Se a eleição do presidente fosse hoje, Jair Bolsonaro (PSC) seria o mais votado no Distrito Federal com 19,9%, seguido do ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa (14,1%) e Lula, que aparece em terceiro com 13,2%. É a primeira vez que Bolsonaro aparece liderando para presidente, e é a primeira vez que Lula fica atrás, e em terceiro lugar. O levantamento do instituto Paraná Pesquisa para o portal Diário do Poder entrevistou 1.516 eleitores do DF, entre 14 e 18 de junho.
Na simulação com Geraldo Alckmin candidato do PSDB a presidente, Bolsonaro sobe para 21,4%. O governador paulista soma 4,0% no DF.
Marina (Rede), que já foi a mais votada para presidente do DF, está em 4º com 9,7%, em empate técnico com o tucano João Doria (8,4%).
Ciro Gomes (PDT) tem 5,7%, Roberto Justus 2,7%; Alvaro Dias (PV) 2,0%; Michel Temer (PMDB), 1,5%; e Ronaldo Caiado (DEM), 0,8%.
Bolsonaro cai para 4º na pesquisa para presidente, com 11,8%, quando só mulheres são entrevistadas. Perde para Lula, Joaquim e Marina.
Não acredito em nenhum desses que estão aí. Há qto tempo eles estão na política, e até no poder, e não fizeram nada pro país não chegar onde chegou, desgovernado e submerso na corrupção, e também não foram derrubados? Será por que?
O Estado Democrático de Direito está na UTI. O desemprego, a fome e a miséria iniciou-se a partir de Collor. Os irmãos do eixo Norte-Nordeste sofrem por causa de seus terríveis governantes. A sociedade deve abrir os olhos, pois no imenso e abandonado Brasil, não é só os negros e homossexuais que são rejeitados e excluídos, os brancos e as mulheres também são sofredores por natureza, tendo em vista da péssima e errônea colonização que foi feita na Terra de Santa Cruz.
O Bolsonaro será o melhor Presidente do Brasil, não sou militar, mas comungo da ideia que a família, a religião, a saúde, a educação e a segurança pública precisam voltar a um nível melhor, para que o Brasil volte a prosperar no cenário mundial.
Comungo a mesma idéia, menos o candidato. Esqueceu que este, no dia do imptima da Dilma, em pleno plenário iniciou sua fala elogiando o trabalho do Cunha? Tb está contaminado. Os militares têm que governarem por um tempo para fazerem a limpa primeiro.
PROPOSTAS DE BOLSONARO:
EDUCAÇÃO – Armas para os Professores
SAÚDE – Armas para os Médicos
AGRICULTURA – Armas para agricultores e criadores
INDÚSTRIA E COMERCIO – Armas para os Empresários
RELAÇÕES EXTERIORES – Armas para brigar com os outros países
Outras propostas: excluir os negros, homossexuais, quilombolas, imigrantes…
Só pode ser brincadeira mesmo, não?
Em todas as pesquisas; sempre quando a pesquisa se resume as mulheres o Bolsonaro cai consideravelmente nas intenções de votos. Detalhe: a população feminina é maioria no Brasil! Além do mais eu imagino Bolsonaro em época de campanha eleitoral; a julgar o exemplo de candidatos como o Pastor Everaldo e o Levy Fidélix que tinham o mesmo tipo de discurso dele em um debate na TV ele iria ser massacrado. A única chance de Bolsonaro ganhar é o número de não votos (nulos, brancos e abstenções) ser altissímo.
O cavalo de Tróia era um presente dos deuses, até o momento em que assim o receberam, mas extasiados pela "vitória" na guerra, baixaram a guarda, se tornaram vulneráveis e foram massacrados em consequência de acreditarem nas inverdades que os satisfaziam.
Eis o porquê desse esforço hercúleo da grande mídia, STF e da elite política para inviabilizar a candidatura deste homem. Todos sabem que seu crescimento é inevitável, que sua mensagem será muito bem aceita nas classes mais baixas, logo precisam distorcer o homem e as idéias.
Hoje no DF, amanhã no Brasil!!!
Bolsonaro 2018.
Com o DETALHE que nenhum partido está dando apoio a campanha, nenhuma entidade de classe está apoiando a candidatura, nenhuma grupo empresarial está na campanha, ele vem ANDANDO SOZINHO e o POVO FAZENDO SUA CAMPANHA.
Oficialmente a campanha de Bolsonaro "NÃO EXISTE" e ele vem crescendo, crescendo e crescendo nas intenções de voto.
Enquanto LULA em plena campanha com apoio do PT e da JBS vai cair cada dia mais.
IMAGINEM quando BOLSONARO COMEÇAR a RECEBER APOIOS A CANDIDATURA.
BOLSONARO 2018!! Para o bem do Brasil, para o bem da família, para o bem das leis, para o bem da ética, para o bem da ordem. Muda para muito melhor Brasil!!!
Até que ponto chegamos Bolsonáro liderar uma pesquisa, o pior que olhamos para um lado para outro e não encontramos ninguém capaz de governar esse País. O povo brasileiro é um povo muito passivo assistindo tudo calado, temos que aumentar os protestos para pedir a renuncia do Temer porque enquanto ele insistir em ficar no poder esse País vai ficar paralisado. ACORDA BRASIL
Mudou, "cumpanhero"? O candidato dos "paneleiros" não é mais o Aécio? Vai ser difícil vocês conseguirem manchar a imagem do Bolsonaro. Mas, é claro que vão tentar destruir a reputação do homem, como tentam fazer com todos os seus adversários políticos. É impossível para pessoas podres imaginar que ainda exista alguém honesto e defensor de bons valores no Brasil, não é mesmo? É melhor você, "militonto", JAIR se acostumando. kkkkkkkkk
Só se forno Distrito federal. Quero ver no Brasil. BG está torcendo por Bolsonaro. Vez por outra da aquela bolada!!!!!!é como diz BOLSO HITLER NAO TRATO MEUS SEGUIDORES COM PÃO E MORTADELA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!WUEM VAI COM LULA VAI PELO BRASIL, POR SUA GENTE, POR UM PAIS. QUEM VAI POR ESSE OUTRO FILHO DO SAI DE RETRO , vai, vai vai. ………???????????????????
Desde quando a grande mídia é esquerdista? Não vejo cobertura sobre este típico caso de novo político populista e seu bando de seguidores lunáticos.
Lembrem que o último candidato metido a estrela foi Collor e vejam no que deu.
caramba! Já estava na hora de refletir nas pesquisas. Conheço muita gente que vai votar no bolsonaro. Precisamos oxigenar o BR 2019-2022. #BOLSONARO2018
O ator e ex-jogador de futebol Pejman Jamshidi foi condenado a 99 chibatatas após a Suprema Corte do país manter a condenação em caso relacionado à acusações de estupro, afirma o jornal britânico Daily Star.
Ele foi oficialmente condenado por manter “relações ilícitas” num caso que chegou ao público em outubro do ano passado, quando Jamshidi foi preso após a atriz Melika Parsadoust apresentar uma queixa-crime por estupro contra o astro.
Ex-jogador do Persepolis FC e da seleção iraniana, o ex-meio-campista se tornou ator após sua aposentadoria, começando na série “Pejman”, uma versão ficcional da sua vida após a aposentadoria, em 2012.
Após a acusação feita por Parsadoust, Jamshidi teria fugido para o Canadá, passando um tempo na Turquia, antes de retornar ao seu país natal para enfrentar as audiências sobre seu caso no início deste ano.
Ele acabou sendo inocentado pelo suposto estupro, mas acabou sendo condenado por manter um relacionamento extraconjugal ilícito, de acordo com o Artigo 637 do código penal iraniano, recebendo a maior pena possível: 99 chibatadas.
Parsadoust, embora tenha sido parte do relacionamento, não foi condenada. Segundo o jornal Emtedad, a atriz afirmou que a decisão não desfaz os danos físicos e emocionais que alega ter sofrido, mas que ter a confirmação em tribunal de que a relação foi “não-consensual” é extremamente importante para ela.
Na sua primeira entrevista após ser escolhido candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro (PL), o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) disse à CNN que “Lulinha, Marcola e as fraudes do INSS” serão temas de campanha.
Leia abaixo a entrevista:
Por que o sr. acha que foi escolhido vice de Flávio Bolsonaro?
Eu só credito isso ao meu histórico de trabalho no combate ao crime, às organizações criminosas e à corrupção, somado ao trabalho em defesa dos aposentados e pensionistas. Não tenho mais nada a dizer, a não ser o meu currículo profissional e a minha atuação no combate ao crime organizado e à corrupção.
Em que momento o sr. soube?
Fui chamado ontem para vir a Brasília no final da tarde, mas sem me comunicarem do que se tratava o encontro. Soube mesmo hoje de manhã.
Como o sr. recebeu?
Como recebo todas as missões da minha vida. Eu estava pontuando em primeiro lugar para o Senado em Alagoas como fruto do meu trabalho, mas não posso faltar a um chamamento desse. É um projeto de mudança do país e de combate ao que sempre fiz na minha vida: corrupção, crime organizado e facções. Trabalhei sempre em prol da Justiça e do povo. É uma missão muito honrosa, que sei que não bate à porta todos os dias. Vindo do Flávio, muito me honra. Terei muita responsabilidade e trabalharei muito.
A avaliação predominante é que o sr. foi escolhido para focar nos temas envolvendo Lulinha e fraudes do INSS. Seu discurso será esse?
Meu discurso vai ser mais amplo do que Lulinha e INSS, mas esse tema estará presente, sim. Fui o principal investigador de Lulinha, do INSS e do Careca do INSS. Como isso vai ficar fora do meu radar? Claro que continuará sendo um foco.
O sr. acha que os temas Lulinha e corrupção são os principais temas da campanha?
Como não seriam? Marcola recebendo dinheiro de Roberta Luchsinger, que recebeu dinheiro do Careca do INSS, que, por sua vez, pagou vantagem indevida a Lulinha, como passagem de avião em primeira classe. O Careca do INSS pagou consultoria para a Roberta. Marcola saiu do Palácio do Planalto há duas semanas apenas, depois que isso foi descoberto pelo governo. Lulinha fez tráfico de influência. Lulinha, Marcola e as fraudes do INSS precisam ser discutidos na campanha. São temas de campanha. A verdade tem que ser dita. Lulinha está envolvido, e a gente vai discutir isso.
A oposição o acusa de desvio de emenda e estupro. Como responde?
O PT é craque em inventar fake news, mas a verdade não pode ser escondida. Mandei emenda Pix. O TCU pediu esclarecimentos à Prefeitura. Pelo que tenho conhecimento, a Prefeitura respondeu, e Lindbergh entrou com uma representação na PGR. A PGR mandou arquivar no dia 26 de maio. O que houve foi apenas a remessa da emenda.
E estupro?
Foi uma leviandade. Denunciação caluniosa. Faz cinco meses que isso veio à tona. O DNA foi realizado, a suposta vítima gravou um vídeo, e o aparelho estatal foi mobilizado. Foi um crime praticado por Lindbergh Farias e ele vai responder por isso.
O presidente Lula da Silva fez declarações imprecisas sobre a Força Aérea Brasileira e a indústria de drones durante discurso na convenção do PT neste último final de semana, segundo a Folha de S.Paulo. Ele afirmou que o Brasil não possui fábricas de drones e que todos os aviões da FAB foram comprados em seus governos, o que é incorreto, pois o país tem empresas que fabricam drones e adquiriu aeronaves militares em gestões anteriores, como a de Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.
O presidente Lula da Silva fez declarações incorretas sobre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a indústria nacional de drones durante discurso na convenção nacional do PT, no último domingo, 2, em São Paulo. A avaliação é de uma checagem publicada nesta quarta-feira, 5, pelo jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a reportagem, Lula afirmou que o Brasil não possui fábricas de drones e que todos os aviões da FAB foram comprados durante seus governos. As declarações são incorretas, na visão do jornal.
Atualmente, o país conta com empresas que desenvolvem e fabricam drones para uso civil e militar. Entre elas estão companhias ligadas ao setor de defesa e tecnologia aeronáutica, algumas delas participantes de projetos em parceria com as Forças Armadas.
De acordo com a Folha, o petista foi impreciso ao dizer que aeronaves militares não foram adquiridas em outros governos. O programa dos caças Gripen, por exemplo, teve a escolha do modelo anunciada durante o governo Dilma Rousseff.
Da mesma forma, novas compras e contratos relacionados à frota da FAB ocorreram durante a gestão de Jair Bolsonaro. O levantamento aponta ainda divergências em outras afirmações feitas pelo presidente durante o discurso.
Entre elas estão comentários sobre o custo anual de presos no Estado de São Paulo e referências a momentos históricos relacionados à inclusão social no Brasil.
O discurso de Lula na convenção petista durou mais de uma hora e teve forte tom político e eleitoral, com críticas à oposição, defesa das políticas sociais dos governos do PT e apelos à militância do partido para a campanha presidencial de 2026.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta, 5, mostra que vários programas do governo Lula, criados para conquistar eleitores, estão perdendo tração bem no momento em que a campanha começa para valer.
O prazo para os partidos enviarem suas chapas ao Tribunal Superior Eleitoral se encerra nesta quarta, 5.
A partir de agora, faltam apenas 60 dias para as eleições.
No último levantamento, 68% disseram que não foram beneficiados pela isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil salários mínimos.
Em julho, o índice foi de 65%.
Ao mesmo tempo, houve uma queda entre os que disseram terem sido beneficiados: de 32% para 30%.
Entre julho e agosto, subiu de 39% para 46% o índice daqueles que disseram não ter sentido diferença com a isenção do imposto de renda.
Outro programa para ganhar votos foi o Desenrola 2.0.
Entre julho e agosto, os que acham que o Desenrola 2.0 foi uma boa ideia caiu de 55% para 47%.
O índice dos que acham que o Desenrola aumentou a renda significativamente despencou de 35% para 26%.
Lula também tem recorrido ao enfrentamento com os Estados Unidos para ganhar votos.
Antes, os brasileiros estavam achando que Lula estava agindo corretamente ao peitar o presidente americano Donald Trump.
Após um ano e meio de idas e vindas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca esteve tão distante do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a menos de duas semanas do início oficial da campanha eleitoral.
A revogação do visto da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti, anunciada na terça-feira (4/8) pelo governo americano, agravou ainda mais a crise diplomática entre os dois países. A medida se soma às tarifas de 25% e 12,5% aos produtos brasileiros, anunciadas em julho, e reduz a viabilidade de acordos comerciais que satisfaçam ambas as partes.
Outro fator que ampliou as tensões foi a revelação, no dia 24 de julho, de que o Brasil negou o visto de dois funcionários da administração Trump que seriam enviados para questionar a transparência das urnas eletrônicas, além de uma suposta demora na aprovação do nome de Daniel Perez, indicado para assumir a embaixada americana em Brasília.
Roberto Uebel, coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Americanos e professor de relações internacionais da ESPM São Paulo, avalia que a última medida da Casa Branca coloca o governo Lula em uma “situação dupla”: atende a uma narrativa de “perseguição” dos EUA que pode ser útil à campanha de Lula, mas dificulta a negociação dos setores que foram atingidos pelo novo tarifaço.
“A relação atravessa sua fase mais tensa desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca. Apesar de tentativas de negociação direta, a imposição de novas tarifas e a judicialização do tema na OMC (Organização Mundial do Comércio) demonstram que a agenda comercial passou a ser fortemente influenciada por fatores políticos e estratégicos, reduzindo o espaço para soluções exclusivamente diplomáticas”, afirma.
Uebel relembra outros momentos delicados na relação entre Brasil e EUA, como durante a Segunda Guerra Mundial e em episódios de espionagem em 2013, nos governos Dilma Rousseff e Barack Obama, mas ressalta: “a diferença atual é a combinação de atritos diplomáticos, comerciais e eleitorais, que amplia a percepção de deterioração simultânea em várias frentes”.
Receio de interferência
As recentes ações da gestão de Donald Trump já são lidas por integrantes do governo Lula como tentativas de interferência eleitoral no Brasil. O temor é de que, com a disputa entre Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se acirrando, a Casa Branca adote novas medidas no campo diplomático, como uma eventual expulsão Maria Luiza Viotti do país ou a retirada da indicação de Daniel Perez. O cenário resultaria no rebaixamento do status das relações diplomáticas entre os países.
Nesta quarta-feira (5/6), contudo, Lula indicou não temer uma interferência dos EUA sobre as eleições e enviou um “recado” ao secretário de Estado americano Marco Rubio.
“Se o secretário de Estado quiser vir aqui fazer comício para o meu adversário, eu acho até bom. Eu quero derrotar todos eles juntos. Eu não sou de ficar fazendo bravata. […] Quem governa esse país sou eu. Quem disputa as eleições aqui são os brasileiros, e qualquer um pode”, disse, em entrevista ao podcast “Os Três Elementos” e ao canal “Meteoro Brasil”.
Ao mesmo tempo, em seus discursos, Lula alterna entre alfinetadas a Trump e falas de que não quer conflitos, apenas “guerra de narrativas” com o presidente dos EUA.
“Quero todo mundo como amigo, nem Trump quero como inimigo. Não sou louco. O cara diz que tem os maiores navios do mundo, as maiores bombas atômicas, os maiores aviões, o maior exército do mundo. […] Quero guerra apenas de narrativa. Na narrativa, nós estamos certos. Quem tem razão não baixa a cabeça”, declarou, no dia 29 de julho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (5) que a eleição presidencial de outubro, na qual concorrerá à reeleição, será o último pleito da vida dele. O petista disse que deseja ir pescar após o término de um eventual quarto mandato.
– Eu vou viver 120 anos, mas essa vai ser a minha última eleição. Eu quero ir pescar, e eu sou um bom pescador – declarou em entrevista aos podcasts Meteoro Brasil e Os 3 Elementos.
Durante a entrevista, Lula também falou sobre projetos do Executivo para combater a desinformação nas redes sociais.
– Precisamos ser mais duros no controle da perversidade de alguns humanos nas redes digitais – declarou.
– A gente precisa transformar em crime o cara que utiliza a internet para contar mentira sobre doenças, para dar desinformação, para mandar um cara tomar remédio que não pode tomar. Tudo isso tem que ser crime, isso não é liberdade de expressão, isso é canalhice e irresponsabilidade. Com doença, a gente não brinca – disse.
OUTRO LULA?
Uma pesquisa Meio/Ideia publicada nesta quarta (5) aponta que 12,5% dos eleitores brasileiros acreditam que o presidente Lula morreu e foi substituído por um clone, enquanto 28,5% não sabem ou não quiseram responder à pergunta. Dessa forma, são 41% da população aqueles que mantém a tese em aberto.
Já os que negam a teoria categoricamente totalizam 58,9% dos entrevistados.
Entre os argumentos usados por quem defende a teoria, está a vitalidade que o chefe do Executivo demonstra aos seus 80 anos de idade.
O governo brasileiro já conseguiu torrar mais de R$3,3 trilhões, este ano, segundo a plataforma Ga$to Brasil, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que contabiliza os gastos das esferas dos governos municipais, estaduais e federal.
O governo federal de Lula (PT) torrou mais de R$1,5 trilhão até o início de agosto. É, de longe, o maior gastão. As informações são da coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Só o Poder Executivo federal, sob responsabilidade direta do governo Lula, torrou quase R$200 bilhões com pessoal e encargos, em 2026.
O Judiciário, alvo de ações no STF por conta dos penduricalhos, gastou cerca de R$581 milhões com pessoal e encargos, neste mesmo período.
O Legislativo federal, que inclui o Congresso e Tribunal de Contas da União, custou pouco mais de R$3,5 bilhões no mesmo período.
Na tarde desta quarta-feira (5), o prefeito Jaime Calado vistoriou as ações realizadas na Escola Poti Cavalcanti, em Novo Amarante, e nas unidades Maria de Lourdes e CMEI Padre Thiago Theisen, no bairro Jardins. A agenda teve como objetivo acompanhar os serviços em andamento nas três unidades.
O prefeito estava acompanhado pelo secretário de Educação, Micael Moreira; pela secretária adjunta da pasta, Socorro Medeiros; pela secretária de Manutenção, Rosemeire Moura; e pelo subsecretário de Obras, Arthur Queiroz.
Na Escola Poti Cavalcanti, foram executadas melhorias como rampas de acessibilidade, novos corrimãos, adequações nos banheiros, trocas de portas e janelas para adaptação das salas e adequações na estrutura para receber aparelhos de ar-condicionado.
Durante a passagem pela unidade, Jaime Calado destacou que as mudanças garantem mais conforto e condições adequadas para o aprendizado dos estudantes. “Foi feita toda a adaptação da escola para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado. Isso dá mais conforto às crianças e condições para que elas possam se concentrar no aprendizado, que é o nosso principal objetivo. A escola passou por uma transformação, com ampliação da acessibilidade e adequações que elevaram o padrão oferecido aos nossos alunos”, afirmou.
A diretora da Escola Poti Cavalcanti, Eliane Avelino, afirmou que as mudanças já são percebidas pelas famílias. “É gratificante ouvir dos pais dos nossos alunos a frase: ‘É uma nova escola’. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo para oferecer um ambiente cada vez melhor para o aprendizado”, ressaltou.
No bairro Jardins, o prefeito acompanhou o início dos serviços de climatização da Escola Maria de Lourdes. No CMEI Padre Thiago Theisen, foram vistoriadas as adequações na rede elétrica para a instalação dos equipamentos. A creche também recebeu placas solares, contribuindo para a eficiência energética.
Uma ação de improbidade administrativa protocolada no Poder Judiciário do Rio Grande do Norte pede a suspensão dos direitos políticos de Valtinho Monteiro, presidente do MDB em Serra de São Bento. A ação também pede a proibição de contratar com o poder público por até 14 anos.
De acordo com as informações apuradas pelo Blog do RR e com o que está disponível no processo judicial nº 0800974-28.2026.8.20.5153, Francisco Erivaldo da Silva Monteiro, conhecido como Valtinho, presidente do MDB em Serra de São Bento e dirigente do IGRN, é alvo de suspeitas dos órgãos de controle envolvendo recursos públicos administrados pelo instituto. Serra de São Bento aparece como vítima e autora das providências: identificou os indícios, suspendeu os repasses e levou o caso à Justiça. Caso seja condenado por enriquecimento ilícito, Valtinho poderá ter os direitos políticos suspensos e ficar proibido de contratar com a Administração Pública por até 14 anos, além de sofrer multa e ressarcir eventual prejuízo.
Outros municípios, como Natal, Vera Cruz, Major Sales, Areia Branca e Maxaranguape, também já foram acionados para prestar esclarecimentos sobre eventuais irregularidades.
Ainda de acordo com o Blog do RR, documentos bancários apontam R$ 70 mil transferidos para a Estação Service, empresa da qual Valtinho é sócio-administrador, e outros R$ 30 mil destinados à empresa do diretor financeiro do IGRN. A ação de improbidade questiona a ausência de documentação suficiente para justificar os pagamentos e relata o cancelamento de nota fiscal após o recebimento do dinheiro público. O instituto também aparece como reclamado em processos trabalhistas, aumentando a pressão por uma auditoria ampla sobre sua gestão financeira e suas obrigações com os trabalhadores.
De acordo com as informações, a CGU, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual foram acionados por meio de representações e passaram a integrar as investigações.
O governo federal projeta elevar o salário mínimo para 1.717 reais em 2027, conforme estimativa apresentada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) encaminhado ao Congresso Nacional em abril. Se a previsão for confirmada, o piso nacional subirá 96 reais em relação aos atuais 1.621 reais, o que representa um reajuste nominal de 5,92%.
A estimativa, no entanto, ainda poderá ser alterada. O valor definitivo depende da inflação acumulada até novembro de 2026, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), além dos demais parâmetros previstos na legislação. Após a divulgação do índice pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o governo editará o decreto que oficializará o novo salário mínimo, válido a partir de 1º de janeiro de 2027.
Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, a projeção considera um ganho real de 2,5%, portanto acima da inflação, preservando a política de valorização do piso nacional e ampliando o poder de compra dos trabalhadores que recebem o salário mínimo.
O processo de definição começa com a estimativa incluída no PLDO, que orienta a elaboração do Orçamento da União. Em seguida, o valor é incorporado ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), enviado ao Congresso no segundo semestre. Somente após a divulgação do INPC de novembro e a publicação de decreto presidencial é que o montante oficial é definido.
A política permanente de valorização do salário mínimo foi restabelecida pela Lei nº 14.663/2023. Pela regra, o reajuste combina a variação do INPC acumulada nos 12 meses encerrados em novembro do ano anterior, responsável por recompor a inflação, com o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, que garante aumento acima da inflação quando a economia apresenta expansão.
No caso do piso previsto para 2027, será considerado o desempenho da economia em 2025. Ainda assim, o ganho real está limitado a 2,5% ao ano, conforme determina o arcabouço fiscal, mesmo que o crescimento do PIB supere esse percentual.
O salário mínimo serve de referência para trabalhadores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e para uma série de benefícios vinculados ao piso nacional, entre eles aposentadorias e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguro-desemprego, abono salarial PIS/Pasep e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Depois de aprovado pelo Congresso, o PLDO se transforma na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração do Orçamento federal. Posteriormente, o valor definitivo do salário mínimo será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA), responsável por autorizar os gastos do governo no exercício seguinte.
Não acredito em nenhum desses que estão aí. Há qto tempo eles estão na política, e até no poder, e não fizeram nada pro país não chegar onde chegou, desgovernado e submerso na corrupção, e também não foram derrubados? Será por que?
Eu não acredito que tem alguém que ainda vai votar em qualquer desses candidatos.
O Estado Democrático de Direito está na UTI. O desemprego, a fome e a miséria iniciou-se a partir de Collor. Os irmãos do eixo Norte-Nordeste sofrem por causa de seus terríveis governantes. A sociedade deve abrir os olhos, pois no imenso e abandonado Brasil, não é só os negros e homossexuais que são rejeitados e excluídos, os brancos e as mulheres também são sofredores por natureza, tendo em vista da péssima e errônea colonização que foi feita na Terra de Santa Cruz.
é os terríveis governantes do RJ e sp
O Bolsonaro será o melhor Presidente do Brasil, não sou militar, mas comungo da ideia que a família, a religião, a saúde, a educação e a segurança pública precisam voltar a um nível melhor, para que o Brasil volte a prosperar no cenário mundial.
Comungo a mesma idéia, menos o candidato. Esqueceu que este, no dia do imptima da Dilma, em pleno plenário iniciou sua fala elogiando o trabalho do Cunha? Tb está contaminado. Os militares têm que governarem por um tempo para fazerem a limpa primeiro.
PROPOSTAS DE BOLSONARO:
EDUCAÇÃO – Armas para os Professores
SAÚDE – Armas para os Médicos
AGRICULTURA – Armas para agricultores e criadores
INDÚSTRIA E COMERCIO – Armas para os Empresários
RELAÇÕES EXTERIORES – Armas para brigar com os outros países
Outras propostas: excluir os negros, homossexuais, quilombolas, imigrantes…
Só pode ser brincadeira mesmo, não?
VIVA BOLSONARO!!!
Collor 2, o retorno.
Impressionante como tem gente sendo enganado por esse louco.
Homem tem que ter coragem de falar a verdade Bolsonaro 2018
BOLSONARO É CANDIDATO DAS VIÚVAS DE AÉCIO E SÓ. UMA PARTE DESSES ELEITORES NEM VOTAM NELE OU SEJA, ELE NÃO TEM VOTOS PARA GANHAR ELEIÇÃO.
Em todas as pesquisas; sempre quando a pesquisa se resume as mulheres o Bolsonaro cai consideravelmente nas intenções de votos. Detalhe: a população feminina é maioria no Brasil! Além do mais eu imagino Bolsonaro em época de campanha eleitoral; a julgar o exemplo de candidatos como o Pastor Everaldo e o Levy Fidélix que tinham o mesmo tipo de discurso dele em um debate na TV ele iria ser massacrado. A única chance de Bolsonaro ganhar é o número de não votos (nulos, brancos e abstenções) ser altissímo.
O cavalo de Tróia era um presente dos deuses, até o momento em que assim o receberam, mas extasiados pela "vitória" na guerra, baixaram a guarda, se tornaram vulneráveis e foram massacrados em consequência de acreditarem nas inverdades que os satisfaziam.
"Quem vai com lula vai pelo Brasil".
Onde isso? Ainda existem brasileiros honestos e com esperança de mudança!
#Bolsonaro2018
Pra quem gosta de maconha Cyro é um bom candidato
A claque é grande, mas esse não ganha mais nem pra o grêmio militar dos reservistas, kkkkkkk! #CIROGOMES2018
Bolsonaro Presidente 2018
a mídia esquerdista fará de tudo para impedir a candidatura de Bolsonaro. Que ele esteja preparado para enfrentar a guerra!
Eis o porquê desse esforço hercúleo da grande mídia, STF e da elite política para inviabilizar a candidatura deste homem. Todos sabem que seu crescimento é inevitável, que sua mensagem será muito bem aceita nas classes mais baixas, logo precisam distorcer o homem e as idéias.
Hoje no DF, amanhã no Brasil!!!
Bolsonaro 2018.
Com o DETALHE que nenhum partido está dando apoio a campanha, nenhuma entidade de classe está apoiando a candidatura, nenhuma grupo empresarial está na campanha, ele vem ANDANDO SOZINHO e o POVO FAZENDO SUA CAMPANHA.
Oficialmente a campanha de Bolsonaro "NÃO EXISTE" e ele vem crescendo, crescendo e crescendo nas intenções de voto.
Enquanto LULA em plena campanha com apoio do PT e da JBS vai cair cada dia mais.
IMAGINEM quando BOLSONARO COMEÇAR a RECEBER APOIOS A CANDIDATURA.
BOLSONARO 2018!! Para o bem do Brasil, para o bem da família, para o bem das leis, para o bem da ética, para o bem da ordem. Muda para muito melhor Brasil!!!
Bolsonaro 2018 !!!
Até que ponto chegamos Bolsonáro liderar uma pesquisa, o pior que olhamos para um lado para outro e não encontramos ninguém capaz de governar esse País. O povo brasileiro é um povo muito passivo assistindo tudo calado, temos que aumentar os protestos para pedir a renuncia do Temer porque enquanto ele insistir em ficar no poder esse País vai ficar paralisado. ACORDA BRASIL
Realmente o povo não aguenta mais tanta corrupção, violência e direitos humanos em nosso país. Temos que mudar radicalmente. Bolsonaro Presidente já!
O candidato dos paneleiros, dos fantasmas e dos recalcados preconceituosos
Mudou, "cumpanhero"? O candidato dos "paneleiros" não é mais o Aécio? Vai ser difícil vocês conseguirem manchar a imagem do Bolsonaro. Mas, é claro que vão tentar destruir a reputação do homem, como tentam fazer com todos os seus adversários políticos. É impossível para pessoas podres imaginar que ainda exista alguém honesto e defensor de bons valores no Brasil, não é mesmo? É melhor você, "militonto", JAIR se acostumando. kkkkkkkkk
Só se forno Distrito federal. Quero ver no Brasil. BG está torcendo por Bolsonaro. Vez por outra da aquela bolada!!!!!!é como diz BOLSO HITLER NAO TRATO MEUS SEGUIDORES COM PÃO E MORTADELA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!WUEM VAI COM LULA VAI PELO BRASIL, POR SUA GENTE, POR UM PAIS. QUEM VAI POR ESSE OUTRO FILHO DO SAI DE RETRO , vai, vai vai. ………???????????????????
LULA JÁ FOI!
LULA JÁ MAIS!!!
A.midia esquerdista fará de tudo pra impedir a candidatura de Jair Bolsonaro. Que ele esteja preparado para suportar o bombardeio.
Desde quando a grande mídia é esquerdista? Não vejo cobertura sobre este típico caso de novo político populista e seu bando de seguidores lunáticos.
Lembrem que o último candidato metido a estrela foi Collor e vejam no que deu.
caramba! Já estava na hora de refletir nas pesquisas. Conheço muita gente que vai votar no bolsonaro. Precisamos oxigenar o BR 2019-2022. #BOLSONARO2018
BOLSONARO 2018
AS 3 MULHERES AQUI DE CASA VOTAM EM BOLSONARO COM CERTEZA, ESPOSA E FILHAS.
4 VOTOS SUPER GARANTIDOS.
O Brasil quer bolsonaro.