Bolsonaro ultrapassa Lula e dispara no Rio Grande do Sul

Jair Bolsonaro aparece à frente de seus adversários no Rio Grande do Sul. É o que mostra um levantamento inédito do Instituto Paraná.

Pela primeira vez, Bolsonaro bate Lula na corrida. O primeiro tem 28,1% dos votos, contra 20,5% do petista. Neste cenário, Ciro Gomes (6,9%), Marina Silva(6,9%) e Alvaro Dias (6,8%) estão empatadas na terceira posição.

Sem o ex-presidente na disputa, o caminho está ainda mais aberto para o deputado. Ele é preferência de 29,4%, contra 9,9% de Ciro Gomes e Marina Silva.

Como se não bastasse, 34,2% dos gaúchos revelam preferência de voto por um candidato apoiado por militares, contra 20% de alguém apoiado pelo empresariado e 17,3% com a chancela de Lula.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR- 03366/2018.

RADAR / VEJA

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. joan disse:

    tem um estado brasileiro falando muita besteira nos comentários

  2. Leonardo Araújo disse:

    Alguém avisa ao blog que Lula e presidiária e não deve, nem pode estar sendo citado em pesquisas!
    Bolsonaro não é o príncipe encantado que a princesa BRASIL precisa mais sem nenhuma sombra de dúvidas e a melhor opção que temos!!!
    Bolsonaro presidente.

  3. Ceará-Mundão disse:

    É fácil entender porque os estados mais pobres da federação são exatamente aqueles onde impera a ignorância do povo. Aqueles onde o povo é melhor instruído passam por dificuldades, é verdade. Seu povo às vezes é enganado por políticos inescrupulosos e mal intencionados, como ocorreu com o RS e com o RJ, mas se recuperam e logo tocam a vida em frente. No RJ, há uma agravante, que é o domínio da bandidagem, das drogas, que vem ocorrendo há muito tempo. Lá, a recuperação será mais difícil. No nosso querido nordeste, no entanto, a coisa é ainda mais difícil pois, além de também sermos vítimas de todos os problemas enfrentados pelo país, ainda temos um povo acostumado à subserviência, ao voto de cabresto, ao populismo, ao paternalismo estatal, ao coronelismo de todas as cores. É muito difícil convencer um povo com tais características a melhorar a qualidade do seu voto e, consequentemente, do seu destino. A história da nossa região demonstra isso.

    • Cidadão do bem disse:

      Nunca li tanta besteira.

    • Vamos para frente disse:

      Discordo completamente…, o Brasil passa por uma crise, isso é bem verdade, porém o Nordeste não é isso que o amigo descreveu ai, o problema e a solução estão no mesmo lugar… que é a Educação, nossos políticos em sua grande maioria não quer que o povo tenha educação justamente para manter o povo sem conhecimento e saber crítico, já por outro lado se tivéssemos educação seriamos um povo livre e com mais conhecimento de mundo e também não teríamos a memória tão curta.!

    • Ceará-Mundão disse:

      Lamento pelo ressentimento dos dois mas é isso que vemos no nordeste desde muito tempo. A nossa região sempre foi dominada por "coronéis". O voto sempre foi "de cabresto", vendido por tostões. Hoje, esse coronelismo modernizou-se: temos os tais programas sociais, uma forma legal e oficial de construção e manutenção de currais eleitorais. Esse "Cidadão de Bem" (o termo não combina com petista, conforme já captei dos seus comentários por aqui) e outros eméritos petistas que sempre escrevem por aqui ficam cheios de melindres quando escutam a verdade. Mas é triste a gente ver um povo pobre e eternamente tratado como massa de manobra tratar seus próprios algozes como "deuses". E os elogios dirigidos ao presidiário famoso comprovam isso. O que esse canalha de 9 dedos fez por essa região? Até mesmo as grandes obras que foram por ele idealizadas para propiciar oportunidades de roubo do Erário, esse crápula terminou. Todas tiveram seus orçamentos iniciais aumentados várias vezes e nunca foram terminadas. Os estados nordestinos continuam firmes na sua trajetória descendente e o povo nordestino parece ter o masoquismo como uma de suas características principais. Não adianta ficar com raivinha. Se a realidade fosse outra, estaríamos todos numa situação muito diferente.

    • Ceará-Mundão disse:

      Cadê a Transposição do São Francisco? E a Ferrovia Transnordestina? E a Refinaria Abreu e Lima (a Venezuela do Chaves adorou e nós estamos pagando a conta)? O que mudou na nossa região? O analfabetismo continua enorme, assim como as taxas de evasão escolar (segundo o IBGE, aumentaram), a pobreza e o desemprego aumentaram, a segurança pública (mesmo com o nefasto Estatuto do Desarmamento) piorou absurdamente, a saúde pública… Os estados passando por dificuldades financeiras (uns mais, outros menos). E os políticos continuam os mesmos (ou até pioraram). O que a candidata Fátima (a senadora do gópi) fez pelo RN até hoje? O que a credencia como candidata ao governo do estado? E os demais candidatos? É triste a realidade nordestina. E o RN, nem se fala.

  4. Cesar Renver disse:

    Sem querer desanimar a turma, mas o Instituto Paraná é aquele que deu Aécio com 60% e Dilma com 40% dos votos válidos na semana da eleição.

    • Ceará-Mundão disse:

      E que deve ter acertado pois tudo indica que a eleição de 2014 foi fraudada. Aquela apuração "muito estranha" não deu prá engolir. Independente disso, meu caro, Bolsonaro é o melhor candidato, o único realmente diferente.

    • Rômulo disse:

      Ceará-Mundão, onde você viu essa história de fraude? Nas fakenews que foram espalhadas na época? Lembro de uma foto publicada em grupos direitistas de um "cupom" de registro da urna que "já vinha com 400 votos" para Dilma. Não precisava nem ser perito para ver a falsificação grosseira da imagem. Bastava um zoom para ver a manipulação dos pixels. Mas tem gente que quer acreditar em saci-pererê, mula sem cabeça, urnas fraudadas…

    • Ceará-Mundão disse:

      Urnas impossíveis de serem auditadas, fabricadas por uma empresa de origem venezuelana (a Venezuela adota essas urnas), que não são aceitas em nenhum país verdadeiramente democrático e/ou desenvolvido. Apuração a portas fechadas, numa caixa preta. Por que países muito mais desenvolvidos tecnologicamente do que o nosso Brasil nunca adotaram tal sistema, já que se trata de algo tão maravilhoso? E o Congresso já determinou a adoção do voto escrito, que está sendo ignorado pelo STF. Por que essa gente insiste nesse engodo?

  5. Leo disse:

    Tdo a ver, região q muitos querem a separação do Brasil e consideram o NE um câncer do país.
    Mas duvido q esss pesquisa esteja correta.

  6. A AUGUSTA disse:

    EXATAMENTE. O RIO GRANDE DO NORTE VAI CONTINUAR NO DESPREZO. NO DESCASO, NO ABANDONO. POIS É ASSIM QUE OS ELEITORES MASOQUISTAS GOSTAM.

  7. Bruno Moura disse:

    COMO SE NÃO BASTASSE, continuam dando uma noticia excelente dessa de forma diminuida, temos é que dar graças a Deus do povo ta vendo que Bolsonaro é o único que tem capacidade de mudar esse cenário do país!!!

  8. SAndrade disse:

    Tinha que ser num lugar que nem pertencer ao Brasil quer.

  9. Brasil é verde e amarelo disse:

    Estado desenvolvido é outra coisa ….já aqui no RN ,os idiotas idolatram LADRAO CONDENADO,depois não sabem porque vivemos em um estado de plena miséria.

    • Leonardo Araújo disse:

      Concordo plenamente. Simples e só olhar os índices indicadores de desenvolvimento e de violência.
      Temos que reconhecer que precisamos avançar ainda muito.

COMENTE AQUI