Bolsonaro quer iniciar 2020 com reforma ministerial no alto escalão

Foto: EBC

O presidente Jair Bolsonaro quer iniciar 2020 com um mapa definido da reestruturação no primeiro escalão de seu governo para ser anunciado até fevereiro.

Em seus planos estão três nomes que devem ser trocados: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Abraham Weintraub (Educação) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Onyx passa por um longo processo de desgaste desde o início do governo. Perdeu funções relevantes, como a articulação política, transferida para Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), e a coordenação jurídica da Presidência, hoje subordinada à Secretaria-Geral, sob o comando do ministro Jorge Oliveira.

Pesa contra ele também o fato de Bolsonaro estar insatisfeito com o apoio frágil do DEM à pauta governista no Congresso. Onyx é um dos três ministros da legenda, junto com Tereza Cristina (Agricultura) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde). O DEM tem hoje o comando da pauta legislativa, já que são filiados ao partido os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP).

De acordo com interlocutores do presidente, as mudanças na equipe devem ter início no final de janeiro, antes da retomada das atividades do Congresso, em fevereiro. Bolsonaro não pretende fazer uma reforma ampla.

Um aliado disse à reportagem que as trocas devem ser graduais.

Onyx ainda não tem destino certo. Uma possibilidade é voltar à Câmara, para a qual foi reeleito deputado. Outro cenário é que o ministro assuma uma assessoria especial.

A mudança na Casa Civil impacta diretamente uma pasta estratégica para Bolsonaro, o Ministério da Educação, hoje comandado por Abraham Weintraub.

Folha de SP

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Mauro Filgueira disse:

    CONFESSO QUE DIANTE DE TUDO QUE VIMOS E OUVIMOS ATE HOJE, DÁ PRA ENTENDER O ANTIPETISMO . MAS NÃO DÁ PRA ENTENDER O BOLSONARISMO FANÁTICO MILITANTE.
    POIS ESSE CIDADAO NÃO CONSEGUE ENTENDER QUE NEM TODO MUNDO QUE NÃO CONCORDA, CRITICA, ATACA OU APONTA FALHAS E ERROS DESSE GOVERNO, NESSA FAMILIA DE ALOPRADOS QUE VIVEM COMO POLÍTICOS PROFISSIONAIS SE ALIMENTANDO DAS TETAS DO ERÁRIO PÚBLICO HÁ ANOS E ANOS, NÃO SÃO NECESSARIAMENTE PETISTAS, PETRALHAS OU ALGO DO TIPO, COMO QUEREM FAZER COM QUE PENSEMOS.
    HÁ MUITO MAIS GENTE NESSE IMENSO PAÍS, QUE NÃO VOTOU E NEM VOTA EM NENHUM DOS DOIS. BASTA PEGAR OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES PARA VER O NÚMERO DE VOTOS NULOS, BRANCOS E ABSTENÇÕES, ALÉM DOS VOTOS EM OUTROS CANDIDATOS.
    BOM REPENSAR ESSA TÁTICA IDIOTA DE SE DEFENDER DAS ACUSAÇÕES APENAS CHAMANDO OS OUTROS DE PETRALHA, POIS ISSO NÃO DESMENTE A ACUSACAO, NÃO EXPLICA E NEM JUSTIFICA E APENAS CONFIRMA QUE VCS NÃO POSSUEM RESPOSTAS PARA SE DEFENDEREM.
    MELHOR SE INFORMAR MELHOR PARA NÃO PASSAR O DIA PAGANDO MICO E FALANDO BESTEIRAS PRA "TENTAR TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA".
    A VERDADE É QUE TEMOS O PIOR PRESIDENTE DOS ÚLTIMOS 50 ANOS. E ISSO É FATO!!
    E CONTRA FATOS NÃO ECEXISTE ARGUMENTOS.

  2. Giovanni disse:

    Deveria começar 2020 renunciando, p o bem da nação, da ciência, da racionalidade e da civilização…

  3. Darwin disse:

    Alguém ainda acredita no que esta merdda de jornal publica?

COMENTE AQUI