Brasil vai produzir 30,4 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Ministério da Saúde anunciou neste sábado a produção de 30,4 milhões de doses da vacina contra Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, com investimento de US$ 127 milhões. O primeiro lote deve ser produzido em dezembro e o segundo em janeiro pela Bio-Manguinhos, laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz.

Segundo o ministério, as doses só serão ministradas após a finalização dos estudos clínicos e a comprovação da eficácia da vacina. O acordo anunciado prevê compartilhamento da tecnologia de produção da vacina com a Fiocruz.

Parte do montante investido inicialmente será utilizado na modernização do parque tecnológico da Bio-Manguinhos para a produção da vacina.  A articulação em relação ao acordo foi liderada pela Casa Civil, mas também teve participação do Ministério da Economia e do Ministério das Relações Exteriores.

— Nossa parceria é de uma encomenda tecnológica. No desenvolvimento de uma encomenda tecnológica existe um risco associado a ele, mas nesse caso o mundo inteiro está testando e avaliando a eficácia dessa vacina. Estudos preliminares mostram que a vacina tem capacidade de resposta imunológica bastante significativa, mas, se os ensaios clínicos não se mostrarem seguros para a população brasileira, nós aprenderemos, teremos avanço tecnológico, a melhoria do nosso parque industrial tecnológico, mas pelo óbvio (motivo) não iremos aplicar na população brasileira algo que sabidamente não existe eficácia comprovada — afirmou Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde da pasta.

O GLOBO

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Sou nordestino sim senhor!!!! disse:

    Hehehe…eu e minha família estamos com o Presente Bolsonaro. Ele está fazendo e muito pelo nosso país. Só não vê quem realmente não quer. A polarização cegou muitos que são incapazes de concordar com qualquer sucesso vindo da Presidência. Isso chama-se desequilíbrio emocional e descontrole político.
    Está mais que as claras os benefícios gerados pelo atual governo.

  2. Santos disse:

    E a Cloroquina produzida pelo Exécito? Quem vai pagar?
    Alô alô…Congresso, MP, TCU!

  3. José Macedo disse:

    O dória se uniu aos comunistas da China pensando em sair na frente para a vacina se deu mal o JB mostrou que não está de bobeira e traz este benefício para a população.

  4. Neto disse:

    Pra os "especialistas " que cravaram que o Brasil ficaria de fora do acesso às vacinas em virtude de questões políticas, estão agora buscando uma justificativa.

    • Ricardo lúcido disse:

      Para os Brasileiros que foram orientados a achar que era uma gripizinha ou um resfriadinho o Tonho da Lua evoluiu muito . TITICO TRÁS O
      PINICO .

COMENTE AQUI