Câmara planeja facilitar posse de arma

Foto: Márcio Alves – Agência O Globo

Um pacote de projetos que vem sendo preparado na Câmara dos Deputados pode flexibilizar o estatuto do desarmamento justamente num momento em que vários estados do país enfrentam uma onda de violência, a ponto de o Rio ter sofrido uma intervenção federal na segurança pública. Um dos itens da pauta que deve ser votado ainda este semestre propõe mudanças na legislação para ampliar o número de pessoas habilitadas a ter posse de armas dentro de casa. A ideia é conceder mais licenças para quem não tem antecedentes criminais e for aprovado em um curso de tiro e num teste psicotécnico. A proposta tem origem na chamada bancada da bala e conta com o respaldo do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O debate sobre a proposta será feito com base em um projeto já aprovado em uma comissão especial da Câmara. O deputado Alberto Fraga (DEM-DF), um dos expoentes da bancada da bala, deverá ser o relator em plenário. Se for confirmado na função, ele fixará os critérios para a concessão de licenças aos interessados em ter armas em casa. Fraga diz que, na Casa, também está sendo discutida a possibilidade de uma flexibilização do porte de armas — que daria ao proprietário o direito de levá-la para as ruas.

Leia reportagem completa de O Globo aqui

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Mafaldo disse:

    Quando a presa pode se defender, o predador vai dormir com fome.

  2. Mafaldo disse:

    Finalmente uma notícia boa.

  3. BRASIL COM S disse:

    Vamos lá: Digamos que uma criança está com um pedaço de pau prestes a dar uma paulada em outra criança. O que se faz? Um pessoa sensata deverá agir para retirar esse pedaço de pau das mãos dessa criança. Já um ignorante, geralmente bolsominion, arma a outra criança com um outro pedaço de pau. E assim, a nossa sociedade volta aos tempos de velho oeste…

    • Tarcísio Eimar disse:

      Exatamente isso q faltou. Retirar as armas da bandidagem, o que é praticamente impossível no país. Quem tem medo de cagar não come. Se o bandido souber q a vítima está armada ele pensa duas vezes, e talvez desista.

  4. #ficadica disse:

    Basta fazer como se faz com a CNH, para podermos dirigir temos q ir á uma auto escola, da mesma forma poderia ser feito com a arma, para ter a posse de uma arma bastaria irmos a uma escola especializada em habilitar o cidadão á manusear uma arma…

  5. Policial Heroi disse:

    Tem que aprovar a Posse e o Porte Também, assim o Bandido pensará 10 vezes antes de tentar qualquer coisa contra um Cidadão de bem!

  6. Tomaz disse:

    A indústria dE armas agradecem em detrimento de falias enlutadas

  7. carlos raimundo disse:

    O que precisa ser feito é tirar a arma do bandido. Investir em educação e mudar a lei que favorece o bandido. Colocar arma na mão de quem não sabe e não tem preparo para usar é mais morte.

  8. Cavalcanti disse:

    Até que enfim.

  9. Rômulo disse:

    Se houver "flexibilidade" de posse e porte de armas, pelo menos que ela seja acompanhada de pesadas consequências para aqueles que as utilizarem em desacordo com a lei.

    • JCabral disse:

      Mesmo com a tal Lei do Direito a LEGITIMA DEFESA, quem se defende matando, de todo modo irá responder pelo crime cometido!!!!

  10. Edu disse:

    O bandido tem que ter a dúvida se o cidadão de bem pode ou não estar armado, hoje ele tem a certeza que pode fazer o que quiser. Para isso quem quiser possuir a arma, tem que passar pelos testes obrigatórios.

  11. Braga disse:

    Lucas
    21/02/2018 às 11:26

    ARMAS NAS MÃOS DE PESSOAS QUE SÃO INCAPAZES DE RESPEITAR AS REGRAS BÁSICAS DE TRÂNSITO E TODA HORA AVANÇAM SINAIS, ESTACIONAM ENCIMA DE CANTEIROS, FAZEM RETORNO EM LOCAIS PROIBIDOS, ESTACIONAM EM VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS, ENTRE OUTRAS SITUAÇÕES, VÃO FAZER O QUÊ COM ELAS?
    PARABÉNS AOS COMENTÁRIOS DE AVELINO.
    Nosso povo precisa primeiro ter lições de Moral e Ética, desenvolver o caráter e aprender a conviver pacificamente respeitando a diversidade pluricultural numa sociedade marcada pela multiplicidade de crenças, raças, religiões, ideias, etc.
    NOSSO POVO PRECISA DE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO…
    Não entenderam ainda que tudo isso é resultado da deterioração da Educação que tem sido ofertada a nosso povo, sendo MERCANTILIZADA PELA E PARA A ELITE, que a transforma em mercadoria lucrativa para poucos encherem seus bolsos e formarem técnicos sem alma e desumanizar seres humanos formando máquinas de ganhar dinheiro, passando por cima de quem ou do que vier pela frente?

    • João Batista Medeiros Costa disse:

      Riscos faz parte de nossas vidas em tudo que nos envolve, todas atividades, todos os setores. Não pode é continuar da forma que estar. A população assombrada pela violência disseminada, acuada, refém do medo e da incompetência do Estado que assiste a tudo, procurando um bode expiatório para culpar; já procurando um discurso para o próximo pleito eleitoral. O cidadão de bem, que trabalha, paga seus impostos, dá emprego e como ser humano precisa interagir socialmente e no contexto atual está impedido. O aumento de mortabilidade violenta não é responsabilidade dele. O porte de arma deve ser direito desse cidadão, para defender sua família e seu patrimônio, já que o estado é impotente. Em nações desenvolvidas e civilizada isso não é problema. Por que membros do parlamento, judiciário e setores do executivo podem portar uma arma e o cidadão comum não pode?. O escalabro da corrupção é nossa culpa ou é de quem deveria dar exemplos de ética, moral, respeito e seriedade para ser seguido pelas famílias. É importante uma reflexãoprofunda

    • Ferreira disse:

      Quem disse que o cidadão de bem não pode ter a posse de uma arma?
      Para requerer o porte de arma de fogo o cidadão já deverá possuir uma arma devidamente registrada junto ao SINARM e, além de demonstrar preencher todos os requisitos mencionados nas normas legais para o registro, deverá provar a efetiva necessidade do porte por exercício de atividade profissional de risco ou ameaça à sua integridade.
      Não se pode dar armas a qualquer um de qualquer jeito, pois os próprios criminosos é que vão se beneficiar muito mais.

COMENTE AQUI