Polícia

Projeto do 4º Batalhão de Polícia Militar diminui índice de crimes na zona norte de Natal

10956162_415556115274470_1624626104_n-870x418Foto: 190 RN

O projeto “Comunidade em Paz” através do Grupo de Patrulhamento Interativo (GPI) está intensificando o patrulhamento nas áreas críticas da Zona Norte de Natal, que tem como responsável o 4º batalhão de Polícia Militar do RN, sob o comando do Major Kennedy .

O Comunidade em Paz, criado em 2011, tinha como objetivo atender o bairro de Nossa Senhora a Apresentação, devido ao grande números de assaltos, tráfico de drogas, entre outros crimes recorrentes aquela região. Segundo o Major Kennedy, com o passar dos anos os crimes naquele bairro foram diminuindo gradativamente, o que possibilitou a partir do ano de 2013, a utilização do projeto em outras áreas que apresentavam índices de criminalidade baixa, mas que também necessitavam de uma atenção maior. “A partir de gráficos internos, que me possibilitam identificar onde o  crime encontra-se mais atuante, Eu, juntamente com o Sargento Mário, responsável pela distribuição dos PMs e toda a nossa equipe, conseguimos identificar qual área esta necessitando de uma atenção maior por parte do nosso efetivo”, disse o Major.

Dessa forma, o GPI pôde ser empregado em bairros como Lagoa Azul, Redinha, Parque das Dunas e Nossa senhora da Apresentação. A eficácia é notada pela própria população quando nas áreas determinadas o crime chega a reduzir mais de 50%, mostrando que bons projetos da Polícia Militar ainda surtem grandes efeitos.

Com informações do 190 RN

Opinião dos leitores

  1. Caro Bruno, onde foi tirado esses números para essa estatística, deve ser a mentira do ano de 2015

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz recebe visita de embaixador de Portugal e fortalece laços turísticos e culturais

Foto: Divulgação

Extremoz recebeu a visita do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, nesta segunda-feira (29). O evento, intitulado Programa Conexão Portugal/Extremoz, ocorreu no pátio ao lado das Ruínas da antiga Igreja de São Miguel Arcanjo e marcou um importante momento de aproximação entre as duas nações, destacando a importância da parceria, irmandade e intercâmbio cultural.

A prefeita Jussara Sales, autoridades e convidados acompanharam a comitiva durante o evento que, além de fortalecer laços, teve o objetivo de explorar oportunidades de cooperação em diversos setores, incluindo negócios, turismo e preservação do patrimônio histórico.

Na oportunidade, foi apresentada em palestra e exposição a história de Extremoz, com destaque para sua relação com as Ruínas da antiga Igreja de São Miguel Arcanjo e o Convento Jesuíta; além disso apresentações culturais também marcaram o momento.

“Estamos felizes com a oportunidade de ter recebido o embaixador e fortalecer os laços entre Extremoz e Portugal. Esse evento representou um marco importante na história da nossa cidade e estávamos ansiosos para mostrar nossa cultura, tradições e belezas naturais”, destacou a prefeita Jussara.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Advogada e cliente foram assassinados dentro de plano de vingança por morte de vaqueiro no RN, diz polícia

Foto: Divulgação

As investigações sobre o duplo assassinato da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos e de um cliente dela, Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, em janeiro deste ano, apontaram que eles foram mortos dentro de um plano de vingança.
Oito pessoas foram presas nesta terça-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil que investiga o crime. Entre os presos está um policial militar, que teve um arsenal com diversas armas ilegais encontrado em casa. O cabo estava no local de trabalho, no momento da prisão.

Segundo a polícia, o alvo principal dos autores do crime era Janielson, cliente de Brenda. Ele era investigado pela Polícia Civil como suspeito da morte do vaqueiro João Victor Bento da Costa, de 19 anos, assassinado a tiros na madrugada do dia 28 de janeiro, durante uma vaquejada no Parque Maria Salete, em Santo Antônio.

Ainda de acordo com as investigações, o assassinato de Janielson teria sido premeditado e executado por familiares e amigos de João Victor. Os autores do crime esperaram a saída do suspeito da delegacia, no dia 30 de janeiro, e o executaram a menos de 1 km da unidade policia.

Além de matar Janielson, porém, os criminosos também assassinaram a advogada Brenda Oliveira, que dava uma carona para ele. Outras três pessoas da família ou ligadas a Janielson também estavam no veículo e não morreram. Os presos também deverão responder por tentativa de homicídio delas.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Projeto de Lei prevê suspensão de multas por câmeras de videomonitoramento em Natal

Foto: Adriano Abreu

O vereador Anderson Lopes (PSDB) colocou em tramitação, na Câmara Municipal de Natal, um projeto de lei que deseja proibir multas de trânsito através das câmeras de videomonitoramento no âmbito da capital. O texto foi apresentado no dia 24 de abril deste ano e consta como encaminhado à Procuradoria Jurídica da casa legislativa.

No documento, a expectativa é que o videomonitoramento deverá ser utilizado apenas para fins de segurança pública e controle do tráfego de veículos, ou ainda, para efeitos pedagógicos e informativos.

“As multas de trânsito aplicadas por meio de videomonitoramento, ferem o artigo 5º da Constituição Federal, que trata de direitos fundamentais, como a intimidade e a privacidade. Por esse motivo o Ministério Público Federal tem solicitado a suspensão das multas, justificando a violação desses direitos fundamentais constitucional”, cita a justificativa do vereador Anderson Lopes.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Estudante explica o método que a fez tirar boas notas sem precisar virar a noite estudando

Foto: Divulgação

Na busca por bons resultados acadêmicos, os alunos enfrentam dificuldades para conciliar a diversidade das disciplinas sem um suporte exclusivo para organização de seus estudos. Essa situação, somada à mudança de escola e à transição do ensino fundamental para o médio, pode gerar frustrações e afetar a autoestima dos estudantes.

Julia Drummond, aos 15 anos, conta que ao chegar em outra escola se viu desafiada pelas novas demandas. “Era uma instituição muito maior, então, de primeira, fiquei assustada com diferentes disciplinas”, compartilha. Como tantos outros, a estudante se viu, inicialmente, sem o suporte necessário para se adaptar à nova realidade. “Quando entrei, não tinha alguém para me ajudar, então fiquei meio perdida no início”, confessa.

Foi nesse momento de incerteza que Júlia encontrou o auxílio da Kaizen Mentoria, que se destaca ao oferecer mentores treinados em um método exclusivo, proporcionando técnicas de estudo personalizadas que os auxiliam na conquista de seus objetivos acadêmicos.

“A mentoria ajudou muito na minha autoconfiança como estudante a ir mais segura para as provas”, relata Julia. A abordagem com um método exclusivo permitiu que ela desenvolvesse uma rotina de estudos mais eficiente, eliminando a necessidade de noites em claro antes das provas.

“Eu precisava virar a noite estudando”, recorda Júlia sobre seus hábitos de estudo anteriores. No entanto, com o apoio e as orientações do seu mentor, ela descobriu uma abordagem mais equilibrada e eficaz. Esse novo enfoque não apenas impulsionou seu desempenho acadêmico, mas também permitiu que ela conciliasse sua vida social com os estudos de forma mais eficaz.

“A melhor coisa que fiz foi ter entrado desde o início do meu ensino médio, porque me ajudou a criar essa rotina com mais facilidade”, conclui Julia, refletindo sobre sua jornada de transformação acadêmica com a Kaizen Mentoria.

Victor Cornetta, Engenheiro Civil , especialista em Metodologias Ativas e CEO da Kaizen explica que os resultados alcançados pelos estudantes da Kaizen são palpáveis e ideais para os pais que buscam grandes resultados para a vida de seus filhos.

“Ao adotarem técnicas de estudo personalizadas e receberem o suporte exclusivo de mentores dedicados, os estudantes não apenas melhoram seus desempenhos acadêmicos, mas também transformam suas vidas, preparando-se com confiança para os desafios que os aguardam, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, conclui Victor Cornetta ao relembrar a trajetória dos estudantes da startup

Os interessados em conhecer o método da Kaizen Mentoria podem entrar em contato com os especialistas clicando neste link: https://bit.ly/kaizenmentoriabg

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Taxa de desemprego sobe para 7,9% no 1º trimestre do ano, diz IBGE

Foto: Tony Winston

A taxa média de desemprego no Brasil subiu a 7,9% no trimestre encerrado em março, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (30).

O dado apresentou alta de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. No entanto, essa taxa ainda está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023.

Apesar da alta, o instituto diz que a população desocupada permanece 8,6% abaixo do contingente registrado no mesmo trimestre móvel de 2023.

Ainda segundo o IBGE, outro fator que concorreu para o aumento da taxa de desocupação foi a redução da população ocupada do país. Esse contingente recuou 0,8% na comparação trimestral, embora permaneça 2,4% acima do número de trabalhadores encontrados pela PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2023.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura divulga horário de funcionamento de parques de Natal para Dia do Trabalho

Foto: Alex Regis

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), emitiu um comunicado com os horários de funcionamento do Bosque das Mangueiras e do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, durante o feriado do Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta-feira (1º).

O Bosque das Mangueiras estará aberto das 5h às 18h para visitações, caminhadas e atividades ao ar livre no geral. Estarão suspensas as atividades do setor administrativo, que voltarão ao seu funcionamento normal na quinta-feira (2)

No mesmo período, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte estará aberto ao público, das 5h ás 17h30, para trilhas e caminhadas, passeios, corridas e ciclismo. O serviço de aluguel de bicicletas também estará aberto.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem nos estados e municípios

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde autorizou os repasses destinados aos estados e municípios para o pagamento do piso nacional da enfermagem referente ao mês de abril, conforme portaria assinada pela ministra Nísia Trindade Lima e publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (29). Estabelecido em R$ 4.750 para enfermeiros, R$ 3.325 para técnicos de enfermagem e R$ 2.375 para auxiliares e parteiras, o piso foi sancionado em agosto de 2022, tendo sido inicialmente suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido à falta de fontes de financiamento, mas posteriormente aprovado após um acordo financeiro no Congresso

Esses novos valores liberados pelo Ministério da Saúde correspondem ao repasse da assistência financeira complementar (AFC) da União para garantir o cumprimento do piso. Conforme estabelecido pelo Manual de Ordem Bancária da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os valores serão creditados em até dois dias úteis após a emissão da Ordem Bancária, reforçando o compromisso com a valorização da categoria e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Em tratamento, Rei Charles volta a eventos públicos com ida a centro de câncer

Foto: Reprodução

O Rei Charles III, que está sendo tratado por um câncer não especificado, retornou às funções públicas nesta terça-feira (30) com seu primeiro compromisso oficial desde seu diagnóstico depois que seus médicos se disseram “muito encorajados” por seu progresso.

O monarca de 75 anos revelou que estava lutando contra o câncer no início de fevereiro e continua seu tratamento enquanto recomeça seus compromissos públicos.

A volta às funções públicas foi com uma visita a um centro de tratamento de câncer em Londres, onde conheceu pacientes e funcionários.

O Rei, que tem sido patrono do Macmillan Cancer Support por quase três décadas, foi acompanhado por sua esposa, a rainha Camilla. A dupla sorriu e acenou para os simpatizantes reunidos nas proximidades na chegada antes de serem recebidos pela equipe do hospital. Camilla, de 76 anos, é presidente da instituição de assistência e apoio ao câncer, Maggie ‘s desde 2008.

O Rei permaneceu fora dos olhos do público durante seu tratamento até agora, exceto por um passeio no domingo de Páscoa, quando ele encantou multidões com uma caminhada improvisada depois de ir a igreja com vários membros da família real.

A visita de terça-feira ao University College Hospital Macmillan Cancer Centre foi para reiterar o valor do diagnóstico precoce e concentrar a atenção em algumas das pesquisas inovadoras que ocorrem lá.

Ainda que o Palácio de Buckingham tenha anunciado na sexta-feira que o soberano britânico recebeu autorização para retornar aos deveres públicos, será um retorno cauteloso. Os próximos eventos devem ser adaptados quando necessário para minimizar quaisquer riscos à sua recuperação.

O palácio não especificou quantos compromissos estavam sendo adicionados ao diário do rei ou se ele seria capaz de participar de seu desfile de aniversário em Londres ou das comemorações do 80º aniversário do Dia D na Normandia em junho. No entanto, foi confirmado que ele receberá o Imperador e a Imperatriz do Japão para uma visita de Estado no fim de junho.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Governo do RN vai usar recursos de novo empréstimo para recuperar estradas

Foto: Bruno Vital

O Governo do RN afirmou, por meio da Secretaria de Comunicação, que irá usar recursos de um novo empréstimo junto ao Banco Mundial para seguir com a recuperação das rodovias estaduais. O empréstimo em negociação será de R$ 900 milhões, “com cerca de 80% a 90% para estradas”, segundo o texto da Secretaria de Comunicação.

Reportagem da Tribuna do Norte publicada no último domingo mostrou que os cerca de R$ 427 milhões investidos pelo governo com recursos federais do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) só são suficientes para a reforma de 56,3% das rodovias classificadas como “em estado ruim ou péssimo”.

O diagnóstico sobre as estradas está presente em um relatório interno de monitoramento das rodovias produzido pelo DER a pedido da Controladoria Geral do Estado. Os dados, segundo os termos do documento, são relativos ao mês de abril de 2024. O relatório obtido pela Tribuna do Norte mostra que, dos 3.379 km de malha viária estadual, cerca de 1.243 km são classificados como ruins ou péssimos pela equipe técnica do próprio governo, o que corresponde a 37,11% do total das RNs. O relatório aponta ainda que, dos 3,3 mil km da malha viária do RN, 284,4 km estão em condições ótimas, 365 km em estado bom e 1.489 km em situação regular.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Sinceramente eu gostaria muito de saber aonde o Governo está aplicando a arrecadação do estado que segundo a imprensa tem aumentado todos os meses. O QUE VEMOS SÃO ESTRADAS ESBURACADAS,A SAÚDE EM PETIÇÃO DE MISÉRIA, O WALFREDO GURGEL A SITUAÇÃO CAÓTICA ,FALTANDO MEDICAMENTOS NA UNICAT,A EDUCAÇÃO LADEIRA ABAIXO E A SEGURANÇA LASTIMÁVEL! E OS SERVIDORES REINVIDICANDO AUMENTO SALARIAL POIS ESTÃO TOTALMENTE DEFASADOS COM A INFLAÇÃO. AONDE VAMOS PARAR? E AINDA VÃO TOMAR EMPRESTADO 900 MILHOES PARA NÓS CONTRIBUINTES PAGARMOS? A ASSEMBLEIA DO RN NÃO FAZ NADA,ASSISTE A TUDO PASSIVAMENTE. NOSSO DINHEIRO ESTÁ INDO QUASE NA TOTALIDADE PARA PAGAR IMPOSTOS E A GENTE VENDO AS NOSSAS FAMILIAS PASSAREM POR PRIVAÇÕES PARA O DINHEIRO SER GASTO EM QUE? ALGUEM PODERIA ME DIZER?

  2. Não diminui os gastos. Tá precisando de dinheiro? Empréstimos infinitos são a solução. Ótima aula de financeira.

  3. Lá vamos nós nos endividar para o PT passar a mao em tudo e continuarmos sem estradas e tb sem dinheiro, mas isso é bom pq pelo menos aumentaremos as dívidas e com isso os impostos para paga-la

  4. Só lembrando que nesse governo de PTralhas (ladrões) , sempre metade vai para a quadrilha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hábito de se vacinar cai desde 2016, e governo não consegue cumprir meta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Referência internacional de vacinação, o Brasil acabou vítima de sua própria eficiência: impulsionado por uma falsa sensação de segurança e pela disseminação de fake news, o brasileiro vem abandonando o hábito de se vacinar. Sob o risco de que doenças já erradicadas retornem, o governo Lula gasta bilhões com imunizantes, mas o aumento da cobertura vacinal continua longe de atingir a meta de 95% do público alvo.

Raio-x

A vacinação no Brasil começou a cair em 2016. O Observatório da Atenção Primária à Saúde afirma que a média nacional de imunização de 20 vacinas gratuitas até se manteve acima dos 70% de 2001 a 2015, mas, em 2016, diminuiu para 59,9%.

O princial motivo foi a erradicação de epidemias que castigaram a população no passado. “O brasileiro passou a ter a falsa sensação de segurança”, diz Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), da Fiocruz.

As campanhas publicitárias continuaram, mas sem adesão. “A população já não estava nem aí”, completa Isabella Ballalai, diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Promessa de Lula, vacinação não decola

Depois da eleição, Lula prometeu vacinar mais. A ordem era dedicar os cem primeiros dias de seu governo para organizar a vacinação. “Vamos trazer de volta o Zé Gotinha e fazer do Brasil mais uma vez referência mundial”, disse ele em rede social.

Com informações de UOL TAB

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *