A verdade é que quando os ratos estão no poder se o gato for o cargo mais alto. Os ratos ficam esperando os momentos para se aproveitarem. Há um levante silencioso pelas redes sociais que estão trabalhando a expansão das mentes. Para desperta seus os auto conhecimento e sair da cegueira da ilusão.

  7. Roberto disse:

    Muitas cabeças são altamente manipuláveis. Principalmente para viver das boas vidas dada nos cargos públicos. Quem lembra daquele político que disse: Hoje todo pobre pode ter um caro, preconceito nasce todos os dias. É gente julgando gente ou Maria vai com as outras. Não pensam por si só, precisam das motivações dos outros para absover idéias que nem são suas. Boa parte por N ão ler enem conhecer a história. A verdade é que quando os ratos estão no poder se o gato for o cargo mais alto. Os ratos ficam esperando os momentos para se aproveitarem. Há um levante silencioso pelas redes sociais que estão trabalhando a expansão das mentes. Para desperta seus os auto conhecimento e sair da cegueira da ilusão.

  8. A Favor do Brasil disse:

    Ah, sei.
    E por acaso ele também não tem uma ideologia e não MANIPULA eleitores?!

  9. Roberto disse:

    Certos governadores são insanos. Não deveriam estar no poder se N ão tivesse feito armações e enganos para alcançar o poder. E quem perde é a população. Alguns parece ainda viver em campanha e delirando para soltar o pior ex presidente do mundo. Aquele PRESIDIÁRIO!

  10. Poeta Cypriano Maribondo disse:

    MINHA PÁTRIA AMADA “NORDESTE"
    Poeta Cypriano Maribondo ([email protected]) em 20/07/2019

    Peço desculpa pelo desabafo más é a maneira deste POETA NORDESTINO responder às besteiras ditas pelo Sr. Presidente que esqueceu a dignidade do cargo que ocupa.

    Minha nacionalidade é NORDESTINA.
    Minha Pátria Amada é o NORDESTE.
    Eu sou natural de Campina Grande,
    Sou Paraibano. Sou CABRA DA PESTE.

    Tenho muito orgulho de ser parte do povo.
    Que retirante da seca, o seu sul Construiu.
    Sem o meu NORDESTE o Brasil não existia.
    Foi no NORDESTE que CABRAL nos descobriu.

    O NORDESTE é BRASIL desde Tordesilhas.
    Vocês do SUL são apenas uns agregados.
    Acredito ser este o motivo do preconceito.
    Que deixa vocês sulistas tão zangados.

    Meu POVO NORDESTINO continua forte.
    Nós temos nas mãos a cultura brasileira.
    Somos maioria na comédia e na literatura.
    Nas ciências, nós somos a força brasileira.

    Presidente, estude e leia, antes de falar.
    Não deixe seu ódio fascista sujar o Brasil.
    A PÁTRIA NORDESTE quer suas desculpas.
    Seja Homem. Renuncie, por amor ao BRASIL

    • Calixto Silva disse:

      Nossa quanta revolta de poeteiro, seu poeteiro faça uma poesia que preste e que não encha o saco , deixa de militoncia e vai poetizar lá na China, em Cuba ou na Venezuela durante o foro de São Paulo que será realizado em Caracas na capital da república comunista bolivariana da Venezuela. Em um hotel estatal de luxo onde cada um dos participantes ganharão cinco mil dólares.

  11. Antonio Turci disse:

    Governadores do Nordeste: "minimi" besta de quem não tem o que fazer e sofre de amnésia. O deputado Paulo Pimenta, do PT, chamou nordestinos de porcos; Lula disse que comprava voto dos baianos por Dez Reais………….

  12. Atento disse:

    Fez um comentário preconceituoso, sim. Agiu como imbecil despreparado, mas ainda assim é melhor na presidência do que o poste do "MAIOR" nordestino que existiu, Luladrão.

  13. Tertu disse:

    Depois de falar muita merda na semana, pelo menos essa ele acertou na mosca. O nordeste vai atrasar muitos anos com essa administração petralha. Daqui a 4 anos confira os dados.

    • Iza disse:

      Então não perca tempo, se mude para o Sul que vai ser tão desenvolvido.

COMENTE AQUI