CAERN esclarece que alagamento da Rota do Sol não é responsabilidade dela

Foto: cedida

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarece que a situação apresentada na publicação “FOTOS: “Lagoa de esgoto” em plena Rota do Sol revolta moradores” não é resultante da prestação de serviço da Companhia.

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Ponta Negra, na Rota do Sol, está operando normalmente. A ETE, que é de nível secundário, funciona através de lagoas em um processo biológico de tratamento e posterior infiltração no solo. A equipe da Caern tem feito o monitoramento e todas as retenções do esgoto estão intactas, ou seja, não há transbordamento de esgoto.

O excesso de água observado é resultante das últimas chuvas, não sendo, portanto esgoto oriundo da ETE. Sobre o odor na água, a hipótese é que o material orgânico, presente no solo e na vegetação, tenha gerado um cheiro característico devido à estagnação da água no local. É válido destacar, que alagamentos de água de chuva não estão relacionados com os serviços prestados pela Companhia, já que não atua na drenagem de águas pluviais.

O único momento em que há registro de transbordamento da ETE Rota do Sol ocorreu em 20 de junho, sendo resultante de ligações clandestinas de água de chuva na rede de esgoto que acabaram sobrecarregando a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Rota do Sol.

Esta sobrecarga provocou danos no terreno das áreas de infiltração do efluente tratado, sendo drenado o excedente para a Rota do Sol, mas a Caern adotou, naquele momento, todas as providências para a correção do problema. Vale ressaltar, que o problema foi acompanhado e fiscalizado pelo Idema. Além disso, o órgão ambiental tem realizado visitas recorrentes ao local para acompanhar.

A Caern reforça ainda a recomendação para a população que não lance, em nenhuma hipótese, água de chuva no sistema de esgotamento sanitário.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Sentinela da água disse:

    A solução para esses problemas em Natal, alagamentos, buracos, vazamentos… chama-se, privatização da Caern.

    • Pedro Rangel disse:

      Alagamentos e buracos são culpa da Caern?! Kkkkkk santa ignorância.
      Lembrem que o IDEMA estava junto e fez todos as averiguações.

  2. Silva disse:

    O que me impressiona é saber que a pandemia atingiu o MP do RN. Atenção povo do RN e autoridades! Isso é problema de saúde pública e a CAERN tem que resolver e não culpar a chuva. Quem passa por este trajeto respira tanta "merda" que ao chegar nas praias já eliminou o covid-19 dos pulmões…#apareçagovernadora

  3. WellingtonB disse:

    Se não me engano CAERN significa companhia de ÁGUAS e ESGOTO de Natal. Não é problema dela não? E o governo do estado, tem responsabilidade sobre isso? Quem responde por isso?

  4. Indignado disse:

    Essa desculpa não cola…Há mais de 20 dias que a água na pista não seca, praticamente todo esse período sem chuva. Nem o tráfego intenso de carros (que ajuda a escoar a água), foi suficiente para baixar o nível de água servida na via. Cadê o MP do meio ambiente para cobrar uma solução da caern?

    • Bruno Santos disse:

      Água servida não é responsabilidade da Caern, procure entender um pouco antes de comentar besteira.

  5. Lawrence disse:

    Isso não procede, pois a semana passada inteira ficou sem chuvas e a água continuava lá. Para nossa surpresa, da sexta para o sábado amanheceu seco, mas no domingo voltou o problema, que agora não é responsabilidade de ninguém.

    • Vinicius disse:

      Se o senhor for lá com uma enxada e cavar uns 30 cms vai ver água vertendo. É o lençol freático amigo, tá tudo encharcado, se chover vai alagar mesmo!

    • Indignado disse:

      Pelo jeito o VINÍCIUS e a CAERN, não conhecem a Rota do Sol! Dizer que uma duna fica encharcada com água da chuva, é atentar contra a inteligência do Potiguar.

  6. Octávio Lamartine de Azevedo disse:

    A semana passada a CAERN estava com 02 caminhões para resolver o problema e hoje tinha dois funcionários da CAERN no local com uma bomba fazendo um bombeamento.
    A própria vegetação apresenta sinais que aquela água , não são só águas da chuva.
    Favor colocar um comprovante que a água não estar contaminada.
    Agradeço

COMENTE AQUI