O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PSC), provocou o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) nesta segunda-feira (22). Após acusar o político de não colaborar com o governo, relembrou fala do general que comentou com reservas a exposição de Jair Bolsonaro sobre o atentado na eleição.
Desde a última semana, os aliados do presidente travam troca de farpas, entre a ala olavista e militares. O guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho, também já criticou Mourão em outras ocasiões.
As declarações de Carlos Bolsonaro ocorrem após Bolsonaro se manifestar em tom de reprovação por meio do porta-voz oficial do governo sobre um vídeo postado no fim de semana por Olavo de Carvalho no qual o ideólogo fez duras críticas aos militares brasileiros, as Forças Armadas ainda questionam o motivo do presidente não repreender o filho.
O vereador ajuda o presidente nas redes sociais. Durante a transição do governo, chegou a ser cotado como ministro da Comunicação. Carlos Bolsonaro faz duras críticas à imprensa, e afirma que a esquerda é protegida em narrativas.
BG, dois fanfarrões, esse filhote de Bolsonaro e Morão o vice prasidente da República.
Pra quê tanta PALHAÇADA???
Esse vice tá longe de ter a elegância do pernambucano, Marco Maciel e do Mineiro José Alencar. É metido, quer aparecer a todo custo junto com esse palpiteiro filho de Bolsonaro.
O certo era cada um exercer o que lhe compete e nada mais. Ou dois sujeitos pra conversarem MERDA. Para com isso, essas idiotices não ajuda o país em nada, deixam de baboseira, Ôôôô coisa feia.
O tiro que matou a jovem Maria Bruna Pereira Assunção, de 27 anos, no fim da noite de sábado (5), na Grande Natal, partiu de criminosos que estavam em uma caminhonete branca, afirmou o sogro dela, o motorista Carlos Henrique Vilela Bezerra, que também foi baleado de raspão no crime.
“Foi uma madrugada de terror. Eu jamais eu quero que ninguém passe por uma coisa dessa que nós passamos”, disse o homem nesta segunda-feira (7) após uma missa de corpo presente no santuário da cidade.
Carlos Henrique conduzia o carro da família, com quatro ocupantes. Segundo ele, a esposa estava ao seu lado, na parte da frente do veículo. O filho do casal estava atrás dele e a nora atrás da sogra.
Segundo o motorista, a família voltava de uma festa junina no distrito Dom Marcolino Dantas pela RN-064, quando uma caminhonete no sentido contrário tentou colidir com o carro dele. Carlos Henrique disse que desviou para a esquerda e então os ocupantes da caminhonete começaram a atirar contra o carro da família.
“Ao descer a ladeira da baixa do Riachão, se aproximou de uma camioneta Hilux branca e com os faróis alto. Eu dei três vezes sinal para ele baixar, os faróis do carro ele não baixou. Ao ver que ele ia colidir comigo, a minha esposa gritou: ‘Vão bater, vão bater’. Quando eu fui desviar, eles já desceram metralhando meu carro”, disse Carlos Henrique.
De acordo com Carlos Henrique, o tiro atingiu a cabeça da nora dele, atravessou, passou de raspão pelas costas dele e atingiu o parabrisa do carro. Maria Bruna não resistiu.
“Eles vieram como se quisessem colidir comigo frente. E numa colisão, você procura se defender. Que você não sabe se é uma pessoa que vem bêbado, embriagado. Ninguém vai sonhar que é um assalto. É o segundo, é um piscar de olho. E foi no piscar de olho que a bala atingiu minha nora e foi fatal”, disse.
O homem ainda disse que Maria Bruna era como uma filha para ele. “Eu perdi uma nora e uma filha”, lamentou.
A família prestou depoimento à Polícia Civil que investiga o caso. O carro também passou uma perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
Investigação
Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte classificou o caso inicialmente como latrocínio e informou que o crime é investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará-Mirim.
Ainda de acordo com a Polícia, os relatos colhidos com as testemunhas apontam que três indivíduos desceram do veículo, dois deles portando armas longas, e passaram a efetuar disparos contra o automóvel das vítimas.
“Ao perceberem que Maria havia sido baleada, os familiares seguiram até o hospital da cidade, onde foi confirmado o óbito”, informou a corporação.
“A investigação segue em andamento na busca por elementos que possam identificar os autores e esclarecer a motivação do crime”, conclui a nota.
Prefeitura lamenta crime
Em nota, a prefeitura de Ceará-Mirim manifestou “profundo pesar e solidariedade à família e amigos de Maria Bruna, jovem ceareamirinense, nascida em 1997, que teve sua vida interrompida de forma trágica”.
A nota citou que a jovem era filha de de ministros da eucaristia da comunidade de São Geraldo. O município tratou a família como “muito querida e respeitada por todos”.
“Neste momento de dor, nos unimos em oração e solidariedade, pedindo a Deus que conceda força aos seus familiares e que Maria Bruna descanse em paz”, informou o município.
Nas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que determinou “prioridade máxima” na apuração do caso.
“A morte de Maria Bruna, uma jovem de 27 anos, nos deixa a todos profundamente consternados. Me solidarizo com sua família e amigos neste momento de dor. Determinei ao secretário de Segurança, Cel. Araújo e a Delegada Geral Ana Cláudia, prioridade máxima na apuração do caso. As forças de segurança estão mobilizadas para esclarecer os fatos com rigor”, afirmou.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta segunda-feira (7) para publicar um post em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na Truth Social, o republicano escreveu que Bolsonaro é alvo de perseguição.
Trump disse que o Brasil está fazendo “algo terrível” no tratamento dado ao ex-presidente, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após perder as eleições para Lula (PT) em 2022.
Sem mencionar diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, Trump disse que vai acompanhar de perto o que acontece no Brasil e que o ex-presidente “não é culpado de nada”.
“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu.
Em dois julgamentos em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.
A Justiça Eleitoral entendeu que a reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, teve uso eleitoral. No encontro, Bolsonaro fez afirmações sem provas sobre o sistema eleitoral brasileiro. O encontro, ocorrido em julho de 2022, foi transmitido pela TV oficial do governo.
Atualmente, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, está morando nos Estados Unidos, após se licenciar do cargo de deputado federal em março. Desde então, tem dado entrevistas e feito postagens nas redes sociais em que alega ser alvo de perseguição política no Brasil.
É verdade verdadeira, o Brasil e o mundo assistir esse absurdo, o pior é os nossos deputados e senadores, com raríssimas exceções de alguns que estão lá, mas a maioria agente sabe que não fazem nada, nem servem pra nada.
Daí vem um presidente Americano fazer um apelo desses.
Tomem vergonha na cara bando de abutres, vagabundos imprestáves.
Isso é uma VERGONHA, não somente no caso do Bolsonaro, mas em casos que tem mãe e pais de família presos condenados a vários anos de cadeia, por terem feito absolutamente nada.
Palhaçada!!
País de merda….
Repito!!
ISSO É UMA VERGONHA.
A maldade da reportagem da globo é repugnante. Encerram a matéria afirmando que Eduardo Bolsonaro “…alega ser alvo de perseguição política no Brasil”. Foi o juiz auxiliar de Moraes quem afirmou! Esse juiz disse que Alexandre de Moraes “não ia descansar” enquanto não prendesse ele!
Uma postagem foi isso que bananinha conseguiu depois de gastar tanto dinheiro público e dos “malucos” até agora lá nos States? E as sanções a Xandão? Já cansei de esperar 72 mil horas…
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Maria Demétrio, diretora de Mulheres da UBES e militante da corrente Kizomba, celebrou a vitória da chapa coletiva formada por Samanda e Isolda nas eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT) em Natal (RN). Segundo ela, a proposta da chapa busca fortalecer a democratização do partido, aproximando interior e capital.
Maria também denunciou um episódio ocorrido em São Gonçalo do Amarante, que classificou como mais um caso de tentativa de transformar o PT em uma oligarquia familiar. Na ocasião, ela afirmou que houve violência política de gênero praticada pelo ex-prefeito Eraldo Ingrato, envolvendo agressões contra mulheres dirigentes do partido.
“Estamos aqui pra dizer que Eraldo não vai passar impune. Foi violência política de gênero, foi violência contra mulheres”, afirmou a militante.
A Direção Nacional da Democracia Socialista, corrente interna do PT, se posicionou em apoio à denúncia e pediu a prisão de Eraldo, o Ingrato.
A vereadora Samanda Alves e a deputada estadual Isolda Dantas foram eleitas para a presidência do diretório estadual do PT no Rio Grande do Norte.
Ou seja: vitória para a governadora Fátima Bezerra, que apoiava a dupla.
A chapa coletiva “Por um PT de coragem e esperança”, que prevê um mandato dividido entre Samanda (primeiro biênio) e Isolda (segundo), superou o grupo apoiado pelos deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, que lançaram Divaneide Basílio como candidata.
O resultado fortalece a governadora dentro do partido e impõe uma derrota direta ao grupo que vinha dominando espaços estratégicos da legenda no estado.
A disputa interna foi marcada por divergências sobre os rumos do partido para 2026, incluindo a reeleição de Lula, o fortalecimento da bancada estadual e federal e o projeto de candidatura de Cadu Xavier ao governo do RN.
No dia 14 de setembro, às 13h30, o primeiro dia de prova para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganha um reforço de peso no Rio Grande do Norte. O Teatro Riachuelo Natal será palco do Aulão 2025 de Redação e Linguagens, promovido pelo Professor Sérgio Lima, Mestre em Argumentação pela UFRN, considerado a maior autoridade na área, no Rio Grande Grande do Norte. Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 70,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, na recepção do curso localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 1705, em Lagoa Nova, ou no site Uhuu.com.
Promovido pelo curso Sérgio Lima Educação, o evento reúne os principais nomes do ensino de Redação e Linguagens no RN. Ao lado de professores convidados, o @prof.sergiolima comanda uma revisão completa e estratégica dos conteúdos mais recorrentes nas provas do primeiro dia do Enem, abordando competências, habilidades e temas com alto potencial de cobrança, além de repertórios e técnicas de texto e argumentação.
Mais do que uma revisão, o Aulão 2025 pretende ser um momento de imersão total no universo do Enem. A proposta é oferecer aos estudantes não apenas conhecimento, mas também motivação, acolhimento e confiança para a reta final da maratona de estudos. A programação inclui algumas surpresas, muitos momentos de interação e uma atmosfera de alto astral, que promete marcar os participantes.
Com uma abordagem dinâmica e atualizada, o evento se consolida como uma das maiores ações de preparação para o Enem no estado, reunindo estudantes de diversas regiões em busca de desempenho de excelência na prova.
Serviço
Aulão 2025 – Redação e Linguagens
14 de setembro, 13h30
Ingressos a partir de R$ 70,00 na bilheteria do teatro, na recepção do curso localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 1705, em Lagoa Nova ou no site Uhuu.com.
O presidente Lula bateu o martelo e não vai sancionar o projeto de lei complementar aprovado em junho pelo Congresso que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais.
A coluna confirmou a informação com três ministros que despacham com o presidente no Palácio do Planalto. A tendência já era essa desde o início da discussão, quando o Congresso aprovou o aumento, como mostrou a Folha.
Auxiliares, no entanto, ainda tentavam convencer o presidente a sancionar, argumentando que seria um gesto para distensionar a relação do governo com o parlamento.
No fim de semana, o presidente sacramentou a decisão: não vai endossar a proposta.
Uma vez decidido que não vai sancionar o projeto para que ele se transforme em lei, Lula agora estuda dois cenários: vetar a proposta, ou simplesmente lavar as mãos e deixar que ela seja promulgada pelo próprio Congresso.
Lula já afirmou a ministros que quer vetar a proposta.
Ele, no entanto, ainda sofre pressão para não fazer isso pois aumentaria o conflito com o Congresso.
As possibilidades, a partir de agora, são duas.
Na primeira hipótese, Lula não foge do assunto, se responsabiliza diretamente por tentar barrar a proposta e faz um gesto de ampla popularidade: de acordo com o Datafolha, 76% dos brasileiros são contra o aumento no número de deputados.
Por outro lado, a indisposição do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos – PB), com o governo aumentará. Ele comandou a votação e defende com veemência o aumento no número de parlamentares.
Se Lula barrar a proposta, o Congresso terá que derrubar o veto dele para que ela seja implementada.
Na segunda hipótese — não vetar a proposta, mas apenas não sancioná-la, deixando a promulgação nas mãos do Congresso— Lula não usufruirá das glórias do veto. Mas, por outro lado, evitará mais um confronto direto com o parlamento.
Um ministro que despacha diretamente com Lula diz que o presidente está recebendo conselhos para os dois lados. Mas que, se dependesse de sua única vontade, ele vetaria.
Um outro ministro afirma que “o povo” está esperando pelo veto, mas que Lula precisa ponderar o tamanho da briga que vai comprar com o parlamento. A Congresso, no entanto, não teria moral para reagir, já que também tem derrubado medidas de Lula.
Por outro lado, nada fazer passaria a impressão de um presidente “frouxo”, que não tem coragem de tomar a decisão correta e de acordo com sua consciência.
Deputados do PT fazem pressão pelo veto. “Lula deveria vetar. Não é o caso de se omitir”, diz o deputado Rui Falcão (PT-SP). “O povo depois julga quem está com a razão”.
Apoiador do presidente, o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, diz que é “fundamental que o presidente utilize o direito de vetar para, a partir disso, promover um amplo debate sobre o assunto”.
“O Presidente Lula tem muita sensibilidade. Sabe capturar o sentimento do povo. E, neste caso, não há dúvida alguma. O sentimento é de repulsa. Com o veto, abre-se um espaço importante para reflexão”, afirma o advogado.
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (8) mostra um paciente deitado no chão do corredor do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, principal unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte. O homem, que aparece com ataduras no braço e na perna, teria passado a noite no local sem um acompanhante.
Segundo Caio, que fez a gravação enquanto acompanhava a esposa na unidade, o paciente foi colocado em uma maca apenas quando a equipe de reportagem da TV Tropical chegou ao hospital. O vídeo também mostra o movimento intenso no corredor e outros pacientes aguardando atendimento.
O caso reacende o debate sobre a capacidade e as condições de atendimento do Walfredo Gurgel, que há anos enfrenta desafios como superlotação e falta de insumos.
Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) não se pronunciou oficialmente sobre o caso específico do paciente filmado no chão.
O Colégio Porto promove no próximo dia 10 de julho, a partir das 19h, a segunda edição de 2025 do Porto Experience, um evento que convida pais e alunos a conhecerem de perto o ambiente educacional que tem colocado a instituição entre as mais completas do RN. A programação acontece na própria sede da escola, em Lagoa Nova.
Durante o evento, os visitantes poderão fazer um tour guiado pelas modernas instalações da escola, conhecer a equipe pedagógica e entender como funciona a metodologia de ensino aplicada no Porto — com foco no pensamento crítico, na autonomia e na inovação. Além disso, será possível conhecer as ferramentas tecnológicas utilizadas no dia a dia dos alunos e os diversos projetos que complementam o aprendizado em sala de aula.
“Temos a missão de preparar cada jovem para o mundo. O Porto oferece um ambiente de excelência e acolhimento com suporte completo para o desenvolvimento dos nossos alunos”, destaca André Cury, diretor da escola.
Uma escola que prepara para o futuro
Fundado há apenas cinco anos, o Colégio Porto já se destaca pelos resultados expressivos no Enem, com aprovações em diversas universidades pelo Brasil e também no exterior.
A escola atende do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, com um ambiente projetado para promover o aprendizado e o bem-estar dos alunos. Entre os destaques da estrutura estão os laboratórios de última geração, um rooftop com espaço de convivência e uma midiateca integrada, com biblioteca, cabines de estudo individualizado e salas para trabalho em grupo.
Com professores altamente qualificados e uma equipe pedagógica comprometida, o Colégio Porto aposta em uma metodologia voltada para os desafios do século XXI, oferecendo suporte completo para o desenvolvimento acadêmico, emocional e social de seus estudantes.
As inscrições para o Porto Experience são gratuitas e podem ser feitas por meio do link disponível na bio do Instagram oficial do Colégio Porto (@colegio.porto). As vagas são limitadas.
Especialista em Direito Imobiliário, a advogada Mychelle Maciel avalia positivamente o mais novo instrumento criado no Brasil no segmento de cartório imobiliário: a Conta Notarial. A partir dela, o valor do contrato de compra e venda do imóvel fica sob a guarda do cartório até que todas as condições acordadas entre comprador e vendedor sejam integralmente cumpridas.
“Essa é uma inovação aguardada há muito por todos nós que atuamos no segmento imobiliário. Um avanço que promete trazer mais segurança, confiabilidade e transparência aos negócios imobiliários no país”, destaca Mychelle Maciel. Ela chama atenção para outro aspecto muito relevante: não há custo para o cidadão. A remuneração do cartório será feita por meio dos bancos parceiros, conforme acordos firmados institucionalmente, garantindo acessibilidade e ainda mais confiança no serviço.
Ela explica que, na prática, a Conta Notarial garante que o valor esteja protegido até todo trâmite ser concluído. “Imagine que você está comprando um imóvel. O pagamento é feito, mas o valor não vai direto para o vendedor. Ele fica protegido em uma conta vinculada ao cartório. Somente depois que o imóvel for transferido, com toda a documentação registrada, o valor é liberado. O cartório atua como fiscal imparcial, conferindo cada etapa do acordo. É uma forma de blindar ambas as partes contra riscos, fraudes e descumprimento”, detalha.
A Conta Notarial foi oficializada pelo Provimento nº 197/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado há poucos dias no Diário da Justiça Eletrônico. A norma autoriza os tabeliães de notas a atuarem como depositários imparciais, recebendo valores vinculados a contratos e os liberando somente após verificar o cumprimento das obrigações previstas. Trata-se de um modelo inspirado nas escrow accounts, já consagradas em países como Estados Unidos e Canadá.
Esse é um instrumento muito novo no Brasil, mas cartórios de São Paulo e Minas Gerais já começaram a oferecer o serviço. Inclusive, o Colégio Notarial do Brasil tem promovido treinamentos e encontros com tabeliães para expandir rapidamente a adoção da ferramenta, que também estará disponível digitalmente pela plataforma e-Notariado.
Que bagunça !!!! Que governo é esse ??? O vereadorzinho opina mais que deputado e senador….!!!!
BG, dois fanfarrões, esse filhote de Bolsonaro e Morão o vice prasidente da República.
Pra quê tanta PALHAÇADA???
Esse vice tá longe de ter a elegância do pernambucano, Marco Maciel e do Mineiro José Alencar. É metido, quer aparecer a todo custo junto com esse palpiteiro filho de Bolsonaro.
O certo era cada um exercer o que lhe compete e nada mais. Ou dois sujeitos pra conversarem MERDA. Para com isso, essas idiotices não ajuda o país em nada, deixam de baboseira, Ôôôô coisa feia.