Diversos

Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte inicia Operação Verão 2015/2016

Arte Operação VerãoCoordenada pela Capitania dos Portos Rio Grande do Norte (CPRN), a Operação Verão terá início no litoral potiguar no dia 24 de dezembro de 2015, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro de 2016, com o propósito de minimizar acidentes náuticos, irregularidades e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, por meio do incremento das medidas voltadas à orientação da comunidade aquaviária e usuários de embarcações.

As equipes de inspeção naval verificarão itens como: habilitação dos condutores; documentação das embarcações; material de salvatagem como coletes e boias salva-vidas; extintores de incêndio; luzes de navegação; lotação; estado das embarcações; entre outros.

Para executar a Operação Verão, a Capitania dos Portos contará com um efetivo de 80 militares, com apoio de nove embarcações, incluindo lancha, moto aquática e botes infláveis.

As ações ocorrerão em toda sua área de jurisdição, priorizando pontos com maior incidência de acidentes, como as localidades de Pirangi, Maracajaú, Pipa, Lagoa do Bonfim, Lagoa de Extremoz, Barra do Cunhaú, Tibau, Tibau do Sul, Porto do Mangue, entre outros.

Na Operação Verão 2014/2015, foram vistoriadas 2.180 embarcações, sendo 989 de esporte e recreio e 1.191 de passeio e pesca, sendo emitidas 92 notificações que reverteram em 22 autos de infração. Ainda foram realizadas 14 apreensões de embarcações e abertos cinco Inquéritos de Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN).

DECÁLOGO DA SEGURANÇA NO MAR

1 – Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2 – Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3 – Respeite a lotação máxima da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos;
4 – Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao seu Clube, Marina ou Condomínio;
6 – Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7 – Se beber passe o timão a alguém habilitado;
8 – Mantenha distância das praias e dos banhistas;
9 – Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e
10 – Não polua o mar e os rios.

Além disso, cabe ressaltar algumas infrações graves e que devem ser evitadas:

1 – Conduzir embarcação (lancha, motoaquática, etc) sem ser habilitado perante a Capitania dos Portos;
2 – Conduzir embarcação após ter ingerido bebida alcoólica; e
3 – Conduzir embarcação com excesso de passageiros.

Canais da Ouvidoria para denúncias
Telefone: (84) 3201-9630
E-mail: [email protected]

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA revogam visto de brasileiro e de outros cinco estrangeiros que comemoraram morte de Charlie Kirk

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (14) a revogação dos vistos de seis estrangeiros que utilizaram as redes sociais para celebrar a morte do ativista conservador Charlie Kirk. A lista inclui cidadãos da Argentina, África do Sul, México, Brasil, Alemanha e Paraguai, conforme comunicado divulgado pelo Departamento de Estado.

A decisão foi tornada pública por meio de uma postagem no perfil oficial do órgão no X (antigo Twitter). “Os Estados Unidos não têm obrigação de receber estrangeiros que desejam a morte de americanos”, afirmou o Departamento de Estado. A nota ainda destacou que as autoridades seguem identificando portadores de visto que comemoraram o assassinato de Kirk, classificando-os como “não mais bem-vindos” ao país.

Entre os casos citados, há o de um brasileiro, cuja identidade não foi revelada. Segundo o governo norte-americano, ele publicou em uma rede social que Kirk “foi o motivo de um comício nazista onde marcharam em sua homenagem” e acrescentou que o ativista “morreu tarde demais”. A manifestação foi usada como justificativa para o cancelamento do visto.

Foto: Reprodução

O comunicado foi encerrado com a mensagem “visto revogado” e ressaltou que a medida está alinhada à política de imigração do governo Donald Trump. O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o país “defenderá suas fronteiras, cultura e cidadãos” e que estrangeiros que usufruem da “hospitalidade americana” mas celebram a morte de norte-americanos “serão removidos”.

As autoridades não detalharam quais tipos de visto foram revogados — turismo, estudo ou trabalho — nem informaram se os estrangeiros ainda se encontravam em território americano no momento da decisão.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da UFRN é encontrado sem vida em sala de aula no campus de Caicó

Foto: Reprodução

O professor Luiz Gonzaga Vieira Filho, docente do curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi encontrado sem vida dentro de uma sala de aula no campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó, na noite da última terça-feira (14). A suspeita inicial é de que ele tenha sido vítima de um mal súbito.

Luiz Gonzaga era bacharel e especialista em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atuava como professor adjunto IV na UFRN e também exercia a função de coordenador de área do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), contribuindo diretamente para a formação de futuros professores.

Reconhecido pela dedicação ao ensino e pelo envolvimento acadêmico, Luiz Gonzaga teve uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e pelo respeito de colegas e alunos.

Em nota, o Ceres lamentou a perda:

“Sua dedicação e paixão pelo ensino inspiraram gerações de estudantes e professores. Sua ausência será sentida, mas seu legado permanecerá vivo em nossos corações. Nossos sentimentos à família, amigos e todos seus alunos. Que descanse em paz.”

Com informações do BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Guerreiras do K-pop retornam à Festa do Boi com show especial nesta quarta-feira (15)

Foto: Divulgação

O trio Guerreiras do K-pop está de volta à Festa do Boi para mais uma apresentação que promete agitar o público nesta quarta-feira (15).

Após o sucesso no domingo das crianças, o grupo retorna ao evento atendendo aos inúmeros pedidos do público, que se encantou com o espetáculo cheio de energia, cor e coreografias sincronizadas.

O show acontece a partir das 19h, no Palco da Assembleia Legislativa, no Parque Aristófanes Fernandes, e promete repetir o sucesso da última apresentação, trazendo novamente os grandes hits do gênero que conquistam fãs em todo o mundo.

Com figurinos vibrantes e performances marcadas pela harmonia dos movimentos, as Guerreiras do K-pop têm se destacado pela capacidade de envolver o público e transformar o espaço em uma verdadeira celebração da cultura pop asiática.

A atração integra a programação cultural da 63ª edição da Festa do Boi, que segue até o próximo sábado (18), reunindo entretenimento, música e tradição em um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Operação “Território Seguro” mira organizações criminosas na Zona Oeste de Natal

Vídeo: Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deflagrou na manhã desta quarta-feira (15) a Operação “Território Seguro”, voltada ao enfrentamento da atuação de organizações criminosas na Zona Oeste de Natal. A ação envolve o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na capital e em outras cidades do Rio Grande do Norte.

A operação reúne diferentes forças de segurança em uma atuação integrada. Participam das diligências equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Segundo a Sesed, a ofensiva tem como objetivo desarticular células criminosas responsáveis por ações violentas e fortalecer a presença do Estado em áreas consideradas estratégicas para o tráfico e outras práticas ilícitas.

Os detalhes da operação serão apresentados em coletiva de imprensa às 12h, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal. Estarão presentes o titular da Sesed, coronel Francisco Araújo Silva, além de representantes das forças policiais envolvidas e do Gaeco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São Gonçalo do Amarante é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025: primeiro lugar em gestão fiscal e sustentabilidade

Foto: Divulgação

O município de São Gonçalo do Amarante foi um dos grandes destaques do Prêmio Band Cidades Excelentes, na noite desta terça-feira (14), conquistando o 1º lugar na categoria “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência” e 1° lugar no pilar da “Sustentabilidade”, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, consolidando-se como referência em boas práticas de gestão fiscal e desenvolvimento sustentável.

O prefeito Jaime Calado celebrou a conquista: “Estou muito feliz de estar aqui representando o nosso povo. Eu já sabia que São Gonçalo é excelente, mas ouvir isso da Band é uma honra para todos nós.”

Os dois prêmios refletem o reconhecimento do trabalho da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que, mesmo diante dos desafios encontrados pelo prefeito Jaime Calado ao assumir a gestão, tem conseguido reconstruir o município com planejamento, responsabilidade e transparência.

O Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, tem o objetivo de valorizar administrações que se destacam pela boa gestão pública e por ações que melhoram a qualidade de vida da população. São premiados os municípios que atingem a melhor medição no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila).

O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), com transmissão ao vivo, reunindo prefeitos, autoridades estaduais, consultores, jornalistas, assessores e executivos do Grupo Bandeirantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fraude no INSS: Mendonça determina bloqueio de R$ 390 mi de sindicato ligado a irmão de Lula

Foto: Joelmir Tavares/Folhapress

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de cerca de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), no âmbito da Operação Sem Desconto. A investigação apura um esquema de descontos irregulares realizados diretamente nos benefícios de segurados do INSS, sem autorização prévia dos aposentados e pensionistas.

A entidade tem entre seus dirigentes José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupa o cargo de vice-presidente do sindicato. De acordo com as apurações da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR), as irregularidades ocorreram entre 2021 e janeiro de 2025, envolvendo movimentações financeiras consideradas atípicas.

Na decisão, Mendonça apontou a existência de indícios sólidos de que integrantes do Sindnapi atuavam como uma organização criminosa voltada a lesar aposentados e pensionistas. Segundo o ministro, os valores descontados ilegalmente eram posteriormente “lavados” para ocultar a origem ilícita dos recursos. Além do bloqueio, o magistrado autorizou a quebra de sigilos fiscal e bancário da entidade e de seus dirigentes, abrangendo o período desde 2020.

Na última quinta-feira, dirigentes do sindicato foram alvos de mandados de busca e apreensão, também autorizados pelo STF. A operação é coordenada pela Polícia Federal e busca aprofundar as investigações sobre o destino dos valores obtidos de forma irregular.

Procurado pela imprensa, o Sindnapi negou ter realizado descontos ilegais de seus associados e afirmou colaborar com as autoridades. A CNN Brasil informou que aguarda posicionamento oficial da entidade.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mossoró conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 pelo quinto ano seguido

Foto: Divulgação

Mossoró conquistou o 1º lugar geral no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A solenidade de premiação aconteceu nesta terça-feira (14), na sede da FIERN em Natal. Esse é o quinto ano consecutivo que o Município recebe este prêmio.

O prêmio foi recebido pelo vice-prefeito Marcos Medeiros, que representou o prefeito Allyson Bezerra na solenidade. “Dedicamos esse prêmio a todos os servidores de Mossoró que trabalham arduamente em todos as nossas unidades públicas”, pontuou Marcos Medeiros.

O reconhecimento, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, celebra as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e resultados concretos em políticas públicas.

Mossoró também foi 1º lugar em educação, e foi premiada nas categorias saúde e bem-estar, desenvolvimento econômico e ordem pública, sustentabilidade, infraestrutura e governança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apesar de favoritismo pela vaga de Barroso no STF, Messias vê disputa e articulação de ministros em favor de Pacheco

Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

O nome do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, desponta como favorito para ocupar a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria do magistrado. Apesar do prestígio dentro do governo e da confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Messias enfrenta resistência de parte da própria Corte, que se mobiliza para emplacar o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como novo integrante do tribunal.

AA movimentação ganhou força no segundo semestre, com a proximidade da saída de Barroso da presidência do STF. Ministros como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino têm atuado nos bastidores em apoio a Pacheco, que também conta com simpatia de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O senador mineiro tem se aproximado do Judiciário desde sua gestão no comando do Senado, quando se consolidou como interlocutor frequente da Corte em meio aos ataques do bolsonarismo.

A articulação a favor de Pacheco começou a ganhar contornos mais claros ainda em julho, durante a crise envolvendo o decreto que elevava o IOF, derrubado pelo Congresso. Na ocasião, integrantes do STF sugeriram que o senador assumisse a interlocução com o governo. Lula, no entanto, manteve a missão nas mãos de Messias e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o que gerou incômodo entre magistrados e críticas veladas à condução política do Planalto.

Apesar da pressão, Messias tem respaldo dentro do governo. É visto por Lula como um quadro leal e combativo, capaz de conduzir negociações sensíveis com firmeza. A avaliação interna é que ele amadureceu para ocupar uma cadeira na Suprema Corte, especialmente após a atuação em defesa do tribunal durante as sanções impostas pelo governo Donald Trump. Ainda assim, ministros mantêm preferência por Pacheco, que ganhou espaço em eventos jurídicos e estreitou laços com nomes influentes, como Gilmar Mendes e Moraes.

Nos bastidores, o nome de Bruno Dantas, ministro do TCU, também é mencionado como alternativa caso haja algum veto a Messias — possibilidade que, por ora, é descartada por interlocutores do STF. Outros aliados de Lula ainda tentam emplacar Wellington César Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras. Há, inclusive, pressão para que Lula indique uma mulher, desejo manifestado pelo próprio Barroso antes de deixar o cargo.

Com informações da Folha de S.Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz é premiada no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 por boas práticas de gestão

Foto: Divulgação

O município de Extremoz foi destaque na edição estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, que reconhece as melhores práticas de gestão pública em todo o país.

Durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (14), no auditório da FIERN, em Natal, Extremoz conquistou destaque na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, que avalia indicadores como geração de emprego e renda, segurança, crescimento sustentável e qualidade de vida.

A presença de Extremoz no pódio reflete o avanço do município em áreas estratégicas da administração pública, com foco no fortalecimento da economia local, melhoria da infraestrutura urbana e ampliação de oportunidades para a população.

“Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho, planejamento e compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade. Extremoz vive um novo tempo, com políticas públicas que transformam realidades e geram oportunidades para a população”, destacou a prefeita Jussara Sales.

Com o reconhecimento, Extremoz se consolida entre as cidades potiguares com melhor desempenho em gestão pública, reforçando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF derruba esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro via apostas online e bloqueia R$ 630 milhões

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal desmantelou nesta terça-feira (14) uma quadrilha que lavava dinheiro do tráfico de cocaína usando empresas de apostas online como fachada. A Operação Narco Bet resultou em 11 prisões, dezenas de veículos de luxo apreendidos e R$ 630 milhões bloqueados.

Segundo a PF, o grupo utilizava estratégias sofisticadas de lavagem, incluindo criptomoedas e transferências internacionais, para esconder a origem ilícita do dinheiro. Parte do recurso obtido com o tráfico era usada para legalizar as empresas de apostas e dar aparência de normalidade aos bilhões movimentados.

Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Cidades como Santos, São Paulo, Barueri, Itajaí e Lagoa Santa estavam no radar da PF. Uma das prisões aconteceu na Alemanha, com apoio da polícia local, mostrando o alcance internacional da rede.

A operação é um desdobramento da Narco Vela, em fevereiro de 2023, quando a Marinha dos EUA apreendeu um veleiro brasileiro. Na época, a PF descobriu uma rota de tráfico naval entre América do Sul e Europa, com técnicas avançadas de lavagem e nacionalização do dinheiro. Na primeira fase, foram cumpridos mais de 35 mandados de prisão e bloqueados R$ 1,32 bilhão em bens.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *