Saúde

Capa da Isto É destaca ” A cura do câncer”: novos métodos de tratamento e prevenção, como terapia celular, que salvou brasileiro, leva esperança para pacientes

A saída do funcionário público mineiro Vamberto Luiz de Castro, de 63 anos, do Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto, andando devagar, mas sorridente e satisfeito com a vida, já é uma marco histórico da medicina brasileira. Acometido por um linfoma, um câncer no sangue do tipo não Hodgkin de célula B, desde 2017, considerado um paciente em estágio paliativo e sofrendo com fortes dores só aliviadas pela morfina, Vamberto passou por um procedimento genético até então inédito na América Latina, chamado terapia celular, em que se altera no laboratório o DNA das células T de defesa retiradas do próprio paciente.

As células modificadas voltam para o corpo e favorecem uma reação imunológica para combater a doença. A técnica usada, consagrada nos Estados Unidos, a CAR-T, é uma solução médica em fase de testes, cujos riscos ainda estão sendo reconhecidos. Vamberto só passou por ela porque era considerado um paciente compassivo, que tinha uma última chance de sobreviver, avaliada pela família e pela Comissão de Ética do hospital. Os resultados, porém, foram altamente positivos. Exames pós-tratamento mostram que dores e outros sintomas e as células tumorais desapareceram.

Apesar de impressionante, o uso da terapia celular — capaz, pelo que se vê, de interromper e regredir totalmente uma metástase – é só mais uma espantosa surpresa no aumento do arsenal contra o câncer nos últimos tempos. Em todas as frentes, há uma evolução notável nos tratamentos, que começam com a precocidade e a precisão do diagnóstico com sistemas inteligentes e equipamentos poderosos e contam cada vez mais com recursos para aumentar a sobrevida de uma pessoa em uma década ou até mesmo para acabar de vez com o tumor. Fala-se hoje em oncologia de precisão, em que a terapia é desenhada especificamente para o paciente, a partir de suas informações clínicas e genéticas do tumor.

No caso da CAR-T é assim que funciona. É um tipo de tratamento personalizado em que se leva em consideração a assinatura molecular do câncer para que se possa fazer uma arma específica contra ele. As células T modificadas com antígenos são usadas apenas no próprio indivíduo que as cedeu. “Se soubermos qual é a estrutura do tumor, a fechadura, podemos criar uma chave adequada para tratar o paciente”, diz o médico Renato Abreu, diretor do Centro de Terapia Celular do Hospital das Clínicas, responsável pelo tratamento de Vamberto. “E nesse caso a CAR-T foi um sucesso absoluto”.

“É uma terapia muito promissora e tem potencial para tratar diversos outros tipos de tumores”, diz a médica Yana Novis, coordenadora da onco-hematologia do hospital Sírio-Libanês. “Há estudos sobre seu uso no linfoma Hodgkin, mieloma múltiplo (que atinge a medula) e glioblastoma (um tipo de câncer no cérebro comum e agressivo), mas as técnicas ainda não têm a aprovação da FDA.” Por enquanto, nos Estados Unidos, a terapia celular é oferecida para o linfoma não Hodgkin de célula B e para a leucemia linfoblástica aguda e, mesmo assim, em casos extremos, para quem já vez diversos tratamentos prévios e passou por quimioterapia, imunoterapia e tentou tudo que se conhece. Pacientes tratados com células T modificadas nos Estados Unidos, como a garota Emily Whitehead, hoje com 14 anos, continuam vivos e apresentando um quadro de recuperação. Emily foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2012, aos seis anos, e ficou à beira da morte. A cura de um câncer é atestada depois de cinco anos de desaparecimento dos tumores.

Seja como for, não se imagina uma panaceia no tratamento do câncer, uma solução para todos os males. Junto com a terapia celular, não faltam outras soluções personalizadas. No leque de tratamentos inovadores e desenvolvidos sob medida há drogas chamadas de “alvo dirigidas”, que funcionam como mísseis destruidores de células cancerígenas e que atuam contra proteínas produzidas no próprio tumor. A chave do sucesso é reconhecer exatamente de que tipo de câncer se trata, quais as proteínas e anomalias associadas a ele e usar os recursos tradicionais e de engenharia genética disponíveis para cada caso. Cada tumor tem a sua assinatura no DNA e o câncer não é uma só doença, mas inúmeras. O que se busca é um tratamento mais focado em que se detecta a presença de determinadas moléculas derivadas do processo cancerígeno e se procura oferecer uma solução integrada compatível com o organismo do paciente.

Mutações e defeitos

“A oncologia generalista não faz mais sentido”, diz o médico Artur Katz, diretor geral de oncologia do hospital Sírio Libanês. “O caminho é a precisão e o grande passo para essa evolução é o aperfeiçoamento de técnicas de patologia molecular que permitem o reconhecimento de alterações nos tumores que podem ser exploradas pelo tratamento”. Esse tipo de abordagem tem funcionado bem contra o câncer de pulmão de não pequenas células, por exemplo. Nesse tipo de tumor são reconhecidos em laboratórios de patologia algumas mutações e defeitos como a EGFR, ALK, ROS1 ou HER2. Uma vez identificado o defeito, existem medicamentos específicos que podem ser empregados com excelentes resultados. Não por acaso, cada vez mais tipos de cânceres são enfrentados com a ingestão de um ou mais comprimidos diários.

Uma pílula contra o câncer de próstata foi apresentada no último congresso anual da American Urological Association. A droga em questão é a enzalutamida, que bloqueia o efeito da testosterona em células de indivíduos com tumores avançados. Pesquisa feita com 1125 homens que receberam uma injeção de medicamento supressor de testosterona e um comprimido por dia de enzalutamida mostrou que o risco de morte pela doença caiu em 33%. Outro medicamento que tem dado resultado é a apalutamida, já aprovada no Brasil, que reduz o risco de metástase ou morte em 72% dos casos de tumor na próstata.

Um medicamento lançado pelo laboratório Bayer e aprovado recentemente no Brasil, chamado larotrectinibe, cujo nome comercial é Vitrakvi, também revela bem essa tendência. É uma droga que pode impedir a evolução de qualquer tipo de câncer sólido (que não surge nas células do sangue), seja de mama, pulmão, cérebro ou intestino, desde que exista uma mutação incomum, conhecida como fusão do gene NTRK. Estima-se que 1% dos tumores sólidos apresente essa anomalia. Se a fusão for reconhecida em laboratório, o Vitrakvi se torna uma poderosa opção de tratamento e faz desaparecer os sintomas da doença. Normalmente indicado para casos em que o câncer se espalhou pelo organismo e não há outras opções terapêuticas, ele bloqueia a ação de substâncias que aceleram o crescimento de células cancerosas.

Menos agressivo que a quimioterapia, o Vitrakvi vem sendo usado com sucesso no Brasil pelo garotinho Levy Batista Nogueira, de 2 anos, que sofre de fibrossarcoma infantil, câncer raro e maligno que atinge os tecidos moles. Sua mãe, a médica cardiologista Monique Nogueira, diz que Levy toma o remédio desde novembro do ano passado e leva hoje uma vida normal. “Meu filho não apresentou nenhuma reação ao medicamento”, diz Monique. O caroço que comprometia a vida do garoto teve uma redução de mais de 70%. Com a estabilização tumoral ele não será submetido a um procedimento cirúrgico no momento. O tratamento de Levy está sendo bancado pelo laboratório farmacêutico.

A evolução do tratamento do câncer de mama, que atinge uma em cada oito mulheres, também dá motivos para otimismo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 60 mil novos casos da doença são diagnosticados anualmente no Brasil. Em 20% deles, por exemplo, aparece uma proteína chamada HER-2, que aumenta a agressividade do tumor. Há pouco tempo a presença da HER-2 era apenas um motivo de preocupação com o agravamento do caso. Agora é uma oportunidade de cura. O uso de medicamentos à base de anticorpos monoclonais, que atuam diretamente contra as células tumorais, é uma pequena revolução. Um medicamento injetável específico chamado T-DM1, desenvolvido pela Roche e aprovado em julho pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reduz em 50% o risco de recorrência do câncer ou de morte do paciente, segundo o estudo Katherine, publicado no New England Journal of Medicine.

Outra terapia alvo conhecida como inibidora de CDK, que interrompe a atividade de enzimas promotoras de células cancerosas chamadas de quinases, também vem sendo usada com sucesso em alguns tipos de câncer de mama. O mais agressivo deles, chamado de triplo negativo, só era tratado por quimioterapia. As pacientes viviam em média 15 meses. Mas, agora, com drogas “alvo dirigidas” e imunoterapia, outro tratamento que tem se tornado mais inteligente e eficaz, a sobrevida aumentou para 25 meses. Usa-se o medicamento atezolizumabe, aprovado pela Anvisa em maio, nos casos em que existe a proteína PD-L1, que esconde as células tumorais.

O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Sergio Simon, diz que é fundamental, hoje, fazer testes genéticos para procurar alterações celulares a fim de fazer uma oncologia precisa. “Você pode encontrar muitos defeitos para os
quais não existem remédios, pode não encontrar nenhum defeito e pode encontrar defeitos que podem ser explorados”, afirma. Há dez anos a escolha do tratamento era mais simples e ineficaz, mas hoje prevalece a terapia agnóstica, em que não importa qual é o tipo do tumor, ou onde ele surge e sim o defeito que apresenta. “Não há uma conduta de trabalho único, como costumava acontecer, e estamos cada vez mais distantes de uma época em que havia simplicidade na definição do tratamento”, afirma Simon.

Marcadores genéticos

O que se vislumbra para daqui três a cinco anos é a elaboração de painéis com marcadores genéticos específicos que fazem o seqüenciamento das células doentes em busca de mutações para cada paciente. Esses painéis guiarão o tratamento na escolha de quimioterápicos, imunoterápicos, drogas “alvo dirigidas” ou no desenvolvimento de terapias CAR-T, que chegarão a diversos tipos de cânceres sólidos especialmente agressivos e com prognósticos ruins, como no cérebro ou no pâncreas. O tumor de pâncreas, por sinal, por sua dificuldade de detecção, malignidade e altas taxas de mortalidade, merece especial atenção.

Exames de DNA têm permitido combater com mais eficácia a doença em pacientes que apresentam as alterações genéticas BRCA 1 ou BRCA 2, característica de 7% dos afetados pela doença. Uma droga chamada olaparibe, da Astra Zeneca, já usada contra nódulos malignos na mama, interrompeu a progressão do câncer de pâncreas num teste clínico em voluntários com metástase. Descobriu-se que esse tipo de câncer pode estar associado à proliferação no órgão (que secreta enzimas digestivas no intestino delgado), de fungos do gênero Malassezia, encontrado no couro cabeludo e causador da caspa. Um estudo publicado pela revista Nature revelou que os fungos penetram no pâncreas e se multiplicam três mil vezes mais do que o tecido saudável.

Não há dúvida de que a medicina tem obtido vitórias decisivas contra o câncer e que o futuro é promissor. Mas existe uma importante barreira para o acesso às novidades terapêuticas: o custo. As novas drogas dirigidas atingem preços inacessíveis para a maioria dos doentes. O tratamento com o Vitrakvi, por exemplo, sai por US$ 32,8 mil por mês e com o concorrente Rozlytrek, da Roche, também eficaz nos casos em que existe a fusão do gene NTRK, o custo chega a US$ 208 mil por ano. Com a terapia celular a situação não é muito diferente.

A aplicação da técnica CAR-T nos Estados Unidos chega a custar US$ 450 mil. No Brasil, no Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto, o custo ficou em 10% desse valor. De qualquer forma, mais do que o preço, o que importa no tratamento do câncer é a esperança. Depois do êxito da terapia em Vamberto, o médico Renato Cunha passou a receber até 800 pedidos diários de consultas e pareceres, o que mostra a importância dessa nova conquista médica brasileira. Inúmeros pacientes sem perspectivas têm agora uma base sólida em que se apoiar para tentar recuperar a saúde. Um novo caminho de cura se abriu. E o que se espera é uma longa vida para Vamberto.

Isto É

Opinião dos leitores

  1. Até que enfim!!!
    Ufa!!
    Uma capa de revista com uma notícia boa.
    Nos últimos anos, so falavam dos ladrões do PT.

    1. Será que o povo não sabe deixar de comparar as coisas com o PT? E esse governo desgovernado é o que?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula teme rombo fiscal em 2026 com possível rejeição da MP de impostos e pautas que geram ainda mais gastos ao Executivo

Foto: FÁTIMA MEIRA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliados do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, veem risco de rombo fiscal em 2026 caso o governo sofra duas derrotas seguidas no Congresso. A primeira ameaça é a rejeição da medida provisória que aumenta a taxação sobre aplicações financeiras. Se cair, o governo deixará de arrecadar R$ 20 bilhões previstos e ainda perderá outras economias previstas no texto, ampliando o prejuízo para cerca de R$ 30 bilhões no próximo ano.

A MP foi aprovada em comissão especial por margem apertada e agora precisa de, pelo menos, 50 votos a mais para ser aprovada no plenário da Câmara. O governo tenta pressionar bancadas beneficiadas com concessões, como o agronegócio, para garantir apoio.

Ao mesmo tempo, o Centrão aproveita a fragilidade da base governista para avançar em pautas que ampliam despesas. Nesta semana, a Câmara aprovou uma PEC que concede aposentadoria integral a agentes de saúde, o que pode gerar impacto bilionário em 2026.

Segundo aliados de Haddad e Rui Costa, até o PT contribui para o problema ao priorizar discursos de apelo popular em vez de defender a responsabilidade fiscal. A avaliação é de que, se a MP cair e medidas que elevam gastos forem aprovadas, a meta de superávit de 0,25% do PIB no próximo ano ficará inviável.

Com informações de Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Brasil abre processo de expulsão de Sabino e afasta ministro das funções partidárias por 60 dias

Foto: Secom/PR

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi suspenso do União Brasil por 60 dias e perdeu o comando do diretório estadual do Pará. Ele responde a processo por infidelidade partidária por se recusar a deixar o governo Lula.

A decisão prevê também intervenção nos diretórios municipais para substituição de dirigentes. Nesse período, a Executiva Nacional deve avaliar sua expulsão — que depende do apoio de 13 dos 22 integrantes do partido.

Sabino negociou a suspensão para ganhar tempo. A estratégia é permanecer no cargo até a COP30, em Belém, evento que ajudou a organizar e que pode fortalecer sua imagem política no Pará, onde planeja disputar o Senado em 2026.

A crise no União Brasil repete o impasse vivido pelo Progressistas, que afastou o ministro do Esporte, André Fufuca, após ele também desafiar a pressão da sigla e manter o cardo no governo Lula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PP afasta André Fufuca após ministro decidir permanecer no governo Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O PP (Progressistas) anunciou nesta quarta-feira (8) o afastamento do ministro do Esporte, André Fufuca (MA), da vice-presidência nacional do partido e de todas as decisões internas. A direção também interveio no diretório do Maranhão, retirando Fufuca do comando estadual.

A medida ocorre após o ministro se recusar a deixar o governo Lula (PT), contrariando a determinação da sigla. Em ato com o presidente no Maranhão, na segunda (6), Fufuca reafirmou apoio a Lula e desafiou a pressão do partido.

O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), assinou a nota que oficializa a decisão. O partido reforçou que não integra nem pretende integrar o governo federal.

Enquanto isso, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), também pressionado por sua legenda, anunciou que continuará no cargo, destacando a importância da COP30 e dos projetos de sua pasta.

Lula criticou a postura do PP e do União Brasil, chamando de “equívoco” e “bobagem” a tentativa de expulsar ministros que permanecem no governo.

Leia a íntegra da nota do PP

“O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido.

A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.

O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, como qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CRISE GIGANTE: Justiça bloqueia entrada de presos em Ceará-Mirim e expõe crise no sistema prisional

Foto: Reprodução

A Cadeia Pública de Ceará-Mirim, uma das maiores do RN, foi parcialmente interditada pela Justiça devido à superlotação. A unidade, que comporta no máximo 1.364 presos, atualmente abriga 1.448 detentos — mais de 80 pessoas acima do limite permitido.

A portaria, emitida pela 2ª Vara Regional de Execuções Penais do RN, determina que a direção da cadeia não aceite novos custodiados enquanto a população carcerária não for reduzida. Caso a ordem seja descumprida, os responsáveis pela unidade podem responder judicialmente.

A medida se baseia na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) e em resoluções do Judiciário que regulamentam inspeções periódicas nas unidades prisionais. Entre elas, a Resolução nº 62/2022 e o Termo de Cooperação de 2018, com aditivo de 2021, que reforçam a obrigação de manter a capacidade da cadeia dentro dos limites legais.

Para especialistas e servidores, a interdição parcial é um alerta sério. A superlotação aumenta riscos de violência interna, proliferação de doenças e desgaste físico e psicológico de quem trabalha e cumpre pena na unidade. Ceará-Mirim se soma a uma lista de prisões no RN que sofrem há anos com a falta de estrutura e planejamento.

A decisão da Justiça também tem peso político: coloca pressão sobre o Governo do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária, exigindo ações concretas para reduzir o problema. A medida é drástica, mas necessária, e deve mobilizar autoridades locais e nacionais a responderem à crise.

Enquanto isso, detentos continuam apertados em celas superlotadas, servidores trabalham em condições precárias e o risco de incidentes graves permanece alto. A interdição parcial é um alerta vermelho: sem solução rápida, Ceará-Mirim pode se tornar palco de novos conflitos e escândalos no sistema prisional potiguar.

Confira: PODER JUDICIÁRIO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

QUAEST: 49% desaprovam o governo Lula e 48% aprovam

Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (8.out.2025) mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a empatar dentro da margem de erro com a desaprovação. É a 1ª vez que isso é registrado desde janeiro de 2025.

A gestão do petista é desaprovada por 49% dos brasileiros e aprovada por 48%. Foram realizadas 2.004 entrevistas presenciais, de 2 a 5 de outubro de 2025, com brasileiros de 16 anos ou mais.

A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais) para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.  A aprovação de Lula vem se recuperando de forma progressiva desde maio.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Vai assim até as vesperas da eleição.
    No dia da eleição as 17 horas os computadores da justiça eleitoral brasileira, dá o resultado final da eleição.
    Quem vai ganhar nos computades que junta os votos dos brasileiros, a esquerda ou a direita???
    O que é que vcs acham?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Com problemas hepáticos, menina de 10 meses é transferida de helicóptero para embarque rumo ao RS

Foto: Reprodução

Uma menina de 10 meses portadora de graves problemas hepáticos e que estava internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi transportada de helicóptero até a Base Aérea de Natal antes de embarcar para o Rio Grande do Sul.

A criança foi levada de ambulância do Hospital Infantil Varela Santiago até o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Já a bordo do helicóptero Potiguar 02, a menina foi levada até a base Aérea de Natal, onde embarcou em um avião do CBM da Paraíba.

O trabalho foi realizado em conjunto pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. A Paraiba sempre na frente da guinvernadora goipi, que inclusive é de lá e está destroçando o RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

SISTEMA PENITENCIÁRIO DO RN EM XEQUE: MP investiga gratificações irregulares, cargos para aliados e servidores sem função

Foto: Reprodução

O Ministério Público do RN abriu investigação sobre a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/RN) após denúncia anônima apontar nomeações políticas, cargos fantasmas e gratificações suspeitas. O secretário Helton Edi Xavier da Silva foi oficialmente cobrado a se manifestar em 15 dias.

A denúncia mostra que a Lei nº 793/2025, que criou novos cargos, desrespeitou os limites legais de remuneração, deixando diretores e chefes de setores com salários abaixo de R$ 3 mil. Para piorar, o secretário ainda cogita manter gratificações via diárias operacionais, justamente o que a lei buscava extinguir.

Todos os cargos criados foram ocupados por policiais e aliados políticos, enquanto cargos extintos deixaram servidores sem função, com promessas vagas de realocação em empresas terceirizadas sem qualquer previsão legal. Também há nomeações que desrespeitam a lei: um Corregedor sem 10 anos de experiência e um funcionário para o Posto de Emprego e Renda sem nível superior.

O MP encaminhou a denúncia ao Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP) para adoção das providências cabíveis, podendo remeter o caso a outros órgãos. A Promotoria tem 30 dias para informar quais medidas foram adotadas.

O ofício oficial do MP reforça que a SEAP deve responder detalhadamente sobre cada irregularidade. O prazo curto e a formalidade do procedimento mostram que a investigação é tratada com urgência e prioridade máxima.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF deflagra operação nacional contra abuso sexual infantil e cumpre mandados no RN

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Nacional Proteção Integral III, uma ação de grande porte contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente os praticados por meio da internet. A ofensiva ocorre simultaneamente em todos os estados do país e conta com a colaboração das Polícias Civis de 16 unidades da federação.

Coordenada pela PF, a operação tem como objetivo identificar, prender e desarticular grupos e indivíduos envolvidos na produção, armazenamento e compartilhamento de material de exploração sexual infantil. Ao todo, estão sendo cumpridos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva.

De acordo com a Polícia Federal, a ação já resultou em 40 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas, números que ainda podem aumentar ao longo do dia.

Continuidade de ações anteriores

A “Proteção Integral III” é a terceira fase de uma série de operações deflagradas pela PF ao longo de 2025 — as duas primeiras ocorreram em março e maio deste ano. O trabalho reforça o comprometimento das forças de segurança no combate aos crimes cibernéticos e na defesa da infância e da adolescência.

Somente entre janeiro e setembro de 2025, a PF já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais, o que demonstra a continuidade e a intensidade das ações de enfrentamento a esse tipo de crime.

Orientação e prevenção

A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis para que redobrem a atenção em relação ao uso da internet por crianças e adolescentes. A instituição reforça a importância de dialogar sobre segurança digital, orientar sobre riscos e ensinar como agir diante de situações de assédio ou contatos suspeitos em ambientes virtuais.

Opinião dos leitores

    1. Traduzindo: Você condenado a ação da PF e aplaude o abuso sexual infantil.
      É o que sempre digo: o bolsonarismo mata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ceará-Mirim se destaca entre os municípios mais competitivos do Nordeste, aponta ranking nacional

Foto: Divulgação

Ceará-Mirim conquistou mais um importante reconhecimento nacional. O município foi destaque no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e aparece entre as cidades mais competitivas do Nordeste e como o 5º município mais competitivo do Rio Grande do Norte, entre os 167 avaliados.

O estudo compara 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, utilizando 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos que avaliam dimensões como instituições, sociedade e economia. O objetivo é medir o nível de eficiência, inovação e capacidade de gestão pública, servindo de referência para o aprimoramento das políticas públicas em todo o país.

O desempenho de Ceará-Mirim reflete avanços consistentes nas áreas de infraestrutura, sustentabilidade fiscal, inovação e qualidade de vida, pilares que compõem o ranking. O resultado reforça o comprometimento da atual gestão com o desenvolvimento econômico, a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento da administração municipal.

“Esse resultado é fruto de muito trabalho e planejamento. Nossa gestão tem o compromisso de preparar Ceará-Mirim para o futuro, fortalecendo o ambiente de negócios, atraindo investimentos e criando oportunidades para a nossa população”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

O reconhecimento do CLP consolida Ceará-Mirim como um município em crescimento e referência em desenvolvimento regional, demonstrando que a cidade segue no caminho certo: com gestão eficiente, responsabilidade fiscal e foco no bem-estar da população.

No cenário nacional, cidades como Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Campinas (SP) lideram a lista, evidenciando o alto padrão de competitividade e gestão. Mesmo diante de municípios maiores e com mais recursos, Ceará-Mirim mostra sua força e protagonismo no Nordeste, reafirmando uma trajetória sólida de crescimento econômico e social.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns ao município de Ceará – Mirim, é difícil ser empreendedor no Brasil de Lula, repleto de parasitas sugando o erário público por meio do Vale gás, Tarifa social na energia elétrica. Será que é tão difícil criar programas pensando na geração de emprego e renda?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NEM LULA CONVENCE: Walter Alves crava que não será candidato e manda tirar o nome das pesquisas

Foto: Reprodução

O vice-governador Walter Alves (MDB) bateu o martelo: não será candidato ao governo do RN em 2026. E pediu direto aos institutos de pesquisa: tirem meu nome das sondagens. Convite de Lula (PT)? Não adiantou. Walter vai assumir o Governo em abril de 2026 e cumprir o mandato até dezembro, sem disputar eleição.

“Não sou candidato. A decisão foi pensada em família, com Garibaldi Filho, e comunicada ao MDB nacional e estadual. Conversei também com Fátima. Nosso foco é fortalecer o partido”, disse, em entrevista ao Agora RN.

Mesmo com o apelo do presidente Lula, que esteve no RN durante a inauguração da Barragem de Oiticica, Walter disse “não” e explicou os motivos pessoalmente. Respeito, amizade e estratégia familiar foram mais fortes que a pressão política.

MDB mira o Legislativo e não quer divisão de votos

O foco agora é MDB forte no Legislativo. Walter quer eleger 10 deputados estaduais e 2 federais, usando a força de mais de 40 prefeitos e de nomes como do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), que deve se filiar ao partido. O objetivo é claro: manter o MDB como o maior do RN.

“Quem não é candidato não pode dividir votos. É justo com quem está na disputa real”, disparou, reforçando o recado aos institutos de pesquisa.

Walter Alves pode não disputar o governo, mas segue no jogo pesado do tabuleiro político: construindo alianças, ampliando a força do MDB e garantindo que 2026 seja um ano de vitória no Legislativo.

Opinião dos leitores

  1. Nem pra deputado estadual ganha mais, tchau oligarquia Alves, vai se aposentar como ex-governador, muito ruim heim, uma bagatela mensal nos bolsos e o povo oscorraçado sem direito a nada, só obrigação de pagar impostos cada vez mais excorchantes.

  2. Faz a maioria dos deputados, pra garantir indicação pro TCE!!! Qualquer politico com inteligência deve pleitear o TCE, é o melhor cargo do Estado!!!!

  3. Parece que a RAPOSA Garibalde Alves, não quer jogar o filhote na fogueira molhada de Fátima, deixa Cadu mesmo, vão perder.

  4. Uma cadeira no TCE é mais importante e segura do que qualquer cargo eletivo.
    Decifra-me ou te devoro!!!

  5. Bobagem, os deputados que ele pensa em eleger no MDB são políticos profissionais e mudam de legenda conforme o momento, não são ideologicamente leais ao partido, são do tipo aves migratórias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *