
O Brasil obteve 75% de todos os bônus de assinatura pagos em leilões de exploração de petróleo, que foram realizados no mundo desde 2016. Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Décio Odonne, neste período, 82 países fizeram 100 processos de certames de áreas de exploração e foram contratados US$ 7 bilhões, na forma de bônus de assinaturas de 3 mil blocos.
Odonne acrescentou que, do total de blocos oferecidos no mundo, 72 foram ofertados pelo Brasil nas rodadas que realizou desde 2016. “Os 72 blocos do Brasil representaram 75% de todos os bônus de assinatura pagos no mundo desde 2016. É impressionante quando a gente compara o sucesso que tivemos no trabalho de atração de investidores em relação a outros países. Em segundo, distante da gente, é o México”, afirmou.
Quanto a continuidade dos leilões da ANP com a mudança de governo, Odonne destacou que não quer arriscar dizer se o novo governo vai cumprir o calendário de leilões, mas está otimista diante do interesse que o Brasil tem despertado nesse mercado e com investimentos em exploração que ainda devem entrar no país.
Em 2019, estão previstas a 6ª Rodada do Pré-Sal, a 16ª Rodada de Licitações de blocos sob o regime de concessão em áreas próximas ao polígono do pré-sal, além da expectativa do leilão do excedente de petróleo do pré-sal, chamado de cessão onerosa. “A gente quer e vai continuar, no Brasil, atraindo estes investimentos”, afirmou.
Confiante na manutenção dos leilões, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, lembra que, por causa do mandato, o diretor-geral da ANP vai permanecer no cargo até 2020. Isso, para o ministro, reforçará a segurança do mercado na área de óleo e gás.
“Ele vai ficar porque tem uma tarefa a cumprir. Nós, a sociedade brasileira, precisamos da força, da pujança e do retorno financeiro que este setor dará para que melhore, não só as condições fiscais do país, mas sobretudo a vida das pessoas”, afirmou o ministro de Minas e Energia.
Agência Brasil
Nós brasileiros estamos céticos de colaborar com esse país onde a maioria dos políticos e gestores SÃO CORRUPTOS! MESMO DIANTE DA FAXINA FEITA PELA JUSTIÇA E EOU AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES; ainda estamos atônitos e muito tristes com tudo isso! Ademais essa conversa de que o petróleo é nosso; NUNCA FOI E NUNCA SERÁ com o roubo do preço praticado há décadas para nós os cidadãos comuns! O Petróleo brasileiro pertence aos altos salarios pagos a Petrobrás e seus dirigentes e TB as autoridades brasileiras que pouco se lixam com os assalariados que mantém a alta carga de impostos injustos cobrados da população sem saúde; educação e segurança pública! Só DEUS PARA MUDAR ESSE PAÍS!
Sabe pq o Brasil lidera, pq ninguém entrega recursos estratégicos. Recurso estratégico se preserva, veja quantos blocos colocou os EUA ou a China. ZERO.
ESTAO VENDENDO OS MAIORES CAMPOS DE PETROLEO DO MUNDO E A SOBERANIA
DO NOSSO PAIS A TROCO DE BOLO. Mesmo assim ainda é muito dinheiro, mas na verdade 10% do valor real, no máximo.
Sugiro os PTralhas roubarem …..pra que vender ?? Os vermes ratos PTralhas saquearam a Petrobras
Brasil, por hipótese, se vc encontrar sua mulher lhe traindo, é solução quebrar a.cama? Não , claro.
Pois é, os PTralharas roubaram venderam é continuam vendendo NOSSA soberania é ninguem se importa, e a solução não é vender um setor estratégico como esse. Pobre país sem um governo digno e uma população alheia a um fato tao importante como esse. E o governo que vai entrar, possivelmente por incompetência e falta de visão vai continuar vendendo NOSSA soberania.